13 de novembro de 2015

União Futsal - Campo Mourão, 1967

A foto fornecida pelo seu Osvaldo Wronski mostra a equipe do União no torneio que inaugurou a quadra de futebol de salão do Estádio Municipal (naquela época ainda não era Estádio Roberto Brzezinski). 

A quadra do Estádio, como ficou conhecida, tinha o piso de asfalto bruto e durante anos foi palco dos principais jogos de futebol de salão de nossa cidade.

Infelizmente, nem com a ajuda do Biju, do Namir, do Adio, do Chibiu e do Gordinho, conseguimos identificar dois integrantes da equipe.

Meu pai sempre me falou que o Namir e o Neroir, esse irmão do Adionir. jogavam muito bem. Não tive a oportunidade de vê-los jogando. Joel Albuquerque já falei várias vezes que muitos consideram o melhor futebolista que nossa Campo Mourão já 'produziu'. 

Ademar Kaul é o falecido pai de meu compadre Áureo.        

União Futsal - Campo Mourão - 1967
em pé (da esq. para a direita): ....., Abelar Gonçalves Neto (in memorian), Romeu Marczinski(in memorian), Newton Fernandes, Wilson “Biju” Iurk e Chico (Gordinho).
agachados: ....., Namir Piacentini, Joel Albuquerque, Neroir Ramos (in memorian) e Ademar Kaul (in memorian).
Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em setembro de 2005

Pentatonix - "Can't Sleep Love"


Pentatonix é um grupo estadunidense a cappella composto por cinco vocalistas: Scott Hoying, Kirstin "Kirstie" Maldonado, Mitchell "Mitch" Grassi, Avriel "Avi" Kaplan e Kevin "KO" Olusola, formado na cidade de Arlington, Texas. O grupo venceu a terceira temporada do programa The Sing-Off, da rede de televisão norte-americana NBC em 2011, cantando um arranjo a cappella da canção "Eye of the Tiger", originalmente gravada pela banda de rock Survivor como sua canção da vitória.

Can't Sleep Love foi incluída entre as vinte melhores músicas para acordar, segundo o Spotify e a ciência. 

Paulinho Mixaria e o sagu

Deu vontade de rever o Mixaria falando do Sagu. Divirta-se!

Paulo Roberto Alves da Silva (Taquari, 5 de outubro de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Paulinho Mixaria é um humorista gaúcho. Paulinho Mixaria lançou 7 cd's independentes. Ficou conhecido nacionalmente após o lançamento do 4º intitulado de "A Fetocópia da Maleza" (2002).

É conhecido por fazer um humor limpo, sem nunca ter pronunciado um palavrão no palco.

Os melhores destinos para viajar sozinho

Cinque Terre, Itália

Para muitas pessoas, viajar sozinho pode parecer assustador, mas não precisa ser. Na verdade, existem muitas razões para conhecer novos lugares sem a companhia de ninguém conhecido. Turistas solitários podem ter mais tempo para refletir e as chances de absorção de cultura são ainda maiores. O site Business Insider reuniu os melhores lugares para uma maravilhosa viagem na companhia de si mesmo. Confira a seguir:

Viena, Áustria
A cidade de Viena é uma das razões que fazem da Áustria uma boa escolha para uma viagem solitária. A grande oferta de cafés, que servem deliciosos tipos de doces, é perfeita para uma parada para leitura, reflexão ou descanso.

Cinque Terre, Itália
Uma das mais charmosas regiões da Itália, Cinque Terre é formada por uma série de vilarejos, próximos a Riviera Italiana. Com prédios coloridos e estradas sinuosas – localizadas sobre maravilhosas falésias – propõe um estilo de vida mais tranquilo e perfeito para uma viagem desacompanhada.

Ubud, Bali
Muitos dizem que a melhor forma de apreciar uma lugar sereno como Ubud, na Indonésia, é sozinho. Assim você pode desfrutar das bonitas plantações de arroz e da Floresta dos Macacos. Ubud é também um dos mais conhecidos destinos para se desfrutar de spas.

Algarve, Portugal
Na ponta sul de Portugal, na região de Algarve, a cidade de Lagos é conhecida por suas vistas de cartão postal e cavernas. Os turistas que não gostam tanto de praia podem se ocupar com tours de barco e passeios pela cidade de paralelepípedos, lotada de bares e restaurantes onde, com certeza, muitos outros viajantes desacompanhados se reúnem.

Vancouver, Canadá
Uma cidade jovem, com uma população diversificada, Vancouver tem um centro vibrante, mas também diversas opções para passeios ao ar livre, como o Stanley Park, que é um ótimo local para caminhadas. Uma outra opção para os turistas é a Ilha Granville, que oferece botiques, restaurantes, galerias e mercados.

Kyoto, Japão
Kyoto foi recentemente eleita a melhor cidade do mundo pelo site de turismo Travel + Leisure, com uma votação realizada entre os leitores. Foi a capital imperial do Japão por mais de 1.000 anos, e hoje exibe majestosos templos históricos, jardins e parques para visitação.

Parque Nacional Kruger, África do Sul
Algumas partes da África do Sul podem não ser muito seguras para turistas desacompanhados, mas o Parque Nacional Kruger, com certeza, é. Um safari de luxo, onde os animais que você encontrará podem se tornar seus companheiros de viagem.

Granada, Espanha
A pequena cidade de Granada, na região espanhola da Andalúcia, é conhecida pelo Alhambra, um palácio e fortaleza que data dos séculos XIII e XIV e é uma grande obra da arquitetura repleta de história. A melhor forma de conhecer o palácio é sozinho - com um tour guiado ou audioguia.

Siem Reap, Camboja
Siem Reap, no Camboja, abriga uma das mais antigas atrações turísticas do mundo: os templos de Angkor. Recentemente escolhido como a melhor atração turística do mundo pela Lonely Planet, maior editora de guias de viagem do planeta, o complexo é parada obrigatória para uma reflexão solitária.


Taipé, Taiwan
Taipé oferece muitas coisas a serem aproveitadas por viajantes solitários. Os muitos mercados noturnos da cidade são uma ótima forma de explorar a cultura e gastronomia local.
[ Veja ]

Situações em que você percebeu que venceu na vida


Tipo pagar as contas e sobrar dinheiro para viver o resto do mês.

1. Quando você entra no ônibus e ele tem Wifi E tomada.

2. Quando você percebe várias indiretas e simplesmente não se importa com elas.

3. Quando você paga todas as contas e ainda sobra dinheiro para passar o resto do mês.
Acontece de seis em seis meses, mas tudo bem.

4. Quando você começa a ouvir todo tipo de música sem se importar com o que os outros pensam.
Seus ouvidos, suas regras

5. Quando o ônibus passa assim que você chega no ponto.

6. Quando você percebe que conseguiu assistir todas as suas séries.

7. Quando você se pega com tempo para discutir coisas completamente inúteis como evolução de Pokémons.

8. Quando você empresta dinheiro para sua mãe, e não ao contrário.
Parece que o jogo virou não é mesmo.

9. Quando você entende para que serve o Snapchat.
E é bem da hora.

10. Quando você consegue atravessar uma porta giratória sem ter que empurrar.
Sempre torcendo para alguém vir atrás e empurrar para você.

11. Quando você abre o pote de sorvete é não é feijão!
Lágrimas escorrem.

12. Quando você para de sofrer porque não saiu no sábado a noite.
Só relaxando.

13. Quando você acorda um minutinho antes do despertador.
Só de não ter que acompanhar aquele terrível som do alarme.

14. Quando você passa naquela fase impossível do Candy Crush (ou qualquer outro jogo).

11 de novembro de 2015

O cantor Xororó no Clube 10 de Outubro - anos 1980

Do álbum do João Nereu, foto de meados dos anos 1980 mostra ele ao lado do cantor Xororó no Clube 10 de Outubro, em Campo Mourão.

Com eles, estão o saudoso radialista Antônio Kienen, o agora exmº. juiz Carlinhos Tagliari (com a camisa do curintia?!), e o mourãoense, infelizmente já falecido, Cecílio Irineu Dias, genro do seu Eloy Maciel. A criança ao lado do cantor é o Rafael Carlos Eloy Dias, filho do Cecílio Irineu. 

Irineu também era músico. Conheci ele quando atuava como mecânico e vivia trocando serviços com meu, que assim como eu também é Irineu. O então marido da Rosira Brisola Maciel faleceu muito novo, em 1996, aos 52 anos de idade. 

Segundo o Nereu, Chitãozinho foi quem tirou o 'retrato' e por isso não aparece na imagem. 

Vocês não imaginam o quanto já zoei do Nereu por ele se gabar de ser amigos dos cantores sertanejos, que são paranaenses de Astorga.  Agora me rendo ao amigo: São amigos mesmo! 

Sim, vai ter muita gente afirmando que na verdade é o Adriano, da Ideia Comunicação, e não o Xororó...

Antônio Kienen (in memorian), Xororó, Rafael Carlos Eloy Dias e Carlinhos Tagliari
João Nereu Ferreira e Cecílio Irineu Dias (in memorian)

Gilberto Gil - "Sandra"



Gilberto Passos Gil Moreira, mundialmente conhecido como Gilberto Gil, (Salvador, 26/06/1942) é um político, cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor, ambientalista, empresário e intelectual baiano, um dos maiores gênios da música popular brasileira. 

Há duas versões sobre para quem a música é dedicada: a primeira é de que o baiano compôs para a segunda esposa, Sandra Gadelha. A outra é de que seria uma homenagem para funcionárias de um centro de reabilitação, na verdade, um instituto psiquiátrico, onde Gil esteve internado após ser flagrado com maconha no aeroporto de Florianópolis. Na audiência judicial, o pai da Preta Gil "declarou que gostava da maconha e que seu uso não lhe fazia mal e nem lhe levava a fazer o mal", nas palavras do Juiz. O Magistrado o sentenciou ao Rehab. 

A arte de Luana Teixeira

 

Sabe qual a diferença da imagem acima para a debaixo? a de cima é um desenho feito apenas com grafite e a outra é uma fotografia. Podem acreditar!!!

foto

Luana Teixeira
A autora é essa talentosa artista aí ao lado, Luana Teixeira, amiga da 'minha' Elvira. O desenho retrata nossa cadela Tininha, que infelizmente faleceu recentemente (um dia vou contar aqui como a Tininha "morreu" lá no sítio do Celso Hurschka e reapareceu meses depois em nossas vidas). 

Não pedi autorização da Luana, mas, impressionado com sua arte, tomei a liberdade de expô-la aqui.  

Google Maps não precisa mais de conexão com a Internet para funcionar

Até agora podia-se fazer o 'download' dos mapas mas não era possível obter indicações ou realizar buscas


O Google anunciou, nesta terça-feira (10), que a mais recente atualização do seu app de mapas permite aos usuários baixá-los e, posteriormente, consultá-los, sem necessidade de estarem conectados à Internet.

"A partir de agora é possível baixar uma área do mundo no teu celular e na próxima vez que se vir sem conexão, seja numa estrada rural ou num parque de estacionamento subterrâneo, o Google Maps vai continuar a funcionar sem problema", afirmou a empresa no seu blog oficial.

O Google salientou que a mais recente atualização do aplicativo - apenas disponível no sistema operacional Android, inicialmente - vai permitir aos usuários obterem direções passo a passo, procurar destinos específicos e encontrar informação útil, como o horário de um determinado estabelecimento, mesmo estando 'offline'.

Até agora podia-se fazer o 'download' dos mapas mas não era possível obter indicações ou realizar buscas. Segundo a empresa, cerca de 60% da população mundial não dispõe de conexão com a Internet ou tem uma conexão de má qualidade, o que implica que o acesso rápido à informação ainda não é possível para a maioria dos habitantes do planeta. [ Notícias ao Minuto ]

10 frutas para emagrecer rapidamente


Quando uma pessoa quer emagrecer uma boa estratégia é a ingestão de frutas. Aliada a prática de exercícios físicos regulares, algumas frutas possuem poucas calorias e fibras que auxiliam no processo de emagrecimento, além de serem nutritivas.

O site da Biosom listou dez frutas para quem quer emagrecer rapidamente.

1. Ameixa
Ela tem um efeito laxante e ajuda a emagrecer por conta disso. Ela também possui efeitos que diminuem o colesterol, o diabetes e as doenças cardiovasculares. Alguns dos componentes da ameixa que tem função anti-obesidade e anti-inflamatórios são a antocianinas, ácidos clorogênicos, quercetina e catequinas.

2. Banana
A banana possui entre 87 e 120 calorias e tira o desejo de comer doces, saciando a fome. A principal proteína que possui essa característica e está presente banana é o triptofano. Ela também é rica em potássio, magnésio, fibras e tem o efeito de regular o intestino.

3. Morango
O morango ajuda a emagrecer porque tem calorias negativas e é rica em ferro e em vitamina C. Um morango possui em média 5 calorias por unidade. Ele também é considerado um bom anti-inflamatório natural. Além de ajudar no emagrecimento, a fruta previne o câncer, melhora a capacidade mental e combate inflamações.

4. Abacaxi
O abacaxi possui em sua composição muita água e vitamina C. Desta forma, ele combate a retenção de líquidos  O abacaxi combate a retenção de líquidos e supre cerca de 43% da necessidade diário de mineral que o corpo necessita. Ajuda também na digestão e possui poucas calorias.

5. Pera
A pera é rica em fibras e ajudam melhorar o trânsito intestinal, além de possuir vitaminas C, A e do complexo B, que são  poderosas fonte de antioxidantes e nutrientes essenciais para a saúde.

6. Melancia
Auxilia no combate do inchaço, ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, ela abaixa a pressão arterial, além de conter calorias negativas e diuréticas. Ela é também rica em água, ajudando na hidratação, parte essencial na corrida pelo emagrecimento.

7. Kiwi
O Kiwi tem capacidade de saciar o apetite e possui muitas fibras, por isso seu caráter diurético. Ele também é rico em vitamina C e possui um baixo índice glicêmico (não leva muito açúcar para o sangue).

8. Limão
Possui em torno de 22 calorias por unidade, é diurético e rico em vitamina C. É um antioxidante, eliminando toxinas, e muitas vezes, reduzindo o colesterol e as taxas de açúcar no sangue, além de ajuda na digestão.

9. Framboesa
A framboesa é considerada uma aceleradora de metabolismo. Ela ajuda na queima de gordura localizada e diminui a insulina. o problema dessa fruta, é que no Brasil, ela não é amplamente encontrada.

10. Maçã
A maçã auxilia no emagrecimento, pois, entre outras coisas, sacia a fome rapidamente. Rica em fibras, como pectina, ela á também composta por vários antioxidantes e regula os níveis de colesterol triglicerídeos no corpo. Como possui oxidantes, a maçã pode limpar todas as impurezas do corpo, fazendo com que ele funcione melhor e absorva os nutrientes mais rapidamente. Ajuda também na digestão além de ser uma das frutas mais nutritivas encontradas.

10 de novembro de 2015

Banco do Brasil Futsal Juvenil - Cancha Tagliari, anos 1970

Enviada pelo amigo Elvio Legnani, foto mostra uma equipe que representou o Banco do Brasil em um campeonato juvenil de futsal realizado na recém inaugurada Cancha Tagliari, no início dos anos 1970. 

Elvio e família residem atualmente em Foz do Iguaçu. Ele e os manos Silvinho, Silas e Elto 'mandavam' muito bem no futebol. O Silas, que sempre conheci como Sirluiz, enfrentei algumas vezes no futsal, ele atuando pelo Foz e eu por Campo Mourão.

Dois dos personagens não identifiquei e estou em dúvida se aquele agachado em frente do Sodinha é mesmo o Zé Roberto, mano do Tiguera. (Um deles foi identificado pelo Renatinho Fernandes Silva, o Fernando Garnica, o primeiro em pé).

Alan, o Baianinho, defendeu o gol da seleção mourãoense que disputou os Jogos Abertos do Paraná de 1976, na primeira vez que a cidade sediou a principal competição poliesportiva do nosso Estado.  


Banco do Brasil Futsal - Cancha Tagliari - Campo Mourão/PR
em pé (da esq. para a direita): Fernando Garnica, Ivanor "Sodinha" Sartor, João Carlos "Tiguera" Marques, Sidney Balbino, Neio e Alan "Baianinho"
agachados: ....., José Roberto Marques (?), Elvio Legnani e Eraldo

Carolina Chocolate Drops - "Snowden's Jig"



Carolina Chocolate Drops é uma banda de cordas e percussão da Carolina do Norte (EUA). O álbum Genuine Negro Jig, de 2010, ganhou o prêmio Grammy de Melhor disco de música Folk.


Mafalda impagável


Ter um cão na infância reduz em 15% risco de asma, mostra estudo

Já o contato com animais de fazenda, como cavalos, diminui esse risco em 52%

O contato com a natureza é muito importante para as crianças, e muitas vezes ele acontece através de um animal de estimação. E agora, um estudo veio comprovar como isso pode ser bom para a saúde das crianças, pelo menos a saúde respiratória, reduzindo o risco de desenvolver asma.

Para chegar a essa conclusão, cientistas suecos analisaram os dados de mais de um milhão de crianças nascidas entre 2001 e 2010, os resultados foram publicados na edição de Novembro na revista científica Journal of American Medical Association Pediatrics. Na Suécia, as pessoas são obrigadas por lei a registrar se possuem cães ou animais de fazenda em casa, além disso, todas as consultas médicas do país são registradas em um sistema único, o que permitiu que os cientistas tivessem acesso aos dados de saúde dessas crianças.

Eles perceberam que as crianças expostas ao contato com cães no primeiro ano de vida tinham 15% menos chances de desenvolver asma. Já as crianças que conviviam com animais de fazenda, como filhotes de cavalos, tinham esse risco diminuído em 52%.

O estudo foi feito por amostragem, portanto não conseguiu localizar o mecanismo envolvido nessa relação. No entanto, os especialistas acreditam que esta relação ocorra devido ao contato precoce com micróbios, que reforçar o sistema imunológico das crianças. Como a asma é uma doença ligada à reação imunológica do corpo aos alérgenos, isso pode ter influência. Mas ainda são necessários mais estudos para entender essa relação.

Aqui em casa temos oito cães e um gato: imunes para o resto da vida estamos

Praia do Rosa é eleita uma das melhores praias 'secretas' do mundo

A lista divulgada pelo jornal britânico "The Guardian" apresenta outras nove praias além da faixa de areia de Santa Catarina

Localizada a 85 quilômetros da capital Florianópolis, a praia do Rosa foi escolhida uma das dez melhores praias "secretas" do mundo
Depois da praia do Sancho, em Fernando de Noronha, ter sido eleita a melhor do mundo pelo TripAdvisor, o jornal britânico "The Guardian" divulgou uma lista em que a praia do Rosa, no estado de Santa Catarina, aparece como uma das dez melhores praias "secretas" do planeta. O ranking publicado no dia 3 de maio de 2015 tem faixas de areia localizadas nos cinco continentes e classificou os destinos como "refúgios dos quais você provavelmente nunca ouviu falar".

As praias do Nordeste e do Sudeste do Brasil podem até ser mais conhecidas, mas a paradisíaca praia do Rosa também merece destaque. A cerca de 85 quilômetros da capital Florianópolis, o destino idílico reserva um mar cristalino, muito procurado por surfistas em busca de ondas perfeitas. O trecho litorâneo em formato de meia-lua tem dois quilômetros de extensão e está emoldurado por costões de mata nativa. De julho a novembro, a praia recebe a visita de baleias-francas; um espetáculo a mais para os frequentadores.

Veja na galeria da Pure Viagem a lista completa com as dez melhores praias secretas do mundo!