19 de maio de 2017

Luizinho, Tauillo e Marcelo Silveira no Caramuru Futsal - Campo Mourão/PR - 1975

Algum tempo atrás postei essa foto abaixo no grupo do Clube dos Trinta, no uatizapi, e pouca gente acertou o nome dos personagens...

Trata-se de um recorte da primeira equipe de verdade, de futsal, que participamos (ou que eu participei), o Caramuru. Nela estão Eu, Tauillo Tezelli e Marcelo Silveira. 

Amigos me perguntam se o Tauillo, atual prefeito de Campo Mourão, jogava bem mesmo. Jogava, muito bem e tinha um chute muito forte. Lembro dele jogando pela Associação Tagliari em famoso torneio de futsal que reunia equipes do Paraná e do Paraguai, em Guaíra, na fronteira com o Paraguai. Não tenho certeza, mas me parece que ele participou no ano que a equipe mourãoense conquistou o troféu de campeão. Um pouco mais novo que ele, não tive a oportunidade de participar de nenhuma edição do Torvetur (Torneio de Verão e Turismo). 

Luizinho Ferreira Lima, Tauillo Tezelli e Marcelo Silveira
Caramuru Futsal - Campo Mourão/PR - 1975


Paralamas do Sucesso - Que País é Esse?


Os Paralamas do Sucesso (também conhecida somente por Paralamas) é uma banda de rock, formada no município fluminense de Seropédica, em 1983. Seus integrantes desde então são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria).

Legião Urbana - Que País é Esse (capa do álbum)

"Que País É Esse" é uma canção da banda de rock brasileira Legião Urbana. Foi escrita por Renato Russo em 1978, quando o mesmo ainda pertencia a banda Aborto Elétrico. Porém, ela só foi lançada com o álbum do Legião urbana "Que País É Esse", de 1987.

[Vídeo] Incrível talento de um artista de rua


Vi no Instagram, gostei demais e compartilho. Incrível a habilidade do rapaz. Não encontrei nada que informe quem e de onde ele é.


Fotos tiradas segundos antes de desastres acontecerem

Às vezes, alguém tira uma fotografia tão perfeitamente cronometrada que nunca mais conseguiria ser recriada.

Estamos falando daquele momento em que o cão decide vomitar em você no meio de uma selfie, ou quando você bate em um copo de água com o cotovelo e acaba saindo na foto segundos antes de ficar encharcado.

Confira algumas das imagens mais engraçadas dessas situações:















[ Revoada ]

[Vídeo] Concessionária oferece carros de luxo como se fossem miniaturas

Parecem carrinhos da Hot Wheels ou da Matchbox em um estojo de acrílico...


Mas não são miniaturas, são carros de verdade em tamanho natural, prontos para serem guiados.

Trata-se da Autobahn Motors, uma concessionária em Cingapura que vende carros de luxo, incluindo Bentleys, Ferraris, McLarens e Lamborghinis.

Os veículos ficam expostos como se estivessem numa dessas populares máquinas que vendem chocolate, biscoitos e refrigerantes. Até 60 carrões são exibidos em um prédio de 15 andares.


Assista:



18 de maio de 2017

Passando a limpo o país. Por Laerte


Gonzaguinha - Ocê I Eu


Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro, 22/09/1945 – Renascença [PR], 29/04/1991) foi um cantor e compositor brasileiro.


Ocê I Eu é faixa do álbum Cavaleiro Solitário, lançado em 1993.

Jerry Lewis e a cena da máquina de escrever


Jerry Lewis, nome artístico de Joseph Levitch (Newark, 16/03/1926), é um comediante, roteirista, produtor, diretor e cantor norte-americano.


A cena faz parte do filme Errado pra Cachorro (Who's Minding the Store?) que foi lançado em 1963.



Durante muito tempo achei que a música fora criada para especialmente para o filme de Jerry Lewis, mas descobri, há pouco tempo, que foi composta em 1950 pelo americano Leroy Anderson (veja abaixo).

Fantasma filmado em alagamento na Colômbia


Circula pela net um vídeo que mostra um fantasma numa filmagem de alagamento ocorrido há poucos dias em Barranquilla, na Colômbia. Veja e diga se não é estranho.

As multifunções do Listerine


Nem sei sé um bom enxaguante bucal, fim para o qual é produzido, mas encontrei o artigo abaixo no World Notícias, um site português, recomendando o uso dele para se livrar de caspa, piolhos, mosquitos, ou fungos nos pés. Confira:

Caspa
A caspa é provocada por fungos, e por suas propriedades, o Listerine resolve este problema. Pode-se aplicar puro, diretamente no couro cabeludo, ou fazer a mistura em partes iguais com óleo de bebe. Aplique, e deixe por 10 minutos. Em seguida enxaugue com água pura. Os fios podem ficar um pouco oleosos em seguida, portanto, o mais recomendado é que faça à noite. Repita de 2 vezes por semana até eliminar o problema.

Piolhos
Na temporada das infestações escolares, tenha Listerine sempre à mão, pois contém substâncias altamente tóxicas para os visitantes não esperados. O teor de álcool é outro aliado. Transfira o líquido para um frasco spray, e passe no couro cabeludo e nos fios de cabelo. Deixe secar naturalmente, e não enxaugue. Coloque também uma dose generosa de Listerine na máquina de lavar roupas para matar possíveis ovos, ou lêndeas, que tenham permanecido nas roupas.

Repelente
Se quer espantar mosquitos de um modo bastante eficaz, basta borrifar Listerine nos locais desejados. Seja numa mesa de piquenique, numa planta, ou no quintal, afasta praticamente todos os insetos voadores. O fato foi confirmado pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Fungos nas unhas e pés mais macios e sem pele seca e rachada
Os fungos que atacam os pés e unhas dependem da pele morta para florescer. É aí que entra o Listerine, já que pela presença da substância denominada salicilato de metila, faz com que as células mortas se desprendam, e caiam. Providencie uma bacia rasa, encha com Listerine o suficiente para cobrir os pés, e deixe-os mergulhados por 20 minutos. Repita 2 vezes por dia, até quando considerar necessário. Seque bem os pés ao retirá-los da bacia.  

16 de maio de 2017

Mourãoenses no Bataclan durante festa de aniversário da cidade em 1976


Do álbum do Wille Bathke Jr., foto mostra mourãoenses que integraram a Barraca Bataclan na festa de aniversário de Campo Mourão no ano de 1976.

Com a ajuda da minha prima Rosana e do Osvaldo Broza identificamos os personagens, mas algumas sem o sobrenome e apenas o apelido de um homem.

Nessa época, anos 1970, a festa de aniversário da cidade era realizada em frente da faculdade, onde atualmente existe a Casa da Cultura e o Teatro Municipal. Era denominada Festa das Nações por que várias barracas representavam vários países. Muitas dessas barracas ficavam aos cuidados de entidades e de turmas de alunos que aproveitavam o evento para juntar grana para as suas formaturas, como parece ser o caso desses amigos reunidos na foto.

Nessa edição da festa, lembro que nossa turma, do Colégio Estadual de Campo Mourão, ficou responsável pela sonorização do evento e eu me sentia um verdadeiro DJ cuidando de um simples toca discos como esse aí ao lado. Claro que ele era ligado a várias caixas de som espalhadas pela festa. E nós arrecadávamos um dinheiro quando pagavam para dedicar uma música para alguém querido.   

Bataclan era uma ''casa de mulheres'', por assim dizer, da novela Gabriela que parava o Brasil naqueles anos. É o nome também da famosa casa de shows de Paris, construída em 1864, onde uns fanáticos religiosos, em novembro de 2015, executaram um atentato terrorista com 90 mortes.  


Ana Vilela - Trem Bala


Ana Vilela, 18 anos, é uma compositora e cantora paranaense de Londrina.

Vídeo mostra apresentação de Ana Vilela no programa Altas Horas, da Rede Globo de Televisão.



Brasil, por Sinfrônio


Pessoas neuróticas são as que mais postam fotos no Facebook; entenda


Um estudo da Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra, analisou o comportamento de usuários do Facebook e concluiu que pessoas neuróticas postam mais fotos na rede social. Esse comportamento, segundo os pesquisadores, seria uma forma de compensar a falta de habilidades sociais e dificuldades de relacionamento. É como se a postagem intensiva funcionasse como uma 'válvula de escape' emocional. 

Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de agosto da Computers in Human Behavior. A análise teve como base a personalidade de pessoas com idades entre 17 e 55 anos – sendo a maioria mulheres – e como se comportavam na rede social. 

Os pesquisadores definiram como neuróticas "pessoas que têm uma natureza temperamental e são suscetíveis a estresse e ansiedade". O estudo mostrou que além dos neuróticos, os extrovertidos também postam mais imagens no Facebook. O que difere nos dois perfis é que, enquanto os extrovertidos enviam imagens para trocar a foto de capa do perfil, os neuróticos tendem a publicar um número maior de fotos por álbum, exibindo situações cotidianas.

Azar Eftekhar, aluna de doutora e autora do estudo, aponta que o comportamento pode indicar uma necessidade de compensar deficiências em outras habilidades. "Pessoas ansiosas ou neuróticas precisam de aprovação, mas não são boas comunicadoras e não têm habilidades sociais", lembra a especialista. "Os resultados sugerem que elas buscam aceitação por meio de postagens intensivas, para parecerem mais populares ou atrativas, e se mostrarem atualizadas com cultura popular", acrescenta. 

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que pessoas mais conscienciosas postavam mais vídeos e criavam álbuns de fotos, além dos gerados automaticamente pelo Facebook. "Essas pessoas são mais disciplinadas, organizadas e com objetivos, além de usarem mais editores de fotos e vídeos", destaca Eftekhar. 

As cidades mais caras do mundo para se tomar cerveja

A cidade mais cara do mundo para se tomar cerveja é Oslo, na Noruega, onde 500 ml de cerveja custam US$ 9,90, cerca de R$ 31,00. Os dados são do relatório anual do Deutsche Bank, “Mapping the World’s Prices” (Mapeando os preços do mundo, em tradução literal), que lista o preço médio de 0,5 litro de cerveja em cidades ao redor do mundo, ranqueando-as de acordo com o valor cobrado nos bares da região.

Em segundo lugar aparece Singapura que, apesar de não ter sofrido mudança de posição no ranking em relação a 2016, teve um aumento de 4% nos preços da bebida. Neste ano, o "pint" de cerveja lá custa US$ 9. Em seguida aparecem Hong Kong (US$ 7,70), que subiu quatro posições, e Nova York, nos EUA, em que a bebida custa US$ 7,40.

Duas cidades brasileiras aparecem na lista: Rio de Janeiro e São Paulo. A cidade maravilhosa apresenta o preço médio de US$ 3,90 por pint, valor que a fez subir quatro posições em relação a 2016, passando para o 36º lugar. A capital paulista, por sua vez, está na 39ª posição, com um valor médio de US$ 3,80 por 0,5 litro de cerveja. Com relação a 2016, os preços em São Paulo tiveram alta de 19%.

Confira, abaixo, as 15 cidades mais caras para se tomar cerveja:



15 de maio de 2017

Juvenal do Xaxixão com meu pai e os paraguaios. Campo Mourão, 1961

1- Guto Maidana, 2- Irineu Ferreira Lima, 3- Juvenal Pedroso e 4- Lino Maidana

Fornecida pelo amigo Juvenal Pedroso, do Xaxixão, mostra ele ao lado de meu pai e amigos na festa de casamento de meus tios Cleuza e Rodolfo Fontoura da Silva. 

Juvenal é o menino de terno escuro logo à frente de meu pai, Irineu Ferreira Lima, que está com a mão na camionete. 

Tia Cleuza, irmã de meu pai, conta que o casamento foi no dia 17 de setembro de 1961 (eu ainda não tinha completado um ano de vida ainda) e o registro deve ter sido feito na Chácara Casa Branca, aqui em Campo Mourão, onde eles moravam nessa época, logo após terem vindo de Centenário do Sul. A chácara era ali entre a Lanchonete Tio Patinhas e a Campagro. 

Meu pai lembrou que na foto estão seu Lino Maidana e o filho dele Guto. Eles foram sócios numa oficina automotiva nos primeiros anos da família Ferreira Lima em terras mourãoenses. Lembro do seu Lino sempre muito bem alinhado, na maioria das vezes de terno, andando pelas empoeiradas ruas da cidade. 

Seu Lino e o filho eram paraguaios, assim como outros na foto que meu pai não soube identificar os nomes. Joguei futebol com um outro filho dele, o Rosalino, na época do time do Seu Chico. 

Meu pai conta que no início dos anos 1960 muitos paraguaios moravam por aqui, que existia um acampamento na região do aeroporto municipal com dezenas deles, a maioria fugindo do regime do então ditador paraguaio Alfredo Stroessner (1954 a 1989). Ele, meu pai, acha que esse senhor de terno branco, bem à frente, era um grande opositor do ditador guarani e estava por aqui em um auto-exílio. 

Juvenal é amigo de longa data, desde os tempos em que iniciou no ramo de alimentação com um trailer que funcionava em frente da porta principal da catedral mourãoense. Falo para todo mundo que o melhor sanduíche do mundo é do Xaxixão. O mais caro de todos, mas o melhor! Brinco sempre dizendo que é um ladrão e ele devolve a brincadeira, com toda sua gentileza: "Estou aqui para ganhar e não para te agradar!"

Squirrel Nut Zippers - Blue Angel


Squirrel Nut Zippers é uma banda americana formada em 1993 em Chapel Hill, na Carolina do Norte.


Blue Angel é faixa do álbum Hot, lançado em 1996.

Renato Albani e as multifunções irritantes do Rodrigo Hilbert


Renato Albani é um humorista capixaba.

Rodrigo Hilbert Alberton (Orleans (SC), 22/04/1980) é um ator e apresentador brasileiro.

Cuidado com os palavrões.

Flyte: a lâmpada LED que levita e dura 50 mil horas

Parece mágica, mas é magnetismo. Conheça a lâmpada inovadora financiada de forma coletiva


A maior ambição do designer Simon Morris era construir uma lâmpada. Mas não uma lâmpada qualquer. Como ele sempre foi vidrado em fazer objetos levitarem por meio de magnetismo, Morris botou na cabeça que iria fazer uma lâmpada flutuante e que funcionasse sem baterias. E ele conseguiu, depois de um árduo caminho.

Ao lançar mão da tecnologia sem fios e de outras invenções, sua equipe projetou uma lâmpada flutuante com a proposta "sutil e elegante", cuja base de madeira é composta por cinzas, carvalho e nogueira reutilizados.

A lâmpada ilumina automaticamente quando é colocada acima da base de madeira. Parece mágica! Basta posicionar a lâmpada acima da base e tocá-la para que a bichinha brilhe.

A base é conectada à parede por um fio, fornecendo a energia para a luz. Quando não está ligado, o dispositivo pode ser usado para carregar telefones.


Mas além de tudo isso, a Flyte, como foi batizada, é alimentada por LEDs de longa duração, então a ideia é que a lâmpada nunca precise ser trocada. Morris estima que o bulbo duraria cerca de 50 mil horas, ou 12 horas por dia, durante 11 anos.

O vídeo mostra como a lâmpada funciona, dê uma olhada.


[ eCycle ]

Alguns não se incomodam com falta de caráter, covardia e oportunismo

Esse blog foi criado para minha diversão e, principalmente, para mostrar amigos e familiares que ajudaram na história de nossa Campo Mourão, mas hoje fujo um pouco desses temas indignado que estou em ver tanta coisa errada acontecendo em nosso Brasil. O tema é político, mas são situações que retratam um pouco a falta de caráter de muitos de nós, brasileiros.   

Interessante como algumas pessoas conseguem captar situações e, em seguida, repassar adiante o verdadeiro sentido do ocorrido, o que não é o meu caso, pois demoro a chegar em uma conclusão, apesar da indignação ser imediata. 

Replico matéria do Portal Terra com o posicionamento do novelista Aguinaldo Silva (na foto, à esquerda) frente a atitude do ex-presidente Lula de jogar a culpa na aquisição (no caso, aceitar o presente da OAS) do triplex. E a indignação do artista é pessoal, sem nenhuma conotação política, e mostra como o Lula foi cruel, oportunista e covarde. Da mesma forma como o foram a campanha da loja Marisa e a revista Veja na escolha da capa da edição dessa semana. 

A indignação é minha também. Tem algo muito errado no Brasil no momento: gente torcendo por corruptos e corruptores é assustador. Da mesma forma que assusta ver um jogador de futebol condenado por assassinato (matou, esquartejou e sumiu com o corpo de uma mulher) ser recebido com aplausos e pedido de autógrafos, enquanto que outro atleta é recebido com xingamentos e ameaças apenas por sua opção sexual. 

Sou daqueles que acreditam que o Brasil está sendo passado a limpo, que sabem que o processo é demorado, mas que querem muito que saibamos interpretar melhor as artimanhas dessa limpeza. Vamos deixar de lado o ''clubismo' e pensar no coletivo, num país melhor logo. Cadeia para os culpados -- mesmo que seja cadeia em casa, com uma tornozeleira da vergonha -- e, claro, que os cofres públicos sejam ressarcidos o mais rápido possível (incrível como tem gente que não se espanta com os valores envolvidos nos desvios. Quando um envolvido concorda em devolver R$ 100 milhões, é por que roubou muito, muito mais, penso eu. E cem milhões de reais, ou apenas um milhão, é muito dinheiro em qualquer lugar do mundo. Um real roubado já é crime! )  

Leiam abaixo a íntegra da matéria do Blog Sala de TV com o posicionamento de Aguinaldo Silva (os destaques são meus).

Novelista critica uso de Dona Marisa como “bode expiatório”     

Aguinaldo Silva protestou contra a responsabilização de Dona Marisa no depoimento de Lula
Foto: TV Globo/Divulgação, Veja/Reprodução e Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, na quarta-feira (10), o fez usar o Twitter para criticar a maneira como a ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em decorrência de um AVC, em fevereiro, foi citada pelo líder petista.

“Pelo que pude entender, os crimes foram reconhecidos, mas foram todos atribuídos a quem já morreu e não pode se defender nem ser punido”, escreveu Silva no microblog.

A respeito da sororidade – movimento de união entre mulheres –, o novelista fez um questionamento: “Mexeu com uma, mexeu com todas. Mas transformar dona Marisa Letícia em bode expiatório depois de morta, pode, não é?”

Em outro tweet, ele se explicou melhor para não ser acusado de partidarismo: “Não tem a ver com política, e sim com caráter e vergonha na cara. Por isso não consigo parar de pensar no que fizeram com dona Marisa Letícia”.

A opinião de Aguinaldo Silva vai ao encontro dos críticos de uma rede de varejo que, num senso de oportunidade (ou seria oportunismo?) publicitário, lançou uma campanha com alusão à ex-mulher de Lula.

“Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa”, diz o anúncio de Dia das Mães veiculado na internet, em referência à citação da ex-primeira dama, no depoimento de Lula, como responsável pelo imbróglio do tríplex do Guarujá, na acusação de corrupção envolvendo o petista e a construtora OAS.

Dona Marisa, que sempre guardou distância dos holofotes para evitar a superexposição na mídia, também virou capa da edição desta semana da ‘Veja’.

O título ‘A Morte Dupla’, escrito sob um porta-retrato com a foto da ex-primeira-dama, também gerou protestos, inclusive do departamento de jornalismo da PUC-SP, uma das mais respeitadas faculdades de comunicação do País.

“A exposição de sua foto, na capa, cumpre a função de punir exemplarmente, a exemplo dos rituais da Sagrada Inquisição”, diz um trecho da nota divulgada pela universidade.