31 de maio de 2017

Fertimourão Futsal em Arapoti - 1989

Fertimourão Futsal em Arapoti - 1989
(da esq. para a direita): Getulinho Ferrari, Luizinho Ferreira Lima, Antônio "Santo Antonio" Ferreira, Dirley Alves, Silvio Carvalho Cintra, Edivaldo "Futrika" Lopes, Sebastião Carlos Mauro, Edilson Bizerra, Robertinho Leitner e David Miguel Cardoso (agachado).
As crianças são Rodrigo "Futrika" e Regys Panceri Cardoso 
Foto do final dos anos 1980 mostra membros da Fertimourão Futsal em frente de um restaurante em Arapoti, onde foi realizada uma fase da Taça Paraná. 

Nessa época, a Inpacel, uma fábrica de papel paranaense, uma das maiores do mundo, que agora pertence a um grupo sueco, patrocinou  um time de futsal que reunia os melhores jogadores do Brasil e o estadual era disputado para se conhecer quem ficaria em segundo lugar sempre, já que não tinha como ganhar deles. 

Contando com craques como  Manoel Tobias, Ortiz, Fininho, Vander, Índio, Serginho, entre outros, a Inpacel, além de todos os títulos estaduais que disputou, conquistou também o bicampeonato da Taça Brasil, de Campeão da Copa América e do Mundial de Clubes de 1993. O time acabou em 1995, com a crise econômica que atingiu o grupo Bamerindus, então proprietário da fábrica de papel. 

Ao contrário da Série Ouro dos dias de hoje, em que todos jogam contra todos durante quase o ano todo, naquele tempo, época de muito amadorismo, eram realizados quadrangulares em várias cidades, avançando sempre os dois melhores para a fase final até que se conhecessem os quatro times que disputariam o título da principal competição da modalidade no Paraná. Tive a felicidade de conquistar dois títulos de campeão com a Associação Tagliari (1979 e 1980) e ficar entre os quatro melhores em outras duas edições, com a Fertimourão em 1988 e com a Arcam em 1990 ou 91.  

Mais uma foto do arquivo pessoal do David Miguel Cardoso. 

Roger Waters - Time (ao vivo, no México)


George Roger Waters (Surrey, 06/09/1943) é um músico, cantor e compositor inglês. É um dos fundadores da banda de rock progressivo/rock psicodélico Pink Floyd, na qual atuou como baixista e vocalista. Após a saída de Syd Barrett do grupo, em 1968, Waters se tornou o letrista da banda, o principal compositor e o líder conceitual do grupo. Subsequentemente, a banda conquistaria sucesso internacional nos anos 70 com os álbuns conceituais The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall.


Time é faixa do álbum The Dark Side Of The Moon, lançado pelo Pink Floyd em 1973.

Em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone anexou The Dark Side Of The Moon no segundo lugar de uma lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Ídolos: Abbott e Costelo


Abbott e Costello é uma dupla cômica estadunidense, celebrizada internacionalmente pelas performances humorísticas no cinema e televisão. Bud Abbott era de uma família de artistas circenses e de vaudeville, enquanto Lou Costello já havia trabalhado como dublê em filmes como os de O Gordo e o Magro (1927) e outros nos anos 1920.


O vídeo abaixo, com dublagem ''meia-boca'', mostra alguns trechos que gosto muito.


Fotógrafo viaja o mundo em busca das mais belas obras arquitetônicas


Tobias Gawrisch é um fotógrafo profissional autodidata baseado na Alemanha. Ele tem cultivado a sua paixão para arquitetura de uma forma surpreendente e registrando fotografias de uma forma que realmente enfatizam a arquitetura e a visão do arquiteto, ao mesmo tempo demonstrando que esses trabalhos são como uma obra de arte em si.

Fotografia de arquitetura não é apenas uma paixão sua, mas também parte de sua profissão como um fotógrafo.

"Eu posso gastar horas pesquisando várias comunidades fotográficas, fóruns de arquitetura e até mesmo o Google Maps para edifícios novos e surpreendentes que eu gostaria de fotografar e eu não me importo viajar pelos países para fazê-lo! Desde que passei a viver na Alemanha, a maior parte da minha fotografia de arquitetura vem de cidades alemãs (onde também faço oficinas de Fotografia de Arquitetura em alemão), mas estou curioso para viajar para outros países com o intuito  de encontrar ainda mais edifícios interessantes!

"Quando eu encontro o meu local, pode levar horas para uma imagem para ser concluída. A maioria das minhas imagens são exposições longas com tempos de exposição de até 8 min. E eles consistem principalmente de diferentes exposições misturadas em photoshop para recriar o máximo de detalhes possíveis e preservar tanta informação em uma imagem quanto possível para tirar o máximo proveito dela durante o pós-processamento. E a edição pode levar até 6 horas por imagem antes que tudo fique absolutamente perfeito! "

"Estou tão feliz que meu trabalho me permite fazer algo assim e eu não trocaria por nada! Embora eu esteja sentindo que estou apenas começando como um fotógrafo profissional, eu realmente encontrei a minha paixão na vida e posso combiná-lo com viajar para cidades diferentes em todo o mundo."


Berlim - Alemanha

Belim - Alemanha

Berlim - Alemanha


Boston - EUA

Colônia - Alemanha

Dusseldorf - Alemanha

Dusseldorf - Alemanha

Essen - Alemanha

Frankfurt Am Main, Alemanha

Groningen, Alemanha

Hamburgo - Alemanha

Köln - Alemanha

Estação de trem  Liège-Guillemins, Bélgica


New York - EUA

Rotterdan - Holanda

Rotterdan - Holanda

Vroenhoven, Alemanha

Zeeland - Holanda

Jovem presa por um motivo bem bizarro


A linda jovem Jenny Murphey, 28 anos, foi presa no Novo México(EUA) após ligar 77.639 vezes em uma semana para o ex namorado William Ryans. O rapaz também recebeu 1.937 emails, 41 mensagens e 647 letras de músicas na mesma semana.

O casal estava junto apenas há três semanas, mas Murphey não conseguiu suportar o fim do relacionamento.

O advogado do rapaz afirmou que William está muito aliviado agora que Murphey finalmente foi presa.

A jovem teria ingerido bebidas energéticas e anfetaminas para conseguir se manter acordada e ligar insistentemente para o rapaz 24h por dia.

Segundo o Departamento de Polícia de Albuquerque o caso pode ser considerado o mais grave de perseguição já registrado no país.

30 de maio de 2017

Tupã Futebol (dos bons tempos de campinhos de terra)

Tupã - anos 1970
David Miguel Cardoso, Luiz Fernando Bogdanovicz e Arnaud Aparecido da Silva e Silveira
Antonio Marcelo da Silva e Silveira e Dealmir Salvadori
Essa retrata muito bem como era nosso tempo de futebol em campinhos de terra, no início dos anos 1970, em Campo Mourão. 

Do álbum do David Cardoso, foto mostra uma formação do Tupã que sempre jogava num campinho que existia bem em frente da Cantina Di Colli, onde atualmente tem um revenda de automóveis. Nessa época o que mais existia eram campinhos de terra espalhados pela cidade. A maioria deles com áreas delineadas por pó-de-serra (serrarias eram em maior número que os campinhos), redes de barbante feita à mão pelos próprios jogadores e, o mais difícil, uma bola de capotão, daquelas que tinha uma espécie de algodão por dentro e ficava pesada demais em dias de chuva. David diz que o campinho era do Ademir "Bill" Calegari, mas tenho minhas dúvidas sobre isso. Lembro do campinho do Bill ali na esquina da Interventor Manoel Ribas com a Avenida Goioerê. Mas a memória do filho do Capitão Oirso sempre foi melhor que a minha. 

David e os manos Marcelo e Arnaud Silveira, residem em Campo Mourão. Dealmir em Sinop (MT).

Faz tempo que não encontro com o Luiz Fernando. Pesquisa na web apontou que ele reside atualmente em Campo Grande (MS), onde é sócio proprietário da Bogda Engenharia . Marcelo e Arnaud também são engenheiros civis. 

O Terço - Hey Amigo


O Terço é uma banda brasileira formada no Rio de Janeiro em 1968 por Jorge Amiden (guitarra), Sérgio Hinds (baixo) e Vinícius Cantuária (bateria). A banda começou tocando rock clássico, mas logo tendeu ao rock progressivo e ao rock rural e pop caracterizando o som e a diversidade musical da banda.


Hey Amigo é faixa do álbum Criaturas da Noite, lançado em 1975.

Avisos paroquiais (faltou boa vontade e sobrou erros gramaticais)

Toda vez que me atrevo a escrever algo fico com vontade de deixar pontos e virgulas disponíveis na última linha para que os amigos façam as correções necessárias. Isso que tive o ótimo e saudoso professor Nicon Kopko como mestre da matéria nos primeiros anos de Colégio Estadual.

Ontem meu amigo Ricardo Alípio Costa, o Bruca, me enviou, via 'uatizapi',  as mensagens paroquiais abaixo que retratam muito bem a importância de uma vírgula bem colocada. 

Claro que lembrei do Limão (Henrique Menin) e sua famosa frase: "Em matemática não sou muito bom, mas em portugueis eu si viro"




AVISOS AOS PAROQUIANOS 
(circula como sendo reais, escritos com boa vontade e má redação):

1- Para todos os que têm filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.

2- O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira.Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!

3- Na sexta-feira às sete, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia.

4- Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos!

5- Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas. Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus. (Pra mim e o Bruca, a melhor de todas!)

6- O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.

7- O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.

8- O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui as refeições.

9- Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados.

Poeta cria app gratuito que mapeia pontos de poesia pelo Brasil

Deve haver algo de especial para que, apesar da poesia não ser comercialmente impactante dentro do mercado editorial, dos poetas mal possuírem espaço na mídia para divulgar e ampliar seu trabalho, e do pouco que resta do mercado editorial no Brasil tratar a poesia como uma frente menor entre as publicações, a quantidade de poetas espalhados pelo país ser enorme e crescente. Da mesma forma, os eventos, bibliotecas e locais que reúnem poetas. Foi para mapear esses pontos de poesia que a poeta brasiliense Marina Mara criou o aplicativo PoemApp.


O propósito do aplicativo é reunir esses pontos por todo país, para que os eventos, saraus e locais possam divulgar suas programações e novidades. Os locais podem ser adicionados de forma automática, mediante somente a criação de um login e uma senha, e o app está disponível para download gratuito. 

“É como se fosse um ‘Waze’ da poesia. É colaborativo, e as pessoas vão colocando ali seus pontos de poesia. Pode ser um evento, um sarau ou um local”, afirma Marina. A ideia é que o usuário possa saber sempre onde está a poesia em sua cidade e, no lançamento, o PoemApp já contava com 10 mil pontos cadastrados. Em poucas horas, confirmou-se que o aplicativo era um sucesso.

O PoemApp conta também com um blog, com dicas literárias e, claro, poemas. A frequência é intensa e de todo o Brasil, mostrando que, à margem do mercado, da mídia, dos grandes centros urbanos e econômicos, a poesia sempre dará um jeito de nos alcançar – como uma expressão natural e essencial da própria sentimentalidade humana.

5 coisas que você não deve fazer após o exercício (mas muita gente faz) e por quê


Quem começa a encarar uma rotina de exercícios normalmente fica atento sobre exames clínicos necessários, o que comer e como se preparar antes dos treinos. Menos comum, porém, é o hábito de levar em conta as atitudes que devem ser evitadas após as atividades físicas. Conheça as coisas que não são recomendáveis fazer depois de suar a camisa e por que elas podem comprometer a saúde.

O que NÃO fazer depois dos exercícios
1. Uma das principais atitudes que não se deve tomar após as atividades física é ignorar o consumo de água. Manter o corpo hidratado é essencial para a recuperação do corpo, especialmente se tiver suado em demasia, uma vez que a água controla os níveis de glicogênio e eletrólitos, que ajudam no bem-estar físico.

2. Depois dos exercícios também não é indicado comer alimentos gordurosos, pois eles retardam o processo digestivo, além de atrapalharem a perda de peso. O ideal é reabastecer o corpo em até 30 minutos após as atividades com proteína de qualidade e carboidratos complexos para garantir boa restauração muscular.

3. Bastante comum, mas igualmente equivocado é se esquecer do alongamento após as atividades. Alongar todo o corpo depois do esforço muscular melhora a amplitude dos movimentos, evita possíveis lesões, fortalece o corpo e ainda garante melhores resultados.

4. Malhar logo cedo não faz com que você tenha “permissão” para ficar o resto do dia sentado. Aproveite que já despertou o corpo com as atividades físicas e faça com que a movimentação, mesmo que menos intensa, continue até o momento de descanso, garantindo bom condicionamento e afastando o sedentarismo.

5. De nada adianta passar horas na academia e se esforçar se, à noite, não dorme o suficiente para que o corpo se recupere e recarregue as energias para as atividades do dia seguinte. O descanso noturno é essencial não somente para o bom condicionamento físico como também para a perda de peso, já que o sono de qualidade ajuda a regular hormônios relacionados ao apetite.

29 de maio de 2017

Mourãoense Caio Tonet medalhando no Meeting de Natação de Coimbra, em Portugal


Para orgulho da família e dos amigos, Caio Fernando Tonet (foto) disputou nesse final de semana, em Portugal, provas do X Meeting de Natação de Coimbra, onde conquistou medalhas de ouro nos 4x50m medley e no 4x50m livre e prata na prova dos 50m Borboleta (que por lá é denominada Mariposa. eu o Beto, pai dele, descobrimos juntos ontem). 

Filho dos mourãoenses Cibele Carvalho e Roberto Tonet, Caio competiu representando as cores do Benfica, tradicionalíssimo clube da capital portuguesa, Lisboa.  

War & Pierce - I Lived to Tell About (Playing For Change)


War & Pierce é um grupo formado por Sunny War e Chris Pierce.

I Lived to Tell About It é faixa do álbum War & Pierce lançado em janeiro de 2016


"Playing for Change" é um projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais. Integra o projeto a Playing for Change Foundation, uma organização não-governamental que tem construído escolas de música em comunidades carentes.

[Vídeo] Batoré em câmera lenta


Encontrei no You Tube essa entrevista que o Batoré concedeu ao Danilo Gentili no programa The Noite, do SBT, que foi ao ar no último dia 2 de maio.

Me diverti bastante e editei uma parte em que o comediante, agora ator da Globo, faz um lance de futebol em câmera lenta. Assista. 



Ivanildo Gomes Nogueira, mais conhecido como Batoré (Serra Talhada [PE], 17/04/1960), é um político, ator e humorista pernambucano. Foi vereador do município de Mauá, localizado na região metropolitana de São Paulo.

The Noite é um late-night talk show, que por sua vez é um subgênero dos programas de entrevistas, formato que tem como algumas de suas características a presença do humor e as exibições nos finais da noite, que desde 2014 vai ao ar durante os cinco dias úteis da semana por volta da meia-noite, após a exibição da linha de shows do SBT.

Danilo Gentili Jr. (Santo André, 27/09/1979) é um comediante, apresentador, escritor, cartunista, fotógrafo, repórter, publicitário e empresário paulista. Faz parte da considerada "nova geração do humor" e é reconhecido como um dos precursores e idealizadores do movimento do stand-up comedy no Brasil.  

Bienal Internacional de Arquitetura mostra do que o bambu é capaz


Para celebrar o bambu como um material de construção, a primeira Bienal Internacional de Arquitetura de Bambu ocorreu na pequena aldeia de Baoxi, na China.


Comissionado pelo artista Ge Qiantao e arquiteto George Kunihiro, o evento convidou 12 arquitetos para revelar como este material tradicional pode ser incorporado no design contemporâneo e arquitetura.


Julien Lanoo, o fotógrafo que tirou essas imagens, foi realmente inspirado pela Bienal. “Durante séculos, o bambu foi usado nessas comunidades rurais de muitas maneiras diferentes”, disse ele ao My Modern Met.


Veja algumas das fotos tiradas por Julien durante o evento e as possibilidades que o bambu nos dá. Confira!