26 de maio de 2017

Alunos do Colégio Afirmativo em desfile cívico nos anos 1970

Marco Antônio Iurk, Roseli Sozzo, Getulinho Ferrari, Leila Barakat e Márcio Nunes
Campo Mourão/PR - anos 1970

Foto mostra alunos do então Colégio Afirmativo (atual Integrado) durante um cívico em Campo Mourão em meados dos anos 1970.

Marco Antônio Iurk, primo da 'minha' Elvira, Getulinho e o Márcio Nunes continuam residindo em Campo Mourão. O Márcio, filho do falecido pioneiro mourãoense Tadeu Nunes, quase não aparece ali no canto direito da foto. Atual ele cumpre mandato como deputado estadual paranaense. 

Leila Barakat reside atualmente em Manaus (AM), onde é uma das mais conceituadas arquitetas da capital amazonense. Descobri, dias desses, que meu primo Euclides trabalhou com ela por um bom tempo.

Roseli Sozzo, que foi minha namoradinha de adolescência, reside em Coxim (MS). 

Leila e Roseli sempre foram muito lindas. O mesmo já não posso falar dos amigos com elas na foto. hehe

O Colégio Afirmativo deu origem ao Colégio Integrado. Ele foi fundado pelos professores Wilson Ubiali e Jáder Libório D'Ávila

Kenny Neal - Blues Fallin' Down Like Rain


Kenny Neal (14/10/1957 - New Orleans, Louisiana), é um cantor e guitarrista norte-americano.


Blues Fallin' Down Like Rain é faixa do álbum homônimo, lançado em 2009.

O melhor do Brasil é o brasileiro

No Ah Negão é confirmado que os lanches são feitos em cima do desfibrilador.


Moradores de rua que socorreram vítimas do atentado em Manchester recebem ajuda para moradia

Steve Jones
Steve Jones, um rapaz em situação de rua que vive em Manchester, no Reino Unido, estava dormindo próximo a arena onde houve o atentado terrorista do último dia 22. Ao ouvir a explosão, não pensou duas vezes em correr ao local para tentar ajudar as vítimas.

Conforme explicou a ITV News, apenas seguiu seu instinto e, ao chegar na arena, começou imediatamente a ajudar as crianças feridas. “Eram crianças com sangue por toda parte, estavam chorando e gritando”, contou.

Seu depoimento rapidamente viralizou, mas Steve faz questão de minimizar os quinze minutos de fama. “Só porque eu não tenho um teto não significa que eu não tenho um coração, ou então que eu não sou mais um humano”, disse.

Mas sua atitude chamou a atenção de David Sullivan, presidente de um clube de futebol de West Ham, e de seu filho, que criaram uma campanha de financiamento coletivo para ajudar Steve a se reerguer na vida. Eles conseguiram arrecadar mais de  25 mil libras (105 mil reais no câmbio de hoje), e agora tudo que Steve quer é achar uma casa para morar.

Chris Parker
Chris Parker foi outra pessoa em situação de rua que estava na área no momento da explosão. Parker também recebeu inúmeros elogios por consolar uma mulher que mais tarde acabou morrendo em seus braços, e também por ajudar uma menina que perdeu ambas as pernas na explosão.

Uma campanha para ajudá-lo também foi criada, onde mais de 38 mil libras (aproximadamente 160 mil reais) foram arrecadadas, e agora o jovem de apenas 33 anos também pode procurar uma nova casa para chamar de lar.

Americano abusado e zoador


25 de maio de 2017

Pais que deixam os filhos serem os reis da casa são os mais abandonados por eles


Publico o vídeo abaixo como alerta para muitos pais que não dão a devida educação aos filhos, lhes dão de tudo e acham que isso basta para prepará-los para as durezas que a vida nos apresenta. 

Nunca me verão repreender crianças que estejam brincando. Nada me alegra mais do que vê-las se divertindo esbanjando saúde e vitalidade. Mas, entendo que os pais de algumas mereçam um puxão de orelhas de  vez em quando. 

Na terça-feira passada fui à missa à noite e duas crianças brincavam dentro da igreja e, com toda ingenuidade e naturalidade, gritavam muito no interior do Santuário que cheguei a pensar que o padre iria repreende-las, mas, assim como eu e todos os presentes, deixou pra lá e tocou a celebração até o seu final. É claro que as crianças não perceberam a situação.  O que faltou foi "desconfiômetro" aos pais e sobrou paciência ao religioso e todos que acompanhavam a missa na Vila Urupês.  

O vídeo abaixo circula bastante pelas redes sociais e mensageiros mostrando o psicólogo Rossandro Klinjey falando de forma esclarecedora e estimuladora sobre o comportamento de pais com relação a criação e educação de seus filhos. Ele afirma, e eu avalizo, que PAIS QUE DEIXAM OS FILHOS SEREM OS REIS DA CASA SÃO AQUELES COM MAIS CHANCE DE SEREM ABANDONADOS POR ELES NO FUTURO. 

Educação se dá em casa!


Rossandro Klinjey é palestrante e escritor, Psicólogo Clínico, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Psicanálise. É autor do livro Temas complexos: uma abordagem didática e coautor do livro Educando para a paz, editado pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante. Hoje, ele atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, perspectivas da educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros.

Imagine Dragons - Not Today


Imagine Dragons é uma banda de indie rock formada em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos.


Not Today é faixa da trilha sonora do filme Como Eu Era Antes de Você (Me Before You), de 2016, cujas cenas são mostradas no vídeo.

Te amo, te odeio, te amo...


Fiquei com a impressão que começaram dizendo que se amavam e terminaram afirmando que, na verdade, se odiavam. Claro que apenas se divertiam e melhoraram o meu dia com esse vídeo que vi no Instagram.


5 Minerais Mais Raros do que os Diamantes



Painita

A painita foi descoberta em 1950 por Arthur C. D. Pain. Em 2005, o Guiness Book of World Records declarou a painita o mineral mais raro do mundo. Até então, só existiam 25 exemplares no mundo.
No entanto, foram descobertas novas minas de painita, onde foram encontrados milhares de exemplares. Apesar disso, o mineral ainda é um dos mais raros do mundo.

Alexandrita

A Alexandrita é uma gema incrível, já que muda de cor de acordo com luz. Sob a luz do sol ela parece verde, ao passo que sob uma lâmpada incandescente a gema fica avermelhada.
Acredita-se que o filandês Nils Gustaf Nordenskiöld tenha descoberto a alexandrita. Ele batizou a gema em homenagem ao futuro Czar Alexandre II da Rússia.

Tanzanita

Se um dia você for comprar uma joia com tanzanita, provavelmente ouvirá a seguinte frase: “as tanzanitas são mil vezes mais raras do que um diamante”. Talvez isso seja verdade, já que a oferta de tanzanita é muito limitada. Ela só é encontrada em algumas regiões próximas ao Monte Kilimanjaro.
A tanzanita é o apelido de um mineral chamado zoisite azul. A Tiffany & Co teve papel fundamental no batismo da gema. Buscando explorar a raridade da pedra preciosa, a Tiffany & Co começou a fabricar joias com o mineral. No entanto, como zoisite azul não soava muito bem, passou a comercializar a gema como tanzanita, já que, na época, só era encontrada na Tanzânia.

Esmeralda Vermelha

O berilo vermelho ou esmeralda vermelha foi descrito pela primeira vez em 1904. Embora faça parte do mesmo grupo químico da água marinha e da esmeralda, é considerada bem mais rara.
A esmeralda vermelha pode ser encontrada em poucas partes de Utah e do Novo México. É um mineral extremamente difícil de se explorar. Assim, alguns cientistas estimam que a esmeralda vermelha seja 8000 vezes mais rara do que os rubis de melhor qualidade.

Turmalina Paraíba

Em 1989, foi descoberta, em São José da Batalha, Paraíba, a turmalina Paraíba, com uma cor verde ou verde-azulada, bem diferente das variedade conhecidas de turmalina. Hoje, a turmalina paraíba é variedade mais cara de todas e encanta o mundo com seu aspecto neon.

Mais rara do que os diamantes, a turmalina paraíba tem oferta limitada e as jazidas estão em vias de esgotamento. Ela pode ser encontrada em São José da Batalha, no Rio Grande do Norte, Moçambique e Nigéria.
[ Poesie ]

Pombo é flagrado com mochila cheia de droga

A polícia do Kuwait descobriu um pombo usado para o tráfico de drogas. Originária do Iraque, a ave levava nas "costas" uma mochila com 178 comprimidos (possivelmente ecstasy) na pequena mochila da "mula" alada do tráfico.

23 de maio de 2017

Claudião e Nelsinho mascotes da AERM - 1972

Publico novamente essa foto da Mourãoense, de 1972, por que, prestando bem atenção nela, descobri que conheço as duas crianças ali na frente: Nelson Pedro Martins, o Nelsinho e o Claudio Kravchychyn, o Claudião, que mais tarde defenderam, muito bem, as cores do basquete mourãoense. 

Nelsinho é analista de sistemas na Coamo e o atual presidente do Campo Mourão Basquete.

Claudião reside em Maringá, onde atua como professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

AERM - 1972

Foto mostra uma formação da Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) que disputou o Campeonato Paranaense de Futebol de 1972.

Tive o prazer de conhecer alguns dos personagens. 

Zinho encerrou a carreira em Campo Mourão, onde, por anos, foi funcionário do DER local. Ele já faleceu.

Dirceu Mendes, que daqui saiu para o Londrina e depois fez parte do Grêmio que foi campeão mundial de 1983, continua ligado ao esporte em sua cidade natal, a vizinha Araruna. 

Milton do Ó, que nós íamos nos treino para chamá-lo de Charuto e sair correndo para não apanhar, esteve nos visitando no Clube dos Trinta junto do amigo Pedro Cordeiro.

Valdeci, também já falecido, morava perto da casa dos meus pais, bem no centro de Campo Mourão. Veio para cá oriundo do Cascavel e, depois de sair daqui, fez fama como artilheiro pelo interior gaúcho.

James Klank era craque e jogava muito, fosse no campo ou no futsal. Fez parte dos anos de ouro da Associação Tagliari. Ele reside atualmente em Toledo, aqui no Paraná.

Jorginho também era nosso vizinho e vivia na oficina de meu pai (ele tinha um Gordini. Entenderam o por que da oficina?). Clique na imagem para ampliar.      


AERM - 1972
em pé (da esq. para direita): Olavo, Zinho, Oronildo, Charrão, Dirceu Mendes e Milton do Ó
agachados: Wilson, Valdeci, James, Peter e Jorginho e os mascotes Nelsinho Martins e Claudião Kravchychyn

Jamelão e Velha Guarda da Mangueira - Samba de Exaltação à Mangueira


José Bispo Clementino dos Santos, mais conhecido como Jamelão (Rio de Janeiro, 12 de maio de 1913 – Rio de Janeiro, 14 de junho de 2008), foi um cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira.


A primeira formação da Velha-Guarda da Mangueira remonta ao ano de 1956. Ao longo dos anos, a Velha-Guarda teve vida incerta e sumiu durante longos períodos, reunindo-se esporadicamente para shows, com formação inconstante. Nesses períodos trazia em seu repertório sambas de terreiro, clássicos de Carlos Cachaça, Cartola e Nelson Cavaquinho, e, ainda, composições dos novos valores que iam tomando corpo na comunidade mangueirense. Em 1986 o grupo voltou a se reunir totalizando 26 componentes, entre os quais Delegado (mestre-sala), Mocinha (porta-bandeira), Creusa (filha adotiva de Cartola e Deolinda) e Tia Irene (a passista mais antiga do morro). Inicialmente o grupo só se apresentava na quadra da escola. 


Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Mangueira) é uma escola de samba do Rio de Janeiro. Tendo como símbolo as cores verde e rosa, a Mangueira, ficando atrás apenas da Portela, ocupa o posto de segunda maior vencedora no rol das campeãs do carnaval do Rio de Janeiro, detendo 19 conquistas.

Samba de exaltação à Mangueira é uma composição de Aloísio Costa e Enéas Brites da Silva.

Câmera de segurança filma atividade paranormal em supermercado


Um vídeo de 2013 voltou a circular pela internet. Nele é possível ver itens em uma loja movendo por si mesmos. Acredita-se que o mesmo foi filmado em um Centro de Nutrição de Whitstable, em Kent (EUA), e mostra imagens do circuito interno enquanto um homem percorre os corredores.

De repente, uma caixa de saquinhos de chá na prateleira, atrás dele, começa a se mover por conta própria antes de pairar no ar por alguns segundos. As vozes por trás das câmeras sugerem que um membro da equipe estava mostrando o vídeo para uma amiga que parecem, genuinamente, impressionados com o que ela está vendo.

Desde que apareceu no YouTube o vídeo recebeu cerca mais de 1 milhão de visualizações. Confira.


Incrível ponte na Inglaterra que gira sobre si mesma para a passagem de navios


Uma verdadeira maravilha da engenharia, a ponte pedonal Gateshead Millenium, em Inglaterra, é usada para atravessar o rio Tyne, e liga Newcastle a Gateshead. Para além disso, a construção é uma verdadeira maravilha da engenharia… descubra porquê!

À primeira vista, ela já é bastante curiosa. Em vez de atravessar o rio em linha reta, a Gateshead Millenium foi criada em forma curva. Mas isso está longe de ser simplesmente estético. O seu formato permite que a ponte seja a primeira e única a ser capaz de rodar!

Quando os cilindros hidráulicos da ponte são colocados em operação, a sua estrutura gira sobre si mesma. Isto permite a passagem de barcos até aos 25 metros por baixo dela.

Projetada e construída pelo arquiteto Wilkinson Eyre em 2002, ela recebeu muitos prêmios de engenharia e arquitetura.

Confira no vídeo abaixo: 



Um passeio pelas lindas esculturas do Jardim Botânico de Atlanta


Um passeio no Jardim Botânico de Atlanta garante ao visitante uma viagem a um mundo imaginário, esculturas feitas com as plantas e flores transformam a natureza em obras de arte vivas, em uma exposição que irá permanecer até 31 de outubro, 28 esculturas estarão espalhadas por todo o Jardim. Sapos, Gorilas e Orangotangos se unem a seres alados como Unicórnios, Ogros e Deuses extraídos diretamente do mundo da fantasia.



Estas obras de arte foram criados no Canadá pelo International Mosaiculture of Montreal, os líderes na forma de arte conhecida como mosaicultura. Como essas surpreendentes obras são feitas ? " Cada escultura é uma vida, evolução sofisticada da técnica de topiaria tradicional ( Topiaria é a arte de podar plantas em formas ornamentais.) ", afirma responsável pelo Jardim Botânico.







22 de maio de 2017

Caramuru Futsal na Cancha Tagliari - anos 1975/76

O David Miguel Cardoso, em sua página no Facebook, postou essa foto do Caramuru Futsal que eu ainda não tinha.

Gostei muito pela presença de uma amigão de longa data que eu só vejo e mantenho contato pelas redes sociais, o Ricardo Célio Amaral. Ele reside atualmente em Rio Verde (GO). 

David foi o mentor do time e foi dele a escolha das lindas cores de nosso uniforme. Lembro que ele foi em Londrina mandar confeccionar o jogo de camisas, pois aqui ainda não se produzia nada parecido no início dos anos 1970. Com pouca grana, fizemos poucas camisas e alguns reservas esperavam um dos titulares saírem para pegar a camisa e poder participar dos jogos. Logo depois, nos cotizamos novamente e mandamos fazer mais algumas. Pela camisa do Ricardo acho que o esperto David não mandou fazer um camisa para o goleiro reserva. Também nem precisava, ele não dava o lugar nunca. hehehe 

Não consegui entender aquela calça dobrada do Gordinho (nunca descobri o nome dele!) ali ao lado. Ele era funcionário da extinta Drogacid e foi goleiro reserva do Lori na Associação Tagliari e na Seleção de Campo Mourão em várias competições. 

Louri foi o melhor goleiro de toda a história do futsal mourãoense e nessa época dava uma mão para nós como treinador. Ele, Romeu e Renatinho são irmãos. Não consegui corrigir um defeito na foto que o deixou banguelo. 

Nem sei por que, mas o Ricardo "Graia" Graboski levou falta nesse dia. 

Caramuru Futsal - Campo Mourão/PR - 1975/76
em pé ( da esquerda para a direita) Louri da Silva, Ney Luiz Piacentini, Luizinho Ferreira Lima, Tauillo Tezelli, Marcelo Silveira, David Miguel Cardoso e Gordinho
agachados: Romeu da Silva, Jorge Bernardo "Ratinho" Dorociak, Dealmir Salvadori, Renatinho Silva e Ricardo Célio Amaral



Rodriguéz - Sugar Man


Sixto Díaz Rodríguez (também conhecido como Rodríguez ou como Jesús Rodríguez; 10/07/1942) é um músico folk norte-americano nascido em Detroit, Michigan. Sua carreira inicialmente teve vida curta, com dois álbuns pouco vendidos no início de 1970 e uma breve turnê na Austrália. Sem que ele soubesse, no entanto, a sua obra tornou-se extremamente bem sucedida e influente na África do Sul, embora tenha existido erroneamente rumores no país que ele havia cometido suicídio.


Na década de 1990, os fãs sul-africanos determinados conseguiram o contactá-lo, o que levou a um inesperado renascimento de sua carreira musical. Sua história é contada no documentário Searching for Sugar Man, vencedor do Academy Award de 2012, que também ajudou a dar a Rodríguez fama em seu país natal.


Uma sugestão bem brasileira para o fim dos nossos problemas

As duas últimas sugestões são sensacionais (o uruguaio como reserva do Gabriel Jesus, claro)!


Dente-de-leite esconde células bem valiosas

Laboratórios guardam polpa para futuros tratamentos de saúde das crianças
Depois da onda do cordão umbilical, pais têm pago pelo armazenamento da polpa de dentes de leite dos seus filhos, que pode dar origem a células-tronco. Segundo dados da R-Crio Células-tronco, centro de tecnologia celular especializado no armazenamento das células-tronco extraídas da polpa do dente de leite, em São Paulo, cerca de 500 pais procuram o laboratório todos os meses para conhecer o procedimento e seus benefícios.

O diferencial das células encontradas na polpa do dente de leite é que são de origem diferente e por isso são capazes de se transformar, em condições adequadas, em diversas outras células do nosso corpo. Elas são jovens e com grande potencial de auxiliar na regeneração de diversos tipos de tecidos e órgãos, como: músculos, dentes, pele, cartilagem, tecido nervoso e adiposo, ossos, tecido cardíaco, neurônios e fígado.  Além disso, estas células podem ser armazenadas e congeladas para o uso terapêutico futuro.

Com os avanços da medicina, o tratamento e até mesmo a cura de doenças que hoje são consideradas incuráveis estão se tornando algo cada vez mais possível e palpável. Isso engloba desde problemas mais comuns, como queimaduras e fraturas, até diabetes tipo 1, Alzheimer, doenças cardíacas e testes de medicamentos para autismo, por exemplo. Em média, as empresas que já oferecem o serviço em São Paulo cobram R$ 3 mil mais R$ 450 por ano pelos serviços de coleta, multiplicação das células e criopreservação (congelamento em condições especiais). 

No Brasil, estudos clínicos usando a polpa dos dentes de crianças têm se mostrado eficazes, por exemplo, na reabilitação de lábio leporino – quando o paciente tem uma abertura na região do lábio ou do céu da boca, fruto do não fechamento dessa estrutura durante a gestação.

Apesar de os dentes adultos também conterem esse tipo de células, elas estão em menor quantidade e já envelhecidas. A ciência estima que também será possível utilizá-las para tratamentos, mas o procedimento será mais complicado do que o usado para células jovens.

Dúvidas sobre o procedimento

1 O dentinho da criança precisa ser extraído no consultório ou pode ser aquele que caiu em casa?
Daniela Bueno: É perigoso você pedir para congelar o dente que caiu em casa. Este dente não vai estar armazenado adequadamente e pode estar contaminado. O ideal é, quando o dente começar a amolecer, os pais levarem a criança ao dentista, que, segundo determinação do Conselho Federal de Odontologia e da Anvisa, deve ser credenciado a um laboratório, para fazer a extração, já visando a criopreservação.

2 Como é o procedimento de congelamento da célula-tronco da polpa do dente de leite?
DB: Quando as células chegam ao laboratório, nós as multiplicamos, testamos sua qualidade e congelamos um número determinado de célula em tubos diferentes. Se, no futuro, a criança vier a precisar para algum tratamento, um dos tubos pode ser descongelado e expandido, porque de uma célula-tronco você consegue dar origem a várias outras idênticas a ela. Isso significa que as células congeladas podem ser usadas mais de uma vez e para diferentes tipos de tratamentos.  

3 Os pais ou parentes podem utilizar a célula-tronco da criança?
DB: No momento, as pesquisas já mostram que as células-tronco do dentinho “enganam” o sistema imunológico. Por exemplo, eu fiz um trabalho com as células-tronco do dente de leite humano e coloquei no rato para “fazer osso”. São espécies diferentes. E a célula humana “fez osso” no rato. Só que ainda é muito cedo para a gente afirmar, veementemente, que podemos utilizar a célula da criança nos pais, por exemplo. Ainda não temos um teste de compatibilidade que comprove a utilização por outras pessoas.   

4 Quais são os outros cuidados necessários para obter uma célula-tronco de qualidade?
DB: A escolha do laboratório para a criopreservação. Existem diversos laboratórios, mas poucos têm as certificações necessárias. Os laboratórios devem atender à premissas que garantam às famílias a utilização futura destas células nas condições necessárias para os mais diferentes tipos de terapias a que elas se destinam.


Reconstituição de neurônios
As células-tronco da polpa dos dentes de leite são valiosas para os cientistas. A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP usa o material para reconstituir neurônios para o tratamento de autismo. A faculdade de Odontologia da universidade estuda a reconstrução do tecido dentário que revolucionaria tratamentos de cáries e periodontites.

Vai fazer pipa assim lá no oriente


Fiz muito papagaio (pipa) quando criança, mas o que esses caras fazem é demais. Pensava em ajudar o neto Luís Guilherme, em futuro próximo, na produção de alguns desses, mas vou ter que entrar para a faculdade para tentar chegar próximo dessas maravilhas. Confiram no vídeo abaixo.


Na nossa época era preciso uns gravetos de bambu, papel (até jornal servia), barbante, cola (muitas vezes feita com farinha) e linha de costura. ↓↓↓↓↓