29 de abril de 2016

Mourãoenses no Brasileiro de Seleções de Futsal 1979

(da esq. para a direita): Gilmar, Lori, Rosael (in memorian), Capelato, Nelito, Guinter, Ballet (in memorian) e Itamar.
(agachados): Carlão, Jadir, Danilo e Fuzil. 

A foto acima mostra a Seleção Paranaense de Futsal que disputou o Brasileiro de Seleções de 1979, em Fortaleza, no Ceará.

Comandados pelos professores mourãoenses Itamar Tagliari e Paulo Gilmar Fuzeto, atletas de Campo Mourão (Louri da Silva e Carlão Tagliari), Maringá (Rosael, Capelato, Nelito, Guinter e Ballet) e de Londrina (Jadir, Danilo e Fuzil), conquistaram o sulbrasileiro realizado em Maringá e se classificaram para o Brasileiro, que foi disputado na capital dos cearenses. 

Lembro de correr às bancas em busca da Folha de Londrina para saber como tinha sido a partida do dia anterior. Nessa época eu começa a disputar jogos entre os adultos, mas já os acompanhava há anos. Cresci no futsal admirando e vibrando com os londrinenses e maringaenses. Chequei a enfrentar o Danilo e o Fuzil, craques de Londrina. Joguei também, por muitas vezes, contra o Nelito, Gunter, Ballet e o Rosael. Esse último residiu e trabalhou aqui em Campo Mourão nos anos 1980. Infelizmente ele já e falecido. 

Nessa época não era fácil formar uma seleção dos melhores do futsal paranaense. Paranavaí, Maringá, Londrina, Apucarana e, claro, Campo Mourão respirava futsal e sobravam craques. 

De Londrina vinha os jogadores mais habilidosos, técnicos. Como não lembrar da seleção londrinense formada por Nicola, Tuca, Jadir, Riba e Tãozinho. Jogavam demais. 

Ao lado do Itamar, do Carlão e do Gilmar tive a felicidade de ser campeão paranaense naquele mesmo ano e bicampeão no ano seguinte defendendo a Associação Tagliari. 

Segundo o professor Gilmar Fuzeto, mesmo com esse timaço eles não conseguiram avançar da primeira fase em Fortaleza. Pesquisei e vi que o Paraná tem cinco vice-campeonatos no Brasileiro de Seleções e nenhum de campeão. 

Jaloo - "Last Dance"


Minha querida amiga Márcia Pontes, via Facebook, elogiou o artista paraense, fiquei curioso, fui pesquisar e gostei muito da música do Jaloo.

Jaloo, artista paraense, de Castanhal, cidade onde mora o Kito Pelisser, é conhecido por seus remixes e passou a cantar músicas próprias com sonoridades regionais e beats eletrônicos, marcantes e memoráveis.

Americana captura a beleza minúscula de beija-flores em seu quintal; fotos


A cantora americana Tracy Johnson tem um segredo: ela sabe encantar beija-flores.


Quantas vezes um beija-flor já pousou em suas mãos? O mesmo número de vezes que você ganhou na loteria? Pensei isso mesmo.


Mas seja seu canto de sereia, ou o alimentador de pássaros em suas mãos, Tracy consegue fazer essas aves minúsculas chegarem bem pertinho para fotografá-las.


“Colibris são difíceis de fotografar”, disse ao site Bored Panda. “Portanto, a melhor dica que posso dar é: aprenda a ser paciente. Compre uma lente 70-300mm com zoom e fique onde você já viu beija-flores pousando em seu quintal. Eles são criaturas de hábito: preferem poleiros particulares. Se você observar com cuidado, vai encontrar seus poleiros favoritos. E é aí que você deve sentar-se, perto desses. Prepare-se para gastar muito tempo apenas sentado e esperando. As aves precisarão de tempo para se acostumar com você. Mesmo agora, eu imagino que meus pássaros reviram os olhos quando me veem chegando”.

Confira algumas belas imagens feitas por Tracy:











[ Revoada ]

Que teste foi esse?


Explica aí o que tentava fazer o bambi rapazinho do vídeo...


Isso sim é Pátria Educadora!


"Filei" esse vídeo do Facebook. Assista e veja se lembra em alguma coisa com nosso país.

Coisas do Japão: Companhia de trem em Hokkaido mantém estação funcionando para transportar apenas uma estudante durante os últimos 3 anos.

Ela se formou em março deste ano e a empresa encerrou as operações na estação! Educação em primeiro lugar! 


26 de abril de 2016

Vicente Piazza Filho homenageado com Mérito Desportivo

Professor Vicente com familiares, o casal Teresinha e Renato Fernandes Silva, e a 'minha' Elvira, que propôs a homenagem 
Nesta segunda-feira, dia 25, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão entregou o Título de Mérito Desportivo ao professor Vicente Piazza Filho. 

Professor Vicente com colegas professores 
Com a presença de amigos e familiares, o título foi entregue em cerimônia breve e emocionante.

O homenageado posa ao lado de amigos presentes
Primeiro professor de educação física formado de nossa cidade, professor Vicente foi também o meu primeiro professor de educação de física, isso lá em 1971 quando entrei no Colégio Estadual, época em que os meninos estudavam separados das meninas. Eles de manhã, elas à tarde. 

Professor Vicente com vereadores presentes na sessão e a prefeita Regina Dubay
Não pude participar do evento, mas através do Baú rendo minhas homenagens ao amigo e mestre.  

Ronaldinho do Cavaquinho - Choro Novo em Dó


Ronaldo da Conceição Júnior (nome artístico Ronaldinho do Cavaquinho), 42 anos, nasceu no Méier, Rio de Janeiro, de família pobre, autodidata e estuda cavaquinho desde os 14 anos. Depois de conciliar a música com diferentes atividades, a partir de 2008 a música se torna a sua única profissão. E começa a se destacar como um instrumentista virtuoso, solista, showman, compositor e um herdeiro de Waldir Azevedo, reconhecido por musicistas, críticos, produtores e especialista em comunicação.

Vídeo mostra apresentação no programa Sr. Brasil, da TV Cultura, apresentado pelo gênio Rolando Boldrin.

Seis alimentos que colaboram para uma vida mais longa e saudável

Do vinho ao açafrão; a falta de variedade de alimentos não é desculpa para não se cuidar


A medicina chinesa informa que a longevidade é fácil de ser alcançada. Basta ter a indicação dos melhores alimentos para uma vida mais saudável e duradoura. Listamos abaixo fontes de nutrientes e vitaminas que permitem uma longa vida benéfica.

1. Vinho
Estudos evidenciam que o vinho tinto, tomado com moderação, é bom para a saúde. O tinto é rico em flavonoides, que, por serem antioxidantes, ajudam a prevenir radicais livres (moléculas que podem causar doenças degenerativas e envelhecimento celular). O resveratrol é um dos antioxidantes mais estudados - ele tem propriedade de prevenir aparecimento de tumores. Uma pesquisa feita pela Harvard Medical School e pelo Instituto Nacional de Saúde, mostrou que o resveratrol parece atrasar os efeitos do envelhecimento em ratos quando administrado em doses muito elevadas. Ah, e o álcool no vinho ajuda a produzir mais do chamado "colesterol bom".

2. Gengibre
Conhecido por suas propriedades combatentes da náusea, o gengibre é muitas vezes usado ao cozinhar frutos do mar, para assim, evitar qualquer intoxicação por eles provocada. Segundo o livro Segredos da Longevidade, do médico chinês Dr. Mao Shing Ni, a planta possui geraniol, que é visto como um combatente do câncer. É anti-inflamatório, ajuda a aliviar a dor, prevenir coágulos sanguíneos, evita dores de cabeça e enxaquecas. A medicina chinesa indica o chá de gengibre para preservar a vitalidade ao longo dos anos.

3. Algas marinhas
São ricas em micronutrientes, tendo mais propriedades de cura do que vegetais cultivados na terra. São utilizadas como suplementos minerais naturais, pelo seu conteúdo de iodo. Em estudos epidemiológicos no Japão, foi descoberto que o consumo de algas reduzia a mortalidade por câncer de pulmão em homens e mulheres, de câncer no pâncreas para os homens e por doença cerebrovascular em mulheres. Recentemente, foi demonstrado que um complexo de algas castanhas, que contêm mais zinco, manganês e vitamina B6, têm reduzido os sintomas de osteoartrite do joelho.

4. O arroz integral
Esse alimento possui vitaminas B em seu farelo, diferente do arroz branco que perde o farelo ao ser descascado. O livro Segredos da Longevidade, explica que os nutrientes encontrados no integral são eficazes na redução de açúcar no sangue, ou seja, são ótimo alimentos para quem possui diabetes. O arroz contém mais de 70 antioxidantes, incluindo vitamina E.

5. Cebola e alho
O ingrediente ativo do alho, a alicina, previne a aterosclerose e a obstrução coronária, o que reduz o colesterol e coágulos no sangue. Os vegetais do gênero Allium, como a cebola, os alhos e as cebolinhas, possuem propriedades antibacterianas que tratam infecções, regulam o açúcar no sangue e previnem o câncer. Cerca de vinte compostos do alho mostram propriedades anticâncer e podem interagir sozinhas ou em conjunto contra tumores e células cancerígenas. Além de ser uma dieta antienvelhecimento, rica em nutrientes e deliciosa.

6. Açafrão
A planta tem como princípio ativo a curcumina, que diminui as chances de doenças degenerativas. Ela impede que a proteína responsável pelo Alzheimer (beta amiloide cerebral) se instale. Sendo assim, os sintomas da doença, causados pela inflamação e oxidação, são eliminados pela curcumina. Além disso, os antioxidantes dos curcuminoides são indispensáveis à nossa saúde, assim como a ação anticancerígena e anti-inflamatória, pois reduzem os sinais do envelhecimento, melhoram a digestão e o processo de desintoxicação hepática.
[ eCycle ]

Aprenda fazer luminárias com garrafas de vidro


As luminárias deixaram de ser meros detalhes da decoração e ganharam status de protagonistas. Por isso, o mercado oferece modelos para diversos gostos e bolsos.

Quem tem preferência por um estilo mais descolado pode gostar da sugestão que o ZAP separou como dica de faça você mesmo. A ideia é usar garrafas de vidro para montar uma luminária bacana, com ares sustentáveis. Afinal, o resíduo que ia parar no lixo pode virar artigo de decoração.

Quem ensina a montar a luminária é o designer de produto Fábio Basso. Além das garrafas de vidro vazias e limpas (três unidades), você vai precisar de cabos de energia (cabo pp 2,5), soquetes de plástico e lâmpadas de micro-ondas ou forno elétrico.

Fora isso, será necessário utilizar alguma ferramenta para produzir furos, como chave de fenda, estilete ou furadeira.

Fábio ressalta a necessidade de guardar as tampinhas das garrafas, pois elas serão usadas na confecção da peça. Ele também acrescenta que é possível montar a luminária com potes de geleia.



'Alienígena' aparece em foto de turista


O que será isso dentro do ônibus? | Reprodução/Twitter

Antes de de pegar a estrada de volta ao País de Gales vindo das férias em Isle of Wight (Inglaterra), Andy Bagnall quis posar na frente do ônibus, da empresa National Express.

Ao chegar em casa, porém Andy notou que havia algo estranho dentro do ônibus: um "alienígena".

"Não havia ninguém no ônibus quando o foto foi tirada. Mão tenho a menor ideia do que pode ter provocado isso. Parece um alienígena fazendo photo-bombing", disse Andy, de acordo com o "Metro".

O galês ligou para a National Express, mas disse que não obtivera uma explicação para o "intruso".

25 de abril de 2016

A nova tatuagem do Luís Guilherme


Tenho utilizado as redes sociais e o telefone para matar a saudade da filha Larissa, do genro João Guilherme e dos netos Ana Letícia e Luís Guilherme, que se mudaram para Cuiabá. Por isso, não posso deixar de registrar meu netinho 'desfilando' toda sua beleza logo após ser tatuado com o batom da mana. Amo!!! (Vô João Luiz Pessa diz que puxou a ele, mas é claro que foi desse vô aqui que ele herdou toda sua belezura. Hehe). 


First Kit Aid - "When I Grow Up"


First Aid Kit é um duo sueco de música folk formado pelas irmãs Klara Söderberg e Johanna Söderberg.

As fotos que os astronautas fizeram na Lua viraram um vídeo

As imagens foram cedidas pela Nasa e animadas por um internauta


No começo de outubro, o americano Kipp Teague, um entusiasta da exploração espacial, publicou uma série de imagens das missões Apollo à Lua em seu Tumblr, o Project Apollo Archive. As imagens – elas somam mais de 8400 e estão em alta resolução - foram cedidas pela NASA e são de domínio público, o que significa que as pessoas podem tirá-las do Tumblr e usar como bem entender. Sozinhas, elas já eram bacanas. Com o retrabalho de alguns internautas criativos, ficaram melhores. Um usuário do Vimeo notou que elas renderiam um belo vídeo em stop motion.

As fotos foram feitas pelos astronautas com câmeras suíças Hasselblads. Guardam algumas imperfeições – algumas estão um tanto fora de foco, outras parecem envelhecidas. A revista Wired comparou a experiência de olhá-las àquela de quem observa um antigo e meio mofado álbum de família. E, com ele, se lembra de um momento bacana da própria história.

Dá uma olhada no vídeo:

Apollo Missions from harrisonicus on Vimeo.

Coisas esquisitas que o exercício provoca no corpo


Embora os exercícios melhorem a saúde cardiovascular, o humor, e aumentem músculos que estimulam o metabolismo, também há alguns estranhos efeitos colaterais.

O nariz vira uma torneira aberta Os exercícios, principalmente no ar frio e seco, podem provocar coriza e nariz entupido, problema conhecido como rinite induzida por exercícios. “O aumento da respiração nasal durante os exercícios resseca a mucosa do nariz, o que acarreta a secreção de mais muco para proteger 
as vias aéreas”, diz o Dr. William Silvers, da Allergy Asthma Colorado, em Englewood (EUA).
O que tentar Se o nariz atrapalha o exercício, peça ao médico que lhe receite um spray nasal e o use pelo menos 30 minutos antes de se exercitar. Ponha no bolso vários lenços de papel.


Sente que alguém enfia uma faca na sua costela Os especialistas não sabem exatamente o que provoca essas dores agudas e passageiras no lado do corpo, mas, segundo Tom Holland, fisiologista do exercício e autor do livro Beat the Gym (Supere a academia), muitos acreditam que sejam espasmos do diafragma provocados pela respiração rápida. Comer perto demais da hora de malhar também contribui. E a dor surge com mais frequência nos novatos.

O que tentar Para parar a dor, reduza o ritmo e respire fundo, contraindo os 
músculos abdominais. Estenda os braços para cima ou para os lados. Para evitar a dor, faça refeições leves antes dos exercícios e aguarde pelo menos meia hora antes de começar a se exercitar. Sempre se aqueça durante cinco a dez minutos; aumente a 
intensidade aos poucos.


O rosto fica vermelho que nem camarão A culpa é dos capilares, pequenos vasos sanguíneos perto da superfície da pele que se dilatam durante os exercícios para refrescar o corpo. Quem tem pele sensível pode corar mais e ficar assim mais tempo.
O que tentar Borrife água fria na pele com frequência ou passe a se exercitar no ar condicionado. A vermelhidão costuma sumir cerca de meia hora depois dos exercícios, mas, se for persistente, talvez seja rosácea, doença de pele que 
provoca vermelhidão, inchaços e espinhas, e pode ser tratada com medicamentos orais e tópicos.


A urticária ataca É, existe mesmo gente alérgica a exercícios. A urticária costuma ser provocada pelo suor e pela temperatura elevada do corpo.
O que tentar Procure um especialista para eliminar outras doenças. Se for urticária, o médico pode recomendar anti-histamínicos antes dos exercícios. Praticá-los em temperatura mais baixa pode ajudar.
  

Vontade de usar o banheiro. Vontade urgente. É a chamada diarreia 
do maratonista, mas não se engane com o nome: até quem caminha pode ficar com o intestino frouxo, principalmente se percorrer grandes distâncias. Durante o exercício, o corpo dirige o fluxo de sangue do intestino para os músculos que estão trabalhando, e isso, segundo Holland, pode provocar diarreia. A desidratação e a ansiedade pré-corrida podem exacerbar o problema.
O que tentar Não coma nada duas horas antes da prática de exercícios. Evite alimentos ricos em fibras e gordura, cafeína e adoçantes artificiais; todos podem piorar a situação. Tome bastante líquido antes, durante e depois do exercício. Comece a sessão após evacuar e veja se há acesso fácil ao banheiro.

Cuidado, digitar andando é mais perigoso do que você pensa

Não é preciso muito tempo para ver quanta gente anda pelas ruas e calçadas da cidade assim: cabeça baixa, olhos fixos no smartphone, dedos a todo vapor e pouquíssima atenção com o que acontece ao seu redor. A impressão que dá é que poderia cair um meteoro ali e muita gente nem perceberia.

Confira na reportagem do Olhar Digital os riscos que corremos ao andar por aí sem prestar atenção, ligando apenas para o conteúdo de nossos smartphones.