15 de janeiro de 2016

As belas homenagens ao Nelsinho, do Gauchinhos do Fandango



Nelsinho Fell (sempre na memória)
Neri (Tuti) e Ney fizeram a música do vídeo acima para homenagear o mano mais velho deles, Nelsinho, como era conhecido Nelson Lírio Fell, que faleceu no último dia 9, em um acidente de carro.

Nelsinho era muito novo, sessenta anos, e sua 'partida' deixou todos nós muito tristes. Há muito tempo que eu não via uma cidade tão triste como ficou nossa Campo Mourão com a morte do mais velho dos Fell. Ele e os irmãos por muitos anos animaram os mais variados eventos com o grupo Gauchinhos do Fandango. Nelsinho era tio do meu genro Peter. 

Estive poucas vezes com ele. Na última, em 2008, participamos juntos do Programa Ponto a Ponto, na Rádio Rural AM, e nos divertimos muito naquele dia. Tenho a gravação do programa aqui e estou providenciando para compartilha-lo.  

O vídeo abaixo, onde juntei várias filmagens realizadas durante o velório e o enterro, mostra como amigos e familiares renderam as últimas homenagens.

Sempre entendi que assim que deveria ser os últimos momentos com nossos queridos: com música, muita música!


  

David Bowie - "The Man Who Sold The World"

David Bowie, nome artístico de David Robert Jones, (Londres, 08/01/1947 — Nova Iorque, 10/01/2016) foi um cantor, compositor, ator e produtor musical inglês. Por vezes referido como "Camaleão do Rock" pela capacidade de sempre renovar sua imagem, tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.

Aprendendo com seu Baltasar da Rocha: o animal que ladra é...


Um dos personagens mais engraçadas da Escolinha do Professor Raimundo (a original), seu Baltasar da Rocha era interpretado pelo humorista gaúcho Walter d'Ávila (1911 * 1996).

Tigre vira melhor amigo de bode que lhe foi oferecido como alimento

A vida é engraçada, para se dizer o mínimo. Um tigre siberiano tem surpreendido a equipe do zoológico onde vive, o Primorsky Safari Park, perto de Vladivostok, na Rússia, após fazer amizade com um bode que tinha sido oferecido a ele como alimento vivo.

Isso aconteceu meses atrás. Todos pensavam que a amizade não duraria muito tempo, mas os dois ainda são inseparáveis.

Até o final de novembro de 2015, Amur, o tigre de três anos de idade e um dos últimos remanescentes siberianos, nunca tinha mostrado qualquer sinal de compaixão para com qualquer alimento vivo que lhe era oferecido duas vezes por semana. Ele geralmente atacava coelhos e bodes assustados, matando os animais com um golpe rápido de sua pata.

Mas algo diferente aconteceu em novembro. Aparentemente, esse bode não demonstrou nenhum medo de tigres, de modo que não correu com a visão de Amur. Ficou parado diante do felino gigante, o que certamente o confundiu.

“O tigre estava confuso e desistiu”, explicou Dmitry Mezentsev, chefe do parque. “Aconteceu uma vez antes, outro bode resistiu e o tigre decidiu não comê-lo, mas logo que o animal mostrou fraqueza, seu predador o matou. A situação agora é diferente”.


O bode, chamado de Timur em homenagem ao grande guerreiro mongol Timur Lenk, começou a ficar próximo de seu novo companheiro, que não pareceu se importar muito. Para a surpresa de todos, eles se tornaram amigos íntimos, caminhando juntos e até mesmo brincando de esconde-esconde.

A relação incomum levou a todos os tipos de reações, tanto de especialistas em animais quanto de visitantes do jardim zoológico. Vladimir Krever do WWF-Rússia, coordenador de biodiversidade, pensou que a amizade não duraria muito tempo. “A amizade entre o tigre e o bode será de curta duração”, disse, apenas uma semana após o encontro. “Vai durar apenas até o tigre fica com fome”.

Algumas pessoas tiveram dó do bode e criaram uma petição para separar os dois animais, antes que o mais fraco acabasse morto.

Mas a dupla parece genuinamente comprometida com a sua amizade única. Já se passou mais de um mês e meio desde que eles se conheceram e estão mais próximos do que nunca.

Timur tomou tal gosto por seu novo melhor amigo que às vezes se recusa a deixar o seu lado até para comer. Uma noite, quando Amur teve de ser transferido para um recinto separado, o bode se recusou a ser mudado de sua nova casa, preferindo dormir lá até o tigre voltar.

“Timur não deixou seu lugar na cova do tigre, nem para comer. Somente na parte da manhã, quando o tigre voltou, ele se alimentou”, conta Mezentsev. “É um paradoxo – ele se sente mais seguro ao lado do tigre”.

E Amur leva o seu papel de protetor muito a sério. De acordo com funcionários do Primorsky Safari Park, o tigre uma vez sibilou para um empregado que o alimenta para alertá-lo a ficar longe do bode. Antes disso, ele nunca havia mostrado qualquer agressão para com o pessoal.


O bode valente aparentemente fica nervoso sempre que perde Amur de vista. O tigre também não faz nada sozinho, como costumava, e em vez disso sempre espera seu amigo para acompanhá-lo. Este novo relacionamento parece ter tido um efeito positivo sobre Amur. Antes, ele rugia de frustração dia e noite, mas agora parece calmo e relaxado.

Assim, o Primorsky Safari Park decidiu não separá-los. “As outras cabras são covardes e seu destino é ser comidas, mas Timur ganhou o direito de viver com um tigre, e vai ficar lá por causa disso. Não temos medo pela vida do bode – se Amur quisesse comê-lo, teria feito isso há muito tempo”, afirma Mezentsev.

Em vez disso, o safári planeja instalar 16 câmeras e transformar essa amizade improvável em um reality show. Isso também irá permitir aos interessados pela vida de Timur ver por si mesmos que o bicho não está em perigo e realmente gosta de viver com um tigre siberiano adulto. [ Revoada ]

Cerveja artesanal ganha espaço: conheça as características

Os últimos anos têm transformado a produção de cerveja artesanal em um dos segmentos com mais rápido crescimento na indústria de bebidas alcoólicas. Muito disso se deve ao fato de possuir características únicas, que levam em conta a experiência do consumidor.

Como qualquer bebida alcoólica, é preciso saber que ela também deve ser consumida com moderação.

Cervejas artesanal e industrializada podem ser bastante diferentes em sabor e densidade. Foto: iStock, Getty Images
Nem toda cerveja é igual
A cerveja artesanal e a industrializada podem ser bastante diferentes em sabor e densidade. Muitas pessoas pensam que “cerveja é cerveja”, mas o fato é que há tipos bem variados dessa bebida.

Entende-se por cerveja do tipo artesanal aquela que é micro-fabricada, apenas em quantidades limitadas – são cervejarias menores e, muitas delas, de propriedade de pessoas físicas. As industrializadas são fabricadas a partir das mesmas receitas – só que por grandes indústrias.

Afinal, qual a diferença entre elas? Basicamente a paixão de quem faz as artesanais, capaz de dedicar amor à prática e criar combinações diferentes focadas em uma experiência única de sabor. Aliás, é por isso que é possível encontrar cervejas artesanais em variedades tão distintas de sabores.

Enquanto as grandes marcas possuem apenas uma ligeira diferença de sabor entre si, nas artesanais isso é bastante marcante. Você consegue encontrar cervejas com sabor de lúpulo, fumo, carvalho, chocolate, abóbora e frutas, como maçã e grapefruit, por exemplo – algo bem mais personalizado do que as tradicionais.

A forma de servir também é uma marca distintiva. É comum que as tradicionais sejam oferecidas geladas, mas as artesanais podem ser tomadas frias ou quentes. A cerveja artesanal, na verdade, costuma ser servida em um copo especial para que sejam preservadas as temperaturas ideais – capaz de realçar todos sabores que ela oferece.

Além disso, a cor dessa bebida costuma ser inigualável por qualquer cerveja tradicional no mercado. Ao contrário do que ocorre com as tradicionais, as artesanais oferecem cores bastante diversificadas, como cobre, laranja, preto e marrom, por exemplo.

Elas costumam ser mais caras, já que são usados ingredientes selecionados e de ótima qualidade. Basicamente, esse tipo de cerveja deve ser sem conservantes, açúcares ou outros componentes em sua produção: apenas cevada, água e lúpulo. Tudo conforme a Lei da Pureza Alemã criada em 1516.

E não é apenas no Brasil que elas têm feito bastante sucesso. A popularidade desse tipo de cerveja vem aumentando ao redor do mundo – segundo o Departamento Nacional de Estatísticas Agrícolas e Serviço de Agricultura dos Estados Unidos, em 2015 essa produção movimentou algo como US$ 78,8 milhões.

Cerveja artesanal: é preciso beber com moderação
Degustar uma cerveja artesanal pode ser uma experiência única, mas como qualquer tipo de bebida alcoólica é preciso ter moderação. Mesmo que tenham aromas e sabores adocicados, essas cervejas são capazes de conter teores alcoólicos bastante altos.

É por isso que vale sempre lembrar de jamais dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas – sejam elas cervejas artesanais ou não. Com isso, você evita de colocar não apenas a sua, senão a vida de outras pessoas em risco.

Para o caso das artesanais é importante saber que ela é uma ótima opção de bebida para ser degustada com amigos ou harmonizada com um delicioso jantar. Certifique-se apenas de fazê-lo em casa – ou então em uma oportunidade na qual você tenha uma carona para retornar em segurança.

14 de janeiro de 2016

Aposentado o calção retrô do jovem Tomadon

Não temos certeza, mas parece que depois desse registro, em um dia chuvoso de 2015, o José Tomadon enfim aposentou esse calção que ele trouxe de Foz de Iguaçu, de quando serviu o Exército em 1969.

Não sabemos o que é melhor nessa zoação: a boa forma do avô do Eduardo, que continua com o mesmo manequim de 40 anos atrás ou a qualidade do tecido desse calção, meio bambi, meio retrô, meio sei lá o que???

Nilmar Piacentini rendeu as últimas homenagens ao elegante traje do José Tomadon

Elis Regina e Michel Legrand - "Summer of 42"


Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17/03/1945 — São Paulo, 19/01/1982) foi uma cantora brasileira.

Michel Legrand (Paris, 24 de fevereiro de 1932) é um pianista, arranjador e compositor francês.

Summer of 42 é música tema do filme Houve Uma Vez no Verão. O vídeo mostra uma apresentação da cantora gaúcha na TV alemã em 1972.



Summer of '42 (Houve uma vez um verão, título no Brasil) é um drama romântico estadunidense de 1971, dirigido por Robert Mulligan.

A história retratada no filme realmente aconteceu com o roteirista Herman Raucher (Hermie) quando adolescente, e ele manteve o nome verdadeiro nos personagens quando decidiu escrever o roteiro. Depois que o filme foi lançado, o roteirista recebeu diversas cartas de mulheres, dizendo serem a verdadeira Dorothy, e uma das cartas era realmente da verdadeira, onde ela lhe contava que tinha casado outra vez, que era feliz e que já era avó. Foi a primeira e última vez que ele teve notícias da mulher após aquele verão.

14 filmes que ganharam títulos malucos em Portugal


“O Poderoso Chefão” é “O Padrinho” e “Planeta dos Macacos” é “O Homem do Futuro”.

1. “Corra Que a Polícia Vem Aí” lá em Portugal é conhecido como:


2. “Bastardos Inglórios”, filme de Quentin Tarantino, tem um nome bem legal por lá:


3. “Como se Fosse a Primeira Vez” em Portugal tem um título que entrega um pouco do filme:

4. Falando em entregar, “Um Corpo Que Cai” ganhou um título lá que é na verdade um grande spoiler:

5. E talvez um dos piores spoliers seja o nome de “Planeta dos Macacos”, que praticamente revela o final do filme.

6. Parece que os portugueses gostam mesmo de entregar os enredos dos filmes. “Casamento Grego” mudou só um pouquinho, mas o suficiente para entregar o final:

7. Mas, em defesa de nossos amigos lusitanos, o “Exterminador do Futuro” tem o nome um pouco diferente que não entrega nada do enredo.

8. “Brancos Não Sabem Enterrar” ganhou uma tradução curiosa (ao menos para os brasileiros) em Portugal:

9. A versão de “A Garota que Brincava com Fogo” é sensacional em português de Portugal:

10. “Curtindo a Vida Adoidado” é conhecido por:

11. E “Duro de Matar” ganhou um título meio genérico:

12. O clássico “O Poderoso Chefão” virou:

13. “Ela”, de Spike Jonze, ganhou uma tradução um pouco mais longa:

14. E “Pequena Miss Sunshine” tem um título meio sessão da tarde.

Mulher grava a reação do marido surdo ao receber a notícia de que será pai


Um vídeo emocionante mostra a reação de David Welch, que é surdo, teve ao saber de sua esposa, Brittany LeBlanc, que seria pai pela primeira vez. No “presente” tinha uma barra de chocolate “Baby Ruth”, uma cerveja long neck “Dad’s Root Beer” e dois testes de gravidez. No final, ela ainda deu um bilhetinho pra ele escrito: “Surpresa, papai!”. Lindíssimo!



10 fatos que você precisa saber sobre o Aedes aegypti

Fêmea é quem pica as pessoas e transmite a dengue, o zika vírus e a chikungunya, ela consegue depositar até mil ovos, que resistem até um ano. Saiba mais curiosidades no infográfico do IG


13 de janeiro de 2016

Miécio e os tios Tarjânio e Clermont

Miécio Tezelli, Tarjânio Tezelli e Clermont D'Ávila

Sempre suspeitei (e continuo suspeitando) daquelas pessoas certinhas, aqueles que não falam palavrões e que aceitam tudo sem reagir. Me parece que são esses que entram no cinema com uma arma e disparam contra inocentes.

A introdução serve para apresentar três amigos que admiro muito (desde sempre). Todos com personalidade forte e autênticos, daqueles que cometem erros e não têm vergonha de reconhecê-los e corrigi-los, Estou falando do Miécio Tezelli e dos tios deles, Tarjânio Tezelli e Clermont D'Ávila.

Não vou citar os sucessos deles na vida profissional por que nunca me preocupei muito com isso. Admiro-os principalmente pela forma como se relacionam com a família, especialmente com os filhos. 

Assim como os Ferreira Lima, são daqueles que quebram o pau entre si, brigam até por futebol, mas ai daquele (de fora) que falar mal ou mexer com um deles. Minha admiração eterna!

Fagner - "Pelo Vinho e Pelo Pão"


Raimundo Fagner Cândido Lopes mais conhecido apenas como Fagner (Orós, 13 de outubro de 1949) é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor cearense.

"Pelo Vinho e Pelo Pão" é faixa do álbum Eu Canto - Quem Viver Chorará, lançado em 1978. A música é uma composição de Zé Ramalho.

Abandonada por estar acima do peso envia ao ex sabonete feito com gordurinhas retiradas

A abandonada exibe o sabonete feito com suas gorduras | Reprodução/Weibo
Uma mulher abandonada por estar "acima do peso" resolveu se vingar do ex de uma forma insólita: enviou a ele um sabonete feito com as gordurinhas retiradas em lipoaspiração.

A jovem, identificada segundo o "Mirror" apenas como Xiaoxiao, postou foto da barra de sabão na rede social Wiebo, equivalente chinesa ao Twitter.

"Já que não posso ir para casa com você este ano, fiz um sabão da minha própria gordura para sua mãe usar no banho", escreveu a mulher.

Xiaoxiao e o sabonete da vingança | Reprodução/Weibo
De acordo com o site "Shanghaist", o alvo da vingança em público se manifestou na rede social:

"Por que você está fazendo com que eu pareça mau na internet? Droga, já tinha tudo acabado entre nós. Você não precisava ir a um hospital para sugar a gordura e me enojar."

Xiaoxiao rebateu:

"Você disse que eu era gorda. Estou enviando sabonetes para toda a sua família".

NOTA DO BAÚ: Se sou eu, o submetido a lipo, o sabonete daria para várias gerações da família da Elvira, da minha ... Se fosse do Marcelo "Filezinho" ou do Brunão daria para abrirmos uma concorrência com o fabricante do OMO...!!! :)

12 estreias que vão divertir pais e filhos em 2016


Este ano será repleto de estreias superaguardadas no cinema e não poderia ser diferente com as animações, que prometem divertir crianças e adultos. São 12 lançamentos em 2016, começando por "Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, O Filme", que estará nas telonas ainda esta semana, seguido de muitos outros como "Procurando Dory", "Angry Birds" e as continuações de "Kung Fu Panda" e "A Era do Gelo". Confira a lista: 

"Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, O Filme"
A primeira animação do Snoppy é baseada nos quadrinhos do cartunista americano Charles M. Schulz. Previsão de estreia: 14 de janeiro.  

"Norm of the North"
A animação conta a história de um urso polar chamado Norm, que vai para Nova York e logo descobre que a empresa na qual é mascote é responsável por desalojá-lo de sua casa no Ártico. Previsão de estreia: 28 de janeiro de 2016. 

"Asterix e o Domínio dos Deuses"
O filme acompanha esses simpáticos gauleses cuja a vila nunca foi conquistada pelos romanos. Desta vez, Júlio César resolveu oferecer a Asterix e Obelix os prazeres da civilização romana. Previsão de estreia: 4 de fevereiro de 2016. 

"Epa! Cadê o Noé?"
O enredo bíblico ganhou uma animação, que conta a história da arca que é construída para salvar os animais mas algo não dá certo e alguns bichos ficam de fora. Previsão de estreia: 4 de fevereiro de 2016.  

"Zootopia"
A animação apresenta a cidade de Zootopia, onde uma raposa é acusada de um crime que não cometeu e a investigação será feita por uma coelha muito esperta. Previsão de estreia: 18 de fevereiro de 2016. 

"Kung Fu Panda 3"
No terceiro filme da franquia, um velho vilão reaparece durante uma reunião familiar e Po terá que reunir os amigos e treinar os moradores da vila para combater a ameaça. Previsão de estreia: 3 de março de 2016. 

"No Mundo da Lua"
Na animação, um milionário ganancioso quer colonizar a Lua e quer apagar os vestígios dos astronautas do Apolo 11. Então, um surfista de 12 anos será o responsável por impedir o plano e pegar a bandeira dos EUA que está lá há anos. Previsão de estreia: 21 de abril de 2016.  

"Heróis da Galáxia: Ratchet e Clank"
O filme conta a história de Ratchet, um alienígena que possui habilidade com armas. Ao lado do robô Clank, ele deverá derrotar um poderoso vilão. Previsão de estreia: 5 de maio de 2016. 

"Angry Birds - O Filme"
A animação é a adaptação do game para celular que virou mania. O filme vai contar a história de Red, um pássaro com problemas para controlar o estresse. Previsão de estreia: 12 de maio de 2016. 

"Procurando Dory"
A continuação de "Procurando Nemo" acompanha Dory, que agora precisa lidar com o seu passado. Previsão de estreia: 30 de junho de 2016. 

"A Era do Gelo: O Big Bang"
O quinto filme da franquia "A Era do Gelo" desta vez vai acompanhar Manny, Diego e Sid enfrentando o Big Bang. Previsão de estreia: 7 de julho de 2016.

"Cegonhas - A História que Não te Contaram"
No filme, as cegonhas, que são conhecidas por entregarem os bebês, mudam de ramo e passam a entregar mercadorias. Uma cegonha desastrada, no entanto, terá que voltar a levar um bebê para uma família. Previsão de estreia: 22 de setembro de 2016. 
[ Bonde ]

Espécie descoberta de anfíbio é parecida com Caco dos "Muppets"

Estilo dos olhos e coloração da pele são muito parecidos com os do personagem infantil
Será que o carismático sapo Caco (Kermit, na versão original), da série de televisão Os Muppets, finalmente encontrou sua família? Essa é a brincadeira feita nas redes sociais após a divulgação da descoberta espécie anfíbia Hyalinobatrachium dianae. Além dos olhos esbugalhados e das pupilas horizontais, a coloração da espécie também lembra muito a do boneco.


Descoberta na Costa Rica por Brian Kubicki, Stanley Salazar e Robert Puschendorf, do Centro de Pesquisas em Anfíbios do país, a espécie mede apenas cerca de dois centímetros e apresenta sua parte inferior de forma translúcida.

Confira aqui mais detalhes sobre a descoberta (em inglês).
[ eCycle ]

11 de janeiro de 2016

Guga e Marquinhos curtindo filhos e netinho

Guga e Marquinhos Pelisser com o netinho Marcos Paulo

Pensam que só eu que babo pelos netos? Olha só os meus amigos Guga e Marquinhos Pelisser curtindo o netinho Marcos Paulo, que curte férias por aqui junto. A diferença é que fico com os meus o ano todo e eles só se encontram durante as férias. Isso, por causa da distância, pois o Kito, filho mais velho deles, e a linda esposa Adriana residem em Castanhal, lá no Pará.

Kito e Adriana Pelisser - janeiro/2016
Segundo o Wikipedia, Castanhal é a cidade mais populosa do nordeste paraense, uma das cinco principais cidades daquele estado.

George Harrison - "Hear Me Lord"


George Harrison (Liverpool, 25/02/1943 — Los Angeles, 29/11/2001) foi um artista inglês, cuja carreira abrangeu diversas áreas. Músico, compositor, ator e produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido como "o Beatle quieto", Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone.

Hear Me Lord é faixa do aclamado álbum All Things Must Pass, o primeiro lançado por Harrison após a dissolução dos Beatles.

Cinco aplicativos para quando você estiver sem internet no celular

Usar aplicativos mesmo sem internet pode ser útil em época de férias e viagens, quando pode acontecer de ficarmos sem sinal 3G e longe de redes Wi-Fi. Para driblar a falta de conexão, vale a pena manter alguns apps instalados no celular. O HERE Maps, por exemplo, oferece navegação GPS sem depender da rede. Já o Pocket salva seus artigos e notícias para ler depois. Confira na lista abaixo os cinco apps para quando você estiver sem internet no seu Android, iOS ou Windows Phone.

O HERE Maps é indispensável para viagens. O aplicativo oferece navegação offline, com instruções curva-a-curva em português e todos os outros recursos de apps GPS, eliminando os riscos de se perder ao ficar sem conexão. Para ter acesso aos mapas offline, é preciso baixá-los antes pelo próprio app. Há opções para todos os estados brasileiros e vários outros países, caso pretenda viajar para o exterior.


O BitTorrent Sync é útil para acessar arquivos pessoais de qualquer lugar. O serviço é gratuito e oferece transferência em uma pasta secreta em todos os dispositivos permitidos, mantendo-os sempre acessíveis, mesmo estando offline. O espaço para guardar os arquivos depende somente da capacidade de armazenamento do aparelho e nada fica na nuvem, uma vez que é utilizado o protocolo P2P para manter uma ligação única entre os dispositivos.

O Pocket permite salvar links de artigos, notícias e vídeos para acessar depois. O conteúdo salvo é sincronizado e disponibilizado mesmo quando não há conexão com a internet. Além do acesso offline, ele oferece uma formatação limpa, livre de anúncios e com fontes que facilitam a leitura. O serviço é multiplataforma, disponível para smartphone, tablet e computador.


O BeyondPod sincroniza as assinaturas de podcasts e baixa os programas para serem escutados a qualquer momento. Disponível apenas para Android, o aplicativo organiza a coleção e faz o download novos episódios automaticamente. A interface intuitiva, as configurações detalhadas e os mecanismos para encontrar novos programas de podcasts são os principais diferenciais do app.


O Google Keep é uma entre várias opções para tomar notas no smartphone. O app, no entanto, é um dos mais leves e rápidos, permitindo organizar listas de tarefas, notas de texto, áudio, desenho ou foto. Os arquivos podem ser criados e acessados offline, mas quando há conexão com internet ele sincroniza tudo para acesso em outros dispositivos ou pela web.