10 de fevereiro de 2017

A lição dos irmãos Tagliari, no Rio Grande do Norte (1980)

Itamar e Carlão Tagliari - 1974
Disputei a primeira Taça Brasil de Clubes Campeões em 1980, na cidade de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Infelizmente não passamos da primeira fase numa chave que classificou o Álvares Cabral do Espírito Santo e contava ainda com uma equipe da Bahia e outra da Paraíba.

Perdemos, mas aprendemos muita coisa que acabaria nos auxiliando na conquista do bicampeonato paranaense naquele mesmo ano e na ótima classificação na Taça Brasil do ano seguinte, quando acabamos entre os seis primeiros colocados do país.

Paulo Gilmar Fuzeto, Zé Luiz "Pancho", Beline Fuzeto, Carlão Tagliari, Álvaro "Careca", Luizinho F. Lima e Paulinho - Currais Novos - 1980
O que mais aprendi, nessa minha estréia em eventos nacionais, não foi dentro da quadra e sim fora dela.      

Como chegamos com alguns dias de antecedência, acabamos conhecendo bem a pequena e simpática Currais Novos, onde éramos atração principalmente por sermos do sul. Numa pequena lanchonete nos deliciávamos com água de coco e um saboroso doce de leite caseiro. Era sagrado, após as refeições e os treinos  lá estávamos nós, sempre puxados pelos irmãos Carlão e Itamar Tagliari, tão amantes de doce como eu.

Na estréia, o Itamar machucou o joelho, impossibilitando-o de andar. De volta ao hotel, jantamos e nos preparamos para ir saborear as delicias da lanchonete, para afogar as dores da derrota contra os capixabas, quando o Itamar pede para o Carlão trazer uma água de coco e um doce de leite porque ele ficaria se tratando no hotel. Carlão não aceita de forma alguma e insiste para que ele nos acompanhe. Com muita dor, o Itamar, diz que é melhor descansar. O enorme joelho, inchado como nunca tinha visto, para mim era argumento suficiente para deixá-lo sozinho, mas não para o Carlão, que o carregou no colo na ida na volta da lanchonete para nosso espanto e de todos que passavam.

Sempre que conto esta passagem, brinco que se fosse comigo, além de não ter força para carregar nenhum dos meus irmãos, ainda seria capaz de esquecer de comprar as guloseimas para eles. Lógico que é apenas brincadeira. Amo meus irmãos, assim como os Tagliari se amam!

Tenho enorme respeito e admiração por todos daquela família, da mesma forma que demonstra meu pai quando conta alguma coisa do seu Itachir Tagliari e sua família. 

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em outubro de 2005.

Egberto Gismonti - "Palhaço"


Egberto Gismonti Amin (Carmo, 05/12/1947) é um compositor, multi-instrumentista, cantor e arranjador fluminense (carioca é quem nasce na cidade do Rio de Janeiro) de música instrumental.


Palhaço é faixa do álbum Circense, lançado em 1980.

No Twitter: O segredo da felicidade


Motorista de ônibus prende ladrão na porta traseira e dirige até a delegacia

Ladrão é levado de forma insólita a delegacia de Bogotá | Reprodução/YouTube(Al Rincón Del Top)
A cena inusitada ocorreu nesta semana no bairro de Villa Hermosa de Ciudad Bolívar, em Bogotá (Colômbia). Um motorista de ônibus conseguiu prender uma ladrão na porta traseira do veículo e resolveu mudar o seu habitual itinerário. Ele seguiu para uma delegacia, contou o jornal "El Espectador".

Com parte do corpo para fora, o ladrão teve que esperar o "ponto final" para se libertar e acabar atrás das grades.

Um vídeo registrando o episódio se tornou viral nas redes sociais da web. Assista:


Mergulhe em uma das 6 praias mais paradisíacas do litoral norte de São Paulo

Quem disse que São Paulo não tem praias paradisíacas? Pode já esquecer essa ideia: o litoral paulista também pode ser maravilhoso. E essas seis praias têm paisagens que prometem ficar na memória de qualquer um. Vem conferir!

1. Praia do Cedro – Ubatuba
Foto: Kaue Mainente de Oliveira / Foto em destaque: Matheus Usero
Graças à dificuldade de acesso, a praia ainda se mantém bastante reservada. Afinal, para chegar lá, só depois de cerca de 40 minutos de trilha. Mesmo assim, uma paisagem como essa faz o caminho valer a pena.

2. Itamambuca – Ubatuba
Foto: Romina Ferrini
Uma praia perfeita para os amantes de surfe. Por lá, rolam diversas competições do esporte, além de um pôr-do-sol lindo de viver!

3. Praia do Félix – Ubatuba
Foto © Pousada Praia do Félix
A Praia do Félix também resguarda um lugarzinho perfeito para o surfe, embora parte de sua orla seja composta por águas tranquilas.

4. Praia do Bonete – Ilhabela
Foto: Thiago Sieiro Cunha
Com apenas 800 metros de orla, essa praia encanta os viajantes que a escolhem como destino. Em tão pouco espaço, tem rio, tem onda e tem muitas belezas naturais.

5. Castelhanos – Ilhabela
Foto: Iuri Bertolini
Também em Ilhabela, Castelhanos é uma beleza só. O seu mar de águas claras tem ondas que fazem com que seja propício para o surfe. O problema é chegar até lá: para isso, é preciso pegar um barco ou encarar uma travessia em estrada de chão.

6. Praia do Prumirim – Ubatuba
Foto: Ronaldo Tozzi
Já deu para perceber que Ubatuba é a rainha das praias paulistas, né? No Prumirim, tem até uma cachoeira. Com mar calmo, o lugar é perfeito para dar aquele mergulho!

9 de fevereiro de 2017

Luiziana EC, campeão do Amadorzão 1985

Lobó (Aparecido Donizete Garcia) forneceu a foto e com a ajuda do Tiguera e do Celinho, da Assessoria de Imprensa daquele município, mostramos a equipe do Luiziana, campeão amador de 1985.

Cláudio Pol e os manos Wilson e Nelson Tureck foram prefeitos do distrito de Campo Mourão e eram presenças constantes nas ótimas equipes lá formadas.  Lembro de acompanhar os jogos dessa equipe nas disputas da Taça Paraná (me parece que ficaram duas vezes com o vice-campeonato da competição estadual). 

Tiguera relembrou alguns detalhes daquela participação: ele atuou como atleta algumas poucas partidas e assumiu o cargo de treinador. No jogo final, que garantiu o título, Sucuri saiu do banco de reservas para marcar o gol decisivo calçado com uma chuteira muitos números maior.


Publicado originalmente no Semanário Entre Rios, em agosto de 2006.

The Hollies - "Bus Stop"


The Hollies é uma banda britânica de rock and roll formada no princípio dos anos 1960. Eles foram contratados pela Parlophone em 1963 como colegas de selo dos Beatles, e lançaram seu primeiro álbum nos Estados Unidos em 1964 durante a primeira leva da Invasão Britânica. Eles são comumente associados a Manchester, pois vários de seus integrantes originais vinham da cidade e de comunidades vizinhas. Em 2010 a banda entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll.

As 6 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo

1- Aranha Armadeira Brasileira
Esta espécie de aranha é também conhecida como aranha-de-bananeira, é uma aranha agressiva e perigosa. Elas podem ser encontradas em países como Paraguai, Brasil, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina e Costa Rica. O veneno dessa aranha é perigoso e para afetar o ser humano, elas têm que injetar uma grande quantidade do veneno. Aqui no Brasil ela é a segunda aranha que mais causa acidentes, são 42% dos casos de picadas de aranhas. Devido a sua alta agressividade, pois ao se sentir ameaçada, ela se prepara rapidamente para atacar a vitima.

2- Aranha marrom reclusa (Loxosceles reclusa)
Todos as aranhas marrom são altamente perigosas, elas representam quase 30 espécies. A reclusa em especial, é encontrada na América do norte e sua mordida pode causar grandes problemas de saúde. Elas costumam viver em lugares escuros e úmidos. Quando acontece a mordida, pode causar febre, vômito, tremores com vermelhidão ao redor da mordida e inchaço. Se não for tratada imediatamente a ferida, pode ocorrer a necrose do tecido atingido, falência renal e até a morte.

3- Viúva-negra
A famosa aranha Viúva-negra é conhecida cientificamente como latrodectus Hesperus e a maioria delas são pretas, ma algumas também podem ser encontradas na cor marrom. Elas preferem viver em climas quentes e são encontradas principalmente nos Estados Unidos. Somente 1% do total das mordidas em pessoas resultou em morte. O nome dessa aranha se deve ao fato de que o macho morre após a cópula.

4- Aranha-teia-de-funil(Atrax robustus)
Esta aranha é principalmente encontrada na Austrália. Elas são também extremamente perigosas. 10 a 15 minutos após a mordida já é possível desenvolver problemas de respiração que podem levar a um infarto ou ao coma. Uma quantidade menor de veneno pode provocar febre, vômitos, pálpebras caídas e tremedeira.

5- Aranha-rato (Missulena)
Esta aranha pode sobreviver em qualquer país e ambiente disponível. A cor da fêmea e do macho são diferente, as fêmeas são pretas e os machos são marrons. Após a picada os sintomas se parecem muito com o da Aranha-teia-de-funil. Trata-se de uma aranha muito agressiva que responde imediatamente a qualquer ameaça.

6- Aranha RedBack ou costa-vermelha (Latrodectus hasseltii)
Essa aranha é principalmente encontrada na Austrália e é considerada muito perigosa especialmente para crianças e idosos. A Resback vive em áreas secas e pode ser confundida com a viúva negra. A maioria das picadas registradas por essa aranha tem ocorrido durante o verão. A mordida dela pode causar vômito, fraqueza nos músculos, dor junto com transpiração.

As desculpas mais bizarras de quem chega atrasado ao trabalho

Ao menos uma vez por mês. A maioria (29%) dos 3,4 mil profissionais entrevistados pelo CareerBuilder disse que se atrasa para trabalhar mensalmente, segundo pesquisa recente feita nos Estados Unidos. Há ainda outros 16% que confessaram começar o expediente mais tarde uma vez por semana.

A equipe do site também quis saber se os chefes ficam muito bravos com atrasos. Entre os 2,6 mil gerentes entrevistados, 29% disseram não se incomodar, desde que não sejam regra.

E, como faz todo os anos, o CareerBuilder perguntou aos gestores participantes quais as desculpas mais ridículas que eles ouviram de funcionários que perderam a hora. Confira, as “pérolas” que eles contaram:

UÉ?
"Esqueci que não era fim de semana". (Pawel Kryj)

OLHOS VERMELHOS
"Passei vaselina nos olhos." (Stock.xchng)

PARTIDA COM FUSO
"Tive que assistir a um jogo de futebol que estava sendo disputado na Europa." (Getty Images)

PATRIOTISMO
"Achei que o Dia da Bandeira era feriado". Nos EUA a data que celebra a adoção da bandeira nacional é no dia 14 de junho. (miflippo/Thinkstock)

VETERINÁRIO
"Tive que levar minha tartaruga de estimação à clínica de animais exóticos." (Reprodução)

E O VENTO LEVOU
"O vento destruiu o deck da minha casa." (Toa55/Thinkstock)

TRAVESSURA
"Dormi mais e perdi a hora porque meus filhos mudaram todos os relógios da casa." (Zvone Lavric / Stock Xchng)

FIQUEI LÁ
"Minha mãe me trancou no armário."

VIDA SELVAGEM
"Fui encurralado por um alce." (AlbertoLoyo/Thinkstock)

CADÊ O ENTREGADOR?
"A pizza que pedi demorou a chegar e tive que esperar em casa." (Dominos)

UMA SALVA PARA O ASTRO REI
"O nascer do sol estava tão bonito que tive que parar no caminho para ver."

A CULPA É DA SOGRA
"Minha sogra não parava de falar." (TatyanaGl/Thinkstock)

NHAM NHAM
"Meu pai se ofereceu para fazer um sanduíche de queijo e eu não pude recusar." (msheldrake/Thinkstock)
[ MSN ]

Australiano sobrevive por horas preso em açude com água até o nariz

Daniel Miller ficou preso à escavadeira de três toneladas, sem poder mudar de posição, por mais de duas horas
Uma posição de ioga e o poder de concentração ajudaram um agricultor australiano a passar horas apenas com o nariz fora da água, quando a escavadeira em que trabalhava caiu dentro de um açude, em Charlotte Bay, na Austrália.

Daniel Miller, de 45 anos, dirigia ao lado do açude na sua propriedade, 300 quilômetros ao norte de Sydney, quando a beirada rompeu e a escavadeira de três toneladas caiu na água, prendendo-o ao fundo por uma barra de metal.

Miller contou que fez uma posição de ioga - deitado sobre o abdômen, com as perna para trás, apoiando as mãos no fundo do açude - até que uma vizinha ouviu seus gritos e chamou por socorro.

"Eu estava preso e tentei manter a cabeça acima da água. Acho que fiquei na 'posição da cobra'", disse o agricultor ao jornal Sydney Daily Telegraph.

'Salvo' pela ioga
A posição da cobra, ou Bhujangasana, é um dos exercícios básicos de ioga e auxilia a corrigir problemas de postura, porque fortalece a musculatura das costas e a capacidade respiratória.
"Não sou um praticante, mas posso dizer que a ioga salvou a minha vida. Isso e, claro, minha vontade de viver", acrescentou.

Miller acredita que fez a 'Posição da Cobra': 'A ioga salvou minha vida'
Segundo as equipes de resgate, Miller passou duas horas no açude. Mas a mulher dele, Saimaa, afirmou em uma postagem no Facebook que foram cinco.

O agricultor disse que outra coisa que o ajudou a sobreviver foi passar "o tempo todo" pensando em voltar para a mulher e os dois filhos pequenos.

O chefe de polícia Neil Stephens informou que Miller ficou apenas com o nariz e a fronte fora da água.

"Ele teve muita sorte de sobreviver", disse a uma emissora de TV australiana.

Para a mulher de Miller, "não teve nada a ver com sorte, mas com o fabuloso esforço mental e a determinação de um homem incrível".

Os bombeiros tiveram que drenar a água e a lama para retirar o agricultor do açude.

"É incrível como ele manteve as costas arqueadas e o nariz acima da água por tanto tempo", disse Steve Howard, chefe dos bombeiros da área de Nova Gales do Sul.

'Absoluta força mental'
O australiano foi levado para o hospital com escoriações leves e hipotermia
Miller foi levado de helicóptero para um hospital na cidade vizinha de Newcastle, sofrendo de hipotermia e com escoriações leves nas costas.

"Dan está OK!", escreveu a esposa dele na rede social.

"Ele ficou preso... com o peso da escavadeira em cima dele e com o fundo pantanoso do açude cedendo sob seus pés".

"Certamente foram a sua absoluta força mental e determinação em sobreviver que o fizeram sair dessa. Assim como estar em forma, forte e saudável. Nada a ver com sorte", concluiu ela.

8 de fevereiro de 2017

O Japonês Voador nos Jogos Regionais de Goioerê

Alcyr Costa Schen (sempre na memória)
Nos anos 1970/80, agosto era o mês dos Jogos Regionais de Goioerê, que aconteciam durante as comemorações do aniversário daquela cidade.

Vivenciei ali momentos divertidos de conquistas e também de derrotas, algumas inesperadas, outras anunciadas.

Os jogos contavam com a participação de quase todos os municípios da região e de alguns mais distantes, como Cascavel e Toledo.

Jogando handebol foi que participei pela primeira vez do evento. Meu sogro, Alcyr Schen, era o Secretário de Esportes de Campo Mourão e chefe da nossa delegação. Recordo-me muito bem do discurso dele, ao chegarmos a Goioerê, exigindo que nos comportássemos como homens e respeitássemos os horários estipulados para as refeições e principalmente os de dormir.

Na delegação de atletismo, que não sei por que dormia no mesmo alojamento que nós, havia uma grande esperança de medalha nas provas de 100 e 200 metros rasos: o Ligeirinho, um “japonês” que fazia jus ao apelido, era muito rápido e não parava nunca. Nem mesmo dormindo ele ficava quieto, levantando várias vezes para ir ao banheiro. Numa dessas saídas, alguém trancou a porta por dentro e ele, preocupado em não fazer barulho, lembrando do apelo do Seu Schen, sussurrava para que alguém abrisse a porta. Ele acabou dormindo encostado no batente da porta, do lado de fora da sala de um colégio goioerense. Pela manhã, “ninguém” entendia o seu fraco desempenho nas provas, ficando longe, muito longe das primeiras colocações. 

Nos anos seguintes ele se recuperou e ganhou muitas medalhas para nossa cidade. Nunca mais dormiu com outra modalidade que não fosse o atletismo.

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em 2005. Seu Schen faleceu em 2001. Infelizmente não tenho nenhuma foto do nosso Japonês Voador, o Ligeirinho.

Joe Dassin - "Et Si Tu N'Existais Pas"


Joseph Ira Dassin (Nova Iorque, 05/11/1938 — Papeete, 20/08/1980), ou simplesmente, Joe Dassin, foi um cantor franco-estadunidense de música pop. 

Morreu em 20 de agosto de 1980, aos 41 anos, após sofrer um infarto.

A arte pop de Jeff Victor: Caricaturas de Atores e seus Filmes


Jeff Victor é um talentoso ilustrador formado em arte e design pela Universidade do Kansas. Abaixo, ele apresenta um trabalho brincando com a cultura pop mostrando vários artistas e seus personagens no cinema.

SIGOURNEY WEAVER
Ellen Ripley ("Alien"), Dana Barrett ("Ghostbusters"), Ellen Ripley ("Aliens"), Gwen DeMarco ("Galaxy Quest"), Grace ("Avatar")
BILL MURRAY
Carl Spackler ("Caddyshack"), Dr. Peter Venkman ("Ghostbusters"), Phil ("Groundhog Day"), Steve Zissou ("The Life Aquatic with Steve Zissou"), Bill Murray ("Zombieland")
UMA THURMAN
Cécile de Volanges ("Dangerous Liaisons"), Mia Wallace ("Pulp Fiction"), Poison Ivy / Dr. Pamela Isley ("Batman & Robin"), The Bride ("Kill Bill: Vol. 1"), Beatrix Kiddo ("Kill Bill: Vol. 2")

JACK NICHOLSON
J.J. Gittes ("Chinatown"), Jack Torrance ("The Shining"), Joker / Jack Napier ("Batman"), Col. Nathan R. Jessup ("A Few Good Men"), Warren Schmidt ("About Schmidt")
JIM CARREY
Linha de Cima:: Fire Marshall Bill ("In Living Color"), Ace Ventura ("Ace Ventura: Pet Detective"), Stanley Ipkiss ("The Mask"), Lloyd Christmas ("Dumb and Dumber"), The Riddler ("Batman Forever")
Linha de Baixo:: The Cable Guy ("The Cable Guy"), The Grinch ("How the Grinch Stole Christmas"), Joel Barish ("Eternal Sunshine of the Spotless Mind"), Ebenezer Scrooge ("A Christmas Carol")

JOHNNY DEPP 
Linha de Cima:: Glen Lantz ("A Nightmare on Elm Street"), Edward Scissorhands ("Edward Scissorhands"), Ed Wood ("Ed Wood"), Raoul Duke ("Fear and Loathing in Las Vegas"), Ichabod Crane ("Sleepy Hollow")
Linha de Baixo:: Jack Sparrow ("Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl"), Willy Wonka ("Charlie and the Chocolate Factory"), Sweeney Todd ("Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street"), Mad Hatter ("Alice in Wonderland"), Barnabas Collins ("Dark Shadows")

CHARLIZE THERON 
Helga Svelgen ("2 Days in the Valley"), Aileen ("Monster"), Aeon Flux ("Æon Flux"), Mavis Gary ("Young Adult"), Ravenna ("Snow White and the Huntsman"), Meredith Vickers ("Prometheus")

TOM HANKS 
Linha de Cima:: Allen Bauer ("Splash"), Josh ("Big"), Det. Scott Turner ("Turner & Hooch"), Forrest Gump ("Forrest Gump")
Linha de Baixo:: Jim Lovell ("Apollo 13"), Woody ("Toy Story"), Captain Miller ("Saving Private Ryan"), Chuck Noland ("Cast Away"), Robert Langdon ("The Da Vinci Code")

NICOLAS CAGE
Linha de Cima:: Randy ("Valley Girl"), H.I. McDunnough ("Raising Arizona"), Ronny Cammareri ("Moonstruck"), Ben Sanderson ("Leaving Las Vegas"), Cameron Pie ("Con Air")
Linha de Baixo:: Benjamin Franklin Gates ("National Treasure"), Edward Malus ("The Wicker Man"), Johnny Blaze / Ghost Rider ("Ghost Rider"), Damon Macready / Big Daddy ("Kick-Ass"), Balthazar ("The Sorcerer's Apprentice")

RICK MORANIS
Bob MacKenzie ("SCTV"), Louis Tully ("Ghostbusters"), Seymour Krelborn ("Little Shop of Horrors"), Dark Helmet ("Spaceballs"), Barney Rubble ("The Flintstones")

NATALIE PORTMAN
Mathilda ("Léon: The Professional"), Taffy Dale ("Mars Attacks!"), Queen Amidala / Padmé ("Star Wars: Episode I - The Phantom Menace"), Evey ("V for Vendetta"), NIna Sayers ("Black Swan"), Jane Foster ("Thor")
KURT RUSSELL
Snake ("Escape from New York"), R.J. MacReady ("The Thing"), Jack Burton ("Big Trouble in Little China"), Col. Jonathan 'Jack' O'Neil ("Stargate"), Stuntman Mike ("Death Proof")

GARY OLDMAN
Linha de Cima:: Sid Vicious ("Sid and Nancy"), Dracula ("Bram Stoker's Dracula"), Stansfield ("Léon: The Professional")
Linha de Baixo:: Jean-Baptiste Emanuel Zorg ("The Fifth Element"), Mason Verger ("Hannibal"), Rolfe ("Tiptoes"), Sirius Black ("Harry Potter and the Prisoner of Azkaban"), Jim Gordon ("Batman Begins")