10 de dezembro de 2015

Campo Mourão Handebol - anos 1980, em Goioerê

Do álbum do professor Erivalto Oliveira, o Negão, foto mostra uma formação da Seleção de Campo Mourão de Handebol do começo dos anos 1980. 

Nela estão todos os atletas da 'segunda geração' de atletas aqui formados após a chegada dos professores Idê, Nelsinho e o próprio Erivalto. 

Eu, Marcelo Silveira, Tião Mauro, Jair Grasso, João Barbosa, Neyzinho Kloster, João Silvio Persegona, Danilo Kravchychyn, Luiz Paulo Schen, Beto Dusrski, Betinho Nogaroli, Tedy Pacífico e muitos outros, somos partes da considerada a primeira geração do handebol mourãoense.

A imagem registra participação mourãoense nos Jogos Regionais de Goioerê, que por muitos anos foi realizado dentro das comemorações de aniversário da vizinha cidade.  

Mesmo sem nenhum preparo e conhecimento para a função, por alguns meses estive como treinador das nossas seleções masculina e feminina. 

Campo Mourão - Handebol - Jogos Regionais de Goioerê
em pé (da esq. para a direita): Beto Tonet, Adilson Pagan, Marcelo de Oliveira Lima, Luiz Carlos Eufrásio Prates, Ricardo Kosuzi, Walmir Ferreira Lima e Luizinho F. Lima
agachados: Birão Rodrigues, Ubiraci Rodrigues, Wander Ferreira Lima, Antonio Carlos Custódio e Jonas Rodrigues

Genesis - That's All"

Genesis é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando os seus fundadores Anthony Phillips, Peter Gabriel, Mike Rutherford e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. O grupo alcançou enorme sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990, e com aproximadamente 130 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, é considerada uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos.


"That's All" é faixa dois do álbum Genesis, o décimo segundo gravado em estúdio pela banda britânica, lançado em 1983. Da época em que Phil Collins já tinha assumido o vocal do grupo. 

Zé Bonitinho na nova Escolinha do Professor Raimundo

Para comemorar e homenagear Chico Anysio e outros humoristas inesquecíveis que passaram pelo programa, uma nova versão, totalmente repaginada da Escolinha do Professor Raimundo já está no ar na Globo e no Canal Viva.


Mateus Solano revive de maneira brilhante e engraçadíssima o personagem Zé Bonitinho. Assista.

Mochila nota dez

Esta bolsa, feita com material totalmente reciclado, também fornece iluminação para crianças que não estudam por falta de eletricidade



Muitas crianças da África do Sul não têm como levar livros e cadernos para a escola por falta de uma mochila. Além disso, à noite, não conseguem fazer a lição pela ausência de eletricidade em casa. Diante dessa realidade, três mulheres sul-africanas criaram a Repurpose School Bag, uma bolsa resistente e feita com materiais recicláveis. Junto à mochila existe ainda um pequeno painel solar que retém a luz natural, captada no trajeto entre a casa e a escola. Essa energia é suficiente para alimentar uma lâmpada por até 12 horas. A ótima invenção tem garantido o estudo de vários estudantes. 

Sargento Silva e os assaltantes trapalhões de Peabiru

Sargento Silva, da Polícia Militar de Campo Mourão, é companheiro de peladas de futebol suíço e truco lá no Clube dos Trinta. Dias desses, dávamos risadas de uma trapalhada cometida por um marginal e ele relembrou de outra, de anos atrás, de quando ele ainda era cabo.

Silva conta que, no ano de 2009, várias corporações foram convocadas para participarem de uma reintegração de posse de uma área rural invadida pelos sem terras, na região de Paranavaí. Um ônibus de uma empresa particular foi fretado e ele e mais quarenta e três militares seguiram viagem na noite da véspera da ação. Quando chegaram em Peabiru, 17 km de Campo Mourão, o parabrisas do ônibus foi atingido por um tijolo e o motorista estacionou de imediato no acostamento para ver o que ocorrera. No mesmo instante, dois rapazes, imaginando tratar de sacoleiros voltando do Paraguai, entram pela porta e no ônibus ainda escuro dão voz de assalto aos policiais. No mesmo instante saíram correndo, seguidos por dezenas de soldados e detidos, com algumas escoriações "ocorridas durante a fuga" e terminaram a noite na Delegacia local”.

“Nunca mais se ouviu falar dos assaltantes que agiam naquela região e que usavam da artimanha de quebrar o parabrisas dos coletivos para roubarem os assustados turistas/sacoleiros. Não sei porquê?” brincou o amigão. (Acabei de descobrir que não sei como se escreve parabrisas... quase usei vidro dianteiro, mas deixei para os amigos a tarefa da correção)

Sargento Silva

Além da carreira militar, Sargento Silva anda investindo na promissora carreira de comentarista de truco. Confira no vídeo abaixo ele comentando uma trapalhada do Tiguera. (já mostrei aqui e guardo esse vídeo com muito carinho por que nele aparece o meu saudoso amigo Patolino, Rubens Gonçalves de Paula).

8 de dezembro de 2015

Com presenças ilustres, pelada de futebol arrecada alimentos para entidades mourãoenses


Os mourãoenses Beto Stefanuto e Diocle Carneiro reuniram amigos para uma pelada de futebol suíço nesta segunda-feira, dia 7, em Campo Mourão, e arrecadaram mais de 600 kg de alimentos que serão doados para a Casa de Apoio ao doente de Câncer e Caminho Melhor.

Bruno Couto, o aniversariante da semana, ao lado de Uellinton
Destaque para as presenças dos futebolistas Uelliton Vieira, 28 anos, baiano de Monte Santo, que já defendeu as cores do Cruzeiro, Bahia e Avai, e Felipe Campanholi Martins, 25 anos, nascido em Engenheiro Beltrão, que já jogou por equipes da Itália e Suíça e atualmente defende o Red Bull Nova York, dos EUA. 

Felipe Martins
Diocle é advogado e já defendeu, e bem!, as cores do futsal mourãoense. Beto é produtor rural, sãopaulino gente boa (redundância).

Leila Pinheiro - "Coisas do Brasil"


Leila Toscano Pinheiro (Belém, 16 de outubro de 1960) é uma cantora, compositora e pianista brasileira.

"Coisas do Brasil" é uma composição de Guilherme Arantes e Nelson Motta, lançada em 1986.

A arte em vidro de Satoshi Tomizu


Satoshi Tomizu é um artista com uma habilidade única de criar mini universos em pequenas esferas de vidro, usando opalas, pra representar os planetas e flocos de ouro e vidro para as estrelas, Tomizo cria joias únicas, incríveis e poéticas. Confira a galeria:














Dicas para deixar o seu estudo a distância mais eficiente

Saiba como aproveitar os benefícios e contornar as deficiências do método que mudou a forma de aprender


Você já deve saber que ao optar por um curso a distância, não basta apenas substituir as salas de aula por um computador.

Embora essa modalidade não estipule horários fixos como num curso presencial, e permita a realização de atividades simultâneas, é preciso saber priorizar os estudos, planejar a sua rotina e recorrer aos recursos tecnológicos.

Confira dicas que vão auxiliá-lo a tirar proveito dessa metodologia e tornar o seu processo de aprendizagem mais proveitoso:

1. Organize o seu tempo
Defina o tempo necessário de dedicação aos estudos e respeite-o. Ainda que a educação a distância permita realizar atividades simultâneas, o segredo está em encontrar o equilíbrio entre os distintos âmbitos da vida pessoal (trabalho, família, lazer...).

2. Seja sensato
Nem sempre é possível dedicar-se integralmente aos estudos. Portanto, seja realista e não assuma mais matérias do que a sua agenda permite. Isso porque, ao invés de agilizar a conclusão dos estudos, você poderá acumular reprovações.

3. Aproveite a tecnologia
Para não se isolar no processo de aprendizagem à distância recorra aos recursos tecnológicos disponíveis. Ferramentas como fóruns, wikis, chats, apps e vídeos, além de incrementarem a aprendizagem, são pontos de encontro de estudantes e professores.

4. Motive-se
Ainda que a grande maioria dos estudantes à distância não disponha de muito tempo para o estudo, é necessário encontrar a motivação para cumprir as atividades propostas pelo curso ao menos uma vez por dia. Não deixe que a rotina cansativa de trabalho te desvie desse foco. O ensino a distância exige consistência.

5. Priorize sempre
Identifique as obrigações e as tarefas mais urgentes para realizá-las em primeiro lugar. Estabeleça metas diárias e realistas (bom senso, lembra?). Programe metas relativamente fáceis de ser alcançadas e em etapas que vão te levar até o objetivo principal. É como você ter que fazer uma viagem de 1800 quilômetros e definir que vai percorrer 300km por dia.

Quem estuda à distância geralmente sofre com a falta de planejamento e de foco, por este motivo, recomendo a leitura do livro de técnicas e estratégias para concursos do professor e Defensor Público Gerson Aragão. O livro está disponível para download gratuitamente através deste link.

15 filmes extraordinários que estreiam nos cinemas em 2016

Leonardo Di Caprio em “O Regresso”, que estreia em fevereiro
*
7 de Janeiro

Os Oito Odiados

Direção: Quentin Tarantino
O cultuado diretor retorna ao western com a história de um grupo de oito estranhos que tem sua rota desviada e fica preso em um salão no meio do nada. No elenco, Kurt Russell, Samuel L. Jackson e Jennifer Jason Leigh.

*

14 de janeiro de 2016

Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, o Filme

Direção: Steve Martino
Os personagens de um dos quadrinhos mais famosos e adorados da história finalmente ganham um longa-metragem. Charlie Brown e sua turma chegam às telas em uma animação em 3D.

*

14 de janeiro

Creed: Nascido Para Lutar

Direção: Ryan Coogler
Acredite, Rocky Balboa, o clássico boxeador imortalizado por Sylvester Stallone, está de volta. Ele retorna à cena para treinar Adonis Johnson (Michael B. Jordan), ninguém menos que o filho de seu grande rival, Apollo Creed.

*

21 de janeiro

O Bom Dinossauro

Direção: Peter Sohn
Mais uma animação da Disney/Pixar que promete. A partir da premissa de que os dinossauros não foram extintos, o filme conta a história de um grupo de criaturas pré-históricas que controlam o planeta nos dias atuais.

*

4 de fevereiro

O Regresso

Direção: Alejando González Iñarritu
Leonardo Di Caprio vive um explorador nos Estados Unidos do século 19 naquele que já é considerado o papel que deve lhe dar um Oscar. Após ser atacado e abandonado, ele parte para se vingar dos homens que mataram seu filho.

*

11 de fevereiro

Deadpool

Direção: Tim Miller
Mesmo com a forte concorrência, há quem diga que este é o filme de herói mais aguardado do ano. Ryan Reynolds vive o personagem desbocado e politicamente incorreto que, vítima de um câncer terminal, busca vingança contra aqueles que arruinaram sua vida.

*

Zoolander 2

Direção: Ben Stiller
Ben Stiller e Owen Wilson estão de volta ao mundo da moda, acompanhados de celebridades como Justin Bieber, Demi Lovato e Miley Cyrus. Os dois modelos, agora decadentes, tentam parar um maluco que planeja matar as pessoas mais bonitas do mundo.

*

23 de março

Batman vs Superman - A Origem da Justiça

Direção: Zack Snyder
Em um dos blockbusters de 2016, os dois principais super-heróis da DC Comics se enfrentam e, possivelmente, se unem para enfrentar o vilão Apocalipse. No trailer divulgado recentemente, eles ainda ganham outra companhia poderosa, a da Mulher Maravilha.

*

28 de abril

Capitão América - Guerra Civil

Direção: Anthony e Joe Russo
O maior time de super-heróis já reunido em um filme está prestes a se revelar. No terceiro episódio da franquia, o personagem principal entra em rota de colisão com o Homem de Ferro, deflagrando uma batalha que envolve todos os Vingadores.

*

12 de maio

Angry Birds - O Filme

Direção: Clay Kaytis e Fergal Reilly
Uma das maiores franquias do mundo do entretenimento, que começou como videogame, agora ganha uma adaptação cinematográfica. A animação vai mostrar a história dos pássaros furiosos e sua luta contra os porquinhos verdes.

*

26 de maio

Alice Através do Espelho

Direção: James Bobin
Adaptação do livro clássico de Lewis Carroll, o filme dá sequência a “Alice no País das Maravilhas”, de Tim Burton. Na nova produção, a protagonista se depara com um espelho e volta à terra do Sr. Coelho e do Chapeleiro Maluco.

*

X-Men: Apocalipse

Direção: Bryan Singer
O primeiro trailer do filme será exibido junto com o aguardado “Star Wars: o Despertar da Força”, que estreia no dia 17. Por enquanto, pouco se sabe sobre a nova trama dos mutantes, apenas que se passa na década de 80 e vai reunir velhos e novos personagens.
Divulgação

*

30 de junho

Procurando Dory

Direção: Andrew Stanton e Angus McLane
A sequência do sucesso “Procurando Nemo” se passa seis meses depois do primeiro filme, tendo como protagonista a peixinha desmemoriada. Na nova aventura, ela busca suas origens em uma instituição para preservação da vida marinha na Califórnia.

*

Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos

Direção: Duncan Jones
A bem-sucedida franquia de jogos da Blizzard, cujo multiplayer online conta com mais de 5 milhões de assinantes, também ganhou as telas. O filme contará a história do início do conflito entre a aliança dos homens e a horda dos orcs.

*

4 de agosto

Esquadrão Suicida

Direção: David Ayer
Extensão do universo dos quadrinhos da DC Comics, vai reunir alguns dos principais vilões das histórias que passarão a trabalhar junto em uma agência governamental secreta. A expectativa maior é pelo Coringa de Jared Leto.

[ Gazeta do Povo/Caderno G ]

7 de dezembro de 2015

ACMF Sub-17 conquista título inédito para o futsal mourãoense

Essa moçadinha aí embaixo enche de esperanças os torcedores mourãoenses. Neste domingo, dia 6, eles conquistaram o inédito título de campeões paranaenses de futsal na categoria sub-17.

Comandados pelo professor Eberton de Souza, o Beto, que contou com o auxílio de Guilherme Turquino, o Grilo, os mourãoenses disputaram e venceram um campeonato muito difícil, que teve seu início em julho e colocou a equipe mourãoense diante dos mais tradicionais times do futsal estadual. O Copagril, de Marechal Cândido Rondon, terminou em segundo lugar e o Clube Curitibano em terceiro.

O futsal sempre foi a modalidade preferida pelo torcedor de Campo Mourão, mas já tem mais de dez anos que ela tem sido deixada de lado, com nossos dirigentes investindo apenas na contratação de 'estrangeiros' para nosso time adulto, que quase sempre chegam aqui às vésperas do início do campeonato, mal têm tempo de treinar, disputam a Chave Ouro -- o segundo melhor e mais difícil campeonato estadual de todo o país-- apenas com a missão de não serem rebaixados. Nesse ano não deu: fomos rebaixados e em 2016 disputaremos a Chave Prata, a segunda divisão. Quem sabe, essa queda do adulto e conquista do Sub-17 sirva para mudar a mentalidade daqueles que cuidam do nosso futsal e, com planejamento e organização, voltem a investir de maneira correta nas categorias menores e tenhamos motivo para ir novamente às quadras para incentivar um novo Carlão Tagliari, um Ione Sartor, um James Klank, Tuim, Batata, Robson, Paulinho Zagoto e tantos outros craques que aqui surgiram. 

Parabéns a todos. Estamos todos muito orgulhosos...


The Alan Parsons Project - "Time"


Alan Parsons (nascido em 20 de Dezembro de 1948) é um produtor de discos inglês. Após ter trabalhado como engenheiro de som no famoso estúdio Abbey Road, atuando em gravações dos Beatles e no álbum The Dark Side of the Moon do Pink Floyd, fundou o grupo The Alan Parsons Project em meados da década de 1970.

Tutuca - 1932 * 2015

Usliver João Baptista Linhares, conhecido artisticamente como Tutuca (Rio de Janeiro, 1932 - Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2015), foi um comediante brasileiro. Tornou célebre o bordão "Xiiiiiíííííííí…".

Ganhou o apelido na infância e começou a carreira na década de 1950. No rádio e na TV participou do programa Balança Mas Não Cai, onde, no quadro Clementino e Dona Julieta (1964), vivendo um faxineiro sempre de olho na mulherada, criou o bordão "Ah se ela me desse bola…" Também é criador do personagem Magnólio Ponto Fraco.

Estreou no cinema em 1959 no filme O Homem do Sputnik e depois fez, ao lado de Ronald Golias, O Homem que Roubou a Copa do Mundo.

Trabalhou em várias emissoras e em programas como Apertura, Reapertura, A Praça é Nossa, Zorra Total e Sob Nova Direção. Fez sucesso com a comédia O Marido Virgem, viajando em turnê pelo Brasil.

Também esteve no elenco dos filmes Onanias, o Poderoso Machão, Os Normais (vivendo o pai da personagem de Marisa Orth) e A Guerra dos Rocha, que ele considera um dos mais importantes dos quais participou.

O humorista faleceu em virtude de pneumonia seguido de uma parada cardíaca, após ter sofrido um acidente vascular cerebral, dois anos antes, em dezembro de 2015.

9 apps para ajudar nas tarefas de casa


É cada vez menor o tempo que as pessoas possuem para realizar atividades dentro de casa. Pensando nisso, listamos alguns aplicativos que podem facilitar a vida e ajudar a economizar tempo com os afazeres domésticos. Para simplificar, o Olhar Digital dividiu a lista em 4 setores: lavanderia, arrumação, compras e cozinha.  Confira:

Lavanderia
A lavanderia Limelocker funciona em duas frentes: com um app no smartphone, o usuário faz a requisição da lavagem de uma ou mais peças e combina os detalhes do serviço. Depois, basta levar a roupa até um dos armários da companhia, espalhados em prédios comerciais. Na hora de buscar, a roupa limpa é devolvida ao armário.

Faxina
No Parafuzo, o usuário define o dia, horário e tipo de limpeza a ser feito, além do número de cômodos a serem limpos e a possibilidade de serviços especiais. O site encontra automaticamente diaristas cadastradas na plataforma e oferece uma estimativa de preço da faxina.

O Brightnest traz uma lista de afazeres para a hora da faxina, com dicas de limpeza, decoração e até opções de produtos para deixar a casa limpa sem afetar o meio ambiente.

Compras
O Meu Carrinho permite que o usuário monte uma lista de compras, compare os preços e compre os itens que precisa sem sair de casa. É possível ainda compartilhar listas de compras com contatos. O app está disponível para Android, iOS, Windows Phone e PC.

O Buy me a pie! permite compartilhar listas de compras com amigos, ajudando a dividir as compras, por exemplo, em um churrasco ou aniversário. O app é simples e leve e pode ser baixado de graça em dispositivos Android e iOS.

Cozinha
O Larica Total ajuda na hora de improvisar. O app, baseado no programa de TV exibido no Canal Brasil, traz receitas de saladas, sobremesas, pratos principais e até invenç9 apps para ajudar nas tarefas de casa

O How to Cook Everything traz mais de de 2 mil receitas com 400 imagens de apoio, ensinando o passo a passo da preparação de uma série de pratos, os ingredientes e dicas de cozimento.

O app é a versão mobile do site de receitas e traz mais de 100 mil pratos, entre saladas, massas, carnes, sobremesas, sopas, lanches, tortas, entre outros. As receitas são separadas por categorias, como país e estilo de vida. Ao ativar o modo cozinha, o usuário consegue acessar as instruções sem precisar ficar mexendo no smartphone o tempo todo.

O Look & Cook oferece explicações passo a passo da preparação de uma série de receitas. O ponto forte do aplicativo é a riqueza de imagens que ilustram as dicas.ões de outros usuários. Se preferir, é possível abrir um recurso que gera receitas com base no que há na despensa.

Regras para ganhar massa muscular

Algumas medidas ajudam a aumentar os músculos, entre elas seguir uma alimentação adequada e exercitar-se no mínimo três vezes por semana

Massa muscular: manter a frequência da atividade física é um dos segredos para aumentar os músculos(Thinkstock/VEJA)
Os benefícios do ganho de massa muscular vão muito além da estética. O tecido da chamada massa magra apresenta uma atividade metabólica mais acelerada do que a do tecido gorduroso. Portanto, quanto maior o aumento da massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo, o que impacta positivamente todas as funções fisiológicas do organismo: do sono à eliminação de gordura corporal e controle do colesterol.

Porém, engana-se quem pensa que a gordura é capaz de se transformar em músculo e vice-versa. Ou seja: emagrecer não implica necessariamente ganho de músculos. "São dois processos diferentes, e os estímulos que levam a cada resultado são distintos", explica o fisiologista da Unifesp Turíbio Leite de Barros. "Queimar calorias exige um aumento do metabolismo de todo o corpo, que usa o seu combustível para remover a gordura estocada. E isso acontece com os exercícios aeróbicos."

O processo do corpo que leva ao aumento da massa muscular, por outro lado, acontece dentro das células do músculo. Quando uma pessoa realiza um exercício de força em um determinado grupo muscular, ela ativa enzimas presentes dentro dessas células que são responsáveis pela síntese de proteína. "Com as enzimas trabalhando em ritmo mais acelerado, aumenta-se a velocidade da síntese de proteínas. E essas proteínas são o que chamamos depois de massa muscular", diz Barros.

Bom para todos - Segundo o médico, todas as pessoas têm condições de aumentar a massa muscular, mas não na mesma intensidade. "Existem diferenças genéticas que aumentam ou diminuem a propensão a ganhar músculos. A genética de cada um leva a resultados diferentes, mesmo que dois indivíduos sigam o mesmo programa de atividades", diz. Uma maior ou menor propensão a engordar, no entanto, não interfere na capacidade de uma pessoa aumentar sua massa muscular. "Há pessoas com facilidade para emagrecer que, no entanto, têm dificuldades em aumentar os músculos, por exemplo", explica Barros.

Para especialistas, uma pessoa que segue as recomendações para ganho de massa muscular apresenta resultados visíveis após, em média, oito a dez semanas. No entanto, alcançar os objetivos não significa que uma pessoa possa deixar de praticar exercícios físicos sem perder o que foi conquistado. "É difícil determinar quando uma pessoa começa a perder massa muscular depois de deixar de se exercitar, mas é muito rápido. Os músculos não se mantêm como estão espontaneamente."

1) Faça algum tipo musculação
Fazer musculação não significa necessariamente levantar peso em máquinas de academia. "Musculação é um termo genérico que significa qualquer atividade que promova um estímulo localizado em determinados grupos musculares", explica Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp e fisiologista do Instituto Vita. "O tipo de exercício mais comum para aumentar a massa muscular é o levantamento de peso. Mas outras atividades também são eficazes, embora muitas vezes promovam aumento da massa muscular em menor escala. A corrida, por exemplo, é um exercício aeróbico, mas que fortalece a musculatura dos membros inferiores.” 

2) Evite exercícios aeróbicos antes dos musculares
Se a prioridade é ganhar massa muscular, o ideal é fazer o treino de força antes ou intercalado com os exercícios aeróbicos, como a corrida. "A pessoa terá mais energia para puxar peso se começar pela musculação. Quando for para a esteira, estará com o corpo aquecido, o que elevará a queima de calorias e gordura", diz Vladimir Modolo, educador físico e mestre em fisiologia pela Unifesp. "Se ela fizer o contrário, o corpo vai demorar mais para começar a queimar calorias no exercício aeróbico e ficará mais cansado para o treino de musculação, de modo que o rendimento será pior." Para o fisiologista Turíbio Leite de Barros, treinos que intercalam exercício aeróbico com trabalho de força, como os circuitos, também surtem efeitos positivos. "Por serem dinâmicos, são mais motivadores para pessoas com dificuldade em passar muito tempo fazendo apenas musculação ou esteira." 

3) Varie os exercícios
"Nosso organismo sempre trabalha para que o exercício seja confortável para ele", explica Vladimir Modolo. Isso é ruim porque, na zona de conforto, os músculos não crescem. "Algumas estratégias para driblar esse mecanismo incluem aumentar o peso dos exercícios e trocar o tipo de atividade para um grupo muscular a cada três ou quatro semanas. Assim, o organismo sempre estará em busca de adaptação." 

4) Dê descanso ao músculo
Embora a prática de atividade física tenha de ser frequente, o mesmo grupo muscular não deve ser exercitado dois dias seguidos. "A musculação causa microlesões no músculo. O dia de descanso é importante para que a proteína chegue ao músculo e o regenere, levando ao aumento da massa muscular", diz o educador físico Vladimir Modolo. "Sem o dia de descanso, não há tempo para o músculo se recuperar." Se o treino for diário, é necessário alternar o trabalho de cada grupo muscular. "Deve-se, por exemplo, exercitar os braços em um dia e as pernas no outro", explica Turíbio Leite de Barros. 

5) Alimente-se adequadamente
O corpo precisa de energia para se exercitar. Antes da atividade física, carboidratos são bem-vindos, de preferência os complexos, como batata doce e pão integral, não o açúcar simples. Depois do exercício, o corpo precisa repor a energia que gastou com mais carboidrato, e restaurar a integridade do músculo, função exercida pela proteína. "Uma pessoa normal deve ingerir, em média, 1 grama de proteína por quilo de seu peso total. Mas quem deseja aumentar a massa muscular pode elevar essa ingestão para 1,5 a 2 gramas de proteína por quilo de peso", diz Vladimir Modolo. Evitar gordura, açúcar e sal – regra que vale para praticamente qualquer pessoa – é especialmente importante para quem quer conquistar músculos. 

6) Comece aos poucos
Pessoas que não estão acostumadas a praticar musculação não devem iniciar um treino de hipertrofia de cara, por mais que o objetivo seja ganhar massa muscular. "O ideal é que os exercícios musculares comecem com um maior número de repetições e pouco peso. Com o tempo, a tendência é que esse quadro se inverta: o peso aumenta e as repetições diminuem", diz Turíbio Leite de Barros. Iniciantes costumam iniciar o treino com três séries de doze a quinze repetições. 
[ Veja ]