30 de março de 2017

A ameaça de morte ao Faro Fino

José Carlos da Silva, o Faro Fino
Cheguei na Rádio Colmeia mais cedo, logo após o almoço, e no radinho da minha sala escuto o nosso repórter policial, o popularíssimo Faro Fino, desancando o autor de uma carta que o ameaçava de morte caso continuasse com seu programa e as denúncias dos marginais que atuavam em nossa cidade. 

- "Pode vir, não tenho medo de ninguém. Você só tem coragem através de uma carta... pessoalmente deve ser um tremendo covarde", bradava o líder de audiência por muitos anos em nossa emissora, enquanto o telefone da emissora não parava de tocar, a maioria querendo que ele desse 'nome aos bois'. 

Preocupado, esperei terminar o programa e fui falar com ele, pedindo para ter cuidado que essa gente podia mesmo fazer algo de ruim para ele. Isso numa época que a cidade era muito tranquila, com pequenos furtos e alguns desentendimentos verbais como destaque nos Boletins Policiais. 

- "Luizinho, disse ele, não se preocupe. Ninguém me ameaçou não, nem carta existe. Faz dias que não acontece nada na cidade e eu estava sem notícia para os meus ouvintes, daí inventei essa e parece ter dado certo, o telefone não para de tocar". 

José Carlos da Silva, o Faro Fino, atuou por anos como agente da polícia civil e nessa época comandava um dos programas com maior audiência naqueles anos. Acho que ele se aposentou da Polícia. Dos microfones ele se aposentou a muitos anos. Faro Fino é cunhado do meu primo Zé Gordo.

Nos anos 1980 e 1990 fui o gerente administrativo da Rádio Colmeia AM de Campo Mourão.

The Dead South - "In Hell I'll Be In Good Company"


The Dead South é uma banda canadense, originária de Regina, capital da província de Saskatchewan.


In Hell I'll Be In Good Company é faixa do álbum Good Company, lançado em 2014.

Nossa majestade o Rei Pelé!

O ano é 1968. O Santos está enfrentando a seleção universitária da Colômbia. O juiz não marca um pênalti para o time brasileiro. Pelé reclama e recebe o cartão vermelho. Sem dar um pio, o Rei deixa o campo. A torcida reage diferente. 

Como a maioria das pessoas estava ali para ver Pelé em ação, o árbitro vira alvo de uma chuva de pedras e almofadas. Logo torcedores invadem o campo e agridem o juiz, que acaba sendo substituído por um bandeirinha. Qual é a primeira atitude do sujeito? Revogar a expulsão. Sua Majestade volta para o campo e a torcida enlouquece. (No DVD Pelé Eterno)

Sou da turma que não gosta do cidadão Edson Arantes do Nascimento, mas é apaixonado pelo Pelé. Para mim, pelo pouco que vi ao vivo e pelo muito que li e assisti, ele será sempre insuperável como jogador de futebol. Um exemplo da capacidade do santista: no campeonato paulista de 1958 ele foi o artilheiro com... 58 gols.

Sempre que vejo alguém dizendo que Maradona, Messi, Neymar ou o Robertinho Pizza é/foi melhor, falo para me procurarem quando um deles ganhar três Copas do Mundo, dois Mundiais Interclubes, marcarem mais de mil gols, isso numa época que a bola, campo, chuteira eram os mais rústicos possíveis. Atualmente tudo favorece, tanto que tem um monte de perna de pau, que só sabe correr, com salários milionários (vide os Higuain, Aguero da vida. Lembrei apenas dos hermanos. Tem o Di Maria que também acho fraco, mas ele é melhor que os dois centroavantes argentinos). Sem falar das trocentas câmeras filmando tudo que não fazem em campo. Na época do Pelé eram poucas e sem recurso algum. Aliás, quando ele começou jogar nem transmissão ao vivo era possível ainda. Atualmente, até o Messi ''gorfando'' em campo é transmitido para todos os cantos do mundo no mesmo instante. 

Para mim o gol mais bonito do Pelé foi esse abaixo, contra a então Thecoslováquia na Copa de 1970. Incrível como o Rei vira o dorso para dominar a bola no peito e estufar a rede em seguida. Assista.


[Humor] Batalha de cabeçadas entre carneiro e bezerro


Descobri que essas cabeçadas são chamadas de marradas e é uma forma de determinar quem manda no pedaço. 



De forma bem suave ficou determinado que a decisão fica para a próxima. Fiquei com a impressão que o bezerro dormia. Ele não esboçou nenhuma reação, parecendo o meu São Paulo FC.

Aplicativos para identificar ligações de números ocultos


"Número não identificado" ou "chamada privada". É a segunda vez que uma mensagem como essas aparece na tela do seu celular, que vibra sem parar, e provavelmente não será a última. Você pensa: "com certeza é spam".

Mas, e se não for? E se for urgente? E se você quiser responder?

Muitas chamadas de números restritos ou não identificados vêm de empresas de telemarketing tentando vender produtos que não solicitamos.

Mas também podem ser chamadas de empresas que parecem ter origem no exterior. Ou até de alguém cujo número de telefone não está guardado na sua agenda.

Ocasionalmente, você acaba atendendo e a ligação é um spam.

Para que isso não aconteça, você pode usar aplicativos que identificam números desconhecidos. A BBC Mundo selecionou cinco deles.

Esse aplicativo está disponível para Android e iOS. Foi desenvolvido pela companhia americana Tel Tech, de Nova Jersey, Estados Unidos. O serviço custa US$ 5 por mês.
Aplicativos prometem não só identificar chamada mas mostrar perfil de quem telefona
Ele funciona da seguinte maneira: quando se recebe uma chamada de número desconhecido, é possível recusá-la apertando duas vezes um botão de bloqueio. Em seguida o app envia uma mensagem de texto com o telefone de quem fez a chamada e se ele está vinculado a um endereço específico.
O aplicativo também oferece a opção de incluir os números não desejados em uma lista negra.
"Ele não foi desenvolvido para espiões nem para fanáticos em tecnologia", disse o presidente da TelTech, Meir Cohen, no lançamento do aplicativo. "Todo mundo odeia receber chamadas de números ocultos. Todos querem ter a opção de saber quem está chamando e ter a opção de atender ou não".

Sua desenvolvedora, a empresa sueca True Software Scandinavia AB, afirma que o app tem mais de 85 milhões de usuários em todo o mundo.
Ele está disponível para iOS, Android, BlackBerry OS e Windows Phone, entre outros. Também se pode usar o serviço por meio de sua página na internet.
Ele funciona com uma base de dados de milhões de números previamente identificados. Depois de reconhecê-los, o aplicativo permite que eles sejam bloqueados. O programa também pesquisa na internet informações relacionadas a quem fez a chamada.

Criado pela desenvolvedora de softwares Smartlogic, com sede nos Estados Unidos e no Reino Unido, esse app pode ser baixado gratuitamente desde outubro do ano passado.
Para utilizá-lo não é preciso estar conectado à internet. Além de ter as mesmas funções dos aplicativos descritos acima, o Track Caller Location permite descobrir a localização do autor da chamada, desde que o celular dele use sistema GSM.

Empresa desenvolvedora de aplicativos diz filtrar meio milhão de ligações problemáticas por dia
A empresa que o desenvolveu, a Gogolook, de Taiwan, diz que o aplicativo gratuito filtra 20 milhões de chamadas por dia e identifica meio milhão delas como problemáticas ou desonestas.
Da mesma forma que o Contactive, o Whoscall identifica as ligações a partir de uma base de dados de 600 milhões de números, segundo a empresa.
Uma vez identificados os números não desejados, o app permite bloquear suas ligações e mensagens de texto.

O aplicativo do desenvolvedor BadAix é similar ao anterior da lista, Whoscall.
Porém, ele é capaz de detectar quem está por trás de um texto de WhatsApp, inclusive quando o usuário não se identifica por um nome no serviço de mensagens eletrônicas.
Ele também permite reconhecer a origem dos textos enviados pelo Messenger da rede social Facebook e oferece a possibilidade de configurar smartphones para que filtrem as chamadas em função dos contatos .
Com esses aplicativos você pode configurar sua própria lista negra de números de telefone não desejados e evitar assim um aborrecimento.

29 de março de 2017

Colorado, campeão mourãoense infanto-juvenil de 1974

Com a colaboração do amigo Hugo Spilka, residindo atualmente na vizinha Luiziana, mostro nesta postagem a equipe infanto juvenil do Colorado Esporte Clube, campeão mourãoense de 1974.

A foto, tirada na Cancha Tagliari, mostra, além do próprio Hugo, os irmãos Legnani, que nessa mesma época mudaram-se para Foz de Iguaçu, onde defenderam por anos o futsal daquela cidade (Silas jogando, e muito, e o Elton como preparador físico). Amarildo é o irmão mais novo dos craques Gilmar e Beline. Jorginho Bernini é empresário do ramo de cosméticos. Edson Pereira, o Carocinho, é irmão do amigo Ezoel, da Bolsa de Imóveis e reside em Mato Grosso. Meladinho, já falecido, foi muito folclórico e também um bom jogador da modalidade e representou nosso município muitas vezes.

A foto colou no vidro do porta-retrato e não tem muita qualidade. Clique nela para ampliar.

Em pé (da esq. para a direita): Amarildo Fuzeto, Hugo Spilka, Elton Legnani e Jorge Bernine Neto.
Agachados: Edson “Carocinho” Pereira, Silas Legnani e Meladinho (in memorian).

Catfish and Bottlemen - "Emily"


Catfish e os Bottlemen é uma banda de rock britânica, formada em Llandudno, País de Gales em 2007.


Emily é faixa do álbum The Ride, lançado em 2016.


Só dá água

O engenheiro civil Marcelo Silveira (foto), quando jogava futsal em Ponta Grossa, na época em que cursava universidade, tinha um treinador que era daqueles teóricos apaixonados que gostavam de inventar e que nunca tinham jogado nada, tipo o Parreira. Durante os jogos, especialmente aqueles em que a equipe estava bem, nos pedidos de tempo os jogadores malandramente chegavam no treinador e diziam: só da água, só da água... evitando assim que ele inventasse mais uma e o resultado ficasse desfavorável. 

Depois do jogo contra o Rio Branco, se soubéssemos que o João Ricardo, novo técnico da ADAP, fosse mudar tanto a equipe para o jogo contra o Coxa, gritaríamos SÓ DÁ ÁGUA...

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em março de 2005, comentando ações desastrosas de um técnico da Adap durante o campeonato paranaense de futebol daquele ano.

Todo talento de Ricky, um artista de rua e seu marionete idoso


"Minha" Elvira enviou o vídeo abaixo que mostra toda habilidade de um artista de rua.


Xarope caseiro para gripes, constipações e dores nas articulações


A combinação do mel com o açafrão é conhecida na medicina natural e caseira como “mel de ouro”.

Este tratamento anti-inflamatório ajuda no tratamento de gripes e constipações bem como as suas propriedades anti-inflamatórias combatem as dores nas articulações.

O mel e o açafrão sempre foram utilizados em tratamentos naturais graças à sua ação anti-inflamatória, antioxidante e analgésica que pode ajudar a controlar diferentes tipos de doenças e infecções que afetam o nosso organismo.

Conheça alguns dos seus benefícios:

Benefícios do mel
  • regula a flora intestinal;
  • previne e combate todo o tipo de infecções;
  • promove a digestão combatendo o aparecimento de úlceras;
  • combate e alivia os sintomas de gripes e constipações – congestão nasal, dores de garganta, etc;
  • fortalece o sistema imunitário combatendo vírus e bactérias nocivas;
  • acelera a cicatrização da pele, etc.



Benefícios do Açafrão
  • combate diferentes tipos de agentes patogênicos como o Sarcina, Gaffkya, Corynebacterium e Clostridium, além de alguns tipos de fungos;
  • protege o cérebro;
  • protege e tonifica o fígado;
  • combate os sintomas de artrites e dores musculares;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • previne e reduz o impacto de diferentes tipos de cancro, etc.


Xarope de mel e açafrão
Ingredientes:
100 g de mel 100% orgânico
15g colher de açafrão
  
  • Para cada 100g de mel adicione 15g de açafrão.
  • Misture bem os dois ingredientes até obter uma consistência homogênea.
  • Guarde o preparado num frasco de vidro com tampa, previamente esterilizado.
  • Em casos de gripes e constipações tome 1/2 colher de chá a cada hora no primeiro dia de tratamento.
  • No dia seguinte tome 1/2 colher de chá de 2 em 2 horas.

Para quem não gosta do seu sabor altamente adocicado pode diluir a dosagem num copo com água.

Contra-indicações:
Pessoas com problemas na vesícula – o açafrão causa a contração da vesícula biliares

28 de março de 2017

Botafogo Futsal na Cancha Tagliari - Campeão Juvenil 1979

Do álbum do Mineirinho, Helmer José Gonçalves, que atualmente mora em Curiúva, onde trabalha no Banco do Brasil, foto mostra uma equipe montada pelo Gilberto Montemezzo: o Botafogo, que foi campeão de campeonato juvenil realizado na Cancha Tagliari, em 1979. 

Foto comprova o que eu sempre disse: o Gilberto não jogava bulufas, servia apenas para ser patrocinador. Nem na foto saiu. kkkk 

Lembro do Abel Garcia, o técnico dessa equipe, jogando no gol em campeonatos com meu pai. Segundo a prima dele, Priscila, esposa do Nestor Fell, ele mora em Curitiba atualmente. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esq. para a direita): José Abel Garcia, Edson Salvadori, Danilo, Carlos Alberto de Sá, Luiz Alberto "Zinha" Cordeiro de Souza, Sebastião "Sebas Preto" Martins
Agachados: Joel "Andorinha" Ferreira de Jesus (in memorian), Dilson Barrionuevo Alves, Vitor Carlos "Picolino" Gonçalves e Helmer "Mineirinho" Gonçalves.

Emily Barker - "Tuesday"


Emily Barker (02/12/1980 - Bridgetown, Austrália) é uma cantora, compositora e guitarrista anglo-australiana. Com o trio multi-instrumental The Red Clay Halo, ela já gravou quatro álbuns: Photos.Fires.Fables. (2006), Despite The Snow (2008), Almanac (2011) and "Dear River" (2013).


Tuesday é faixa do álbum Dear River.

Nelson Denker, por Tássio Denker

Recentemente perdemos nosso parceiro de truco e peladas Nelson Denker, vencido por uma longa batalha com o diabetes e suas complicações. Sócio fundador, Denkão, como era conhecido entre nós, era presença constante no Clube dos Trinta. Depois que se aposentou, ele se dividia entre Florianópolis e nossa Campo Mourão. 

Sou muito fraco para tratar desse tema: a perda de amigos e parentes, mas separei um texto que o filho do Nelsão, o Tássio, escreveu em sua página no Facebook, em que fala de sua admiração pelo pai e conta muito de sua biografia como cidadão mourãoense, funcionário da Coamo, professor estadual e, claro, PAI e avô de família. Leiam e entenderão o PAI todo em maiúsculas. Grande Denkão!    



Meu pai, meu herói!

Meu pai, Nelson Denker, nasceu em 22 de fevereiro de 1953. Foi o quinto de sete filhos homens, o primeiro dos irmãos à nascerem aqui em Campo Mourão. E, disto, tinha muito orgulho. 

Sua primeira escola foi o Santa Cruz, o qual cursou o primário. Nunca esqueço de como ele contava, em risos, do medo que ele teve da freira que o recepcionou no seu primeiro dia de aula. Ela tinha um bigode tão grande que ele chorou e quis voltar pra casa. Mas teve que encarar a aula (e a freira). A vida continua.

Depois, foi estudar o Colégio Estadual, onde fez o ginásio e o científico - formou-se contador. Suas lutas estavam apenas começando. Seu irmão caçula, Luiz Carlos, sofria de uma doença degenerativa (similar à esclerose lateral amiotrófica, ou talvez essa mesma, por falta de um diagnóstico mais específico à época) e, no início da adolescência, veio a falecer. Não deve ser fácil perder o irmão mais novo. Mas a vida continua. 

Depois, aos 19 anos, serviu o exército em Brasília, onde foi cabo e homenageado com o título de Pantera Negra (com quadro-diploma e tudo).

Em 29 de janeiro de 1977 casou-se com Odete Keller, minha mãe e, logo em seguida, ficaram "grávidos" do meu irmão mais velho, Thales Augusto. No entanto, quis o destino (ou o acaso, ou a inépcia médica) que Thales viesse a sofrer complicações em seu parto e, por obra de um laço do cordão umbilical, acabou ficando muito tempo sem oxigênio. Nasceu, mas com uma série de limitações.

Não consigo imaginar o quanto deve ser difícil, após uma gravidez normal e tantas expectativas, lidar com essa situação. Passou meses viajando à São Paulo em busca de tratamentos e remédios caros. Mas, fazer o que, a vida continua... menos para o Thales, que em 1982, deixou este nosso mundo e voltou para o dele. 

Loirinho e de cabelos cacheados. Era um anjinho e, como tal, voltou para de onde veio, eles me diziam. Eu já era nascido, mas confesso que não tenho nenhuma recordação dele, senão pelas poucas fotos. Mais um golpe. Mas, é aquela velha história... a vida continua.

Eu esqueci de mencionar, mas já em 1979 ele lecionava na antiga Facilcam, depois Fecilcam e atualmente Unespar. Foi o primeiro dos sete filhos a concluir o ensino superior - formou-se em Economia na UEM, o qual havia sido aprovado no vestibular em 4º lugar. Aliás, ficou devendo um salto da ponte do Rio Ivaí, promessa de quem não havia se preparado pro vestibular...

Eu nasci em 1980. Meu irmão, Tarcisio Denker, veio em 1985 e, a caçula, Tarcila Oliane Keller Denker em 1987. 

Trabalhou na COAMO, paralelamente ao magistério, por 19 anos, onde fez muitos e bons amigos. 

As coisas iam bem até 1992. Em 08 de agosto meu pai e minha mãe sofreram um acidente de carro e, no dia 15 de agosto, minha mãe também resolveu partir. Foi um baque para todos, em especial para mim, com 12 anos, e meus irmãos, com 7 e 5 respectivamente. E imagina pro meu pai? Viúvo e com três crianças para criar...

Mas a vida continua. Em 1998, mais um percalço: perdeu seu irmão mais próximo, companheiro de COAMO e de Magistério na Faculdade, Alex Denker, por uma doença fatal: o câncer. 

Mais tarde, conseguiu concluir o Mestrado pela Universidade Federal do Paraná, sem nunca ter saído de Campo Mourão - coisa que muito o orgulhava. Nasceu, cresceu, se formou e fez o mestrado vivendo aqui, nesta terrinha.

Depois, em 2007, meu avô, seu pai, também nos deixou. E, por fim, sepultou sua mãe, Erica, em 2016. 

Desde o final de 2015, já com diabetes, meu pai vinha sofrendo com uma lesão nos pés que causaram diversas infecções e inflamações. Foram meses de internamento, altas, remédios e dores. A situação foi se agravando gradativamente e, por fim, uma insuficiência cardíaca colocou um ponto final em sua história. A vida, para ele, não mais continuaria.

Que fique claro que essa insuficiência cardíaca era tão somente relativa ao sistema circulatório; meu pai tinha um coração e um amor pela vida que poucas vezes pude ver em alguém. Quem o conhecia sabe do que eu estou falando. Amigo para todas as horas, um grande pai e, também, uma mãe. 

Eu precisava contar um pouco desta história porque, quem convivia com ele, talvez não tivesse noção de quantas lutas e quantos períodos difíceis ele enfrentou. Ele não era de se queixar, muito menos de baixar a cabeça e ficar se lamuriando. 

Talvez ele tenha vivido pouco. Sim, para nós, foi pouco. Mas ele sempre me disse que preferia viver 10 anos bem vividos à 100 anos mal vividos. Ainda conseguiu chegar aos 64, que apesar de muitas dificuldades, foram anos muito bem vividos. Pena que eu tenha compartilhado só 37 anos da minha vida com ele.

E, espero, ser tão especial para os que eu amo, quanto ele foi para nós.

Tássio Denker é casado e funcionário do Ministério Público em Campo Mourão.

a macabra igreja dos fantasmas de Luková


Se você for à República Tcheca não deixe de visitar Luková. Este vilarejo fica localizado no interior do país europeu e abriga a Igreja de São Jorge, uma das mais macabras e ao mesmo tempo mais curiosas do mundo.

À primeira vista, a chamada Igreja dos Fantasmas pode assustar os desavisados. Dentro dela estão 35 esculturas ocas, algumas em uma posições diferentes como se fossem pessoas reais presenciando uma missa.


Não há como entrar na capela e não sentir um arrepio na espinha, tamanho o realismo e detalhe das obras. Apesar disso, o cenário é belo e inspira muita paz.


Obras de arte hiper-realistas
É notório o nível de detalhes empregados nas dobras dos tecidos e na expressão corporal das esculturas vazias. A perfeição é tanta, que chega a ser difícil acreditar que aquele fiel rezando ajoelhado, aquele casal abraçado, ou aquela mãe com um bebê no colo não são reais.


As imagens representam os alemães que viviam na região, os quais eram chamados de sudetos, e que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.


São como almas penadas, condenadas a uma cerimônia eterna em uma igreja abandonada caindo aos pedaços e rodeada de túmulos. O isolamento do lugar e o completo silêncio tornam a experiência ainda mais sinistra.


A história da Igreja dos fantasmas
A Igreja de São Jorge foi construída em 1352, mas entrou em desuso a partir de 1968, quando parte do telhado desabou sobre as pessoas durante um funeral. Ao longo de sua história, a Igreja dos fantasmas foi incendiada, saqueada, destruída e reformada diversas vezes.


Na tentativa de recuperar o turismo na região e levantar fundo para a reforma da igreja, o artista plástico Jakub Hadrava teve a ideia de criar as esculturas e colocá-las para ocupar os bancos vazios. Trabalhos similares também foram feitos em outras igrejas da região de Luková.


A primeira imagem foi criada dentro da própria igreja, já as demais foram feitas por Jakub e seus colegas na faculdade. O processo de criação consiste em proteger o modelo com uma capa de chuva e acertar sua posição no banco da igreja, que fora tomado emprestado. A finalização é feita com um tecido molhado em gesso.

País de pouca cultura religiosa
Curiosamente a República Tcheca é um dos países menos religiosos do mundo. Por esta razão, Jakub buscou uma forma de fazer com que os visitantes se recordassem do tempo em que a fé fazia parte do cotidiano. Para ele, as igrejas estavam vazias, da mesma forma que a mente das pessoas.


Talvez o artista não consiga mudar a mente das pessoas; ainda assim, o projeto “My Mind” criado por ele tem conseguido arrecadar fundos. Parte do telhado da Igreja de São Jorge está em obras de restauração.

Fato é que, a abandonada Igreja dos Fantasmas já faz parte da cultura de Luková e seus 700 habitantes.

As 20 cidades mais caras do mundo

Compilando dados de Numbeo, o site The Crazy Tourist criou um infográfico com as 20 das cidades mais caras do mundo, e onde o dinheiro vai nesses destinos.

Dê uma olhada em quanto custa viver nestas 20 belas cidades (os dados são de 2016):





27 de março de 2017

Priscila, Álvaro e Silvinho no carnaval do Clube 10 - anos 1970

Foto de meados dos anos 1970 mostra grandes amigos se divertindo numa matinée de carnaval do Clube 10 de Outubro. Ali estão o Álvaro Luiz Martins, Priscila Garcia e o Silvinho Alcântara de Lima

Álvaro mora atualmente em Curitiba, onde curte merecida aposentadoria como funcionário da Caixa Econômica Federal. Ele foi o nosso centroavante artilheiro nos bons tempos do Time do Chico. Alcançou destaque, anos depois, como praticante de Karatê. Fomos cúmplices na arte de furar pneus de carros estacionados na Praça São José (terminava a missa e era aquela fila de gente trocando os pneus dos automóveis). Acho que já posso contar, deve ter prescrevido o crime. 

Silvinho Alcântara de Lima, irmão mais novo do Fausto, do Marcão e da Inês, faleceu muito novo e deixou todos nós com saudades e ótimas lembranças. Ele furou muito pneu e outras ''coisitas mas''.

Priscila, senhora Nestor Fell e consequentemente sogra da minha filha mais nova, a Marina, foi colega nos primeiros anos de Colégio Estadual. ela também curte merecida aposentadoria, mas só que aqui em Campo Mourão e ao lado dos filhos Andréia, Peter, Alan e Theany (e da princesa escandinava, a linda netinha Julia).  

Pedrinho Staniszewski e a sua Coca identificaram a linda menina entre o Silvinho e o Álvaro como sendo prima deles Cíntia Barbosa Pelissari, que reside atualmente em Curitiba. 

Priscila Garcia, Álvaro Luiz Martins, Cíntia Barbosa Pelissari e Silvinho Alcântara de Lima (in memorian)

The xx - "On Hold"


The xx é uma banda Indie britânica do sudoeste de Londres, Inglaterra. Formada originalmente por Romy Madley Croft (vocais e guitarra) Oliver Sim (vocais e baixo), Jamie Smith (beats e produção) e Baria Qureshi (teclado), em 2005.

On Hold é faixa do álbum I See You, lançado em janeiro de 2017.

Flavinho Marques, o ''insuportável'' que faz falta

Amigos apostavam que depois do implante de cabelos ele melhoraria, mas ficou pior: ninguém aguenta mais jogar ao lado do Flavinho Marques. 

Todos preferem perder jogando contra, do que ganhar sofrendo ao lado dele.

(Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em dezembro de 2005, quando o Flavinho Marques ainda tinha saúde para bater uma bolinha. Ele fez um implante de prótese no quadril alguns anos depois)

Flavinho é amigo de longa data e faz falta em nosso Clube dos Trinta, onde também mostrava sua 'chatice' nas partidas de truco em seis.

Com certeza, ele foi o melhor ponta esquerda que vi atuando em nossa Campo Mourão, daqueles que fazia cruzamentos para área e deixava sempre o centroavante em boas condições de fazer o gol. 

Aliás, a família toda sempre foi boa de bola. Ele é mano do João Carlos, o Tiguera, e do Newton. 



Como atrair beija-flores para o seu jardim (lista de plantas)


Beija-flor ou colibri, passarinhos pequeninos de voo rápido e bico fino - sugam o néctar de flores compridas e não param de voar. Beija-flor é coração rápido, rapidíssimo, que bate até mil batidas por minutos e, consequentemente, com um metabolismo rápido que exige 12 mil calorias ao dia em alimento.

Não podem parar de voar, afinal, pois seu corpo, muito quente, só se refresca assim, batendo as asas.

O Brasil tem uma infinidade de beija-flores, já dizia o naturalista Augusto Ruschi  - do peito-amarelo, rabo-de-fogo, tesoura, do-bico-azul, da-orelha-violeta e tantos mais, afinal são quase 350 espécies conhecidas até agora (os beija-flores são uma ave da ordem Trochiliformes, família Trochilidae que tem 108 gêneros identificados), um grupo de pássaros que é originário do continente americano, ocorrendo desde o Alasca até a Terra do Fogo. Mas, no Brasil há muitas das espécies de beija-flores conhecidas, na verdade, 83 de todas essas (pelo menos até a data da publicação do relatório de 2009 do CBRO – Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos). 

Os alados mais notáveis, encantadores, como são mostrados nesta reportagem da TV Cultura que mostra, também, uma série de plantas que os alimentam, seus hábitos e necessidades - o documentário é longo mas, vale a pena assistir:



A diversidade de beija-flores é maravilhosa, cada tipo adequada ao ecossistema de onde se origina - tem beija-flor de tudo que é jeito, de clima frio até o nosso úmido calorão - e, caso você queira atrair beija-flores para o seu jardim, deverá buscar as plantas atrativas que são nativas da sua região, assim atrairá também os beija-flores que vivem por lá.

E, como você viu no vídeo acima - machos e fêmeas são atraídos por plantas diversas.

Uma lista boa das plantas que atraem beija-flores
● Amélia (Hamelia patens) – floresce da Primavera ao Outono

● Asistásia (Asystasia gangetica) – floresce ao longo de todo o ano

● Brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida) – floresce da Primavera ao Outono

● Caliandra-surinamense (Calliandra surinamensis) – floresce ao longo de todo o ano

● Caliandra-vermelha (Calliandra brevipes) – floresce do Outono à Primavera

● Camarão-amarelo (Patchystachys lutea) – floresce ao longo de todo o ano

● Camarão-marrom (Justicia brandegeana) – floresce ao longo de todo o ano

● Chapéu- chinês-vermelho (Holmskioldia sanguinea) – floresce no Outono;]Chapéu-chinês-amarelo (Holmskioldia sanguinea “aurea”) – floresce no Outono

● Clerodendro-vermelho (Clerodendrum splendens) – floresce da Primavera ao Outono

● Escova-de-garrafa (Callistemon viminalis) – floresce da Primavera ao Outono

● Escova-de-macaco-africana (Combretum grandiflorum) – floresce no Outono

● Flamboyanzinho (Caesalpinia pulcherrima) – floresce da Primavera ao Outono

● Flor-de-maio (Schlumbergera truncata) – floresce no Outono

● Grevílea-anã (Grevillea banksii) – floresce ao longo de todo o ano

● Helicônia (Heliconia rostrata) – floresce da Primavera ao Outono

● Ixora-rei (Ixora macrothyrsa) – floresce ao longo de todo o ano

● Lágrima-de-cristo (Clerodendron thomsonae) – floresce da Primavera ao Outono

● Lantana (Lantana camara) – floresce ao longo de todo o ano

● Lanterna-japonesa (Abutilon megapotamicum) – floresce da Primavera ao Outono

● Malvavisco (Malvaviscus arboreus) – floresce ao longo de todo o ano

● Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana) – floresce ao longo de todo o ano

● Odontonema (Odontonema strictum) – floresce ao longo de todo o ano

● Pentas (Penta lanceolata) – floresce ao longo de todo o ano

● Russélia (Russelia equisetiformis) – floresce ao longo de todo o ano

● Sanquésia (Sanchezia nobilis) – floresce da Primavera ao Outono

● Tecomaria (Tecoma capensis) – floresce da Primavera ao Outono




Do que os beija-flores se alimentam
Mas, não só de néctar se alimentam os beija-flores. Eles são caçadores, predadores aéreos muito eficientes, de insetos e aracnídeos, fonte proteica absolutamente necessária à sua alimentação.

E claro, se você tiver tempo e paciência, também poderá colocar na sua varanda ou debaixo de alguma árvore, daqueles bebedouros com água e açúcar (o melhor é usar um composto de néctar, claro) mas, isso desde que você se comprometa a manter absolutamente limpos os recipientes, trocar todos os dias o seu conteúdo e, não falhar com a ração, que deve estar equilibrada com as outras ofertas naturais - flores nectarinas e bichinhos.

O primeiro anfíbio fluorescente já descoberto é muito bonito

© Reprodução
Além de suas bolinhas, a Perereca-do-Chaco, nome popular da Hypsiboas punctatus, tem basicamente a aparência mais “limpa” que você já viu em um anfíbio — é verde. Bom, exceto se você desligar sua lanterna e direcionar raios ultravioleta para ela.

A fluorescência normalmente é restrita a certas espécies de peixes, tartarugas e papagaios. Ninguém algum dia relatou fluorescência em sapos, isso até uns pesquisadores argentinos decidirem jogar luz sobre umas pererecas com luz ultravioleta e ver o que acontecia. Esses pesquisadores ainda não sabem por que a perereca-do-Chaco é fluorescente, mas sua descoberta pode levar a uma maneira completamente nova de estudar anfíbios.

Mas, antes de tudo, o que exatamente é a fluorescência? Ela ocorre quando algo é atingido por luz, que ela reflete como um tipo diferente de luz. Neste caso, isso são as substâncias químicas na pele das pererecas, a luz que desencadeia fluorescência é de um tipo que nossos olhos não podem ver, ultravioleta, e a luz que a pele das pererecas reflete é visível. O brilho apenas ocorre quando a fonte de luz ultravioleta permanece ligada.

© Fornecido por F451 Midi Ltda.
Os pesquisadores haviam anteriormente observado um pigmento chamado biliverdin nos tecidos desta perereca sul-americana, que dão aos insetos um brilho vermelho fluorescente opaco, de acordo com um relatório da Nature. Então, eles decidiram jogar luz ultravioleta sobre as pererecas. Em vez de um vermelho opaco, a perereca emitiu luzes azul-claras e verde-claras — e o biliverdin não teve nada a ver com isso. Em vez disso, um conjunto de substâncias químicas que eles chamaram de hyloin-G1, hyloin-L1 e hyloin-L2 que tiveram origem nos fluidos linfáticos das pererecas brilharam debaixo da pele translúcida das criaturas, de acordo com o estudo, publicado nesta semana na Proceedings of the National Academies of Sciences.

Essas substâncias fazem as pererecas brilharem bastante, pelo menos 18% da luz total, à noite, sob lua cheia.

O solo já é bastante brilhante e colorida, e os pesquisadores citam um estudo antigo que diz que talvez a fluorescência seja irrelevante debaixo d’água. Entretanto, as retinas que espécies similares de sapos usam para visão noturno parecem especialmente boas para ver as cores específicas de luz das pererecas-do-Chaco. Isso não significa muito, já que é apenas uma correlação e sequer é entre sapos da mesma espécie. Porém, há vários indícios interessantes de que a fluorescência possa ser uma ferramenta que essas pererecas usam para se reconhecer. Agora, os pesquisadores precisam apenas observar vários outros sapos e executar mais experimentos.

Enquanto isso, temos essas belas espécies que brilham no escuro para observar.