24 de julho de 2015

Arcam Futsal - Taça Paraná - anos 1980

Publico nova foto que mostra uma formação da Arcam, a associação dos funcionários da Coamo, que participou de uma edição da Taça Paraná (atual Chave Ouro) em meados dos anos 1980.

Ao lado do Carlão e do Gilmar, participei da conquista do bicampeonato (1979/80) da Taça Paraná defendendo a Associação Tagliari. Anos depois, em 1988, na cidade de Guarapuava, eu o Batata integramos a seleção mourãoense que conquistou o título de campeão dos Jogos Abertos do Paraná (havíamos perdido a decisão do ano anterior, aqui em Campo Mourão).

Faz tempo que não vejo o Joel Guaiume, amigo querido e divertido. Nelson, irmão dele, joga bola conosco no Clube dos Trinta.

Nas arquibancadas, lá atrás, com os braços erguidos, aparece o seu Isidoro, falecido patriarca dos Fuzeto, presença certa em qualquer competição em que os filhos estivessem envolvidos. Grande Fuzetão! Saudades!

Arcam Futsal - Taça Paraná (atual Chave Ouro) - anos 1980
em pé: Joel Guaiume, Carlão Tagliari, Luizinho Ferreira Lima, Gilmar Fuzeto e Birão Rodrigues
agachados: Paulo "Nico" Vieira dos Anjos, Luiz Carlos "Batata" Mendes, Amaral, Antônio Carlos Custódio e Cidão Vieira dos Anjos

John Newman - "Come and Get It"


John William Peter Newman (16/06/1990) é um cantor e músico britânico. Ele se tornou conhecido pela música "Love Me Again" que chegou a número 1 na lista de hits do Reino Unido em Julho de 2013.

Os objetos estranhos e incomuns de designers japoneses da Pantogram


Quando pensamos que já vimos de tudo em termos de tecnologia, surge uma empresa como a japonesa Pantogram com incríveis e inusitados gadgets inúteis porém incrivelmente criativos em sua concepção apresentados no novo livro  "Parallel Mundial Souvenir Notebook '.

Neste livro, eles apresentam por volta de 130 aparelhos de um mundo paralelo. Tal como um smartphone equipado com um par de binóculos escondido. Ou uma máquina de manivela que produz CDs. Há até mesmo barris que armazenam dados dentro e têm cabos conectados que saem na frente. Definitivamente são máquinas que pertencem a uma realidade totalmente alternativa.












O  TorrentFreak  divulgou a lista semanal dos filmes mais pirateados da semana com Insurgente, continuação da série de ficção/ação Divergente, na liderança. Confira os trailers:

1) Insurgente (Insurgent)


2) Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros (Jurassic World)


3) Ted 2


4) Cada Um na Sua Casa (Home)


5) A Espiã Que Sabia de Menos (Spy)


6) Uma Longa Jornada (The Longest Ride)


7) Mad Max - A Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road) 


8) Get Hard


9) Cinderella


10) Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service)

Universidade britânica planeja piscina mais funda do mundo

Em projeção artística, um modelo da piscina mais funda do mundo, cotada para o campus da Universidade de Essex

Uma universidade na Inglaterra planeja construir a piscina mais funda do mundo.

Caso saia do papel, a piscina terá 50 metros em comprimento e profundidade. Superaria a piscina de treinamento de 12 metros da Nasa (agência espacial americana), em Houston (EUA), e a piscina mais funda do mundo hoje, a Y-40, de 42 metros, que fica em um resort na Itália.

O custo da empreitada, um projeto conjunto da Universidade de Essex e a empresa Blue Abyss, é estimado em 40 milhões de libras (R$ 200 milhões). O campus da universidade, na cidade de Colchester, é cotado para abrigar a estrutura.

A piscina seria usada para pesquisas sobre condições de vida em viagens espaciais e resistência humana.

Segundo a Blue Abyss, teria aplicações em pesquisa espacial e aeroespacial, monitoramento do ambiente, treinamento avançado em mergulho e investigações em fisiologia marinha e humana.


Profundidade de piscina em planejamento superaria a do poço das Niagara Falls (EUA/Canadá).
Águas profundas
O poço das cataratas do rio Niágara tem 35m de fundo, quase dois terços da altura da própria queda.

Uma piscina olímpica oficial tem 5 metros de profundidade.

O lago Morar é a maior massa de água do Reino Unido, e a profundidade chega a 310 metros.

Bryn Morris, da Universidade de Essex, afirmou que o projeto casava "muito bem" com as "potencialidades" da instituição de ensino.

John Vickers, diretor da Blue Abyss, manifestou entusiasmo com a possível parceria.

"Todos os ingredientes estão aqui: uma locação próxima ao aeroporto de Stansted e à indústria off-shore do norte; um campus maravilhoso e uma ótima base de pesquisa nos departamentos acadêmicos", afirmou. [ BBC Brasil ]

22 de julho de 2015

Mecânica Marcos Futsal - Campeã do Citadino 1993

Mostro novamente matéria originalmente publicada em junho de 2006 no semanário Entre Rios.

Marcos Henrique Martins, o Marquinhos, da Mecânica Marcos, foi outro que, durante muito tempo, investiu e colaborou para grandes conquistas de nosso futsal.

Nesta edição, relembramos da equipe campeã do Campeonato Citadino de 1993.  

Destaque especial para Benê, Robertinho e Dirley (Benê logo após esta conquista foi para o futebol de campo, onde atuou, e muito bem, pelo Sport de Campo Mourão e pelo Matsubara de Cambará. Dirley Alves foi um dos maiores artilheiros do nosso futsal e o Robertinho Leitner um dos mais habilidoso que vi atuar. Aliás, tanto Benê como Robertinho, ficaram muito tempo sem jogar por medo de operar os joelhos e, por isso, desperdiçaram boas oportunidades no esporte). 

Em pé: Santo Antonio, Marquinhos, Luiz Carlos “Corró”, Benê, Altevir “Nagaia” Gafuri, Robertinho Leitner, Dirley Alves e Flavinho Tagliari.
Agachados: Silvio Cintra, Erivelton “Fusca”, Ferrugem e Pedrinho

Bee Gees - "How Deep is Your Love"

Barry
Robin e
Maurice
Os Bee Gees era formada pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb. 

Fazem sucesso desde 1966, estando entre os maiores vendedores de discos em todos os tempos. Venderam ao todo mais de 250 milhões de discos. 

São os artistas que tiveram mais músicas em primeiro lugar nos anos 70 com nove canções no total, estão em segundo lugar entre os artistas com mais canções consecutivas em primeiro lugar com seis músicas, entre 1975 e 1979, são terceiro lugar entre os artistas que ocuparam simultaneamente o primeiro e segundo lugares com as músicas Night Fever e Stayin' Alive.

O álbum Saturday Night Fever (trilha sonora do filme Embalos De Sábado A Noite) é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos e atualmente ocupa a 5.ª colocação como álbum mais vendido da história com mais de 37 milhões de cópias, de acordo com a revista Billboard: 300 Best-selling Albums of All-Time.

Os Bee Gees é uma das bandas que mais arrecadaram na história da música, e são considerados por grande parte da crítica musical, a segunda maior banda da história pelo conjunto de sua obra (composições, produções e gravações), perdendo apenas para os Beatles.

Maurice e Robin eram gêmeos, nascidos em 1949. O primeiro faleceu em 2003 e o segundo em 2012. Barry nasceu em 1946 e segue carreira solo.

Tigre avança em cachorro... em busca de um parceiro de brincadeiras


Vídeo publicado no YouTube mostra um cachorrinho olhando para o horizonte, enquanto um tigre tenta se esconder por trás de um monte de areia. De repente, quando o cão se aproxima um pouco, o felino surpreende o espectador ao emergir em posição de ataque por trás da sujeira, na direção do indefeso cachorro. Após uma leve perseguição, a sensação de alívio: o predador só queria brincar. E ainda fica a impressão de que os dois são amigos de longa data. Que quebra de estereótipo, hein? Mais uma história pro rol de amizades improváveis. [ Bombou na Web ]


7 erros que todo concurseiro deve evitar!


Cometer erros é muito comum no início dessa jornada de concursos, mas você não precisa aprender com os seus, é bem mais fácil aprender com o erro dos outros.

Continue lendo e aprenda sobre 7 erros que cometi, mas que você jamais cometerá.

Ah, no final falo de um assunto que não é exatamente um erro, mas uma sentença de reprovação.



#1 – Começar o dia sem planejamento.

Sentar na cadeira e decidir naquele momento o que irá estudar é um erro gravíssimo.

Fazendo isso você começará o dia perdendo tempo, uma vez que essa decisão levará 10 ou mais preciosos minutos do seu tempo. Além do quê o material não estará a sua disposição, assim não terá em mãos o material correto para ler, para revisar, para fazer questões, etc.

Foi-se o tempo em que o concurseiro podia se dar ao luxo de escolher a matéria que mais gostava para começar o dia, na verdade nem sei se esse tempo já existiu. Mas isso provavelmente acontecerá se você não planejar como começar seu dia de estudos.

E, por favor, não confunda começar o dia de estudos com amanhecer estudando.

Para alguns o dia de estudos começa somente depois do trabalho, nesses casos mais importante ainda saber qual material (livro, notebook, etc) terá que levar consigo para poder estudar depois do expediente.

Mas o que devo realmente planejar nos meus estudos?

Horas líquidas semanais disponíveis
9 em cada 10 concurseiros não tem ideia de quantas horas tem disponível para estudar durante a semana, muitos acham que têm poucas, mas quando fazem o “dever de casa” verificam que ainda têm algumas horas para aproveitar.

Em meu artigo Horas Líquidas ensino o passo a passo para você descobrir quantas horas dedicará aos estudos.

Quantidade de horas diárias disponíveis para estudo
É uma consequência da informação anterior, mas você deve ter clareza de quantas horas por dia deve estudar, e SEMPRE tentar ultrapassar.

Que hora do dia você rende mais
É extremamente útil saber que hora do dia você é mais produtivo, que assimila mais os assuntos, ou seja, será nessas horas que você colocará as disciplinas que você tem mais dificuldade.

Claro que isso é na medida do possível, se você tem somente um horário do dia para estudar, e esse não é o horário em que se sente mais produtivo, não terá como aproveitar essa dica.

Quantas questões pretende fazer de cada disciplina
Muitos alunos têm extrema resistência para fazer questões, seja para revisar, ou para fixação do assunto que acabou de estudar.

Geralmente isso acontece por que o concurseiro pensa muito em cobrir o conteúdo e esquece da importância das questões.

Uma maneira de driblar esse “esquecimento” é definir uma meta de resolução de questões. Metas diárias, mensais, até mesmo a quantidade de questões que fará até o dia da sua prova (se já tiver data).

Faça isso e veja a diferença que fará em seus estudos, afinal você não é o Romário que não treinava porque já sabia o que fazer.

Material que usará para cada disciplina
Antes de começar a estudar determine qual material irá usar para cada disciplina, não improvise, antecipe-se. Quando sentar para estudar Direito Processual Civil saiba exatamente qual livro usar, qual fonte de questões, etc. Faça isso para cada disciplina.

Quando fará revisão
Para determinar quando fará a Revisão terá que determinar primeiro que FARÁ REVISÃO. Assim como as questões essa parte do planejamento é deixada de lado também.

Escrevi um artigo completo que lhe dirá como fazer revisões e qual técnica usar, confere lá.

Quando será seu lazer
Muita gente acha que não deve reservar um dia, ou período, para descansar, mas determinar antecipadamente qual dia usará para repor as energias é essencial para recomeçar a jornada de estudos, e mais, sabendo quando descansar não ficará de consciência pesada nesses dias.

Pode até parecer trabalhoso, mas garanto, vale muito a pena, é aquela velha história de gastar algum tempo amolando o machado para cortar o maior número de árvores em menor tempo (essa analogia não é a mais politicamente correta).

#2 – Redes Sociais.

Na verdade este é um hábito quase compulsivo.

Mas o grande problema não é acessar suas redes sociais preferidas, o problema é fazer desse hábito algo que lhe roube muito tempo.

Em 10 minutos você consegue ver muita coisa, interagir, curtir, compartilhar, postar… Mais que isso já é bom ver o quanto o custo/benefício está valendo a pena.

Mas existe benefício em acessar as redes sociais para quem estuda para concurso?

Claro que sim, sou defensor de que o concurseiro não precisa se isolar do mundo para passar em um concurso, na verdade são inúmeros os estudos que indicam a necessidade do ser humano se sentir pertencente a um grupo, e as redes sociais possibilitam isso, o sentimento de grupo, compartilhar experiências, angústias, etc.

#3 – Não ter um local exclusivo para estudar

Eu sei que essa dica pode parecer lugar comum, mas ainda existem muitos concurseiros que não entenderam a importância do “cantinho do estudo”.

Não é questão de preciosismo, mas nosso cérebro gosta de saber onde começará cada atividade para começar determinada rotina.

Esse é o conceito de gatilhos de hábitos, nesse caso um gatilho físico. Os gatilhos servem para automatizar uma ação, tornando-a menos cansativa ou penosa, visto que não mais se gastará energia para este tipo de pensamento: “estudou ou não esta noite?”.

O local correto, organizado, tranqüilo, faz com que seu cérebro entre no “modo estudo” de forma muito mais rápida, facilitando o estudo.

#4 – Permitir que lhe interrompam

Eu sei o quanto é difícil dizer não, principalmente quando estamos há bastante tempo nessa vida de concurseiro e nos sentimos culpado por não atender algum pedido de alguém que amamos.

Mas é importantíssimo deixar claro para todos aqueles que costumam lhe interromper de alguma forma que essa é uma fase da sua vida em que você precisa muito da colaboração do máximo de pessoas possível.

Quando entenderem a importância dos seus estudos ficará mais raro alguém lhe interromper para lhe pedir companhia, favores, ou mesmo somente para conversar.

É claro que o maior esforço quem fará é você, ficando, na medida do possível, incomunicável.

#5 – Estudar com material de baixa qualidade

O mercado de concurso é algo gigantesco, existem grandes cursinhos, marcas, produtos, editoras.. Mas também muito lixo sendo vendido.

Tenha bastante cuidado ao adquirir qualquer material, seja livro, apostila, PDF, vídeo-aula, etc.

Vale a pena fazer uma busca, consultar amigos, pedir referência, procurar inclusive referências sobre quem está escrevendo o material que você está comprando.

Essa dica não serve apenas para material de estudo, serve também para cursinhos e professores, antes de se matricular faça uma pesquisa e veja realmente se quem lhe dará informações sabe do que está falando, afinal disso também depende sua aprovação.

#6 – Falta de Energia

Não ter disposição suficiente para encarar horas de estudo faz com que o desânimo apareça com mais freqüência.

A falta de energia traz para o cérebro as seguintes mensagens sobre o estudo:

– Isso está muito difícil.

– Pare e descanse um pouco.

– Faça uma atividade mais prazerosa.

– Você não é capaz de suportar tantas horas de estudo.

Veja que são mensagens altamente desmotivantes, até difícil de se livrar. O que lhe leva num triste ciclo de autosabotagem: Fica Cansado, Estuda Pouco, Desestimulo, Estuda Menos.

Por isso, se você está com indisposição para estudar, procure urgentemente alguma alternativa.

Analise primeiramente se essa falta de energia decorre de:

– Má alimentação;

– Falta de exercícios;

– Poucas horas de sono.

Assim, você pode procurar um profissional adequado para lhe ajudar a solucionar seu problema.

#7 – Procrastinar Tarefas

Não estou falando em procrastinar o estudo, pois é bem óbvio que se você adiar o estudo isto não vai lhe atrapalhar, vai lhe tirar por completo a chance de ser aprovado, dura verdade.

O erro de procrastinar tarefas se deve ao fato de existir a chamada “fadiga de decisão”, um termo cunhado pelo psicólogo social Roy F. Baumeister.

Fadiga de Decisão é a redução da capacidade de fazer escolhas por conta de um cansaço mental.

Assim quanto mais você adia tarefas durante o dia, mais provavelmente você adiará tarefas relacionadas aos seus estudos, pois procrastinar demanda decidir entre fazer ou não algo que deveria ser feito.

Seis truques pouco conhecidos do Facebook


Quase um bilhão de pessoas usam o Facebook todos os dias, mas nem todos os usuários estão familiarizados com os vários "segredos" da rede social mais popular do planeta.

Além disso, o Facebook também se atualiza constantemente e é difícil estar em dia com todas as opções que a rede oferece.

Tentar acessar as informações sobre ajustes pode ser confuso e tomar tempo, por isso, abaixo estão seis "truques" do Facebook semiescondidos e que você talvez nem conhecia.

1 - Como controlar quem pode ver as fotos em que você foi marcado
É possível controlar facilmente a privacidade das fotos que você coloca no Facebook, mas como controlar as fotos que outras pessoas publicam e onde você foi marcado?

Se a pessoa que postou a foto tem como ajuste de privacidade "Público" ou "Amigos de Amigos", então pessoas que nem são suas amigas no Facebook podem ver sua foto.

Para saber quais fotos em que você está marcado são visíveis para pessoas que não são suas amigas, clique no ícone triangular acima, à direita, e, depois escolha Registro de atividade>Fotos>Fotos em que você aparece.

AFP
Todos os dias 936 milhões de pessoas usam o Facebook segundo dados de março de 2015 da própria companhia
Acima, no centro, você poderá filtrar os resultados de acordo com quem a foto foi compartilhada.

Se um amigo compartilhou uma foto sua com o "Público" ou "Amigos de Amigos" que você não quer que seja acessível, não há outra escolha a não ser pedir a este amigo que ajuste esta foto para ser visível apenas para amigos, apenas um grupo específico de pessoas ou que apague a foto.

Ou você pode tirar, manualmente, sua marcação na foto.

2 - Como ver 'mensagens escondidas'
As mensagens que você recebe de pessoas que não são suas amigas no Facebook não aparecem em sua caixa de entrada habitual.

Muitos usuários não sabem que se você clicar no ícone de mensagens e depois na opção que diz "Outros", ao lado da caixa de entrada, poderá chegar a uma pasta diferente.

É provável que encontre ali mensagens que nunca havia visto antes.

3 - Como desativar os avisos de leitura de mensagens (na verdade, não é possível)
Muitos usuários acham esta opção muito irritante e uma invasão de privacidade.

O Facebook avisa seus "amigos" quando você leu uma mensagem com uma notificação com a palavra "Seen", ou "Visto", seguido da hora em que a mensagem foi lida.
Saber que outra pessoa leu sua mensagem e não respondeu
pode ser frustrante ou quem recebe pode se sentir pressionado a responder

Às vezes, recebemos mensagens que, por algum impedimento, não podemos responder imediatamente, o que poderia ofender ou ser visto como uma ofensa pela pessoa do outro lado. Mas o Facebook não permite desabilitar esta função.

Uma saída seria recorrer a outros aplicativos - mas estes podem ter riscos associados.

O mais popular é o chamado Facebook Hide Seen, que é de graça mas funciona apenas com o navegador Chrome.

Outra possibilidade é usar o Chat Undetected, que também é gratuito e funciona com Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari.

Mas é bom lembrar que na declaração de direitos e responsabilidades que todos têm de aceitar quando abrem um perfil no Facebook é estipulado que o desativamento de funções da rede social não é permitido.

4 - Como escolher o que ver e o que não ver no Facebook
Facebook
Até agora era um algoritmo do Facebook que decidia o que aparece em sua timeline ou lista de notícias. Mas será possível personalizar
O Facebook anunciou há algumas semanas uma nova função para personalizar os ajustes das notícias que aparecem no seu "news feed", que permite selecionar o que "ver primeiro".

Em inglês é o "See first" e, ao ativar esta função você prioriza os amigos ou páginas que você segue e cujos posts você quer "ver primeiro" em sua lista de notícias.

A nova opção do Facebook já está disponível em alguns dispositivos iOS da Apple e, nas próximas semanas, ficará disponível para o Android e outros computadores.

Para fazer este ajuste em um iPhone clique no ícone das três linhas horizontais que aparece na parte de baixo, à direita. Vá até o menu que aparece e selecione "Preferências de notícias".

Você poderá selecionar opções tradicionais como "Deixar de seguir pessoas e ocultar suas publicações" ou "Voltar a conectar-se com pessoas que deixou de seguir" sem ter que voltar a enviar um novo pedido de amizade.

Neste menu também há uma nova opção: "Priorizar quem ver primeiro".

5 - Como verificar como o público ou amigos específicos podem ver seu perfil
Para verificar o que as pessoas podem ler no seu perfil basta clicar no menu que aparece abaixo, à direita de sua foto do perfil.

Ali, selecione a opção "Ver como".

Imediatamente, o Facebook vai mostrar como é o aspecto de sua biografia para o público em geral, ou seja, para qualquer estranho.

Muitos se perguntam como os desconhecidos veem seu perfil
Também é possível selecionar "Ver como alguém específico" e escrever o nome de um usuário ou amigo para comprovar como esta pessoa pode ver o seu perfil e a que tipo de informação tem acesso.

6 - Como baixar uma cópia de tudo o que já compartilhou no Facebook

Se você for à configuração geral da sua conta, clique na última opção, "Baixar uma cópia de sua informação" e poderá gerar um arquivo como cópia de tudo o que você já compartilhou no Facebook.

Neste arquivo estarão incluídas publicações, fotos e vídeos compartilhados, suas mensagens e conversas no chat e os dados da área de "Informação" do seu perfil.

Além disso, também estão incluídas informações que não estão disponíveis quando você apenas inicia a sessão em sua conta, como as propagandas que você clicou ou dados como os endereços de IP registrados ao iniciar ou fechar a sessão no Facebook. [ BBC Brasil ]

21 de julho de 2015

Teuto Brasil Futsal - anos 1970

Do álbum do Edivaldo 'Futrika' Lopes, foto dos anos 1970 mostra formação da Teuto Brasil Futsal que disputou um campeonato na Cancha Tagliari. 

Amigo de longa data, Futrika militou na modalidade por muitos anos e foi um dos grandes pioneiros do futsal na cidade.

Aliás, na equipe estão bons amigos que o futsal me proporcionou. Alguns deles que infelizmente perdi o contato, como o Lelo e o Mário Izugue, ou que vejo raramente como o Vininho que reside em Santa Catarina. Sem falar do grande João Miguel Baitala que faleceu precocemente.

Futrika, Nelson de Souza, Zezé, Renatinho e Calhambeque volta e meia encontro pela cidade. 

Teuto Brasil Futsal - Campo Mourão/PR - anos 1970
em pé (da esq. para a direita): Lelo, João Miguel Baitala (in memorian), Aldevino "Vininho" da Silva, Mário Izugue, ....., Futrika e Nelson de Souza
agachados: Zezé, Renatinho Silva e Calhambeque

Simone e Zelia Duncan - "Amigo é Casa" (no Programa do Jô)


Amigo É Casa
Composição: Capiba e Hermínio Bello De Carvalho

Amigo é feito casa que se faz aos poucos
e com paciência pra durar pra sempre
Mas é preciso ter muito tijolo e terra
preparar reboco, construir tramelas
Usar a paciência de um João-de-barro
que constrói com arte a sua residência
há que o alicerce seja muito resistente
que às chuvas e aos ventos possa então a proteger
E há que fincar muito jequitibá
e vigas de jatobá
e adubar o jardim e plantar muita flor toiceiras de
resedás
não falte um caramanchão pros tempos idos lembrar
que os cabelos brancos vão surgindo
Que nem mato na roceira
que mal dá pra capinar
e há que ver os pés de manacá
cheínhos de sabiás
sabendo que os rouxinóis vão trazer arrebóis
choro de imaginar!
pra festa da cumieira não faltem os violões!
muito milho ardendo na fogueira
e quentão farto em gengibre
aquecendo os corações
A casa é amizade construída aos poucos
e que a gente quer com beira e tribeira
Com gelosia feita de matéria rara
e altas platibandas, com portão bem largo
que é pra se entrar sorrindo
nas horas incertas
sem fazer alarde, sem causar transtorno
Amigo que é amigo quando quer estar presente
faz-se quase transparente sem deixar-se perceber
Amigo é pra ficar, se chegar, se achegar,
se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer
Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha
e oferece lugar pra dormir e comer
Amigo que é amigo não puxa tapete
oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem
quando não tem, finge que tem,
faz o que pode e o seu coração reparte que nem pão.



Dica da 'minha' Elvira. Enviado no dia do amigo, 20 de julho

O pior pênalti do mundo. E não foi nos Trinta!!!


A bizarrice foi cometida pelo jogador Amir Sayoud, do Al-Ahly, durante partida contra o Kima Aswan, em disputa pela Taça do Egito de 2011.

Lá no Clube dos Trinta tem alguns pernas-de-pau que tem potencial para fazer ainda pior. Não é mesmo Marcelo Filezinho, Leandro Caranga, Brunão, ...? Reunimos os piores jogadores de futebol do planeta! 

10 maneiras simples de economizar água

Economizar água não é mais só um hábito saudável. Atualmente, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar seriamente. A Revista Seleções fez uma lista com 10 simples hábitos que podem fazer a diferença. Veja: 


1- Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.

2- Se você tem uma torneira pingando, conserte‑a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.

3- Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use‑a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar água (cerca de 4 litros!) a cada vez que fizer isso.

4- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torne aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.

5- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água (cerca de 8 litros!) por descarga.

6- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.

7- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros.

8- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto.

9- Lave frutas e verduras em uma bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.

10- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.

Fotos polêmicas que foram banidas do Instagram


Nudez é sempre um tema controverso nas redes sociais. O que parece obsceno para alguns, pode ser visto com tranquilidade por outros.

No Instagram não é diferente. Seguindo regras próprias, a rede social retira diariamente fotos do ar já publicadas. No entanto, muitas delas provocam reações da web, fazendo com que a direção volte atrás na decisão, permitindo que elas voltem a ser exibidas.

O site Mashable fez uma lista com as fotos mais polêmicas banidas na plataforma nesse contexto. E promove o debate: qual o limite da nudez nas redes sociais?

Veja algumas imagens a seguir:

No último mês de março, a poeta Rupi Kaur postou uma foto representando uma mulher menstruada. A foto foi retirada do ar, mas após reação da poeta, o Instagram se desculpou e colocou a imagem novamente na rede.

A comediante Chelsea Handler postou uma foto imitando uma pose do presidente russo, Vladimir Putin, em 2014. Ela teve seu perfil bloqueado por isso, mas reclamou: : "Se um homem posta foto dos mamilos, tudo bem. Por que não uma mulher?"

O bumbum da blogueira Meghan Tonjes causou burburinho em 2014. A foto foi marcada como conteúdo inapropriado Em seguida, o Instagram enviou um pedido de desculpa à blogueira e admitiu erro na avaliação da "nudez".

Em maio do ano passado, a cantora Rihanna se envolveu em uma grande briga com o Instagram após da revista "Lui", em que ela aparecia mostrando os seios, ter sido banida da rede social. Ela decidiu sair do Instagram, mas retornou em novembro, sem a imagem nos arquivos.

Veja mais casos de imagens banidas no Instagram no site do jornal O Globo.

20 de julho de 2015

Henrique Rodrigues, ouro no Pan, é filho do Nelsinho "Capacete"

Henrique Rodrigues, ouro nos 200m medley dos Jogos Pan-Americano 2015

Nelsinho e a esposa Sônia
Sábado à noite reunimos a família para acompanhar a prova do nadador brasileiro Henrique Rodrigues no Pan-Americano de Toronto. Vibramos com a conquista dele e, de sobra, com a medalha de prata do Thiago Pereira. 

Nelsinho e Jair Grasso, nos Jogos Abertos
do Paraná de 1976, realizado em Campo Mourão
Henrique 'sobrou' nos últimos cinquenta metros e quando vi tava pulando como se filho meu ele fosse. Na verdade, nem o conheço pessoalmente, mas tive o prazer de conviver e jogar handebol ao lado do pai dele, Nelson Rodrigues, o Nelsinho Capacete como ele não gostava muito que o chamassem. 

Pai e filho

Na Noite de Gala do Handebol, que realizamos recentemente para comemorar os 40 anos da modalidade em nossa cidade -- handebol que passou a ser de alto rendimento com a chegada do trio: Idevalci Maia, Erivalto 'Negão' Oliveira e Nelsinho em 1975-- ele contou um pouco da história do filho na natação, inclusive confidenciou que são necessárias sete pessoas para gerenciar a carreira do Henrique. 

Idê e Nelsinho em recente encontro em
Campo Mourão. Touca foi presenta ao
professor Gilmar Fuzeto 

Por ironia, Nelsinho até hoje não sabe nadar e só se aproxima das piscinas para acompanhar o filhão. 

Sobre a conquista do Pan, o portal Terra escreveu o seguinte: Henrique Rodrigues é uma das revelações brasileiras da natação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto . O nadador de 24 anos conseguiu desbancar o bicampeão dos 200 m medley , Thiago Pereira, e conquistar a medalha de ouro, além e registrar o terceiro melhor tempo do ano na prova em 1min57s06, às vésperas do Mundial de Kazhan, na Rússia.

Nascido em Curitiba, Rodrigues admitiu que passou por um momento sério em 2014, quando teve de passar por uma cirurgia nos tendões do bíceps e do supra espinhal, conseguindo retomar a boa forma apenas no final do ano.

“Esse ouro mostra que estou 100% recuperado e pronto para o Mundial. Tive lesões nos tendões do super espinhoso e do bíceps. Treinava uma semana e ficava outra parado. Operei em janeiro (de 2014) e voltei a treinar 100% apenas em agosto, e agora veio essa medalha”, comemorou.

The Beatles - "Don't Let Me Down"


Don't Let Me Down é uma música do grupo britânico The Beatles gravada em 1969 durante as sessões de gravação do álbum Let It Be, composta por John Lennon e Paul McCartney (com Billy Preston no teclado e no orgão). Foi uma das músicas executadas no show realizado no telhado da gravadora Apple.

A roupa que mostra se você treina corretamente


A simbiose entre tecnologia e moda fitness tem gerado bons resultados. Um exemplo é a Athos, uma roupa criada para dedurar se você estiver trapaceando no treino ou se está trabalhando os músculos corretamente. As peças vêm com aberturas estratégicas para serem encaixados 14 sensores, que monitoram, entre outros detalhes, os batimentos cardíacos, o nível de respiração e os músculos trabalhados.

A roupa foi baseada na eletromiografia (EMG), técnica comum na fisioterapia e na reabilitação de pessoas com doenças degenerativas. O objetivo é mensurar e avaliar os sinais elétricos gerados pelos músculos durante o exercício. Todos esses dados são coletados e transmitidos por um pequeno dispositivo, que sincroniza as informações para o App Athos. Isso permite que o atleta acompanhe, reveja objetivos e melhore a performance. Confira o vídeo que apresenta como tudo funciona.

Conheça 11 redes sociais e apps para apaixonados por livros e escritores

Com o objetivo de aumentar o relacionamento entre pessoas com gostos em comum, as redes sociais de leitores e escritores têm apresentado recursos cada vez mais sofisticados. Os usuários podem encontrar serviços que vão desde a troca de textos online, até o intercâmbio de livros físicos e recursos para organizar uma moderna estante virtual. Confira algumas das mais famosas redes sociais literárias.

livros (Foto: reprodução)
Livros também tem vez na Internet; veja redes sociais para escritores e leitores (Foto: Pond5)

Com um visual dinâmico e interessante, o Livreto é uma rede social para leitores com vários livros para classificar como lidos ou desejados, permitindo ainda que os usuários troquem suas opiniões.
O Livreto é uma das plataformas mais recentes e ainda precisa corrigir problemas em seu conteúdo (Foto: Daniel Ribeiro)
O Livreto é uma das plataformas mais recentes e ainda precisa corrigir problemas em seu conteúdo (Foto: Daniel Ribeiro)
Como muitas das obras em seu acervo foram incluídas pelos próprios participantes, a plataforma possui muitas informações duplicadas ou incompletas, enquanto algumas de suas imagens não estão enquadradas ou têm baixa resolução. No entanto, é possível encontrar de tudo por lá.

Esta plataforma reúne uma comunidade colaborativa para compartilhar gratuitamente e-books independentes. Participantes podem escrever textos, ler novidades e publicar mensagens de críticas.
Ideal para encontrar textos independentes, o Widbook possui centenas de e-books grátis (Foto: Daniel Ribeiro)
Ideal para encontrar textos independentes, o Widbook possui centenas de e-books grátis (Foto: Daniel Ribeiro)
Com vários recursos para interagir com outros usuários e promover obras no Facebook, Twitter e Google+, o Widbook pode ser acessado pela Web, mas também possui apps para Android e iOS.

Em uma interface simples, o Orelha de Livro é uma rede social para leitores interagirem. Além disso, ela oferece recursos para montar uma biblioteca virtual com livros lidos e desejados.
O Orelha de Livro tem um visual amigável e ótimos recursos para montar uma estante virtual de livros (Foto: Daniel Ribeiro)
O Orelha de Livro tem um visual amigável e ótimos recursos para montar uma estante virtual de livros (Foto: Daniel Ribeiro)

Com uma eficiente ferramenta de buscas, a plataforma apresenta também uma enorme lista de autores e suas obras. Além disso, o usuário também tem acesso a um ótimo feed de notícias e pode visualizar um ranking com os 100 livros mais lidos.

Criada em 2006 e adquirida pela Amazon em 2008, a Shelfari foi uma das primeiras redes sociais literárias da web. Seus usuários podem criar uma estante virtual com as obras registradas, podendo ainda catalogá-las por temas e classificá-las com notas de acordo com seus interesses.
A Shelfari foi uma das precursoras das redes sociais de leitores (Foto: Daniel Ribeiro)
Shelfari foi uma das precursoras das redes sociais de leitores (Foto: Daniel Ribeiro)

Apesar de só ter títulos em inglês, a plataforma tem comandos intuitivos, um visual agradável e com várias informações sobre autores e suas obras. Entre os dados é possível encontrar notas editoriais, resenhas de outros usuários, capas de outras edições, etc.

Desenvolvido para a web, mas já com um app para Android, o Minhateca é um serviço online gratuito e colaborativo para compartilhar textos, imagens e arquivos por nuvem.
Com recursos para divulgar e espalhar documentos e e-books, o Minhateca é uma espécie de biblioteca colaborativa (Foto: Daniel Ribeiro)
Com recursos para divulgar e espalhar documentos e e-books, o Minhateca é uma espécie de biblioteca colaborativa (Foto: Daniel Ribeiro)
Com um eficiente sistema de busca por autores e títulos, a plataforma permite encontrar diferentes textos e em diversos formatos, desde que publicados e disponibilizados por outros usuários.

6) Scribe
O Scribe é uma rede social que reúne textos independentes e colaborativos, com o objetivo de reunir usuários com interesse de ler e compartilhar contos, resenhas e poemas de diferentes temáticas.
O Scribe é uma plataforma ideal para escrever ou ler textos curtos e compartilhá-los (Foto: Daniel Ribeiro)
O Scribe é uma plataforma ideal para escrever ou ler textos curtos e compartilhá-los (Foto: Daniel Ribeiro)
Em uma interface agradável e intuitiva, a plataforma promove também uma série de concursos culturais e oferece recursos para curtir, comentar e publicar os textos no Facebook, Twitter e Google+.

7) Skoob
Criado em 2009, o Skoob é uma rede social colaborativa para montar uma biblioteca virtual com livros lidos e desejados, permitindo ainda que seus usuários escrevam resenhas e classifiquem as obras com notas.
O Skoob é uma rede social de leitores brasileira que oferece excelentes recursos (Fotos: Daniel Ribeiro)
O Skoob é uma rede social de leitores brasileira que oferece excelentes recursos (Fotos: Daniel Ribeiro)
Desenvolvido por brasileiros, o Skoob tem um excelente sistema para troca de livros, oferece grupos de discussão sobre diferentes temas, pode ser vinculado a uma conta de Facebook e ainda tem apps para Android e iOS.

Com um enorme acervo de textos e poesias independentes sobre os mais variados assuntos, o Movellas é uma plataforma colaborativa para escrever, divulgar e ler principalmente contos e fanfics.
Em um visual moderno e agradável, o Movellas reúne muitas histórias de sagas famosas escritas por fãs (Fotos: Daniel Ribeiro)
Em um visual moderno e agradável, o Movellas reúne muitas histórias de sagas famosas escritas por fãs (Fotos: Daniel Ribeiro)
Os usuários podem escolher feeds sobre diferentes temas, vincular contas com as mais variadas redes sociais e acessar a plataforma através da Web ou de apps para Android e iOS.

O Wattpad é uma rede social para leitores e escritores que também oferece milhares de livros e contos gratuitos, publicados e compartilhados por seus usuários. Apesar de grande parte de seu conteúdo estar em inglês, a plataforma tem uma excelente ferramenta de buscas.
O Wattpad reúne histórias em vários estilos e sobre diferentes assuntos (Fotos: Daniel Ribeiro)
O Wattpad reúne histórias em vários estilos e sobre diferentes assuntos (Fotos: Daniel Ribeiro)
Com diversas áreas temáticas e a praticidade de vincular contas de Facebook e Twitter, o Wattpad pode ser acessado pela Web ou através de apps para Android, iOS e Windows Phone.

Apesar de só apresentar livros em inglês, o Goodreads é uma rede social para leitores com informações organizadas e várias matérias sobre novidades literárias.
O Goodreads é uma plataforma colaborativa que também reúne as principais notícias internacionais do mercado editorial (Foto: Daniel Ribeiro)
Goodreads é uma plataforma colaborativa que também reúne as principais notícias internacionais do mercado editorial (Foto: Daniel Ribeiro)
Sua interface apresenta um feed de notícias muito sofisticado, mas também oferece recursos para buscar autores e suas obras e montar uma estante virtual, permitindo que cada livro seja classificado com notas e receba resenhas e comentários.

11) Livralivro
Com o objetivo de promover e estimular a troca de livros entre seus usuários, o LivraLivro é uma rede social para leitores com um visual amigável e intuitivo.
Além de apresentar centenas de autores e obras cadastradas, o Livralivro também tem sofisticado serviço para intercâmbio de livros (Fotos: Daniel Ribeiro)
Além de apresentar centenas de autores e obras cadastradas, o Livralivro também tem sofisticado serviço para intercâmbio de livros (Fotos: Daniel Ribeiro)
A plataforma possui recursos para adicionar obras literárias em uma estante virtual e avalia-las. Ela também traz um interessante sistema de pontuação e classificação para enviar e receber livros.