10 de fevereiro de 2016

Campo Mourão comemora 10 anos da conquista da Copa Sul de Futsal


Uma conquista histórica. No ano de 2006, a equipe do Campo Mourão Futsal, comandada pelo jovem técnico Eberton de Souza, o Beto, fazia história, com a conquista da Copa Sul de Futsal. O grupo, composto por atletas basicamente locais, iniciou a disputa jogando em casa, no Ginásio de Esportes Valternei de Oliveira (Lar Paraná), perdendo para o Farroupilha do Rio Grande do Sul por 2 a 1, vencendo o Colegial, de Santa Catarina, por 4 a 2 e empatando com o forte Cascavel em 2 a 2. E amanhã, terça-feira, dia 9, esta conquista completa 10 anos. A competição foi realizada entre os dias 5 e 9 de fevereiro daquele ano.

Rheverson, Itacirzinho Tagliari, Paulinho, Beto, Tanaka, Nikinha e Itamar Tagliari
Com os resultados, os mourãoenses se qualificaram para a disputa da segunda fase, já no dia 8 de fevereiro, um dia após o encerramento da fase inicial, em Palotina, no Ginásio de Esportes Ardomar Somensi. Na semifinal, um adversário de respeito na época, que foi a John Deere, de Horizontina (Rio Grande do Sul), que era uma das potências do futsal nacional na época. Ousada, a equipe mourãoense conseguiu uma grande proeza, que foi vencer os gaúchos pelo placar de 3 a 2, o que deu o direito a disputa final.

O Campo Mourão Futsal jogava a final, com o time da casa, no dia 9 de fevereiro de 2006, com o direito a dois empates, um no tempo normal e outro na prorrogação. A pressão local foi imensa, já que os palotinenses já eram “rivais” em potencial do time mourãoense ao longo dos anos. Inclusive, nos Jogos Abertos, em 1987, na final da disputa, em Campo Mourão, Palotina havia vencido por 1 a 0, numa das mais duras derrotas do futsal mourãoense em toda a história.

O jogo começou duro, em uma forte disputa, mas quem abriu a grande noite para o Campo Mourão Futsal foi Fernando, que marcou seu gol e começou a trilhar a conquista que se viria ao final daquela partida. O tempo normal terminou em 4 a 4, o que levou o jogo para a prorrogação. Na prorrogação, 1 a 1, jogo terminado em 5 a 5, com requintes de sofrimento, já que o Palotina, no finalzinho do período extra, ainda colocou uma bola na trave mourãoense. Gelsinho, Weverton (dois) e Paulinho, foram os autores dos outros gols. O então Secretário Especial do Esporte, Recreação e Lazer do Município, Itamar Tagliari, acompanhou a participação da equipe na competição e no jogo final.

Mas naquele time, o grupo fazia a diferença, composto por pelos goleiros Nikinha, Lambari e Buiu; os fixos Régis e Tanaka, os alas Giva, Gelsinho, Esquerda, Vinicius Henrique, Esquerda e Weverton e os pivôs Paulinho, Fernando, Rheverson e Paulo Gil. “Foi histórico, um momento único, pois conseguimos resultados surpreendentes. O maior exemplo deles foi o 3 a 2 sobre a John Deere, que muitos até dos nossos dirigentes chegaram a não acreditar”, ressalta Beto.

Meses depois, já próximo do final do ano, estes mesmos garotos novamente fariam história, ao conquistar a Fase Final dos Jogos Abertos do Paraná, em Maringá, depois de 18 anos, já que a última conquista desta competição havia sido em 1988, em Guarapuava. Lá em Maringá, por sinal, o enredo foi praticamente o mesmo. O time eliminou mais um forte adversário, o Cascavel, e enfrentou Pato Branco na final, equipe que seria campeã paranaense naquele ano. E teve empate no tempo normal, teve pênalti; enfim, praticamente a mesma história.

“Foi um grande momento do futsal masculino adulto de nossa cidade. Hoje, infelizmente, estamos na Chave Prata Paranaense, e precisamos que nossa modalidade se reerga novamente, que vislumbre dias melhores, que busque estas conquistas, mais uma vez. É o momento do torcedor voltar a dar aquele apoio incessante, abraçar o futsal, motivado pelas grandes conquistas do passado, pois realmente nossa modalidade precisa, necessitamos de novos bons momentos, e certamente tudo isso voltará a acontecer”, finaliza Beto.

Coldplay, Beyonce e Bruno Mars no Superbowl 2016

Beyonce, Chris Martin e Bruno Mars
Peyton Manning
Os americanos, do norte, sabem como entreter: neste domingo aconteceu a 50ª edição do Superbowl, a final do campeonato da National Football League (NFL), e no intervalo da decisão se apresentaram Coldplay, Beyonce e Bruno Mars. Um show de organização capaz de montar esse palco onde eles cantaram muito, muito rápido (O show musical durou treze minutos, o intervalo tem vinte. Sobrou sete para montarem e desmontarem). A organização só não impressionou mais que os talento dos cantores. Vejam abaixo.

Assisti boa parte da partida e gostei muito da forma como utilizam a tecnologia para tirar dúvidas sobre decisões do árbitros. Em tempo: o Denver Broncos, do veterano Peyton Manning, venceu o Carolina Panthers.

Sites para baixar livros em PDF grátis


Há uma grande oferta de sites na Internet que permitem o download gratuito de obras literárias, livros acadêmicos, grandes clássicos e manuscritos de autores famosos e documentos de grande importância histórica. Todos com direitos autorais liberados, material cuja licença permite download e distribuição.

Na lista a seguir, você vai conhecer alguns desses sites em que poderá realizar o download dos conteúdos sem nenhum tipo de preocupação, já que os acervos disponibilizados são de domínio público.

Biblioteca Digital Camões
Criação do Instituto Camões, órgão português criado para incentivar relações entre países que falam português, a biblioteca conta com um grande número de títulos, todos divididos por área de interesse. 
Totalmente gratuito, o site (cvc.instituto-camoes.pt) não exige cadastramento para que o leitor possa acessar as obras. Além de livros técnicos e acadêmicos de diversas áreas, a biblioteca do Instituto Camões conta com um acervo interessante de contos e novelas portuguesas do século XIX.
Há obras de Eça de Queirós, Almeida Garrett e uma série de autores relevantes do período. Levando o nome de Camões, a biblioteca também dispõe do épico Os Lusíadas, obra mais baixada do acervo.

Domínio Público
O site, desenvolvido pelo Ministério da Educação, conta com uma grande quantidade de livros em PDF, todos em domínio público. Isso significa que o download das obras de forma gratuita, bem como sua reprodução, não são crime. Visite o endereço (portal.mec.gov.br/dominio-publico) e veja o acervo.
Exemplos do que aguarda o leitor: a coleção completa de Machado de Assis, livros de Fernando Pessoa e até publicações voltadas para o público infantil. Além desses nomes brasileiros e portugueses, dispõe de clássicos da literatura mundial, como a Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Projeto Gutenberg
O site é um grande repositório de livros digitais na Internet (gutenberg.org/browse/languages/pt). O acervo é bastante variado, com obras que vão de literatura e história a volumes acadêmicos. Apesar da variedade, é preciso considerar que o Projeto Gutenberg recebe livros de todos os lugares do mundo, o que significa que encontrar algum título em específico na língua portuguesa pode ser mais difícil.
Outro detalhe a respeito desse site é a forma de distribuição dos conteúdos. Ao contrário das demais opções, que usam o formato PDF principalmente, o Gutemberg distribui livros em formato ebook. Além de livros em domínio público, o site também conta com algumas obras liberadas por seus autores.

Brasiliana
Projeto da Universidade de São Paulo, o site (www.bbm.usp.br) se destaca por contar com inúmeros documentos históricos, além de livros diversos. Um prato cheio para estudiosos de diversas áreas, o site conta, por exemplo, com livros do século XVII abordando temas diversos da época.
Além de material acadêmico de diversos momentos históricos, o site também tem um bom volume de antigos periódicos sobre literatura. A Biblioteca Brasiliana, portanto, é o destino de quem procura obras e conhecimentos mais específicos, já que seu acervo é mais voltado para a produção acadêmica.

Google Books
Usando a ferramenta do Google (books.google.com.br) é possível encontrar uma boa variedade de livros integrais em domínio público. O fato de limitação aqui é que a grande maioria desses livros acaba sendo oferecida em cópia única, com o idioma original, sem versão em português.
Se o idioma não é uma barreira para você, o Google Books pode ser uma fonte bastante prática de livros, já que os conteúdos são bem organizados, contam com classificação dos usuários e é possível realizar a leitura no computador, ou em dispositivos móveis com o aplicativo Livros.

Biblioteca Nacional Digital (Portugal)
O site da instituição (purl.pt/index/geral/PT) oferece um acervo variado de antigos livros e documentos históricos. Há uma boa variedade de romances e diferentes períodos para download. É possível fazer download em formato PDF do título desejado e não é necessário cadastro.
De tempos em tempos, a instituição cria eventos temáticos, ressaltando a obra de um autor ou período.

Biblioteca de Livros Digitais
Outra iniciativa do governo português, o site (planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital) é dedicado à distribuição de livros para crianças como forma de incentivar a leitura desde a infância. Como o conteúdo é gratuito e em português, de Portugal, crianças brasileiras podem aproveitar o acervo.
Divididos por faixa etária, os livros disponíveis contam com aventuras e histórias de fantasia que são gratuitas e não ficam restritas a obras muito antigas, agradando também os pequenos leitores.

3 sucos para evitar a ressaca do Carnaval

Ingredientes como a couve e caldo de cana estão entre os mais indicados para se recuperar mais rápido


Dizem que aguentar a folia no Carnaval é para os fortes, mas ao contrário do que se pensa estar bem disposto para aproveitar todos os dias de festa é para os bem preparados. Afinal é nessa época do ano em que a população “pensa que cachaça é água, cachaça não é água não, cachaça vem do alambique e água vem do ribeirão”. Para evitar a ressaca, existem alguns sucos que valem a ida ao mercado antes de pegar a estrada e podem ser feitos com ingredientes simples, como a couve, morando e hortelã.

A nutricionista Eliza Scarpim, do Tropical Banana, afirma que o preparo desses sucos ajuda o organismo a eliminar o excesso  de álcool ingerido. “Um ingrediente comum no preparo desses sucos deve ser o caldo de cana, que hidrata, ajuda a repor os minerais perdidos no processo de ressaca e, principalmente, fornece açúcar de absorção rápida ao organismo”, explica.

Ingredientes:
Suco Pica Pau – Caldo de cana, abacaxi e hortelã
Suco Maritaca – Caldo de cana, couve e limão
Gralha Azul – Caldo de Cana, açaí e morango

Preparo:
Separe os ingredientes, bata no liquidificador e coe.

BENEFÍCIOS
Scapim ressalta que cada um dos ingredientes tem uma função específica e trabalham juntos para evitar a ressaca.
Abacaxi – possui alto índice glicêmico
Hortelã – ajuda a armazenar o desconforto gástrico
Couve – excelente aliado do fígado, ajudando a eliminar o excesso de álcool do organismo
Açaí – ótimo energético, fornecendo disposição
Morango – ajuda a proteger o estômago dos danos causados pelo álcool

Os 10 filmes mais pirateados da semana


O site TorrentFreak divulgou uma nova relação contendo os 10 filmes que foram mais pirateados nos últimos sete dias.

Confira quais foram os dez filmes mais pirateados da semana:

1) Policial em Apuros 2

2) A Grande Aposta

3) 007 Contra Spectre

4) O Regresso

5) Kung Fu Panda 3

6) Perdido em Marte

7) Creed: Nascido para Lutar

8) Steve Jobs

9) Um Senhor Estagiário

10) O Bom Dinossauro