9 de dezembro de 2016

Ajax, do Lar Paraná. Campo Mourão, anos 1970

Ajax Lar Paraná - Campo Mourão - anos 1970
em pé (da esq. para a direita): ....., Darci, Jurandir, Ezir, Alicate, Deir, João Rocha, Miltinho e Batatinha
agachados: Chiquinho Diniz (in memoriam), Juvenal Vieira, Nilsinho, Juarez (in memoriam), Paulinho, Tião e Chinezinho
Do álbum do Paulinho Santana, foto mostra o timaço de futebol de campo do Ajax, formado na sua maioria por moradores do grande Lar Paraná, o maior bairro de Campo Mourão. 

Um pouco mais novo, na maioria das vezes eu jogava nas preliminares dos amistosos que eles realizavam com o nosso Time do Chico. Era realmente um timaço!

Chiquinho Diniz faleceu muito novo em acidente de carro no Lar Paraná. Juarez faleceu recentemente de problemas de saúde. Ele foi o único que chegou a jogar futebol profissionalmente. Ele era irmão mais velho do craque do futsal mourãoense, Luiz Carlos Mendes, o Batata.  

Ezir, grande amigo de meu pai, faz tempo que não manda notícias. Assim como os manos JurandirJoão Rocha Filgueiras Netto, esse casado com a Edna, irmã do Beline e do Gilmar Fuzeto. (Beline me contou que o João reside em Porto Velho (RO), onde trabalha na prefeitura local e que o Jurandir administra uma fazenda em Miranda, no Mato Grosso do Sul).  

O Nilson Mendes Cardoso, que sempre foi muito bom de bola, eu vejo de vez em quando, circulando ali mesmo no Lar Paraná. 

O ex-vereador Juvenal Vieira também continua morando no bairro mourãoense onde ele cresceu mostrando sua habilidade futebolística.

Paulinho reside na capital dos paranaenses. 

Boy & Bear - "Limit of Love"


Boy & Bear é uma banda australiana de indie rock-folk composta por David Hosking (vocal e guitarra), Killian Gavin (vocal e guitarra), Tim Hart (bateria e vocal), Jonathan Hart (vocal, banjo, bandolim) e teclados) e David Symes (baixo). A banda lançou três álbuns, Moonfire (agosto de 2011) e Harlequin Dream (agosto de 2013), ambos alcançando os dez melhores da parada de álbuns australianos. Seu terceiro álbum, Limit of Love, foi lançado em 2015.

Walk The Wire é faixa do álbum Limit of Love.

Ana Letícia e Renata nos divertindo no Snapchat


Minha neta Ana Letícia e a amiguinha Renata Girola gravaram, no Snapchat, esse divertido vídeo. 



Elvira Schen com a neta Ana Letícia Lima Conrado e a Renata Filla Girola

A galinha mais centrada do mundo


Não lembro quem me enviou, mas me diverti muito com esse vídeo.


Encante-se ao viajar pela Estrada da Graciosa

foto: Larissa Haidê Schen Lima
A estrada da Graciosa é um caminho que liga a capital Curitiba à serra paranaense, e é considerada a via mais bonita do Paraná e uma das mais bonitas do país. A estrada encanta os turistas que por ela passam, com sua flora - que possui muitas flores variadas-, riachos, cachoeiras e muitas paisagens bonitas por sua extensão. 

Reprodução/Férias Brasil
A Graciosa atravessa o trecho da Mata Atlântica de maior área preservada no Brasil inteira, o que torna a passagem por ela mais especial. A passagem pela estrada da Graciosa além de bonita, faz parte da história do Paraná. 

Reprodução/Férias Brasil
Construída em 1873, um pouco depois da consolidação do Paraná como província, ela foi a única estrada pavimentada ligando o estado ao litoral por muitos anos. Era a principal rota para o transporte da produção agrícola da região.

foto: reprodução internet
Por todo o trajeto, é possível encontrar mirantes, churrasqueiras e banheiros, toda uma estrutura preparada para que a viagem do estado para a serra seja a mais tranquila possível. Os principais destinos que levam os turistas às estradas e particularmente passando por esta estrada, são as cidades históricas de Morretes, Antonina e Paranaguá. 

foto: reprodução internet
Além da riqueza de conhecer a bela serra paranaense, passar pela estrada da Graciosa é um experiência à parte, agregada às belezas do Paraná. Mesmo que a intensão não seja conhecer nenhuma das cidades históricas, curitibanos e turistas visitando a capital, têm a opção de dirigir pelo trajeto por um dia e ver sua beleza inegável com uma paisagem de tirar o fôlego. 

foto: reprodução internet
[ Bonde ]

8 de dezembro de 2016

AABB/C. Mourão nos Jogos Abebeanos em Caxias do Sul (RS) - 1983

Foto de 1983 mostra a equipe de futebol suíço da AABB de Campo Mourão que participou dos Jogos Abebeanos do sul do Brasil, realizado em Caxias do Sul (RS). 

Naquele ano, a equipe conquistou, de forma invicta, o paranaense realizado em União da Vitória. Para o Sul Brasileiro de reforçou com o Armando de Apucarana e com o Odenir "OVNI" (O Ione lembrou o nome dele, passados 33 anos), goleiro de União da Vitória. 

em pé (da esquerda para a direita): Silvio Galli, Santão, Kogut, Adilson, Armandão, Nunes e Odenir "OVNI".
agachados: João Paranavaí, Rui Mauro, Moacir, Ione Sartor e Ivando “Rancho” Capato. 


Andrew Bird - "Roma Fade"


Andrew Bird (11/07/1973) é um cantor, compositor e multi-instrumentista norte-americano nascido em Chicago. Em suas performances inclui violino, guitarra, bandolim, glockenspiel e assovio.


Roma Fade é faixa de seu último álbum, Are You Serious?, lançado em 2016.

Aderi à campanha Volta Lula!


Circula pelas redes sociais e dispositivos mensageiros esse texto abaixo como sendo de autoria de Marcelo Madureira (o humorista do Casseta e Planeta já desmentiu que seja o autor).  

Como gostei muito da ironia e dos fatos relembrados, aderi à campanha. 

Volta Lula! Vem para a República de Curitiba de uma vez!!!



  • VOLTA LULA! e traga de volta as DUAS REFINARIAS que VOCÊ DOOU para a BOLÍVIA!
  • VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ "EMPRESTOU" para HUGO CHÁVEZ!
  • VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ MANDOU para CUBA, HAITI E OUTROS, QUE AQUI TAMBÉM TEM CRIANÇAS MORRENDO DE ANEMIA;
  • VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE REAIS que VOCÊ EMPRESTOU para o EIKE BATISTA, que agora está em situação pré-falimentar.
  • VOLTA LULA! e traga de volta os MILHÕES DE EUROS que VOCÊ LEVOU com a ROSE para PORTUGAL;
  • Volta Lula, e explica o MENSALÃO, que você planejou e que tinha o "Quartel General" ao lado da sua sala...
  • Volta Lula, e explica o fenômeno "ROSE";
  • Volta Lula, e explica os 6.000 médicos cubanos;
  • Volta Lula, e explica a falência do SUS;
  • Volta Lula e explica onde foi parar a reabilitação da indústria naval brasileira;
  • Volta Lula e explica os 4,8 bilhões gastos na transposição do Rio São Francisco e que hoje está tudo abandonado...
  • Volta Lula, e explica os 0,20 centavos mais caros do planeta;
  • Volta Lula e explica os 39 ministérios;
  • Volta Lula, e explica a falência da Petrobras;
  • Volta Lula e explica os 20% de inadimplência do programa eleitoral "minha casa minha vida", que os brasileiros que trabalham terão que pagar. Observe também que a taxa de inadimplência de 16% gerou a crise imobiliária de 2007 dos Estados Unidos.
  • Volta Lula e explica o que aconteceu com o óleo de mamona que ia ser a independência energética do Brasil;
  • Volta Lula e explica o PRÉ-SAL;
  • Volta Lula, e explica essa sua criação, o poste "DILMA" que você plantou em Brasilia...
  • Volta Lula e explica porque um ministro do supremo tentou explicar o contrato milionário que o governo, por meio da Eletronorte, concedeu, sem licitação, ao seu escritório de advocacia do Rio de Janeiro.
  • VOLTA LOGO E VÁ PRA CADEIA TAMBÉM !!!!!!

A cidade do futuro que não tem políticos, classes sociais ou religiões


A utopia cantada por John Lennon na canção Imagine, de um mundo sem posses, países, religião, fome ou cobiça, pode estar ainda longe de se tornar uma realidade para todos, mas ganha contornos possíveis, e bem sucedidos, em uma cidade localizada no sul da Índia, chamada Auroville.


Reconhecida oficialmente como cidade tanto pelo governo indiano quanto pela Unesco, Auroville recebe, desde sua fundação, em 1968, pessoas de todo o mundo, inclusive do Brasil. A população da cidade hoje é cerca de 2 mil habitantes, mas o local tem capacidade para receber até 50 mil moradores.


Em sua inauguração, punhados de terra de 124 países foram levados até Auroville, a fim de significar o cunho extranacional e aberto da cidade.


Ainda que esteja localizada em uma região paradisíaca, e que o lazer e o prazer sejam incentivados em Auroville, todos por lá têm muito o que fazer – e recebem um salário de cerca de R$ 405 por mês, valor mais do que suficiente para os custos de vida e ainda para se guardar um pouco para emergências.


A cidade, totalmente autossustentável, possui escola, restaurantes, padarias, hospitais, cinemas e lojas. Ainda, portanto, que seja possível acumular dinheiro em Auroville, não há muito o que se comprar. Ninguém anda de carro – na cidade, somente bicicletas e motos – e o estilo de vida não inclui muito espaço para ostentação e consumismo.


O mais interessante de Auroville, porém, são suas bases políticas. Não há cargos públicos ou hierarquias governamentais – bem, não há sequer governo ou eleitos. Diante de cada dilema ou proposta social que a cidade atravessa, um conselho geral se reúne, no qual são delegados membros para resolver o que estiver em debate.


Além disso, não existe religião oficial, nem qualquer mistura possível entre o “estado” e a religiosidade individual dos moradores. Contanto que não preguem, persigam ou incomodem outros moradores, cada um é livre para exercer a religião que quiser – ou não exercer nenhuma.


Para morar em Auroville basta querer, e ter um pouco de dinheiro. Uma casa por lá custa em torno de 3 mil dólares – que arquitetonicamente são espetaculares!


É preciso ter um trabalho oficial, e contribuir em outras funções, com eventuais aptidões pessoais. Você pode, por exemplo, ser um artista, e sua produção será remunerada. Por um ano – período chama do “estágio” – os cidadãos decidem se o novato pode ou não permanecer como morador. Se o pedido for negado, o valor investido é devolvido integralmente.


Os moradores de Auroville comprovam o que Lennon diz na canção: ainda que sonhador, ele não era o único. Alguém se habilita?


O monumento Matrindir, localizado no centro da cidade

Trem de passageiros passa por dentro de prédios na China


Vídeo enviado pelo meu amigão Ricardo "Bruca" Alípio Costa mostra um curioso caso de um trem que circula dentro de edifícios. 


Pesquisando descobri que são imagens da Linha 2 da estação de trem Chongqing Rail Transit, em Yuzhong, distrito de Chonqqing. 


De acordo com os usuários da Internet, o local por onde o trem passa é bastante complexo e não havia alternativas para ele seguir em frente. A solução foi dividir o espaço com o edifício. 

A Linha 2 está em operação desde 2004. 



Há poucos dias, publiquei matéria mostrando trem que passa por entre um campo de futebol. Clique aqui para rever.

7 de dezembro de 2016

Campo Mourão Futsal - 1973


Aí acima estão cinco motivos pelos quais eu decidi que o futsal seria o meu esporte preferido: Beline, Ione, Itamar, Louri e Carlão.

A foto mostra os craques mourãoenses durante os Jogos Abertos do Paraná de 1973, que foi realizado em Maringá. Dois anos depois, com a presença do James Klank, Luizinho Kloster, Ivando "Rancho" Capato e Gilmar Fuzeto, eles conquistariam o primeiro título estadual para o futsal mourãoense nos Jogos Abertos do Paraná realizado em Paranavaí. Assisti ao vivo a partida semifinal (1 a 0 em Londrina, gol do Rancho) e a decisão com Maringá (decidida nos pênaltis, depois de empate no tempo normal, com o Ione convertendo todas as nossas cobranças e o Louri defendendo como sempre). 

Ione Paulo Sartor, funcionário aposentado do Banco do Brasil, reside atualmente em Curitiba. 

Louri da Silva, funcionário aposentado do Banestado, também reside na capital paranaense.

Antonio Admir Fuzeto, o Beline, curte merecida aposentaria se revezando entre o litoral paranaense e a nossa Campo Mourão. 

Os manos Itamar Agostinho e Carlos Álvaro Tagliari continuam residindo em Campo Mourão. Carlão continua à frente de sua Casa Tapi (materiais esportivos) e o Itamar também curte sua aposentadoria.  

Apocalýptica - "Ruska"


Apocalyptica é uma banda finlandesa formada por três violoncelistas e, desde 2005, um baterista. Tem como especialidade o "symphonic metal" (heavy metal com aspectos de sinfonia), tocando também música clássica. Todos os formadores frequentaram a Academia Sibelius, em Helsinque, onde se conheceram e, em 1993, se juntaram para fazer, por diversão, arranjos com violoncelos.

O Apocalyptica foi formado em 1993 quando quatro violoncelistas (Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Max Lilja e Antero Manninen), se reuniram para fazer covers de Metallica no Teatro Heavy Metal Club.


Ruska é faixa do álbum Apocalyptica, lançado em 2005.

Nada pode estragar o seu dia, muito menos uma chuvinha


Tem muita merda bobagem circulando pela net, mas acredito que tem muito mais coisas boas/divertidas. O vídeo abaixo é um desses, que diverte e levanta o astral. 


'Filei' do Mundo dos Cachorros

Casa de 18 metros quadrados é uma casa de sonho – veja o seu interior

Com o enorme crescimento da população mundial, é cada vez mais necessário saber aproveitar os espaços que temos. Por causa disso, os lares pequenos e bem equipados estão se tornando populares. Mas se você pensa que eles são desconfortáveis e apertados, está enganado.

A casa que vamos ver agora é aconchegante e ecológica, algo muito importante atualmente. A sua construção não é cara e é amiga do ambiente, o que explica o seu sucesso. Algumas pessoas até decidiram construir uma em seu jardim para alugar.

Chris Heinige é uma dessas pessoas. Ele vem de uma família de artesãos, artistas e designers. Junto com o seu pai já falecido e seus irmãos, ele construiu mais de 100 casas destas nos Estados Unidos. Todas elas foram desenhadas por sua mãe, que ajuda na crianção das casinhas. 

Quando Chris tinha 17 anos, ele tinha outra vocação. Ele se tornou um missionário da fé cristã e passou vinte anos no Japão, Hong Kong, Macau e Índia. Quando estava no Japão, o jovem ficou muito inspirado pelo estilo de vida simples dos japoneses. E este modo de vida inspirou-o a construir suas casas de campo pequenas.

As fotos abaixo são de uma casa que Chris construiu e vendeu. Uma casa acolhedora!

Veja o exterior da casa…

Esta é a sala de estar com um sofá e armários inovadores.

Cozinha com geladeira, fogão, microondas e as escadas que vão dar ao quarto de dormir.

O outro lado da cozinha…

A parte de cima tem uma cama de casal e muito espaço para a roupa!

O banheiro até tem uma janela com vista para o exterior.

O outro lado do banheiro…

Uma bela escadaria de madeira com um design muito inovador.

A parte traseira da casa!

Por que você deve comer 2 bananas todos os dias

O poder da banana se deve a grande quantidade de proteínas, vitaminas e outros nutrientes. Por isso é muito bom para a saúde comer esta fruta todos os dias. E não precisa de muitas bananas: basta você desenvolver o hábito de comer duas bananas todos os dias para boas coisas ocorrerem no seu corpo.

Veja o que a banana é capaz de fazer:

1 - Regula menstruação: algumas mulheres têm o ciclo menstrual desregulado.
Estudos recentes descobriram que a banana ajuda a regular o ciclo, a produção de hormônios e dar mais força ao corpo.

2 - Fonte de energia:  não é à toa que os atletas amam banana.
Ela é rica em potássio e outros nutrientes que a trornam uma excelente fonte de energia.

3 – Alivia o estresse: se você anda com problemas de humor, ansiedade e estresse, pode contar com os aminoácidos da banana.
Além disso, ela contém magnésio e cálcio, que protegem contra a depressão.

4 – Cuida do coração:  esta fruta é rica em cálcio e tem pouco sal, sendo super-recomendável para quem tem problemas no coração ou quer prevenir.
Você também pode investir nela para auxiliar no tratamento de hipertensão.

5 - Auxilia a memória: tem muita gente com memória fraca, não é?
Pois comer uma banana por dia ajuda a tratar este problema.

6 – Combate anemia: A banana tem ferro, que aumenta o nível de hemoglobina e ajuda muito no tratamento da anemia.

7 - Ótima para a gravidez: a banana é uma ótima aliada para as grávidas, pois combate doenças e mantém o nível de açúcar no sangue bem equilibrado.

8 - Combate úlceras: quer proteger o estômago das úlceras?
A banana cria uma camada especial e reduz as chances desse mal.
Além disso, ela regula a produção dos vários ácidos no estômago.

9 – Combate a TPM: a glicose no sangue pode afetar o humor, principalmente na TPM.
A banana possui seis vitaminas indispensáveis para regular a glicose, como a vitamina B6.
Então, nada de pílulas para combater a TPM, certo?

10 – Previne prisão de ventre: por ter um alto teor de fibras, a banana (especialmente a madura) mantém a ordem do trânsito intestinal.
Mas neste caso prefira a banana madura, mais rica em mucilagem que vai lubrificar o intestino e ajudar na eliminação.

6 de dezembro de 2016

PAIS irá rifar tela da artista e voluntária Elvira Schen


''Minha'' Elvira passou alguns dias na criação dessa bela tela acima, que será rifada para arrecadar fundos para pagar pendências financeiras da PAIS (Protetores de Animais Independentes). 

Elvira com a neta Ana Letícia e
amiga Renata Filla Girola
Elvira, como todos sabem, é artista plástica, está exercendo o cargo de vereadora da cidade e é uma das voluntárias que trabalham pela causa animal em Campo Mourão. A PAIS, uma entidade de utilidade pública, vive do trabalho dela e de amigos e conta com poucos -- mas valorosos -- apoiadores para custear alimentação, tratamento veterinário e hospedagem de animais que são resgatados das vias públicas mourãoenses. Todo ano sobra contas para pagar em clínicas e/ou casas agropecuárias. 

A entidade calcula que cerca de vinte mil animais errantes circulam por Campo Mourão, muitos deles nasceram ali mesmo, nas ruas, mas outro tanto é abandonado pelos seus ''ex-donos'', pelos motivos mais idiotas possíveis: ficaram doentes, velhos, latem demais, filhotes que bagunçam demais ou fazem cocô no quintal... Essa semana mesmo a PAIS recebeu denúncia do abandono de uma cadela na imediações do Muffato. Um casal teria enrolado o animal em um pano e o abandonaram na via pública. Testemunhas anotaram a placa do carro e, através dela, o Ministério Público deve chegar até esses insensíveis.

Não perguntei por quanto será vendido cada número da rifa (parece que é menos de cinco reais), mas vou comprar alguns números para ajudar e, principalmente, por que o talento da Elvira parece multiplicar quando ela retrata os animais que tanto ama e cuida.

Se quiser colaborar com a PAIS e concorrer ao prêmio acima, ligue para (44) 99937 7075 e fale com a Amanda

Lyeoka - "Simply Falling"


Iyeoka Okoawo é um poetisa, cantora e compositora americana, de origem nigeriana, cuja música vai do soul, R&B, rock, hip hop ao jazz.


Simply Falling é faixa do álbum Say Yes, lançado em 2010.