24 de agosto de 2017

[Fotos] Colônias de férias do Clube 10 - anos 1990


Férias escolares era a oportunidade para o Clube 10 de Outubro realizar suas colônias de férias, sempre reunindo filhos de sócios, que se divertiam com muitas competições e gincanas. Eventos na boatinha e à beira da piscina era uma atração e tanto.

Fotos do arquivo do Clube 10 mostram um pouco dos jovens que muito bem aproveitaram essas atividades. São muitas fotos disponibilizadas e as vou publicando aos poucos.  

Confira e veja que muito pai de família dos dias de hoje curtiram as colônias.  

Como não consegui identificar todos, preferi não marcar nenhum dos nomes nas fotos. 













Crosby, Stills & Nash - Long Time Gone

Crosby, Stills & Nash
Crosby, Stills & Nash foi um supergrupo de folk rock surgido em 1968, os membros do grupo eram oriundos de outras bandas. A princípio a banda surgiu como um trio formado por David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash. Com esta formação, lançaram o primeiro álbum e participaram do lendário Festival de Woodstock. Mas em 1970 o grupo desejou ter um quarto integrante e a primeira escolha, John Sebastian do Loving Spoonful, recusou o convite. Neil Young foi escolhido para ocupar o lugar antes oferecido a Sebastian. Com isso passaram a ser Crosby, Stills, Nash and Young

Crosby, Stills, Nash and Young
O quarteto era conhecido por seus arranjos vocais contrastantes, letras bem elaboradas, estilo musical que varia entre o folk e pop melódico e relação de amor e ódio entre seus integrantes. Desde seu surgimento a banda já se separou mais de três vezes, mas Crosby, Stills, Nash and Young sempre voltaram a tocar juntos, tanto é que estão em turnê até os dias de hoje, mas neste caso, sem a presença de Neil Young.

Long Time Gone é faixa do primeiro álbum do grupo, lançado em 1969 com o título Crosby, Stills & Nash


Copersucar, o F-1 brasileiro dos irmãos Fittipaldi

O Copersúcar foi o primeiro carro brasileiro a participar numa competição de Fórmula 1.


Com o sucesso de Emerson Fittipaldi na maior competição de carros do planeta, surgiu a ideia de montar a Escuderia Fittipaldi, também conhecida como Copersucar-Fittipaldi, por ter sido patrocinada pela maior companhia exploradora de açúcar no Brasil.

Trinta anos após sua apresentação oficial em Brasília, o sonho dos irmão Emerson e Wilson voltou às pistas em Interlagos em 2004.

Emerson Fittipaldi ao volante do Copersucar
Projetado pelo brasileiro Ricardo Divila, o carro dos irmãos Fittipaldi foi sempre criticado por nunca ter ganho uma prova, o que acabou por espantar os patrocinadores.

No entanto, a história do carrinho não é bem assim. Em 1980, a escuderia ficou em oitavo lugar, com onze pontos, à frente da Ferrari, que ficou em décimo lugar com apenas oito pontos.

Dois anos antes, a equipe havia ficado à frente da Williams, McLaren, Renault e Arrows no Mundial de Construtores. Em 1976, já pilotado por Emerson, o Copersucar ficou a apenas um ponto da Ferrari pilotada por Gilles Villeneuve.



Pela Escuderia Fitippaldi passaram os pilotos Ingo Hoffman, Chico Serra, Alex Dias Ribeiro e o finlandês Keke Rosberg, que veio a ser campeão mundial em 1982 pela Willians.

O sonho dos irmãos Fittipaldi terminou de forma melancólica. O modelo FD01 ficou abandonado num galpão de uma fazenda em Araraquara, São Paulo, com uma dívida de 7 milhões de dólares.

O FD01 foi restaurado pela Dana, uma gigante multinacional de autopeças e automotivos, tendo sido apresentado em Interlagos em 2004.

O melhor resultado da escuderia foi o segundo lugar de Emerson Fittipaldi no GP do Brasil em 1978.

Veja os primeiros testes do Copersucar no Fantástico em 1974.

[Vídeo] Experimento social mostra como é fácil raptar uma criança

Até que ponto uma criança está segura e quão fácil é convencê-la de seguir uma pessoa estranha?


Baseando-se nessas perguntas, Joey Salads decidiu realizar um experimento social para analisar o comportamento dos pais e de seus pequenos. O resultado não poderia ser mais chocante e serve de alerta para todos que possuem crianças.

Antes de abordar os pequenos com um fofíssimo cachorrinho chamado Donuts, Joey conversa com as mães que estão no local. Explica que está fazendo um experimento social, pergunta para elas se seus filhos conversariam com estranhos e pede permissão para fazer o teste.

Joey age igual com todas as crianças. Se aproxima delas com o cãozinho, pergunta se elas gostam de cachorrinhos, se querem acariciar Donuts e pede que adivinhem o nome do cãozinho. Após isso, pergunta para elas se querem ver mais cachorrinhos como aquele. A reação das crianças, totalmente inocentes, permite que Joey as leve embora do parque segurando-as pela mão, ainda que as mães estejam presentes no local.

Tudo isso em poucos segundos de conversa!

Fotografias com animais resgatados do contrabando para conscientizar pessoas


O contrabando de animais ainda é um problema sério no mundo. Ele é considerado como a terceira maior atividade ilegal do mundo, além de contribuir para a extinção das espécies. O abrigo de animais Animal Tracks, de Agua Dulce, na Califórnia, em conjunto com a fotógrafa Natasha Wilson, da De Anastacia Photography, realiZOU uma série fotográfica que é um lembrete de que todo animal merece sua liberdade.


“Os animais na Animal Track foram domesticados por humanos antes de chegar lá graças ao mercado ilegal, que tenta manter animais selvagens como bichinhos de estimação, etc. Por causa disso, eles não tem chances de sobreviver sozinhos. Animal Track funciona puramente pelo amor por todos os animais e construiu uma casa mais do que adequada para estes sobreviventes“, declara a página do estúdio fotográfico sobre o projeto.

As fotografias deram origem ao ensaio Where the Wild Things Are (“Onde as coisas selvagens estão”, em tradução livre). Nas imagens, a beleza dos animais é registrada ao lado de modelos que usam roupas inspiradas pela natureza, como um lembrete do habitat de onde estas espécies foram retiradas.

Cada animal registrado é mostrado com toda sua força nas fotografias, que exaltam sua qualidade de sobreviventes. De pássaros a cangurus, todos começaram a vida em cativeiro e hoje conquistam um espaço próprio no santuário criado pela Animal Tracks.

Os interessados na causa também podem ajudar a organização através de doações, se tornando voluntários ou fazendo uma visita ao santuário.









 [ Hypeness ]

23 de agosto de 2017

Caramuru Futsal - anos 1970 (no Colégio Estadual)

Caramuru Futsal - Campo Mourão/PR
em pé: Arnaud Aparecido da Silva e Silveira, David Miguel Cardoso e Laércio Luiz Dafeffe
agachados: Antônio Marcelo da Silva e Silveira e Dealmir Salvadori


Do álbum do David Cardoso, foto do início dos anos 1970 mostra a primeira formação do Caramuru Futsal (naquela época, Futebol de Salão) pronta para um amistoso contra um time de Peabiru.

David conta que o amistoso foi realizado na cancha de asfalto do Colégio Estadual de Campo Mourão, onde a maioria de nós, os amantes e praticantes de futsal, aprendemos a jogar.

Caramuru foi a equipe onde pela primeira vez jogamos de forma organizada, com treinamentos e uniforme completo, tudo sempre tendo o pai do Regys Panceri à frente. Ele, David, filho de um capitão do Exército Brasileiro, era o nosso comandante. 

Os manos Arnaud e Marcelo são engenheiros civis e atuam em Campo Mourão e cidades da região.

Dealmir Salvadori cursou arquitetura no Rio Grande do Sul e atualmente se divide entre a capital paranaense e Sinop (MT), onde atua no comércio local e como produtor rural. 

Láercio Daleffe é pediatra conceituado em nossa cidade. Cuidou de praticamente todos os nossos filhos (e agora dos netos). 

Sempre afirmei que Marcelo, Dealmir e Laércio poderiam, tranquilamente, ter seguido carreira como jogadores de futebol. Jogavam demais! 

Nos primeiros anos no Colégio Estadual (iniciei por lá em 1971), os campeonatos inter-classes eram disputados antes das aulas da manhã, ou seja, iniciavam por volta das 6h30 da madrugada, sempre com as pequenas arquibancadas repletas de alunos/torcedores. Bons tempos aqueles!

Panic! at the Disco - I Write Sins Not Tragedies


Panic! at the Disco é uma banda de rock dos Estados Unidos. Formada em Las Vegas, Nevada em 2004. Entre as suas canções mais conhecidas estão "I Write Sins Not Tragedies", "The Ballad Of Mona Lisa" e "Death of a Bachelor".


"I Write Sins Not Tragedies" é faixa do álbum A Fever You Can't Sweat Out, lançado em 2005.

10 torneios de futebol esquecidos

Até alguns anos atrás era comum que campeonatos surgissem do nada no meio do calendário, principalmente devido ao formato mata-mata do Brasileirão, que acabava deixando a maioria dos clubes sem jogar enquanto a competição prosseguia. Graças a isso, clubes, federações e até canais de TV acabavam criando torneios alternativos, alguns até bem legais. Relembre, então, dez desses que ficaram só na memória dos torcedores:

10. Troféu Teresa Herrera
É um dos mais tradicionais torneios amistosos da Europa e já teve 5 equipes brasileiras campeãs. No entanto, a última participação do país na competição foi em 1999, quando o Corinthians ficou com a 3ª colocação.

9. Torneio dos Campeões
Foi um campeonato promovido pela CBF em 1982 e reunia campeões e vices de torneios nacionais disputados no Brasil, de modo que contava com grandes clubes como Palmeiras, Atlético-MG, Fluminense, Cruzeiro, Santos e outros. Mas o campeão acabou sendo o América-RJ, que entrou no torneio como convidado.

8. Troféu Naranja
A competição amistosa acontece desde 1959 em Valência. A última participação de clubes brasileiros, porém, foi em 1997. Na ocasião, Flamengo e Palmeiras disputaram o torneio.

7. Torneio do Povo
Idealizado pelo Atlético-MG em 1971, reunia os clubes com as maiores torcidas de cada estado. Teve 3 edições e Corinthians, Flamengo e Coritiba como campeões.

6. Copa Euro-América
Organizada por Conmebol e Uefa, reunia equipes de ambas as federações para um triangular ou quadrangular. O Palmeiras venceu o torneio em 91 e 96. O São Paulo sagrou-se campeão em 99.

5. Supercopa do Brasil

Em 1990 e 1991 a CBF promoveu o encontro entre o campeão brasileiro e o da Copa do Brasil, como acontece em vários países. Infelizmente, só houve essas duas edições. E um detalhe curioso: A CBF esqueceu de mandar fazer o troféu em 90 e o campeão Grêmio foi para casa de mãos abanando.

4. Supercopa Conmebol
Também conhecida como Copa Master da Conmebol, teve apenas uma edição, vencida pelo São Paulo, em 1996. A intenção do torneio era reunir os campeões da Copa Conmebol dos anos anteriores.

3. Taça Maria Quitéria
Maria Quitéria foi a primeira mulher a participar de uma unidade militar no Brasil, em 1822. Em sua homenagem a Federação Baiana de Futebol criou o torneio, que teve três edições, com todos os jogos sendo realizados no Estádio Fonte Nova.

2. Copa Sul
Criada pela CBF em 1999, era disputada por clubes da Região Sul e dava vaga para a Copa Conmebol. Teve apenas uma edição, que foi vencida pelo Grêmio. No ano seguinte passou a contar com clubes de Minas Gerais e tornou-se Copa Sul-Minas.

1. Seletiva da Libertadores
A criação de um torneio foi a solução encontrada pela CBF para distribuir uma das duas vagas recém criadas pera o país na Libertadores de 2000 (a outra ficou para o vice-campeão brasileiro). Conforme os clubes iam sendo eliminados do mata-mata, iam entrando na Seletiva, que terminou com o Atlético-PR campeão.

Os benefícios (!?) da Coca-Cola

E você aí pensando que o refrigerante não tinha nenhum benefício... mas que é uma delícia, isso é!