11 de agosto de 2017

O Baile de Debutantes da Maria Alice Garrido

Maria Alice e Luiz Garrido (in memorian) - Ao fundo a saudosa Rose Bertolli
Do álbum da amiga Maria Alice Garrido, fotos de meados dos anos 1970 mostra ela e os pais, Leni e Luiz, em seu baile de debutantes, realizado no Clube 10 de Outubro. 

Maria Alice, senhora Nelson Domingues, reside atualmente em Primavera do Leste (MT). Ela e o mano Luiz Henrique são amigões meus dos bons tempos de Colégio Estadual de Campo Mourão. Garrido, como sempre tratamos o Luiz Henrique, foi meu colega de república em Curitiba, em 1978. 

Leni Garrido
O patriarca Seu Luiz era funcionário do Banco do Brasil e faleceu muito novo. Dona Leni, nossa mãezona, reside em Campo Mourão. Faz tempo que não converso com ela, mas volta e meia a vejo caminhando pela cidade. Ela agora é minha amiga de Facebook. A Benção Dona Leni.

James Dapogny' Chicago Jazz Band - Caravan


James Dapogny (03/09/1940 - Berwyn, Illinois) é um musicólogo, pianista e líder de banda de jazz americano, ativo principalmente na cena tradicional do renascimento do jazz.

Dapogny lidera o Chicago Jazz Band desde 1975. Ele possui um doutorado em composição e leciona na Universidade de Michigan desde 1966.

"Caravan" é um composição de Juan Tizol and Duke Ellington. 

Lendas urbanas brasileiras

Todos os países têm suas próprias lendas urbanas. Essas histórias fazem parte da cultura e do folclore do local, por vezes sendo passadas entre gerações.

Algumas lendas urbanas são baseadas em fatos reais e na medida em que são repassadas elas tendem a se modificar. Atualmente a internet é o principal meio de propagação dessas lendas.

Conheça 6 lendas urbanas que fizeram parte do imaginário popular brasileiro e são lembradas até hoje:


1. Opala preto

Esta lenda urbana foi bastante disseminada na década de 1970, principalmente no Rio de Janeiro, onde Ubiratã Carlos de Jesus Chavez, que era um perigoso bandido da época, usava um Opala preto em suas fugas.
Em uma dessas fugas, o carro bateu em um fusca dentro de um túnel. No fusca, estava um família que voltava de uma festa de aniversário. Todos morreram na colisão.
A lenda urbana do Opala Preta conta que, na madrugada, um Opala Preto persegue os carros que passavam pelo túnel para causar acidentes.
Esta seria uma forma de vingança do bandido.


2. Loira do Banheiro

Inspirada na lenda urbana “Bloody Mary“, muito conhecida nos Estados Unidos, a Loira do Banheiro é até hoje muito famosa nas escolas.
A lenda conta a história de uma menina que frequentemente matava aula no banheiro da escola. Em uma dessas situações, ela teria sofrido uma queda e batido mortalmente a cabeça.
Deste então, a Loira do Banheiro assombra estudantes nos banheiros das escolas.
Há quem diga que a Loira do Banheiro aparece se você der três descargas seguidas ou bater três vezes na porta e chamar por ela; ou ainda chamar por ela três vezes na frente do espelho.
Esta lenda possui diversas versões, dependendo da região em que é contada.


3. Boneco do fofão

Esta é uma das lendas urbanas brasileiras mais conhecidas. Ela ganhou fama na década de 1980.
Muitos acreditavam que o boneco Fofão, personagem muito famoso na época, era amaldiçoado e carregava um punhal dentro de seu corpo.
À noite, quando todos estavam dormindo, ele ganharia vida para matar os habitantes de casa.
O boneco realmente tinha algo que se assemelhava a um punhal em seu corpo, mas tratava-se de uma estrutura que mantinha a cabeça do boneco presa ao corpo.
Centenas de bonecos do Fofão foram destruídos por seus proprietários por causa dessa lenda.
Os filmes do “Brinquedo Assassino” Chucky também contribuíram para fortalecer a lenda.


4. Chupa-cabra

A lenda urbana do chupa-cabra teve início após uma série de ataques misteriosos a animais. Esses ataques foram registrados em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil.
O chupa-cabra seria um animal diferente de todos os que conhecemos e atacaria cabras, ovelhas, galinhas e diversos outros animais típicos do campo.
A peculiaridade dos ataques, é que os animais tinham seu sangue completamente sugado por uma dentada no pescoço.
Houve especulação até mesmo de que o chupa-cabra se tratasse de uma criatura extraterrestre.
Até hoje não se tem nenhuma justificativa concreta para o ataque aos animais e nem se sabe ao certo o que os atacava.


5. Gangue do palhaço

Palhaços Assassinos aterrorizando a população. Essa lenda urbana se espalhou por todo o país na década de 1990.
Os boatos foram influenciados por uma matéria publicada no extinto jornal paulista “Notícias Populares“.
O caso abordado falava sobre um palhaço que em meados dos anos 60 matava crianças nos Estados Unidos. A notícia era parte de uma série de reportagens entituladas de “Notícias que abalaram o mundo”.
Isso bastou para que os boatos começassem a se espalhar, fazendo muita gente acreditar que um palhaço estivesse agindo nas ruas de Osasco, em São Paulo, para sequestrar crianças.
As crianças seriam sequestradas para a prostituição ou para ter seus órgãos vendidos.
Os boatos tomaram proporções inimagináveis e se chegou a falar em uma gangue composta de elementos trajados como artistas de circo que circulavam em uma Kombi azul.
Muitas foram as pessoas que disseram ter visto a gangue dos palhaços. Mas, após investigações, a polícia concluiu que tudo não passava de uma lenda urbana sem fundamentos.


6. Homem do saco

Esta é uma lenda urbana muito usada pelos pais para que as crianças se comportem.
Caso os pequenos se comportassem mal e estivessem sozinhos na rua, correriam o risco de serem levados pelo homem do saco (também chamado de velho do saco).
Há quem diga que as crianças são sequestradas para que o velho use seus ossos para fazer botões ou ainda para trabalho escravo.
É provável que a lenda tenha sido inspirada nos catadores de materiais recicláveis que passam nas ruas coletando entulhos para vender no ferro velho.

10 móveis feitos com peças antigas de avião

Se você ama voar, vai adorar essa nova tendência para decorar sua casa: alguns artistas e empresas estão utilizando peças antigas de aeronaves militares e civis para criar mobiliário criativo e funcional.

O portal Bored Panda compilou uma lista com alguns exemplos. Os móveis são tão legais que até quem tem medo de altura vai querer: 

Cadeira feita com peças de um Boeing 737

Mesa feita com peças de um Boeing 747 Jumbo

Mesa feita da asa de um avião

Mesa feita do capô do motor de um Boeing 747

Chuveiro feito com peças do motor de um jato

Mesa feita com hélice antiga

Mesa de fuselagem

Motor de jato transformado em um espelho

Mesa de asa de avião

Ventilador de teto de motor a jato
[ Revoada ]

Cachaça: conheça 11 mitos e verdades sobre essa bebida super brasileira


A cachaça é cheia de curiosidades e mitos no seu entorno. Por ser uma bebida genuinamente nacional, cheia de aromas e sabores, com o tempo apareceu histórias acerca da cachaça, algo que demonstra a importância que ela tem para os brasileiros. Mas será que as "frases típicas" sobre a bebida feita de caldo de cana fermentado e destilado são realmente verdadeiras? 

Para ajudar, o especialista Rafael Araújo, da Cachaçaria Nacional, desvenda alguns mitos e verdades sobre a bebida com o intuito de melhorar a experiência que cada gole de cachaça proporciona. 

Confira abaixo os mitos e verdades:

1) A cachaça boa é só a amarela 
Mito. A cachaça branca, que não possui envelhecimento, é a cachaça pura em sua essência. É a base da amarela. Ideal que seja boa para produzir uma amarela. 

2) Quanto mais envelhecida, melhor é a cachaça 
Mito. O tempo de envelhecimento não determina se a cachaça é melhor ou pior. Geralmente com o maior tempo de envelhecimento a cachaça fica mais complexa em suas notas sensoriais, mas envelhecidas em bons barris podem ter muita complexidade, mas a melhor sempre será a gosto de cada um. 

3) Cachaça artesanal é melhor do que a industrial 
Polêmico afirmar, porém a artesanal tem um cuidado maior em sua produção. O pequeno produtor acompanha todo o processo de destilação para separar a cabeça (primeira porção da destilagem) e a calda (última porção). Estes dois elementos possuem substâncias nocivas à saúde e atrapalham completamente o sabor da Cachaça. Já a Cachaça industrial de coluna, pelo grande volume produzido, geralmente não consegue extrair perfeitamente e fazer essa separação. 

4) Cachaça deve ser bebida em copos transparentes 
Verdade. O ideal é que se faça a degustação em copos transparentes para que se faça a análise visual da cachaça de forma que possamos ver a viscosidade, oleosidade e pureza. 

5) A cachaça de maior valor tem qualidade superior 
Mito. Cada produtor tem os seus custos de produção investindo em garrafas personalizadas e na apresentação como um todo. Isso altera o preço final. Mas a forma e o tempo de envelhecimento podem igualar a de marcas mais baratas. Existem excelentes cachaças com apresentação mais simples que competem com cachaças mais caras. Temos o exemplo de campeãs em concursos mundiais no valor de R$20 a R$35,00. 

6) A cachaça deve ser tomada em pequenos goles 
Verdade. Costuma-se dizer em micro goles, pois ela deve ser degustada devagar, rodando em toda a boca para que se possa sentir o seu sabor. 

7) Cachaça dá dor de cabeça 
Depende. Cachaças mal produzidas podem dar dor de cabeça. É justamente a que não separa a cabeça e calda deixando apenas o coração da destilação. A cachaça bem produzida não dá dor de cabeça. O segredo é tomar com moderação acompanhada de um copo d’água. 

8) Cachaça abre o apetite 
Verdade. A cachaça aumenta apetite pela sua complexidade, pois "abre"as papilas gustativas e prepara para as refeições. 

9) A cachaça muito forte queima a garganta 
Verdade. Quanto maior o teor alcoólico, maior a queima. Mas depende bastante da forma como se degusta. O ideal é que antes de engolir, coloque uma pequena quantidade na língua e rode em toda boca misturando com a saliva e depois engula. O primeiro gole pode sempre ser "mais forte", já os próximos vão ser mais agradáveis, apreciando todas as notas sensoriais.Para iniciantes, recomendamos as mais fracas com teor alcoólico de 38% até 40%. 

10) Cachaça tem prazo de validade indeterminado 
Verdade. Cachaça possui prazo indeterminado de validade. Guardando em local seco, ao abrigo do sol e muito bem vedado, durará indeterminadamente. 

11) Cachaça e aguardente são iguais 
Mito. Pela legislação, cachaças possuem o teor alcoólico de 38% a 48%. Acima deste grau, considera-se a bebida aguardente.
[ Bonde ]

9 de agosto de 2017

João Barbosa Filho no pódio no Estádio RB

João Barbosa Filho, o primeiro à esquerda, com seu lindo sorriso de vencedor
Estádio RB - Campo Mourão/PR - anos 1970
João Barbosa Filho, meu amigo, meu irmão, reside atualmente em Guarapuava. Ele foi companheiro nos bons tempos em praticávamos handebol -- juntos, fazemos parte da primeira geração de handebolistas mourãoenses --, mas que também mandávamos bem em outros esportes. 

A foto que ele me enviou mostra o Negão, como sempre o chamávamos, no pódio de uma prova de atletismo realizada no Estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão. A prova desmente eu, Jair Grasso e todos que zombavam dele dizendo que nunca ganhou nada no atletismo. O Jair gosta de contar de uma prova que dos 1500 metros que ele se dispôs a disputar em Goioerê, mesmo nunca tendo pisado em uma pista de atletismo, quando o amigão disparou no tiro de largada, deixando os demais competidores muito para trás, mas caiu, meio morto, na primeira curva. Isso pouco minutos depois de ter detonado um café da manhã saboroso servido em nosso alojamento. Para azar dele, fomos todos, do handebol, torcer (ou zoar) na primeira vez que corria uma prova tão longa na vida. Ele deve ter pensado que dava para correr o quilômetro e meio na mesma velocidade em que disparou. Marcelo Silveira afirma que ele deixou todo o café da manhã ali no lugar onde caiu.

Marcelo, inclusive, quer que eu conte duas passagens engraçadas do Barbosa, ambas em parceria com o Jair Grasso: uma em que tiveram que fazer uma longa, muito longa, caminhada após o Negão gastar a grana reservada para um táxi, e outra em que estouraram, acidentalmente, uma bandeja com ovos chocos dentro de um automóvel da família Grasso. Mas preciso de autorização deles ou esperar que os crimes estejam prescritos. hehe  

Olhá nós juntos em uma edição dos Jogos de Goioerê de 1977
(da esq. para a direita) Osvaldinho Wronski, João Barbosa Filho, Nelsinho Rodrigues, Cézão Bronzel e João Silvio Persegona
agachados:  Luís Ben-Hur Loures e Luizinho Ferreira Lima

Barbosa é um dos amigos queridos que o esporte me proporcionou. Ele também se dedica a cuidar dos netos atualmente. Assim como de outros amigos, mato as saudades dele pelas redes sociais. 

Não consegui identificar os outros atletas no pódio. 


Kaleo - Way Down We Go


Kaleo é uma banda de rock da Islândia formada na cidade de Mosfellsbær em 2012. O grupo consiste de JJ Julius Son (ou Jökull Júlíusson, vocais e guitarra), David Antonsson (percussão e vocais), Daniel Kristjansson (baixo) e Rubin Pollock (guitarra e vocais).


Way Down We Go é faixa do álbum A/B, lançado em 2016, e chegou na primeira posição nas paradas Alternative Songs da revista Billboard em agosto de 2016.

Mazel Tov: O bom humor e a sabedoria do rabino


Para refletir! Me divirto demais com esse vídeo e a forma como o rabino conta...



Aproveite os benefícios das cores dos alimentos

Cor indica tipos de nutrientes diferentes, como licopeno e vitamina C

Diz a sabedoria popular - e também os nutricionistas - que nosso prato deve estar sempre recheado de alimentos coloridos e, quanto mais cores, melhor. Será que isso é verdade? As nutricionistas Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, e Fabiana Costa, do Spa Fazenda Igaratá, ambas de São Paulo, contam que as substâncias responsáveis por dar cor a esses alimentos também são dotadas de nutrientes importantíssimos para a nossa saúde. Veja o que cada cor tem para de oferecer e diversifique o cardápio! 

Vermelho
O principal nutriente de alimentos como tomate, pimentão e morango é o licopeno. "Essa substância é um antioxidante, que combate radicais livres que aceleram o envelhecimento e protege o coração", explica a nutricionista Paula Castilho. 
De acordo com a nutricionista Fabiana Costa, o consumo regular de licopeno também tem reduz o risco de câncer de próstata e pulmões. "É melhor consumir esses alimentos cozidos, pois esse processo quebra as paredes celulares, facilitando a absorção do licopeno", conta. 
Os alimentos de coloração vermelha também possuem vitaminas C, A e do complexo B e sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio.

Laranja
A substância responsável pela cor laranja de algumas verduras e frutas é o betacaroteno, que também tem uma função antioxidante. O betacaroteno é quem dá origem à vitamina A em nosso organismo, que, segundo a nutricionista Paula Castilho, é o remédio prescrito para o bom funcionamento da visão, o vigor da pele, a força de cabelos e unhas e a prevenção de infecções. 
O betacaroteno também é o nutriente responsável por manter o bronzeado mais bonito e duradouro. Suas principais fontes são: damasco, cenoura, abóbora, mamão e manga.

Amarelo
Maracujá, abacaxi, laranja... Essas e outras frutas de polpa amarela são importantes aliadas da imunidade. "As frutas mais ácidas e cítricas são fontes de vitamina C, nutriente que aumenta a resistência a doenças", diz a nutricionista Fabiana Costa. 
Além disso, os alimentos amarelos também possuem antioxidantes que ajudam na resistência de ossos, dentes, tendões e parede dos vasos sanguíneos. "Para pacientes com anemia por deficiência de ferro, é indicada a ingestão do mineral combinado com vitamina C, que garante uma melhor absorção do ferro proveniente de carnes", conta a profissional. 
A nutricionista Paula Castilho também afirma que esses alimentos amarelos possuem ácido málico e bromelina, que melhoram a digestão e combatem a prisão de ventre.

Verde
Alimentos como abobrinha, abacate e folhas verdes possuem uma alta carga nutritiva, com substâncias como ferro e fósforo. "O ferro que opções naturais verdes contêm é essencial para a boa estruturação sanguínea, combatendo a anemia e a desnutrição, eliminando o cansaço e fortalecendo o sangue", explica a nutricionista Paula Castilho. O fósforo, por sua vez, ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes. 
A coloração verde desses alimentos é resultado da grande qualidade de clorofila presente, cujos efeitos no organismo são inibição dos radicais livres, combate a substâncias cancerígenas, proteção do cabelo e da pele e desintoxicação das células. 
"Eles também são boas fontes de fibras, melhorando a função intestinal e diminuindo riscos para doenças decorrentes da constipação, como hemorroidas e câncer de colo do intestino e reto", conta a nutricionista Fabiana Costa.

Roxo
Ameixa, beterraba, figo e uva são alguns exemplos de alimentos roxos, cujo principal nutriente é o ácido elágico. "Essa substância retarda o envelhecimento e neutraliza substâncias cancerígenas", conta a nutricionista Fabiana Costa.

Branco
Cálcio e potássio são os nutrientes desses alimentos. Esses minerais são essenciais para saúde dos ossos, regulação da função cardíaca e funcionamento muscular e nervoso. Os maiores exemplos desse grupo são leite e derivados, batata, arroz, cogumelos, gergelim e couve-flor. 
"Opções com a cor branca garantem um bom desempenho diário, evitando cansaço, dores musculares, dores nas articulações e aliviando o estresse", explica a nutricionista Paula Castilho.

Marrom
Esse grupo inclui oleaginosas e cereais integrais no geral. Excelente fonte de carboidratos complexos, os cerais levam mais tempo para serem transformados em açúcar pelo nosso organismo, dando mais saciedade. 
Os alimentos da cor marrom são ricos em fibras, vitamina E e vitaminas do complexo B. "O consumo sem exageros pode melhorar a função intestinal e prevenir doenças crônicas, como Alzheimer, doenças cardiovasculares e câncer", conta a nutricionista Fabiana Costa. 
Esse grupo também é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com TPM, pois os alimentos têm funções antidepressivas e combatentes da ansiedade.

Fotógrafo registra reação das pessoas após dizer que eram lindas

O projeto “You Are So Beautiful” do fotógrafo turco Mehmet Genç vai colocar um sorriso no seu rosto, assim como colocou nas pessoas em que encontrou durante suas viagens pelo mundo.

A série fotográfica é simples: o fotógrafo se aproxima de uma pessoa aleatória para fazer uma foto. Depois do primeiro clique, ele diz que a pessoa sendo fotografada é linda e então, o fotógrafo registra a reação das pessoas.

Incrível não? Veja essas fotos que te deixarão de coração mole.










Dica da minha filha Sarah. Do Zupi