9 de junho de 2017

Eu e Elvira no dia dos namorados no Clube 10, em 1985

Foto de 1985 mostra eu e Elvira comemorando o dia dos namorados em um baile no Clube 10 de Outubro, em Campo Mourão. Nesse ano já éramos pais da Sarah e da Larissa. Marina alegraria nosso mundo no ano seguinte.

Começamos a namorar em 1976, num 26 de junho -- 41 anos já! -- numa festa junina no Colégio Estadual de Campo Mourão, mas sempre estivemos juntos: estudamos desde o primeiro ano primário, no então Grupo Escolar Marechal Rondon, sempre na mesma sala. Eu dizia pra mim mesmo que ela seria a minha Mulher. E foi, é e será!

Elvira Schen e Luizinho Ferreira Lima - Campo Mourão/PR - 1985

Camila Brasil - Iaiá


Camila Brasil (São Paulo - 11/11/1992) é uma cantora e compositora brasileira.


Iaiá é faixa do álbum Crua, lançado em 2017.

5 filmes sobre chocolate perfeitos para ver a dois

Anote aí uma receitinha perfeita para uma noite (ou um dia inteirinho) deliciosa ao lado da pessoa que você ama: um cantinho aconchegante, filmes com boas histórias e um suprimento de gostosuras achocolatadas para sequer precisar sair de casa.

Com a previsão de muitas horas de doçura pela frente com a chegada da prometida frente fria e do Dia dos Namorados, aproveitamos o embalo separando cinco filmes que falam sobre chocolate em seus roteiros. Para não enjoar, nem todos se tratam de romance, também há um pouco de aventura, suspense e até animação.

Mary e Max, Uma Amizade Diferente

A animação, realizada em massinha de modelar, mostra o cotidiano de Mary Daisy Dinkle, uma menina australiana de 8 anos ignorada pelos pais. Ela escreve aleatoriamente a um estranho de Nova York, Max Horovitz. Mary e Max descobrem, então, paixões em comum, entre elas o chocolate, e se correspondem por quase duas décadas.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)


Poucos filmes merecem estar na lista daqueles que devem ser assistidos infinitas vezes, este é um deles. O filme conta a história de Willy Wonka, o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial. Cinco crianças encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolates. Entre elas Charlie Bucket, a única criança pobre entre todas ali presente.

Românticos Anônimos


Angélique Delange faz chocolates deliciosos e requintados reconhecidos pelo público e crítica especializada, porém, por ser muito tímida, prefere o anonimato e finge ser apenas uma entregadora. Sem emprego, ela consegue trabalho em uma fábrica de chocolates, que está à beira da falência, mas como representante comercial da empresa. Jean-René Van Den Hudge, dono da empresa, assim como Angélique, é extremamente tímido. Os dois se apaixonam e terão muita dificuldade para expressar este sentimento.

Lições de Chocolate


Lições de Chocolate se passa em Perugia, uma cidade conhecida mundialmente por sua produção de chocolate. Lá, Mattia, um empreiteiro de sucesso e seu operário Kamal, um imigrante egípcio, estão, inconscientemente, prestes a mudar suas vidas. Mattia está prestes a fechar o maior negócio de sua vida profissional até Kamal, um operário contratado ilegalmente, cai de um andaime sofrendo uma fratura óssea e ameaça processar Mattia. Para não processá-lo, pede ao chefe que tome seu lugar em um curso avançado para confeiteiro que dará um prêmio em dinheiro. Mattia, um iniciante na cozinha, não tem outra escolha a não ser tomar o lugar de Kamal na escola e fingir ser ele.

A Teia de Chocolate


Após 18 anos Marie-Claire e André se casam novamente. Ela administra a fábrica de chocolate da família, enquanto que André é um renomado pianista clássico, que há alguns anos atrás perdeu sua esposa em um acidente de carro. Guillaume, filho de André do seu casamento anterior tem 18 anos e não tem talento para ser pianista. Paralelamente Jeanne Pollet, que também tem 18 anos, é uma pianista clássica talentosa que fica sabendo que poderia ter sido trocada na maternidade por outro recém-nascido (Guillaume). Ela decide contatar esta família e todos começam a ter dúvidas sobre sua origem. Logo Jeanne fica íntima da família Polonski e vai descobrindo que há algo estranho no comportamento de Maria-Claire.
[ Hypeness ]

Gandhi dando lição em professor na Inglaterra

Vídeo mostra como Mahatma Gandhi se livrou das perseguições de um insano professor na Inglaterra. Assista e aprenda que cada um, os sábios, principalmente, dá o que tem e pega apenas aquilo que precisa.



Mohandas Karamchand Gandhi (1869 — 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e antirracistas, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Frequentemente, Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não violência (ahimsa).

Gandhi cursou direito na University College London.

[Vídeo] Dê um novo sentido para as tatuagens com o nome do(a) ex


Tatuou o nome de uma pessoa e ela deixou de ser importante para você? Pois bem, vejam só que boa ideia para dar um jeito nessas tatoo's, sem precisar recorrer aos doloridos serviços para apagar as impressões na pele. 


8 de junho de 2017

Cine Plaza Futsal - 1968

Com foto do álbum do meu pai, Irineu Ferreira Lima, o Caxinha, mostro uma formação que defendeu as cores do Cine Plaza em um campeonato mourãoense de futsal - naquela época, futebol de salão -, que foi disputado na cancha do Clube 10 de Outubro. 

Lembro da maioria dos personagens: do Catarina do Ferro Velho, do Canhoto, bom de papo, cunhado do Patrício da Eletrônica Tupy, do Ilton Santin, o Reizinho, que faleceu num acidente de carro entre Campo Mourão e Peabiru e do Ênio que, se não me engano, era funcionário de um banco na cidade. 

Muitas vezes acompanhei meu pai nesses jogos, que eram disputados nas canchas de asfalto bruto do Clube 10 e do Estádio Roberto Brzezinski. A cancha do Clube foi denominada como Cancha Ilton Santin após o falecimento dele, que por anos foi Rei Momo dos carnavais da cidade.   

O Cine Plaza pertencia à família Ferrari e hoje é sede própria da Igreja do Bispo Edir Macedo.

CINE PLAZA FUTSAL - CAMPO MOURÃO/PR - 1968
Em pé: Ilton “Reizinho” Santin (in memorian), Irineu “Caxinha” F. Lima, Ângelo e Adilson Feitosa,
Agachados: Antonio Fabrício “Canhoto” da Neves (in memorian), José “Catarina” Américo e Ênio.

Luísa Maita - Lero-Lero


Luísa Maita (São Paulo, 27/04/1982) é uma cantora e compositora brasileira.


Lero-Lero é faixa do álbum com o mesmo nome, lançado em 2010.

[Vídeo] Maluco pula de avião sem paraquedas


Assim como um personagem do Jerry Lewis, tenho tontura só de ficar na ponta dos pés. Subir num avião então, tortura total. Saltar de paraquedas nem fu forçado. Sem paraquedas, contando apenas que irá cair em uma rede, é coisa para esse doido aí do vídeo. Confira.

[Vídeo] Cuide e será cuidado


Vídeo enviado pelo meu amigo Nenê Andrade emociona e educa. Pena que ficamos adultos e...


Jovem ouve que é gorda demais para usar biquíni e dá a melhor resposta

A jovem Jessica Portelli, de 25 anos, foi vítima de uma frase gordofóbica quando estava na fila do provador de uma loja na cidade de Brighton, na Inglaterra, para experimentar um modelo de biquíni. Uma mulher ao seu lado disse que ela era "gorda demais para usar biquíni", mas a inglesa não se deixou abater e deu a melhor resposta ao insulto.

"Quando a mulher me disse aquilo eu simplesmente respondi que garotas como ela não deveriam dizer o que garotas como eu deveriam ou não usar. Eu só estava segurando o biquíni para dar uma olhada antes de provar e ela me ofendeu daquela forma. E ainda por cima estava rindo de mim", afirmou Jessica em entrevista ao Metro.


A inglesa não se deixou abalar após o insulto
Após o ocorrido, a jovem foi até o provador, tirou uma foto usando o biquíni e escreveu um texto no Facebook mandando um recado de que as mulheres gordas são lindas e podem vestir o que quiserem. Diante do assédio moral no provador, um dos funcionários da loja Matalan ofereceu à Jessica um desconto na peça de roupa.

A publicação na rede social viralizou e já teve quase 2 mil compartilhamentos. Confira a tradução na íntegra:

"Eu não costumo postar fotos minhas assim no Facebook. No entanto, o que aconteceu hoje devem ser compartilhado para trazer alguma consciência.

Uma menina na loja me disse hoje que "meninas como eu" não devem usar um biquíni! Bem, menina, deixa eu te dizer uma coisa: sou feliz comigo mesma e minha barriga grande com listras de tigre (risos). Mas você poderia ter dito isso a uma pessoa que enfim teve coragem que usar um biquíni e ter destruído a confiança dela com seu comentário estúpido. Você pode ser de qualquer tamanho e ser bonita! Confiança é o que faz com que você seja sexy e não apenas ser um tamanho 36!

Obrigado por me constranger pela minha gordura, graças a você que eu tenho um desconto impressionante em meu biquíni."

7 de junho de 2017

Tânia Kiedzerski e Darcy Deitos no baile de debutantes - 1975

Do incrível e inesgotável álbum do Jayminho Bernardelli, foto de 1975 mostra a linda mourãoense Tânia Kiedzerski dançando em seu baile de debutantes tendo como par seu tio Darcy Deitos.

Tânia reside atualmente em Cuiabá (MT).

Pioneiro mourãoense, empresário do ramo hoteleiro, com ativa participação na política da cidade, ex-deputado federal e diretor financeiro do DER, Darcy faleceu em 2013.

Durante muitos anos, era tradição a realização de baile de debutantes onde as jovens eram apresentadas à sociedade ao completarem seus quinze anos.  A partir do seu "début", a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar.

Tânia Kiedzerski e Darcy Deitos (in memorian) - Campo Mourão/PR - 1975

Criolo - Linha de Frente


Criolo (nome artístico de Kleber Cavalcante Gomes; São Paulo, 05/09/1975) é um rapper brasileiro e cantor de MPB.




Linha de Frente é faixa do álbum Nó na Orelha, lançado em 2011.


Seus filhos estão seguros? Não. Nunca. Cuide Sempre!

Mais de 700 crianças são sequestradas por dia em todo o mundo. Seus filhos estão seguros? 


Assista o vídeo abaixo e veja por que, por mais que você oriente seu filho para não falar e nem seguir estranhos, nunca, nunca os deixe sozinhos. 


Vídeo que desafia a física viraliza e deixa a web intrigada


Um impressionante vídeo postado no domingo no Twitter está deixando muita gente intrigada na web. As imagens registram uma recente viagem de Morgan Evick, o autor da postagem, à Jamaica.

No vídeo, um homem desce em toboágua e, em vez de afundar na piscina (o que seria natural), desliza sobre a água. A façanha, que viralizou, não para por aí. Veja como termina:


Algumas pessoas na internet disseram acreditar em manipulação de imagem. No geral, as teorias apontam para edição, toboágua mal planejado e sorte.

E, obviamente, há os que veem algo sobrenatural no vídeo.

E você?

A Itália está oferecendo antigos castelos de graça – saiba como obter um


Se você sempre sonhou em ter seu próprio castelo, essa é sua chance!

A Itália está DOANDO 103 propriedades, incluindo mansões, pousadas e castelos. Sim, de graça mesmo. Isso não significa que o contrato seja livre de qualquer responsabilidade da sua parte.

O governo italiano espera que qualquer pessoa que receba um castelo (ou qualquer outra das propriedades) se comprometa a restaurá-lo para que o local possa ser usado como um destino turístico.

A propriedade pode se tornar um hotel, SPA, restaurante ou qualquer outra coisa que seu novo dono decidir.

O projeto visa promover e apoiar o desenvolvimento do setor de turismo. O objetivo é que os edifícios públicos e privados que não são mais usados sejam transformados em instalações para caminhantes, turistas e ciclistas.


As autoridades também esperam que este plano alivie parte das tensões nas áreas mais populares e superlotadas do país, como Veneza.


O prazo para apresentação de candidaturas é 26 de junho. Os candidatos selecionados terão um período inicial de nove anos para trabalharem no seu projeto, com a possibilidade de o prorrogar por mais nove anos. Se, no entanto, a sua candidatura for negada, não se preocupe – a Itália planeia distribuir mais 200 propriedades da mesma maneira nos próximos dois anos.


Acesse o site (em italiano) para mais informações. 
[ Revoada ]

6 de junho de 2017

Sônia Prates, um joia rara do handebol mourãoense

Foto mostra a Sônia Prates comemorando uma conquista com a camisa do Expresso Nordeste. Sônia faz parte da primeira geração de atletas do handebol formada em Campo Mourão e é considerada como uma das melhores atletas paranaense da modalidade de todos os tempos. 

Ao lado da Lenamar Fiorese, Márcia Tomadon, Silvana Casali, fez parte da melhor seleção mourãoense de todos os tempos e conquistou muitos títulos para nossa cidade, com destaque para o Sul-Americano de Clubes de 1987. 

Sempre muito discreta, mas com uma categoria e raça incomparável, Sônia teve papel importante em muitas conquistas do nosso handebol. Ela é mana do Luiz Carlos, Ana e Neiva, que também se destacaram na modalidade em Campo Mourão. 

(da esquerda para direita): Mário, José Carlos Trindade, Carlos "Rosa" Gomes de Oliveira, Adalberto Bathke, Nelson "Batata" Rodrigues e Sônia Eufrásio Prates- Campo Mourão/PR - anos 1980

Tibério Azul - Vamos Ficar Sol


Tibério Azul é um cantor e compositor pernambucano.


Vamos Ficar Sol é faixa do álbum Bandarra, lançado em 2011.

E quem não gosta...

De um cafuné?

Até o Rei Julian gosta



Incrível igreja na Bélgica

Uma simples e linda igreja está atraindo milhares de visitantes até um cenário encantador na Bélgica, pois as pessoas são hipnotizadas por sua estrutura. Independentemente de onde você olha para ela, uma nova surpreendente imagem pode ser vista.

Os arquitetos introduziram a arte pública na Bélgica
Uma dupla de arquitetos belgas, Gijs Van Vaerenbergh, construíram esta escultura de igreja com folhas de metal, como parte de um projeto de Arte Contemporânea, conhecido como Z33.  A popularidade entre os visitantes e moradores da região foi impressionante para os dois jovens arquitetos que a projetaram.


Visitantes de todo o mundo vêm para verem a escultura
A igreja está localizada numa região remota, próxima de Borgloon, na Bélgica, mas isto não tem impedido que as pessoas venha ver esta estrutura única.


As camadas são enganadoras
A igreja tem uma aparência elusiva, porque as folhas de metal, com as quais ela foi construída, foram colocadas metodicamente em linhas e colunas. Algumas vezes, parece que partes da igreja desapareceram.


A religião revelada através da arte
Os arquitetos dizem que ela foi construída como uma representação da religião na Bélgica, que está definhando nas culturas rurais.


Capturando o vazio das igrejas da região
Muitas pequenas paróquias ainda funcionam nesta área da Bélgica, mas devido ao declínio da participação, algumas igrejas foram abandonadas.


Espiando pelas frestas
Com a empilhada e escalonada construção, os arredores da paisagem são visíveis através das “paredes” da igreja. Os arquitetos queriam que sua arte fosse tanto presente, quanto ausente.


Olhando de dentro para fora
Vendo a igreja de dentro para fora, fornece uma visão completamente nova e adiciona uma perspectiva de sua estrutura.


Abençoada pelo Sol escaldante
A luz do Sol trás uma visão deslumbrante de dentro, como pode ser vista nesta foto olhando para cima, no lado de dentro.


Muitas variações da vista da igreja
Seja olhando em pé de fora, ou tendo uma vista aérea, a igreja pode ter uma nova aparência com cada mudança de ângulo.


Sua popularidade continua a crescer

Este surpreendente conceito artístico de instalações de arte pública está se alastrando pela Bélgica, e muitas pessoas vêm de todo o mundo para verem estas estruturas únicas. Os dois arquitetos belgas que projetaram este projeto estão entusiasticamente trabalhando em projetos similares, os quais eles esperam que continuem deleitando as pessoas que os vêm.

Um check-up para se fazer em casa

Desde sempre sou assinante da Seleções. Na edição de fevereiro desse ano encontrei esse artigo com sugestão de um check-up de saúde que podemos fazer em casa. Fui reprovado nos três e, portanto, estou vivendo de lambuja. hehehe.  Brincadeira!


5 de junho de 2017

Depósito do Construtor Futsal - Cancha Tagliari, anos 1970

Foto enviado pelo meu amigo Lucas da Copel, que se chama, na verdade, José Carlos do Santos, mostra uma formação do Depósito do Construtor que disputou um campeonato de futsal na recém inaugurada Cancha Tagliari, em meados dos anos 1970. 

Depósito do Construtor, que atuava no ramo de materiais de construção, era um empresa dos sócios Afonso Hruschka (in memorian) e Lino Straub. Ela funcionava ali onde atualmente é a Padaria Fiorella.  

Com a ajuda do Osvaldo Broza identificamos os personagens na foto. Confira. 

Depósito do Construtor Futsal - Cancha Tagliari - Campo Mourão/PR - anos 1970
em pé (da esq. para a direita): Osvaldo Broza, Gilberto Justino Ferreira, Luiz Pepineli e Anísio Alves (in memorian)
agachados: Eliseu, Loremar, Ojair "Pretinho" Braga e Luiz Alberto "Beto" Carine

Ana Muller - Me Cura


Ana Muller é uma compositora e cantora capixaba.


Me Cura é faixa do álbum Ana Muller, que foi lançado neste 2017.

Três Luiz na transmissão da TTV

Para minha satisfação pessoal, no sábado (03/06) tive a honra de participar como comentarista da transmissão que a TTV Carajás fez da partida entre a Associação Campo Mourão Futsal e o Caramuru, de Castro, jogo válido pela Serie Ouro da Paranaense 2017. 

Ao lado de dois xarás, Luiz Claudio Vieira de Moura e do Luiz Carlos "Radar" de Oliveira, acompanhamos a boa vitória do time mourãoense (4 a 0) na mais importante competição do futsal do Estado. 

Luiz Claudio Vieira de Moura, Luiz Carlos "Radar" de Oliveira e Luizinho Ferreira Lima
Ginásio do Lar Paraná - Campo Mourão/PR - junho de 2017

Como o Facebook nos entristece

Abuso da interação virtual deixa pessoas superconectadas de mal com a vida. Essa é a conclusão de uma nova pesquisa, realizada com mais de 5 000 usuários

SOLIDÃO - Jovem nas escadarias do prédio de uma faculdade de São Paulo: alheia ao mundo lá fora, mas imersa nas redes sociais (Caio Guatelli/VEJA)
Cada um dos quase 2 bilhões de usuários do Facebook dedica cerca de cinquenta minutos do seu dia a essa rede social. Só outra atividade de lazer suga mais tempo: ver tevê (2,8 horas diárias). A permanência na maior das redes sociais rivaliza até com o tempo usado para comer e beber (uma hora). É legítimo, portanto, perguntar: essa agitada vida on-line é saudável? Um novo estudo comportamental, resultado de uma parceria entre as universidades americanas Yale e de San Diego, crava uma preocupante resposta: quanto mais tempo se passa no Facebook, maior será a deterioração do bem-estar social.

O médico e sociólogo Nicholas Christakis, do departamento de ciência biossocial da Yale, e a epidemiologista Holly Shakya, especialista em estudos de saúde pública da instituição de San Diego, analisaram o comportamento de 5 208 usuários da maior rede social do planeta, entre 2013 e 2015. A pesquisa concluiu que, quando havia uma queda no número de curtidas nos posts publicados por um indivíduo, ele apresentava mais sinais de insatisfação com seu estado físico e mental. Reportagem de REVISTA VEJA desta semana mostra quais são as consequências negativas do abuso das redes sociais.

Seis tipos de plantas funcionam como repelente natural de insetos

Repelentes naturais são eficientes e mais sustentáveis que o uso de repelentes químicos


Plantar uma semente, regá-la, introduzir terra e acompanhar seu crescimento natural. Todas essas são práticas que os amantes de plantas adoram realizar - muitas vezes as encaram até como terapia. No entanto, certas plantas atraem insetos, que podem inibir o próprio crescimento dos vegetais ou trazer transtornos por causa de sua grande concentração e reprodução.

Uma possível solução passa pelo uso de pesticida e repelente, se não fosse o fato de que eles são nocivos não só para as plantas, mas para a saúde humana, pois contêm substâncias tóxicas. A melhor opção, mais saudável e ecológica, é criar plantas que funcionam como repelente de insetos em seu jardim, principalmente em locais com grande incidência de insetos fazendo assim um repelente natural. Dê uma olhada:

Lavanda
Além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, e decorá-los, por causa de sua beleza, a lavanda ajuda a espantar mosquitos;

Citronela
Outro excelente repelente contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos totalmente natural.
Caso seja combinada com outras duas plantas que funciona como repelente natural, a erva do gato e a cascata gerânio, o efeito se torna mais potente ainda;

Hortelã
Basta plantar várias em torno do seu jardim que as formigas não vão mais incomodar suas plantas. Além de natural e repelente de insetos, a hortelã tem diversos outros benefícios, veja mais na matéria "Dez razões para plantar hortelã em casa e como utilizá-la". Aproveite para ver aqui outra forma de se livrar das formigas em casa sem usar pesticidas;

Manjericão
O cheiro forte da planta afasta moscas e mosquitos, tornando-o um repelente de insetos;

Crisântemo
Esse repelente também natural, ajuda a manter baratas, percevejos, pulgas e carrapatos afastados;

Alecrim
Também é um repelente de mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados de locais em que a presença deles seja indesejável, como numa caixa de areia destinada para o lazer de crianças. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local - os gatos não gostam do cheiro.
[ eCycle ]