13 de janeiro de 2017

Associação Tagliari. O bicampeonato da Taça Paraná, em 1980

Associação Tagliari - Bicampeã da Taça Paraná - 1980
em pé (da esq. para a direita): Itamar Tagliari, Augustinho Vecchi, Paulo Gilmar Fuzeto, Severo Zavadaniak, Raudilei Pereira, Silvio Carvalho Cintra, João Miguel Baitala e Itachir Tagliari (in memorian)
agachados: Antonio Admir "Beline" Fuzeto, Luizinho Ferreira Lima, Pedro Ivo Szapak, Ione Paulo Sartor e Carlão Tagliari
Chegamos a Guarapuava com a missão de manter o título de campeão, conquistado no ano anterior em Paranavaí. Alojamo-nos numa sala do próprio ginásio de esportes onde aconteceria a competição. Uma semana inteira de competição, sete dias de chuva e no alojamento não havia um só canto que não gotejasse. Dia desses, Itamar Tagliari lembrou que encontramos o Itamarzinho, já quase afogado, dormindo sob uma dessas goteiras. Exagero dele claro, mas que estava todo molhado, isso estava.

Valmar de Maringá, Guarapuava, AABB e Transbussadori, ambas de Londrina, e Círculo Militar de Curitiba foram nossos adversários. Éramos as seis melhores equipes paranaenses sem dúvida alguma, com destaque para o Círculo Militar que contava com um jogador da Seleção Brasileira (Didu) e com uma estrutura de causar inveja até nos dias de hoje. Contrastando com nosso precário alojamento, eles se hospedaram no melhor hotel guarapuavano.

Época de muito amadorismo, nossa equipe contava apenas com o patrocínio da própria família Tagliari e, por isso, economizávamos em tudo que podíamos. E ainda contávamos com inconvenientes (na verdade, compromissos com seus empregos) que impediam que alguns de nossos atletas participassem desde o início da competição. Apenas nos dois últimos jogos contamos com a equipe completa (Hélio Ubialli, então funcionário do Banco do Brasil e apaixonado pela modalidade, conseguiu a liberação dos jogadores e ainda os levou até Guarapuava).

Um a um os adversários foram sendo derrotados!

Quatro a dois sobre a Valmar (com três gols de sem-pulo do Ione, como só ele sabia fazer!) foi o resultado da nossa estréia.

Tagliari e AABB de Londrina, que praticamente decidiu quem enfrentaria o Círculo Militar no jogo final foi inesquecível. Perdíamos por três a um quando o Severo Zavadaniak, um dos que o Ubialli tinha liberado, entrou e, com quatro golaços, virou o jogo para cinco a três. Onde anda o Severo?

No jogo final contra o Círculo Militar, vitória simples de qualquer uma das equipes daria o título para a vencedora. Empatando, a AABB de Londrina seria a campeã. (Um acordo de bastidores entre londrinenses e curitibanos, com a conivência da Federação, firmou-se que em caso de empate, uma melhor de três pontos seria disputado entre eles para definir o campeão estadual).

Não demos essa chance a eles! Vencemos por dois a zero (um gol meu, outro do Carlão Tagliari) e conquistamos o bicampeonato e o direito de disputar a Taça Brasil de Clubes Campeões, no ano seguinte em Cuiabá, onde fizemos ótima campanha e ficamos entre os seis melhores clubes do Brasil. Isso tudo com uma estrutura amadora, patrocínio familiar, muito amor à camisa e contando apenas com atletas locais.

Silvio Cintra, David Cardoso, João Miguel Baitala (en memorian), “Beline” Fuzeto, Carlão Tagliari, Luizinho Ferreira Lima, Severo Zavadaniak, Raudilei Pereira, Ione Sartor e Itamar Tagliari participaram daquela conquista. E o Hélio Ubiali e todas as nossas famílias, é claro! 

A foto acima, do arquivo do Raudilei, é de um amistoso no ginasinho JK logo após a conquista do bicampeonato
Publicado originalmente no semanário Entre Rios

Rodrigo Suricato e Lulu Santos - "Um Certo Alguém"


Luiz Maurício Pragana dos Santos (Rio de Janeiro, 04/05/1953), mais conhecido como Lulu Santos, é um cantor, compositor e guitarrista brasileiro.

Rodrigo Suricato é integrante da banda carioca Suricato criada em 2009 que ficou conhecida após ter participado da primeira temporada do reality-show SuperStar da Rede Globo.


Um Certo Alguém é uma composição de Lulu Santos, faixa do álbum Amor à Arte, lançado em 1989,

Belas aves flagradas no centro de Campo Mourão


Olha só o que flagrei pela segunda vez no centro de Campo Mourão. Duas ararinhas, que pelo que pesquisei no livro Aves do Brasil, que me foi presenteado pelo amigão Ricardo Widerski, deve ser um casal de Maitaca ou de Periquitão - Maracanã.


Claro que não me atrevo a dizer o local, por que sei que algum ''lesado'' vai querer pegá-los e prendê-los em uma gaiola. 

As fotos, tiradas com meu celular movido a gás, não estão boas, mas dá para ver o arisco animal me observando, querendo entender o que eu pretendia. 

O vacilão e o bezerro ninja; vídeo


Sempre torci para o touro nas absurdas e inconcebíveis touradas. No vídeo abaixo, compartilhado pelo amigo Anderson Flora, um homem sente na pele (e ossos) a evolução dos animais para enfrentar o dito ser pensante. Como diria o Marcelo Machado, praticamente um ninja, o bezerro!


Cena divertidíssima no filme O Mensageiro Trapalhão, de 1960


Essa semana revi o filme O Mensageiro Trapalhão (The Bellboy), de 1960, e me diverti muito com a cena abaixo, que nem lembrava que tinha no filme realizado no ano em que eu nasci.

Eu assisti a todos os filmes do Jerry Lewis, quase todos eles nas sessões de matinée do Cine Plaza, em Campo Mourão. 

O nome do divertido trio é The Novelites e a música é Alabama Jubilee. Prestem atenção o que o danado faz com sua própria perna. 




The Bellboy (no Brasil, O Mensageiro Trapalhão), é um filme de comédia de 1960, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Jerry Lewis.

O filme começa com um executivo cinematográfico apresentando-o. Ele explica que o filme em si não tem uma história centrada, mas que simplesmente mostra Jerry Lewis como Stanley, um mensageiro, que se mete em absurdas situações, se safando delas de uma cena para outra. Stanley não fala, exceto por alguns segundos antes do desfecho do filme.

12 de janeiro de 2017

Associação Tagliari Futsal. O primeiro título da Taça Paraná, em 1979

1979 foi o ano que disputei minha primeira competição de futsal na categoria adulta. Para minha vaidade e orgulho, foi também a primeira vez que a Associação Tagliari conquistou um título estadual, o da Taça Paraná, que naquele ano foi disputada em Paranavaí. Na verdade, o time mourãoense já tinha conquistado um título com quase o mesmo peso, dos Jogos Abertos do Paraná de 1979, coincidentemente realizado na mesma cidade).  

Época de muito amadorismo, a Taça Paraná (equivalente a Chave Ouro dos dias de hoje) reunia os principais times paranaenses em uma única semana, quase sempre no final do ano, e todos jogavam entre si para conhecer o campeão. E fomos nós os campeões. 

Algum tempo atrás já escrevi aqui sobre a conquista. Relembrem.


Associação Tagliari - Campeã Taça Paraná 1979
em pé (da esq. para a direita): Seu Értile (in memorian), Itamar Tagliari, Gastão, Ivando "Rancho" Capato, Ione Paulo Sartor e Pedro Ivo Szapak
agachados: João Miguel Baitala (in memorian), Paulo Gilmar Fuzeto (com o sobrinho Carlinhos Tagliari), Irineu Luiz "Luizinho" Ferreira Lima, Carlos "Carlão" Alvaro Tagliari (com o sobrinho Flavinho Tagliari Bisol) e Alvaro "Careca"

Demafra, Valmar, Clube dos Oficiais, Guarapuava, Nova Esperança e Associação Tagliari se reuniram em Paranavaí para decidirem a Taça Paraná de Futsal (a atual Chave Ouro). Recém completado 19 anos, fui convocado pelo Itamar Tagliari para, pela primeira vez, participar de uma competição adulta. Já era metido representando a cidade nas competições juvenis, imaginem jogando pela Associação Tagliari!

Itamar, que naquele ano se dividia entre jogador e treinador, sempre começava os jogos com Careca, João Miguel, Carlão, Rancho e Ione. Para mim parecia um time imbatível de tanto que meus companheiros jogavam. Do banco eu mais parecia um torcedor, mas quando convocado entrava e não fazia feio. Na primeira partida, diante dos maringaenses da Valmar, entrei e levei uma pancada do meu amigão Astério (que jogava firme como poucos) que até hoje quando a bola bate na canela, lembro dele. Levantou um hematoma tão grande, que um repórter que veio me entrevistar no banco levou um susto e fiquei com a impressão que ele ficou com dó. 

E o time que para mim parecia imbatível, acabou causando a mesma impressão nos adversários e na torcida que todos os dias lotava o ginásio Lacerdinha. Bastava entrar no ginásio e lá estava eu ‘espichando as orelhas’ para ouvir os elogios e palavras de admiração. Mas também ouvia muito falarem que a decisão de verdade seria diante do time da casa, o Demafra, que contava com Dilvo, Divanei e Carmo, craques que eu aprendera a admirar tanto quanto eu admirava os meus companheiros de equipe. 

A partida aconteceu na penúltima rodada e, para minha vaidade, com um gol meu e outro do Gilmar Fuzeto -- ambos éramos os imediatos do treinador mourãoense -- vencemos por 3 a 1 e convencemos torcedores e adversários que dificilmente deixaríamos escapar o nosso primeiro título estadual. No domingo pela manhã, de um distante dezembro de 1979, jogando pelo empate, vencemos com certa facilidade o representante de Ponta Grossa e comemoramos como nunca. 

Comemoramos no ginásio, com reconhecimento de toda a torcida paranavaisense, na viagem de volta e, principalmente, em Campo Mourão, onde uma grande caravana de carros nos aguardava e nos acompanhou em desfile por toda a cidade. No ano seguinte, em Guarapuava, conquistamos o bicampeonato.


Marcelo Jeneci - "O Melhor da Vida"


Marcelo Jeneci (São Paulo, 07/04/1982) é um cantor e compositor brasileiro.

Seu primeiro disco foi lançado no final de 2010. Com o título Feito para Acabar, foi considera um dos melhores discos daquele ano, segundo veículos como a revista Rolling Stone.

Em 2014, seu álbum De Graça foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.


O Melhor da Vida é faixa do álbum De Graça.

Avião faz 4 tentativas para aterrizar no aeroporto mais perigoso do mundo. Vídeo


Recentemente, um avião que saiu de Zurique com destino à ilha da Madeira, Portugal, fez quatro tentativas de aterrissagem. O aeroporto local é conhecido pelos ventos fortes.

Muitos aviões têm dificuldades a aterrizar e a decolar da Madeira, mas este caso captado pelas câmaras em dezembro passado foi realmente assustador. As primeiras três vezes que o piloto se aproximou da pista, teve de voltar a subir devido ao vento e às condições climatéricas. Assista no vídeo abaixo (não consegui excluir a propaganda).

As cidades turísticas mais baratas para se conhecer no Brasil

O Brasil está repleto de cidades turísticas, existem os destinos óbvios que quase todo mundo conhece ou planeja conhecer, mas sempre tem uma cidade ou outra que é deixada de lado. Muitas vezes o óbvio é mais caro, exatamente por receber mais gente. Quando se planeja uma viagem, às vezes, o turista quer um desses destinos, quando não é possível ir para um, existe sempre a oportunidade de pensar em uma segunda opção. 

Conheça cidades lindas, mas com um preço mais justo que outras do mesmo nível turístico e um pouco de fama a mais. 

Curitiba - Paraná 
A capital paranaense é muito conhecida como a capital mais fria do Brasil, ela recebe muitos visitantes o ano inteiro e tem muitas atrações. Além de grandes shows e festivais, Curitiba é a cidade do estado que mais recebe peças de teatro e apresentações artísticas. A cidade é bonita e histórica, com muita coisa para ver e fazer, sua região também é muito turística, o que atrai ainda mais gente para lá. Ela está entre as capitais turísticas mais baratas do Brasil. É possível passar uma semana inteira em Curitiba gastando o preço de passagens para alguns lugares mais procurados dentro do país. 

Segundo o site Quanto Custa Viajar, em uma semana se gasta uma média de R$1.400 com tudo incluso, passagens, estadia e comendo muito bem. O preço é calculado considerando gastos médios, de no máximo R$100 por dia. Mas quando a viagem é feita por mais de uma pessoa, o custo pode reduzir bastante, considerando que a diária de hotel - fator normalmente mais caro de qualquer viagem - pode ser dividida. 

Salvador - Bahia 
Salvador é uma capital histórica e muito visitada, mesmo assim não é um dos destinos mais óbvios do país, existem muitas praias que ainda ganham da capital baiana no turismo nacional. Seu preço médio é parecido com o de Curitiba. Com aproximadamente R$1.500 é possível se passar uma boa semana em Salvador desfrutando de toda sua beleza, charme e história. 

Florianópolis - Santa Catarina 
As praias catarinenses são o destinos de muitos no fim e começo de cada ano. Mas a capital não recebe tanto quando outras praias. A cidade oferece muito além das praias. Floripa é um destino mais jovem e agitado, uma boa opção para quem procura uma cidade com vida noturna. O melhor de tudo, é que com menos de R$1.200 é possível passar uma semana confortável na cidade. Contando com hotel, passagens, alimentação e alguns passeios ofertados. 

Ouro Preto - Minas Gerais 
Ouro Preto é uma cidade encantadora, que leva seu visitante a um outro tempo, outro Brasil. Seu charme está em todo seu peso histórico, a cidade é cheia de arte e diferente de tudo aquilo que se encontra pelo país. Os gastos em Ouro Preto também são muito menores que em outros destinos turísticos brasileiros. Passagens, hospedagens, passeios e tours pelos lugares históricos, ficam um pouco menos que R$1.400 para uma semana na cidade. 

Búzios - Rio de Janeiro 
O Rio de Janeiro não é um estado barato, mas pior ainda é querer ir para a capital sem gastar muito, as regiões em volta da cidade são lindas e podem valer muito mais a pena. Búzios é um lugar de tirar o fôlego e tem muitas atividades turísticas, além de mais de 20 praias para se ver e relaxar. A média de gasto por dia é de R$75 e, é possível gastar uma quantia de apenas R$1.000 para passar uma semana na cidade. 

Foz do Iguaçu - Paraná 
Foz do Iguaçu é um dos destinos mais procurados do Brasil, surpreendentemente, também é uma das cidades turísticas mais baratas do país. As cataratas atraem gente do mundo inteiro e muitos brasileiros durante o ano inteiro todos os anos. Além das belezas naturais, a cidade conta com muitos parques e atrativos para turistas. Uma viagem de uma semana para Foz do Iguaçu é o suficiente para se ver de tudo, inclusive o lado argentino das cataratas. Com as passagens, hospedagem, alimentação e passeios, é possível gastar em torno de R$1.700 reais. 

Porto Alegre - Rio Grande do Sul 
A capital gaúcha tem muito charme e personalidade, é mais barata que outras cidades turísticas do RS, como Gramado, por exemplo. Ela mistura muito do novo e o antigo. A cidade oferece muito da cultura gaúcha, que é bastante diferente de muitas regiões do Brasil, e pode também ser visitada com a intenção de conhecer seus arredores. Com bom transporte público (um dos melhores do país), muitos restaurantes renomados, passeios para quem quer uma vida noturna agotada, Porto Alegre é uma cidade grande que atrai menos turistas que outras cidades com menor qualidade de aproveitar a estadia. É possível ficar uma semana na capital gaúcha por aproximadamente R$1.300 reais. 
[ Bonde ]

Ganhamos! Ranking revela que brasileiro é o povo mais cheiroso do mundo


Quantos banhos você toma por dia? Você costuma usar sabonetes, géis e cremes durante e depois do banho? Que bom! Você está contribuindo para uma estatística que coloca o nosso país no topo do ranking dos países mais cheirosos do mundo. 

De acordo com um estudo realizado pelo instituto de pesquisa Euromonitor, o povo brasileiro é um dos que mais tomam banho em todo o mundo. Os dados foram obtidos através de questionários online com mais de 6 mil pessoas de 16 países que buscavam saber, além de hábitos de higiene, a frequência de compras e uso de produtos de beleza e outros cosméticos.

Quantos banhos o brasileiro toma por semana
A pesquisa mostrou que o brasileiro toma, em média, 12 banhos por semana, ou seja, quase 2 banhos por dia. Além disso, foi percebido no país um aumento de 10% de vendas de sabonetes líquidos, ocasionado por maior consumo de versões antibactericidas.

Entre os países que menos frequentam o chuveiro estão China e Inglaterra. O estudo descobriu, por exemplo, que 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e que 30% delas chegam a passar até três dias sem se banhar. Na média global, a maioria das pessoas toma um banho por dia.

11 de janeiro de 2017

No Belin Carolo com o Campo Mourão Basquete; fotos

Com tão boas companhias, os jogos do Campo Mourão Basquete no NBB9 é muito mais do que um programa esportivo, é também um momento familiar e ótimo para encontrar/rever bons amigos da cidade. 

Elvira, Fernanda, Luizinho, Idê e Gilmar - ginásio Belin Carolo - Campo Mourão/PR jan2017
Ontem, ao lado da 'minha' Elvira e da neta Fernanda, acompanhamos o jogão entre os mourãoenses e o tradicional e forte time da cidade de Franca, conhecida como a capital do basquete brasileiro (vitória dos paulistas por 83 a 81, com direito a final emocionante -- último arremesso da linha dos três pontos pelo nosso atleta Jordan não entrou por muito pouco). Como mostra a foto acima, recebemos a companhia dos professores Gilmar Fuzeto e Idevalci Ferreira Maia para incentivar nossa equipe. 

Um programa que, cada vez mais, reúne torcedores da cidade e de toda a região. Dá gosto ver o lindo ginásio Belin Carolo cheio de vida, depois de um longo hiato sem eventos de porte no agora ginásio da UTFPR. 

Sempre acompanhei o Campo Mourão Basquete nas mais variadas competições e cada vez mais fico impressionado como os jogos dessa modalidade são equilibrados. As equipes são muito pareias e, normalmente, vence aquela que erra menos. Sobre o jogo de ontem, não concordo com aqueles que afirmam que os juízes prejudicaram nosso time. O trio de arbitragem foi bem (eles acertam muito, mas muito mais do que erram). Vi erros para os dois times. Venceu aquele que errou menos nos momentos mais decisivos da partida. 

Outra coisa legal é ver ídolos do basquete nacional no Ginásio Belin Carolo. Gostei muito de ver ídolos como Guerrinha, técnico do Mogi, e Helinho, técnico do Franca, sendo reverenciados pelos torcedores mourãoenses. Mais legal ainda é ver a atenção que dispensam aos nossos torcedores, com infindáveis sessões de fotos. 

Abaixo, fotos de Valmir de Lara mostram como foi o confronto entre Campo Mourão e Franca nesta terça (10/01/17). Clique nelas para amplia-las.

















Tiago Iorc - "Coisa Linda"

Tiago Iorczeski (Brasília, 28/11/1985), mais conhecido como Tiago Iorc, é um cantor, compositor, músico e produtor musical brasileiro. Em 2008, Iorc lançou seu álbum de estreia, Let Yourself In, que contém dez faixas em inglês e atingiu a sétima posição na parada de álbuns da Billboard Japonesa, gerando cinco singles no total. Em seu segundo álbum de estúdio, Umbilical (2011), Iorc transitou entre o folk e o indie pop.


Tiago começou a compor em português em seu terceiro álbum de estúdio, Zeski (2013), que gerou três singles, sendo dois deles em parceria: "Música Inédita" com Maria Gadú e "Forasteiro", com a participação do cantor Silva. Em 2015, lançou a coletânea Novelas, contendo todas as suas canções que integraram a trilha sonora de telenovelas. Neste mesmo ano, Tiago lançou seu quarto disco, Troco Likes, que teve como singles de maior êxito "Coisa Linda" e "Amei Te Ver". O disco lhe rendeu duas indicações ao Grammy Latino. Em 2016, colaborou com a cantora Sandy na canção "Me Espera" e gravou seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Troco Likes Ao Vivo.

10 remédios caseiros que realmente funcionam

Medicina alternativa definitivamente não é “besteira”: apesar de nem sempre opções malucas funcionarem, muitos remédios caseiros cientificamente testados podem de fato ajudar a aliviar condições. Confira:

1 – Listerine para fungo nas unhas dos dedos do pé

Mergulhar seus pés em Listerine por 15 a 20 minutos duas vezes por dia realmente cura a maioria dos casos de fungo nas unhas. Listerine contém ingredientes antissépticos e desinfetantes, que podem ser usados para tudo: de curar gonorreia a limpar o chão.

2 – Iogurte para mau hálito

Estudos têm mostrado que bactérias vivas em iogurte sem açúcar podem suprimir os níveis de bactérias causadoras de mau hálito. Se elas forem a causa do cheiro ruim em sua boca, comer iogurte pode matá-las e seu hálito vai ficar melhor.

3 – Azeite para eczemas

O azeite é rico em vitamina E, por isso é um ótimo hidratante para a pele. Aplicar azeite extra virgem não refinado após o banho enquanto a pele ainda está úmida pode ajudar a acalmar eczemas (dermatites, ou infecções de pele) dolorosos.

4 – Açúcar para soluços

Soluços são irritantes, mas você pode tentar detê-los dentro de um minuto, simplesmente engolindo uma colher de chá cheia de açúcar. Especialistas acreditam que a doçura repentina na língua sobrecarrega as terminações nervosas da boca, parando o espasmo do soluço. Evidências científicas também dizem que prender a respiração ou levar um susto podem, de fato, ajudar a acabar com o soluço.

5 – Chiclete para estresse no trânsito

Estudos têm mostrado que goma de mascar de hortelã ou canela pode aumentar a consciência e reduzir a fadiga em até 20%. Participantes relataram 25% menos frustração e 30% mais estado de alerta depois de mascar os chicletes. Dirigir também pareceu 30% mais rápido para aqueles que mastigaram chiclete.

6 – Fita adesiva para verrugas

As pessoas passam por todo o tipo de experiência ruim para remover verrugas. Normalmente, opções dolorosas como crioterapia, preparações de ácido, terapia de laser e outras são o tratamento de escolha. Mas mesmo a crioterapia (queima da verruga com nitrogênio líquido) tem uma taxa de sucesso de apenas 60%. Comparativamente, a prática indolor de aplicar um pequeno pedaço de fita adesiva parece fornecer aproximadamente uma taxa de sucesso de 85%.
Basta aplicar um pequeno pedaço de fita adesiva na verruga e deixá-lo lá por uma semana. Em seguida, lave a região e use uma pedra pomes para esfoliar a área afetada. Reaplique a fita por outra semana, e repita o procedimento até a verruga desaparecer.

7 – Segurar um lápis na boca para dor de cabeça

Tensão na ou dor de cabeça muitas vezes pode surgir porque inconscientemente apertamos nossas mandíbulas. Segurar suavemente um lápis entre os dentes força os músculos da mandíbula a relaxar, aliviando a dor de cabeça.

8 – Vodca para chulé

Limpe os pés com um pano encharcado em vodca para eliminar qualquer cheiro ruim. Vodca contém álcool, um antisséptico que destrói fungos e bactérias que causam odor e seca a umidade que permite que estes organismos cresçam no nosso pé.

9 – Azeitona ou limão para ânsia

Ânsia de movimento é comum principalmente em barcos, por causa do balanço no mar, mas surge até mesmo em passageiros de carros em estradas. O excesso de saliva pode deixar as pessoas enjoadas, mas comer azeitonas ou chupar um limão aos primeiros sinais de ânsia pode melhorar a náusea graças aos taninos contidos nesses itens.

10 – Tomate para acne

Tomates têm uma grande quantidade de vitaminas antioxidantes C e A, além de teor ácido, de modo que podem ser usados para tratar uma variedade de doenças de pele simples, especialmente pele oleosa.
Esmague um tomate e espalhe sua polpa no rosto, deixando-a descansar por uma hora. Lave-a com água morna e seque. Repita o procedimento uma vez por dia durante uma semana para melhorar a pele.
[ Revoada ]