27 de janeiro de 2017

Pioneiros mourãoenses: Anita e Francisco Albuquerque


Do álbum do Jayminho Bernadelli, foto mostra o casal de pioneiros mourãoenses Anita e Francisco Albuquerque. Clique na imagem para ampliar!

Anita Gaspari Albuquerque (21/06/1907 - 27/10/2000) nasceu em Ponta Grossa. Casou-se aos 14 anos com Francisco Albuquerque, com quem teve 18 filhos. Chegou em Campo Mourão em 1936, onde foi parteira por mais de 30 anos, realizando mais de 1000 partos. 

Em 1995, recebeu o título de cidadã honorária do Estado do Paraná (por iniciativa do Deputado Namir Piacentini).

Francisco Ferreira Albuquerque (10/10/1901 - 08/05/1953) era natural da Lapa (PR). Conheceu dona Anita em Porto União (SC), onde casaram em 1920. Comprou um comércio em Campo Mourão, em 1936, quando aqui chegou, que ficava onde hoje existe o Jardim Albuquerque. Foi um dos principais responsáveis pela criação do município de Campo Mourão. Foi um grande líder da cidade sem nunca exercer nenhum cargo político. Foi baleado e morto, durante um tiroteio, dentro de um ônibus em viagem para participar de uma convenção em Curitiba. 

(Fonte: "Campo Mourão - 60 anos", livro da prefeitura municipal de Campo Mourão - com biografias dos homenageados com nome de ruas, jardins e lougradores mourãoenses). 

Gary Clark Jr. "Bright Lights"


Gary Clark Jr. (Austin, Texas, 15/02/1984) é um guitarrista músico de blues e blues-rock e ator norte-americano. Seu estilo de tocar já foi muitas vezes comparado com o de Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan. 


Em 2011, o The Bright Lights EP ficou em em 40º colocado em uma lista da revista Rolling Stone dos 50 melhores álbuns daquele ano.

Top 5 Bebidas Mais Consumidas no Mundo

Que a água é a bebida mais consumida do mundo já era de se imaginar. Mas, tirando esse precioso líquido necessário para a nossa existência, você faz ideia de quais são as bebidas mais consumidas do mundo?

Não existem números exatos para contabilizar o quanto essas bebidas são consumidas, mas é possível supor quais elas são. Para definir a ordem de consumo é levado em conta variedade e marcas, a cultura de cada lugar, e a facilidade de acesso no dia-a-dia.

Confira o Top 5 bebidas mais consumidas no mundo:

5° Vinho

vinho
Conhecido por seu poder antioxidante, o vinho é capaz de prevenir doenças cardíacas e combater o envelhecimento precoce. Para isso, os médicos recomendam a ingestão de uma taça da bebida ao dia.
Um dos benefícios do vinho é que ele é rico em vitamina E, o que ajuda na limpeza do sangue e evita que coágulos se acumulem nas artérias. Ele também auxilia na perda de peso e pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas como a Demência e o Alzheimer.

4º Cerveja

cerveja
Sucesso nos bares e rodas de amigos, a cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, sendo o principal deles a cevada. É a bebida alcoólica mais consumida no mundo.
A cerveja pode ser fabricada em teores e sabores diferentes para se adaptar ao paladar de cada região. Se consumida com moderação pode favorecer a produção do colesterol bom (HDL). Contudo, se consumida em excesso, pode causar dependência.

3º Leite

leite

O leite é um dos alimentos de origem animal mais completos, sendo que o leite de vaca é o mais consumido. Seu sabor puro não agrada a todos os paladares, dessa forma é bastante comum a bebida ser consumida misturada ao café ou achocolatado.
O leite pode ser encontrado nas versões integral e desnatado. O tipo mais caro é o leite de burra, um quilo do queixo fabricado dele é vendido a 1 mil euros.
A bebida é rica em cálcio, substância que ajuda a fortalecer os ossos, mas não é recomendada para pessoas com intolerância a lactose.

2º Chá

cha
Talvez o chá seja a bebida com a maior infinidade de sabores. Feito de ervas, é normalmente consumido ainda quente, embora hajam alguns tipos que são apreciados gelados, como os feitos à base erva mate. Também é utilizado para fins medicinais.
Por muito tempo o chá foi a bebida mais consumida do mundo, até ir perdendo espaço para o café. Apesar disso, em alguns países o chá ainda é muito consumido, como é o caso da Inglaterra e da China.

1º Café

º cafe
O café é preferência unanime em todas as partes do mundo. Puro ou misturado ao leite, é uma bebida para se tomar em qualquer lugar e em qualquer ocasião.
Pesquisas indicam que os benefícios do café podem ajudar na prevenção de doenças como o câncer de fígado, diabetes, insuficiência hepática e cirrose. Sua fonte de antioxidantes fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce das células.

Aprenda como traduzir expressões do inglês para o mineirês

Vai que você sai dos EUA diretamente para Governador Valadares, né?

A página BH M1L GR4U criou este quadro para facilitar a vida de quem é mineiro e quer aprender inglês. Ou vice-versa.


Pra assimilar, uma bem fácil.



E como facilitar uma expressão grande?

Algumas ficam até bem parecidas se você prestar bem a atenção.


Mas a maior parte vem simplesmente para facilitar a vida do gringo.
[ Buzz Feed

Lugares tranquilos no Brasil para se tirar férias

Seja lá qual for o seu motivo para evitar lugares cheios durante as férias, o importante é que, aqui, você vai encontrar 5 lugares tranquilos para viajar. 

Ouro Preto
Ouro Preto é ideal para quem, embora queira tranquilidade, esteja a fim de uma programação cultural e do contato com a natureza. A cidade, a primeira brasileira a ser considerada um Patrimônio Cultural pela Unesco, em 1980, tem diversos atrativos para férias sossegadas, porém, repletas de atividades para todos os dias.


O Centro Histórico é a principal atração cultural da cidade. As ladeiras de paralelepípedos nos levam a uma viagem no tempo, entre Igrejas famosas, como a de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, um marco do ciclo barroco em Minas Gerais, lojinhas que vendem pedras preciosas, a Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência e o Museu do Oratório.

Para ver tudo isso do alto, vale a pena subir até o Mirante do Morro São Sebastião.

Saindo um pouco da cidade, você vai encontrar, indo para Mariana, o Parque Estadual do Itacolomi que tem como principal símbolo o Pico do Itacolomi com 1.772 metros de altitude. 

Serra Negra
No interior de São Paulo, a aproximadamente 140 km da capital, Serra Negra, além de tranquila, é considerada Cidade Saúde por suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas. Uma visita à cidade, que é parte do Circuito das Águas Paulistas, pode ser considerada, portanto, como um tratamento para o corpo – ótimo para quem deseja relaxar durante as férias!

Além de aproveitar a estadia na cidade para se hidratar com as poderosas águas, existem muitas outras coisas pra fazer por lá.

A cidade também é conhecida pelo comércio de artigos e roupas de couro, o que já garante aquelas comprinhas essenciais de férias. O turismo por fazendas é outro atrativo da região e, durante um passeio, você irá passar por trilhas, rios e cachoeiras.


Na cidade, um teleférico com 1.500 metros de comprimento que leva ao mirante do Cristo Redentor é a grande sensação. Outro ponto literalmente alto que vale a pena subir, acessível de carro, é o Mirante Alto da Serra. Do alto da montanha de 1.310 metros, dá pra ver mais de 10 cidades da região e até praticar voo livre!

Duas dicas gastronômicas para colocar no roteiro: o restaurante Sr. Bacalhau, especializado em comida portuguesa, e provar os cafés especiais da região, encontrados em diversas cafeterias da cidade.

Pirenópolis

A combinação entre sossego e um paraíso natural com condições ideais para a prática de esportes de aventura destaca Pirenópolis na nossa lista.

A cidade no interior de Goiás é cercada de rios, cachoeiras, matas e morros, ideais para fazer trilhas. Se você é fã de montanhismo, rapel em cachoeiras, arvorismo, cavalgadas e rafting, então, não precisa pensar duas vezes para colocar Pirenópolis nos seus destinos das férias de Janeiro.


Turismo de aventura também combina com longas horas de descanso. O centro histórico da cidade pode ser incluído na parte relaxante do roteiro. O local é patrimônio histórico e tem casarões do século XVIII, museus e igrejas.

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras está a 1.444 metros acima do nível do mar, no pico de uma montanha de pedra na Serra da Mantiqueira, e é uma das cidades mais altas do Brasil.

A pacata cidade no interior de Minas Gerais é cheia de histórias e lendas típicas de cidades pequenas e que proporcionam ainda mais curiosidades para os visitantes. Se você estiver de férias por lá e der de cara com um extraterrestre, isso jamais irá surpreender um morador de São Thomé das Letras. Afinal, existem diversos relatos de São-Tomeenses que acreditam viver cercados por seres de outros planetas.

Pode acontecer também de, durante um passeio pela região, você encontrar a gruta que leva à Machu Picchu, no Peru. Não seria maravilhoso? São essas histórias, junto a toda beleza natural, que fazem de São Thomé das Letras um lugar inesquecível.


As ruazinhas, caracterizadas pelas casas e igrejas revestidas de quartzito, são o charme da cidade. Nos arredores, cachoeiras, lagos e grutas completam o conjunto dos atrativos locais.

Quem visita são Thomé das Letras deve obrigatoriamente conhecer o Parque Municipal Antônio Rosa. A Casa da Pirâmide, Toca da Bruxa, o Mirante e a vista 360° de toda a região fazem da visita ao parque um passeio imperdível na cidade.

Guaramiranga

Enquanto todo mundo está atrás das praias nordestinas em Janeiro, você quer fugir para o interior, de preferência, para um lugar bem acima do nível do mar. Guaramiranga, a 110 km de Fortaleza, é a resposta. Sim, no Ceará, no alto da serra, com montanhas que chegam a mais de 1.000 de altitude.


A pequena cidade do interior tem todo aquele pacote que você espera ver em uma cidade de serra: temperaturas amenas, um centro com uma bela igreja matriz em um ponto alto da cidade e muitos atrativos naturais.

Hotel Vale das Nuvens - Guaramiranga
Rios, cachoeiras, mirantes e trilhas ecológicas vão ser os seus principais compromissos durante as férias em Guaramiranga. Uma dica é o Parque das Trilhas, de onde partem diversos percursos de caminhadas pela Mata Atlântica. No parque, também é possível fazer tirolesa, rapel e andar de caiaque.
[ Trivago ]

26 de janeiro de 2017

Semeire Vecchi e Daisy Solange Schen, anos 1970/80

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto dos anos 1970/80 mostra minha cunhada Daisy ao lado da amigona Semeire Vecchi.

Daisy reside em Curitiba, onde trabalha como professora municipal (prestes a se aposentar) e curte o lindo neto Lorenzo, ao lado da filha Janaína e do genro Fúlvio.

Semeire, artista plástica das mais talentosas, filha do ex-prefeito Augustinho Vecchi, vive em nossa Campo Mourão, mas a cidade parece ter ficado muito grande, pois só nos encontramos ultimamente pelas redes sociais, Bendita rede social!  

Semeire Vecchi e Daisy Solange Schen

Rory Gallagher - "Crest of a Wave"


Rory Gallagher (02/03/1948 – 14/06/1995) foi um multi-instrumentista e compositor irlandês. Foi considerado o 57º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone, mesmo assim muitos o consideram como um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Infelizmente, depois de 16 álbuns gravados, muitos shows e grande reconhecimento dentro da comunidade musical, Rory Gallagher faleceu em 14 de junho de 1995, depois de contrair uma infecção hospitalar, quando se recuperava de uma cirurgia de transplante de fígado.


Creast of a Wave é faixa do álbum Deuce, lançado em 1971.


Vodka catarinense ganha um dos maiores prêmios internacionais do setor

A Bebidas Kalmae, de Blumenau, conquista prêmio duplo no Hong Kong International Wine and Spirits Competition


Em 2007 os irmãos Marcos e Maurício Kalvelage tiveram uma ideia de um passatempo para aposentadoria: montar uma destilaria. O que começou como uma brincadeira virou negócio de família, depois que os irmãos se apaixonaram pelo universo dos destilados e estudaram muito sobre o assunto. Em 2012 fundaram a Bebidas Kalmae, em Santa Catarina, e desde então já conquistaram diversos prêmios do segmento.  E um dos mais importantes foi a recente Medalha de Prata no Hong Kong International Wine and Spirits Competition, um dos mais importantes do mundo. O concurso tem 47 anos e reúne grandes especialistas para premiar as melhores bebidas do mundo em categorias que vão de vinho a rum, passando pela vodka.

“Participamos do primeiro campeonato em 2014, pois sabíamos que tínhamos um produto de excelente qualidade, mas sofremos preconceito por ser uma destilaria nova e brasileira. Mas sabíamos que ganharíamos no teste cego. Dito e feito, logo na primeira competição conquistamos a medalha de prata”, lembra Marcos.

Vodkas Kalvelage e Kalvelage Vibe. Foto: Daniel Zimmermann.
Depois de dois anos de premiação e duas medalhas consecutivas com a Vodka Kalvelage (preço sugerido R$ 86,90) a destilaria evoluiu e apresentou no concurso de 2016, a Kalvelage Vibe (preço sugerido R$ 96,90), um conceito de vodka diferente, mais neutra e sem sabor característico. A aposta deu certo e acabou empatando com a Vodka Kalvelage no teste cego, garantindo para a destilaria brasileira uma dobradinha no pódio.

“Nosso produto é 100% brasileiro com cereais nacionais e águas de Santa Catarina, além disso todos os nossos processos foram desenvolvidos no Brasil, até nossos destiladores e filtros foram feitos aqui, com uma tecnologia desenvolvida por nós”, afirma Marcos que busca mais reconhecimento para os produtos nacionais.

Uma das cenas mais engraçadas da história do cinema

Gridlock'd (Na Contra Mão) é um filme underground de 1999 que conta a história de dois músicos de rock, interpretados por Tim Roth e Tupac Shakur, viciados em heroína, que tentam se internar em uma clínica de recuperação para se livrar das drogas e dos perigos que as acompanham (traficantes, policiais corruptos...). Como as leis americanas não permitem que o viciado se interne por sua espontânea vontade -- é preciso uma ordem judicial ou médica --, os dois fazem de tudo para atingirem seu objetivo.


Na cena abaixo, que eu editei, Tupac convence o parceiro, que fora ferido por um tiro, a atingi-lo com um canivete para que ambos consigam a almejada internação. Para mim, uma das cenas mais engraçadas que já assisti, principalmente pela sensacional atuação do Tim Roth. Assista. 


Tupac Amaru Shakur (Nova Iorque, 16/06/1971 - Las Vegas, 13/09/1996), mais conhecido pelos seus nomes artísticos 2Pac, Makaveli ou apenas Pac, foi um rapper estadunidense. Ele morreu assassinado com quatro tiros.

Tim Roth (Londres, 14/05/1961), como é conhecido Timothy Simon Smith, é um ator britânico. Fez filmes importantes como Vincent & Theo (onde interpretou o famoso pintor Vincent Van Gogh) e Reservoir Dogs (Cães de Aluguel) , de Quentin Tarantino.

Cão 'herói' salva a vida de outro

Salvamento canino | Reprodução/Facebook(Rafa Franciulli)
Todos sabem que o cão é o melhor amigo do homem. Mas um cão também pode ser o melhor amigo de outro cão.

Imagens postada por Rafael Franciulli comprovam isso. Um homem que caminhava com dois cães, jogou um graveto em córrego formado por cachoeira em Córdoba (Argentina).

O cão preto se atirou na água para pegar o graveto, mas teve grande dificuldade de voltar à terra firme e acabou arrastado pela força da água. Foi aí que o seu amigo de quatro patas entrou em ação e o salvou. Assista:


25 de janeiro de 2017

Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense - (amistoso com Guarapuava, 1965)

Com a colaboração do Neuci Fabiano, mostro uma formação da Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) na estréia do novo gramado do estádio Roberto Brzezinski, que terminou com vitória por 3 a 1 contra o Grêmio de Guarapuava, em 20 de setembro de 1965.

Meu pai e amigos contam que o Joel Albuquerque foi um dos melhores jogadores de futebol de Campo Mourão. James, que foi casado com a irmã de Joel, também foi um 'cracaço', daqueles que ia bem no campo e melhor ainda no futsal.

AERM - Campo Mourão/PR - 1965 - Amistoso com o Grêmio Guarapuava
Em pé: Latito, David Camargo, Neuci Fabiano, Ney, Gomes e Romeu Marczinski (in memorian) 
Agachados: James Klank, Baltazar, Joel Albuquerque, Zé Mundinho, Catarina e Ilton Santin (in memorian)


Raul Seixas - "Sapato 36"

Raul Santos Seixas (Salvador, 28/07/1945 — São Paulo, 21/08/1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro.


A letra é uma crítica à ditadura militar no Brasil, que queria controlar o comportamento da maioria dos brasileiros nos anos 1970. Raul não suportava regras, seguir padrões, ser igual a todo mundo, e dizer que vai escolher o “Sapato 37” é uma forma de dizer: “Não vou me adequar a tudo! Não vou ser igual a todo mundo”.

Vou escolher meu sapato e andar do jeito que eu gosto” quer dizer isso, que ele vai fazer exatamente o que acha melhor para ele e ponto final.


Sapato 36 é faixa do álbum O Dia Em Que a Terra Parou, lançado em 1977.

Fotos de crianças em situações constrangedoras para alegrar o nosso dia

Todos já fomos crianças um dia, mas alguns de nós tiveram a sorte de nascer em uma época anterior a histeria das mídias sociais.

Logo, embora tenhamos feito muita bagunça, birras e besteiras, as nossas vergonhas não ficaram registradas para sempre em público.

As crianças abaixo não tiveram a mesma alegria. Apesar de já adorarem a internet, mais tarde, elas vão desejar que Facebook, Twitter ou Instagram ainda não existissem em suas infâncias.

“Meu filho não queria ser um tigre ou um super-herói; ele queria ser um semáforo”

“Daí minha sobrinha decidiu sair de fininho e pular na foto de uma outra família”

“Meu primo acabou de postar essa foto de seu filho. Vejam quão feliz e orgulhoso ele está de onde colocou todas as cenouras”

“Encontrei meu filho assistindo TV assim. Me assustei por um segundo”

“Esta é a minha primeira vez olhando uma criança e não sei o que deu errado, mas minha sobrinha está dormindo de ponta cabeça. Chamo os pais ou um exorcista?”

“Meu filho encontrou minhas ‘varas de pescar’”

“Flagrei meu filho assistindo desenhos às 3 da manhã. Ele não esperava ser descoberto”

“Encontrei meu filho sentado dessa maneira hoje”

Conteúdo importante da bolsa de uma garotinha

“Era o dia da princesa na aula de dança hoje e uma garotinha veio de cachorro-quente. Nunca admirei tanto alguém”
[ Revoada ]

Grandes marcas e seus modernos automóveis de divulgação nos anos 1960

Show de fotos enviadas pelo Sargento Silva, parceirão de Truco e Futebol no Clube dos Trinta, mostra como eram os veículos de grandes marcas do Brasil e do exterior nos anos 1960/70. 

Quem nunca usou uma pastilha Valda para dor de garganta?

Coca-Cola em São Paulo (devia estar transportando aqueles minis engradados. Hehehe)

Vigor é uma marca tradicional de laticínios até os dias de hoje

Comprava desse drops na Bomboniere do Cine Plaza, que era administrado pela, agora cartorária, Ana Maria Coledan

Leite Paulista pertence atualmente à Danone

A Mococa existe desde 1919

Buri era a junção das iniciais dos sobrenomes do fundadores da empresa (Mário Bussab e Paulo Ribeiro). Ela comercializava roupas de cama, banho e mesa, tecidos em geral, além de televisores e eletrodomésticos. Em 1992 foi vendida para os proprietários das lojas Ponto Frio. Em Campo Mourão funcionava na Capitão Índio Bandeira, ao lado de onde atualmente tem a Casa Tapi

Dispensa apresentações

Delícia. Tinha uma época em que encontrávamos carrinhos de sorveteiros da Kibon pelas ruas da cidade 

A Unilever é uma das empresas multinacionais mais antigas, seus produtos estão disponíveis em cerca de 190 países

Quando tinha Crush, um refrigerante de laranja, o dia estava ganho.