9 de outubro de 2015

Os verdadeiros desfiles de 10 de outubro (2015)

Amanhã, dez de outubro, Campo Mourão comemora seus 68 anos e como sempre terá desfile cívico. Uns dois ou três anos atrás postei a matéria abaixo mostrando amigos desfilando e contando alguns detalhes de quando desfilar era coisa séria, que valia nota inclusive. Quem desfilava ganhava um pontinho a mais em todas as matérias.   

Todos os anos, nessa época me bate uma saudade dos tempos de escola, do Marechal Rondon, do Colégio Estadual... tempos em que ensaiávamos para os desfiles de 7 de Setembro e 10 de Outubro, independência do Brasil e aniversário de nossa cidade, respectivamente.

Elvira Maria Schen - 1976 (representando o Estado de Minas Gerais)

O triste é que vamos crescendo (de tamanho!), vamos ficando bobo e achando que é besteira desfilar. E agora, aos 'cincoentinha', não vejo a hora de relembrar aqueles momentos e mostrar com orgulho para filhas e netos as fotos daqueles tempos.

1- Luizinho Ferreira Lima, 2- Ney Luiz Piacentini, 3- Jorge Yoshiaki Shimizu e 4- Ricardo "Graia" Grabowski (1971 - nosso primeiro ano no Colégio Estadual)

Quando falei que ensaiávamos era ensaiar mesmo. Paravam as aulas e saíamos marchando, tentando bater o pé esquerdo no chão ao mesmo tempo que o surdo batia lá na fanfarra.

Luizinho Ferreira Lima - 1976 (representando o Ceará) - Aqui os amigos do Colégio Estadual que não desfilaram, iam ao meu lado, por toda a avenida, perguntando para todos ouvirem: "Qual dos dois é o burro? ou exclamando: Ô burro, tô falando com o de trás... (um dia vou contar o que esse jumentinho, o da direita, aprontou na avenida)

Hoje, em pouco mais de 90 minutos passam pela avenida, quase que correndo, mais de vinte instituições. Lá, no começo dos anos setenta, desfilar valia nota e usar o uniforme completo era obrigação. E uma escola queria sempre fazer mais bonito que a outra e desfilar com mais integrantes já era o início da vantagem.

1- Jane Teresina dos Santos, 2- Ana Maria Almeida, 3- Sônia Lucia dos Santos, 4- Dirce Bortoti, 5- Maria Inês de Lima, 6- Dulcineia Bernardelli e 7- Leila Dolci (in memorian) - Reunidas na Praça da Matriz após o desfile - 1972
Tocar na fanfarra, sob o comando do saudoso Negrevalte Pedroso, o Gordo da Cantina, foi um sonho que não realizei. Nunca aprendi a tocar nada, nenhum instrumento musical, mas desfilei bastante.

1- João Luiz Conrado, 2- Odair Elias dos Santos e  3- Faustino "Tininho" Elias dos Santos (fanfarra do Marechal Rondon - 1965/66)
Maristela Ferrari

Getulinho Ferrari
1- Nelson Bizoto, 2- ... (irmão da Nerilma), 3- Nelson "Castelinho" Rodrigues e 4 - Professor Pedro de Biaggio
1- Luiz Pepineli, 2- Negrevalte Pedroso (in memorian), 3- Sebastião Barbosa Nery e 4- Rubens Luiz Sartori (in memorian)

Repito postagem do ano passado como forma de lembrar dos amigos e, principalmente, render homenagem para a minha terrinha natal.

Rick Wakeman - "King Arthur"


Richard "Rick" Christopher Wakeman (Londres, 18/05/1949) é um tecladista de rock progressivo britânico.

Wakeman tem uma carreira solo extremamente longa. Ele também tocou como músico convidado para artistas como Elton John, Brian May, Alice Cooper, Lou Reed, David Bowie, Ozzy Osbourne e Black Sabbath. Ele alcançou a fama em 1970 tocando com a banda The Strawbs, juntando-se ao Yes em 1971. Ele entrou e saiu da banda pelo menos quatro vezes, reflexo de um relacionamento turbulento com o grupo. Em 2002 ele voltou ao Yes pela quinta vez.

Rick Wakeman é considerado um dos pais do Rock Progressivo e do Rock Sinfônico.

Pastor mostra em vídeo que consegue 'caminhar no ar'

O 'profeta' em ação, 'caminhando no ar'O 'profeta' em ação, 'caminhando no ar' |


O pastor Shepherd Bushiri está ganhando muita atenção após a postagem de um vídeo em que ele mostra ter "o poder de caminhar no ar".

O religioso do Malauí, que gosta de ser chamado de profeta, é integrante de um grupo chamado Enlightened Christian Gathering (Reunião de Cristãos Iluminados). Bushiri afirma que Deus o deu o dom de realizar "milagres", como este na escada:


O vídeo provocou galhofa na internet. Em um comentário no site "Unilad", um leitor escreveu que o pastor devia estar usando "tênis customizados Air Jordan", que têm o selo do antigo astro do basquete americano, que, dizia-se, caminhava no ar para fazer suas cestas.

"O vídeo mais engraçado que eu vi nos últimos tempos", opinou outro. [ Page Not Found ]

Vídeo conta um pouco da bela história do ''ginasião'' Belin Carolo


Produzido pela Assessoria de Cerimonial e Eventos da UTFPR, com locução do Luiz Cláudio Vieira de Moura, o vídeo abaixo conta um pouco da história do Ginásio de Esportes Belin Carolo, o primeiro de nossa cidade, e também daquela importante instituição de ensino. 

Ele foi exibido na semana passada durante a reinauguração do Belin Carolo. Assistam:

Círculos misteriosos em Prudentópolis estarão em documentário


O ufólogo Ademar José Gevaerd esteve na terça-feira (7) em Prudentópolis, na região central do Paraná, para analisar os círculos que surgiram em uma lavoura de trigo. Após a visita, ele afirma que está convencido de que a imagem é um sinal emitido por extraterrestres. 

Uma produtora que produz para o History Channel está fazendo um documenário sobre os círculos que surgiram em uma lavoura de trigo, em Prudentópolis. O agroglifo, como os especialistas chamam as figuras geométricas que aparecem em plantações, surgiu na Chácara Santini entre a noite de segunda-feira (5) e a manhã de terça-feira (6).

O drone da Novelo Filmes, produtora de Santa Catarina responsável pelo documentário, fez imagens impressionantes que têm causado espanto em especialistas em UFOs de todo o País.  Os vídeos não podem ser divulgados porque pertencem ao documentário “Círculos” (nome provisório), que ainda está sendo produzido e deve ficar pronto em 2016.

Muitas testemunhas contaram ter visto luzes sobre a propriedade, tanto na noite de segunda para terça, quanto por volta das 22h30 de terça. Também disseram que faltou luz em toda a cidade no meio da madrugada que precedeu terça.

Em entrevista ao jornal local Correio do Povo do Paraná, o ufólogo Ademar José Gevaerd diz que há uma grande chance dos desenhos terem sido feitos por extraterrestres.  Segundo Gevaerd, o primeiro agroglifo brasileiro  (como são chamadas pelos especialistas as figuras geométricas que aparecem em plantações) foi visto em Ipuaçu, no oeste de Santa Catarina, em 2008.

O ufólogo explica ainda que os agroglifos são autênticos, não são feitos por mão humana e têm características que comprovam que a sua natureza não é humana – como a forma, a perfeição simétrica, a exatidão nas medidas e a existência de alteração eletromagnética dentro das figuras. "É uma mensagem emitida do alto, como se fosse uma energia que faz as figuras. Eles não chegam a tocar o chão", explica. Neste ano, em julho, círculos também apareceram em uma lavoura de trigo em Chopinzinho. [ Bem Paraná ]

8 de outubro de 2015

Joper Futsal - 1988

Joaquim Ovídio Pereira, o Joaquim da Joper, in memorian, foi um que muito colaborou para a evolução do futsal mourãoense.

Suas equipes, Tapeçaria Chic e Joper Tapeçaria, durante anos representaram,  com destaque, nossa cidade em vários campeonatos e delas surgiram muitos jogadores para a seleção mourãoense.

Nesta edição rememoramos a equipe da Joper de 1988. Infelizmente, quatro amigos desta equipe já faleceram: o próprio Joaquim, Celsinho Staniszewski, Gerson Klank e seu José, funcionário do DER, pai do Wilsão da Moupar Parafusos e Ferramentas, que sempre colaborava com as equipes comandadas pelo Futrika. 

Joper Futsal - Campo Mourão/PR - 1988
Em pé 9da esq. para a direita): Seu José (in memorian), Joaquim Ovídio Pereira (in memorian), Geraldo "Nô", Celsinho Staniszewski, Ademir Lima, Paulo "Nico" Vieira dos Anjos, Ademir Ruzzon, Carlão Tagliari e Edivaldo ''Futrika'' Lopes.
Agachados: Aldevino "Vininho" da Silva, Calhambeque, Nelson "Ticão" Bueno do Prado, Renatinho da Silva, Gerson Klank (in memorian) e João Nilton Nogueira da Silva. 

Genesis - "Dancing With the Moonlight Knight"


Genesis é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando os seus fundadores Anthony Phillips, Peter Gabriel, Mike Rutherford e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. O grupo alcançou enorme sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

Com aproximadamente 150 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, Genesis é considerada uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos. Sua carreira tem duas fases musicais diferentes. Na fase inicial, suas estruturas musicais complexas, instrumentação elaborada e apresentações teatrais a tornaram uma das bandas mais reverenciadas do rock progressivo na década de 1970. Criações clássicas da banda nesse período incluem a canção de 23 minutos "Supper's Ready" do álbum Foxtrot de 1972, além do álbum conceitual de 1974 The Lamb Lies Down on Broadway. A partir da década de 1980, sua música tomou um caminho distinto em direção ao pop, tornando-a mais acessível para a cena musical.

Minuto a minuto: veja o que acontece com nosso corpo quando bebemos uma latinha de coca-cola


Nos primeiros 10 minutos:  O seu corpo vai absorver o equivalente as 10 colheres de chá de açúcar.
O que é 100 por cento de sua ingestão diária recomendada de uma só vez!. Você só não vomita imediatamente com tanto açúcar  porque o ácido fosfórico na sua boca quebra o sabor.


20 minutos: É atingido o pico de açúcar no sangue, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar que conseguir em gordura.


40 minutos: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas ficam dilatadas, a pressão arterial sobe, como resposta, seu fígado joga mais açúcar na sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, impedindo sonolência. Você fica mais desperto!

45 minutos: Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Esta é fisicamente a mesma forma como a heroína funciona.


60 minutos: O ácido fosfórico prende o cálcio, magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo.

Esta situação é agravada por doses elevadas de açúcar e adoçantes artificiais que também aumentam a excreção urinária de cálcio.

Depois de 60 Minutos: As propriedades diuréticas da cafeína vão agora entrar em jogo. E você vai ter vontade de ir no banheiro.

Agora, é certeza que você vai evacuar a junção de cálcio, magnésio e zinco que deveriam ir para seus ossos, bem como o sódio e a água.

Como o delírio dentro de você morre, você vai começar a ter um quebra de açúcar.

Você pode tornar-se irritado e/ou lento. E não esqueça, que o que você acabou de urinar, levou também junto, alguns nutrientes que seu corpo poderia ter usado para coisas como até mesmo ter a capacidade de hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes fortes. [ dailymail.co.uk

Conheça as cinco 'rainhas' do Instagram, que completa 5 anos


A rede social Instagram acaba de completar cinco anos de vida.

Para comemorar a data, a empresa, que foi adquirida pelo Facebook em 2012 e conta hoje com 400 milhões de usuários ativos que compartilham uma média de 80 milhões de fotos por dia, publicou uma lista das cinco pessoas com mais seguidores.

São todas mulheres, que, juntas, acumulam mais de 235 milhões de usuários.


1 – Taylor Swift
Taylor Swift conta com 50 milhões de seguidores no Instagram
A cantora americana Taylor Swift tornou-se há algumas semanas a dona do perfil mais popular no Instagram, com cerca de 50 milhões de seguidores.

Muitos atribuem parte do êxito de Swift no mundo da música à maneira como ela usa as redes sociais para promover-se.

2 – Kim Kardashian
Kim Kardashian foi durante muito tempo a pessoa com mais seguidores no Instagram
A irmã mais popular da família Kardashian foi durante muito tempo a pessoa com mais seguidores no Instagram, até ser ultrapassada por Taylor Swift.

Atualmente, ocupa o segundo lugar da lista, com mais de 48 milhões de seguidores.

Uma das imagens mais populares da história da rede social é sua lua de mel com o rapper Kanye West.

3 – Beyoncé
Beyoncé tem mais de 47 milhões de seguidores
A cantora americana Beyoncé segue na terceira posição do ranking, com mais de 47 milhões de seguidores.

Em sua primeira foto na rede social ela aparecia com uma camiseta em que demonstrava apoio à candidatura de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.

4- Selena Gómez
Perfil de Gómez no Instagram era repleto de fotos com seu ex-namorado, o cantor canadense Justin Bieber
A cantora americana de ascendência mexicana conta com cerca de 46 milhões de seguidores no Instagram.

Até bem pouco tempo, o perfil de Gómez era repleto de fotos com o cantor e ídolo adolescente Justin Bieber, com quem namorava, mas terminou.

5 - Ariana Grande
Ariana Grande tornou-se famosa como atriz infantil, no canal de TV Nickelodeon
A cantora Ariana Grande completa o pódio entre as pessoas mais populares do Instagram, com cerca de 45 milhões de seguidores.

Como Selena Gómez, Grande tornou-se famosa como atriz infantil, no canal de TV Nickelodeon. [ BBC Brasil ]

5 iniciativas inspiradoras que combatem o desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é um problema global tão absurdo que segundo dados da ONU, de tudo o que é produzido no mundo por ano, pelo menos um terço acaba no lixo.

Para demonstrar que pequenas atitudes podem mudar essa realidade, selecionamos cinco iniciativas que buscam no reaproveitamento de alimentos uma saída para esse desperdício. Quem sabe a partir destas ideias você não se inspira a mudar a realidade do seu bairro ou comunidade? Confira:

Pay As You Feel Café
Pay As You Feel Café vende comidas produzidas a partir de alimentos com prazo de validade vencidos
Na cidade inglesa de Leeds existe um café simpático e simples que abriga até 30 pessoas com o nome de Pay As You Feel (“Pague o que quiser”, em tradução livre). Como o nome sugere, o cliente paga apenas o quanto ele acha justo pelo que está consumindo. O que neste caso são diversas opções de comidas produzidas a partir de alimentos que passaram do prazo de validade, mas que ainda estão em perfeitas condições de consumo. O cardápio que procura sempre oferecer opções nutritivas e saudáveis varia de acordo com o estoque de alimentos doados por supermercados, feiras e restaurantes. Saiba mais

Movimento Satisfeito
Você senta no restaurante escolhe o prato que deseja comer e na hora de fazer o pedido avisa que você quer a porção "Satisfeito". Essa opção reduz em um terço a quantidade de comida que seria servida. Você paga o valor normal do prato ao restaurante e o estabelecimento se compromete a doar em dinheiro o valor economizado na sua refeição ao Movimento Satisfeito, criado pelo Instituto Alana. Esse montante por sua vez é repassado para organizações inseridas no programa como a ONG Banco de Alimentos e o Seeds of Light. Saiba mais

Foodsharing
Sabe aquele pacote de feijão que você acabou comprando a mais por impulso e que iria acabar no lixo? Então, o site alemão Foodsharing criou uma plataforma que permite compartilhar este e outros alimentos que seriam desperdiçados de uma maneira bem simples. Para participar o usuário precisa cadastrar no site os itens que ele deseja doar. Os alimentos ficam disponíveis para busca através de um mapa que cobre toda a Alemanha, e o interessado só precisa ir até o endereço onde está sendo doada a mercadoria e retirá-la. Vale lembrar que a principal regra do site é de nunca doar algo que você não comeria. Saiba mais

Supermercados Sainsbury's
Tradicional rede britânica de supermercados, a Sainsbury's transforma os alimentos que iriam pro lixo em energia elétrica
A Sainsbury's, tradicional rede britânica de supermercados, decidiu que todo alimento que não pudesse ser doado deveria ser transformado em energia para abastecer suas lojas. Nascia assim o projeto piloto voltado para converter restos de alimentos em gás biometano por uma empresa de reciclagem. Esse gás é transformado em energia elétrica que é enviado à uma loja da rede na região de Cannock por meio de uma linha de transmissão de 1,5 quilômetros de extensão, permitindo ao supermercado ter todo seu consumo energético baseado neste processo. Saiba mais

FoPo Food Powder
O FoPo Food Powder desidrata frutas vencidas e as transforma em pó
Uma startup sueca criou uma tecnologia batizada de FoPo Food Powder que desidrata frutas vencidas e as transforma em um pó, aumentando sua validade de duas semanas para dois anos. É interessante notar que todas as frutas usadas no FoPo são compradas por um valor bem menor, pois todas estão perto de seu vencimento. Desta forma, agricultores e varejistas, também conseguem lucrar com um produto que certamente teria o lixo como destino. O objetivo da startup é alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050, reduzindo 40% do desperdício dos alimentos produzidos no planeta. Saiba mais

7 de outubro de 2015

C. Mourão recebe a visita de Lilian, medalhista olímpica em Sidney (2000)

Lilian entre o presidente do C. Mourão Basquete, Nelsinho Martins, e o técnico mourãoense Emerson de Souza 
Além da possibilidade de assistir o melhor do basquete sub-22 do Brasil, quem comparecer ao ginasinho JK até a próxima sexta-feira (9) tem a chance de encontrar uma medalhista olímpica: Lilian, que coordena os jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Ela que, ao lado Janete, Marta e outras craques brasileiras, conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Sidney, em 2000.

Torci muito por ela e suas companheiras de Seleção Brasileira. Lembro que ela tinha um estilo de jogar muito bonito e mãos certeiras como poucas.


Lilian Cristina Lopes Gonçalves (Sorocaba, 25/04/1979) conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.

A programação da LDB em Campo Mourão:

07/10 - Ginasinho JK
14h00: Macaé Basquete (RJ) x Unitri
16h00: São José x Seleção Brasileira Sub-17
18h00: Flamengo x UniCEUB
20h00: Campo Mourão x Botafogo

08/10 - Ginasinho JK
14h00: Uniceub x São José
16h00: Seleção Brasileira Sub-17 x Flamengo
18h00: Unitri x Botafogo
20h00: Campo Mourão x Macaé

09/10 - Ginasinho JK
14h00: Flamengo x Unitri
16h00: Botafogo x UniCEUB
18H00: Macaé x Seleção Brasileira Sub-17

20h00: Campo Mourão x São José

Diane Birch - "Staring At You"


Diane Birch (24/01/1983) é uma cantora e compositora estadunidense.

Escolinha do Professor Raimundo: Seu Baltasar da Rocha responde o que é mineral

Walter D'Ávila (Porto Alegre, 29/11/1911 — Rio de Janeiro, 19/04/1996) foi um ator e humorista brasileiro.


Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12/04/1931 — Rio de Janeiro, 23/03/2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

Ícones desmascarados


O ilustrador Alex Solis mostra quem realmente são alguns dos personagens de nossa cultura pop.

















Aos 84 anos decidiu se divorciar do marido. O motivo é insólito

A idosa já contratou um advogado e está segura da sua decisão



Uma italiana, de 84 anos, estava insatisfeita com a sua vida sexual e para chamar a atenção do marido decidiu pedir o divórcio. A mulher residente na localidade de Scafati, região da Campania (Itália), fez o pedido ao companheiro de 88 anos, alegando insatisfação sexual.
PUB

Ao advogado revelou que é uma mulher sexualmente ativa, mas que o seu marido só tem relações com ela duas vezes por mês, o que não é suficiente, segundo cita o Daily Mail.

A italiana que foi casada outras duas vezes, utilizou aliás essas uniões como argumento, indicando que os seus falecidos ex-maridos a satisfaziam mais.

Quando questionada se não poderia arranjar um hobbie, a professora reformada alegou não ver razões para abandonar a sua vida sexual nesta idade. [ Notícias ao Minuto ]

6 de outubro de 2015

A nata do futsal mourãoense no Belin Carolo

Rancho, Beline, Gilmar, Carlão, James e Ione
Olha só que bela imagem foi captada pelo Osvaldo Broza durante a cerimônia de reinauguração do Ginásio de Esportes Belin Carolo. Nela estão alguns dos principais jogadores de futsal de nossa cidade, os grandes responsáveis pela modalidade ser a preferida dos mourãoenses.

Ione, James, Carlão, Gilmar, Beline e Rancho integraram a Seleção de Campo Mourão que conquistou o título dos Jogos Abertos de 1975, realizado em Paranavaí. Eles também participaram da inauguração do Belin Carolo em 1976. 

Itamar Tagliari, Luizinho Kloster e Louri da Silva deveriam estar ali ao lado deles para, daí sim, estarem reunidos os melhores dos melhores do nosso futsal.

Para minha vaidade pessoal, ao lado do Carlão, Ione, Beline e Gilmar participei das conquistas, pela Associação Tagliari, da Taça Paraná de 1979 e de 1980, em Paranavaí e Guarapuava. Anos depois, já com o Gilmar como dirigente e o Itamar Tagliari como técnico, estive presente no título dos Jogos Abertos do Paraná de 1988, novamente em Guarapuava. Não falei que eles eram ótimos? Conseguiram ser campeões mesmo estando eu ao lado deles. Em tempo: Rancho estava presente na conquista do primeiro título em Paranavaí. O timaço titular, em 1979, era assim formado: Álvaro Careca, João Miguel, Carlão, Rancho e Ione (dava pra encarar?).