27 de abril de 2017

Fertimourão Futsal - 1986

Foto mostra formação da Fertimourão Futsal durante as disputas de um campeonato mourãoense.

A equipe serviu de base para a seleção de Campo Mourão que conquistou o vice-campeonato dos Jogos Abertos do Paraná (Jap´s) de 1987, que foi disputado aqui em nossa cidade, e de campeão da edição seguinte dos Jap´s, que foi realizado em Guarapuava. 

Os Jogos Abertos do Paraná, por anos, foi considerada como a segunda mais importante competição de disputa do futsal. Ali se enfrentavam as mais fortes seleções de todo o Estado. 

Marcelo, Eu, Dealmir, Sebastião, David, Silvio e Getulinho participamos da conquista em Guarapuava. 


Fertimourão Futsal 1987
em pé (da esq. para a direita): Edvaldo Futrika Lopes, Marcelo Silveira, Luizinho Ferreira Lima, Dealmir Salvadori, Sebastião Mauro, David Miguel Cardoso e Antonio "Santo Antônio" Ferreira
agachados: Laércio Zarske, Silvio Carvalho Cintra, Severo Zavadaniak, Robertinho Leitner e Getulinho Ferrari

Sophie Zelmani - "Stay With My Heart"


Sophie Zelmani (nascida Sophie Edkvist, 12/02/1972) é uma cantora e compositora sueca que lançou seu primeiro single em 1995, chamado "Always You".


Stay With My Heart é faixa do álbum Love Affair, lançado em 2003.

Do Entre Rios: Ezoel folgadão

Ezoel, da Bolsa de Imóveis, é amigo de longa data, parceiro de futebol no Clube dos 30 e uma das pessoas de maior presença de espírito que conheci. Sempre marcou muitos gols. Agora, enfrentando um problema respiratório, anda mais para a turma do Romário, quanto menos esforço físico, melhor! 

Dias desses, pelada disputadíssima e um companheiro dele, grita incentivando: 
- Vamos correr, Ezoel. 
E ele: 
- Pra que? Não fiz nada pra ninguém...

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2005.

Ezoel Pereira atualmente reside em Balneário Camboriu, onde continua na lida do ramo imobiliário.

Leopardo se dá mal ao atacar porcos-espinhos


Dois porcos-espinhos se apresentaram como "almoço" para um leopardo no Parque Nacional de Kruger (África do Sul). Mas o felino aprendeu uma lição.

O leopardo investiu contra o proco-espinho mais próximo, porém acabou rechaçado pelo poderoso sistema de defesa do animal.

Corajoso - e com muita fome, provavelmente - o felino tentou almoçar o segundo porco-espinho. Novamente, acabou de boca vazia e cheio de espinho cravados no corpo.

As imagens foram feitas por uma turista e postadas no YouTube pela Kruger Sightings.

Assista:



Nem o mais fanático consegue defender o sapo barbudo diante dessa prova


25 de abril de 2017

Cartório Dona Julia Futsal - anos 1970

Cartório Dona Julia Futsal - Campo Mourão/PR - 1975
em pé (da esq. para a direita): Beto Wilhiam, Geraldo Teodoro de Oliveira, Paulo Gilmar Fuzeto e Nêgo Teodoro de Oliveira
agachados: Ubirajara "Birinha" Ferreira Gonçalves, Nivaldo "Padeirinho" da Silva (in memorian), Aldevino "Vininho" da Silva e Alcione de Lima
Do álbum do Birinha, foto de 1974/75 mostra a equipe de futsal que representou o Cartório Dona Julia em um campeonato realizado na recém inaugurada Cancha Tagliari.

Julia Tavela Borges, a Dona Júlia, já falecida, era viúva do pioneiro Harrison José Borges e mãe do meu amigão, também já falecido, Hamilton Tavela Borges. O cartório é o atual Do Waldemar. 

Birinha, Gilmar e Beto Wilhiam continuam residindo em Campo Mourão. Vininho reside atualmente em Jaragua do Sul (SC). Perdi contato com os manos Geraldo e Nêgo Teodoro de Oliveira e o Alcione de Lima, neto do pioneiro advogado mourãoense Ari Geraldo Assunção (in memorian). 

You+Me - "Love Gone Wrong"


You+Me é um duo de música popular que consiste no músico e compositor canadense Dallas Green, mais conhecido como City and Colour, e a cantora e compositora americana Alecia Moore, mais conhecida como P!nk. Seu álbum de estréia, intitulado Rosa Ave, foi lançado em 14 de outubro de 2014, pela RCA Records. O primeiro single promocional do álbum, "You and Me", estreou em seu canal Vevo no dia 8 de setembro de 2014.

Dica da minha filha Sarah. 

As frases engraçadíssimas do PX

Em nossos momentos de lazer gostamos de jogar tranca, no Clube 10, onde desopilamos e aproveitamos para saber mais da vida (dos outros) com o Profeta PX (Português Xarope), que volta e meia solta um frase de efeito. 

Selecionei três delas para que tenham ideia do que ocorre quando o tico e o teco se encontram naquela cabecinha: 

“É melhor morrer do que perder a vida” 
“Difícil? Difícil é colocar cueca em carrapato” 
“A morte acaba com a vida da pessoa”. 

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2005.

Veja 8 benefícios da castração para seu cão ou gato

Castrar faz bem para a sociedade e para a saúde do seu animal

Existem muitos mitos sobre a castração de animais de estimação. Uma das crenças mais comuns é que fêmeas devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam saudáveis e felizes. Já no caso dos machos, crê-se que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar.

Todas as afirmações acima são falsas, tanto para cães quanto para gatos.

Os animais não precisam cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados para sentir-se satisfeitos ou completos. Em outras palavras, sua saúde física e mental não será comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes. Esses são valores humanos. A realidade é que os cães agem por instinto e estão mais sujeitos à frustração se não forem castrados.

Já imaginou quantas fêmeas entraram no cio, nos últimos anos, em seu prédio ou na sua rua? Esses possíveis “parceiros” são percebidos à distância pelos animais, mas não pelos humanos. Isso significa que o seu cachorro ou gato instintivamente vai querer cruzar, às vezes durante dias seguidos, sem nunca conseguir. Isso, sim, pode gerar frustração e representar um estresse constante na vida do seu cão ou gato.

Castrar o seu animal é um ato de responsabilidade social: você estará não apenas prevenindo possíveis doenças (veja abaixo), como também contribuindo para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos. Você já reparou a quantidade de animais que vive na rua?

Além do que destacamos acima, conheça outros 8 bons motivos para castrar o seu cão ou gato:

1. Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: se forem castradas antes do primeiro cio, a chance de cadelas desenvolverem a doença é quase zero. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.


2. Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.


3. As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.


4. Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

5. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.


6. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.


7. Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.


8. Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.

7 alimentos que você guarda na geladeira mas não deveria

Provavelmente você já guardou muitos desses itens da forma errada


Para muita gente, a geladeira é um território seguro para armazenar todo tipo de alimento. Porém, isso não passa de um mito, uma vez que o tempo de vida de certas frutas e legumes pode, sim, ser prejudicado justamente pela geladeira. Ao conhecer a forma correta de preservar cada coisa, você mantém os alimentos adequados para consumo por mais tempo e evita o desperdício.

Abaixo, veja quais alimentos você nunca deve colocar na geladeira, de acordo com a nutricionista Gabriella Alves, da clínica Corpometria. 

Tomates
Se você, assim como nós, aprendeu a colocar os tomates direto na geladeira, é hora de desfazer esse hábito. Os tomates adquirem mais rapidamente uma textura "esfarinhada" ao serem guardados dessa forma. O melhor é deixá-los em um local seco.

Batatas
O ideal é armazena-las em local seco e fresco. Qualquer tipo de batata (inglesa, doce, baroa, etc.) deve ser armazenada dessa forma. A não ser que estejam em embalagens a vácuo, quando podem ser refrigeradas.

Cebola e alho
Não há necessidade de colocar esses itens na geladeira, pois isso poderá deixá-los mais úmidos, facilitando a formação de fungos.

Frutas
O ideal é guarda-las em local seco e fresco. Coloque na geladeira só quando estiverem maduras demais, assim você evita a deterioração das mesmas.

Pães
Com a refrigeração, o pão acaba ganhando muita umidade, o que pode causar mofo. Uma alternativa, caso o alimento não seja consumido em poucos dias, é o congelamento.

Pó de café
Com a alta umidade na geladeira, não é interessante refrigerar o pó de café. O ideal é armazená-lo em local seco e fresco, de preferência em pote vedado, evitando a entrada de insetos.

24 de abril de 2017

Auto Eletro Paulista Futsal - 1983

Formada por atletas que na sua maioria faziam parte da seleção mourãoense de handebol, a equipe de futsal da Auto Eletro Paulista tinha como objetivo principal a diversão e, mesmo assim, sempre conquistou ótimas colocações nos campeonatos citadinos realizados no início dos anos 1980 em nossa cidade.

Destaque especial para o Ione Sartor, o melhor jogador de futsal que nossa cidade já teve. Nesta equipe, apenas ele, eu e o Pedro Ivo éramos atletas do futsal. Juntos, nós três, fizemos parte da Associção Tagliari na conquista do nosso primeiro título estadual, em 1979. Os demais, todos craques do handebol.

Auto Eletro Paulista era uma oficina especializada em baterias e parte elétrica automotiva fundada por meu pai, Irineu Ferreira Lima.

Beto Tonet é engenheiro agrônomo e recentemente mudou-se para o estado do Tocantins. 

Luiz Carlos Prates, o melhor atleta de toda história do nosso handebol, é funcionário do Banco do Brasil em Campo Mourão. 

Dula, mano meu, é professor de educação física. Ele e a esposa, Silvia, fazem doutorado na Espanha.

Pedro Ivo Szapak reside em Campo Mourão. Ele foi nossa colaborador na oficina de meu pai por muitos anos. Ele ainda atua no mesmo ramo, em um oficina elétrica.

Birão Rodrigues é funcionário da Coamo, em Campo Mourão.

Marcelo de Oliveira Lima é o atual secretário de esportes mourãoense.

Ione Sartor curte merecida aposentadoria como funcionário do Banco do Brasil, em Curitiba.

Wander, meu mano, reside em Campo Mourão e ainda atua no ramo do meu pai. 

Walmir, outro mano meu, é professor de educação física e atual diretor da Escola Municipal Urupês.

Auto Eletro Paulista Futsal - Campo Mourão/PR - 1983
em pé (da esq. para a direita): Roberto "Beto" Tonet, Irineu Luiz "Luizinho" Ferreira Lima, Luís Carlos Eufrásio Prates, Walcir "Dula" Ferreira Lima e Pedro Ivo Szapak.
agachados: Ubirajra "Birão" Rodrigues, Marcelo de Oliveira Lima, Ione Paulo Sartor, Wander e Walmir Ferreira Lima

Jerry Adriani - "Monte Castelo"


O cantor Jerry Adriani, um dos ídolos da Jovem Guarda no anos 1960, morreu no domingo, 23, no Rio. Adriani, que completara 70 anos em janeiro, estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, para se tratar de um câncer. A morte foi anunciada pela família em um dos perfis do cantor no Facebook.

Biografia
Ícone da Jovem Guarda, Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo.
Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi "Italianíssimo", quando cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira.
Em 1965, o cantor passou a gravar em português, com músicas reunidas no disco "Um grande amor".

Carreira na TV e no cinema
Também na década de 1960, Jerry virou apresentador do programa “Excelsior a Go Go”, da TV Excelsior. O programa coapresentado por Luiz Aguiar era um musical com apresentações de artistas como Os Vips, Os Incríveis e Cidinha Santos.
Outro programa musical que ele comandou foi "A grande parada", no ar pela TV Tupi em 1967 e 1968. Ele era um dos apresentadores ao lado de Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marilia Pera.
Além da TV, Jerry se aventurou pelo cinema. Ele cantou e atuou em “Essa gatinha a minha” (com Peri Ribeiro e Anik Malvil); “Jerry, A grande parada”; e “Jerry em busca do tesouro” (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara).

Parceria com Raul Seixas
Jerry Adriani também aproveitou de sua fama para dar apoio a novos artistas. Ele, por exemplo, foi um dos primeiros a incentivar um então pouco conhecido Raul Seixas.
Raulzito e os Panteras atuaram como banda de apoio de Jerry por três anos. O cantor gravou músicas de Raul (”Tudo que é bom dura pouco”, “Tarde demais” e “Doce doce amor”) e foi produzido pelo maluco beleza entre 1969 e 1971.
Depois da TV e do cinema, Jerry tentou a sorte no teatro. Em 1975, participou do musical “Brazilian Follies”, tendo ficado um ano e meio em cartaz.
Após essa experiência, ele seguiu fazendo shows e gravando discos. Em 1985, lançou "Tempos Felizes", com regravações dos tempos de Jovem Guarda.
No inicio da década de 1990, Jerry se dedicou a um disco sobre as origens do rock, com o nome "Elvis Vive". Em 1994, participou da novela “74.5 uma onda no ar”, exibida pela TV Manchete. Um ano depois, fez shows para comemorar os 30 anos da Jovem Gurda e participou como convidado especial de uma coletânea do estilo.
Em 1996, voltou à música italiana, com o disco CD “IO”. Em 1997, teve duas músicas em trilhas de novelas da Globo. "Engenho" fez parte da trilha de "A indomada", e “Con te partiró", dueto com a italiana Mafalda Minnozzi, foi parar na trilha de "Zazá".

Versões de Legião Urbana
Também na década de 1990, saiu o disco "Forza Sempre" (1999). O trabalho tinha apenas músicas da Legião Urbana regravadas em italiano.
Foi um dos maiores sucessos da carreira de Jerry Adriani desde os tempos da Jovem Guarda. De acordo com o site oficial do cantor, bateu a marca de 200 mil cópias. De quebra, "Santa Luccia Luntana" foi bastante tocada na novela "Terra Nostra".
O primeiro DVD da carreira foi gravado em 2007, no Canecão, no Rio. “Jerry Adriani Acústico Ao Vivo” trouxe sucessos e inéditas em formato acústico. Em 2011, lançou o CD “Pop, Jerry & Rock”, incluindo homenagem para Raul Seixas e Tim Maia na música “2012”. A ideia de cantar outros ícones da músicas brasileira e do rock rendeu ainda o show “Jerry toca Raul & Elvis”.
Em 2014, Jerry Adriani completou 50 anos de carreira. Ele seguia em turnê pelo Brasil. (com informações do Estadão e G1)

Monte Castelo é uma composição de Renato Russo, faixa do álbum Quatro Estações, do Legião Urbana, lançado em 1989. 

 

[Vídeo] Flagra de pedido de aposentadoria no Brasil


Ademir Iba enviou flagrante acima de um brasileiro comum indo ao INSS requerer sua sonhada aposentadoria. Parece que foi recusada por falta de documentação...

via GIPHY

[Vídeo] Bob Marley Iluminando a Escuridão


Vídeo abaixo, do filme Eu Sou a Lenda, conta uma passagem verdadeira da vida de Bob Marley. Assista e veja como o jamaicano tentou a vida toda ILUMINAR A ESCURIDÃO.


Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Nine Mile, 06/02/1945 — Miami, 11/05/1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.

Dedicado a protestar contra problemas sociais, levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafári.


Marley morreu em maio de 1981, vencido por um câncer que se espalhou por seu cérebro, pulmão e estômago.



Que planta escolher para uma pessoa querida?


Plantas são presentes que agradam, eu acho, a todo mundo. Mas, claro, é preciso que se escolha bem a planta que se vai dar de presente - não adianta dar um cacto para quem quer sentir o aroma da rosa ou, dar uma planta quer requeira muitos cuidados aos que não têm tempo ou gosto de ficar no jardim.

Geralmente quem pensa em uma planta para dar de presente, pensa logo nas flores mas, nem só de flores se faz a festa - tem quem goste de receber mudas: manjericão, alecrim, arruda e sálvia são as minhas preferidas por exemplo, mas também podem ser mudinhas de couve-lombarda, couve-manteiga, brócolis...

Um presentão mesmo seria uma caixa inteira de mudas de hortaliças para aqueles que sonham em fazer sua própria horta de metro quadrado, não é?

Então, aqui junto algumas sugestões de plantas e flores que você pode escolher para dar de presente ao seu melhor amigo, à sua mãe ou filha ou até ao seu marido (que talvez faça bom uso de um vaso de sete-ervas, o clássico da proteção brasileira).

Vamos então à algumas dicas para escolher a planta ideal para uma pessoa querida. E isso, claro, vai depender do tipo de pessoa você quer presentear.

1. Pessoas que "não gostam de plantas"
Para aquelas pessoas que dizem não gostar de cuidar de plantas, porque não têm dedo verde ou não têm tempo nenhum para se dedicarem a podas, regas e adubações, presenteie-as com cactáceas (cactos), violetas ou amores-perfeitos, algumas das plantas mais fáceis de se lidar em casa, no jardim ou escritório.

2. Pessoas que adoram jardinagem
Para aqueles que gostam de cuidar das plantas, têm o tempo necessário e até fazem dessa prática uma terapia para a vida, que tal umas ideias diferentes para montarem um jardim sensorial ou uma lhe dar uma prímula de presente?

3. Para os amantes de flores
Já para aquelas pessoas que amam flores, minha recomendação é de que se dedique a formar um jardim, no chão ou em vasos, que atraia abelhas, flores e borboletas e também beija-flores. Imagina só que jardim florido será esse, não?Entre as espécies indicadas estão: verbenas, margaridas, maracujá, girassol, lavanda, sálvia, borragem, etc.

4. Pessoas que moram em lugar pequeno
Para aquelas pessoas que moram em apartamento e têm pouco espaço, nós indicamos as mini-suculentas que ficam muito lindas em um jardim pequeno, de canto de janela, ou uma horta suspensa, se o seu gosto for por cultivar sua salada de cada dia.
Mas, se seu apartamento não tem espaço nem para um jardim em pé como esse de acima, dê uma olhada aqui no Livi, um modelo de mini-jardim que caberá em qualquer janela e fica muito charmoso.

5. Pessoas que gostam mesmo é de cozinha
Mas, para aquelas pessoas que adoram cozinhar, realmente o melhor presente são algumas mudas de ervas aromáticas e especiarias, penso eu, e uma ideia boa de como se fazer um pequeno jardim, de cozinha ou varanda, com as plantas que você presentear.

6. Pessoas que gostam de enfeites
Já para as pessoas que gostam de casa enfeitada, nada melhor do que presentear plantas ornamentais ou ramos de flores bem escolhidas como tulipas, rosas ou açucenas, que têm boa durabilidade depois de cortadas, ou então orquídeas que se bem cuidadas mantêm a floração.

7. Pessoas que fazem uso de remédios caseiros
Alguns dos melhores remédios naturais de uso popular podem ser tirados de ervas medicinais que cultivamos no nosso jardim: camomila, babosa, alfazema, alecrim e tantas mais são bons exemplos. Que tal presentear a pessoa querida que gosta de um remédios caseiro, com uma destas 8 plantas medicinais fáceis de se cultivar em casa?

8. Pessoas espiritualizadas
Para a proteção espiritual não há nada melhor do que um vaso de 7 ervas - pimenta, arruda, alecrim, guiné, espada-de-São-Jorge, comigo-ninguém-pode e manjericão são as clássicas. Mas, claro, cada crença tem as suas e eu acho que, dentre as que mais protegem está a aroeira.

9. Pessoas que prezam muita pela saúde
Dracena
Se a pessoa querida for daquelas que prezam pela saúde, que tal presenteá-la com uma das as 5 plantas mais eficientes para purificar o ar da sua casa? Bálsamo Crassula argentea, Clorofito Chlorophytum comosum, Palma ou Opuntia Consolea falcata, Bromelia Guzmania lingulata, Dracena fragrans são plantas que alteram a composição dos gases que causam danos à saúde e purificam o ar dentro de casa.

10. Pessoas que precisam de boa sorte
E para finalizar, quem sabe você gostaria de presentear seus amigos com uma planta que a sabedoria popular diz trazer boa sorte? Para isso, nada melhor do que um vaso de pimenteiras, vermelhinhas, coloridas, biquinho ou de cheiro, uma mudinha de manjericão miúdo ou um lindo ramalhete de girassol.