25 de setembro de 2015

José Cesário de Paula, um 'mourãoense' em destaque

José Cesário de Paula - Campo Mourão/PR - anos 1970

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto do início dos anos 1970 mostra o José Cesário de Paula como integrante da fanfarra do Colégio Estadual de Campo Mourão, muito provavelmente em um desfile comemorativo ao aniversário da cidade, em 10 de outubro.

Dia desses nos encontramos aqui em Campo Mourão (na verdade, ele me encontrou por que, desatento que sou, não percebi que era ele que estava na fila para comprarmos carne na Buonna Massa). Cesário contou que curte merecida aposentadoria como oficial da Polícia Militar do Paraná e que reside atualmente em Londrina. Incrível como ele não muda, continua jovem e simpático como sempre!

Por muitos anos, fomos vizinhos ali na Manoel Mendes de Camargo, onde até hoje residem meus pais. Lembro das belas irmãs do Cesário, dele jogando futebol com o meu pai e de compartilharmos bons momentos no Clube 10 de Outubro, numa época que os oficiais lotados em Campo Mourão participavam ativamente no clube.

Cesário e sua bela família



Ne-Yo e Juicy J - "She Knows"


Shaffer Chimere Smith (Camden, 18 de Outubro de 1979), mais conhecido pelo seu nome artístico Ne-Yo, é um cantor de pop/R&B, compositor, produtor, dançarino e ator norte-americano. Ne-Yo lançou seu primeiro disco em 2006 com 27 anos de idade, chamado In My Own Words.

5 pessoas que fingiram a própria morte e acabaram mal

Você já deve ter visto em programas de TV ou no cinema um personagem que se encontrava em apuros e acabou optando forjar a própria morte para se safar. No entanto isso não é apenas coisa da ficção.

No mundo real várias pessoas fingiram ter morrido. O grande problema é que em situações reais não há “poções de quase morte” e outros truques impressionantes que podem fazer com que você convença outras pessoas que não está mais entre os vivos.

Dessa maneira o resultado acaba não sendo exatamente como o esperado e o “defunto” acaba se dando mal. Conheça o caso de pessoas que decidiram fingir a própria morte:

1 – Bennie Wint
Um grande engano fez com que Bennie Wint acreditasse que estava sem procurado por tráfico pela polícia. Foi então que ele decidiu que o melhor a se fazer seria fingir que havia morrido.

Para que o plano desse certo ele escolheu um dia especial para desaparecer: o dia do seu casamento. Horas antes da cerimônia ele simplesmente saiu para nadar e não voltou. Todos pensaram que ele havia morrido afogado.

Depois de fugir ele assumiu um identidade falsa, Willian Sweet e casou três anos depois. Um dia, enquanto andava com seu carro, Wint foi parado por estar com os faróis apagados. Quando abordado pela polícia, ele acabou confessando tudo.

2 – Hugo Jose Sanchez
Apesar do emprego na loja britânica HMV, Hugo Sanchez não tinha dinheiro suficiente para viver com a sua família. Foi então que ele decidiu simular um ataque cardíaco e voltar para a Costa Rica, onde vivia.

A empresa pagou a passagem aérea da família para o velório no país e também pagou uma pensão pós-morte para ela. No entanto, a farsa foi descoberta quando um amigo de Sanchez decidiu usar um cupom de desconto de funcionários para comprar alguns produtos na loja.

O amigo acabou na delegacia e fez uma ligação para Por Rico e falou com Hugo, revelando o seu segredo para os policiais.

3 – Gandaruban Subramaniam
Em 1987, na Cingapura, um homem chamado Gandaruban Subramaniam alugou um carro e acabou se envolvendo em um acidente. Foi então que ele decidiu voar para o Siri Lanka, para fingir que havia morrido.

O homem conseguiu um atestado de óbito que afirmava morte após ser baleado em confrontos da guerra civil local, o que teria causado a batida do carro.

A esposa de Subramaniam recebeu US$ 250 mil de indenização pela morte do marido e se casou novamente com ele, que passou a usar uma identidade falsa. Em 2007, o homem foi flagrado tentando voltar para Cingapura. Ele foi preso e passou anos atrás das grades.

4 – Aimee Semple McPherson
Nos anos 1920 a irmã Aimee, como era conhecida, era uma evangelista bastante popular. No entanto, no dia 18 de maio de 1926 a sua mãe afirmou que McPherson tinha partido dessa para melhor, depois de ser levada por uma correnteza.

No entanto, ela reapareceu um mês depois alegando que havia sido sequestrada. No entanto, os detalhes dados por ela não pareciam se encaixar. O local do cativeiro nunca foi encontrado, além disso quando desapareceu ela usava roupas de banho e foi encontrada com roupas normais.

5 – William Grothe
No dia 19 de novembro de 2008, a polícia registrou o desaparecimento do advogado William Grothe, depois que a sua carteira, sua jaqueta de couro e sacolas com itens que ele teria acabado de comprar foram encontradas nas margens de um rio.

Alguns dias depois, no dia 24 de novembro, Grothe decidiu ligar para a polícia, fingindo ser o seu assassino. Ele só não poderia imaginar que a polícia faria um reconhecimento de voz, comparando a voz do “assassino” com a voz de Grothe deixada em um recado na secretária eletrônica.

9 frases budistas para te deixar mais inspirado


"A satisfação está no esforço, não na conquista. Esforço completo significa vitória completa". (Mahatma Gandhi)

"Buscar professores não vai resolver suas dúvidas. Investigue a si mesmo para encontrar a verdade dentro, não fora". (Ajahn Chah)

"Coisas ruins e prejudiciais para você são fáceis de fazer. Coisas positivas e benéficas são dificílimas". (Siddartha Gautama - Buda)

"Compaixão e tolerância não são sinais de fraqueza, mas sim de força". (Tenzin Gyatso - Dalai Lama)

"Não supervalorize o que você tem, nem inveje o outro. O invejoso não obtém paz de espírito". (Siddartha Gautama - Buda)

"Um ‘não’ pronunciado com convicção profunda é melhor do que um ‘sim’ pronunciado apenas para agradar ou, pior, apenas para evitar problemas". (Mahatma Gandhi)

"Guardar raiva é como segurar um carvão quente com a intenção de jogá-lo em alguém. Quem se queima é você". (Siddartha Gautama - Buda)

"Não busque defeitos nos outros. Se eles se comportam mal, você não precisa sofrer". (Ajahn Chah)

"Temos de ser a transformação que queremos no mundo". (Mahatma Gandhi)

Gorila mostra dedo médio para visitantes do zoológico que tentavam tirar uma foto dele

Um gorila do Bristol Zoo, um zoológico no Reino Unido, finalmente se encheu com todas as pessoas tirando fotos dele e deixou os visitantes saberem exatamente como ele se sentia sobre isso, apontando seu dedo do meio para as câmeras.


Felizmente, Bon Pitchford, um fotógrafo de Bristol, capturou o momento.

“Ele realmente parece um pouco irritado”, Pitchford contou ao jornal Bristol Post. “Ele estava apenas brincando com a grama. Gorilas têm uma audição fantástica, por isso, quando eu comecei a clicar, ele deve ter me ouvido. Ele apenas se virou e parecia que estava me lançando o dedo do meio”.

Bom, se nós, seres humanos, estivéssemos presos em gaiolas para o entretimento dos gorilas, creio que também mostraríamos muitos dedos do meio para eles. Esse não é sequer o primeiro animal a expressar seu aborrecimento:


Viva esses primatas inteligentes! [ Revoada ]

24 de setembro de 2015

Farmácia América Futsal - Anos 1970, na Cancha Tagliari

Essa é da época que os campeonatos de futsal movimentavam todos os dias a recém inaugurada Cancha Tagliari (início dos anos 1970). Na foto, uma da formações da Farmácia América comandada pelo seu Osvaldo Wronski, um dos maiores incentivadores do esporte em nossa Campo Mourão.

Infelizmente, quatro dos amigos na foto já faleceram: Osvaldo Montagnole, que por anos trabalhou na Farmácia América e depois estudou, se formou médico e faleceu precocemente; Zé Luiz, que todos chamávamos de Zé Coelho; Joel, conhecido ora como Pancada, ora Kid, que sempre foi funcionário do sogro do Osvaldinho Tressa e o Laércio Brunelo, o Capacete, bom de bola, que chegou a atuar pela Associação Tagliari. 

Em pé: Osvaldo Montagnole (in memoriam), Sebastião do Açougue Estrela,  Roberto Santana Borges, José Luiz “Coelho” da Silva (in memoriam), Joel Pancada (in memoriam), Pereira 'da Coletoria' e Pedro “Cheiroso”.
Agachados: Osvaldinho Wronski, Edivaldo Bonfim, Laércio “Capacete” Brunelo (in memoriam), Carocinho, Nestor Bisi e seu Osvaldo B. Wronski.  

Queen - "Don't Stop Me Now"


"Don't stop me now", hit dos anos 1970 do Queen, é a melhor música para "se sentir bem" de todos os tempos, apontam cientistas, segundo o Huffington Post.

A canção é um exemplo perfeito da "fórmula feel-good" para músicas: ritmo rápido (cerca de 150 batidas por minuto), clave maior e letras felizes.

Em uma pesquisa encomendada pelo fabricante de eletrônicos britânico Alba, 2 mil adultos do Reino Unido foram convidados a partilhar as suas músicas favoritas para se sentirem bem.

"Minha análise confirmou muito bem o que já sabíamos: canções escritas em uma clave principal com ritmo rápido são as melhores na indução de emoções positivas", disse o neurocientista cognitivo Dr. Jacob Jolij.

Outras canções citadas pelos entrevistados foram "Dancing Queen", do ABBA, "Good Vibrations", do Beach Boys, e "Uptown Girl", de Billy Joel. [ G1 ]

Obrigado, Tiana...


Assistam e tomem uma lição, muito bem dada, por uma menininha de uns cinco, seis anos... Vamos aprender!!!



Enviado, via Whatsapp, pela minha filha Marina.

18 momentos que todo palmeirense já viveu

Aos meus amigos Ilivaldo Duarte, Peter Fell, Leandro Caranga, Kadu Aldrigue, Jorge Correa, Beto Multimídia, Bruno Couto, Adionir Ramos, José Tomadom. Palmeirenses doentes (redundância), aos quais eu desejo muito que vejam o Palmeiras um vez, pelo menos uma vez, campeão mundial para sentirem a enorme alegria que já tive, por três vezes, com o meu São Paulo FC.  

1. Assistiu com frequência a defesa de pênalti do Marcos em 2000.
E idolatra o goleiro/santo acima de qualquer outra coisa.

2. Teve absoluta certeza que o Allianz Parque é o estádio mais bonito do mundo quando o conheceu pessoalmente.
E sempre foi o melhor mesmo quando era o antigo Palestra Itália.

3. EMPOLGOU várias e várias vezes quando uma boa vitória apareceu.
“É óbvio que depois dessa vitória pode entregar a faixa.”

4. Cornetou até a 14ª geração de algum jogador quando o time perdeu.
P****, Leandro Almeida!


7. Não canta vitória antes dos jogos importantes já com medo de se decepcionar.
Parecido com o “não grita gol antes que dá zica”.

8. Amou e odiou o Valdivia com a mesma facilidade.
De que lado você está no momento?

9. Já pensou em solicitar na prefeitura que o dia 12 de Junho passe a ser feriado.
Foi mesmo.

10. Pra você não importa o momento ou a fase do time, o Palmeiras é o melhor time do mundo.
Essa foto retrata exatamente o sentimento.

11. Parou de assistir alguns programas que em sua opinião não gostam do Palmeiras.
Ou simplesmente não gosta de algum narrador ou comentarista por ter absoluta certeza que ele torce contra o Palmeiras durante a transmissão.

12. Na sua opinião a arbitragem é sempre contra o Palmeiras.
“Essa juizada é tudo corinthiana!!!”

13. Cornetou qualquer treinador que apareceu em algum momento.
Se até o Felipão foi xingado…

14. Já perdeu a paciência com qualquer um que disse que o Palmeiras não tem Mundial (e chama de desinformado.)
Até porque, o título da Copa Rio de 1951 foi sim considerado um título mundial. Só que não...!!!

15. Sempre afirma com veemência que a história do Palmeiras é muito maior do que a de qualquer outro time.
Sim, pois o Palmeiras é o campeão do Século XX e o XXI está bem longe de acabar…

16. Dia de clássico contra o Corinthians é um dia que é melhor não manter contato social com outras pessoas que não sejam palmeirenses.
É um dia diferente, pois é um dos maiores clássicos do futebol mundial.

17. Já fez piada com alguma coisa ruim do time.
Mas ai de alguém que não for palmeirense fizer a mesma piada que você…

18. Você é mais palmeirense do que qualquer torcedor do Palmeiras e faz questão de provar isso.
Não basta torcer, tem que torcer mais do que todos os outros!

[ BuzzFeed

3 maneiras de melhorar sua memória comprovadas pela ciência


Uma pesquisa feita em 2013 mostrou que jovens adultos (com idades entre 18 e 34 anos) têm mais dificuldade do que pessoas com mais de 55 anos de lembrar de datas (15% vs. 7%), onde guardam as chaves (14% vs 8%), de fazer o almoço (9% vs 3%) e até de tomar banho (6% vs 2%).

Você acha que se encaixaria nessas estatísticas? Está se sentindo esquecido? Vale testar as dicas que separamos, baseadas na ciência, para recuperar o controle sobre sua memória:

1. Associe suas memórias com objetos físicos
Você já deve ter passado por esse problema: acabou de ser apresentado a alguém e, assim que a pessoa vira as costas, você já esqueceu o nome dela. Acontece - mas é extremamente embaraçoso precisar perguntar o nome dela novamente. A dica é associar o nome a algum objeto. Por exemplo, se você acabou de conhecer a Giovana e ela estava próxima de uma janela, pense nela como a Giovana da Janela. Parece um truque estúpido, mas funciona. E, claro, não só para nomes de pessoas, mas para qualquer coisa: relatórios, documentos, marcas. Associando conceitos a objetos fica mais fácil de lembrar. E, claro, quanto mais absurdas forem as associações mais fácil é lembrar delas.

2. Não memorize apenas por repetição
Ao ver ou participar de apresentações você deve ter sentido isso - é muito claro quando alguém apenas decorou o que devia falar. Mas basta acontecer alguma mudança no roteiro ou um 'branco' para que a pessoa se perca. Memorizar algo de fato depende de compreensão. Então, ao pensar em falas e apresentações, tente entender o conceito todo ao redor do que você está falando. Pesquisas mostram que apenas a repetição automática pode até impedir que você entenda o que está expondo.

3. Rabisque!
Estudos indicam que rabiscar enquanto 'ingerimos' informações não visuais (em aulas, por exemplo) aumenta a capacidade de nossa memória. Uma pesquisa de 2009 mostrou que pessoas que rabiscavam enquanto ouviam uma lista de nomes lembravam 29% a mais dos nomes ditos. Da próxima vez que for a uma palestra, leve uma caneta e bloquinho e rabisque! [ JusBrasil ]

23 de setembro de 2015

Juvenil do AERM - 1966

Foto, de 1966, mostra equipe juvenil da Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) que disputava o campeonato da Liga Amadora de Campo Mourão juntamente com outras dois equipes da cidade, DER e Estrela.

Adio e Tomadon são meus companheiros de peladas de futebol suíço no Clube dos Trinta. Beline curte merecida aposentadoria no litoral paranaense.  Lembro do Luiz Alberto defendendo, e muito bem, as cores da Associação Tagliari. Aurino, infelizmente faleceu recentemente. Nil é irmão do Adio.

Em pé: Toninho Vassoura, Aurino, Adionir Ramos, José Tomadon, “Beline” Fuzeto e Adão
Agachados: Eufrásio Silva, Luiz Alberto, Edson, Quelé e Nil Ramos.

Justin Nozuka - "Heartless"





Filho de pai japonês e mãe canadense (irmã da atriz Kyra Sedwick), Justin Tokimitsu Nozuka nasceu em Nova Iorque, em 29 de Setembro de 1988.


Borboleta 'corajosa' pousa na cabeça de predador

Borboleta 'corajosa' pousa na cabeça de predador
A cena ocorreu na ilha de Batam (Indonésia). Uma borboleta "corajosa" pousou na cabeça de um lagarto, um potencial predador. O flagrante foi feito na casa de Usman Priyono na segunda-feira (21/9). O que aconteceu com o inseto permanece um mistério.

'Tentativa de suicídio' ocorreu na Indonésia | Barcroft Media/Other Images

Selfie do Inferno





Curta de terror em homenagem aos que adoram uma selfie.


PM baiano desvenda significados de tatuagens no mundo do crime

Estudo levantou 50 mil documentos e fotos em presídios e delegacias, institutos médicos legais, jornais, revistas e redes sociais, além de raras entrevistas com detentos
Palhaços, índias, magos, caveiras, bruxos, serpentes, polvos, aranhas, peixes, anjos, santos e demônios são figuras comuns nos presídios brasileiros.

Há pelo menos 10 anos, o capitão da Polícia Militar baiana Alden dos Santos se dedica a traduzir os significados destas e outras imagens desenhadas nos corpos de presos e suspeitos de crimes no Brasil e no exterior. Seu estudo sobre os significados das tatuagens gerou uma cartilha, adotada oficialmente como apoio a investigações pela PM da Bahia.

"Foram detalhados os significados de 36 imagens associadas a crimes específicos", diz o capitão. "Muitas delas, além de se repetirem em todo o país, aparecem nos mesmos padrões em países como Estados Unidos, Rússia e locais na Europa."

Além de símbolos mais conhecidos, como palhaços (associados a roubo e morte de policiais), magos ou duendes (comuns entre traficantes), a pesquisa identificou recorrência inusitada de personagens infantis, como o "Diabo da Tasmânia", o "Papa-léguas" e o "Saci-Pererê".

O primeiro sugeriria envolvimento com furto ou roubo, principalmente arrastões. Já o Papa-léguas - ou sua variação mais comum, o "Ligeirinho"- indicaria criminosos que usam motocicletas para o transporte de drogas.

Tatuagens com o demônio da Tasmânia sugeririam envolvimento com furto ou roubo, principalmente arrastões

O Saci também teria relação com o tráfico: seus portadores seriam responsáveis pelo preparo e distribuição dos entorpecentes.

Foi pelas redes sociais que a pesquisa de Alden encontrou popularidade: mais de 5 mil pessoas acompanham suas postagens no Facebook sobre supostas conexões entre crimes e tatuagens, além de casos policiais não registrados pela grande mídia.

Pelo YouTube, os vídeos publicados pelo PM já foram vistos mais de 600 mil vezes. O resultado final do estudo já foi baixado pela internet por mais de um milhão de pessoas.

Figura do 'papa-léguas' ou 'ligeirinho' indicam uso de motocicletas para distribuição de drogas

Estigmatização?
Aproximadamente 50 mil documentos e fotos foram coletados pelo PM: eles vêm de presídios e delegacias, institutos médicos legais, jornais, revistas e redes sociais - tudo isso somado a raras entrevistas com detentos de prisões baianas.

"As principais informações infelizmente não vieram dos presos em si. Há um forte código de silêncio. As conclusões vieram mais pelo cruzamento de dados", diz. Ele explica: "Levantamos, por exemplo, todos os presos que tinham tatuagem do Coringa e cruzamos com suas sentenças. Havia um padrão claro em seus delitos."

Mais conhecidas, tatuagens de palhaços costumam ser associadas a roubo e morte de policiais

O padrão, segundo o militar, indica "roubo e envolvimento com morte de policiais".

"Portadores desta tatuagem demonstram frieza e desprezo pela própria vida", explica o PM. "A maioria parece absorver as características deste personagem - insano, sarcástico, vida louca. Normalmente não se entregam fácil e partem para a violência."

Questionado sobre a estigmatização que a pesquisa poderia provocar sobre quem tem imagens pelo corpo, o policial militar diz deixar claro que cidadãos "nunca poderão ser abordados somente por apresentarem tatuagens descritas na cartilha".

Aranhas indicam suspeitos que agem em grupo; são associados a caçadores que 'esperam pacientemente pelas presas, as prendem e as matam'

"Nosso objetivo não é discriminar pessoas tatuadas, isso seria discriminar o próprio ser humano, que há muito tempo usa tatuagens como forma de expressão", diz o capitão Alden.

Sacis indicariam responsáveis pelo preparo e distribuição dos entorpecentes

Ele diz que, para policiais, a importância do estudo é ajudar o agente a salvaguardar sua integridade física, no caso de tatuagens ligadas a mortes de oficiais.

"Elas também funcionam como mais uma ferramenta para facilitar o trabalho de reconhecimento de suspeitos", diz, citando as imagens de carpas - estes peixes são frequentemente associados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Segundo o estudo, as imagens acima seriam associadas a membros da facção criminosa PCC

Códigos
Além das imagens figurativas, elementos gráficos, como pontos tatuados nas mãos, também seriam indícios de crimes, segundo o pesquisador.



Um só ponto preto indicaria "batedores de carteira". Dois, na vertical, sugerem estupro. Três pontos, em formato de pirâmide, apontam relação com entorpecentes.

O oficial não teme que a divulgação dos símbolos iniba a exibição ou confecção de novas tatuagens suspeitas.

"A existência desse material não fará com que as facções alterem seus códigos", diz Alden ao #SalaSocial. "Por incrível que pareça, em vez de os suspeitos deixarem de usar a imagem que os associa à prática de determinado crime, o que percebemos é a lógica inversa: quanto mais se tem consciência de que a polícia conhece, mas frequentes são as imagens, como uma espécie de desafio."

Segundo o PM, a tendência não se limita ao Brasil.

"O palhaço, com o mesmo significado, é muito comum também na máfia russa, no México, nos Estados Unidos, em Porto Rico. O mesmo ocorre com a índia (mulher de cabelos negros e longos, que já serviu para indicar quem tinha autorização do tráfico para portar fuzis, hoje mais associada à prática de roubos).
Imagens de magos são associadas a usuários ou traficantes de drogas

22 de setembro de 2015

Mourãoense em destaque: Nilson Evilásio de Souza

Sempre ouvi muitos elogios ao mourãoense Nilson Evilásio de Souza, professor doutor em química. Sem o conhecer pessoalmente, a admiração e respeito aumentaram muito ao saber que era genro do saudoso professor Abelegy e filho do também saudoso seu João 'Barbeiro', que por anos, na década de 1970,  atendeu numa barbearia ali no prédio do Cine Plaza e, depois, numa das salas do Mercadão Municipal. Nossos pais eram grandes parceiros em bagunças pescarias, ali na sede do DER na Usina Mourão. Achava que tinha uma foto do seu João aqui, mas não a localizei (vou procurar na casa de meu pai).

Com a ajuda do Celso Alves, cunhado dele, descobri que o Nilson lecionou por um ano no Colégio Estadual, onde também foi aluno e que há quatro anos está aposentado da Universidade Estadual de Maringá.     

Filho da dona Leonor de Souza, Nilson fixou residência em Maringá. Casado com, a também professora, Ângela Alves, eles têm três filhos: Rafael Evilásio de Sousa (Professor PHD em Engenharia Civil na UEM) Nilson Evilásio Filho (Professor Doutor em Física na Universidade Federal de Santa Maria [RS]) e Vinícius de Souza (formado em Ciências da Computação).

Nilson recebendo diploma de formatura das mãos do professor Egydio Martelo - Campo Mourão, anos 1970
 

Call Me Lolla - "Agrado"


Call Me Lolla é uma banda brasileira formada por Brenda Mayer, Lucas Mayer, Zé Mazzei e Tiago Ritter 


Astronauta filma órbita completa da Terra


O astronauta americano Scott Kelly filmou uma volta completa na Terra a bordo da Estação Espacial Internacional.
Ele deve passar um ano no espaço, o recorde de permanência até agora nesta estação.
O astronauta já completou mais de 2,6 mil órbitas. A meta é chegar a 5.462.
Os dados coletados podem ser usados em uma futura missão ao planeta Marte. [ BBC Brasil e Canal GS Vip ]