13 de julho de 2017

Pioneiros: Marta e Alberto Spilka


Foto mostra o casal de pioneiros mourãoenses Marta e Alberto Spilka.

O casal, infelizmente já falecidos, chegou em Campo Mourão em 1952, onde se estabeleceu com a Auto Mecânica Oeste. 

Lembro do seu Alberto na Oficina e, principalmente, jogando bocha ali Bar do Pazini, que funcionava em frente do Hotel Piacentini (quando casei, em 1980, morei ali, numa quitinete alugada do seu Pedro de Grandis). 

Herivelton (1955), Sergio Miguel, o Pako (1958), Hugo (1960) e Verinha, os filhos do casal. 

Hugo foi meu colega nos bons tempos de Colégio Estadual. Um pouco mais novo, de perto acompanhei as brincadeiras explosivas do Pako. hehe

Fagner - Traduzir-se (No Teatro Guaíra)


Raimundo Fagner Cândido Lopes mais conhecido apenas como Fagner (Orós, 13/10/1949) é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor cearense.

Traduzir-se é faixa do oitavo álbum de estúdio de Fagner, lançado em 1981, com o mesmo nome da música. A letra é um poema de Ferreira Gullar.

[Vídeo] Humorista ''mata'' chato na plateia


O cara sai de casa para ir assistir um show de humor e resolve atrapalhar o trabalho do artista. É pedir para ser zoado. Confira.

Jovem pede folga para cuidar de sua saúde mental, e a bela resposta do seu chefe viraliza


A americana Madalyn Parker trabalha como desenvolvedora online, e recentemente ela enviou um simples e-mail para sua equipe de trabalho, informando que tiraria dois dias de folga para cuidar de sua saúde mental. Simples e direto, sem rodeios, explicando que logo estaria de volta pronta para trabalhar. O assunto do email foi “Onde está Madalyn”.

“Olá, time! Eu vou tirar hoje e amanhã de folga para focar na minha saúde mental. Espero voltar na semana que vem renovada e 100% pronta para o trabalho. Muito obrigada”

Mais do que seu e-mail, foi a resposta de seu chefe que lhe surpreendeu, ao ponto que Madalyn resolveu publicar a troca de e-mails no twitter.

“Oi, Madalyn. Eu gostaria de te agradecer pessoalmente por mandar um e-mail como este. Toda vez que você o faz, eu os uso como lembretes da importância de usar dias de folga também para a saúde mental. Eu não acredito que isso não seja uma prática comum em todas as organizações”, disse Ben Congleton, CEO de sua empresa. “Você é um exemplo para todos nós, ajudando a cortar o estigma para que seja possível para todos nós darmos 100% no trabalho”.

A prova da contundência do delicado gesto foi que seu tweet, publicando a troca de e-mails, rapidamente viralizou, passando das 30 mil curtidas em questão de horas. Nos comentários, muitos usuários parabenizando Ben, enquanto outros dividiam histórias de preconceito e exclusão por conta dessa que é uma necessidade universal: simplesmente cuidar da saúde de nossas mentes.

Se às vezes é preciso uma revolução para mudar certos hábitos ou ideias a respeito de um tema, outras vezes a revolução pode começar com o simples gesto de expor aquilo que todos sentem, mas nem sempre tem coragem de dizer.

Manjericão: usos, benefícios e como cultivar

Estudos demonstraram que o manjericão possui propriedades antibacterianas, antioxidantes, antiespasmódicas e digestivas


Manjericão é uma erva pertencente à família da hortelã, Lamiaceae. Nativo da Índia e cultivado desde a Antiguidade, suas folhas são utilizadas como tempero especialmente em países tropicais da Ásia e na cozinha italiana.

Existem diferentes tipos de manjericão, que diferem em sabor e aroma. O manjericão comum (ou manjericão alfavaca) é um dos tipos mais fáceis de encontrar no Brasil. A folha tem uma espessura fina e o sabor é de média intensidade.

Este e o manjericão italiano – levemente amargo quando cru e com leve sabor de cravo – são os mais conhecidos para fazer um bom molho pesto. Já o manjericão roxo é suave e ótimo para usar na decoração de pratos, graças à tonalidade arroxeada.

Usos do manjericão

O manjericão é muito utilizado na cozinha, sendo um ótimo companheiro dos tomates e ingrediente fundamental para se fazer o famoso pesto genovese, molho típico da Itália.

Também vai bem em saladas, massas, sopas, refogados de carne e com queijos. Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita ou só na hora de servir.

Para preservá-lo, lave e seque bem as folhas e acondicione em embalagem plástica limpa e seca. Ou então pique-as e coloque-as num vidro com azeite. Recomenda-se usar as folhas enquanto novas, pois estas perdem o seu aroma depois de secas.


Benefícios para a saúde
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, revelou que o manjericão "contém uma ampla gama de óleos essenciais, ricos em compostos fenólicos e uma grande variedade de outros produtos naturais, incluindo polifenóis como flavonóides e antocianinas".

Além disso, o manjericão é rico em vitaminas A, K, C, magnésio, ferro, potássio e cálcio (importante para a manutenção de dentes e ossos, coagulação e pressão sanguínea).

Outros estudos demonstraram que o manjericão possui propriedades antibacterianas, antioxidantes, antiespasmódicas e digestivas.

De acordo com pesquisas apresentadas na Conferência Britânica de Farmacêuticos (BPC, na sigla em inglês) em Manchester, na Inglaterra, o manjericão também possui propriedades que podem ajudar a prevenir os efeitos nocivos do envelhecimento, evitando danos causados ​​por alguns radicais livres no fígado, cérebro e coração.
Como cultivar
O manjericão é uma planta que não suporta baixas temperaturas, necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas, diariamente.

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão.

O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. Nesse caso, dê preferência a cultivares de menor porte.

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos. A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. As flores também são comestíveis, e eliminá-las pode favorecer o crescimento de mais folhas.
[ eCycle ]

12 de julho de 2017

Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) - 1970


Do álbum do Wille Bathke Jr. foto mostra uma formação da Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense de 1970. 

Irineu "Caxinha" Ferreira Lima e Jorginho
Com ajuda do Miltão do Ó, corrijo o nome de um dos craques na foto: onde se lê Jorginho o correto é Lula. Sei disso por que o Jorginho era nosso vizinho, vivia ali na oficina do meu pai com seu Gordini. Na foto ao lado, meu pai e o centroavante da Mourãonse.

Acompanhava de perto essa equipe, ia nos treinos (às vezes tomávamos coragem e gritávamos o apelido que o Miltão não gostava e ele ameaçava correr atrás de nós no Estádio RB. Se me lembro bem, foi o Alfredinho que entregou que o amigo não gostava de ser chamado de Charuto. -- hehe).

Gerson Bittecourt, o Maizena, grande goleiro de nosso futebol, ainda reside em Campo Mourão, onde curte merecida aposentadoria.

Dirceu Mendes, outro grande atleta, dos melhores que vi jogando futebol de campo, mora na sua Araruna, aqui pertinho.

Miltão do Ó era um lateral direito vigoroso, que tinha um cruzamento perfeito, daqueles que deixava o atacante sempre em uma boa condição para finalizar. Ele reside atualmente na capital paranaense. 

James Klank, grande amigo e um dos melhores atletas que conheci, reside atualmente em Toledo. Ele se destacava no campo e na quadra. Para se ter ideia do talento do pai do Jaminho, quando resolveu jogar futebol society no gol, virou o melhor de todos. James fez parte da Seleção Mourãoense que conquistou o primeiro título estadual para o nosso futsal, em 1975, nos Jogos Abertos do Paraná. Ele agora é meu amigo de Facebook. Um dia vou contar de uma finta que ele me deu em um treino da Associação Tagliari que me deixou com a ''espinhela caída'' para sempre.

Neil Young - Harvest Moon


Neil Percival Young (Toronto, 12/11/1945) é um músico e compositor de origem canadense, que fez sua carreira nos Estados Unidos. Conhecido por sua voz suave e suas letras pungentes, Young é uma lenda do rock americano, mas seu estilo musical também inclui o folk e o country rock, alternando com álbuns mais "pesados" em que algumas músicas se aproximam do hard rock, com guitarras "sujas" e longos solos improvisados com muita distorção. Seus shows são verdadeiras celebrações de rock usualmente acompanhado da banda Crazy Horse, que o acompanha desde o início da carreira. Foi considerado o 17º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.

Harvest Moon é faixa do álbum com o mesmo nome, lançado em 1992. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Jovem de 19 anos ganha duas vezes em loteria em menos de uma semana

Rosa Dominguez ganhou duas vezes em loteria americana em menos de uma semana | Divulgação/CALottery
Quando uma pessoa ganha em loteria costuma-se dizer que ela tirou a sorte de toda uma vida.

Mas o que dizer de uma pessoa que ganha duas vezes em menos de uma semana?

Foi o que aconteceu com Rosa Dominguez, de 19 anos. Recentemente, a americana fez uma parada em posto de gasolina de uma estrada do Arizona (EUA) e comprou uma raspadinha. Raspou e faturou um prêmio de o equivalente a R$ 1,8 milhão.

Poucos dias depois, já milionária, Rosa parou novamente em um posto de gasolina. Comprou uma raspadinha e - pasme - ganhou novamente! Desta vez, ela embolsou R$ 325 mil.

No site da CALottery, Rosa contou que vai usar parte dos prêmios para fazer compras em um shopping e adquirir um carro novo.

10 coisas que podem ser usadas de uma maneira que você nunca pensou

Somos tão acostumados com a utilidade original das coisas, que raramente pensamos fora da caixinha.

No entanto, com um pouco de criatividade, podemos dar diferentes usos a objetos comuns, como por exemplo:

1. Use bonecos LEGO para segurar cabos

2. Use o spoiler de seu carro como mesa

3. Use um barco velho como cama

4. Use um cabide como suporte de copos

5. Use escadas antigas como estante

6. Preencha qualquer recipiente que não couber na pia usando uma pá

7. Transforme um berço que não é mais usado em mesa

8. Faça um porta-chaves de LEGO

9. Economize espaço pendurando suas camisetas desta maneira

10. Use um skate velho como balanço
 [ Revoada ]

Sada Bike, uma bicicleta que se dobra para o tamanho de uma mochila


Designer italiano Gianluca Sada criou a inovadora "Sada Bike", uma bicicleta sem aro de tamanho padrão que se desdobra para o tamanho de um guarda-chuva.

Projetado para ser ultra-portátil, este veículo leve pode ser transportado por seu usuário em uma mochila especial quando não está em uso. Ela se dobra para baixo de forma simples e rápida com um único movimento, empurrando para baixo o seu assento.


Usando um sistema de fixação de rodas e um dispositivo de fixação rápida específico, a Sada Bike é uma ótima maneira de obter em torno da cidade e apresenta uma atualização pensativo na bicicleta clássico.

O Sada bicicleta está atualmente em fase de protótipo e seu criador está à procura de investidores que seriam capazes de transformá-lo em uma realidade.

Assista ao vídeo abaixo para vê-lo de ação.




Conheça mais do projeto em Sadabike.

11 de julho de 2017

Fertimourão Futsal - 1985

Fertimourão Futsal
em pé (da esq. para a direita): Edivaldo "Futrika" Lopes, Marcelo Silveira, David Cardoso, Dealmir Salvadori, Luizinho Ferreira Lima, Renan Salvadori e Luiz Carlos Cavalheriagachados: Antônio "Santo Antônio" Ferreira com o Regys Pancery Cardoso, Paulo "Nico" Vieira dos Anjos, Ricardo Graboski, Antônio Luiz "Tuim" Marcelino, Nelson "Ticão" Bueno do Prado, Flávio "Tostão e Getulinho Ferrari

Mais uma foto do álbum do David Miguel Cardoso. Esta mostra uma formação da Fertimourão que disputou a Taça Paraná de 1985, a atual Série Ouro. 

Naquela época o campeonato era disputado apenas por equipes amadoras, sendo que eram em etapas no final de semana com jogos na sexta-feira e no sábado à noite e no domingo pela manhã, sempre reunindo quatro times e avançando dois para a próxima fase até que restassem apenas quatro, que realizavam o quadrangular final que apontaria o campeão estadual. As equipes com melhor campanha tinham a preferência para sediar as etapas. 

A Fertimourão, por anos, foi uma grande incentivadora e patrocinadora do futsal mourãoense. 

Howlin' Wolf - Little Red Rooster


Chester Arthur Burnett (White Station, 10/06/1910 — Hines, 10/01/1976), mais conhecido como Howlin' Wolf foi um importante cantor, compositor e guitarrista de blues. Com uma voz rouca e alta e um físico avantajado, Wolf é um dos mais significativos cantores de blues clássico de Chicago.

Howlin' Wolf, Sonny Boy Williamson II, Little Walter e Muddy Waters são geralmente citados como os melhores músicos de blues que gravaram pela Chess Records. Em 2004, a revista Rolling Stone colocou Wolf como número #51 na sua lista de "100 Melhores artistas de todos os tempos".

Little Red Rooster é uma composição de Willie Dixon, gravado por Howlin' Wolf em 1961. A música também foi gravada por Sam Cooke, The Doors e The Rolling Stones.

[Vídeo] Ladrão lesado


Olha só o nível e a decepção do marginal. Não sei se foi preguiça de investigar o local ou muita disposição para cometer o errado. Simplificando: vai ser burro assim lá na casa do ...Cena digna do programa do Didi, Dedé e Cia.


[Vídeo] A ‘casa do futuro’ monta e desmonta sozinha e pode ser levada pra qualquer lugar



Ver uma casa surgir do nada em menos de dez minutos pode parecer completamente fora da realidade, mas não está tão distante assim. Uma empresa de engenharia da Inglaterra está desenvolvendo uma residência capaz disso, e também de ser transportada para qualquer lugar com facilidade.

A Ten Fold está sendo criada há mais de três anos, e as primeiras unidades devem ser postas à venda em breve. Trata-se de uma casa dobrável, originalmente do tamanho de um contêiner padrão, que, quando aberta, tem 64 m². As paredes internas podem ser ajustadas conforme o gosto do cliente para criar mais ou menos cômodos.

A montagem da casa é praticamente toda mecânica, à base de alavancas, o que significa que a energia elétrica é quase dispensada. São apenas oito minutos entre apertar o botão que inicia o processo e vê-lo finalizado. De acordo com os engenheiros por trás do projeto, é possível adicionar elementos como painéis solares, baterias ou caixas d’água.

As primeiras unidades devem ser vendidas por 100 mil libras, aproximadamente 420 mil reais. Além do uso doméstico, a Ten Fold é pensada para várias aplicações: centrais de segurança, academias, clínicas médicas, lojas e restaurantes, e a companhia já foi contatada por organizadores de festivais, empresas que precisam de moradias provisórias para funcionários e estúdios de TV interessados em casas itinerantes para serem usadas durante gravações.


[ Hypeness ]

Acupuntura pode contribuir para a perda de peso, sugere estudo

Realização de 16 sessões de acupuntura seria o suficiente para emagrecer mais de 2Kg


A acupuntura é uma técnica desenvolvida há mais de quatro mil anos na China, mas que só foi reconhecida como um procedimento medicinal no Ocidente em 1995. Esse método funciona como uma terapia que utiliza de agulhas para estimular pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente.

Em geral, a acupuntura é usada como uma forma alternativa de remédio e ajuda a aliviar a dores, indigestão, estresse e problemas de sono. De acordo com um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade Batista de Hong Kong, na China, a acupuntura pode contribuir também para a perda de peso, estimulando os hormônios que bloqueiam o apetite.

Os pesquisadores descobriram que a acupuntura pode estimular a produção de hormônios como a serotonina e as beta-endorfinas que são conhecidas por suprimir o apetite, aumentar a degradação da gordura e controlar o humor.

Para o estudo, foram selecionadas 72 pessoas com sobrepeso que deveriam participar da terapia por oito semanas. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos: o "grupo de acupuntura real" e o "grupo de acupuntura simulada". Cada indivíduo passou por um total de 16 sessões de tratamento de acupuntura ao longo deste período.

Durante essas sessões, os terapeutas se concentraram nos pontos de acupuntura do abdômen e membros inferiores. Estimular esses pontos pode ajudar a restaurar o fluxo correto de energia nos intestinos, acelerando o processo de digestão.

Após o tratamento, observou-se que os participantes do "grupo de acupuntura real" perderam uma média de 2kg em comparação com aqueles do "grupo simulado" que perderam aproximadamente meio quilo.

Pode acontecer de a acupuntura não funcionar?
Segundo o pesquisador Dr. Zhong Lidan, o estudo mostra evidências preliminares, mas que são necessárias novas pesquisas junto com ensaios clínicos para provar que a acupuntura pode ser usada como uma ferramenta terapêutica para combater a obesidade.