24 de maio de 2016

Getulinho e a Larissa Riquelme em Guairá

De bobo ele só tem esse carão! Getulinho Ferrari, dias desses, foi com a família se divertir em um cassino em Salto del Guairá, onde encontrou a formosura guarani da Larissa Riquelme e aproveitou para registrar o momento. Tenho a impressão que foi uma noite de azar nos jogos. Pensando melhor: como a dona Ione ficou de olho no pai do Thiago, pode ter sido uma noite de muita sorte.


Gipsy Kings - "Recuerdo Apasionado"


Gipsy Kings é um grupo musical composto por ciganos que tocam rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional. Foi formado em 1979 na cidade de Arles, na França.

"Recuerdo Apasionado" é faixa do álbum Compas, o nono álbum de estúdio do Gipsy Kings, lançado em 1997.



Paulinho Mixaria e o jogo de bocha

Ontem postei um vídeo sobre o 'violento' jogo de bocha e lembrei dessa engraçada história do Paulinho Mixaria sobre os perigos de se praticar esse esporte. Divirta-se. 


Paulo Roberto Alves da Silva (Taquari, 5 de outubro de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Paulinho Mixaria é um humorista brasileiro de muito sucesso no sul do Brasil. Atualmente vive na cidade de Gramado. Paulinho Mixaria lançou 7 CDs independentes, além de 2 DVDs de shows e um filme longa-metragem. Ficou conhecido nacionalmente após o lançamento do 4º CD intitulado de "A Fetocópia da Maleza" (2002).


É conhecido por fazer um humor limpo, sem nunca ter pronunciado um palavrão no palco. Ele se apresentou recentemente em Campo Mourão. O vídeo mostra trecho do DVD "Óia as Conversas - Parte 1"

Humor: "pracas do brasiu"






Conheça 5 edifícios sustentáveis (e inspiradores) a redor do mundo

O site Catraca Livre destacou 5 projetos sustentáveis (e inspiradores) ao redor do mundo que buscam reduzir e otimizar o consumo de materiais, energia e resíduos, valorizando a riqueza dos nossos recursos naturais e assim contribuindo para a preservação não apenas do ambiente construído, como também para a qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades vizinhas.

Bank of America, Nova Iorque (EUA)

Erguido no distrito de Midtown Manhattan, é considerado uma das arquiteturas mais eficientes do mundo. A maior parte das matérias-primas utilizadas em sua construção é proveniente de fontes recicláveis e renováveis. Durante a obra, a empresa implementou a qualidade de ar interior, garantindo ar fresco e ventilação no edifício para os operários em todas as etapas da obra, e para os atuais usuários do prédio. O concreto foi composto por 45% de escória (subproduto dos alto fornos), e 55% de cimento. A redução do uso do cimento se justifica, pois na produção do material é emitido muito CO2. Para economizar energia elétrica, os interiores foram todos projetados para serem iluminados naturalmente, graças à transparência do vidro e de seu isolamento. Além disso, parte da água utilizada, era água pluvial reaproveitada.

Seed, São Paulo (Brasil)


Quantativamente, o Brasil também esta em muito bem representado quando o assunto são projetos ambientalmente sustentáveis na construção civil. Porém, mesmo contando com mais de 600 empreendimentos com a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema de orientação ambiental de edificações – um projeto que se destaca por seu caráter pioneiro e inovador: o Seed (semente em inglês) que está sendo construído na Vila Olímpia, em São Paulo. Projetado pela incorporadora Gamaro e assinado pelo botânico Ricardo Cardim, brasileiro responsável por mais de 500 projetos de telhados verdes, jardins verticais e paisagismo sustentável – o Seed é o primeiro empreendimento residencial a contar com o terração pocket forest, que dá origem à primeira fachada integrada a espécies de Mata Altântica construída em ambiente residencial,. Cada unidade contará com até 4,8 m² de jardim composto por bioma nativo árvores frutíferas de até 6 metros de altura.

Aeroporto de Oslo, Gardermoen (Noruega)

O edifício terminal projetado por NSW A+P Viaplan e inaugurado em 1995 está na lista das dez obras sustentáveis mais emblemáticas do mundo por apresentar em sua estrutura e composição bela seleção de materiais aplicada adequadamente à função que desempenham: concreto armado na compressão; madeira na flexão; treliças espaciais de aço nas conexões. Com 140 mil m², tem sistema de aquecimento, baseado em uma rede de aquecimento urbano que produz calor através de bioenergia. Além disso, internamente lembra as linhas de um barco e as transparências da água, como muitos dos edifícios mais recentes de Oslo.

Masdar, Abu Dhabi (Emirados Árabes)

Em construção desde 2006, Masdar City, considerada a “cidade do futuro” está localizada a 17 km a sudoeste da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dabi. Com capacidade para 40 mil residentes, esta sendo projetada com o objetivo de proporcionar o mais elevado nível de qualidade de vida aos seus moradores, gerando o menor impacto ambiental possível. Masdar City é 100% dependente de energias renováveis, produz zero resíduos, é livre de combustíveis fósseis e ainda persegue a meta de atingir o índice zero de emissões de dióxido de carbono.

Desenhada pela empresa britânica Foster and Partners, é inspirada nas cidades árabes, a arquitetura é vanguardista e bastante amigável para andar a pé e para os ciclistas. Há vários parques naturais espalhados pela cidade e os edifícios foram construídos perto uns dos outros, de forma a criar ruas e passagens estreitas abrigadas do sol.

Ospedale dell''Angelo, Veneto (Itália)

Projetado em 2008 pelo arquiteto Emilio Ambasz, este prédio hospitalar com 117 m², o primeiro verde do mundo, inova já pela sua localização em área rural, mas que pode ser acessado por autoestrada ou trem. Foi idealizado de acordo com os princípios da humanização de forma a auxiliar na cura do paciente. Os blocos são unidos por jardins, que induzem a calma ao promover vistas agradáveis. Um lobby ajardinado, protegido pela cobertura de vidro, traz luz natural e renova o ar interno.

Graças à cobertura envidraçada, o lobby de 200 m x 26 m e pé direito de 30 metros – que funcionam como uma verdadeira estufa - com árvores, flores e plantas aromáticas, o Ospedale dell''Angelo, em Veneto, na Itália, foi idealizado de acordo com os princípios da humanização de forma a auxiliar na cura do paciente

Com 680 leitos, o hospital tem um centro de atendimento de emergência e instalações cirúrgicas avançadas (Centro de Terapia e Tratamento por Feixes de Prótons), com blocos que são unidos por jardins, induzindo a calma ao promover vistas agradáveis. Os quartos estão dispostos de modo que as janelas propiciem visual da vegetação e dos campos ao redor. O projeto foi pensado para absorver os avanços da tecnologia de saúde e seus impactos. Os visitantes entram no complexo por uma rampa verde, onde embaixo fica o estacionamento dos carros. No grande lobby envidraçado, há lojas e cafés. Localizado em zona agrícola, o terreno do hospital é limitado por uma ferrovia, uma autoestrada e fazendas.

23 de maio de 2016

A história do Expresso Nordeste contada por Wille Bathke Jr.

Com relatos dos irmãos Germano e Teófilo Boiko, meu querido amigo Wille Bathke Jr., em agosto de 2015, contou em seu blog muito da história do Expresso Nordeste em seus mais de 50 anos de atividade. Vale a leitura para aprender um pouco mais sobre os pioneiros mourãoenses (tomei a liberdade de editar e omitir algumas fotos. Clique aqui para ver a postagem original do Wille).


Por Wille Bathke Jr.

Nos anos 50, um jovem carroceiro enfrentava as dificuldades da vida. O Brasil ainda sofria as consequências desastrosas da II Guerra Mundial. Vassílio comercializava frutas, verduras e cereais e ajudava a sustentar a família. Mas, ele tinha um grande sonho: possuir uma empresa que transportasse pessoas, que reduzisse distâncias entre cidades, e que facilitasse a vida de quem precisava percorrer longas distâncias, pelas estradas de terra do Paraná, que mais pareciam 'carreadores'.

Família de Verônica e Vassilio Boiko em Campo Mourão
Esse jovem de espírito empreendedor era Vassílio Boiko, nascido em setembro de 1913, em Prudentópolis - PR. Começou a trabalhar, com sete anos de idade, na lavoura com o pai. Ganhou dele uma carroça e uma parelha de animais usada no transporte e comércio de lenha. Depois adquiriu uma carroça maior para transportar e vender frutas, principalmente repolhos e laranjas.

  
Vassilio e Nicolau Boiko acreditaram em Campo Mourão
A partir de 1945, com 32 anos, começou a viajar pelos sertões. Vendia medicamentos (melhoral, cibalena, sal de frutas, etc.) tecidos, roupas e sal, além de prestar outros serviços de transporte. Assim, economizou dinheiro e conseguiu adquirir um caminhão Ford 1946, com o qual continuou no ramo de vendedor ambulante até 1951 quando instalou um armazém na localidade de Macacos, próxima a Roncador – PR e ali trabalhou com tenacidade, com sua esposa e companheira destemida, Verônica Boiko.

Primeira 'jardineira' de Campo Mourão
Como os negócios prosperavam cada vez mais, em 1952 ele resolve, em sociedade com o irmão Nicolau Boiko, adquirir o Expresso Oeste, empresa constituída por duas 'jardineiras' Ford, com capacidade para 12 passageiros cada uma, propriedade de Elias Xavier do Rego e dos filhos motoristas: Joaquim e Aristóteles, que faziam a linha Campo Mourão – Mambore - Pitanga, diariamente

Em 1958, adquiriu a parte da sociedade do irmão Nicolau e no ano seguinte se mudou a Campo Mourão, onde instalou um hotel, que era ao mesmo tempo: sede da empresa, ponto de ônibus, alojamento dos motoristas e cobradores, bem como, de sua família. Nessa época adquiriu três ônibus e também a linha Pitanga – Guarapuava. Dois anos depois, ao abrir a linha Goioerê – Cascavel, precisou adquirir outros três ônibus, que foram pagos à prestação, com muito trabalho.

Vassilio Boiko aumentou rapidamente a frota
Ao acreditar no potencial de crescimento da região, Vassílio sempre buscou potencializar seus serviços de transportes de passageiros para toda esta rica região do Paraná, que na época começava a se desenvolver com a colonização de muitas cidades impulsionadas pela madeira, cafeicultura, hortelã, e outras culturas.

Em pouco tempo já eram 15 ônibus rodando pelas estradas do Paraná, além de possuir uma matriz administrativa e garagem própria, sediadas em Campo Mourão, já contava com agências em outras cidades que estavam nos roteiros.

As cidades surgidas na região possuíam estrutura precária, além de muito mato, pinheiro e a mão-de-obra também era escassa. Por isso, Vassílio, foi buscar nos conterrâneos das famílias amigas de Prudentópolis, trabalhadores de confiança, que pudessem colaborar para o crescimento da empresa e consequentemente de toda região. Esses vinham de mala e cuia trabalhar na Empresa, chegando inclusive a morar nas instalações.

A primeira garagem, oficina e hotel eram na Avenida Irmãos Pereira, esquina onde está o Integrado, em frente ao Armazém São Pedro, de Antonio Peixer
É o que conta José Macohin, o 'Macuco', com 71 anos, um dos primeiros funcionários da empresa. “Vim chamado pelo Vassílio que era conhecido do meu pai em Prudentópolis. Comecei como cobrador. Passei muitas noites nas estradas com os carros encalhados no barro, ou à beira dos rios da região à espera de balsas. Morava na Empresa que fornecia tudo o que precisávamos. Depois fui pelo interior ajudando nas garagens que estavam começando e precisavam de peças para os carros, também trabalhava prestando socorro aos carros à noite, quando era necessário. Já fui controlador do estoque de peças, almoxarife, entregador e recebedor de peças. Considero a Empresa como se fosse minha casa, e minha família também considera assim”, afirma.

Travessia do Rio Piquiri rumo a Campo Mourão
Muitos desafios foram enfrentados nas estradas até a Empresa se consolidar. Sem asfalto ou mesmo pontes sobre os rios, uma viagem tornava-se uma aventura. As chuvas traziam barro e faziam os carros ficarem dias nas estradas sem pavimentação. Seguir viagem, só quando se colocava correntes nos pneus. Também havia a poeira vermelha nas épocas secas, e muitas balsas sobre os rios. Se faltavam estradas e veículos, o jeito muitas vezes era transportar o máximo possível de passageiros, muitos destes migrantes, famílias inteiras com as mudanças em busca de uma vida nova e prosperidade no interior do Paraná. Pessoas com seus sonhos, sendo transportados pelos carros da Nordeste.

“O grande problema era quando chovia. O Rio Piquiri subia, a balsa parava e nós ficávamos presos. Havia necessidade de esperar o rio baixar. E quando não era chuva, era poeira. Chegávamos em Maringá empoeirados, a terra era vermelha e mesmo com banho não saía toda a sujeira”. Germano Boiko.

Verônica enfrentou enchentes com Vassilio Boiko
Mesmo entre tantas dificuldades, os colaboradores e proprietários não deixavam de transportar as pessoas e suas histórias. “No percurso da viagem de Campo Mourão a Guarapuava levava-se uma semana, quando chovia. Era meio dia de sol e chovia de novo. A estrada não secava em meio dia. Por isso, conhecíamos todos os moradores nas estradas. Andávamos de 5 a 10 quilômetros para encontrar alguém e pedir comida ou pouso. Muitas vezes todo mundo dormia dentro do ônibus, porque não passava ninguém, nenhum socorro aparecia”, lembra Germano Boiko.

Vassílio e Verônica Boiko enfrentaram o sertão de Campo Mourão
Vassilio Boiko, juntamente com sua esposa Verônica, satisfeitos com o sucesso da Empresa, abriram firma no dia 27 de junho de 1963, com  registro na Junta Comercial do Paraná, de “EXPRESSO NORDESTE LTDA”.

Exultantes com a Empresa, em 1970 o pioneiro Vassílio instalou a Sede Administrativa em Campo Mourão. Adquiriu uma área de 51.200 metros quadrados, sendo 2.000m2 de área construída para a Administração, 5.000m2 para a manutenção e mais 326 m2 incluindo alojamento e serviços gerais e associação esportiva. A Sede Administrativa dá apoio às demais garagens, ao pessoal e à frota de veículos. 

Com o falecimento de seu fundador, em fevereiro de 1980, a Empresa Expresso Nordeste passou a ser administrada por seus filhos, que deram continuidade deste grande empreendimento que tem destaque nacional nos seus segmentos de atuação, por oferecer sempre um ótimo serviço, modernidade na frota de coletivos, com profissionais capacitados, que tornam as viagens especiais aos usuários deste renomado transporte coletivo.

 Pela expansão no ramo instalou a Matriz em São Paulo/SP, e atua nos Estados do Paraná e São Paulo nos segmentos de transporte rodoviário de passageiros, cargas e fretamento, tendo uma frota de 300 veículos. Emprega, direta e indiretamente, mais de 1000 funcionários. Transporta, em média, 250.000 de passageiros e roda em torno de 1.350.000 km por mês. Possui mais de 130 pontos de vendas de passagens e 14 garagens utilizadas na limpeza e manutenção de veículos.

A empresa Expresso Nordeste administrada por Teófilo Boiko e Germano Boiko, juntamente com seus filhos, já ultrapassou 50 anos de sucesso, viajando pelo Brasil, levando gente, carregando histórias e beneficiando direta e indiretamente milhares de brasileiros. 

“Cada época tem suas peculiaridades. Hoje nossa atividade mudou, porque os meios de transportes mudaram, e o poder aquisitivo aumentou bastante. Então temos que procurar inovar sempre, frotas novas, condições de pagamento. Temos que proporcionar satisfação a partir do momento da compra da passagem. Garantir tanto na origem quanto no destino, pontualidade, segurança, conforto e bom atendimento” revelou Teófilo Boiko.

Essa é a breve história de Vassílio Boiko, de sua família e do Expresso Nordeste. São mais de 50 anos de somas de esforços, multiplicados pelas conquistas e aproximação das pessoas através do transporte coletivo! concluiu Germano Boiko.


Chaka Khan - "Ain't Nobody"

Chaka Khan (Chicago, 23/03/1953) é o pseudônimo da cantora norte-americana Yvette Marie Stevens.

Khan chamou atenção do mundo da música pela primeira vez como cantora, na banda funk Rufus, em meados dos anos 70, com a qual gravou a excelente e vibrante "Ain't Nobody", cujo refrão extremamente forte, levanta o público. É com esta música que Chaka Khan costuma fechar seus shows, deixando um gostinho de "quero mais" na plateia.

Vídeo prova que o jogo de bocha é um perigo, muito violento...


Esse foi enviado pelo meu genro Peter Fell. Sempre ouvi que o jogo de bocha era violento, mas achava que era por que os bocheiros brigavam. kkk


Suplemento para conservar os músculos

O uso de creatina ajuda a frear a sarcopenia, a perda gradual de massa muscular que atinge mais de 50 milhões de pessoas no mundo


Não existe melhor maneira de evitar o enfraquecimento muscular típico do avançar da idade do que praticar atividades físicas de força, como a musculação. Mas uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás comprovou que é possível conseguir resultados ainda melhores aliando a academia com suplementos de creatina. Os cientistas dividiram 32 voluntários com mais de 60 anos em dois grupos: o primeiro levantou peso e ingeriu 5 gramas por dia do produto, enquanto o segundo apenas se exercitou. Após 12 semanas, a turma que se valeu das cápsulas exibiu um ganho de massa magra superior.

"A creatina aumenta o aporte de líquidos e energia para o músculo, o que acelera sua recuperação", explica o nutricionista João Felipe Mota, um dos autores do trabalho. Para tirar proveito desse gás extra, porém, é aconselhável consultar um profissional de saúde - inclusive para saber se não existem contraindicações.

Creatina afeta os rins?
"Até agora, nenhum estudo demonstrou que ela danifica esses órgãos em indivíduos saudáveis", garante Mota. Porém, se há alguma doença renal diagnosticada, é importante avisar o médico para não sofrer complicações.

Haja carne! 
Para suprir a porção de 5 gramas de creatina pela alimentação, seria necessário comer quantidades absurdas de suas principais fontes.

As 16 regras do futebol de campinho


Via "uatizapi", o Nilmar Piacentini enviou como sempre foram as regras do futebol praticado nos campinhos, aqueles de terra, em que as linhas eram marcados por serragem, as traves eram três ripas que filávamos em alguma serraria e as redes, quando existiam, eram feitas com aqueles barbantes de amarrar pacotes em mercearia. Não sabemos quem é o autor, mas o cara ''mandou muito bem''. Bons tempos!


(1) Os dois melhores não podem estar no mesmo lado. Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times.
(2) Ser escolhido por último é uma grande humilhação.
(3) Um time joga sem camisa.
(4) O pior de cada time vira goleiro, a não ser que tenha alguém que goste de Catar.
(5) Se ninguém aceita ser goleiro, adota-se um rodízio: cada um cata até sofrer um gol.
(6) Quando tem um pênalti, sai o goleiro ruim e entra um bom só pra tentar pegar a cobrança.
(7) Os piores de cada lado ficam na zaga. 
(8) O dono da bola joga no mesmo time do melhor jogador.
(9) Não tem juiz.
(10) As faltas são marcadas no grito: se vc foi atingido, grite como se tivesse quebrado uma perna e conseguirás a falta.
(11) Se você está no lance e a bola sai pela lateral, grite "nossa" e pegue a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplica a "escanteio").
(12) Lesões como destroncar o dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras são normais.
(13) Quem chuta a bola pra longe tem que buscar.
(14) Lances polêmicos são resolvidos no grito ou, se for o caso, no tapa.
(15) A partida acaba quando todos estão cansados, quando anoitece, ou quando a mãe do dono da bola manda ele ir pra casa.
(16) Mesmo que esteja 15 x 0, a partida acaba com "quem faz, ganha".