14 de junho de 2017

[Futsal] Uma derrota difícil de esquecer na final dos Jap´s de 1987

Campo Mourão Futsal - Jogos Abertos do Paraná - 1987 (ginásio Belin Carolo)
em pé (da esq. para direita): Carlão Tagliari, Marcos Koch, Luizinho Ferreira Lima, Luciano Ayres Andrade, Marcelo Silveira, Luiz Carlos "Batata" Mendes, Gilmar Fuzeto e Itamar Tagliariagachados: Flávio "Tostão", Ademir Lima, Melado, Silvio Cintra, Beline Fuzeto, Clóvis e Antonio Luiz "Tuim" Marcelino
Em outras oportunidades, já afirmei que a pior derrota que sofri no esporte foi perder a final do futsal dos Jogos Abertos do Paraná, em 1987.
Pior por que jogamos muito melhor que o adversário, Palotina, e perdemos de um zero, com o gol mais estranho que vi.
Pior por que os jogos foram realizados aqui, em Campo Mourão.
Pior por que vi meu amigo e ídolo, Carlão Tagliari, ser hostilizado em algumas partidas por uma parte da torcida, que em todos os jogos lotava o ginasião Belin Carolo.
Era uma pequena parte da torcida, mas incomodava muito.
Naquele ano treinamos como nunca havíamos treinado. E era o Carlão, o mais experiente do grupo, quem puxava a fila dos treinos e motivava todos nós.
Nos Jogos, apesar de muito bem preparados fisicamente, não jogávamos um bom futsal e passamos pelas duas primeiras fases aos trancos e barrancos. Exatamente nestas fases foi que torcedores mais exigentes exageraram e hostilizaram verbalmente ao Carlão.
Era inexplicável como todos nós rendíamos muito pouco, mesmo jogando contra equipes mais fracas. E a torcida não queria nem saber e pegava muito no pé do Carlão, que rendia tanto quanto nós, mas tinha contra ele o fato de ser o mais veterano e ser irmão do nosso técnico, Itamar.
Alguns torcedores mais conscientes chegaram a fazer faixas apoiando a equipe e ao Carlão. Aquilo serviu como doping para nós. Fizemos um bom jogo na semifinal contra Ponta Grossa e na final contra os palotinenses fizemos a nossa melhor apresentação, mas acabamos derrotados (nossa única derrota nos jogos).
Seria ótimo se tivéssemos conquistado o título. Teria sido emocionante ver o Carlão receber a medalha de ouro no último campeonato em que ele representou nosso município.
No ano seguinte, 1988, fomos campeões dos Jap´s, em Guarapuava, com direito a uma goleada de seis a zero sobre Palotina. Carlão não estava lá, mas sabe muito bem que aquela conquista também foi dele. 
[Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2006]

Trio Amadeus - Se Essa Rua Fosse Minha


Composto por Fábio Lopes (voz e violão), Marcelle Chagas (voz e harpa) e Rafael Cheib (violino), o Trio Amadeus surgiu em 2003 com uma proposta inovadora: resgatar músicas eruditas de compositores consagrados tais como Bach, Mozart, Bizet, dando-lhes uma roupagem mais popular e contemporânea.

Se Esta Rua Fosse Minha é uma composição de Mário Lago e Roberto Martins

[Vídeo] Bronco ensinando Pelé bater pênaltis


Pelé talvez tenha sido coadjuvante apenas uma vez em sua vida: no palco do Teatro Record, no ano de 1967. Naquela oportunidade, o Rei do Futebol ficou em segundo plano perto do talento do humorista Ronald Golias.

Golias era personagem principal do humorístico de enorme sucesso na década de 60 chamado Família Trapo, interpretando o emblemático Carlos Bronco Dinossauro. Ele dividia o palco com grandes artistas como Jô Soares, Renata Fronzi, Otello Zeloni e Ricardo Corte Real.

No episódio em que o Rei do Futebol foi o convidado, Gordon, interpretado por Jô Soares, pediu para que Pelé desse um grande susto em Bronco. A intenção dele era fazer com que o personagem interpretado por Golias pensasse que o jogador roubaria sua vaga no time da rua.

O grande problema que frustrou os planos de Gordon foi que Bronco não reconheceu Pelé. E para delírio do público, o personagem principal do humorístico realizou alguns testes com o Rei, sempre criticando a forma como ele realizava os desafios propostos, e repetindo, sempre com movimentos cômicos, como era a "maneira certa" de se fazer. Assista.

[Vídeo] Tico-Tico no Fubá tocado a quatro mãos


Vídeo que circula pelo Whatsapp mostra um casal, que descobri tratar-se do Duo Siqueira Lima, tocando Tico-Tico no Fubá com um violão só.

Tico-Tico no Fubá é um choro composto por Zequinha de Abreu. Ficou imortalizado na voz de Carmen Miranda, e com o tempo, tornou-se uma das canções brasileiras mais conhecidas do mundo.



[Vídeo] Serralheiro cria porta genial


Mancha, apelido do amigo Alessandro que frequenta o Clube dos Trinta, enviou esse vídeo que mostra uma maravilha de engenharia criada por um serralheiro do leste europeu. Confira e comentem se entenderam como ele fez isso.


13 de junho de 2017

Os pesadões do futsal mourãoense nos Jogos Abertos do Paraná, em Paranaguá

Itamar Tagliari, Getulinho Ferrari e
Nelson Bueno "Ticão" do Prado
Maringá - 2011
Defendendo as cores do futsal mourãoense apenas em uma oportunidade sofremos uma derrota por azar. Na decisão dos Jogos Abertos do Paraná, em 1987, aqui mesmo em Campo Mourão, quando perdemos por um a zero para Palotina.
 
Todas as outras derrotas, por mais que tentássemos achar uma desculpa, aconteceram por mérito dos adversários e algumas vezes por incompetência nossa.
 
Nos Jap´s de Paranaguá, em 1986, depois de classificarmos na primeira fase com certa facilidade, começamos a segunda com derrota para Palotina e enfrentaríamos a seguir a equipe de Londrina que já havia vencido os palotinenses. Para classificarmos para as semifinais seria preciso que ganhássemos com dois gols de diferença.   

Flavio "Tostão"
Entre nós, os atletas, como motivação, a conversa era sempre que Londrina era muito forte, mas a diferença de gols não era difícil de conseguir. E não era mesmo! Mas o jogo começou e quem abriu uma diferença de dois gols foram os londrinenses, deixando-nos com uma missão, daí sim, praticamente impossível de alcançar. Perdemos o jogo (exatamente pela diferença que deveríamos fazer) e acabamos proporcionando um momento muito engraçado para o público que lotava o Ginásio: falta contra nós, estou ao lado do árbitro orientando a armação de nossa barreira quando ouço o barulho de algo quebrando, era nosso banco de reservas que, não suportando o peso dos nossos suplentes, quebrou deixando todos de pernas para o ar, com exceção do Itamar Tagliari que foi rápido e se levantou antes que o Ticão e companheiros se estatelassem no chão.
 
Só não fiquei com mais vergonha porque já tinha sido obrigado a acompanhar o Tostão (Flávio, de Araruna), na sua primeira visita ao mar, estreando seu conjunto de bermuda preta com coqueirinhos brancos e camiseta regata branca com coqueiros pretos. É Mole?

Natiruts - Sol do Meu Amanhecer


Natiruts é uma banda brasileira de reggae pop formada em Brasília em 1996.

Sol do Meu Amanhecer foi lançado em 2017.

Primeiro teste com carro voador é realizado com sucesso

Filmes de ficção científica e desenhos mostravam há algumas décadas que no futuro a humanidade se deslocaria em carros voadores. Se na época isso parecia muito distante, a realidade é que estamos cada vez mais perto disso.

Ontem foi realizado, com sucesso, o primeiro teste com um carro voador elétrico em Munique, na Alemanha. Chamado Lilium Jet, ele percorre até 320 quilômetros com uma carga de bateria.


O Veículo, que atinge velocidade de até 300km por hora, decola na horizontal, como um helicóptero. Ele conta com 36 propulsores sob suas asas.

Os testes foram realizados com um protótipo com espaço para duas pessoas, mas já há planos para um modelo que comporta até cinco passageiros.

“O teste bem-sucedido do programa de voo mostra que nosso design técnico inovador funciona exatamente como imaginávamos” disse Daniel Wiegand Lilium co-foundador e CEO da Lilium ao Daily Mail.

Segundo ele, apesar de promissor, os testes com o carro voador estão apenas começando e pode demorar alguns anos até que o veículo seja produzido em massa.
[ Catraca Livre ]

10 coisas que homem nunca fala




[ Acidez Mental ]

Os benefícios do Óleo de Peixe Para Saúde


Há muitos Benefícios com Óleo de Peixe para a saúde. Na maioria das vezes visto em cápsulas de gel, que vem do tecido de peixes, como Salmão, Atum e Sardinha. Os ácidos graxos ômega-3 em Óleo de Peixe são responsáveis ​​pela maioria dos seus benefícios, que vão desde a redução do risco de ataque cardíaco e doenças do coração até na prevenção contra a depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. Quando for escolher o Óleo de Peixe é bom saber de sua origem, de quais peixes são feitos, qual o nível de pureza que é, e se, de fato, contém Ômega-3 que o tornam tão benéfico. Aqui estão os seis importantes Benefícios do Óleo de Peixe para saúde.

Benefícios do Óleo de Peixe Para Coração: Os Ômega-3 e os ácidos graxos encontrados no Óleo de Peixe são ácidos graxos poliinsaturados conhecidos por proteger o coração e as artérias e veias que compõem o sistema cardiovascular. Esses temo “gorduras boas” ajuda na redução do colesterol, diminuir a coagulação do sangue, relaxando e diminuindo a inflamação nos vasos sanguíneos. Eles também ajuda na prevenção de ritmos cardíacos irregulares, e facilitar uma maior variabilidade entre os batimentos cardíacos, reduzindo o risco de arritmia. Os Ômega-3 também mostrou-se que diminuir os níveis de triglicerídeos.

Benefícios do Óleo de Peixe Na Prevenção do Câncer:
O Óleo de Peixe tem demonstrado eficácia contra três das formas mais comuns de câncer, o de mama, cólon e próstata. Mais uma vez, este é devido aos bons ácidos graxos e ômega-3 tão abundantes nos peixes. Mantêm-se as células saudáveis ​​normais de mutação em uma massa cancerosa, inibir o crescimento celular indesejada e até mesmo causar  o suicídios das células cancerosas ou apoptose.

Benefícios do Óleo de Peixe Para Saúde dos Olhos: Os altos níveis de ômega-3 e ácidos graxos essenciais no Óleo de Peixe oferecem um proteção substancial contra a degeneração macular (DMRI) dos olhos, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando em perda da visão central e é a principal causa de cegueira em pessoas mais de 50 anos. Estudos também sugerem que o consumo de ômega-3 e os ácidos gordos também reduz o risco de síndrome do olho seco, uma causa comum de queixas oculares.

Benefícios do Óleo de Peixe Para a Pele e o Cabelo: Os ômega-3 encontrados no Óleo de Peixe bloqueio as células da pele, estimulando a produção de colágeno e forte fibras de elastina, que contribuem para uma pele mais jovem. Ômega-3 também são conhecidos por aliviar as manchas na pele e manter o brilho do cabelo. Ômega-3 fornecer alimento para os folículos capilares, ajudando o cabelo crescer saudável, além de Evita a Queda de Cabelo. Uma fonte rica de proteínas também é importante para o crescimento do cabelo. O alto teor de proteína de Óleo de Peixe ajuda a manter o cabelo forte e saudável.

Benefícios do Óleo de Peixe Para Osso e o Tecido Conjuntivo: Estudos recentes também mostram que o ômega-3 do Óleo de Peixe apoio a cartilagem das articulações e ajudam a regular e estabilizar o equilíbrio de colágeno e minerais nos ossos e tecido circundante.

Benefícios do Óleo de Peixe Para Cérebro e o Sistema Nervoso:
Tomar suplementos de Óleo de Peixe podem ser benéfico para os bebês de mães grávidas e lactantes, aumentando a sua inteligência e felicidade. Para o resto de nós, omega-3 e os ácidos gordos melhorar a memória, o raciocínio e o foco. Eles melhoram o fluxo sanguíneo e podem até mesmo afetar ambos os hormônios e o sistema imunológico, cada um dos quais tem um efeito importante sobre a função cerebral. Um tal omega-3, DHA, é usado em canais iônicos no cérebro, ajudando transmitir sinais elétricos, e está envolvida no metabolismo da serotonina, um fator chave na depressão. Os pesquisadores também descobriram suplementos de ômega-3 de Óleo de Peixe aliviar transtorno bipolar e esquizofrenia e pode reduzir os sintomas da doença de Alzheimer.

12 de junho de 2017

Organizando a 2ª Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão

(da esq. para a direita) Idevalci Ferreira Maia, Silvana Casali, Marcelo de Oliveira Lima, Paulo Gilmar Fuzeto, Elvira Maria Schen Lima, Irineu Luiz Ferreira Lima e Jair Grasso (Campo Mourão/PR - junho de 2017)


No sábado, dia 10, por conta do professor Gilmar Fuzeto, tomamos um café na Fiorella, colocamos a conversa em dia e retomamos a organização da 2ª Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão. 

Programada para o dia 4 de novembro desse ano, a segunda edição da Noite de Gala renderá homenagens a atletas mourãoenses que muito bem representaram nossa cidade entre os anos 1980 e 1990, com destaque para a conquista do primeiro título masculino nos Jogos Abertos do Paraná de 1989, em Pato Branco e, claro, do título das nossas meninas que, em 1987, conquistaram o Sul-Americano de Clubes. 

Além das homenagens, o evento tem como objetivo principal reunir bons e velhos amigos para um final de semana divertido, exatamente como foi o primeiro. 

Professor Idê registrou o momento que o Gilmar pagava a conta. Não é sempre que acontece.

The Lumineers - Angela


The Lumineers é uma banda de folk rock norte-americana originária de Ramsey, Nova Jérsei.


Angela é faixa do álbum Cleopatra, lançado em 2016.

[Vídeo] Efeito colateral da vacina da gripe. Muito Cuidado!





Vídeo enviado pelo meu mano Walmir mostra um efeito colateral da vacina da gripe. Cuide! hehe



O dia em que o juiz marcou o gol. E valeu.


No campeonato paulista de 1983, o Santos vencia o Palmeiras por dois a um mas era pressionado. O Verdão atacava a área do adversário.

Aos 47 minutos do segundo tempo, escanteio para o time do Palmeiras. Pelo tempo, era a última jogada do partida.

Confusão na área, a zaga afasta mal a bola e o palmeirense Jorginho chuta cruzado para fora. Bem posicionado, o pé do árbitro José Assis de Aragão empurra a pelota para dentro do gol.

Espanto geral, o juiz corre para o meio de campo e valida o gol. Inacreditável. Mas a regra é clara: se a bola bater no juiz ou no bandeirinha, o jogo segue. E assim foi.

Farmácia no quintal: 10 plantas que você deveria ter em casa


Sabe aquela sua vó que fazia chá de plantas “mágicas” do quintal para o dia daquela gripe? Algumas daquelas plantas realmente têm propriedades médicas e servem de remédio, são as consideradas fitoterápicas e podem ser plantadas em sua casa.

A iniciativa é vista como algo positivo pelos especialistas que, no entanto, alertam para itens básicos para quem não quer correr riscos.

“As pessoas não devem usar plantas das quais não têm conhecimento e das quais não há comprovação científica que é benéfica”, explicou a farmacêutica Amanda Viegas Valverde, tecnologista em desenvolvimento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Valverde lembra que as plantas consideradas medicinais são reconhecidas pelo Ministério da Saúde e aparecem nas listas Rename, Renisus e RDC 10/2010.

O primeiro passo é consultar um médico para ter um diagnóstico preciso sobre o estado de saúde.

“Antes de mais nada, a pessoa precisa saber o que tem. Precisa de um diagnóstico bem feito para não haver problema”, resumiu João Ernesto de Carvalho, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Médicos, farmacêuticos e nutricionistas são os profissionais que podem indicar as melhores plantas fitoterápicas, “caso seja uma opção o tratamento com plantas”, finalizada Valverde.
Conheça dez espécies e como podem ser usadas

Poejo

Indicação terapêutica: Como expectorante, estimulante de apetite, para perturbações digestivas, espasmos gastrointestinais, cálculos biliares e infecção da vesícula biliar.

Parte utilizada: Folhas

Preparo: Chá por infusão, 1 grama da planta para 150 ml de água. O chá não deve ser consumido mais que três vezes ao dia.

Não deve ser usado por mulheres grávidas e por crianças menores de 6 anos.

Arnica

Indicação terapêutica: Para hematomas e machucados.

Parte utilizada: Folhas e flores

Preparo: Chá ou sumo da folha pode ser usado em um banho ou esfregando diretamente no local.

Aroeira

Indicação terapêutica: Inflamação vaginal, corrimento, cicatrizante.

Parte utilizada: Cascas dos caules.

Preparo: Chá é usado em compressas ou banhos de assento (1 grama de matéria-prima para 1 litro de água). Usar, no máximo, duas vezes ao dia.

Carqueja

Indicação terapêutica: Distúrbios digestivos e dispepsia.

Parte utilizada: Partes aéreas.

Preparo: Chá por infusão, 3 g de matéria-prima para 150 ml de água. Pode ser consumido de duas a três vezes ao dia.

Não deve ser usado por mulheres grávidas.

Guaco



Indicação terapêutica: gripes e resfriados, bronquites alérgicas e infecciosas, e como expectorante.

Parte utilizada: Folhas.

Preparo: Chá por infusão, 3 gramas de matéria-prima para 150 ml de água, ou xarope, 20 g de folhas secas em 100 ml de álcool 70%p/p. Máximo de três vezes ao dia.

Hortelã

Indicação terapêutica: Calmante

Parte utilizada: Folhas

Preparo: Chá por infusão, 3 g de matéria-prima para 150 ml de água. Tomar uma vez ao dia

Goiaba
A goiabeira é uma árvore de pequeno porte

Indicação terapêutica: Diarreias não infecciosas.

Parte utilizada: Folhas jovens.

Preparo: Chá por infusão, 2 gramas de matéria-prima para 150 ml de água. Tomar no máximo dez vezes ao dia doses de 30 ml.

Pitanga

Indicação terapêutica: Febre em criança.

Parte utilizada: Folhas.

Preparo: Chá por infusão, 10 gramas de folhas para 1 litro de água. O chá deve ser usado em banhos, até duas vezes ao dia.

Chá de camomila é calmante

Indicação terapêutica: Calmante

Parte utilizada: Flores

Preparo: Chá por infusão, 2 gramas de matéria-prima para 150 ml de água. Consumir uma vez ao dia

Salsa 


Indicação terapêutica: diurético e anti-hipertensivo

Parte utilizada: Folhas

Preparo: Chá por infusão, 3 gramas de matéria-prima para 150 ml de água, ou consumir a planta natural
 [ UOL ]