23 de outubro de 2015

A história do futebol profissional em Campo Mourão com a AERM


Em seu Blog, Wille Bathke Júnior contou um pouco da história do futebol profissional em Campo Mourão. Recordemos:

Em 1964 o prefeito Milton Luiz Pereira reformou o Estádio Municipal Roberto Brzezinski,  e preparou a casa com objetivo de colocar Campo Mourão no futebol profissional do Paraná. Marcou uma reunião com desportistas, na Câmara de Vereadores, anexa à Prefeitura.

Expôs suas idéias e disse que estava “disposto a ajudar no que for possível. Só lhes faço uma exigência: evidenciem o nome Campo Mourão no escudo da agremiação.” 

Nesta reunião, à tarde do dia 10 de Outubro de 1964, foi fundada a Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense – AERM.

Diretoria - Por indicação unânime, Hamilton Laurindo (Caputira) foi escolhido o primeiro presidente, Santinor Portes Rocha o vice e Alcyr Costa Schen o Diretor do Departamento de Futebol.

Em 1966 a Mourãoense, de uniforme verde e branco, calções e meias brancas, estreou em Andirá-PR, na primeira divisão do futebol profissional do Paraná. 

O Time - O quadro de jogadores contratados contou com: Romeu e Chiquinho (Gordinho) goleiros; Neuci, Davi, zagueiros; nas laterais e meio de campo: Pacífico, Zé Mundinho, Ney, James, Macedo, Renatinho e Latito; atacantes, Pepino, Fefeu, Nininho, Postali, Joel, Nacir, Catarina, Neroi e Luiz Táis. Técnico: Osvaldo Silva.


Pacífico -  Almir Pacífico, ex-meio campista campeão do Água Verde EC, foi o primeiro jogador profissional contratado pela Mourãoense. Na tarde da sua apresentação, o Estádio quase lotou de torcedores. Logo em seguida foi contratado Japonês (Fernando Aires). Os dois foram campeões e formaram a melhor dupla de meio campo do Paraná, pelo Água Verde. Depois atuaram no Pinheiros (EC Paraná).


Outro famoso contratado pela Mourãoense, foi Charrão, experiente zagueiro clássico, ex-campeão pelo Atlético Paranaense.  

Presidentes:
Hamilton Laurindo (1966),
Getúlio Ferrari (1967),
Alcyr Costa Schen (1968),
Delordes Daleffe (1969),
João Pedro (1970).

Primeirona – Mourãoense e CAFÉ de Cianorte foram os finalistas da única vaga na Primeira Divisão do Campeonato Estadual de Futebol do Paraná, em 1966.

No primeiro jogo, em Cianorte, venceu por 1 x 0. No segundo jogo, em Campo Mourão, dependia só do empate. O CAFÉ fez 1 x 0 e o jogo não acabou por tumulto generalizado. O árbitro Luzbel Nunes foi agredido e saiu escoltado de campo.


A Federação Paranaense anulou o jogo, interditou o estádio de Campo Mourão e marcou nova partida no Estádio Willie Davids de Maringá.

Campeã - O jogo terminou O x O e a Mourãoense foi declarada campeã, o que lhe garantiu presença por 10 anos na primeira divisão do futebol paranaense.

Nesta oportunidade jogou com: Romeu, Rubens, Pacífico, Nilton Dias e Neri. Paulinho e Altevir. João Carlos, Tião Quelé, Postalli e Josué. O técnico Osvaldo da Silva armou um 4-2-4 e o time se deu bem.

Na sua história apenas dois excelentes jogadores foram negociados, em anos diferentes, com o Grêmio de Futebol Portoalegrense: O ponta de lança Tião Quelé e o lateral, revelado em Campo Mourão, Dirceu Mendes, procedente da equipe amadora de Araruna.

Grama comprada – O prefeito comprou grama de Araraquara-SP, plantada no Estádio Municipal Roberto Brzezinski, a mesma até hoje.

Wille Bathke Jr. radialista e jornalista mourãoense

Boy & Bear - "Arlequin Dream"


Boy & Bear é uma banda indie rock da Austrália, formada em 2009. 

Dave Hosking, Killian Gavin, Jon Hart, Dave Symes, Tim Hart, Jake Tarasenko e Jakob Tarasenko são os integrantes do grupo. 

Mauro Maurício e Fiori Gigliotti na Praça é Nossa


Mauro Maurício era um personagem interpretado pelo humorista Carlos Leite (Recife, 14/07/1939 — São Paulo, 03/03/1991). 

Fiori Gigliotti (Barra Bonita (SP), 27/09/1928 — São Paulo, 08/06/2006) foi um radialista e locutor esportivo brasileiro.

Em sua longa carreira, Fiori Gigliotti narrou partidas de dez Copas do Mundo de Futebol, mas sempre dizia que o maior jogo ao qual assistiu foi o disputado entre Santos e Benfica, na final da Copa Intercontinental de 1962. 

Fiori celebrizou frases como: "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", "E o tempo passa…,torcida brasileira" (quando uma equipe precisava fazer um gol), "Tenta passar, mas não passa!", "Aguenta coração!", "Crepúsculo de jogo","É fogo" (antes do grito de gol) "Agora não adianta chorar" (logo após narrar um gol), "Torcida brasileira", "Uma Beleeeeza de Gol!" e "Um beijo no seu coração" .

Coisas que os criminosos da Web não querem que você saiba

Descubra como hackers invadem o seu computador e roubam os seus dados

1) Mandamos e-mails incrivelmente pessoais.
O spear phishing, ato de enviar e-mails personalizados para convencer o destinatário a revelar senhas ou informações financeiras, pode ser extremamente sofisticado. “Os antigos tinham erros de ortografia e pontuação, mas hoje são verdadeiras obras de arte”, diz Mark Pollitt, Ph.D. e ex-chefe da unidade de informática jurídica do FBI. “Podem chamá-lo pelo nome, usar seu cargo profissional, mencionar um projeto no qual você está trabalhando.”

Seja esperto: Identifique os e-mails de golpistas por endereços de Internet incorretos ou esquisitos (passe o mouse sobre os links para ver o endereço verdadeiro), solicitações de dinheiro ou de informações pessoais, anexos suspeitos, ou quando a mensagem for uma imagem. A menos que tenha 100% de certeza de que a mensagem veio de alguém que você conheça, não abra anexos nem clique em links.

2) Temos todo o tempo do mundo.
Os hackers têm programas que testam sistematicamente milhões de senhas possíveis. “Eles vão dormir e, quando acordam de manhã, o programa ainda está rodando, testando as combinações de senhas uma após outra”, diz Peter Fellini, engenheiro de segurança da Zensar Technologies, empresa de serviços de software e TI.

Seja esperto: Em vez de uma senha simples, experimente usar frases. Escolha letras de uma frase e inclua caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas (Atirei o pau no gato pode virar Apn@GT, por exemplo). Ou utilize um gerenciador de senhas que gera e registra senhas aleatórias e difíceis de descobrir. (Mesmo assim, alguns especialistas recomendam frases exclusivas para contas bancárias, para o caso de o gerenciador de senhas ser invadido.)

3) Espionamos enquanto você navega.
Cada vez mais ciberataques ocorrem por meio de downloads, diz Giovanni Vigna, Ph.D., professor de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia e cofundador da Lastline Inc., empresa que produz programas contra malware. “Quando visita um site que parece inofensivo”, diz ele, “você, sem perceber, é encaminhado para uma série de outros sites que realizam o ataque”. Muitas vezes, nem o dono sabe que seu site foi comprometido. Embora os sites de busca mantenham listas negras de sites maliciosos conhecidos, os sites problemáticos vivem mudando.

Seja esperto: Mantenha seu navegador atualizado ou use um navegador que se atualize automaticamente, como o Firefox. A pesquisa de Vigna constatou que os usuários do Internet Explorer são os mais vulneráveis a esses ataques.

4) Podemos nos infiltrar na babá eletrônica ou na smart TV.
Lembre-se: todo aparelho com conectividade é um computador, e é grande a probabilidade de não ser muito seguro. Tudo que estiver ligado à Internet pode ser invadido. Em casos recentes, hackers conseguiram se infiltrar numa babá eletrônica e gritar com o bebê. Os especialistas também mostraram que hackers conseguem ligar a câmera da smart TV e espionar os telespectadores.

Seja esperto: Quando configurar aparelhos com conectividade, sempre mude a senha-padrão. A maioria deles funciona com base no roteador sem fio, e proteger sua rede Wi-Fi com uma senha também ajuda. Mantenha o firmware atualizado; muitos aparelhos informam quando há atualizações disponíveis. Caso contrário, procure a opção de atualização do firmware no menu principal ou nas configurações.

5) Espionamos redes Wi-Fi públicas e gratuitas.
Mesmo que você esteja ligado a uma rede pública legítima, um ataque de intermediários pode permitir que os hackers espionem a sessão entre seu computador e a rede sem fio.

Seja esperto: Se possível, evite usar Wi-Fi público, sobretudo se não houver senha; é o que aconselham os especialistas em segurança do programa de proteção de dados pessoais MetLife Defender. Se for preciso usar redes sem fio públicas, evite transações financeiras e empregue em seu navegador extensões como HTTPS para codificar a comunicação.

6) Atraímos você com vídeos “incríveis” no Facebook.
Um amigo acabou de compartilhar o vídeo de um “animal inacreditável encontrado na África”. Quem clica para assistir precisa baixar um programa para reproduzir o vídeo ou responder a uma pesquisa que instala malware no computador, como explica Tyler Reguly, gerente de pesquisa da empresa de cibersegurança Tripwire. O malware também compartilha o vídeo com todos os seus amigos.

Seja esperto: Digite o nome do vídeo no Google e veja se está no YouTube. Se for golpe, provavelmente alguém já o denunciou.

7) Aproveitamos seus erros de digitação.
Sites falsos com endereços com alterações discretas – como, por exemplo,micrososft.com – são muito parecidos com o site verdadeiro que você quer visitar, mas criados para furtar dados ou instalar programas maliciosos no computador.

Seja esperto: Verifique com atenção o endereço antes de fazer o login com seu nome e senha, principalmente se a página parecer diferente. Verifique se há “https” no endereço antes de digitar os dados do cartão de crédito.

8) Descobrimos sua senha em sites “fáceis”.
Um estudo de 2014 descobriu que cerca de metade das pessoas usa a mesma senha em vários sites, o que facilita o trabalho do estelionatário. “O hacker invade um alvo fácil como um fórum de caminhadas, pega o endereço de e-mail e a senha de alguém e tenta entrar na conta de e-mail com a mesma senha”, diz Marc Maiffret, diretor de tecnologia da BeyondTrust, empresa de gerenciamento de segurança. “Se der certo, eles vão procurar e-mails de algum banco, e depois vão tentar entrar na conta bancária com a mesma senha.” [ Seleções ]

Seja esperto: Use a autenticação em dois passos, um processo simples que exige mais do que apenas o nome de usuário e a senha para entrar. Por exemplo, além da senha, o site pode pedir que você digite um código aleatório enviado ao celular. Muitas empresas, como Facebook, Google, Microsoft, Apple e a maioria dos bancos, oferece algum tipo de segurança extra como essa.

9) Adoramos seu fone Bluetooth.
Quando se deixa a função Bluetooth habilitada depois de usar o fone, os hackers conseguem se conectar facilmente ao celular e furtar dados.

Seja esperto: Sempre desligue o Bluetooth depois de usar. Desligue a visibilidade e configure um código de segurança para se conectar com outro aparelho Bluetooth.

10) É bem fácil invadir roteadores que usam criptografia WEP.
Muitos roteadores antigos ainda usam um tipo de criptografia chamado WEP (Wired Equivalent Privacy), fácil de ser invadido com um software que qualquer um pode baixar.

Seja esperto: Verifique se seu roteador utiliza WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2), o tipo mais seguro de criptografia, ou pelo menos WPA. Clique no ícone da rede sem fio de seu computador para verificar o tipo de segurança. Caso seu roteador não ofereça essas opções, entre em contato com o fabricante para ver se é possível atualizar o firmware; caso contrário, arranje outro roteador. Não se esqueça de mudar a senha-padrão da rede sem fio, pois todo hacker conhece as senhas que vêm de fábrica na maioria dos roteadores.

Os filmes mais pirateados da semana nos EUA


O site TorrentFreaks divulgou os dez filmes mais pirateados da semana nos EUA. A comédia Dope lidera a lista, seguida pelo drama sobre esporte Nocaute e pela comédia com ficção científica Pixels. 

Confira os dez mais:

1) Dope


2) Nocaute (Southpaw)


3) Pixels


4) Bata Antes de Entrar (Knock Knock)


5) Jurassic World: Mundo dos Dinossauros (Jurassic World)


6) Tomorrowland- Um Lugar Onde Nada é Impossível (Tomorrowland)


7) O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator Genisys)


8) Momentum


9) Cidades de Papel (Paper Towns)


10) Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas)

22 de outubro de 2015

Ilivaldo, Birão e Bokada se recuperam muito bem. Graças a Deus!

Birão Rodrigues, Sidnei "Bokada e Ilivaldo Duarte - Campo Mourão/PR - outubro2015

Do álbum do Ilivaldo Duarte no Facebook, foto mostra ele ao lado do Birão Rodrigues e do Sidnei "Bokada" Alves Ribeiro, dois companheiros de Coamo que sofreram ferimentos em acidente de ônibus ocorrido no último sábado (17).

Publico para mostrar que todos se recuperam bem e para destacar que o Sidnei que teve a mão amputada após o ocorrido é o nosso amigo Bokada, apelido que ganhou quando jogou conosco no Clube dos Trinta, numa época que trabalhava na Doces Bokada. Para a turma da cooperativa ele é o Rastelo.

Claro que desejamos a eles e todos que se machucaram no acidente só o melhor e que se recuperem o mais rápido possível. 

O acidente. Para quem ainda não sabe, eles iam de Campo Mourão para Candói para participarem da inauguração da sede recreativa dos funcionários da Coamo naquele município do sul do Paraná quando, próximo do trevo de acesso à Termas de Jurema, o ônibus capotou na rodovia após o motorista perder o controle da direção. Como diz o professor Paulo Gilmar Fuzeto, que também estava no coletivo, "Graças a Deus não vinha nenhum caminhão naquele momento, senão a tragédia podia ser muito grande". Graças a Deus mesmo, aquele trecho é muito movimentado, cheio de curvas e com muitos caminhões transitando por lá.  

Saúde a todos!!!

Lost Frequencies - "Are You With Me"


Felix Safran De Laet (30/11/1993), conhecido pelo seu nome artístico Lost Frequencies, é um produtor e DJ belga.

Dica da minha filha Sarah Carolina.

Site simula como estaria a tabela do Brasileirão sem os erros de arbitragem

​Entra ano, sai ano, e o Campeonato Brasileiro continua com seus inúmeros erros graves (e até grosseiros, alguns) de arbitragem. O site da ​Fox Sports promoveu levantamento até a 28ª rodada mostrando como estaria a situação da competição se não houvesse tais equívocos. O ​90min utilizou-se da base do estudo levantado com precisão pela emissora e contemplou a atualização da tabela com as três rodadas que seguiram após.

Bom observar que a análise teve como base apenas lances de erros cruciais. Em outras palavras, são lances que interferiram em gols (pênaltis e impedimentos não marcados ou mal marcados e lances em que a bola ultrapassou totalmente a linha de fundo e nada foi assinalado). Bom mencionar, também, que o levantamento partiu do pressuposto de que os pênaltis seriam convertidos. Ao total, até a 31ª rodada, foram computados 40 erros graves.

Confira abaixo e compare as duas tabelas de classificação:



Ou seja, melhoraria muito para o meu Coritiba e, principalmente, para o Vasco. Infelizmente o "Curíntia" continuaria líder, mas com o Galo mais perto, na cola. 

Isso no campo das hipóteses. Meu amigo Carlos Alberto, o Portuga, infelizmente já falecido, tinha uma frase sensacional sobre SE as coisas acontecessem: Plantei um pé de SE lá em casa e nasceu dois ENTÃO!.

Veja o que o filme "De Volta para o Futuro" acertou e errou para 2015

"Alguma coisa interferiu com o fluxo dos eventos no espaço-tempo, Marty!", exclamaria o doutor Emmett Brown. Afinal, o ano de 2015 chegou e não saiu exatamente como o vimos na trilogia cinematográfica de viagens no tempo "De Volta Para o Futuro", produzida entre 1985 e 1990. Mas foi por pouco.

Como em todas as visões futurísticas criadas pela ficção científica desde Júlio Verne, fica claro que fazer previsões é uma arte difícil, e os acertos são encontrados mais nas entrelinhas. E, claro, sempre haverá as empresas que tentarão pegar carona da popularidade dos filmes de Michael J. Fox (Marty McFly) e Christopher Lloyd (Emmett Brown).

A Nike, que pagou para ter sua marca exibida no filme, agora anuncia que os tênis futuristas que apertam os cadarços sozinhos exibidos em tela chegarão às lojas em 2015.

Quer dizer que o filme acertou nisso? Não, só que a Nike sabe capitalizar em cima do filme. Essa e outras peças "inteligentes" de roupa ainda não são uma realidade do cotidiano. Um truque similar foi aplicado pela Hendo, da Califórnia. Inspirada pelo filme, ela criou sua versão dos "hoverboards", skates sem rodinhas capazes de flutuar no ar.

No filme, Marty McFly usa o dispositivo para escapar de seus algozes de 2015. Enquanto no filme toda criança brinca com seu hoverboard, os aparelhos reais da Hendo custam US$ 10 mil, funcionam por apenas 15 minutos e só flutuam sobre superfícies metálicas. E, francamente, os próprios skates são hoje muito menos populares do que eram na década de 80.

Editoria de Arte/Folhapress


ONDE ELE ACERTOU
Ainda assim, "De Volta Para o Futuro 2", o segmento focado em 2015 (o primeiro se concentrou em 1985 e o terceiro, em 1885) enxergou muito do que a humanidade experimentaria em seu cotidiano três décadas depois.

Um dos grandes lampejos foi perceber que nos tornaríamos consumidores ainda mais vorazes de informação. Em tom de piada, vemos Marty McFly Jr. (o prototípico adolescente desse futuro fictício) escolhendo diversos canais de TV para ver ao mesmo tempo.

É bem verdade que o próprio conceito de "canal de TV" já está se tornando anacrônico, mas o comportamento é idêntico ao de jovens que abrem diversas janelas de um navegador na internet, para consumir conteúdo de vários sites diferentes.

Outro acerto foi a aposta no 3D. Marty é confrontado com a popularização dos filmes tridimensionais, diante de um assustador holograma-trailer do filme "Tubarão 19". (Embutida aí também está a previsão de que sequências cinematográficas se tornariam a regra, em vez da exceção, na indústria.)

ONDE ELE ERROU
Ainda não temos carros voadores. A revolução automobilística mais palpável no horizonte é o advento dos veículos que dirigem sozinhos. Mas estamos longe de transferir as rodovias para o ar.

"De Volta Para o Futuro 2" também se mostra excessivamente otimista sobre transformações da matriz energética humana. Enquanto ainda nos debatemos com o uso do petróleo e o impacto que isso tem na transformação climática do planeta, o doutor Brown instalou em seu carro-máquina do tempo um dispositivo chamado "Mr. Fusion".

A ideia é que, por meio de poderosas reações de fusão nuclear –as mesmas que operam no interior das estrelas– seria possível abastecer o carro com literalmente qualquer porcaria, de restos de cerveja a cascas de banana.

Enquanto isso, no mundo real de 2015, ainda não conseguimos produzir energia com fusão nuclear nem na escala do laboratório. Que dirá num dispositivo portátil para automóveis...

E, claro, o "erro" talvez mais evidente seja o de que não temos nem a mais vaga ideia de como construir uma máquina do tempo. Muito provavelmente, trata-se de uma ideia impossível.

Mas, no filme, ela se presta a uma mensagem bastante verdadeira: embora as tecnologias mudem ao nosso redor, o ser humano, em sua essência e seja qual for a época, permanece essencialmente o mesmo. [ Folha de São Paulo

Barba é tão suja quanto vaso sanitário, diz pesquisador

O pesquisador destaca que não há motivos para preocupações, pois os níveis não são altos a ponto de causar doenças


Um estudo realizado por um pesquisador mexicano indica que os pelos da barba dos homens podem ser tão sujos quanto um vaso sanitário. O site Brobible divulgou o estudo do pesquisador e microbiologista John Golobic. De acordo com a pesquisa, o número de bactérias fecais encontradas na barba pode ser maior do que as que residem em um vaso sanitário.

"Algumas barbas mostravam bactérias comuns, do ambiente, mas a maioria delas continha bactérias de fezes. Se essa quantidade fosse encontrada na água, ela seria proibida de circular", disse o pesquisador.

No entanto, Golobic ressaltou que os níveis não são altos a ponto de causar doenças, mas que a situação é "preocupante". O microbiologista destaca que a maioria das bactérias vai parar na barba após o contato com a mão. [ Notícias ao Minuto ]

21 de outubro de 2015

Fertimourão Futsal e São Paulo FC no ginasinho JK. Anos 1980

Quando falo que tive o privilégio de jogar ao lado de grandes craques do futsal mourãoense não estou mentindo. A foto abaixo mostra uma formação da Fertimourão Futsal que reuniu o que tinha de melhor em nossas quadras. 

Tauillo Tezelli foi um grande incentivador do esporte amador de Campo Mourão, seja participando com suas equipes nos campeonatos locais ou estaduais e, também, colaborando com a seleção mourãoense nas mais diversas competições. 

A foto é de 1984/85 e mostra a equipe mourãoense em um amistoso com o São Paulo FC no Ginásio "JK", aqui  em Campo Mourão.

Naquela época era comum esse intercâmbio (lembro de ter enfrentado, sempre no JK, o Corinthians, a Seleção Brasileira... ) e ajudava em muito na preparação para os campeonatos que disputávamos.  Perdíamos esses amistosos contra equipes mais fortes, mas, em compensação, jogávamos as competições estaduais sempre para disputar o título. Clique nas imagens para ampliar.

Fertimourão Futsal
em pé (da esq. para a direita): Renan Salvadori, David Miguel Cardoso, Marcelo Silveira, Gerson Turazzi e Tauillo Tezelli
agachados: Getulinho Ferrari, Ione Paulo Sartor, Ivando "Rancho" Capato, Sebastião Mauro e Luizinho Ferreira Lima

Fertimourão e São Paulo FC no ginasinho JK, em Campo Mourão

Cidade Negra - "A Sombra da Maldade"


Cidade Negra é uma banda brasileira, originalmente de reggae, com outras influências, como soul e o pop rock. Formado por Toni Garrido (vocal), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria) o grupo surgiu na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro em 1986. Suas letras falam de amor e problemas sociais.

A Sombra da Maldade é faixa do álbum Sobre Todas as Forças, lançado em 1994.

Excesso de vagas de estacionamento para idosos e deficientes. Ou não?

Republico uma imagem que vive circulando pela net para opinar que entendo que em nossa cidade há excesso de vagas para deficientes e idosos. 

Poderiam criar uma vaga por quadra para serem divididos por eles, idosos e deficientes. Acontecer de ambos chegarem ao mesmo tempo é muito azar. 

Como elas são temporárias, para uso por poucos minutos, essas coincidências ocorrem raramente. Se bem que vejo quase todos os dias uma bancária com deficiência física estacionando seu automóvel numa vaga na Rua Mato Grosso e o carro fica ali o dia todo. 

Sim, sei que existe uma legislação para isso, mas ela é abusiva, excessiva. Numa cidade que não existe um departamento de trânsito, uma regulamentação nos estacionamentos, como em Campo Mourão, isso fica muito pior. 

Mesmo pensando dessa forma entendo que ninguém tem o direito de usar as vagas reservadas para eles sem se enquadrar nas categorias definidas por lei e a placa abaixo resume bem quem o faz: Deficiente Mental!!!!


Drone filma baleias gigantes rondando um ser humano minúsculo

Baleias são magníficas e espantosamente grandes. É por isso que a filmagem abaixo é tão incrível: é maravilhoso ver duas delas tão próximas de um ser humano, como se estivessem curiosas, mas respeitando seu espaço.

O vídeo foi feito com a ajuda de um drone na Austrália. Jaimen Hudson estava controlando-o, enquanto fazia imagens de David Price praticando stand up paddle na região de Esperance.

“As baleias estavam muito curiosas e vieram conhecer o Dave… Eu não acho que foi nada perigoso”, contou Hudson, que ficou tetraplégico após um acidente de moto. [ Revoada


Meia-idade? Veja os alimentos ideais para homens e mulheres

Essa é uma matéria para meus amigos que já estão na meia idade. Ainda na adolescência, me preocupo muito com eles por isso compartilho reportagem do portal Terra.

Mulheres devem apostar em linhaça, enquanto os homens têm de ingerir ovo para combater o envelhecimento

Já se perguntou o que faz com que algumas pessoas envelheçam melhor que outras? A resposta está nos hormônios - estrogênio das mulheres e testosterona dos homens – e como a alimentação os influencia. Ambos começam a diminuir à medida que se atinge a meia-idade, o que leva aos sinais típicos do envelhecimento, como cabelo grisalho, gordura abdominal e baixa na libido.

No entanto, de acordo com o novo livro The Age-Defying Die t (em tradução livre, Dieta que Desafia a Idade ), da nutricionista e especialista em antiidade Caroline Apovian, pode-se melhorar a situação ao consumir alimentos específicos para impulsionar os hormônios, facilitando a perda de peso e proporcionando bem-estar. Os dados são do jornal Daily Mail.

Mulheres 
Para as mulheres, o ganho de peso na meia-idade, particularmente em torno da barriga, muitas vezes pode ser culpa dos hormônios. Como os níveis de estrogênio declinam com a chegada da menopausa, as células de gordura entram em ação (quanto maiores as células de gordura, mais estrogênio podem produzir) e se acumulam no abdômen.

Os níveis de estrogênio reduzidos tornam mais difícil para o cabelo crescer como antes. Com o aumento dos andrógenos (hormônios masculinos) durante a menopausa, pode ainda haver afinamento dos fios.

A testosterona cai em mulheres de meia-idade, reduzindo o desejo sexual. Ao mesmo tempo, o declínio de estrogênio provoca ressecamento vaginal, além de reduzir os níveis de colágeno e de massa óssea, levando a um risco aumentado de osteoporose. Também tem sido associado a problemas de memória e doença de coração.

As mulheres podem elevar os seus níveis de estrogênio ao comer certos alimentos com fitoestrógenos, substâncias vegetais semelhantes ao estrogênio que, quando consumidos, são convertidas no hormônio feminino. As mulheres japonesas, cuja dieta é rica em fitoestrógenos, raramente sofrem com os sintomas da menopausa que afligem as ocidentais. Confira oito apostas.

Linhaça
As sementes são ricas em compostos similares ao estrogênio chamados lignanas, que podem ajudar a proteger contra o câncer de mama. Também têm muito ômega 3, que ajuda a melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura e perder peso, além de desempenhar um papel na saciedade, mantendo a pessoa mais satisfeita. Procure comer uma a duas colheres de sopa de semente de linhaça por dia.

Tofu
Alimentos ricos em proteína de soja, como tofu e edamame, podem reduzir o colesterol, fortalecer os ossos e, por terem produtos químicos (isoflavonas) com uma estrutura semelhante ao estrogênio, podem ajudar a minimizar as ondas de calor na menopausa e a reduzir o risco de câncer de mama, doenças cardíacas e osteoporose. Os homens devem evitar tofu, leite de soja e edamame para reduzir o risco de aumento nas mamas e disfunção sexual.

Carne vermelha magra
Otimiza o fortalecimento muscular e, por conter ferro, pode proteger contra anemia e ajudar a as células vermelhas do sangue a transportar oxigênio pelo corpo. As vitaminas B encontradas na carne magra (e também em cereais integrais) podem aliviar os sentimentos de ansiedade e depressão, que muitas vezes vêm com a menopausa.

Vegetais de folhas escuras
Couve, repolho e espinafre são todos úteis na luta contra a osteoporose. Embora o cálcio e a vitamina D sejam conhecidos como benéficos aos ossos, a vitamina K, que é abundante nos alimentos verdes-escuros, também tem mostrado ter um efeito positivo.

Brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas
Podem reduzir o excesso de estrogênio (o que pode ocorrer em mulheres na perimenopausa com excesso de peso), diminuindo o risco de câncer de mama. Perimenopausa é o período imediantemente anterior à menopausa.

Mamão
Rico em vitamina C (o dobro de uma laranja) e relativamente baixo em calorias, pode ajudar a estabilizar o ciclo menstrual das mulheres e a aumentar os níveis de estrogênio em mulheres na menopausa.

Peixes gordurosos
Salmão, cavalinha e sardinha podem reduzir a inflamação, o que é especialmente bom para as mulheres, ajudando a preservar a saúde do coração, mama e ossos. Também podem minimizar dores e diminuir o risco de diabetes tipo 2, câncer e doenças cardíacas, além de auxiliar na proteção contra a depressão.

Aspargo, melão e agrião
Contêm potássio, que pode ajudar a combater o inchaço.

Homens 
Os hormônios também desempenham um papel importante para os homens. O ganho de peso abdominal, problemas de sono, cansaço, baixa libido e disfunção erétil são um sinal da queda dos níveis de testosterona. Para piorar, a gordura da barriga deles converte a testosterona em estrogênio, o que reduz o desejo sexual e pode causar um maior risco de desenvolver câncer da próstata.

A dieta masculina deve conter zinco e magnésio. Sem colesterol (encontrado em gorduras boas, como em peixes oleosos e nozes), o corpo não pode fabricar o hormônio masculino. Confira cinco benfeitores.

Ovo
Coma ovos para aumentar os níveis de testosterona, porque o colesterol do alimento é convertido no hormônio masculino.

Grãos integrais
Arroz, amaranto, quinoa e cevada contêm vitaminas, minerais e fitoquímicos que promovem a saúde da próstata. Coma 100 g das iguarias com as suas refeições.

Molho de tomate
O licopeno, o pigmento vermelho encontrado no tomate, pode diminuir o risco de câncer, incluindo o de próstata. Para máxima absorção, coma com gordura ao fazer molho de tomate com azeite e adicione-o ao macarrão integral.

Melancia
Alimentos ricos em potássio podem reduzir o risco de pressão alta e AVC e a melancia tem mais potássio (664 mg) em uma grande fatia do que uma banana ou um copo de suco de laranja.

Cogumelos
Uma pesquisa liga deficiência de zinco com baixos níveis de testosterona. Portanto, consuma carnes magras, frutos do mar, espinafre e cogumelos. Isso ajudará a proteger contra o câncer de próstata, a manter os níveis de testosterona e a melhorar a função sexual.

20 de outubro de 2015

Associação Tagliari, anos 1970, na Cancha Tagliari

Foto mostra uma formação da Associação Tagliari de meados dos anos 1970. Se não me engano o registro é de uma partida amistosa realizada na recém construída Cancha Tagliari. eu não perdia nenhum jogo deles, mas a memória já não colabora muito. Também não consegui identificar alguns dos personagens da foto.

A Cancha foi construída com recursos próprios da família Tagliari ali na esquina da Avenida Goioerê com a Francisco Albuquerque. Por anos ela foi o que tínhamos de melhor em nossa cidade. Com piso de cimento queimado ela era um avanço sem tamanho para uma cidade que só tinha quadras feitas de asfalto bruto.

Destaco a presença do craque James Klank, um dos melhores jogadores que vestiram a camisa do Tagliari, dos manos Luizinho, Itamar e Carlão Tagliari e do Pedrinho Stanizewski, que também jogava muito e, assim como o James, tinha um chute com um potência impressionante. Ele com a esquerda, James com a direita. 

James reside atualmente em Toledo. Pedrinho é nosso parceiro de peladas de futebol suíço e truco em seis lá no Clube dos Trinta. 

Tenho a impressão que é o Beline ali em pé, com camisa de goleiro entre o Gordinho e o Clóvis. Clique na imagem para ampliar.

Associação Tagliari - Campo Mourão/PR
em pé (da esq. para a direita): Zé Rosa (in memorian), José Martins de Souza, Jayme Bernardelli, ....., Gordinho, Beline (?), Clóvis Semedo, Chilvande "Dinho" Moreno e Seu Itachir Tagliari (in memorian)
agachados: Pedro Luiz Staniszewski, Paulo Gilmar Fuzeto, Luiz Carlos Tagliari, Itamar Tagliari, Carlos Alvaro Tagliari, James Klank e Antônio Carlos Wolff Nadolny

Tom Jobim e Toquinho - "Wave"

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25/01/1927 — Nova Iorque, 08/12/1994), mais conhecido pelo seu nome artístico Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova.

Toquinho e Tom Jobim
Toquinho, nome artístico de Antonio Pecci Filho, (São Paulo, 06/07/1946) é um cantor, compositor e violonista brasileiro.

Prof. Gretz e a diferença entre as mulheres e os homens



Professor Gretz realiza conferencias em todo o Brasil, já fez mais de 5.000 palestras nos últimos 30 anos, realizando seminários em grandes empresas e eventos fechados. Já foi assistido ao vivo por mais de um milhão de pessoas, sem contar os espectadores de seus vídeos e os leitores de seus livros que já ultrapassam a marca de 350 mil exemplares. É o conferencista brasileiro mais requisitado para convenções de vendas. Saiba mais acessando o site oficial do Professor Gretz.

Motorista é suspeito de derrubar casal sobre moto intencionalmente; vídeo



Um motorista está sendo suspeito de ter jogado, intencionalmente, o carro que conduzia contra uma motocicleta que tentava ultrapassá-lo em estrada em Granbury (Texas, EUA).

A moto foi atingida de lado, e o homem que a guiava e a namorada, na garupa, caíram no chão. Eric Sanders sofreu vários arranhões, e a namorada levou a pior: acabou hospitalizada em Fort Worth para tratar de punho fraturado e vários cortes nos braços, de acordo com a agência AP.

O incidente foi filmado de dentro de um carro que vinha atrás. A polícia investiga o caso. Em depoimento a agentes, Eric afirmou acreditar que o movimento brusco do motorista tenha sido deliberado.

Assista e opine (fiquei com a impressão de falta de atenção do motorista do automóvel. Se não ele não teria parado):



Os erros do café da manhã

Ainda que todas as refeições do dia sejam importantes, o café da manhã é provavelmente a que tem maior influência na dieta


Na nutrição, não existem verdades absolutas e parece que existe sempre assuntos para discutir. Porém, há consenso sobre estes erros mais comuns que as pessoas cometem no café da manhã.

Ainda que todas as refeições do dia sejam importantes, o café da manhã é provavelmente a que tem maior influência na dieta, e, como é a primeira, determina em grande parte o que se come ao longo do dia.

Se quer tomar um café da manhã saudável, como destaca Cynthia Sass na revista Health, deve evitar cometer estes quatro erros comuns:

1. ‘Pular' o café da manhã para economizar nas calorias. Apesar de muitas pessoas não tomarem o café da manhã como forma de ‘poupar’ a ingestão de calorias, vários estudos apontam que, ao longo do dia, essa decisão pode não ter impacto na quantidade total de calorias consumidas. Além disso, um estudo do Imperial College London comprovou que, quando não tomamos o café da manhã, o centro de recompensa do cérebro é mais sensível ao procurar e desejar comidas altamente calóricas e não saudáveis.

2. Café da manhã rico em carboidratos. Desde os anos 50 e 60 que os cereais e bolachas se tornaram os reis absolutos dos cafés da manhã . E, apesar de ainda muita gente considerar estes alimentos saudáveis, a verdade é que estão carregados de calorias e açúcares. Além disso, são carboidratos vazios, que não nos saciam durante muito tempo. Opte por carboidratos complexos, que se encontram em cereais integrais. Se precisa de algo doce, coma fruta. E tente acrescentar sempre proteína e gordura saudável.

3. Não inclui frutas e verduras. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 400 gramas de frutas e verduras por dia. Para conseguir, é preciso incluir estes alimentos em todas as refeições. E atenção: os sucos e smoothies não contam aqui, uma vez que se consome o açúcar da fruta e não a sua fibra, que é destruída quando liquidificada.

4. É muito pequeno. Não tem que fazer um banquete ao café da manhã todos os dias, mas não é saudável sair de casa correndo depois de ter tomado apenas um café e ter comido umas bolachas. Ainda que nem todos os nutricionistas estejam de acordo, o café da manhã deve conter cerca de 500 calorias, para que tenha energia suficiente ao longo do dia, ou pelo menos até o almoço. [ Notícias ao Minuto ]

19 de outubro de 2015

Seu Erny Simm com a Associação Tagliari na Taça Brasil, em 1981, no Mato Grosso

Amigos gostaram da resenha da semana passada, sobre a Taça Brasil de Clubes Campeões de Futsal, em 1981, em Cuiabá. Além do fato de ficarmos entre os seis primeiros colocados, guardo ótimas lembranças do evento e, especialmente, dos amigos que representaram muito bem nossa cidade com as cores da Associação Tagliari.

Alegria maior foi perceber, logo no jogo de abertura do campeonato, que a nossa torcida era igual ou maior do que a do time da casa. Muitos mourãoenses moravam naquela região e não perderam a oportunidade de torcer pelo nosso time. Lembro-me bem dos amigos Valmor Barato e Ricardo Grabowski, que hoje já moram novamente em Campo Mourão, e da família Beccari que acompanharam todos os nossos jogos.

Junto conosco foi quase toda a família Tagliari: Dona Íris, Sônia Tagliari, a doce Maria José (falecida esposa do Itamar) e seus filhos, Lislaine, Itamarzinho e Carlinhos. 

Erny Simm (in memorian)
Seu Erny Simm também foi. Ele era nosso torcedor mais fervoroso, mesmo não enxergando nada do que ocorria na quadra (estava praticamente cego). Muito querido, Seu Erny acompanhava nossos jogos sempre ao lado de seu acordeão, que era tocado com entusiasmo, nas vitórias ou nas derrotas. Quem assistisse ao jogo ao lado dele narrava o que acontecia na quadra e ele vibrava como se enxergasse tudo.

Além da quase tragédia na pescaria do Ione e do Carlão, narrada na resenha da edição passada, uma outra quase aconteceu com todas as delegações: no final do dia fomos alertados, pela portaria do hotel, para descermos pelas escadarias porque um apartamento estava pegando fogo e era preciso evacuar todo o prédio. Com a energia elétrica desligada, apavorados, mas sem atropelos, descemos os dez andares e, em frente ao hotel, acompanhamos os trabalhos dos bombeiros que, competentemente, apagaram um pequeno principio de incêndio, numa cesta de lixo, no banheiro do apartamento da delegação de Amazonas. No mesmo momento em que percebemos que o Carlão Tagliari não estava conosco, ele surgiu na portaria, entre os bombeiros, carregando todo o nosso uniforme, até na boca ele carregava um cabide. Na volta ao hotel encontramos algumas camisas caídas nas escadas.  

Na primeira fase jogamos contra Tachinhas-MS (4 a 1), Corinthians-SP(2 a 2), Internacional-RS (1 a 3) e, por último, o Colegial de Florianópolis (5 a 2), que no final do nosso jogo, não permitia que cobrássemos um pênalti, agrediram o árbitro e pegaram uma das maiores penas que uma equipe de futsal já recebeu. 

Na sede campestre do hotel, à beira do Rio Cuiabá, fazíamos nossas refeições, onde enfrentávamos longa fila para comer uma comidinha apenas razoável. O Monte Sinai-RJ, campeão brasileiro do ano anterior, só chegou a Cuiabá para a segunda fase (estávamos lá há mais de dez dias). 

Os cariocas, malandramente, na primeira refeição deles, convenceram ($$$) os garçons para servi-los em suas mesas. Nós na fila dando risadas dos espertos e eles rindo da nossa ingenuidade. O primeiro garçom passa direto e coloca uma enorme bandeja de arroz na mesa dos cariocas. Espanto geral! Antes do primeiro jogador do Rio de Janeiro se servir, a bandeja foi completamente coberta com açúcar por um atleta paraibano e as mesas deles foram cercadas por todos que estavam na fila, inclusive eu, mas especialmente os nordestinos, que ordenaram que eles entrassem no fim da fila e se servissem como todos. 

Naquela noite, eles estrearam empatando conosco. Acabaram bicampeões invictos e conquistaram a todos com seu futsal e simpatia, que parece ter surgido graças aos nordestinos. (Publicada originalmente no semanário Entre Rios, em 2006.

Abaixo, a formação da Associação Tagliari que foi bicampeã estadual 1979/80 e que, apenas com atletas de Campo Mourão, terminou entre os seis primeiros da Taça Brasil de Clubes Campeões, em 1981, em Cuiabá (MT). Na foto, não lembro o motivo, não está o goleiro David Miguel Cardoso. Se não me engano o registro é de uma amistoso que fizemos no ginasinho JK antes da campanha no Mato Grosso. Entre as crianças identifiquei o Flavinho Tagliari Bisol e os manos Itamarzinho e Carlinhos Tagliari.

Em breve quero contar um pouco da vida do pioneiro mourãoense Erny Simm. A filha dele, Dirce, me enviou várias fotos e contou muito sobre a história dele. A foto acima mostra ele com placa que recebeu como homenagem pelos anos dedicados à modalidade de bolão de nossa cidade. 

Associação Tagliari - 1981
em pé: Itamar Tagliari, Augustinho Vecchi, Gilmar Fuzeto, Severo Zavadaniak, Raudilei Pereira, Silvio Cintra, João Miguel Baital (in memorian) e Itachir Tagliari (in memorian)

agachados: 'Beline' Fuzeto, Luizinho Ferreira Lima, Pedro Ivo Szapak, Ione Sartor e Carlão Tagliari

Secos & Molhados - "Flores Astrais"


Secos & Molhados foi um grupo vocal brasileiro da década de 1970 cuja formação clássica consistia de João Ricardo (vocais, violão e harmônica), Ney Matogrosso (vocais) e Gérson Conrad (vocais e violão).

Vídeo foi gravado em agosto de 1974, pouco antes de anunciarem o fim do grupo

Dicas para quem adotou um animal de estimação

Por Lara Berruezo

Ultimamente tenho visto várias pessoas ao meu redor se mobilizando para ajudar animais perdidos ou abandonados e promovendo feiras de adoção nas redes sociais. Ao mesmo tempo, vejo que ainda há pessoas com preconceito contra amiguinhos que são adotados, acredita? Elas não sabem o que estão perdendo! Adotar é algo muito maior que um gesto de amor de uma via só, todo o cuidado é retribuído com muito carinho!

Para a nossa felicidade, o número de pessoas que estão adotando só aumenta. Se você faz parte desse grupo, seguem algumas dicas iniciais que a Seleções separou:  :)


Prepare a casa (e sua rotina) para receber o novo morador
Antes de adotar, precisamos pensar bem a respeito. Pense se o ambiente da sua casa é adequado para o tipo de animal (conforme o tamanho e a energia), se você terá tempo (os cães precisam passear, lembra?), condições financeiras (gastos com ração, banho, vacinas e consultas ao veterinário) e, claro, se os outros moradores da casa gostam da ideia tanto quanto você.

Lembre-se de que animais precisam de atenção quando filhotes e muitos cuidados. Um animal pode viver 15 anos ou mais, e você precisa levar isso em consideração. Faça uma estimativa de gastos, considerando ração, vacinas, antipulgas, vermífugo, castração e, conforme a necessidade, consultas com o veterinário. É uma grande responsabilidade!

A rotina deve ser pensada antes da chegada do novo hóspede para facilitar a convivência. Então, prepare a casa! Lembre-se de que muitos animais disponíveis para adoção passaram por situações difíceis e maus-tratos, daí a importância de fazer o animal se sentir acolhido. Então, se for adotar, antes de levar seu novo amigo para casa deixe-a preparada com:

- um cantinho confortável;
- comedouro e bebedouro;
- ração própria (se tiver dúvidas, consulte o veterinário);
- brinquedos;
- se for gato, bandeja sanitária (caixa de areia) e arranhador.

Se você mora em apartamento, deverá ter telas de proteção para evitar que ele pule ou caia; se mora em casa, verifique as possíveis rotas de fuga e riscos.

Já tenho outros bichos em casa, será que eles vão se dar bem?
Pense a respeito também. Cada animal tem sua personalidade, alguns aceitam novos amigos com facilidade, outros não. Ah, sim, e gatos não costumam aceitar novos companheiros logo de cara! O ideal é que seja um processo de adaptação lento e cuidadoso.


Sobre pulgas, carrapatos e primeiras vacinas
Leve ao veterinário, mesmo que o animal já venha castrado, vacinado e vermifugado e esteja bem de saúde. A consulta é interessante até mesmo para já obter orientações e dicas. Se o seu bichinho não é castrado ainda, não esqueça de perguntar ao seu veterinário sobre os procedimentos de castração. 

Pendrive 'assassino' frita computador em apenas alguns segundos


Você chega à sua mesa no trabalho e se depara com um pendrive sobre o teclado. Liga seu computador, espeta o aparelho no USB para ver o que há dentro dele, e de repente seu PC não funciona mais. Você pode ter sido vítima de uma das pegadinhas mais cruéis que a tecnologia pode oferecer: o USB Killer. 

O dispositivo foi revelado ao mundo em março deste ano pelo pesquisador russo conhecido como “Dark Purple”, e agora ganhou uma nova versão ainda mais mortal. Segundo seu criador, O USB Killer 2.0 é capaz de fritar praticamente qualquer dispositivo com uma interface USB. 

O aparelho se disfarça como um pendrive, mas ele não tem o menor intuito de guardar arquivos. Sua única função é armazenar energia para descarregá-la de volta no computador (ou outro dispositivo com porta USB), potencialmente queimando a máquina. A nova versão usa o dobro da tensão do que a anterior para fazer seu estrago. Você pode vê-lo em ação abaixo:


O texto original explicava que, ao conectar o aparelho na porta USB do computador, um conversor DC/DC invertido carrega os capacitores a -110 volts (agora a -220 volts). Ao chegar nessa medida, o conversor é desligado, ao mesmo tempo que é aberto um transistor que descarrega a tensão na porta USB. Quando a carga fica baixa, o conversor volta a funcionar, até que o estrago esteja completo. 

A explicação acima pode parecer muito técnica, mas o resumo da obra é simples. Em termos leigos, o aparelhinho acumula carga do computador e descarrega de volta no computador com o intuito de queimar tudo que for possível. Ao devolver a tensão para a fonte de energia, o USB Killer é capaz de queimar o processador e a placa-mãe do computador. No entanto, é improvável que o HD seja afetado, o que significa que o processo não é o mais indicado para quem tem a intenção de eliminar informações de um computador. [ Olhar Digital ]