16 de março de 2017

Divulgue e participe da 2ª Semana Municipal da Conscientização do Autismo de C. Mourão


Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do autismo, os Amigos do Autista de Campo Mourão (AACM) promove na primeira semana do mês de abril próximo a Semana Municipal da Conscientização do Autismo. 

As ações fazem parte da comemoração do Dia Internacional da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é comemorado em 2 de abril.

No dia 1º de abril, um sábado, será realizada a 2ª Caminhada por Um Mundo Azul, a partir das 9 horas, com concentração em frente à Prefeitura Municipal e chegada na Praça da Catedral São José, onde todas as crianças, adolescentes e jovens com o espectro, bem como seus pais, tutores e familiares, serão recebidos com brinquedos e atividades

Participe! Divulgue!

Jehro - "Long Is The Way"


Jérôme "Jehro" Cotta, é um cantor francês, natural de Marseille.


Long Is The Way é faixa do álbum Shantytown Carnival, lançado em 2004.

A magnifica arte do Bonsai

Bonsai de 800 anos de idade
As árvores Bonsais são impressionantes. São bonitas, eles se encaixam em sua casa, eles incentivam a paciência e dedicação, aliviam o estresse e ajudam a purificar o ar. O que há para não gostar?

As pessoas têm cuidando de árvores Bonsai por mais de mil anos. A antiga prática de horticultura que se originou na China, onde era conhecido como "penzai" e mais tarde foi reconstruída sob a influência do Zen-Budismo japonês. As plantas são mantidas pequenas devido a técnicas de restringir o crescimento como apertar os botões, poda e ramos de fiação e restrição do uso de fertilizantes.

É um processo delicado e demorado, mas como você pode ver a partir desta seleção de fotos, aqueles que perseveram são recompensados com algo surpreendente.

Bonsai de pau-Brasil costa
Bonsai flor de cerejeira
Floresta de Maple Bonsai
Bonsais do pinho Yamaki
Bonsai pequeno Maple
Bonsai de Maçã
Bonsai de azaleia
Bougainvillea Bonsai
Ficus Bonsai
Floresta Bonsai
Bonsai pimenta
Bonsai de Damasco japonês
Japanese Maple Bonsai
Bonsai  cedro-do-mato
Bonsai do Bougainvillea laranja
Fortunella Hindsi Bonsai
Bonsai de glicínias
Bonsai de glicínias
Bonsai baobá

[Vídeo] Casal sueco resgata alce em lago congelado

Ação de solidariedade durou cerca de 30 minutos


Um casal encontrou um alce preso num lago congelado na Suécia. O animal tentava sair da água mas não conseguia, então o casal ajudou abrindo, com um machado, um caminho no gelo até a borda do lago. Em 30 minutos o animal estava fora de perigo e, apesar da tremedeira e do susto que o barulho do machado deve ter provocado, ele conseguiu voltar tranquilamente para a floresta.

Confira o vídeo emocionante:


[ eCycle ]

D' Angelo Russel apanhando da bola no NBA


Até eu seria capaz de fazer igual.

D'Angelo Russell é um ala armador do Los Angeles Lakers.

15 de março de 2017

Cidão, Marquinhos Pelisser e Naido - anos 1970

Cidão, Marquinhos Pelisser e Naido Marchetto Jr. - Campo Mourão/PR, anos 1970
Do álbum do Jayminho Bernardelli, fotos de meados dos anos 1970 mostra três grande amigos meus: Cidão, Marquinhos e Naido. 

Alcides de Lima, o Cidão, trabalhou por anos no Cartório da Dona Júlia. Ele era neto do pioneiro advogado mourãoense Ari Geraldo Assunção (in memorian). Desde que se mudou para Foz do Iguaçu, em meados do anos 1980, nunca mais tive notícias dele e nem do mano dele, Alcione. 

Marquinhos e Guga com o neto e as noras
Marquinhos Pelisser reside ainda em Campo Mourão. Assim como aqui em casa, ao lado da esposa Guga, ele só faz curtir o neto. E vem vindo mais por aí, tô sabendo. 

Naido Marchetto Júnior
Naido Marchetto Júnior reside atualmente em Curitiba.

Claire and Dave - "You've Got a Friend in Me"


Direto da Espanha, meu mano Dula enviou esse vídeo com pai e filha cantando de forma encantadora. 

Sei que ela é Claire, quatro anos, ele Dave e que já se apresentaram no The Ellen Degeneres Show.

Que louco! 149 pessoas saltam ao mesmo tempo de uma ponte


Meu amigo/irmão Ricardo "Bruca" Alipio Costa enviou o vídeo abaixo com registro de um salto coletivo de uma ponte. Pesquisei e descobri que o evento foi realizado em Hortolândia, no interior paulista, em abril do ano passado. 


Feito em sigilo, para que as autoridades não os impedissem, o salto deve entrar para o Guiness Book. Foi a primeira vez que 149 pessoas despencaram ao mesmo tempo em busca de adrenalina. Como diz alguém ali: Que louco!!!



Mulher de 27 anos torna-se a primeira a visitar todos os países da Terra

Cassandra De Pecol é uma jovem de 27 anos que se tornou a primeira mulher a viajar para todos os 193 estados soberanos do mundo (além de Kosovo, Taiwan e Palestina).

A americana de Connecticut oficialmente detém o recorde de pessoa mais rápida a fazer isso, uma vez que ela passou por todos os países do globo em pouco mais de metade do tempo do registro anterior.

A aventura épica de Cassie, que levou o nome de “Expedition196”, demorou um total de 18 meses e 26 dias. Ela iniciou sua jornada em 24 de julho de 2015, terminando-a em 2 de fevereiro de 2017.

A viagem custou uma estimativa de US$ 198.000, quantia que foi amplamente coberta por patrocinadores.

Conforme ela escreveu no Facebook, apesar de parecer fácil, a expedição foi longe disso. Ela estava viajando em nome do Instituto Internacional para a Paz pelo Turismo, e parte de sua excursão foi dedicada a reuniões com políticos e estudantes para promover o objetivo principal do instituto, de mobilizar a indústria do turismo como uma força principal para a redução da pobreza.

História de vida
Cassie disse que se inspirou para empreender essa viagem épica após fazer mochilões por 26 países de seus anos adolescentes até os 20 e poucos anos. Quando voltou para casa, ela começou a trabalhar em dois empregos, um total de 85 horas por semana, e se sentiu esgotada.

Até que, um dia, ela simplesmente foi à loja e comprou um grande mapa do mundo, fixando-o à sua parede. “Depois de olhar para ele com um sentimento infantil de admiração, eu decidi deixar um de meus empregos e começar a desenhar linhas conectando cada país do mundo a outro. Sempre sonhei em viajar para o maior número de países possível e tornar nosso mundo um lugar melhor”, escreveu ela em seu site.

“Mas eu nunca consegui descobrir como fazer isso acontecer. Fiquei aterrorizada ao me imaginar aos 80 anos de idade, não tendo levado a vida que eu queria enquanto trabalhava para tornar o sonho de outra pessoa uma realidade. Através de muito esforço, consegui fazer do meu sonho uma realidade”, conta.

Em breve, Cassie embarcará em outra aventura, desta vez para a Antártida. Em junho deste ano, ela vai lançar um curso para ensinar as pessoas a encontrar financiamento para perseguir seus próprios sonhos de viajar pelo mundo.

Para saber mais sobre a Expedition196, visite o website de Cassie ou da expedição




[ Revoada ]

Os benefícios da água morna com suco de limão em jejum; confira!


O limão é o melhor aliado na busca de bem-estar físico, gera uma melhora nas funções do organismo e consequente maior energia no dia a dia, é o que afirma a terapeuta de tratamento corporal, Renata de Abreu, que atua na área há mais de 14 anos. 

Renata explica ainda que "o ácido cítrico do limão funciona como um detergente, dissolvendo toxinas e gorduras. Além disso, o limão ajuda também a equilibrar o PH do organismo, desintoxica, aumenta a produção de colágeno, aumenta resistência imunológica e facilita a queima de gordura localizada, entre outros benefícios. Ou seja, um verdadeiro aliado do bem-estar". 

O primeiro passo é começar a experimentar beber água morna com meio limão espremido em jejum, todas as manhãs. "Aguarde 15 minutos antes de tomar o café da manhã", lembra Renata, "e não espere milagres. Muita gente desiste nos primeiros dias, por achar que não há resultados. Mas tudo que é natural precisa de um tempo maior para que o organismo se acostume e para que a mudança realmente aconteça. Vale a pena", enfatiza a terapeuta. 

Outra dica é congelar a fruta e ralar a casca para consumir com chás, sobremesas e outros alimentos. A casca do limão é rica em D-Limoneno, um princípio ativo que ajuda a combater a ansiedade e a depressão, ajuda a dissolver cálculos renais e a desentupir veias. 

A água com limão pode ser consumida várias vezes por dia, não excedendo 2 a 3 unidades da fruta por dia, e também no lugar de refrigerantes. 
[ Bonde ]

14 de março de 2017

"Se metidando" na Comcam com a Associação Tagliari

Luizinho Ferreira Lima
Associação Tagliari/1979
Na primeira vez que disputei um campeonato adulto de futebol de salão, pela Associação Tagliari, tive a felicidade de ser campeão paranaense.  Conquistamos, de forma invicta, a Taça de Paraná, jogando contra as seis principais equipes do estado, em Paranavaí, em 1979. Eu era o mais novo da turma e, por isso mesmo, era protegido por todos. Jogar ao lado do Carlão Tagliari, Ione Sartor, Ivando “Rancho” Capato, Beline e Gilmar Fuzeto fazia com que as difíceis vitórias daquele campeonato não parecessem tão difíceis assim. E, isso, inflava ainda mais o meu ego, que não era pequeno!   

Já era difícil me aturar pelo simples fato de jogar pelo Tagliari, imaginem campeão paranaense, então! Amigos me diziam que eu jogava bem confirmando o que eu também pensava! Sentiram a metidez?.

Logo após nossa conquista, um torneio foi realizado em Araruna, aberto à participação de municípios da Comcam. Para quem tinha vencido a Demafra de Paranavaí, a Valmar de Maringá, o Clube dos Oficiais de Curitiba seria fácil ganhar das pequenas cidades vizinhas, assim pensei, e seria boa oportunidade para mostrar toda a minha qualidade. 

Na verdade, o evento era para mostrar ainda mais o Tagliari para região. Seria realizado de forma eliminatório para que um número maior de equipes tivesse a oportunidade de nos enfrentar. 

Na quadra descoberta do único clube de Araruna enfrentaríamos, na estréia, o time de Quinta do Sol. Quando entro no vestiário, mais metido que ganso novo, observo que alguns adversários usam tênis inapropriados para o futsal e, absurdo e engraçado, amarram o cadarço na canela.

Lógico que não gozei deles, mas no nosso vestiário não parava de ironizá-los. 

A torcida, que se espremia em volta da quadra, era toda para o adversário, que de cara abriram o placar. Com muito esforço, empatamos. Eles desempataram, nós empatamos. E foi assim até o final do jogo. Eles passavam na frente – sempre com gol daqueles que amarravam o cadarço na canela – e nós sofríamos para empatar. No final, vitória deles, por quatro a três, para delírio da maioria, e a eliminação do campeão estadual. 

Nunca mais julguei ninguém pela maneira de se trajar.

No final daquele ano, 1980, nos sagramos bicampeões paranaenses invictos.

Associação Tagliari Futsal - Campeão da Taça Paraná de 1979
em pé (da esq. para a direita): Seu Értile (in memorian), Itamar Tagliari, Gastão, Ivando "Rancho" Capato, Ione Paulo Sartor e Pedro Ivo Szapak
agachados: João Miguel Baitala (in memorian), Paulo Gilmar Fuzeto (com o sobrinho Carlinhos Tagliari), Luizinho F. Lima, Carlos Álvaro Tagliari (com o sobrinho Flavinho Tagliari Bisol) e Álvaro "Careca"
Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em outubro de 2005.

The Prayer Boat - "Polichinelle"

The Prayer Boat é uma banda folk/indie irlandesa formada em 1987 em Blessington. Seu nome deriva do nome de um festival religioso hindu que acontece todos os anos nas margens do rio Ganges.

Polichinelle é faixa do álbum com o mesmo nome, lançado em 2001.

As 5 maiores espécies de aves do mundo

No mundo encontramos as mais diversas espécies de aves. Algumas cabem na palma de nossa mão, já a maior delas supera em tamanho uma pessoa adulta.

Confira a seguir as 5 maiores espécies de aves do mundo:

5° – Ema
A ema é maior ave da América do Sul, podendo pesar mais de 30 kg e medir até 1,40 m de altura. Suas asas relativamente pequenas em comparação ao seu enorme corpo não possibilitam que ela voe. Neste caso, as asas servem para manter o equilíbrio enquanto se desloca, além de ajuda a mudar de direção enquanto corre.
Sua dieta é composta de lagartos, insetos e pequenos pássaros. Suas pernas longas podem ser usadas para correr e também como defesa contra ameaças. Em um único ninho podem ser encontrados mais de 50 ovos dessa espécie.

4° – Pinguim-imperador
O Pinguim-imperador é a maior e mais pesada espécie de pinguim do planeta. Encontrados apenas na Antártida, eles podem pesar até 45 kg e ultrapassar 1,20 m de altura. Essas aves viajam até 80 km à procura de alimento e podem mergulhar a uma profundidade de 500 metros. Sua alimentação é composta de peixes, luas e krills.
Os machos dessa espécie é que ficam encarregados de cuidar dos postos pelas fêmeas. Nesse período, que dura cerca de dois meses, eles não comem nada e as fêmeas saem em busca de alimento no oceano. O alimento trazido pelas fêmeas será a refeição dos filhotes recém-chocados.

3° – Emu
O Emu é o maior pássaro não-voador da Austrália, chegando a medir 1,80 m de altura e a pesar 60 kg. Essas aves vivem nas florestas e savanas australianas e se alimentam de frutas, plantas, sementes, insetos e lagartos. Curiosamente, os emus também engolem pedras para ajudar na digestão dos alimentos.
As longas pernas do Emus permitem que eles atinjam a velocidade de 50 km/h. No verão encontram parceiros para procriar na estação mais fria. Seus ovos têm cor verde escuro e pesam quase 500 gramas. Em geral, um ninho de emu contém entre 8 e 10 ovos.

2° – Casuar-do-sul
Segunda maior ave do mundo, o casuar-do-sul é nativo de florestas tropicais da Austrália e da Indonésia. As fêmeas desta espécie são maiores do que os machos, chegando a pesar 85 kg e a medir 1,90 m de altura. Esses animais possuem uma garra medindo 12 cm em um dos dedos de cada pé. As fêmeas possuem uma plumagem mais colorida do que os machos.
Essas aves não podem voar, mas conseguem atingir uma velocidade de até 50 km/h. Se alimentam de fungos, grama, insetos e pequenos vertebrados. Durante o verão, a fêmea coloca de 8 a 10 ovos grandes e escuros, mas são os machos que chocam os ovos e cuidam dos filhotes.

1° – Avestruz
Originário da África, o avestruz é a maior ave ainda viva no mundo e a que coloca os maiores ovos. Um macho adulto pode pesar até 150 quilos e atingir 2,5 m de altura. Apesar de não voar, esta é a ave mais rápida em terra, podendo atingir 70 km/h.
Estas aves se alimentam de frutas, sementes, flores, arbustos e pequenos insetos. Também engolem pequenas pedras para triturar os alimentos, ajudando na digestão. Vivem em grupos de 10 a 50 aves e podem ficar sem água por vários dias. As fêmeas botam até 60 ovos ao ano, cada um com 1,4 kg de peso.

Desconfinados ensina como se comportar numa entrevista de emprego


Aprenda como fazer uma entrevista de emprego da forma correta: sendo sincero!

Depois desse vídeo, muitas pessoas vão entender o motivo do péssimo serviço dos trabalhadores.



O Desconfinados é um Canal de Humor sem segmentação, com censura livre.

Vídeo do 'Fantasma do IML de Cuiabá' é a coisa mais assustadora que você verá hoje

São vários tipos de medo ao dar o play

Ninguém sabe dizer ao certo a origem, mas o vídeo abaixo basicamente fez a internet parar na madrugada desta terça-feira (14) após viralizar nas redes sociais, principalmente no Twitter.

As imagens assustadoras mostram a porta de um registro hidráulico batendo intermitente enquanto a lâmpada pisca. Nisso, o segurança do que seria o IML (Instituto Médico Legal) de Cuiabá, no Mato Grosso, aproxima-se do local até ver que... não havia nada lá.

O vídeo é bastante assustador. Não é à toa que foi para os trending topics do Twitter, que ranqueia os assuntos mais comentados, ainda na noite da segunda-feira (13), acompanhado, claro, de várias especulações, inclusive quanto ao local (há uma versão que diz ser o Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente de Araucária, no Paraná [ver no link abaixo] e outra que seria o IML de Aracaju, em Sergipe).

   > Misterioso 'vídeo do IML de Cuiabá' foi gravado em escola pública no Paraná

Ainda sem qualquer confirmação da veracidade do vídeo, o fato é que ele põe mais medo que muito filme de terror por aí. Tem coragem de assistir? Só dar o play abaixo!


13 de março de 2017

Elvira Schen desfilando e lançando moda


Pensando que a 'minha' Elvira é apenas artista plástica, voluntária da causa animal, esposa, mãe, vó? Saiba que até modelo para desfile de moda ela já foi. 

Tá bom, foi lá nos anos 1970, nem namorados éramos ainda (Por que ela não quis! Desde o primeiro ano primário, no Grupo Escolar Marechal Rondon, que eu andava atrás dela, mas ela só fazia chorar nessa época), mas a danada desfilava para apresentar os lançamentos que a dona Theresa Naldony trazia para sua boutique mourãoense, que funcionava ali na Rua Araruna, onde hoje o Versi Sequinel tem seu escritório. Aposto que ela chorava ao final dos desfiles...  

Minha filha Marina encontrou as fotos e compartilho orgulhosamente.