11 de novembro de 2016

Joper Futsal - 1988

Joaquim Ovídio Pereira, o Joaquim da Joper, foi um grande colaborador do futsal mourãoense. 

Suas equipes, Tapeçaria Chic e Joper Tapeçaria, durante anos representaram,  com destaque, nossa cidade em vários campeonatos e delas surgiram muitos jogadores para a seleção de nossa Campo Mourão. 

Rememoro a equipe da Joper de 1988, com destaque especial para a presença da lenda do futsal paranaense Carlão Tagliari. 

Infelizmente, quatro amigos desta equipe já faleceram: o próprio Joaquim, Celsinho Staniszewski, Gerson Klank e seu Zé Meleiro, funcionário do DER, pai do Hilsão da Moupar Parafusos e Ferramentas, que sempre colaborava com as equipes comandadas pelo Futrika. 

Joper Futsal - Campo Mourão/1988
em pé (da esq. para a direita): Zé Meleiro (in memorian), Joaquim Ovídio Pereira (in memorian), ..., Celsinho Staniszewski (in memorian), Ademir Lima, Paulo "Nico" Vieira dos Anjos, Ademir Ruzzon, Carlos Álvaro Tagliari e Edivaldo "Futrika" Lopes
agachados: Aldevino "Vininho" da Silva, Aparecido "Calhambeque" Ferreira, Nelson "Bueno" Ticão" Bueno do Prado,  Renatinho da Silva, Gerson Klank (In memorian) e João Nilton

Mayra Andrade e Jehro - "Fragile"


Mayra Andrade (13/02/1985) é uma cantora nascida em Cabo Verde.


Jérôme Cotta, mais conhecido como Jehro, é um cantor francês, nascido em Marselha.

Fragile é uma composição de Sting, lançada em seu segundo álbum solo, Nothing Like the Sun, de 1988.

Homem que imita a filha em selfies tem mais seguidores que ela


Ele começou com 49 seguidores no Instagram. Mas uma brincadeira fez tudo mudar.


Chris Burr Martin começou a postar fotos na rede social da web em que imita a filha em selfies que ela costuma postar. 


Mas, na verdade, o sucesso foi muito maior do que ele esperava. O inglês de Lancashire (Inglaterra) já tem mais de 53 mil seguidores no Instagram. A filha, só 31 mil.


"Ela está com inveja da minha fama", disse Chris, em reportagem do "Sun".


Visite a página de Chris no Instagram

Lugares que desafiam a ciência

Todo lugar no planeta é único e de beleza singular, entretanto alguns lugares vão além e acabam surpreendendo por suas características que até então acreditava-se ser impossível de acontecer.

Os cientistas quebram a cabeça para tentarem decifrar porque tais fenômenos acontecem nesses locais. São lugares que chamam a atenção não só pela beleza, como também por parecerem desprezar as leis da ciência. Parecem serem regidos por magia.

1) Petrifying Well – Inglaterra

petrifying-well
Knaresborough, norte da Inglaterra, possui o destino turístico mais antigo do país, a caverna da Mother Shipton é atração há 400 anos. O motivo é a sua incrível fonte que transforma em pedra tudo o que as suas águas tocam, parece feitiçaria, aliás não faltam lendas sobre o lugar.
Em tradução livre, Petrifying Well é um poço petrificante, na qual a água que escorre sobre a rocha possui uma grande quantidade de minerais capaz de petrificar. Diversos objetos já foram deixados na água para que o fenômeno fosse observado, em poucos meses, forma-se uma casca dura de minerais em volta deles.

2) Green Lake– Áustria

green-lake
Aos pés das montanhas austríacas Hochschwab, há um parque, que durante o inverno fica coberto pela neve e durante a primavera, transforma-se em um lago.
Durante o verão e outono, é possível sentar nos bancos, apreciar às montanhas e caminhar sobre as pontes do lago Green, que recebe esse nome pois as suas águas são verde esmeralda, limpas e cristalinas.
Na primavera, quando a neve derrete, a água transborda e alaga a área circundante. Com o descongelamento, o lago que não passa de 1 metro de profundidade, atinge 12 metros.

3) Árvore dupla de Casorzo – Itália

arvore-dupla-casorzo
Sitiada na região de Piemonte, há uma singular árvore formada por uma cerejeira que cresce sobre uma amoreira, formando uma imagem que muitos arriscariam se tratar de uma montagem.
Árvores crescendo sobre outras não é raro, entretanto elas são baixas, possuem uma vida curta e vivem em situação parasitária. A árvore dupla italiana possui 5 metros de diâmetro e ambas são saudáveis.

4) Vulcão Kawah Ijen – Indonésia

vulcao-kawah-ijen
O vulcão Kawah pertencente ao complexo Ijen se não expelisse uma incrível lava azul, seria apenas mais um entre os 143 que existem no arquipélago da Indonésia localizado sobre o Anel de Fogo do Pacífico.
Durante a noite, chamas azuis de brilho intenso descem por suas encostas formando um espetáculo surreal. O fenômeno acontece o tempo todo, porém só é visível sem a luz solar.
A explicação é devido às reações químicas oriundas da queima do enxofre líquido em altíssimas temperaturas. O minério é encontrado em grande quantidade na cratera.

5) Ringing Rock – Estados Unidos

ringing-rock
Pedras não costumam emitir sons, mas isso não se aplica às rochas musicais do parque Ringing Rock, localizado no município de Bucks na Pensilvânia (EUA).
Essas rochas possuem a propriedade de ressonar como um sino. O tom muda dependendo da rocha e local atingido, como se elas fossem ocas e metálicas. Não se sabe o que provoca o som.
Existem mais quatro parques com rochas musicais pelo mundo, esses lugares estão todos localizados sob uma montanha, sendo portanto resultado de uma avalanche. Entretanto, o parque Ringing Rock encontra-se no topo de uma colina.

6) Rio Catatumbo – Venezuela

rio-catatumbo
Há uma regra que diz que um raio não cai sobre no mesmo lugar, mas certamente ela não se aplica ao local em que o rio Catatumbo encontra o lago Maracaibo (Venezuela), que passa mais da metade do ano sob raios.
Em um ano, cerca de 270 tempestades elétricas que duram a noite inteira atingem o local, sendo considerado o recordista mundial de raios pela Nasa e pelo Guinness Book.
O fenômeno não está totalmente esclarecido, mas sabe-se que é decorrente de características topográficas e atmosféricas. Mesmo assustador, é um dos fenômenos naturais mais belos.

Separados no nascimento: Gabriel e Coalhada

Carlos Gabriel Zanata e Coalhada
Claro que a semelhança é motivada pela cabeleira. Até por que o Coalhada é muito mais bonito e devia jogar muito mais que o nosso amigo Gabriel. Tem quem diga que o filho da Gilmara, por causa do seu modo de andar, se parece muito com o Seu Boneco, aquele que fazia parte da Escolinha do Professor Raimundo. Hehe

Gente boa demais, Carlos Gabriel Zanata é o atual secretário de esportes de Campo Mourão. Coalhada, como todos sabem, é um personagem impagável do saudoso Chico Anísio.

9 de novembro de 2016

Luís Guilherme, neto lindo, maravilhoso...


Tonho Crocco - "O Lado Brilhante da Lua"


Tonho Crocco é o vocalista da banda gaúcha Ultramen.

O Lado Brilhante da Lua e faixa do segundo álbum solo dele intitulado Das Galáxias.

Nenhum filme de ação terá uma cena de perseguição tão boa quanto esta


Cena do documentário “Planet Earth”, II do canal inglês BBC mostra a fuga espetacular de uma Iguana sob um ataque de cobras nas ilhas Galápagos

Uma cena do trailer da nova série de documentários “Planet Earth II”, do canal britânico BBC, mostra uma sequência impressionante de uma iguana sendo perseguida por um grupo de serpentes. A fuga é aterrorizante, e mais espetacular a maioria das cenas de ação criadas por roteiristas das maiores franquias do cinema.

As cenas foram filmadas na Ilha Ferdinanda, no arquipélago de Galápagos, no Equador. Em alguns momentos do filme, a iguana parece parar e provocar suas perseguidoras, aumentando o grau de suspense na narrativa da fuga.

A série “Planet Earth II” é apresentada por sir David Attenborrough, o naturalista britânico de 90 anos que é o principal nome dos programas de história natural da BBC desde a década de 1950.



10 hotéis flutuantes únicos

Esse clima de férias e verão do fim de ano brasileiro deixa a gente morrendo de vontade de viajar, não é mesmo? Melhor ainda se for para um destino paradisíaco com mares impossivelmente coloridos, para se hospedar em um desses dez hotéis flutuantes únicos:

1. Cocoa Island, Maldivas


1
Simples, mas sofisticado, o Cocoa Island é um hotel de luxo que reflete a alma serena do arquipélago. O estilo e design das 33 suítes e vilas sobre a água são como a de nenhum outro resort de luxo nas Maldivas. Excepcionalmente inspirado pelos barcos de madeira suavemente curvos utilizados pelos pescadores locais, os quartos arqueiam para fora da ilha. Passarelas de madeira simples construídas acima da lagoa rasa conectam os ambientes, formando um caminho sinuoso.

Cada quarto tem um terraço privado, porta de entrada para o mar quente das Maldivas. A vista da plataforma é para o horizonte do oceano. Os interiores são dominados por cores brancas e azuis, com um toque rústico.

2. Punta Caracol Acqua Lodge, Panamá

2


Localizado em uma península remota coral em Isla Colon, Punta Caracol é um refúgio paradisíaco impressionante. A estrutura conta com nove cabanas, uma garagem de barcos e um restaurante construídos inteiramente sobre a água em harmonia com o ambiente natural. O resort é provavelmente a opção mais cara na área de Bocas del Toro.

3. The Float House River Kwai Resort, Tailândia


3
O Float House River Kwai é formado de bangalôs que parecem flutuar acima da famosa Khwae Noi, na Tailândia. As 18 moradias são construídas de bambu e madeira de teca e oferecem uma experiência tradicionalmente tailandesa. Há muitas excursões na área, desde passeios de elefante, templos e canoagem a uma visita a aldeia indígena Mon.

4. Aria Amazon, Peru


4
Esse hotel oferece aos hóspedes a oportunidade de cruzar o rio Amazonas a bordo de um navio de 45 metros. Projetado pelo arquiteto peruano Jordi Puig, pode acomodar um máximo de 32 passageiros, além da tripulação. O alojamento único oferece uma rara oportunidade de observar as maravilhas da região amazônica a partir de um ponto de vista incrível.

As 16 suítes possuem área de estar e grandes vistas panorâmicas do rio. Os viajantes podem ver as aranhas gigantes da região ou a maior cobra do mundo, a anaconda, de sua janela. Também podem ter a sorte de obter um vislumbre do boto-cor-de-rosa ou de uma onça preta.

5. The Meridien Bora Bora, Polinésia Francesa


5
O Meridien Bora Bora está localizado em Bora Bora, em um recife de coral a 15 minutos de barco do aeroporto. O hotel oferece bangalôs construídos em uma praia intocada, com opções mais luxuosas com chão de vidro e vistas para a lagoa. A região tem muitas atrações interessantes, de sítios arqueológicos a aldeias coloridas.

6. The Manta Resort, Zanzibar


6
A atração principal do Manta Resort é o quarto subaquático, uma estrutura de três andares que flutua dentro de um recife de coral e possui um quarto principal submerso (quatro metros), cercado por janelas para observação da vida marinha local.

Localizado na tropical Ilha de Pemba em Zanzibar, Tanzânia, na África, os dois pisos superiores ficam acima da superfície da água.

7. Floating Hotel with Catamaran, Sérvia


7
Esse hotel pode fazer cursos de água remotos destinos mais comuns de viagens de luxo. O “Floating Hotel with Catamaran Apartments”, de Salt & Water, uma empresa de arquitetura e iates na Sérvia, recebeu até um prêmio por sua inovação.


Cada apartamento ou suíte no interior do hotel é, na verdade, um catamarã que pode se separar da doca e ser navegado de forma independente por seus hóspedes. O projeto permite o acesso a cursos de água menores que não podem sustentar navios de cruzeiro.
Cada catamarã é composto de um salão, uma cozinha, um banheiro, uma sala com espaço de armazenamento e uma área de dormir, que acomodam de duas a quatro pessoas.

8. King Pacific Lodge, Canadá


8
No coração do deserto canadense, reside um destino de luxo localizado ao longo da costa da Colúmbia Britânica. O King Pacific Lodge é acessível apenas por hidroaviões.

Aberto de maio a outubro e ancorado em Barnard Harbour na Royal Princess Island, o hotel flutuante é cercado por uma floresta com árvores centenárias de cedro e repleta de vida selvagem.
O magnífico resort é projetado para o conforto absoluto, possui cozinha gourmet e acomodações de luxo, além de seu cenário espetacular. Oportunidades não faltam para ver baleias-jubarte, orcas, águias, leões marinhos, ursos negros e o raro urso de Kermode branco.

9. Six Senses, Maldivas


9
O Six Senses é o único resort no praticamente inexplorado atol de Laamu nas Maldivas, no Oceano Índico. A ilha possui grande beleza natural, areia branca, vegetação tropical exuberante e águas cristalinas.

O resort é uma combinação de estruturas terrestres e flutuantes, construídas com materiais sustentáveis e cercadas com palmeiras em um cenário paradisíaco.

10. Amazon Jungle Palace, Brasil


10
O flutuante Amazon Jungle Palace é o primeiro complexo hoteleiro ecológico de luxo na floresta tropical brasileira. Localizado no rio Negro, o complexo dispõe de 65 apartamentos, e é um dos únicos hotéis na selva da Amazônia que tem um sistema de tratamento de água moderno e coleta de lixo, bem como o primeiro a apresentar um plano de contingência desenvolvido por pesquisadores da UniNorte em Manaus. 
[ Revoada ]

Magnata aposta em Trump e ganha R$ 4,5 milhões


O magnata do setor imobiliário Vincent Tchenguiz, de 60 anos, ficou ainda mais rico. Graças a Donald Trump, eleito presidente dos EUA.

Tchenguiz apostou o equivalente a R$ 1,4 milhão na vitória do republicano na eleição presidencial e faturou R$ 4,5 milhões.

O empresário dividiu a aposta nas casas britânicas Betfair e Spreadex.

"Estou surpreso que as pesso as tenham ficado embasbacadas com a vitória de Trump", disse o magnata, que mora em Londres (Inglaterra), segundo o "Metro".

O ricaço costuma fazer doações ao Partido Conservador do Reino Unido, mas evitou comentar sobre Trump e se limitou a dizer que está feliz com sua o própria vitória - no bolso.

Apostas são uma paixão dos britânicos. De acordo com o "Mirror", se uma pessoa tivesse apostado 5 libras (cerca de 20 reais) em Trump eleito presidente, Reino Unido fora da União Europeia (Brexit) e o Leicester campeão da Premier League (a primeira divisão do futebol inglês), teria faturado 3 milhões de libras (R$ 11,7 milhões).

8 de novembro de 2016

Entenda como é definida a eleição presidencial nos Estados Unidos


Videográfico da Revista Veja explica direitinho, e de forma fácil de entender, como funciona e é definidas a eleição presidencial nos Estados Unidos. 

A eleição presidencial de 2016 será realizada nesta terça-feira. Será a 58ª eleição presidencial do país, que oficialmente elege o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos.


Adam Levine e Jordan Smith - "God Only Knows" (The Voice 2015)

Adam Noah Levine (Los Angeles, 18/03/1979) é o vocalista e guitarrista da banda Maroon 5. Também participa no reality show: The Voice - Estados Unidos.

Jordan Smith e Adam Levine
Jordan Mackenzie Smith (Harlan, 04/12/1993) é um cantor norte-americano que ficou conhecido por vencer o The Voice USA 2015 tendo Levine como seu técnico. 


God Only Knows é faixa do álbum Pet Sounds, dos Beach Boys, lançado em 1966.



No Zorra Total: "Melhor pornografia que Marx"


O programa Zorra Total, da Rede Globo, que era um grande porcaria nas noites de sábado e de uns tempos para cá está imperdível, zoou os ''de pouco cérebro'' que ainda insistem em ler/seguir Karl Marx. Eles, os roteiristas do programa, estão certo: melhor ler pornografia do que insistir em algo que nunca deu certo na história da humanidade.

A ex-primeira ministra britânica Margareth Thatcher afirmou “o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros” e eu assino embaixo. Divirtam-se: 





10 ingredientes brasileiros inusitados que podem deixar a cerveja ainda mais saborosa


As cervejas artesanais estão em alta no Brasil. Malte, lúpulo, levedura e água estão na grande maioria das receitas, mas há alguns ingredientes encontrados no território brasileiro que dão um toque diferente à bebida. Não estamos falando de trigo ou centeio, mas de algo mais incomum, como pinhão ou manga.



Ficou curioso? Então confira 10 ingredientes inusitados que você pode encontrar em algumas cervejas brasileiras:

Jabuticaba: presença garantida em muitos quintais brasileiros, favorece o aroma frutado e refrescante de cervejas como a tipo Saison.

Pinhão: encontrado principalmente nas regiões serranas e frias, esse tipo de semente vai bem com cervejas Strong Ale. O teor alcoólico tem estilo mais alto, acima dos 8%, com textura encorpada e aroma complexo.

Erva-mate: essa é uma receita tipicamente gaúcha. A erva tão tradicional no Sul do país combina bem com as cervejas do tipo Lager, dando um toque levemente cítrico.

Pimenta-rosa: esse é um ingrediente que favorece a aromatização de cervejas mais leves, como as Witbier feitas com trigo, casca de laranja e coentro, e dá uma leve apimentada no sabor.

Abóbora: inspirada em receitas norte-americanas, as cervejas que levam abóboras nas receitas têm sabor adocicado, com toques de canela e malte caramelo.

Manga: uma das frutas mais saborosas também pode ser usada na produção de cervejas, em especial as do tipo Pale Ale. Assim, mesmo com teor alcoólico na casa dos 9%, a bebida fica levemente adocicada.

Maracujá: mesmo ácida, a escolha desta fruta em cervejas do tipo Indian Pale Ale mantém o sabor amargo e potente, sem perder a refrescância.

Açaí: a fruta paraense combina com uma boa Stout, de amargor médio, garantindo um aroma de frutas secas levemente adocicada e ácida.

Rapadura: é também na Indian Pale Ale que o doce nordestino vai bem na receita, dando um toque adocicado a essa cerveja encorpada de aroma e sabor amargo, com alto teor alcoólico.

Cumaru: considerada a baunilha da Amazônia, essa semente promete surpreender os apreciadores de cerveja, com aroma cítrico e frutado.

Como se preparar para a maior 'Superlua' em quase 70 anos


Daqui a alguns dias, a Lua estará mais perto de nós do que o comum. Na verdade, ela não se mostra tão atrevida há algumas décadas. Na véspera do próximo dia 14, será possível observar a maior Superlua em quase 70 anos.

Mas do que se trata o fenômeno? De acordo com a astrônoma britânica Heather Couper, as superluas são resultado de uma "casualidade".

"A Lua gira ao redor de uma órbita elíptica, e se a Lua Cheia coincide com o ponto do trajeto onde está mais próximo da Terra, ela pode parecer absolutamente enorme", afirma.

Essa coincidência ocorrerá novamente no dia 14 de novembro e o fenômeno deve ser extraordinário por causa da proximidade: nesta data a Lua se encontrará a 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu - que é o ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034.

Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma Lua Cheia tão especial - mesmo que curiosamente tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses - a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro.

É possível se preparar para aproveitar melhor o fenômeno e ainda identificar algumas "surpresas".

Quando a Lua está mais afastadas da Terra se diz que ela está no 'apogeu'. No ponto oposto, o perigeu, ela pode chegar até 50 mil quilômetros mais próxima da Terra que no apogeu
Qual é a melhor forma de ver uma Superlua?
A melhor maneira, claro, é para ir para um local aberto e tranquilo, longe das grandes cidades e da iluminação artificial muito forte e potente.

Como em qualquer outra Lua Cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as Superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.


O especialista Geoff Chester, do Observatório Naval dos Estados Unidos (USNO, na sigla em inglês), explica que isso não é resultado de uma ilusão de ótica, mas de um efeito ótico que não é compreendido completamente nem astrônomos, nem por psicólogos.

Mesmo assim, ele acrescenta que Superluas parecem ainda maior quando vistas através das árvores ou de casas.

Alguns especialistas sugerem outra dica no mínimo curiosa para dissipar a ilusão: uma pessoa pode ficar de costas para a Lua, curvar-se e olhar para o céu entre as pernas.

Surpresas para descobrir
Na região da Lua que ficará visível no próximo dia 14 de novembro, há uma abundância de crateras causadas por impactos de meteoritos e atividade vulcânica de bilhões de anos atrás.

Os contrastes entre as áreas que refletem a luz do Sol (as montanhas) e as planícies que permanecem na sombra (os mares) pode ser convertido, com um pouco de imaginação, nas mais surpreendentes figuras.

Há quem diga ter visto até o rosto de Elvis Presley
na superfície da Lua
No momento em que a Lua aparecer maior e mais brilhante, teremos uma excelente oportunidade para descobrir figuras ocultas e "desenhos" na superfície da geografia lunar.

Uma das silhuetas mais reconhecidas é a de um coelho com grandes orelhas. A imagem é tão fascinante que a civilização maia criou até uma lenda para explicar o que era um mistério até então. A lenda envolve o deus Quetzalcóatl, que, depois de um ato de generosidade de um coelho que lhe ofereceu comida em um momento de extrema necessidade, ele decidiu levá-lo para a Lua em sinal de agradecimento. Dessa forma, a imagem do coelho seria visto por todos e por toda eternidade.

Os observadores mais atentos - Cleópatra e Abraham Lincoln entre eles - disseram ter visto um rosto humano na superfície da Lua. Certamente foi o mesmo que inspirou a famosa sequência do filme Viagem à Lua, do pioneiro cineasta George Meliés.

E tem até quem chegue a ver Elvis Presley, um par de mãos, uma árvore, mulheres, sapos, Jesus Cristo e um homem carregando lenha.

Mas não é preciso ir tão longe: para muita gente, brincar de identificar o coelho já é diversão suficiente.

Cena do filme "Viagem à Lua" (1902), de George Meliés.
Contra os mitos e as falsas crenças
Ao contrário do que muito se comenta, uma SuperLua não trará com ela o fim do mundo, nem causará um aumento na incidência de crimes.

Entre os muitos mitos que são repetidos, um dos mais comuns alega que esses fenômenos teriam algum efeito sobre os criminosos, que ficariam mais vorazes nas noites de Lua Cheia.


A melhor forma de observar a Superlua é na linha do horizonte
Mas os cientistas já descartaram a possibilidade de que o perigeu possa causar comportamentos estranhos, como a licantropia - a alucinação de que um ser humano poderia se transformar em um animal, como na lenda do lobisomem, ou ainda provocar desastres naturais de qualquer tipo.

Segundo o psicólogo Scott O. Lilienfeld, da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, "não importa quão perto ou longe ela passe, a Lua não incita crimes, como sugere a crença popular".

Autor do livro "50 Grandes Mitos da Psicologia Popular", ele alerta que estudos sobre esse tipo de conexão encontraram "uma grande quantidade de nada".

O especialista afirma que essa relação ocorre pela forma como as pessoas conectam as ideias.

"Quando há Lua Cheia e se comentem crimes, fazem esse tipo de relação. Quando não ocorre nada e ainda assim a Lua está cheia, não o fazem". Daqui a alguns dias, a Lua estará mais perto de nós do que o comum. Na verdade, ela não se mostra tão atrevida há algumas décadas. Na véspera do próximo dia 14, será possível observar a maior Superlua em quase 70 anos.

7 de novembro de 2016

Handebol Campo Mourão nos Jogos Abertos de 1977, em Arapongas

1- Betinho Nogarolli, 2- Tedy Pacífico, 3- Jair Grasso, 4- Luizinho Ferreira Lima, 5- João Barbosa, 6- Erivalto "Negão" Oliveira, 7- Idevalci Ferreira Maia, 8 Neyzinho Kloster, 9- Louri da Silva, 10- João Silvio Persegona, 11- Walmir Ferreira Lima, 12- Marcos Alcântara de Lima, 13- Adailton "Tuco" Leite dos Santos e 14- Dagoberto Lüdek

Foto de 1977 mostra os atletas do nosso handebol masculino posando no alojamento da delegação mourãoense nos Jogos Abertos do Paraná, realizado naquele ano em Arapongas. 

Destaque para a presença entre nós do melhor goleiro de todos os tempos de nosso futsal, Louri da Silva.

Fomos vice-campeões naquele ano. O futsal, do Louri, não lembro em qual colocação terminou a competição. 

Abaixo, a foto sem a numeração. Clique nelas para ampliar.