19 de junho de 2015

Tagliari Futsal na Taça Brasil de 1981, em Cuiabá

Há poucos dias postei matéria sobre a pescaria do Ione e do Carlão em Cuiabá, em 1981, quando por lá estivemos participando da Taça Brasil de Clubes Campeões de Futsal. Hoje, posto novamente matéria de 2005, publicada originalmente no semanário Entre Rios, onde conto outras passagens que me marcaram durante nossa estada na capital matogrossense. 

Amigos gostaram da resenha da semana passada, sobre a Taça Brasil de Clubes Campeões de Futsal, em 1981, em Cuiabá. Além do fato de ficarmos entre os seis primeiros colocados, guardo ótimas lembranças do evento e, especialmente, dos amigos que representaram muito bem nossa cidade.
 
Alegria maior foi perceber, logo no jogo de abertura do campeonato, que a nossa torcida era igual ou maior do que a do time da casa. Muitos mourãoenses moravam naquela região e não perderam a oportunidade de torcer pelo nosso time. Lembro-me bem dos amigos Valmor Barato e Ricardo Grabowski, que hoje já moram novamente em Campo Mourão, e da família Beccari que acompanharam todos os nossos jogos.
 
Ricardo Grabowski e
Itamar Tagliari
Junto conosco foi quase toda a família Tagliari: Dona Íris, Sônia Tagliari, a doce Maria José (falecida esposa do Itamar) e seus filhos, Lislaine, Itamarzinho e Carlinhos.
 
Seu Erny Simm também foi. Ele era nosso torcedor mais fervoroso, mesmo não enxergando nada do que ocorria na quadra (estava praticamente cego).
 
O querido Seu Erny acompanhava nossos jogos sempre ao lado de seu acordeão, que era tocado com entusiasmo, nas vitórias ou nas derrotas. Quem assistisse ao jogo ao lado dele narrava o que acontecia na quadra e ele vibrava como se enxergasse tudo. Muito amigo de meu pai, ele torcia muito por mim e a cada gol nosso perguntava: "Foi gol do Luizinho?"
 
Valmor Barato e meu
mano Walmir
Além da quase tragédia na pescaria do Ione e do Carlão, narrada na resenha da edição passada, uma outra quase aconteceu com todas as delegações: no final do dia fomos alertados, pela portaria do hotel, para descermos pelas escadarias porque um apartamento estava pegando fogo e era preciso evacuar todo o prédio. Com a energia elétrica desligada, apavorados, mas sem atropelos, descemos os dez andares e, em frente ao hotel, acompanhamos os trabalhos dos bombeiros que, competentemente, apagaram um pequeno principio de incêndio, numa cesta de lixo, no banheiro do apartamento da delegação de Amazonas. No mesmo momento em que percebemos que o Carlão Tagliari não estava conosco, ele surgiu na portaria, entre os bombeiros, carregando todo o nosso uniforme, até na boca ele carregava um cabide. Na volta ao hotel encontramos algumas camisas caídas nas escadas. 
 
Na primeira fase jogamos contra Tachinhas-MS (4 a 1), Corinthians-SP(2 a 2), Internacional-RS (1 a 3) e, por último, o Colegial de Florianópolis (5 a 2), sendo que ao final desse confronto com os catarinenses eles não permitiam que cobrássemos um pênalti, agrediram o árbitro e pegaram uma das maiores penas que uma equipe de futsal já recebeu.
 
Ney Pereira, ex-técnico da Seleção Brasileira
de Futsal, um dos craques do Monte
Sinai que enfrentamos em Cuiabá
Na sede campestre do hotel, à beira do Rio Cuiabá, fazíamos nossas refeições, onde enfrentávamos longa fila para comer uma comidinha apenas razoável. O Monte Sinai-RJ, campeão brasileiro do ano anterior, só chegou a Cuiabá para a segunda fase (estávamos lá há mais de dez dias).

Os cariocas, malandramente, na primeira refeição deles, convenceram ($$$) os garçons para servi-los em suas mesas. Nós na fila dando risadas dos espertos e eles rindo da nossa ingenuidade. O primeiro garçom passa direto e coloca uma enorme bandeja de arroz na mesa dos cariocas. Espanto geral! Antes do primeiro jogador do Rio de Janeiro se servir, a bandeja foi completamente coberta com açúcar por um atleta paraibano e as mesas deles foram cercadas por todos que estavam na fila, inclusive eu, mas especialmente os nordestinos, que ordenaram que eles entrassem no fim da fila e se servissem como todos.
 
Naquela noite, eles estrearam empatando conosco. Acabaram bicampeões invictos após vencerem todas as outras partidas e conquistaram a todos com seu futsal e simpatia, que parece ter surgido graças aos nordestinos.

Zé Ramalho - "Frevo Mulher"


José Ramalho Neto (Brejo do Cruz, 03/10/1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro. É primo da cantora Elba Ramalho. 

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição.

Jô Soares e Walter D'Ávila no Viva o Gordo: Cirurgia Cardíaca

Da época em que dava para assistir o Jô Soares. Para mostrar que sempre foi melhor como comediante... De quando não era subserviente...


José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares ou simplesmente Jô (Rio de Janeiro, 16/01/1938), é um humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, músico e pintor brasileiro. Apresenta desde 2000 o Programa do Jô na Globo.

Walter D'Ávila (Porto Alegre, 29/11/1911 — Rio de Janeiro, 19/04/1996) foi um ator e humorista brasileiro.

Trabalhou em vários programas de humor ao lado de Jô Soares, Renato Corte Real e Chico Anysio e fez uma novela, "Feijão Maravilha" na TV Globo. Seu último trabalho foi na "Escolinha do Professor Raimundo" como o "Baltazar da Rocha".


Menina de 4 anos surpreende com beijo na boca em foto de casamento


A menina Anderson, de 4 anos, monopolizou todas as atenções ao dar um beijo na boca de um menino, responsável pela entrega das alianças, em uma foto do casamento da mãe dela, Michelle Hall, em Knoxville (Tennessee, EUA).

"Juntei as pessoas para uma foto comum, como as que faço em todos os casamentos, e então pedi que a noiva beijasse o noivo", contou Leah Bullard ao "Huffington Post". "Como Anderson estava se chamando de noiva todo o dia, ela entendeu que eu estivesse falando com ela e deu um beijo. Foi um momento memorável e todos riram muito. É um exemplo perfeito de por que amo o meu trabalho", acrescentou. [ Page Not Found ]

Os 10 filmes mais pirateados da semana

O longa Ex Machina lidera a lista dos filmes mais pirateados da semana de acordo com o site TorrentFreak, seguido por Project Almanac e O Destino de Júpiter. Confira abaixo a lista completa.

Ex Machina
Reprodução


Project Almanac
Reprodução


O Destino de Júpiter
Reprodução


Velozes e Furiosos 7
Reprodução


Kingsman: Serviço Secreto
Reprodução


American Sniper
Reprodução


Chappie
Reprodução

Noite Sem Fim
Reprodução


Focus
Reprodução


50 Tons de Cinza

Reprodução

18 de junho de 2015

Daniel Kravchychyn, técnico e vendedor da HM - 1950

Do álbum do Danilo no Facebook, foto mostra o pai dele, seu Daniel Kravchychyn dirigindo um furgão das lojas Hermes Macedo, de quando ali trabalhava como técnico e vendedor de máquinas de costura nos anos 1950. 

Pioneiro mourãoense, seu Daniel faleceu em outubro de 2012.

As Lojas Hermes Macedo, ou simplesmente Lojas HM (1932 - 1997), foi um dos maiores grupos empresariais do comércio varejista do estado do Paraná e do Brasil, com sede em Curitiba.

Daniel Kravchychyn - 1950

O Rappa - "Auto-Reverse"


O Rappa é uma banda brasileira conhecida por suas letras de forte impacto social. Seu ritmo não é exatamente definido nem mesmo pela própria banda.

Auto-Reverse é faixa do álbum Nunca Tem Fim, lançado em 2013.

Maurício Dollenz mostra técnicas de embaralhamentos pelo mundo



Mauricio Dollenz é ator, ilusionista, prestidigitador e comediante Stand up. 

Com seu show, misturando técnicas de prestidigitação com humor, viajou por mais de 25 países por todo o mundo.

Conheça um truque fácil pra deixar seus cabos mais organizados


Com esse truque você vai deixar seus cabos enroladinhos como os de telefone. Confira:


O machão covarde

"Um Policial Militar matou a tiros um cachorro que fez xixi no gramado da casa dele, em um condomínio da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia."


Por Anne Silva, no JusBrasil 
Poucas reportagem conseguiram me deixar tão mal quanto a do cachorro que é morto a tiros por seu vizinho por urinar na grama. A matéria foi publicada no G1, e as câmeras do condomínio mostram a cena e desespero do cachorrinho e de sua dona ao tentarem se proteger.

"Um Policial Militar matou a tiros um cachorro que fez xixi no gramado da casa dele, em um condomínio da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia."

ATENÇÃO: o vídeo contém IMAGENS FORTES.



Além do sentimento de comoção, também sinto o sentimento de impunidade. Segundo a delegada que acompanha o caso, o homem que disparou os tiros ainda está sendo aguardando na delegacia para esclarecimentos. Não sou operante do Direito, e por isso me pergunto: O que ele precisa esclarecer? As imagens não são o bastante? Será que esse ser humano não representa perigo para a sociedade?

A justiça que aguarda sentada esse tipo de indivíduo realmente funciona? Com o olhar mais amplo podemos imaginar o quão frio é essa pessoa e o que ele poderia fazer com pessoas também.

No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prevê o art. 32 da Lei nº 9.605, de1998, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Ele é policial militar e talvez o empoderamento de uma arma de fogo tenha lhe fornecido coragem suficiente para fazer o que fez. Entretanto, possuir uma arma não te dá o direito de ser violento, não justifica agressividade. Mais uma vez percebemos como mal treinadas são as pessoas que estão a frente da segurança de nossa sociedade. Um indivíduo agressivo, incontrolável e pouco civilizado.

Esse é o retrato do machão armado: mimado, não leva desaforo pra casa, tenta resolver tudo aos berros e utiliza de artifícios violentos para impor seus caprichos e compensar sua total e absoluta incompetência em argumentar racionalmente e ser minimamente coerente. Não quer que o cachorro da vizinha faça xixi na grama e por isso melhor matá-lo.

Não economiza impropérios, não compreende o que é respeito a vida e acredita que não será, jamais, punido. Talvez, realmente, nunca seja. E por isso o sentimento de impunidade.

Educação é a arma para mudar o nosso cenário atual. Acredito que o que trazemos da infância, de quando criança, dos ensinamento de respeito é o que nos transformam em pessoas de bem. E no caso desse policial covarde "papai e mamãe'' foram muito permissivos, a sociedade também, mas todo status quo, só é status quo até que uma nova ordem social se estabeleça.

Assim como esse, existem muitos outros!

17 de junho de 2015

Paulinho Garçom e Milton Hauagge, pioneiros mourãoenses

Paulinho "Garçom" e Milton Hauagge - Campo Mourão/PR - anos 1970

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto mostra duas personalidades mourãoenses que me fazem recordar dos anos 1970/80: Paulinho Garçom e o seu Milton Hauagge, ambos, infelizmente, já falecidos.

Paulinho conheci nos principais eventos da cidade. Casamentos, bailes e todo tipo de festa lá estava ele trabalhando como garçom. Muito amigo de meu pai, ele sempre reservava o melhor da festa para a nossa mesa. Papai Noel. 

Por anos ele foi o Papai Noel oficial de nossa Campo Mourão. Quantas e quantas vezes levei minhas filhas para curtir a chegada do bom velhinho nas festas de fina de ano e ele as enchia de doces!!!

Seu Milton Hauagge não era o Papai Noel, mas nos brindava com as melhores festas da cidade (não me espantaria se mesa farta da foto fosse em uma de suas festas). Era uma fartura só e sempre com muito bom gosto. 

Ele era sócio proprietário da Indústria de Papelão Cristo Rei, uma das maiores empresas de nossa cidade naqueles anos, que de tão grande parecia uma cidade de tanta gente que ali trabalhava. Se não me engano, existia por lá, na região do Barreiro das Frutas, uma colônia formada só por funcionários da Cristo Rei.

Ne-Yo - "Closer"


Shaffer Chimere Smith (Camden, 18 de Outubro de 1979), mais conhecido pelo seu nome artístico Ne-Yo, é um cantor de pop/R&B, compositor, produtor, dançarino e ator norte-americano.

Cuerdas, um vídeo para emocionar e refletir



Cuerdas é um curta-metragem de animação da Espanha que foi escrito e dirigido por Pedro Solís García em 2013. Recebeu o Prêmio Goya de melhor curta-metragem de animação em 20141 .

"Cordas" foi inspirado nos filhos do seu criador, Pedro Solís, que tem uma filha muito ligada ao irmão com paralisia cerebral.

Uma história comovente e encantadora que fala de valores e sonhos, cativando o espectador do primeiro ao último minuto.

Assista e tente não se emocionar. Enviado pelo meu mano Dula.

A oração do divórcio do pastor Cláudio Duarte

Em sua página oficial no Facebook, o pastor Cláudio Duarte se define como cristão, pastor, humorista, palestrante, casado com uma mulher linda e dois filhos maravilhosos. 

Ministro da palavra, conferencista e pregador, membro da Igreja Batista Monte Horebe em Campo Grande e pastor local na filial da Barra da Tijuca- RJ.

Se tornou conhecido por suas mensagens direcionadas à casais, no entanto, seu ministério é bem amplo, tendo mensagens com atuação em várias áreas, inclusive em liderança (como na ESLAVEC - Escola de Líderes da Associação Vitória em Cristo).

Conheça os produtos de limpeza que nunca se deve misturar

Há inúmeros produtos de limpeza bastante comuns e pode ser muito útil tê-los à mão mas uma combinação errada pode ser bastante perigosa


Quando se depara com uma limpeza difícil é normal que fique frustrado e tente ser criativo nas formas de combate à sujeira. Mas, antes de começar a misturar tudo o que tem no armário dos produtos de limpeza, saiba que há produtos que não deve mesmo misturar, sob pena de se pôr em risco.

O site Good Housekeeping alerta que mesmo um produto funcionando bem, não quer dizer que vai funcionar ainda melhor se for associado a outro. Alguns produtos de limpeza, quando misturados, podem libertar gases perigosos ou causar outras reações químicas. Mas, mesmo quando esta mistura não é perigosa ou tóxica, não conseguirá prever que efeito é que esta mistura terá sobre os seus tecidos ou superfícies. Leia sempre os rótulos e contêm avisos e a composição dos seus produtos de limpeza e, nunca misture estes:

1. Limpa canos: Nunca misture dois produtos diferentes para limpar os canos. Este tipo de produtos têm fórmulas poderosas que podem até causar uma explosão quando combinados.  Uma das responsáveis do Good Housekeeping recomenda até que não use dois produtos diferentes seguidos. Se não conseguir desentupir os canos com o produto que usou, não tente usar outro, chame o canalizador.

2. Bicarbonato de sódio e vinagre: Apesar de estes produtos simples serem úteis para limpar todo o tipo de superfícies, a combinação de ambos pode resultar numa explosão. O bicarbonato de sódio é uma substância básica enquanto o vinagre é um ácido. O vinagre faz com que o bicarbonato de sódio liberte espuma e se os juntar num recipiente fechado pode causar uma explosão.

3. Lixívia e vinagre: Esta combinação até pode parecer um desinfetante eficaz e poderoso mas estes dois produtos nunca se devem misturar. Juntos produzem gás de cloro que, mesmo em pequenas quantidades, pode causar tosse, problemas respiratórios e ardor nos olhos.

4. Lixívia e amónia: A combinação destes dois produtos produz gás cloramina que pode causar os mesmo sintomas que a mistura de lixívia e vinagre, e ainda dor no peito e respirações curtas. Grande parte dos produtos para limpar os vidros contêm amônia, por isso, nunca os misture com lixívia. [ Notícias ao Minuto ]

15 de junho de 2015

Separados no Nascimento: Luizinho F. Lima e Morten Soubak

O Fábio Nogaroli acha que sou parecido como técnico da Seleção Brasileira de Handebol feminino, o dinamarquês Morten Soubak. Bem capaz!? Se eu fosse careca até que podia ser, mas olhem bem e vejam que sou cabeludo perto do excelente treinador nórdico.

Morten Soubak e Luizinho Ferreira Lima

Beyonce, Ed Sheeran e Gary Clark Jr no tributo a Stevie Wonder


Em fevereiro passado, várias estrelas da música participaram na gravação do especial "Stevie Wonder: Songs in the Key of Life - An All-Star Grammy Salute", em tributo à vida e carreira de Stevie Wonder.

Uma das performances da noite foi um medley apresentado por Ed Sheeran, Beyoncé e Gary Clark Jr., que surpreendeu aos fãs dos artistas.

Confiram.

Stand up: Fábio Lins


Marina e Peter, filha e genro, me apresentaram o vídeo com o humorista Fábio Lins. Como gostei muito, compartilho no Baú. Pode ofender os mais radicais. Cuidado!!!

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias

Homem doando sangue - Foto Getty Images
Em uma doação são coletados no máximo 450 ml
De acordo com a OMS, são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Embora, esteja dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS, esse número ainda precisa melhorar.

Além disso, foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria 1.353, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e amplia a faixa etária para candidatos à doação. Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. A faixa etária atinge jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e ampliação para idosos com até 68 anos - antes a faixa era de 18 a 65 anos.
A biomédica Cinthya Duran explica que em uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas."De qualquer modo, é necessária a conscientização de que a doação de sangue precisa ser feita não apenas em épocas de campanhas para o reabastecimento de baixo estoque, mas durante todo o ano. O sangue doado tem sempre utilidade e nunca sobra, pelo contrário, faz falta", completa a especialista.

Não custa nada e vale muito

Bolsa de sangue - Foto Getty Images
A falta do estoque de sangue
pode levar ao cancelamento de cirurgias
A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. "Além disso, pode ser um enorme prejuízo ao paciente o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas", diz a biomédica Cinthya Duran.

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

De acordo com a coordenadora do hemocentro da Unifesp, em São Paulo, Rudneia Alves, é importante desmistificar a crença de que a doação de sangue é útil para saber suas condições de saúde, por conta dos exames que são feitos. "O doador deve estar com um espírito totalmente altruísta", diz ela. "Se a pessoa possui qualquer suspeita de ter algum problema de saúde, não deve tentar resolver isso doando sangue, pois, apesar de cômoda, essa atitude pode representar um risco a quem vai receber a transfusão. Recomendamos que ela consulte um médico e faça os exames necessários".

Conheça os critérios para ser um doador:

 - A partir da nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil;
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Estar descansado
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas
  • Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses
  • Não estar com febre, gripe ou resfriado
  • Se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses
  • Após aplicar piercing aguardar três dias para doar
  • Após fazer uma tatuagem aguardar 12 meses
  • Após vacina da gripe ou rubéola aguardar 30 dias
  • Após vacina da gripe H1N1 aguardar 48 horas
  • Não ter antecedentes de hepatite após 10 anos de idade
  • Não ter antecedentes de doença de chagas
  • Acupuntura - sendo agulhas do próprio paciente, não há impedimento
  • Sobre medicamentos - o esclarecimento deve ser feito pessoalmente ou por telefone antes de doar
  • Se esteve em áreas de alta incidência para Febre amarela, malária, doar após seis meses
  • Hipertensos podem doar dependendo da situação avaliada em entrevista clínica
  • Diabéticos que não façam uso de insulina
  • Tratamento dentário
  • Tempo variado entre três dias e um mês dependendo do caso
  • Alimentação - não deve-se doar em jejum prolongado.
Tendo observado esses critérios, o resto é muito simples:

- Pela manhã: tomar café leve e sem alimentos gordurosos;
- À tarde: doar duas horas após o almoço;
- Não se alimentar de refeições com alto teor de gordura;
  • Levar documento com foto/
  • Saber o endereço completo com CEP para o envio de carteirinha de doador e resultado de exames
  • Homens podem doar a cada 60 dias (respeitando o limite de quatro doações ao ano) e mulheres a cada 90 dias (respeitando o limite de 3 doações ao ano). [ Minha Vida ]

8 frases icônicas que nunca foram ditas

“Quem conta um conto aumenta um ponto”, disse certa vez Clarice Lispector. Só que não. A escritora, campeã informal de citações equivocadas, não é a única a ganhar fama por frases que nunca disse. Ao longo da história, nomes ilustres – da realidade e da ficção – viram suas palavras serem distorcidas, mal interpretadas ou, até mesmo, (re)inventadas. Veja 8 frases famosas que nunca foram ditas e a história por trás destes enganos:

1. “No entanto ela se move”

Galileu em frente ao Santo Ofício, em quadro de Joseph-Nicolas Robert-Fleury
No século XVII, o italiano Galileu Galilei foi físico, filósofo, matemático, astrônomo e réu. Sua defesa ao Heliocentrismo – teoria que dizia que a Terra não era o centro do Universo, mas sim girava em torno de um Sol estacionário – causou polêmica entre os responsáveis pela Inquisição, que ainda estavam bem apegados à ideia do Geocentrismo, que considera a Terra o centro de tudo o que existe.
Acusado de heresia, precisou negar suas ideias diante de um tribunal para escapar da fogueira. Reza a lenda que, após se retratar, Galileu ousadamente resmungou que, “no entanto, ela [a Terra], se move”. Porém, a frase E pur si muove! não consta em nenhum registro oficial que confirme que ela de fato foi dita – nem mesmo a mais antiga biografia do cientista, escrita por um de seus discípulos, faz referência a ela.

2. “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”
Apesar do que você possivelmente ouviu nas aulas de história, Voltaire nunca disse as palavras acima. Mas a sua biógrafa o fez: é da escritora inglesa Evelyn Beatrice Hall a famosa frase que simboliza o direito de livre expressão. Sob o pseudônimo de Stephen G. Tallentyre, a autora teria criado esta sentença para resumir o pensamento do filósofo na biografia The Friends of Voltaire, de 1906, como afirma o livro They Never Said It: A Book of Fake Quotes, Misquotes, and Misleading Attributions.

3. “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”
Se você reparar com atenção, vai perceber que a icônica frase dita por Neil Armstrong ao pisar na Lua tem um problema conceitual. “O homem” é equivalente a “a humanidade”, tornando a afirmação um pouco redundante – ou, simplesmente, sem sentido. Seria um tanto frustrante, caso o astronauta realmente a tivesse dito desta forma.

Neil argumenta que uma palavra se perdeu em meio a estática durante a transmissão: sua frase original teria sido “Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade”. Foram várias as tentativas públicas de Armstrong para corrigir o sentido de sua fala, mas, como você deve ter imaginado, elas foram em vão. A sentença imortalizada é aquela que todo o mundo ouviu em 1969 – faça sentido ou não.

4. “Elementar, meu caro Watson”
Você já ouviu Sherlock Holmes proferir esta frase – mas nunca a leu nos livros de Sir Arthur Conan Doyle. Na obra do escritor britânico, o detetive usa (muitas) outras palavras para destacar sua superioridade intelectual, é verdade, mas as falas que mais se aproximam da hoje icônica citação se encontram em dois de seus contos: em O Corcunda, Holmes usa a palavra “Elementar”; em A Caixa de Papelão, dispara um “Superficial, meu caro Watson”. 

The Return of Sherlock Holmes (1929), primeira adaptação cinematográfica com som dos livros de Doyle, foi a responsável por combinar as duas sentenças. A série radiofônica The New Adventures of Sherlock Holmes (que pode ser ouvida aqui), veiculada entre 1939 e 1947, usava recorrentemente a fala e ajudou imortalizar de vez a frase do famoso investigador. Elementar, meu caro leitor.

5. “Temo que tudo o que fizemos foi despertar um gigante adormecido e enchê-lo de terrível determinação”
O Almirante Isoroku Yamamoto, da Marinha do Japão, foi o responsável por planejar o ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor. A manhã do dia 7 de dezembro de 1941 (o “dia que viverá na infâmia”, como declarou o então presidente americano, Franklin Roosevelt) marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e levou à morte de Yamamoto menos de seis meses depois.

Embora haja indícios de que o arrependimento do almirante tenha sido real, não se tem registro oficial de que ele tenha dito a famosa frase acima. Alguns atribuíram ao filme de 1970 Tora! Tora! Tora! a origem da fala mas, segundo dados do Imdb, a citação já era famosa antes de chegar à telona.

6. “Os ingleses estão chegando! Os ingleses estão chegando”
A guerra que levou à independência das Treze Colônias, proclamada em 4 de Julho de 1776, tem como um de seus ícones o mensageiro de batalha Paul Revere. Durante a guerra da independência dos Estados Unidos, Revere ajudou a organizar uma rede de inteligência em Boston que monitorava a movimentação das forças britânicas no território americano. Em abril de 1775, sua missão era avisar aos companheiros patriotas que os ingleses estavam, sim, chegando – mas gritar a mensagem em um território repleto de tropas inimigas teria sido pouco eficaz.

Sua corrida foi feita em segredo e não incluía o termo “ingleses” – afinal, até aquele momento, os colonos ainda não haviam se desligado do seu país de origem, sendo, portanto, também ingleses. A frase equivocada provavelmente foi atribuída ao mensageiro graças a Paul Revere’s Ride, poema escrito por Henry Wadsworth Longfellow em 1860 e que faz homenagem ao patriota americano recriando sua corrida noturna com certa ~liberdade poética~.

7. “Toque outra vez, Sam”
Quase mais famosa do que a clássica “Nós sempre teremos Paris”, dita por Rick, personagem de Humphrey Bogart, no final de Casablanca, “Play it again, Sam” é aquele tipo de citação que você nem precisa ter assistido ao filme pra conhecer. Pena que ela não existe. No longa de 1942, a frase nunca é dita. Isla, a personagem de Ingrid Bergman, chega bem perto, no entanto: “Toque uma vez, Sam. Pelos velhos tempos”, ela pede ao pianista vivido por Dooley Wilson.

Os responsáveis por popularizar a frase inexistente podem ser dois: os Irmãos Marx, que no filme Uma Noite em Casablanca (1946) usam a fala incorreta, ou o diretor Woody Allen, que em 1972 lançou Play it again, Sam, longa-metragem que faz homenagem à clássica película e chegou ao Brasil com o nome de Sonhos de um Sedutor.

8. “Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que vêem as coisas de forma diferente. (…) Enquanto alguns os vêem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensarem que podem mudar o mundo, são as que de fato o fazem”

Clique para assistir
Embora não seja apenas uma frase (mas sim uma porção delas), seria impossível deixar de falar do “pensamento” tantas vezes erroneamente atribuído a Jack Kerouac. O escritor estadunidense não é autor da famosa citação – tampouco Steve Jobs, mas esse chute pelo menos chega mais perto do gol. Rob Siltanen e Ken Segal são os verdadeiros responsáveis pelo texto que faz parte da campanha “Think Different” da Apple, veiculada em 1997 e 1998, e presente em dois comerciais narrados pelo ator Richard Dreyfuss.

A ligação equivocada com o autor da geração beat se deve provavelmente a um trecho de On the road, lançado em 1957, que também faz referência aos gênios rebeldes: “Eu só confio nas pessoas loucas, aquelas que são loucas pra viver, loucas para falar, loucas para serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, que nunca bocejam ou dizem uma coisa corriqueira, mas queimam, queimam, queimam”. [ Superinteressante ]