1 de dezembro de 2016

Os deputados paranaenses pró-corrupção

Esses os representantes dos paranaenses que votaram pelas mudanças no Projeto de Lei das 10 Medidas Contra  a Corrupção, transformando-o em 10 MEDIDAS EM FAVOR DOS CORRUPTOS.

Vamos anotar os nomes para não esquecermos nunca. 


(foto: CRN1)

Vertical Horizon - 'Evermore'


Vertical Horizon é uma banda de rock alternativo formada na Universidade de Georgetown em Washington, D.C. em 1991. A banda é bem conhecida pelos seus hits em 1999 e nos anos 2000, incluindo "You're a God", "Everything You Want", e "Best I Ever Had (Grey Sky Morning)". O mais recente álbum deles, Echoes from the Underground, foi lançado em 2013.


'Evermore' é faixa do álbum Echoes From The Underground, lançado em lançado em 2013.

A incrível garotinha russa de quatro anos que fala sete línguas diferentes


À primeira vista, Bella Devyatkina, de Moscou, na Rússia, parece uma típica criança de quatro anos. Porém, experimente fazer-lhe uma pergunta em russo, inglês, francês, espanhol, alemão, chinês ou árabe, que seu queixo certamente irá cair.

Bella ficou famosa no mundo inteiro quando apareceu em um show de talentos na TV russa, onde falou sete línguas diferentes, atordoando os juízes e milhões de telespectadores. Logo, um vídeo do YouTube sobre seu desempenho ficou viral. Desde então, Bella já foi convidada para aparecer em uma variedade de programas.

Mas como uma menina de quatro anos aprende tantas línguas em um período tão curto de tempo, quando a maioria de nós passa anos tentando aprender apenas uma língua estrangeira?

A mãe de Bella, Yulia, disse que ela e seu marido começaram a ensinar inglês para a filha quando ela tinha apenas dois anos de idade. Depois de perceber seu interesse e a facilidade com que aprendia, eles decidiram gradualmente adicionar mais idiomas ao seu cronograma, contratando tutores nativos para cada nova língua.

Aos três anos e meio de idade, Bella já falava duas línguas. Ela dominou mais duas nos próximos seis meses.

No vídeo abaixo, você pode ver o talento impressionante da garotinha. Ela responde a tudo que lhe perguntam nas diferentes línguas, mostrando que pode realmente entender todas. No mínimo, ela tem a melhor memória de qualquer criança com quatro anos de idade no mundo.


Enquanto a maior parte das pessoas ficou chocada com a habilidade da menina de falar seis línguas estrangeiras, a neuropsicóloga russa Anna Semenovich nos lembra que, na Rússia do século XIX, falar várias línguas estrangeiras era comum para crianças de famílias reais.

“Na Rússia pré-revolucionária, se uma criança de uma família nobre não podia falar três ou quatro línguas antes dos cinco ou seis anos, era uma vergonha. Também, na escola, o latim e o grego antigo eram ensinados. Assim, cinco a seis línguas era um pacote padrão para um jovem educado na Rússia do século XIX”, explica Semenovich.

A neuropsicóloga também diz que só poderemos dizer se Bella Devyatkina tem habilidades verdadeiramente especiais quando ela atingir 15 a 20 anos. Como exemplo, ela cita os prodígios musicais: algumas crianças possuem habilidades auditivas e de canto notáveis, mas as perdem à medida que envelhecem. Ou suas vozes mudam, ou elas simplesmente perdem o interesse pela música.

Semenovich afirma que muito trabalho é necessário para que as crianças alcancem todo o seu potencial, além de condições favoráveis, como professores talentosos, um ambiente criativo e uma atmosfera de amor e apoio. “Quero desejar a essa garota boa sorte, mas o público precisa entender que o caminho para a verdadeira genialidade é custoso. É por isso que a maioria dos prodígios não atingem todo o seu potencial”, concluiu.

Ainda assim, muitos argumentam que só o fato de Bella ter se tornado fluente em línguas pertencentes a três grupos diferentes – indo-europeu (russo, francês, inglês, espanhol, alemão), semita (árabe) e sino-tibetano (chinês) – sem muitas semelhanças estruturais entre si já é inacreditável.
[ Revoada ]

Chuck Norris no bar

Micose Bubônica é uma página de humor no Facebook.

Se entendi bem é o Chuck Norris nos humilhando mais uma vez...


Enviada pelo amigo Paulo André Zarpelon.

Cinco marcas de protetor solar não passam em teste de qualidade


Pesquisa da Proteste que analisou a qualidade de 10 marcas mostrou que metade apresentou fator de proteção inferior à indicada na embalagem

Em teste de qualidade realizado pela Proteste, cinco marcas de protetor solar para o rosto apresentaram fator de proteção inferior ao indicado na embalagem. Dos dez produtos testados, um também apresentou menor proteção contra raios UVA do que prevê a legislação. A Proteste solicitou uma fiscalização mais adequada dos produtos e pediu aos fabricantes que corrijam a informação nos rótulos dos protetores solares.

Das dez marcas testadas,  cinco não apresentaram o fator de proteção solar (FPS) que consta no rótulo:  Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay. O La Roche Posay tinha um FPS 42% menor do que o indicado. A metodologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma variação de até 17% em relação ao que é informado na embalagem e a formulação do produto, mas nessas cinco marcas, a diferença de percentual foi superior à permitida.  

Também foi avaliada a proteção UVA dos produtos. Desde 2012 a legislação brasileira determina que, nos filtros solares, a proteção UVA deve ser um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L’Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos para UVA.
[ Veja ]

30 de novembro de 2016

Camisa 10 - Campo Mourão, anos 1970

Camisa 10 - Campo Mourão/PR - anos 1970
em pé (da esq. para a direita): José Roberto Corsato, Zé Pereira, João Rocha, José Luiz Baitala, Benjamin Dissenha, Miltinho e Jurandir
agachados: Tião, Pedro Cordeiro, Paulinho Santana, Mauro Rubens e Clóvis Semedo (in memorian)

Paulo Santana
Do álbum do Paulo Santana, foto de meados dos anos 1970 mostra timaço de futebol de campo do Camisa 10, de Campo Mourão. 

Paulinho reside atualmente em Curitiba. Acho que apenas o Zé Roberto e o Pedro Cordeiro residem em Campo Mourão. Trabalhei com o Clóvis Semedo na Casa Tapi. 


Norah Jones e Richard Julian - "That's the way that the world goes"


Norah Jones (Brooklyn, 30/03/1979) é uma pianista, cantora e compositora estadunidense. Nascida Geetali Norah Jones Shankar, mudou oficialmente seu nome aos dezesseis anos.

Norah nasceu na cidade de Nova Iorque, filha do influente sitarista indiano Ravi Shankar, tendo vivido sua infância com sua mãe, Sue Jones, que se mudou para Dallas, Texas, quando Norah tinha quatro anos. É meia-irmã, pela parte do pai, de Anoushka Shankar, sitarista e compositora.

Richard Julian é um compositor e cantor norte-americano, nascido em 1967.

Nunca peça para dividir a sobremesa


- Não quero comer uma sobremesa inteira. Vamos pedir uma só e duas colheres, que tal? 

- Foi o que disse uma ex-amiga minha. 
(atriz Anna Kendrick, na Seleções)

10 perguntas que você sempre quis saber a resposta

É da natureza humana querer desvendar os mistérios mais intrigantes do universo. Afinal, quem nunca se perguntou coisas do tipo “’Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”.
A curiosidade é base para o conhecimento, dessa forma, preparamos um artigo com as respostas para algumas das perguntas mais interessantes já feitas no âmbito da ciência. Confira:

1) A luz solar tem peso?
peso-luz-solar
Para a surpresa da maioria das pessoas, a luz solar tem peso. Isso porque, como todo corpo físico, a luz possuí uma massa, que neste caso é composta de fótons.
Isso explica também o fato de uma área encoberta pela sombra ter um peso menor do que uma área atingida pela luz do sol.
Toda a luz emitida pelo sol em um dia equivale a 3.7*10^24 kg.


1) Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

quem-nasceu-primeiro-ovo-galinha
Essa é provavelmente uma das perguntas que as pessoas mais se fizeram em todas a vida. Alguns estão certo da resposta, embora não tenho encontrado uma explicação plausível.
A resposta correta é o ovo. Isso porque, a geração de ovos já ocorria muito antes de a galinha surgir. Com isso, o mais provável é que outra espécie, ao longo de milhares de gerações, tenha dado origem a galinha que conhecemos nos dias de atuais.
Ou seja, tecnicamente o ovo veio primeiro do que a galinha.


3) É possível disparar uma arma de fogo no espaço?

atirar-arma-fogo-espaco
Alguns filmes de ficção científica definitivamente não servem como base para essa resposta. Não é incomum em películas do gênero um tiro no espaço parecer com um disparo subaquático, com a bala se arrastando lentamente com ondas ao seu redor.
No espaço não há oxigênio e as armas de fogo não precisam dele para funcionar; de modo que o vácuo do espaço sideral não será problema. A pólvora armazenada nas capsulas se encarregará do trabalho.
Na verdade, a arma funcionará ainda melhor no espaço, pois a bala não precisará comprimir o ar dentro do cilindro, podendo viajar a distância infinita no espaço.


4) Quanto vale o planeta Terra?

valor-planeta-terra
É claro que ninguém pensaria em vender o planeta Terra para uma raça alienígena. Mas, você já se perguntou quanto vale o nosso planeta?
O astrofísico, Greg Loughman, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz elaborou uma equação para chegar ao resultado e obteve como resposta um valor que flutua entre 3 a 4.4 quadrilhões de libras.
Na equação foram considerados fatores como: idade do planeta, tamanho e massa, temperatura, condições favoráveis de estudo de seus meios naturai, entre outros…
Até o momento, por razões óbvias, a Terra é o planeta mais caro do universo.


5) É possível viajar no tempo?

viagem-tempo
Para a felicidade dos amantes da ciência e filmes como “De volta para o futuro”, a resposta é “sim”. Contudo, ainda não é possível viajar no tempo da forma como mostrada no filme dirigido por Robert Zemeckis
Pode parecer irônico, mas tecnicamente nós já estamos viajando no tempo à velocidade de 1 hora por hora! A questão é se exista a possibilidade, ou não, de viajar mais depressa ou mais devagar que isso.
O cosmonauta russo Sergei Krikalev durante uma experiência espacial conseguiu viajar para o seu próprio futuro em 0.02 segundos. Para isso, ele gastou 803 dias, 9 horas e 39 minutos orbitando nosso planeta.
Ao viajar na velocidade de 17.500 milhas por hora ele sofreu um efeito chamado de dilatação do tempo, que segundo a Teoria da Relatividade Espacial de Albert Einstein, o tempo passará mais devagar para um corpo que viaje próximo da velocidade da luz.


6) Qual é a resolução do olho humano?

qual-resolucao-olho-humano
Sim, é possível calcular a resolução do olho humano, embora seu funcionamento seja bem diferente de uma câmera digital de última geração.
Em condições de luz nossa visão é capaz de identificar a separação de duas linhas por 0.6 arcmin, o que quer dizer que o tamanho do pixel relativo ao olho humano é de 0.3 arcmin.
Com base nessas informações, ao adotarmos 120 graus para o campo horizontal e 60 graus para o plano vertical de visão, obteríamos o seguinte cálculo e resposta: 120 * 120 * 60 * 60 / (0.3 * 0.3) = 576000000 pixels = 576 megapixels.


7) Onde fica o centro do universo?

onde-fica-centro-universo
Não exite um lugar específico para ser chamado de centro do universo. De modo que o seu centro está em toda parte.
O universo se originou de uma explosão ocorrida a cerca de 13.7 bilhões de anos, denominada “Big Bang”. Desde então, ele continua se expandindo até os dias atuais.
Em resumo, não importa em que lugar do universo você esteja, ele sempre vai parecer que está se expandindo para todos os lados na mesma velocidade.


8) O que aconteceria se todas as pessoas pulassem ao mesmo tempo?

pessoas-saltando-mesmo-tempo
Ao todo somos mais de 7 bilhões de habitantes vivendo no planeta Terra. Se somarmos o peso de todos as pessoas teríamos um resultado equivalente a 7*80 bilhões de kg.
Isso quer dizer que, se considerarmos a massa total da Terra, que é de 5.9*10^24 kg, isso pouco faria diferença. No entanto, como Isaac Newton disse certa vez, “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. O que quer dizer que tecnicamente um impacto ocorreria; ainda que muito pequeno.


9) Quanto dinheiro há no mundo?

quanto-dinheiro-tem-mundo
Se somarmos todo o dinheiro do mundo e quantificarmos em dólar americano teremos o total de US$ 75 trilhões. Para se chegar a esse montante são levadas em consideração as seguintes categorias econômicas: M0, M1, M2 e M3.
Essas categorias dizem respeito ao dinheiro que se encontra em circulação, incluindo depósitos e dinheiro em caixa nas instituições financeiras.


10) O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

terra-parar-girar
Esse seria com certeza um dia em que ninguém gostaria de estar vivo presenciar. Até porque todos nós morreríamos de qualquer forma…
A Terra gira sobre a linha do equador a uma velocidade 465 metros por segundo. Velocidade essa que tende a ir reduzindo na medida em que nos aproximamos dos polos.
Ainda que a Terra parasse de girar, tudo sobre ela continuaria a se mover na mesma velocidade de rotação do planeta. Mesmo nos polos ninguém sobreviveria por mais do que alguns segundos. Haveriam tsunamis gigantescos encobrindo todas as partes do globo.

Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral.

O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.

Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).

Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.

28 de novembro de 2016

Campeões: Peter e Allan Fell na Allianz Parque

Peter e Allan Fell na Allianz Parque

Meu genro Peter Fell e seu mano Allan tiveram a felicidade de ver o Palmeiras ser campeão brasileiro ao vivo, lá na Pig's Arena. 

Peter em frente do belíssimo estádio do Palmeiras

Os filhos da Priscila e do Nestor embarcaram em um ônibus de linha na noite de sábado, curtiram a bela arena e a festa do merecido título de campeões neste domingo e agora há pouco, pela manhã, já estavam na cidade para mais um dia de trabalho. Correria que valeu a pena.

Parabéns aos palmeirenses!!!

Clara Nunes - "Canto das Três Raças"


Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes (Paraopeba, 12/08/1942 — Rio de Janeiro, 02/04/1983), foi uma cantora mineira, considerada uma das maiores intérpretes do país. Clara Nunes seria uma das cantoras que mais gravariam canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam discos.


Canto das Três Raças é faixa do álbum Para Sempre, lançado em 1976.


Jacaré invade piscina de hotel e ataca hóspedes


Me enviaram dizendo que ocorreu em um hotel de Cuiabá. Há controvérsias, mas vale o susto. Assista. 


Lula confirmando que o Triplex é dele. Ou não?


Só eu ou mais alguém entendeu que o ex-presidente Lula afirmou que o triplex é dele?

Fiquei com a impressão que ele engasgou ao perceber que confessara o crime.

Ou será mais uma montagem que circula pela net para prejudicar a imagem do imaculado símbolo máximo petista?  



Conheça Danniel, o maior bovino do mundo

O animal, que vive na Califórnia, mede 1,93 metros e pesa mais de 1 tonelada


Danniel vive em uma fazenda na cidade de Eureka, na Califórnia, Estados Unidos. Seus donos acreditam que ele possa ser o boi mais alto do mundo, por isso o inscreveram para uma medição oficial do Guinness World Records, o livro de recordes mundiais.

Segundo o fazendeiro Ken Farley, dono de Danniel, o animal mede 1,93 metros e pesa pouco mais de 1 tonelada. Todos os dias, Danniel consome 45 quilos de feno e quase 7 quilos de grãos – o resultado é uma produção diária de 40 a 70 quilos de material fecal.

Atualmente, o boi está visitando o Sequoia Park Zoo, também em Eureka, onde os veterinários fizeram uma primeira medição que confirma a quebra do recorde. O antigo recorde pertencia a Blosom, vaca que media 1,90 metros e vivia em Illinois, também nos EUA. Blosom morreu em 2015, depois de sofrer uma lesão grave na perna.


O Guinness também tem um prêmio reservado para o menor bovino do mundo. O recorde pertence a um animal que vive em Manikyam, na Índia, com apenas 61,1 centímetros de altura.
[ Veja ]