2 de outubro de 2015

UTFPR "devolve" Ginásio Belin Carolo aos mourãoenses

Ginásio de Esportes Belin Carolo
Depois de muitos meses sendo revitalizado, o ginásio de esportes Belin Carolo será reinaugurado nesta data e entregue à comunidade mourãoense.. 

Seleção de Futsal de Campo Mourão - Jogos Abertos do Paraná - 1976
Seu Schen, o primeiro à direita, ao lado dos
velhos amigos Darcy Deitos e José Richa
O primeiro ginásio de esportes de nossa cidade, um dos mais belos do mundo, foi construído em pouco mais de um ano para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná (Jap´s), que Campo Mourão sediou pela primeira vez em 1976. 

Tive a oportunidade de acompanhar toda a fase da construção -- meu falecido sogro, Alcyr Costa Schen, era o então secretário de esportes mourãoense. Seu Schen era um apaixonado por esportes e colaborou bastante para construção de um dos mais belos ginásios de esportes do mundo.

Doutor Renato com alunos do Colégio Estadual de Campo Mourão em 1976. A seta aponta para o cabeludo 'Eu'  
O Ginasião, como sempre foi chamado, foi construído graças à coragem e arrojo do então prefeito, Renato Fernandes Silva. Saibam que em dinheiro atual ele custou expressivos R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) e foi realizado com recursos próprios do município e o doutor Renato não deixou um centavo de dívida para a administração seguinte. Que diferença dos dias de hoje, quando até para tapar buracos recorrem a financiamentos!!!

Seleção de Campo Mourão, vice campeã dos Jap's de 1987
Já contei aqui, por várias vezes, das inúmeras competições que disputei no Belin Carolo, principalmente da dura, e até hoje difícil de digerir, derrota na final dos Jap´s de 1987, quando defendia o futsal mourãoense e perdemos, com o ginásio de esportes abarrotado de torcedores, para Palotina por um a zero. A pior derrota que sofri em mais de quinze anos jogando por nossa cidade.

Em 1987, amistoso da Seleção Brasileira com a Mourãoense
O evento de hoje terá homenagens, apresentações culturais e um amistoso entre o Campo Mourão Basquete e o Botafogo, do Rio de Janeiro, mas o que considero principal é que o atual diretor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão, professor Heron Oliveira dos Santos Lima quer ver a comunidade mourãoense, esportiva e cultural, de volta ao Belin Carolo. 

1- João Teodoro de Oliveira Sobrinho, 2- Jintaro Ikeda, 3- Rubens Bueno, 4- José Richa (in memorian), 5- Tauillo Tezelli, 6- Márcio Nunes e 7- Ricardo Calderari.
Em meados dos anos 1990, o então prefeito Rubens Bueno doou aquela área para a UTFPR, na época CEFET. Ação essa que, para mim, transformou a cidade. A chegada dos estudantes na cidade fez com que deixássemos de depender única e exclusivamente da agricultura. Rubens, inclusive, foi muito criticado por tal atitude. Eu mesmo demorei para entender o benefício, num todo, da doação.

Campo Mourão, campeão sulamericano de handebol feminino - 1987



Por alguns anos, já durante a gestão Tauillo Tezelli, a administração mourãoense cedeu e arcou com os salários de alguns servidores para viabilizar e consolidar a universidade na cidade.


Subir na colossal estrutura do ginásio virou diversão para nós 

Saiba um pouco mais sobre o ginásio Belin Carolo no vídeo abaixo da TTV:

Radiohead - "Paranoid Android"


Radiohead é uma banda inglesa de rock alternativo, formada no ano de 1985 em Oxford por Thom Yorke (vocais, guitarra, piano), Jonny Greenwood (guitarra), Ed O'Brien (guitarra), Colin Greenwood (baixo, sintetizador) e Phil Selway (bateria, percussão).

Paranoid Android é faixa do consagrado álbum OK Computer, lançado em 1997.

Vídeo: Motivando um novo protetor de animais em casa


Vai me dizer que por uma semana de bar liberado você também viraria um herói?


Você atravessaria a maior ponte de vidro do mundo, a 180 metros de altura?


Uma ponte de madeira aterrorizante na China acaba de ser substituída por uma de vidro. Foram precisos onze engenheiros trabalhando 12 horas por dia para convertê-la.


A passarela liga os dois picos de pedra do que é conhecida como a Montanha do Buda de Pedra, com uma escultura gigante esculpida no monte.

Agora, essa é a mais longa passarela com fundo de vidro do mundo, localizada em Shiniuzhai Geopark, na província chinesa de Hunan. Ela se estende por 300 metros e fica a 180 metros acima do solo.


Obviamente, é bastante resistente – o piso é de camada dupla, com 24 milímetros, declaradamente 25 vezes mais forte que o vidro de uma janela regular -, mas isso é pouco consolo para quem tem medo de altitude.


Anteriormente, era considerado corajoso quem conseguia atravessar a passarela de madeira. Agora, com o abismo abaixo dela tão claro para os pedestres, ela já está sendo referida como a “ponte dos heróis”. [ Revoada ]

Os filmes mais pirateados da semana

Tomorrowland
O site TorrentFreaks divulgou a relação dos dez filmes mais pirateados da semana. Tomorrowland, ficção com aventura, estrelado por George Clooney e Hugh Laurie, lidera o ranking, seguido pelo Exterminador do Futuro.


1) Tomorrowland- Um Lugar Onde Nada é Impossível (Tomorrowland)


2) O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator) Genisys


3) Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas)


4) Vingadores - A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron)


5) Minions


6) Missão Impossível - ´Nação Secreta (Mission Impossible – Rogue Nation)


7) Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road)


8) Férias Frustradas (Vacation)



9) Magic Mike



10) Quarteto Fantástico (Fantastic Four)

30 de setembro de 2015

Silvia e Dula assistindo Porto 2, Chelsea 1, pela Champions League


Aproveitando folga nos estudos, Silvia e Dula, cunhada e meu irmão, assistiram nesta terça-feira, na cidade do Porto, em Portugal, no Estádio do Dragão, o clássico entre Porto e Chelsea.

Assista o vídeo abaixo e veja o show da torcida portuguesa.


Os gols de Porto 2, Chelsea 1



O Estádio do Dragão está localizado na freguesia de Campanhã, na cidade do Porto. Propriedade do Futebol Clube do Porto, ele tem capacidade para receber 50.035 torcedores.

Barry White - "Let The Music Play"


Barrence Eugene Carter, mais conhecido como Barry White (Galveston, 12/09/1944 — Los Angeles, 04/07/2003) foi um cantor, compositor, maestro e produtor musical norte-americano.

Gifs para animar uma quarta-feira chuvosa

vai mexer com que está quieto!

Brunão e Martins num dia de treinamento

É enervante esse corretor ortográfico!

O anjo da guarda estava perto/atrás 

Marcelo 'Filezinho' atrás de comida

15 destinos incríveis brasileiros

Não tá fácil para ninguém este ano, né? Mas na hora de programar as férias de final de ano, que sorte que vivemos em um país bonito por natureza. Bora conhecer alguns dos incríveis destinos naturais do Brasil!

1. Cânion Itaimbezinho, Cambará do Sul (RS)
Com seus cânions, rios e cachoeiras, o Parque Nacional Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apresenta um dos visuais mais incríveis do país. Quer visitar?

2. Alter do Chão, Santarém (PA)
Com areias brancas e águas doces à beira do Rio Tapajós, Alter do Chão é a melhor praia do Brasil, de acordo com o jornal inglês The Guardian. Fica a dica: a melhor época de visitar é entre setembro e janeiro, quando os rios começam a baixar. Ficou com vontade de conhecer?

3. Monte Roraima (RR)
Sétimo pico mais alto do Brasil, o monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Seu platô, que tem em torno de 1000 metros de altura é um dos lugares mais antigos da terra, “uma amostra real de como foi o começo da vida na Terra.” Bora?

4. Praia do Bonete, Ilhabela (SP)
Localizada no extremo sul da Ilhabela, a Praia do Bonete tem um mar agitado, perfeito para os surfistas, e a maior comunidade tradicional caiçara da região. Só é possível chegar na praia pelo mar ou por uma trilha de 12km de extensão, mas vale a pena o esforço! Vamos pegar uma praia?

5. Jalapão (TO)
Bem na transição entre o cerrado e a caatinga, no Jalapão, em Tocantins, surgem cachoeiras, lagoas, chapadas e dunas com até 40 metros de altura. Onde mais no Brasil se encontra este conjunto incrível de elementos naturais? Saiba mais aqui!

6. Praia do Forte (BA)
Com piscinas naturais, tartarugas marinhas e peixes, a Praia do Forte fica na Linha Verde, a estrada que liga a Bahia ao Sergipe. Lá você encontra não só a principal base do Projeto Tamar, mas também as ruinas do Castelo Garcia d’Ávila, primeira fortificação portuguesa no Brasil. Curtiu as tartarugas?

7. Serra do Cipó (MG)
Para os aventureiros, a Serra do Cipó é uma ótima pedida, com suas cachoeiras, trilhas e belas vistas. Localizado 100km a nordeste de Belo Horizonte, o cenário lindo e a flora diversa da região atrai praticantes de esportes como rapel, ciclismo, alpinismo, trekking e rafting. Tá afim de uma aventura?

8. Lençóis Maranhenses (MA)
Com seus quilômetros de dunas interrompidas apenas por lagoas de água doce, os Lençóis Maranhenses representam um dos destinos mais bonitos do Brasil. A dica é de ir entre junho e setembro, pois é nessa época que as lagoas ficam mais cheias, e de não deixar de presenciar o pôr do sol nas dunas. Gostou do visual?

9. Itatiaia (RJ)
Criado em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia é o mais antigo do Brasil, localizado na Serra da Mantiqueira na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com cachoeiras e trilhas, incluíndo o pico das Agulhas Negras, quinto mais alto do país, é um lindo destino para quem gosta de aventuras. Curte uma escalada?

10. Foz do Iguaçu (PR)
As cataratas de Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, formam um dos maiores destinos turísticos do país, e não é por acaso: estão entre as paisagens mas belas do mundo. Ainda não conhece?

11. Chapada Diamantina (BA)
No centro da Bahia se encontra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que proporciona uma das mais lindas paisagens do Brasil. Localizada em uma região onde vários biomas se encontram, entre eles cerrado, caatinga, campos rupestres e matas de altitude, a área proporciona grande variedade de vegetação, cachoeiras, grutas, cânions e vales. Vamos lá!

12. Maragogi (AL)
No meio da Costa dos Corais fica Maragogi. Meio caminho entre Recife e Maceió, lá você encontra águas cristalinas, coqueirais e as Galés, as piscinas naturais a 5km da costa com seus arrecifes de corais. Tá a fim de conhecer?

13. Serra da Capivara (PI)
O Parque Nacional da Serra da Capivara, com seus cânions, baixões, serras e arte rupestre pré-histórica, é um Patrimônio Mundial da Unesco. Por mais incrível e bem-estruturado que seja este parque, que fica no Piauí, a dica é de ir logo, pois por conta de verba insuficiente, é possível que a Fundação Museu do Homem Americano, que é responsável pela manutenção do parque, seja obrigado a fechar as portas em breve. Veja mais informações aqui.

14. Itaúnas (ES)
Há tempos, uma faixa de mata separava a vila de Itaúnas do mar. Com a destruição dessa mata na metade do século passado, as areias avançaram, com a ajuda do vento Noroeste, e soterraram a antiga vila, deixando um mar de dunas. Os moradores ergueram uma nova vila à beira do Rio Itaúnas, onde hoje existe uma comunidade animada, além de um parque estadual com dunas, mata, manguezais e riachos. Quer saber mais?

15. Cânion do Xingó (SE)
Às margens das águas verdes do Rio São Francisco, a 200 quilômetros de Aracajú, no Sergipe, fica o cânion do Xingó. Lá é possível mergulhar em águas cristalinas e conhecer os cânions de perto. A região era seca e coberta pela caatinga; com a construção em 1994 da usina hidrelétrica de Xingó, a água represada causou que o leito do rio subisse quase cem metros. Tá esperando o quê para conhecer? [ BuzzFeed ]

Verdades e mentiras sobre o auxílio-reclusão

Por Simone Meotti
Advogada – OAB/RS 53.440

A frequência com que tenho ouvido comentários equivocados e distorcidos acerca do auxílio-reclusão faz com que me motive a escrever a respeito.

O mais comum é ouvir as pessoas dizendo, indignadas, que se paga a cada filho de presidiário a importância aproximada de R$ 900,00 por mês. Argumentam que, dessa forma, há um incentivo à criminalidade e que acaba sendo mais vantajoso estar preso do que ter que trabalhar para prover o sustento dos filhos. Em regra, efetuam cálculos para verificar a suposta renda mensal de um presidiário cuja família seja numerosa, num inevitável comparativo ao salário pago à maioria dos trabalhadores brasileiros.

Além disso, recebi por duas oportunidades e-mail, com texto anônimo (como era de se esperar), trazendo, em meio a um discurso inflamado, muitas vezes agressivo, as mesmas informações equivocadas; inclusive se referindo ao auxílio-reclusão como “bolsa-bandido”.

Independente da origem e a quem interessam tais observações, o fato é que não correspondem com a verdade.

O auxílio-reclusão é um benefício previdenciário destinado a garantir a subsistência dos dependentes do segurado de baixa renda enquanto este encontrar-se preso sob regime fechado ou semi-aberto.

Na verdade, existe uma série de detalhes que são levados em consideração para a concessão do auxílio-reclusão, mas o mais importante parece esclarecer que este benefício é concedido somente aos dependentes do presidiário que possuir a qualidade de segurado da Previdência Social à época de sua prisão. Ou seja, é necessário que o preso mantenha vínculo com o INSS. E isso se dá por meio de contribuições, as quais – utilizando-se de linguagem extremamente simples – ocorrem através da carteira de trabalho assinada, no caso do empregado; de Guias da Previdência Social, em se tratando de contribuintes individuais (como profissionais autônomos, por exemplo) e segurados facultativos; e do bloco de produtor rural para quem é agricultor na condição de segurado especial.

Em resumo, pode-se dizer que o auxílio-reclusão é concedido aos dependentes do trabalhador que contribui ou contribuiu para a Previdência Social dentro de determinado período.

Com isso, fica claro que não basta ser preso para que o benefício seja concedido, é necessário, dentre outros requisitos, que o preso mantenha a qualidade de segurado do INSS.

Não se exige que o trabalhador esteja contribuindo no momento do recolhimento à prisão, mas, exige-se que não tenha transcorrido mais do que determinado período a partir da data da última contribuição. Período que pode variar de acordo com as peculiaridades de cada caso.

Também é necessário que o último salário de contribuição do segurado (vigente na data do recolhimento à prisão ou na data do afastamento do trabalho ou cessação das contribuições) não ultrapasse o valor estipulado por Portaria Ministerial. A partir de 1º de janeiro de 2012 esse valor é de R$ 915,05, conforme Portaria nº 02, de 06/01/2012. Mas, não significa que todo o auxílio-reclusão é pago neste valor. Este se refere ao teto, ao máximo que pode ser pago.

Para cada caso se realiza um cálculo considerando as contribuições efetuadas pelo segurado para, então, definir-se o valor do auxílio-reclusão aos seus dependentes. Porém, em nenhuma hipótese o auxílio-reclusão pode ultrapassar o valor estipulado pela referida portaria, já que é pago justamente para os dependentes do segurado preso de baixa renda. Salientando-se que para os agricultores enquadrados como segurados especiais, o auxílio-reclusão é pago no valor de um salário mínimo mensal.

Ademais, o valor fixado para o auxílio-reclusão (que, como vimos, varia caso a caso), é dividido em partes iguais entre todas as pessoas que se enquadram como dependentes do segurado preso. Ou seja, há um rateio do benefício entre os dependentes e, não, o pagamento de um benefício em valor integral para cada um deles, como erroneamente se tem divulgado, causando revolta e indignação às pessoas de bem que não conhecem o ordenamento legal.

A continuidade do pagamento deste benefício está condicionada à manutenção das condições existentes no momento de sua concessão. Os beneficiários deverão apresentar ao INSS, de três em três meses, documento expedido por autoridade competente atestando que o trabalhador continua preso, enfim, informando sua situação atualizada.

Dentre as situações que acarretam a cessação do benefício está a fuga do presidiário.

Diante do exposto, pode-se perceber que o auxílio-reclusão não é tão simples de ser concedido, pois requer o preenchimento de determinados requisitos, e um deles é a manutenção da qualidade de segurado do INSS por parte do preso, situação que não é comum acontecer, eis que a grande maioria dos presos não possui qualquer vínculo com a Previdência Social, não tendo, seus dependentes, por consequência, direito ao benefício.

Sendo o INSS uma “seguradora social”, infere-se que seu objetivo é proteger, socorrer seus segurados em momentos de sinistro, como morte e doença, por exemplo. O mesmo ocorrendo em casos de prisão. Por isso, repisa-se, para fazer jus ao auxílio-reclusão, não basta simplesmente ser preso, é necessário, assim como ocorre com todos os demais benefícios previdenciários - tais como pensão por morte e auxílio-doença -, preencher todos os requisitos exigidos por lei.

Por remate, é pertinente lembrar que o auxílio-reclusão não é benefício recente, possuindo previsão legal há muitos anos, uma vez que foi incluído na Lei Orgânica da Previdência Social – LOPS (Lei nº 3.807), no longínquo ano de 1960. Atualmente, é previsto pela Constituição Federal de 1988 e disciplinado pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

Assim, se é justo ou injusto o auxílio-reclusão, fica a critério de cada cidadão fazer suas próprias considerações. Indiferente de opiniões pessoais, o fato é que seu pagamento dá-se da forma exposta e não como vem sendo amplamente difundida. [ Jornal das Missões ]

29 de setembro de 2015

Tilápia ao creme de cebola, by Nilmar, no Clube dos Trinta

Clube dos Trinta - Campo Mourão/PR - setembro de 2015
Veja como são duras nossas segundas-feiras: sempre com um futebolzinho (cada dia mais sofrível!), partidas de truco em seis (mais divertidas!)  e uma jantinha básica (sempre deliciosa! a não ser quando é responsabilidade do Odair [Izamar Parafusos] que nos serviu pão com ovo).

Antonio Kiwel, presidente Adionir, primeiro e único, Nilmar Piacentini e Edson "Urubu" Medeiros

Ontem, dia 28, saboreamos uma tilápia ao molho de cebola muito bem preparada pelo Nilmar Piacentini (Somos todos Avelino Piacentini!!!). Até o Leandro "Caranga", que é enjoadão para comer, repetiu o prato e ainda levou um pouco para casa. 






311 - "Love Song"


311 (pronuncia-se "three eleven") é uma banda formada em 1988 de Omaha, Nebraska. Sua estrutura musical incorpora uma variedade de estilos musicais que inclui o rock alternativo, rap metal, rap rock, funk rock, ska punk e reggae.

311 é o número do artigo para atentado ao pudor no código penal de Nebraska, nos Estados Unidos. O número se tornou o nome da banda depois de o baixista Aaron “P-Nut” Wills ter sido detetado pela polícia andando nu na rua e, claro, indiciado por atentado ao pudor. Os outros membros da banda acharam a história divertida e resolveram batizar o grupo com o número do tal artigo.

É considerada uma das primeiras bandas a influenciar o New Metal. Dentre os seus principais hits, estão as músicas "Down", "All Mixed up", "Feel So Good", "Transistor", "Beautiful Disaster", "Prisoner", "Come Original", "Amber", "Eons", "Flowing", "I'll be here Awhile", "Creatures (for a while)" e uma versão para "Love Song", do The Cure, para o filme "50 First Dates (Como se fosse a primeira vez)".

Marcos Biancardini, show de viola no Programa do Jô

O amigo Sérgio Roberto Garcia Leal (o danado vive atualmente em Itapema/SC. Bobinho ele???) enviou esse vídeo que me apresentou o violeiro Marcos Biancardini. Gostei muito e compartilho a participação dele no Programa do Jô.

Marcus Biancardini nasceu no dia 25/10/1978 em Goiânia, filho do professor e físico Maurício Biancardini e da fonoaudióloga Elizabeth Reis Esselin. Seus primeiros contatos com a viola surgiram nas fazendas da família no interior de Goiás, onde seu pai levava violeiros para tocar em festas familiares. Saiba mais.

Nove maneiras de acelerar o metabolismo — e emagrecer

Com algumas mudanças no estilo de vida, é possível alterar a maneira como o organismo processa e armazena alimentos

Metabolismo: o papel da genética pode ser minimizado por medidas como alimentação e prática de atividade física(VEJA.com/Thinkstock)
"Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento." Essa desculpa comum entre pessoas com dificuldade de perder peso não tem respaldo científico. O metabolismo, sim, é em parte determinado pela genética, mas ele não é um carimbo definitivo de que um indivíduo com uma herança desfavorável está condenado a ter um metabolismo lento para sempre. "É possível acelerar o metabolismo com medidas como mudanças na alimentação e prática de atividade física", diz Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. "Se uma pessoa tem um metabolismo lento por natureza, precisará fazer mais alterações no seu estilo de vida para ver resultados."

O metabolismo se refere à quantidade de calorias que o organismo gasta para desempenhar suas funções, como respirar, bombear sangue e praticar atividade física. Acelerá-lo significa fazer com que o organismo use mais energia para realizar o mesmo trabalho.

Existem três tipos de metabolismo: metabolismo de repouso, termogênese alimentar e metabolismo de atividade física. O de repouso, também chamado de basal, corresponde ao gasto necessário para manter as funções básicas, como o batimento cardíaco. "A taxa metabólica de repouso equivale de 60 a 70% do gasto energético do dia. Ela depende da genética e de fatores modificáveis, como a quantidade de massa muscular do corpo", explica o endocrinologista Marcio Mancini, membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Uma das principais formas de acelerar o metabolismo basal é aumentar a massa magra, pois, para se manter ativo, o músculo gasta mais energia do que outros tecidos, como a gordura.

Já a termogênese alimentar, que responde a 10% da energia gasta pelo organismo durante o dia, se refere às calorias necessárias para realizar a digestão, da mastigação à secreção de enzimas digestivas. "É por isso que comer de três em três horas é importante. Digerir, absorver e metabolizar os alimentos faz o corpo gastar energia", diz Tarissa Petry.

Por fim, a taxa metabólica de atividade física é a mais variável: consome de 20 a 30% do gasto calórico diário. "Quanto mais atividade você faz, mais calorias pode queimar e mais acelerado fica o seu metabolismo", explica Marcio Mancini.

Nove medidas que aceleram o metabolismo:

Tomar água
Ao entrar no organismo, a água precisa ser ajustada para a temperatura do corpo. O organismo gasta energia para fazer equilíbrio térmico. “Além disso, tomar água cerca de uma hora antes das refeições faz a pessoa comer menos”, diz o endocrinologista Marcio Mancini, membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Colocar pimenta na comida
A capsaicina, uma substância responsável pelo ardor de alimentos apimentados, como a pimenta, é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%. Ela estimula a liberação de adrenalina e, consequentemente, aumenta os batimentos cardíacos, atividade que demanda energia.

Consumir mais proteína
Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir de 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Fazer treino intervalado
O treino intervalado é um método de treinamento que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas (até 90% da frequência cardíaca máxima) e baixas a médias (não ultrapassando 70% da frequência cardíaca máxima), por, no máximo, 30 minutos. Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.

Tomar café da manhã
Tomar café da manhã influencia a velocidade do metabolismo ao longo do dia. De acordo com Francisco Tostes, endocrinologista da Clínica Helena Costa, no Rio de Janeiro, depois de um jejum noturno que varia de 8 a 12 horas, o corpo precisa de combustível. “Se não nos alimentamos, pode ocorrer catabolismo muscular, que é quando o organismo queima músculo para obter energia. A consequência é um metabolismo desacelerado”, diz Tostes. Um café da manhã rico em fibras, proteínas e frutas é ideal para quebrar o jejum.

Controlar o stress
O stress faz com que o corpo secrete altos níveis de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal e aumenta a fome. Não por acaso, uma recente pesquisa da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que dias estressantes desaceleram o metabolismo. Por isso, controlar os nervos ajuda a emagrecer.

Dormir bem
Uma noite mal dormida atrapalha a produção de diversos hormônios. “Não dormir no mínimo oito horas por noite afeta, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal”, diz Danilo Romano, médico endocrinologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Praticar musculação
Trocar a gordura do corpo por músculo, por meio de musculação, por exemplo, é uma estratégia de acelerar o metabolismo. Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas, porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.

Comer de três em três horas
Comer de três em três horas estimula a termogênese alimentar, referente à quantidade de calorias que o corpo gasta para digerir, metabolizar ou armazenar os nutrientes. "Fracionar a dieta é importante tanto para evitar que a pessoa sinta muita fome e exagere na próxima refeição quanto para acelerar o metabolismo", afirma Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. [ Veja ]

Veja quais crimes você pode estar cometendo nas redes sociais e nem sabe

É comum encontrar nesses ambientes conteúdos que atingem a honra de outra pessoa ou imagens íntimas envolvendo menores


As redes sociais são ambientes onde internautas compartilham fotos, vídeos, textos e diversos outros conteúdos, que ficam acessíveis a uma grande quantidade de pessoas. No entanto, no momento de realizar uma postagem, muitas vezes o internauta não se atenta que pode estar cometendo um crime e pode até ser preso por conta do conteúdo divulgado.

De acordo com o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), delegado Peterson Gimenis, alguns crimes contra a honra de outras pessoas, como calúnia, difamação, injúria, além da divulgação de fotos e vídeos íntimos envolvendo menores de idade, ocorrem frequentemente. Ele alerta que os responsáveis por esses conteúdos podem responder criminalmente pelos atos.

"Se, por exemplo, o conteúdo postado tiver conotação discriminatória em relação a raça, cor, etnia, religião ou a procedência dessa pessoa, o autor da postagem pode ser condenado a uma pena de três a quatro anos de detenção. E se o meio utilizado para fazer essa postagem for de amplo alcance, como o Facebook, há uma qualificação desse crime. Com isso, a pena poderá ser ainda maior", destacou.

O delegado explica a diferença entre os três crimes cometidos contra a honra de terceiros: calúnia, difamação e injúria. "A calúnia é quando a pessoa acusa falsamente outra de cometer um crime, por exemplo. A difamação é a ofensa à reputação de outra pessoa, dizendo, por exemplo, que ela é feia, gorda, magra ou fazendo qualquer outra ofensa que gere uma imagem negativa para a vítima. Já a injúria ocorre quando a pessoa atinge o sentimento pessoal do outro", explica.

Peterson Gimenis destacou ainda que crimes relativos à pornografia infantil têm aumentado consideravelmente nos últimos anos, especialmente por causo do acesso à internet e facilidade na comunicação.

"Com o aumento do acesso à internet por smartphones, o número desse tipo de ocorrência tem crescido. Normalmente esses crimes são cometidos por outros menores, que compartilham imagens íntimas de colegas de escola, bairro ou de outro ambiente. O problema é comprovar que a vítima é menor de idade. Mas quando existe uma denúncia específica ou a vítima procura a polícia para relatar o ocorrido, é possível identificar com mais precisão esse crime".

O delegado alerta que o simples fato de a pessoa armazenar, em algum aparelho eletrônico, uma foto ou vídeo íntimo de menor de idade, já é considerado crime, mesmo que o conteúdo não seja divulgado.

Peterson Gimenis orienta ainda as pessoas a pensarem bem antes de compartilhar uma imagem na internet, já que, dependendo do caso, a prática pode ser considerada criminosa e a polícia poderá rastrear as mensagens para chegar até os culpados.

"Qualquer foto ou vídeo divulgado hoje na internet pode se espalhar rapidamente. Uma vez que a publicação é feita, não tem como ter controle sobre o seu alcance, principalmente quando a postagem for feita em alguma rede social. E a polícia tem condições de verificar de onde surgiu aquele conteúdo e chegar até o responsável", alertou.

Menor infrator

Há alguns dias, fotos identificando um adolescente de 16 anos, acusado de assassinar um representante comercial durante um assalto no Espírito Santo circulou no Facebook. A Vara da Infância e Juventude alerta que o simples ato de compartilhar nas redes sociais imagens que identificam um menor que tenha cometido um crime pode resultar em multa.

O ato infracional está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a punição prevista em lei é de multa no valor de três a 20 salários mínimos, que pode chegar a mais de R$ 15 mil. Em caso de reincidência, o valor pode dobrar.  [ JusBrasil ]

28 de setembro de 2015

DER/C. Mourão Futsal - anos 1970

DER Futsal - anos 1970
em pé: Zé Carlos 'Tric Tric', Davi, Antônio Paulichen e Flavinho Marques
agachados: João Carlos "Tiguera" Marques, Ezequiel e Gerson (in memorian)
Mais uma do álbum do Paulichen. Essa, de meados dos anos 1970, mostra uma equipe de futsal do DER de Campo Mourão.

A maioria dos personagens rendiam mais no futebol de campo, mas se viravam, sem passar vergonha, no futsal. A modalidade sempre foi a preferida dos mourãoenses e naquela época eram realizados vários campeonatos durante o ano.

Zé Carlos, Davi, Paulichen, Tiguera, Ezequiel e o falecido 'véio' Gerson eram funcionários de carreira do Departamento de Estradas e Rodagem de nossa cidade. Paulichen está na ativa ainda.

Glee - "Silly Love Songs"


Glee é uma série de televisão criada e produzida para a Fox Broadcasting Company. A série foi exibida em mais de 60 países pelo mundo durante o ano de 2009 à 2015, tendo altos índices de audiência desde a sua estreia. Glee se tornou um fenômeno mundial em pouco tempo possuindo aclamação da crítica, mais de 43 milhões de músicas vendidas, duas turnês de concertos esgotados, e inúmeros prêmios que incluem três Globos de Ouro, quatro Emmy Awards, seis Satelit Awards e cinquenta e sete outros prêmios.

No Brasil, o seriado foi exibido pelo canal pago FOX, e na TV aberta pela Rede Globo e Rede Bandeirantes. A série também está presente na Netflix. 

Silly Love Songs é uma composição de Paul McCartney. Dizem que fora escrita em resposta à "How dou you sleep?" do ex-parceiro John Lennon em que Paul era acusado de só compor músicas românticas e tolas.

Dica da Marina, minha linda e amada filha mais nova.