11 de setembro de 2015

Hoje tem festa para a Larissa e todos nós

Larissa com Luís Guilherme
Setembro é especial para mim por que fui pai duas vezes no mês do início da Primavera. Hoje comemoramos o niver de minha filha do meio, Larissa, que nasceu oito dias antes da primeira, Sarah, comemorar um aninho (Elvira e Eu éramos rápidos naquela época. Bons tempos!!! kkk). 

Ana Letícia com Luís Guilherme
Então, claro, desejo para a Larissa toda felicidade do mundo, sempre com muita saúde, paz e amor. E, também, agradeço os presentes maravilhosos que ela nos concedeu, Ana Letícia e Luís Guilherme. Viva!!!

Raul Seixas - "Eu Também vou Reclamar"

Raul Santos Seixas (Salvador, 28/06/1945 — São Paulo, 21/08/1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. 

Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing". 

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone Brasil promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19ª, encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros. No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira, onde seu Krig-Ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição, demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.

1- Professor João Pedro (in memorian), 2- Namir Piacentini, 3- José Carlos "Faro Fino" da Silva, 4- Euclides Gracioli, 5- Neuci Teodoro de Oliveira, 6- Vanilda Bisi, 7- Futrika, 8- ...., 9- João Dorneles, 10- ...., 11- Nelson de Freitas Góes, 12- Raul Seixas e 13- João Sérgio Kffuri
Raul Seixas se apresentou em Campo Mourão, em meados dos anos 1970, no extinto Cine Plaza, numa promoção da União Mourãoense dos Estudantes Secundários (UMES), que naquela época era presidida pelo Edivaldo "Futrika" Lopes. Na foto acima, ele aparece ao lado de membros da diretoria da entidade estudantil e fãs mourãoenses. O burro aqui não foi por causa da chuvarada que caiu naquele dia.

Numa igreja não tão perto de você...


Taí um religioso que eu teria o maior prazer em acompanhar. Animado como todos deveriam ser. 

Sou católico, tenho ido às missas com frequência e entendo que os cultos poderiam ser mais alegres, mais para cima. Hoje é sexta... final de semana chegou.


Os filmes mais pirateados da semana


O site TorrentFreaks divulgou a lista semanal dos filmes mais baixados. A animação Minions lidera, seguido pelo trilher de ação Mad Max.

1) Minions 

2) Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road)

3) Self/less

4) Os Vingadores 2: Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron)


5) Terremoto - A Falha de San Andreas (San Andreas)

6) Straight Outta Compton - A História do N.W.A.

7) Nocaute (Southpaw)

8) Welcome Back

9) Entourage: Fama e Amizade (Entourage)

10) O Exterminador do Futuro: Gênisis (Terminator Genisys)

10 coisas que vão ser estranhas de explicar para os nossos netos

Já se imaginou em 2065?


1. Talentos culinários.
“Era muito complicado, netinha… 
O hambúrguer às vezes ficava com umas 
partes geladas, o Nescau empelotava…”

2. Paquera.
“Hoje em dia com esse negócio de telepatia ficou tudo tão frio, tão fútil…”

3. Amor.
“Tá vendo esses desenhinhos, neto? 
Chama emoji, a moçada no meu tempo usava muito.”

4. Habilidades manuais.
“A gente tinha que se virar com o que tinha!”

5. Moda.
“Hoje em dia não tem mais aquela elegância de outrora!”

6. Combate ao tédio.
“E a conexão era leeeenta… Fora que, quando você estourava o 
limite de dados, a operadora cortava tudo!”

7. Convivência familiar.
“Eram tempos mais simples…”

8. Consumo de cultura.
“Tinha um monte de filme, mas nenhum que a gente queria ver.”

9. Transporte.
“E se você quisesse comer alguma coisa só tinha pão de queijo de R$ 15!”

10. Diversões infanto-juvenis.
“Hoje em dia as crianças não são mais crianças!”

10 de setembro de 2015

Dona Odethe nas Termas de Jurema

Há poucos dias atrás, Dona Odethe, sogra minha, veio passar uns dias na Termas de Jurema e, como não sou bobo, fui até lá para passar um tarde mais do que agradável naquele paradisíaco hotel. 

Claro que as fiéis escudeiras, minha esposa Elvira e a neta Fernanda, me acompanharam e posaram ao lado da mãe e bisavó para algumas fotos.

Foram poucas horas juntos, mas deu para matar um pouco da saudade e ver (e se impressionar) com as belezas do hotel de propriedade da família Miguel.

Fernanda Lima Chornobai, Anna Odethe Iurk Schen e Elvira Maria Schen Lima
Termas de Jurema - Iretama/Pr - Agosto de 2015

Kings Of Convenience - "I'd Rather Dance With You"


Kings Of Convenience é um duo folk-pop indie da Noruega. Composto por Erlend Øye e Eirik Glambek Bøe. O grupo musical é famoso por suas melodias de violão e sua influência da bossa nova brasileira. Øye e Bøe são os compositores e interpretes de todas as faixas.

Um gorilinha brinca de pega-pega com menino em zoológico

"Aqui, de boa, com meu amigo humano"


É um daqueles casos de amizades interespecíficas. O menino Isaiah, de dois anos, foi com os pais ao zoológico de Columbus, em Ohio, nos EUA. Deve ter rolado aquela animação típica de criança em dia de passeio. Todo animado, Isaiah decobriu a jaula dos gorilas. Do lado de lá, um gorilinha de dois anos e de nome Kamoli também ficou animado com a presença do menino. Viraram parças.

O vídeo, gravado pela mãe de Isah, mostra os dois amigos brincando de pega-pega, separados apenas por uma parede grossa de vidro.


Três cidades que usaram o urbanismo para se reinventar

Conheça três cidades diferentes que planejaram muito bem o uso do espaço urbano


Bruxelas
Foi na capital da Bélgica que o novo pensamento urbanístico nasceu. A pós-doutorada em geografia urbana e plano espacial pela Universidade Saint-Louis de Bruxelas, Sofie Vermeulen, explica que a cidade adotou, no início dos anos 2000, um planejamento urbano capaz de a transformar em metrópole internacional. Desde então, além das políticas bem-sucedidas de mobilidade urbana e descentralização de serviços públicos, Bruxelas trabalha na revitalização de áreas centrais. O status de cidade cosmopolita atrai cada vez mais turistas de negócios, além de variados congressos mundiais.

Cidades têm de acompanhar o ritmo da sociedade. Por isso, se reinventam. Ou deveriam. Pois, quando o pensamento urbanístico é deixado de lado, os problemas aparecem. A falta de acessibilidade, a centralização de serviços públicos, o pouco estímulo ao uso do espaço urbano e até a violência são alguns dos pontos que acometem as cidades mal planejadas.

Pensando nisso é que arquitetos e urbanistas europeus e norte-americanos se reuniram em 2003 para discutir e estabelecer o novo urbanismo, com base em casos que deram certo e antes que se instaurasse o caos.Afinal, o pensamento vigente de organização não atende mais às necessidades das metrópoles contemporâneas.

Após essa primeira reunião, o Conselho Europeu de Urbanismo foi criado. Os arquitetos belgas Christian Lasserre e Joana Alimanestianu, e Lucien Steil, de Luxemburgo, passaram a liderar o novo movimento de urbanismo, que se inspira em alguns bons exemplos, como Tapiola, na Finlândia, Bruxelas, na Bélgica, e Bogotá, na Colômbia, cidades que criaram soluções simples, mas impactantes para a vida contemporânea.

E na base do novo urbanismo, estão aspectos como minimizar os efeitos da urbanização dispersa; estimular o uso misto do espaço urbano; valorizar a circulação de pedestres; incentivar o uso da bicicleta; dar máxima atenção às demandas da comunidade organizada em pequenos núcleos ou distritos; e preservar os bens de interesse histórico, por meio da atribuição de usos atuais para os espaços incorporados ao projeto urbano.

Bogotá

Atualmente com sete milhões de habitantes, a capital da Colômbia chamou atenção pela forma com que diminuiu o índice de violência urbana. De acordo com informações do governo local, Bogotá baixou de 82 para 16 homicídios por 100 mil habitantes entre 1998 e 2008. Para o ex-prefeito da metrópole, Enrico Peñalosa, que esteve no Brasil em 2010 para explicar o processo, a razão principal para a solução da violência urbana foi a mobilidade. Criou-se um sistema binário de transporte urbano, com canaletas exclusivas para os ônibus e priorização de pedestres e ciclistas nas vias da cidade. “O estacionamento não é garantido constitucionalmente. Se há carros estacionados numa rua, o governo pode tira-los e fazer uma ciclovia”, explica. E foi essa uma das soluções colocadas em prática por lá.

Tapiola

Fundada em 1953, Tapiola foi planejada para ser uma cidade-jardim. Isso foi um reflexo do pós-guerra, quando a Europa passou a tratar da preservação e conservação de bens naturais. A cidade-jardim, localizada na costa sul da Finlândia, convida os cidadãos a interagir com o sistema de espaços livres e verdes e desenvolvimento sustentável. Essa relação, para o mestre em projeto urbano pela Graduate School of Design da Universidade e Harvard, Adilson Macedo, recuperou o potencial imobiliário de algumas regiões e descentralizou serviços e comércio. [ Gazeta do Povo/Haus ]

14 hábitos simples (e viáveis) que podem melhorar sua vida

Através de pequenas mudanças, sugeridas pela ciência, podemos realizar grandes sonhos


Você tem muitos objetivos gigantes em sua vida e nunca consegue concluí-los? Passar no concurso público dos seus sonhos está entre eles? Então essa lista foi feita para você - e pode mudar sua vida!

Talvez você esteja fazendo as coisas erradas. Não se afobe em mudar sua vida antes de mudar pequenos hábitos. Aqui vão 14 passos totalmente viáveis para mudar - para melhor.

1. Tenha uma fruteira em sua mesa
Segundo Brian Wansink, professor de marketing da Universidade de Cornell, apenas força de vontade não fará você perder peso: é preciso mudar seu ambiente. Uma fruteira em sua cozinha já é o suficiente para melhorar seus hábitos alimentares. E convenhamos, não é tão complicado ter e abastecer uma fruteira em casa, não é?

2. Tome café da manhã
Muitos estudos já comprovaram os benefícios do café da manhã. Compre um pãozinho na padaria, coma uma fruta, tome um iogurte ou um suco e voilá, você estará pronto para enfrentar a semana! A primeira refeição do dia deve ser rica em carboidratos - afinal, saco vazio não para em pé.

3. Ande (não corra)
Você não é daqueles ratos de academia? Não se preocupe, vamos fazer uma continha básica: se todos os dias você der 200 passos durante um telefonema, mais 100 passos enquanto espera a comida esquentar no microondas, e mais 100 passos enquanto escova os dentes de manhã, você terá andado quase dois quilômetros extras por semana. Parece pouco, mas em um ano você terá andado 80 km a mais.

4. Faça uma lista de coisas para fazer
As manhãs são perfeitas para se planejar. Faça uma lista de coisas para fazer durante o dia, e não se esqueça de distribuir um tempo correto para cada ação. Gastar uns minutinhos fazendo isso poderá fazer você economizar boas horas.

5. Programe o final de semana durante o começo da semana
Se programar com antecedência é lei se você quiser ter uma vida mais tranquila. Tome alguns minutos durante o começo da semana para pensar sobre o que você gostaria de fazer no fim de semana. Quer ver um filme? Use esse tempo para convidar seus amigos ou comprar os ingressos. Isso vai antecipar imprevistos e economizar seu tempo

6. Faça um trajeto diferente por semana
Caminhos diferentes para o trabalho ou colégio podem fazer você se sentir melhor. O segredo é simples: baixe boas músicas durante o fim de semana e aproveite para ouvi-las nos novos trajetos. Um exercício simples que pode desestressar.

7. Dê uma volta durante o dia
Está num dia difícil? Dê uma voltinha no quarteirão. Isso vai contribuir para refrescar sua mente e deixar você mais focado. Não pense que serão minutos jogados fora, uma ideia genial pode surgir em uma dessas caminhadas.

8. Assista TV com moderação
Não estamos falando para você parar de assistir, apenas para maneirar no tempo que você assiste. Leia um livro ou termine algo que você começou. Além disso, essa prática ajudará a escolher seus programas favoritos.

9. Ajuste seu despertador
Organize seu sono. Meia horinha a mais na cama faz toda diferença. Ou, se você tem um dia cheio de tarefas pela frente, tente ajustar seu despertador para mais cedo. Será como se o dia fosse mais longo.

10. Mude de lugar seu despertador
Se você faz do seu celular o seu despertador e dorme com ele do seu lado, são grandes as chances de que você aperte o botão “soneca”. Deixe o seu despertador longe o suficiente para você ter que levantar para desligar.

11. Crie uma senha positiva
Você usa muito o computador? Altere suas senhas! Mas não coloque coisas simples como “soufeliz”, use o teclado alfanumérico: “s0uf4l1z”. Ter que digitar palavras de positividade obrigatoriamente pode mudar seu dia.

12. Envie um bom e-mail (ou elogie alguém)
Você conversa com várias pessoas por dia e manda milhares de e-mails. No meio desse caos, experimente enviar uma mensagem desejando coisas boas. Admirar o ambiente ao seu redor também pode mudar seu humor.

13. Gaste melhor seu tempo ocioso
Muito tempo na fila do banco? Ainda bem que você tem seu celular! Navegue por fotos antigas, converse com seus amigos, planeje sua semana. Existem inúmeras coisas produtivas para se fazer durante o tempo ocioso.

14. Você é responsável por seus hábitos
Não adiantará nada fazer uma dessas coisas sazonalmente. Um hábito só se torna um hábito quando repetido inúmeras vezes até se tornar prática. Compartilhe com algum amigo seus feitos e conquistas: isso te ajudará a ir mais longe. E não se esqueça: coisas pequenas geram mudanças grandes. [ Qual Concurso ]

9 de setembro de 2015

Carneiro recheado para comemorar niver do Tarciso Sartor

Tarciso Sartor, Antonio Kiwel, Marcelo Silveira, Edson Urubu e Pedrinho Staniszewski
Clube dos Trinta - Campo Mourão/PR 

Olha só que turma boa se reuniu na última segunda-feira, dia 7, feriado da Independência do Brasil, lá no Clube dos Trinta para comemorar os 79 anos do pioneiro mourãoense Tarciso Sartor. E o fizemos saboreando delicioso carneiro recheado preparado pelo Nilmar Piacentini.

Nem a forte chuva atrapalhou nosso encontro, que teve ainda duas tediosas peladas de futebol e emocionantes disputas de truco em seis. Viva o Tarciso! Viva nós todos!!!

João Berbel, Tarciso Sartor, Antonio Kiwel, Marcelo Silveira, Edson Urubu, Pedrinho Staniszewski e Osvaldinho Tressa (agachado, à frente)
Clube dos Trinta - Campo Mourão/PR  

Ana Cañas - "Devolve Moço"


Ana Cañas (14/09/1980) é uma cantora, compositora, arranjadora e produtora musical paulistana.

Cézinha e a pinga com Butiá

Cesinha
Cremauri Rodrigues, da AT Informática, se divertia contando história do Cézinha Chaveiro, que por anos trabalhou com o Ari Chaveiro e agora tem sua própria empresa no mesmo ramo.

Crema, como chamamos o Cremauri lá no Clube dos Trinta, ria mais do que contava que, alguns anos atrás, Cézinha experimentou uma cachaça curtida com Butiá e quis porque quis aprender como se fazia aquela delícia.

Todos palpitaram, mas a conclusão que ele chegou era que além de colocar o Butiá numa aguardente boa, era também preciso enterrar a garrafa por pelo menos três meses.

No dia seguinte, Cézinha cumpriu todo o ritual de preparação, colocou a pinga na garrafa mais linda que encontrou e, preocupado em esconder bem escondido, enterrou-a no terreno de casa.

Cremauri e o filhão Isaac
Ansioso, os dias pareciam não passar nunca e ele não via a hora de experimentar e mostrar o seu preparado para os amigos.

Com apenas sete dias não aguentou e decidiu que noventa dias era muito tempo e que após o serviço ia desenterrar a garrafa e matar logo o desejo de apreciar a cachaça.

Chegou em casa, foi logo para o terreno, mas ficou em dúvida sobre o local onde enterrou a garrafa e resolveu ir cavando até encontrá-la... na primeira tentativa, nada... cavou novamente e não encontrou... quase “varou” a noite cavando e nem uma moeda encontrou... Dizem que ele deixou o terreno todo esburacado, mas até hoje não encontrou a pinga.

- Já pensou se ele morasse numa chácara ou se esperasse os noventa dias recomendados para abrir a garrafa? divertia-se o Cremauri...

Butiá: Palmeira nativa da América do Sul, também conhecida por MACUMÁ e que ocorre nas matas e campos das regiões altas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ele voltou. O motorista que enfrentou as abelhas ignorantes está de volta


Via: Diário de Bordo de um Caminhoneiro

Mais de 450 sites devem ser evitados na hora das compras

Ao realizar uma compra na internet, você costuma optar por lojas que ofereçam preços abaixo do comum? Ao ver uma promoção por tempo limitado, você deixa de verificar a reputação do site?

Se a resposta para as duas perguntas foi positiva, então, é melhor redobrar sua atenção para evitar problemas com o comércio eletrônico em suas próximas aquisições.

A Fundação  Procon-SP,  em 2011, começou a monitorar os sites de compras que eram alvos de reclamações constantes pelo consumidor. Em 2012, publicou uma lista com mais de 200 lojas virtuais que deveriam ser evitadas pelo consumidor. Atualmente, esse número cresceu 141% e a listagem já conta com 482.  

A lista é composta por sites que tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP  e  foram notificados por irregularidades ou  não foram encontrados.  Uma das principais queixas dos consumidores é a falta de entrega do produto adquirido. Sem conseguir contato com a loja é impossível que entidade tome qualquer medida em relação à empresa, nem sequer abrir processos administrativos.

A lista está disponível na página principal do órgão, no ícone “Evite esses sites!”, contendo o endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Veja aqui.  Os consumidores que devem evitar esses sites, pois é muito provável que não receberão seu produto e terão dificuldade para ser  ressarcidos futuramente.

Se você pretende realizar compras no comércio eletrônico, além de consultar essa lista é importante ficar atento a alguns cuidados.

– Tenha um bom antivírus, pois esse é uma dos componentes de segurança, o ideal é optar por pacotes que incluam antisspam, antisspywarer, firewall.  Esses componentes devem ser atualizados todos os dias.

– Desconfie sempre dos preços exageradamente baixos. Dê preferência aos sites que tenham também uma loja física e não só virtual para, em caso de reclamação, você tenha maior facilidade de acesso físico.

– Ao optar pelo pagamento com cartão de crédito, verifique se o site tem certificado e se é chancelado por alguma organização de segurança.

– Pesquise em páginas de entidades de defesa do consumidor o número de reclamações sobre a empresa que vai comprar. Além da lista citada acima é importante consultar   o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec, da Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça e o site Reclame Aqui que possuem um ranking de produtos e serviços mais reclamados pelos consumidores.

– Veja ainda se a loja virtual possui telefone de atendimento ao consumidor – o ideal é fazer uma ligação teste para saber se funciona de fato – leia as condições apresentadas pelo site e em caso de dúvida mande um e-mail para a empresa solicitando esclarecimento, o que é uma ótima maneira de saber como é a qualidade  e o tempo de resposta do site.

Fique bem atento aos prazos de entrega e ao concluir a comprar imprima ou salve os comprovantes.Não conseguindo resolver o problema, procure o Procon mais próximo de sua residência. [ Diário do Consumidor ]

8 de setembro de 2015

Pazini, o campinho e a bola "porco espinho"

Gilberto Pazini - Clube dos Trinta/ 2015
Quando criança, qualquer terreno baldio servia de campo de futebol para nossas peladas que, normalmente, reunia cinco jogadores de cada lado. Mas não era fácil conseguirmos montar todo o “espetáculo”. Tínhamos que ajeitar o terreno, capinar o mato, fazer as marcas do campo com pó de serra, as traves eram pedaços de madeira descartados por madeireiras – como tinha madeireira em Campo Mourão naquela época!-- As redes dos gols, fazíamos com uma cordinha que no primeiro chute a gol, arrebentava.

O mais difícil de tudo era conseguir uma bola boa. A número cinco, oficial. A famosa bola de capotão, de couro curtido e que tinha em seu interior uma câmara de ar feita da bexiga do boi. Elas tinham número e a cinco era a que mais se aproximava da utilizada pelos profissionais. Bola nova valia tanto ou mais que um bom campinho, era motivo de congestionamento de atletas, todos querendo aproveitar antes que a terra vermelha a “maltratasse”.

Gilberto Pazini, um pouco mais novo do que eu, também curtiu essa delícia que era jogar em campinho de terra, disputar jogos que começavam cedinho e só terminavam quando escurecia ou quando a briga era muito feia.

O sósia do técnico Muricy conta que zelou tanto de uma bola que um dia, véspera de uma partida contra uma equipe de um bairro distante, resolveu pintá-la com a única lata de tinta disponível... de tinta a óleo. Caprichou, deu duas demão e -- azar!-- o tempo fechou em seguida, choveu bastante e o sol só foi sair na manhã do jogo.

O adversário chegou na hora combinada, o campinho estava seco e a única bola úmida. A rivalidade era grande e ele, além de querer vencer, queria muito mostrar como a bola estava perfeita.

Começa a partida e com menos de cinco minutos tiveram de parar a peleja. Tudo que estava pelo campinho (pó de serra, pedras, folhas...) foi grudando na bola deixando-a com um peso insuportável para as pernas dos pequenos craques.

- “Luizinho, ela parecia um porco-espinho e os goleiros corriam de medo”, se diverte o amigão, quando eu o provoco para repetir a história.

Michael Bublé - "Me & Mrs. Jones"


Michael Steven Bublé (Burnaby, 09/09/1975) é um cantor, compositor, ator e comediante canadense. Seu álbum homônimo de estreia, de 2003, alcançou o Top 10 no Canadá, Reino Unido e Austrália. Ele obteve sucesso comercial nos EUA com o álbum It's Time, impulsionado pelo hit "Home". No total, Bublé já vendeu cerca de 50 milhões de álbuns ao redor do mundo.

Me & Mrs. Jones é uma composição de Billy Paul.

7 Aplicativos indispensáveis para concurseiros



Não poupar esforços é uma das características mais marcantes dos concurseiros, e a tecnologia têm sido a principal aliada nos últimos tempos. Se organizar e ter as ferramentas corretas ajuda a começar os estudos de forma muito mais produtiva para concursos.

Existem vários aplicativos gratuitos que auxiliam na organização dos estudos e disponibilizam atividades e estatísticas de desempenho. Os Apps são uma boa alternativa para candidatos que passam muito tempo no trânsito ou em salas de espera e querem aproveitar esse tempo ‘ocioso’ para estudar.

Confira  7 aplicativos essenciais para um bom concurseiro:

1 – Dropbox: Ideal para armazenar arquivos de provas, questões comentadas, resumos em pdf e editais sintetizados. Os dados são todos armazenados na nuvem, com segurança e é acessível de qualquer dispositivo conectado à internet. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

2 – Aprovado – Ajuda a organizar seu conteúdo com planilhas e gerenciamento de horas de estudo, e você sabe exatamente quanto tempo está estudando por dia. Com esse app, também é possível analisar gráficos e relatórios detalhados de acordo com a evolução do estudo. Disponível para iOS e Android.

3 – Vade Mecum – Andar com um Vade Mecum jurídico debaixo do braço pela rua não é uma situação agradável, falo por experiência própria dos tempos da faculdade (meu Vade Mecum pesava 4kg). Hoje isso não é mais problema, você pode consultar a legislação facilmente pelo celular e ainda habilitar os recursos de ‘ditado’ para ouvir a leitura pelo fone de ouvidos;). Disponível para iOS e Android.

4 – iBooks – Além de ler livros e baixar sínteses jurídicas, o iBooks inclui a iBook Store, que é uma loja virtual onde você pode transferir os seus livros favoritos. Ainda tem a opçã ode adicionar marcadores ou notas aos trechos mais importantes. Você pode também sincronizar os seus arquivos em PDF. Disponível para iOS.

5 – Informativos Jurídicos – Aqui na verdade são três apps (Informativos STF, STJ e TST) para ficar em dia com as decisões judiciais mais importantes do Superiores Tribunais. O aplicativo traz sínteses e marcações ao conteúdo original dos informativos. Disponível para iOS.

6 – Quiz Cespe / FCC – Aqui são dois aplicativos que contém questões de concursos das referidas bancas com todos os itens comentados por especialistas e aprovados em concursos com atualizações semanais. Disponível para iOS.

7 – Português Pro – Como o próprio nome sugere, este app é voltado para o estudo da língua portuguesa. São mais de 3 mil questões divididas por assuntos como ortografia e semântica, figuras de linguagem dentre outros. Você pode criar seus simulados por tema, número de questões e tipo de resposta (múltipla escolha ou certo e errado). Disponível para Android. [ JusBrasil ]