8 de julho de 2016

Trapalhadas na Copa Tibagi: expulso por mandar o juiz tomar no...

Gerson Turazzi, Nelson "Ticão" Bueno do Prado, Getulinho Ferrari e Luizinho F. Lima
Em 2011, na reinauguração do ginásio Chico Neto, em Maringá
Começo dos anos 1990, eu já veterano, com surpresa recebo, às 18 horas de uma terça-feira, o recado do técnico da Fertimourão Futsal, Edvaldo Godinho Lopes, o Futrica, para apanhar mais dois jogadores e seguir para Paranavaí, onde enfrentaríamos, naquela noite, a equipe da casa pela semifinal da Copa Tibagi. Apanhei os dois e seguimos para um jogo que eu achava que seria em outro dia. Chegamos e encontramos o Ginásio de Esportes vazio e ninguém para nos receber. Depois de nos informarem que o jogo seria na quinta-feira, dois dias depois, portanto, voltamos para casa, querendo “matar” o “desinformado” que nos fizera viajar inutilmente. 

Renan Salvadori
Quinta-feira, a viagem da terça já era motivo de gozação, fomos para Paranavaí decididos a passar à final do único campeonato que nossa cidade nunca tinha conquistado. 

Pezão
Chegando lá noto a falta de nossos goleiros. A turma que seguiu na frente, numa Kombi, não encontrou o Silvio Cintra no local combinado em Engenheiro Beltrão, onde ele trabalhava, e seguiram, entendendo que o Futrica levaria em seguida o outro goleiro, Gerson Turazi, de Araruna. E o Gerson, por motivo de trabalho, não apareceu. Futrica então seguiu viagem com a certeza de que o Silvio já estava lá. Depois de muitas caras feias e reclamações decidiu-se que o Getulinho seria o goleiro. 

Antes, um outro problema: Renan Salvadori não tinha tênis para jogar, e ele calça número 44 bico largo. Achei que seria fácil resolver e fui pedir um tênis emprestado ao Pezão, atleta de Paranavaí, nosso adversário naquela semifinal, e ele, amigo de longa data, afirmou que tinha o apelido mesmo era por causa da potência do chute e que calçava número 40. Nessa altura, portanto, já estávamos desfalcados de três atletas.

Benê
Jogo equilibrado. O Benê jogo muito como sempre sempre e o Getulinho defendendo como nunca. Até que na metade do segundo tempo o Getulinho se desentende com o juiz e foi eliminado (acreditem, ele mandou o juiz “tomar no fióte”). Vou para o gol e na primeira bola que o Pezão, para confirmar o que ele disse antes do jogo, chuta para gol e acerta em cheio no meu rosto. Fiquei tão anestesiado que dava para fazer tratamento de canal até três dias depois.

Perdemos o jogo por 4 a 3. Fiquei sem conversar com o meu querido e até hoje prezado amigo Futrica por alguns dias. Aquela foi a última edição da Copa Tibagi. O juiz do jogo, até hoje, ao lembrar do palavrão com que foi ofendido cai na gargalhada.

Publicado originalmente no semanário mourãoense Entre Rios, em 2005.

Eric Clapton - Stones In My Passway



Eric Clapton: ‘Deus’ está doente e luta para tocar sua guitarra.

Eric Clapton revela padecer de doença irreversível do sistema nervoso e que luta para tocar sua guitarra. “É como receber choques elétricos”.


Aos 71 anos, o lendário Eric Clapton,  um dos mais competentes e festejados guitarristas do mundo, chamado de Deus nos anos 60, acaba de revelar que sofre de uma incurável doença que provoca danos irreparáveis em seu sistema nervoso. Em matérias publicadas hoje em jornais ingleses, entre eles o Daily Mail e o The Telegraph, Clapton revelou  que luta para tocar o instrumento que fez seu nome.

“Tive muitas dores ao longo do último ano. Começou com dores nas costas que progrediram para uma neuropatia periférica. Hoje sinto como se levasse choques elétricos que correm por baixo de minhas pernas”, disse Clapton à revista Classic Rock. “Além disso – prosseguiu Clapton – tive de descobrir como lidar com algumas outras coisas próprias de quando ficamos velhos. ”

Eric Clapton, chamado de Deus nos anos 60, diz estar com danos irreversíveis no sistema nervoso.
Maior drama- O guitarrista inglês vive agora um de seus maiores dramas. Na verdade, ele sempre viveu no limite e várias vezes declarou estranhar o fato de ainda estar vivo. Foi pesadamente dependente de álcool, da cocaína e da heroína durante as várias fases de sua carreira junto à banda de John Mayall, ao Cream (o primeiro super grupo do rock), e o Blind Faith.

Depois de uma fase de quase ostracismo, mergulhado na droga, Clapton ressurgiu como um coadjuvante no Dire Strait. Aos poucos reabilitou-se e construiu uma sólida carreira solo, além de uma clínica para a recuperação de dependentes na ilha caribenha de Antígua, a Crossroads.

“Por ainda estar em recuperação do alcoolismo e da dependência de substâncias químicas, considero que é uma grande coisa estar vivo. Por alguma razão, fui arrancado das garras do inferno e me foi  dada outra oportunidade”, disse Clapton.

“A vida é boa” – “Eu ainda posso tocar. Mas tocar tem sido um trabalho duro, às vezes. Refiro-me ao lado físico. Estou ficando velho e isso é duro. Mas eu ainda gosto de tocar. Sento-me num canto de nossa sala, pego uma guitarra e toco na parte da manhã. À tarde eu descanso”, disse Clapton à Classic Rock.

O guitarrista, que acaba de lançar I Still Do, seu 23º álbum, disse que o novo CD está longe de ser um adeus à sua carreira e que o título é apenas uma homenagem aos amigos, aos familiares e aos músicos que tocaram com ele nos últimos anos. Apesar da doença progressiva, Clapton não se mostra abatido. “A vida é boa comigo”, disse.

Stones In My Passway é faixa do álbum I Still Do.

Os melhores filmes do primeiro semestre de 2016

Procurando Dory
Sinopse: Um ano após ajudar Marlin (Albert Brooks) a reencontrar seu filho Nemo, Dory (Ellen DeGeneres) tem um insight e lembra de sua amada família. Com saudades, ela decide fazer de tudo para reencontrá-los e na desenfreada busca esbarra com amigos do passado e vai parar nas perigosas mãos de humanos.

Como Eu Era Antes de Você
Sinopse: Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais. É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

 Invocação do Mal 2
Sinopse: Sete anos após os eventos de Invocação do Mal (2013), Lorraine (Vera Farmiga) e Ed Warren (Patrick Wilson) desembarcam na Inglaterra para ajudar uma família atormentada por uma manifestação poltergeist na filha. A trama é baseada no caso Enfield Poltergeist, registrado no final da década de 1970.

Capitão América: Guerra Civil
Sinopse: Steve Rogers (Chris Evans) é o atual líder dos Vingadores, super-grupo de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony Mackie) e Máquina de Combate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro.

Mogli – O Menino Lobo
Sinopse: A trama gira em torno do jovem Mogli (Neel Sethi), garoto de origem indiana que foi criado por lobos em pela selva, contando apenas com a companhia de um urso e uma pantera negra. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.

Rua Cloverfield, 10
Sinopse: Uma jovem (Mary Elizabeth Winstead) sofre um grave acidente de carro e acorda no porão de um desconhecido. O homem (John Goodman) diz ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável, motivo pelo qual eles devem permanecer protegidos no local. Desconfiada da história, ela tenta descobrir um modo de se libertar — sob o risco de descobrir uma verdade muito mais perigosa do que seguir trancafiada no bunker.

Voando Alto
Sinopse: Com o sonho de participar dos Jogos Olímpicos, Eddie Edwards (Taron Egerton) tentou todo tipo de esporte. Eddie não queria ganhar uma medalha, mas simplesmente participar do evento. Até que, após ser dispensado da equipe de esqui, percebeu que teria uma chance na categoria de salto sobre esqui, já que a Grã-Bretanha não possuía uma equipe no esporte há décadas. Para conseguir a tão sonhada vaga nos Jogos Olímpicos de 1988, ele conta com a ajuda de Bronson Peary (Hugh Jackman), um ex-esportista que enfrentou problemas de disciplina em sua época de atleta.

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
Sinopse: A moderna metrópole de mamíferos chamada Zootopia é uma cidade diferente de todas as outras. Composta de bairros-habitat como a elegante Praça Saara e a gelada Tundralândia, é uma grande mistura onde animais de todos os ambientes vivem juntos, um lugar onde independentemente do que você seja, do maior elefante ao menor musaranho, você pode ser qualquer coisa.

O Quarto de Jack
Sinopse: Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

Deadpool
Sinopse: Ex-militar e mercenário, Wade Wilson (Ryan Reynolds) é diagnosticado com câncer em estado terminal, porém encontra uma possibilidade de cura em uma sinistra experiência científica. Recuperado, com poderes e um incomum senso de humor, ele torna-se Deadpool e busca vingança contra o homem que destruiu sua vida.

O que fazer se for picado por cobra


O Programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, apresentou reportagem orientando o que fazer se for picado por uma cobra venenosa. Fica a dica.


Conheça o novo vinho azul


Todo mundo sabe que o vinho tinto vai bem com uma carne vermelha, enquanto um vinho rosé combina com salmão, e um branco doce acompanha maravilhosamente a sobremesa.

Mas o que harmoniza com vinho azul? Não temos ideia. Principalmente porque nunca tivemos que pensar sobre isso antes. Até agora.


O vinho azul é uma novidade que vai entrar no mercado graças a uma empresa startup chamada Gik.

O objetivo do pessoal da Gik é redefinir a nossa experiência com bebidas.

Eles criaram seu vinho inovador em colaboração com a Universidade do País Basco e com a AZTI Tecnecalia, uma equipe de pesquisa em alimentos. Seu sabor é resultado da mistura de uvas vermelhas e brancas provenientes de várias vinhas em toda a Espanha. A tonalidade azul vem de uma combinação de antocianina (um pigmento encontrado na pele da uva) e corante índigo.


De acordo com o site da Gik, eles escolheram essa cor porque representa “movimento, inovação e infinito”. O vinho estará disponível em países selecionados na Europa em breve, e cada garrafa custará cerca de € 10 ou R$ 40. 
[ Revoada ]

7 de julho de 2016

Avenida Capitão Índio Bandeira, 1959

Jayminho Bernardelli postou, no Facebook, essa foto de Campo Mourão no ano de 1959, um ano antes de eu aqui nascer.

A imagem mostra a esquina da Avenida Capitão Índio Bandeira com a Rua Harrison José Borges., bem onde atualmente existe a agência do Bradesco. 

Sou péssimo de memória (gostaria de ser igual o Nelsinho Teodoro, o Wille Bathke Jr, ou o Ricardo Alípio Costa que se lembram de tudo e de todos sempre), mas me lembro de quando asfaltaram a principal avenida de nossa Campo Mourão, no final dos anos 1960. E lembro por que ao sair da missa com meu pai, engraxamos nossos sapatos e, sem noção, chutei uma brita na via já pronta para receber o acabamento final no dia seguinte. Claro que levei uma bronca por sujar o calçado recém lustrado.  

Segundo o Wille Bathke Jr., a Rua Harrison José Borges era denominada como Rua Ceará nessa época.


Black Box - "Everybody Everybody"



Black Box foi um projeto musical formado no final da década de 1980, na Itália, pelos produtores Daniele Davoli, Mirko Limoni, Valerio Semplici, firmando-se como um dos principais projetos de Italo House, ou Italo Disco. 

O primeiro single "Ride on Time" foi o seu maior sucesso, não só na Itália, mas no mundo inteiro. Foi o single mais vendido na Grâ-Bretanha em 1989. Por seis semanas seguidas ficou no número 1. Ainda hoje, figura entre os Top 100 singles mais vendidos na Europa.

Uma das maiores particularidades do Black Box foi o fato dos produtores usarem uma modelo para aparições em programas de TV e videoclipes. A modelo era a belga Katrin Quinol que dublava os vocais sampleados da música "Love Sensation" de (1979), sucesso da era disco na voz de Loleatta Holloway e produzido por Dan Hartman. Mesmo com o sucesso do single, o Black Box acabou perdendo muito dinheiro, pois foi processado por Loleatta Holloway por usar seus vocais sem a devida autorização.

Em 1990, o Black Box lançou o álbum "Dreamland", que continha outros grandes sucessos, como "Everybody, Everybody" e "Strike it up", que também usavam vocais sampleados, dessa vez de Martha Wash, outra diva da era Disco, essa sim, recebeu os devidos créditos.

Por que nunca pensei nisso!!!???


Para quem não sabe as bobagens que os homens fazem quando estão apenas entre eles... Atentem que não é uma criança que 'passeia' pelo vestiário... Me enviaram dizendo que ou é o Brunão ou o Marcelo Filezinho!!!


Veja o que acontece com seu corpo quando você consome refrigerantes


Já parou para pensar o que uma simples bebida doce com gases pode fazer com você? Veja o que acontece com seu corpo quando você consome refrigerantes.


Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum


Em todo o mundo, estima-se que existam aproximadamente 600 milhões de cachorros vivendo nas ruas. É uma situação difícil e complexa de se resolver, sendo que a grande maioria dos governos carecem de políticas públicas para ajudar a solucionar esta questão.

Mas, o que parece impossível para muitos países, se tornou realidade na Holanda. Sem nenhum tipo de sacrifício ou apreensão dos animais em canis, o país europeu conseguiu o título de primeiro do mundo sem nenhum cachorro vivendo nas ruas.

Esta façanha faz parte de um plano do governo baseado em quatro pilares: leis duríssimas para quem abandona os cães, com multas que atingem a casa dos milhares de euros, campanhas de castração e conscientização, além de altas taxas de imposto para quem compra cachorros de raça.

Com isso, a Holanda conseguiu evitar a reprodução dos cães que viviam nas ruas, além de fazer com que as pessoas descem preferência à adoção dos bichinhos até então abandonados. Um belo e inteligente programa, que deveria servir de exemplo para países de todo o mundo!

5 de julho de 2016

Arthur, o futuro camisa 10 do Timão

Essa lindeza ai abaixo é o Arthur, filho do casal Elisângela e Marcelo Picarelli Alves. Vejam só a judiação que o pai dele fez, o obrigando a usar esse uniforme do Corinthians. Me parece caso para o Conselho Tutetar acompanhar. Na verdade, o Marcelo contou que ele quis dormir com a roupa nesse dia. 

Aqui em casa somos todos apaixonados pelo Arthur. Muito bonito, ele puxou a mãe, graças a Deus!, ele também é uma simpatia só.

Eu e o tio avô dele, o professor Valdir Alves, vice diretor da Fecilcam, temos a esperança que ele cresça e defenda as cores do nosso Tricolor Paulista. Mas, confesso, mesmo que ele jogue no Timão estarei sempre torcendo por ele. 

Arthur Bitencourt Alves
Na página da Elisângela no Facebook encontrei essa foto abaixo e não resisti, tive que publicar também.


Gonzaguinha - "A Marcha do Povo Doido"


Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro, 22/09/1945 — Renascença, 29/04/1991) foi um cantor e compositor brasileiro.

Gonzaguinha era filho adotivo do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga e de Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.

Gonzaguinha morreu aos 45 anos, em 29 de abril de 1991, ao regressar de uma apresentação no Paraná, vítima de acidente automobilístico em uma rodovia próxima do município de Renascença. Poucos dias antes ele se apresentou em Campo Mourão, na Arcam, a associação dos funcionários da Coamo.

A Marcha do Povo Doido é faixa do álbum 'De Volta ao Começo', lançado em 1980.


Cirque du Soleil comemora 10 anos de “Love” com vídeo dos Beatles


Para comemorar os dez anos do espetáculo "Love", o Cique du Soleil lançou um vídeo para a música "While My Guitar Gently Weeps". 

Para quem não sabe, o "Love" utiliza músicas dos Beatles durante todo o espetáculo. 

Dirigido pelos artistas Dandypunk, Leah Moyer e Andre Kasten, o clipe tem uma coreografia deslumbrante, performances e jogos de luzes. 

Confira!


Islandeses têm reação arrepiante após eliminação. Assista


Depois da bonita despedida dos jogadores, após a eliminação do Campeonato da Europa, a torcida islandesa voltou a supreender.

Em Reykjavík, na capital islandesa, cerca de 10 mil torcedores não se mostraram indiferentes à excelente campanha de sua seleção. Veja no vídeo abaixo a arrepiante reação deles após a derrota para a França!



Dica de segurança: não confie no alarme do seu carro


Preste atenção! Se você é daqueles que aperta o alarme do seu carro e sai sem conferir se o veículo foi trancado mesmo, estás correndo um sério risco. Confira por que:


4 de julho de 2016

AERM - Campeão Amador de Futebol de 1970

Olha só o timaço da Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) que conquistou o Campeonato Amador de Futebol de Liga Amadora de Campo Mourão.

Muito forte, o time reuniu dos melhores jogadores de futsal que vi jogando: Ione Sartor e Luizinho Kloster. Além deles, a equipe ainda contava com os ótimos Zeca, Ney, Ezoel e Anísio Alves.

Destaco a presença do Edson Bala como mascote do time e o Seu Mané, que por anos foi o responsável pelo Estádio RB. Muito bravo, seu Mané não deixava nem pisar na ótima grama do estádio municipal. Frequentar o local em dias em que nenhum treino ou competição era realizado era motivo para levarmos 'belos corridões' ele.

Estevão, o Cabe, foi o único que seguiu carreira de jogador de futebol profissional.

AERM - Campo Mourão/PR - Campeão Amador de 1970
Em pé: Edson Bala, Seu Mané, Abel Garcia, Ademir Ferrari, Adionir Ramos, Ademir “Beline” Fuzeto, Zeca, José Tomadon, Juacir Piacentini e Celso Ferrari (in memorian)
Agachados: Ezoel Pereira, Ney, Anísio Alves (in memorian), Luizinho Kloster, Ione Sartor, Clarindo Alves (in memorian) e Estevão “Cabe”. 

Finley Quaye - "Dice"


Finley Quaye (Leith, Edimburgo, 25/03/1974) é um músico escocês que, em 1998, ganhou o Brit Award para Melhor Artista Britânico a Solo. Em 1997, ele surgiu do nada com um fantástico mix de Reggae, Soul, Jazz e Funk e tomou o trono do Dance Pop, ocupado previamente por Jamiroquai.

Lançada em 2004, Dice fez parte da trilha sonora da série The O.C.

Peixe vivo salta para cesta de cliente em supermercado; vídeo


Cliente caminhava por corredor de supermercado e levou um susto quando apareceu um peixe saltitante em sua cesta de compras

As câmeras de segurança deste supermercado flagraram uma cena inacreditável. As imagens mostram o momento em que um cliente passava por um dos corredores enquanto falava ao telefone, quando um dos “produtos” saltou para dentro da sua cesta de compras.

O peixe que estava em um dos tanques saltou para fora e foi parar bem ali. Nitidamente confuso, o cliente ficou sem saber o que fazer, até que decidiu colocar o peixe de volta ao aquário de onde ele tentou escapar. 

Confira!

20 alimentos para ganhar músculos e reduzir a gordura!

OS OVOS
Comendo dois ovos você consegue ingerir a quantidade de proteínas necessárias diárias (cerca de 12 g). Você deve acrescentá-los nas suas receitas para maximizar sua recuperação após exercícios.

AS FRAMBOESAS
Elas têm a particularidade de possuir um polifenol conhecido com o nome de Resveratrol. Este atua sobre a lipólise (utilização das gorduras) estimulando-as. Um ponto a mais para eliminar algumas gordurinhas.

AS UVAS
As uvas têm a mesma propriedade que as framboesas. Com estas duas frutas, você tem duas variantes para escolha.

O IOGURTE
Ele contém proteínas assim como os glucídios necessários para facilitar a absorção das proteínas presentes num iogurte. Uma boa pedida para depois dos exercícios.

OS FLOCOS DE AVEIA
Eles são muito úteis para manter a glicemia e evitar a hipoglicemia que desencadeia a estimulação do apetite. Eles vão manter-se bem ao corpo e aumentarão a saciedade antes da próxima refeição.

O SALMÃO
É um dos peixes gordurosos que é preciso ter sempre no prato. Além de ser rico em proteínas, ele também é rico em Ômega 3. Ele ajuda na proteção cardíaca (o coração é o nosso músculo mais importante) e também dos outros músculos.

O BRÓCOLIS
É um dos legumes que contém menos calorias. Podemos fazer inúmeras entradas e pratos com eles.

O CHÁ VERDE
Ele contém polifenóis que participam na redução do stress e do apetite ligado ao stress. Além disto os polifenóis têm importante papel como antioxidante. Devemos consumi-lo sem moderação, mas dentro do limite máximo diário.

O CHÁ PRETO
O chá preto tem as mesmas propriedades do chá verde mas num nível ligeiramente inferior. Para beneficiar dos seus polifenóis, é recomendado evitar acrescentar produtos de laticínios. O leite contém uma enzima que inibe a sua absorção.

O FRANGO
O frango é uma outra fonte de proteínas que vão ajudar na recuperação depois dos exercícios.

O TOMATE
O tomate é rico em água e contém poucas calorias. Ele é perfeito para dar uma força na hidratação depois dos esportes.

A QUINOA
A quinoa é rica em fibras e permite manter uma glicemia estável, que permitirá evitar a ingestão de uma grande quantidade de alimentos nas refeições.

A MAÇÃ
A maçã é também rica em fibras, as pectinas que ela possui trazem fibras que participam no aumento da saciedade. Devemos comê-la com a casca, pois é onde está a grande parte das fibras.

A CARNE DE BOI
Uma bela fatia de grelhado de carne de boi é muito rica em proteínas. Uma fatia de 100 g é suficiente para cobrir as necessidades de proteínas de uma refeição.

A ÁGUA
Para limitar as gorduras é preciso começar a limitar as bebidas doces, os famosos refrigerantes e sucos industrializados. A água é o melhor meio de reduzir o peso e permitir uma hidratação máxima.

OS GRÃOS DE LINHO (LINHAÇA)
Os grãos de linho, a linhaça, são ricos em fibras e podem ser consumidos desde o café da manhã nos iogurtes, cereais, smoothies, etc. Isto dará uma sensação de saciedade colocando à distancia a próxima refeição.

AS AMÊNDOAS
Elas são ricas em fibras e proteínas. Um algo mais que servirá quando bater aquela fominha ou logo depois de um exercício esportivo. Além do mais elas trazem ácidos graxos essenciais ao organismo.

O LEITE
Ele é uma das melhores fontes de cálcio depois de um exercício. Ele combina proteínas e glucídios necessários para ajudar sua absorção.

O QUEIJO
Tanto quanto o leite, o queijo traz proteínas necessárias depois de um exercício. Ele deve ser, no entanto, comido em menores quantidades, pois ele contêm mais gordura que o leite (a menos que seja queijos tipo light). Uma porção de 30 g numa fatia de pão é um lanche perfeito.

A SARDINHA
Ela é outro peixe que traz uma boa quantidade de proteínas e que participa para cobrir a necessidade de Ômega 3. Uma porção de sardinha grelhada ou em conserva (dizem que são mais ricas ainda) cobre a necessidade de proteína de uma refeição.