29 de maio de 2015

Campo Mourão Futsal - 1974

Na recém inaugurada Cancha Tagliari, a seleção mourãoense posa para foto minutos antes de amistoso preparatório para os Jogos Abertos do Paraná de 1974.

Destaque para Seu Itachir, “paitrocinador” e, por isso mesmo, um dos principais responsáveis pelo destaque alcançado pelo nosso futsal, e também para o mascote da equipe, Márcio Nunes, atual deputado estadual por nossa cidade. 


Em pé: Itachir Tagliari (in memorian), Gordinho 'Drogacid', James Klank, Gilmar Fuzeto, Itamar Tagliari, Louri da Silva e Juacir Piacentini.
Agachados: Márcio Nunes, “Beline” Fuzeto, Fernando “Japonês” e Carocinho. 

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em junho de 2006

Cidade Negra e Lulu Santos - "Sábado à Noite"


Cidade Negra é uma banda brasileira, originalmente de reggae, com outras influências, como soul e o pop rock. Formado por Toni Garrido (vocal), Bino Farias (baixo) e Lazão (bateria) o grupo surgiu na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro em 1986. Suas letras falam de amor e problemas sociais.

Luiz Maurício Pragana dos Santos (Rio de Janeiro, 4 de maio de 1953), simplesmente conhecido como Lulu Santos, é um cantor, compositor e guitarrista brasileiro.

Mulher filma raio caindo a poucos metros dela


Uma professora filmou um raio caindo a poucos metros dela, no Institute of Technology Blanchardstown, em Dublin (Irlanda), durante uma tempestade.

O susto foi grande!

Alguns, entretanto, acreditam que, como não houve dano material, o que Nicola Duffy registrou em vídeo foi um reflexo do raio.

Assista e conclua, se for capaz:

Os 10 filmes mais pirateados da semana

"Kingsman: Serviço Secreto" lidera a lista dos filmes mais pirateados da semana, segundo o site TorrentFreak. A lista continua com Ex Machina e O Destino de Júpiter, respectivamente. Confira a relação completa abaixo.

Kingsman: Serviço Secreto
Reprodução


Ex Machina
Reprodução


O Destino de Júpiter
Reprodução


Cada um na sua casa
Reprodução


Os Vingadores 2: A Era de Ultron
Reprodução


Velozes e Furiosos 7
Reprodução


Project Almanac
Reprodução


Bob Esponja: Um Herói Fora D'água
Reprodução


Focus
Reprodução


American Sniper
Reprodução

Conheça um dos templos budistas mais belos da Tailândia

O casal Outsiders Brazil visitou no norte da Tailândia o templo mais espetacular de todo o país. Wat Rong Khun é também conhecido como White Temple ou simplesmente o Templo Branco. É um templo budista projetado e construído pelo artista tailandês Chalermchai Kositpipat.

O templo começou a ser construído em 1997 e só será concluído em 2070. Em 2014 um terremoto atingiu a cidade de Chiang Rai onde se encontra o Templo Branco e destruiu quase que totalmente o templo budista.

Templo Branco em Chiang Rai
Apesar de ser um templo privado o artista não cobra a entrada para visita, o lugar é aberto ao público todos os dias da semana até as 18 horas com pausa apenas no horário de almoço. Após o terremoto diversas entidades privadas enviaram ajuda para que o artista não desistisse do sonho de terminar a linda obra contemporânea e nada convencional para os padrões budistas.

Templo Branco em Chiang Rai
O artista aplicou o conceito da passagem do inferno para o paraíso. Para entrar no templo (que é a morada de Buda e portanto o paraíso) é preciso passar por uma ponte que simboliza o abismo do inferno, repleto de inúmeras esculturas de braços que tentam escapar do inferno ou puxar aqueles que passam por ali.  Tudo isso simboliza aqueles que não conseguiram se desvencilhar de sentimentos como o apego material, a

Aqueles que não conseguiram escapar do inferno.
Fotos são permitidas apenas do exterior do lugar, não se pode tirar fotos dentro do templo. Mas uma vez dentro do templo você encontrará de cara a figura de Budha atingindo o nirvana e na parede oposta você será recebido por elementos contemporâneos da sociedade ocidental. Um mural com diversas figuras como o Batman, Superman, as pirâmides Maias, E.T e até Neo em Matrix (o ator Keanu Reeves) pode ser encontrado em um misto que seria um manifestação contemporânea sobre o 'bem' e o 'mal' sob a ótica do artista.

Os guardiōes do paraíso.
O Templo Branco é totalmente diferente de qualquer outro templo na Tailândia e mesmo que você esteja farto de visitar templos por aqui este vale totalmente a pena.

Templo Branco em Chiang Rai
E para finalizar o capricho do artista ao pensar nos visitantes. Parece um templo, mas é só o banheiro.

Banheiro no Templo Branco
Do Catraca Livre

28 de maio de 2015

Separados no Nascimento: Getulinho e Pedro Bial

Getulinho postou a foto abaixo em que aparece passeando por Nova Iorque e nosso amigo Jordão Ferreira da Silva Sobrinho, que atualmente mora em Itaituba, no Pará, brincou que ele estava parecido com o Pedro Bial. E não é que está mesmo. Entããããão...

Getulinho Ferrari e Pedro Bial

Brazilian Voices - "Berimbau"


Brazilian Voices, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2001, é um grupo vocal que faz apresentações para promover cultura, educação e caridade.

Berimbau é uma composição de Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Imitando o sons de motores de carros com a boca


Mais um vídeo sem a identificação do artista. O rapaz imita os sons de alguns carros de uma forma sensacional...

Cerveró inspira Paixão. Sqn*

O cartunista Paixão, na Gazeta do Povo, foi inspirado --- ele sempre o é! -- pela condenação do PilanTra do Cerveró. 
 


Sqn é a abreviatura que minha neta Ana Letícia usa para a expressão "Só que Não".

A Cacatua dançante


Não consigo lembrar quem me enviou o vídeo abaixo, mas sei que me divirto demais vendo a Cacatua curtindo uma boa música. O colega dele parece não ter tanta sensibilidade assim e me pareceu até que estava achando que tinha algum 'aditivo' na água do amiguinho... 

26 de maio de 2015

Respeito ao Seu Schen quase acabou com carreira do Ligeirinho

Gosto  muito dessa foto que mostra Seu Schen
me entregando um troféu de artilheiro do primeiro
campeonato juvenil de futsal que foi realizado na
Cancha Tagliari, em 1975, de quando eu ainda
não namorava a Elvira e penteava o cabelo.
Agosto era o mês dos Jogos Regionais de Goioerê, que aconteciam durante as comemorações do aniversário daquela cidade.

Vivenciei, ali, momentos divertidos de conquistas e, também, de derrotas, algumas inesperadas outras anunciadas.

Os jogos contavam com a participação de quase todos os municípios da região e de alguns mais distantes, como Cascavel e Toledo.

Jogando handebol foi que participei pela primeira vez do evento. Meu sogro, Alcyr Schen, era o Secretário de Esportes de Campo Mourão e chefe da nossa delegação. Recordo-me muito bem do discurso dele, ao chegarmos a Goioerê, exigindo que nos comportássemos como atletas e respeitássemos os horários estipulados para as refeições e principalmente os de dormir.

Darcy Deitos e Alcyr Costa Schen
Na delegação de atletismo, que dormia no mesmo alojamento que nós, havia uma grande esperança de medalha nas provas de 100 e 200 metros rasos: o Ligeirinho, um “japonês” que fazia jus ao apelido, era muito rápido e não parava nunca. Nem mesmo dormindo ele ficava quieto e acordava todo mundo nas inúmeras vezes que foi ao banheiro. Numa dessas saídas, alguém trancou a porta por dentro e ele, preocupado em não fazer barulho, lembrando do apelo do Seu Schen, sussurrava para que alguém abrisse a porta. Acabou dormindo encostado no batente da porta, do lado de fora do alojamento numa escola goioerense. 

Pela manhã “ninguém” entendia o seu fraco desempenho nas provas, ficando longe das primeiras colocações. Nos anos seguintes ele se recuperou e ganhou muitas medalhas para nossa cidade. Nunca mais dormiu com outra modalidade que não fosse o atletismo. 

Infelizmente não sei o nome do nosso japonês voador, só o chamávamos de Ligeirinho e assim ficou. 

Publicada originalmente no semanário Entre Rios, em setembro de 2005.

Sade - "Soldier of Love"


Sade Adu, nome artístico de Helen Folasade Adu, (Ibadan, 16 de janeiro de 1959) é uma cantora nigeriana.

Criada em Colchester, no Reino Unido, para onde foi viver com a sua mãe (britânica) quando esta se separou do seu pai (nigeriano). Cresceu ouvindo mestres do soul como Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Donny Hathaway.

Soldier of Love é faixa do último disco lançado por Sade, em 2010.

Escolinha de Golias: a derrota do time de futebol do Pacífico


Ronald Golias (São Carlos, 4/5/1929 — São Paulo, 27/9/2005) foi um ator, comediante e humorista brasileiro, considerado um dos pioneiros da televisão no país.



A Escolinha do Golias foi um programa humorístico brasileiro, apresentado e produzido pelo SBT entre 1990 e 1997.

Golpe usa contas ‘oficiais’ do Facebook para roubar dados de usuários

Usuários do Facebook, fiquem atentos. Um novo golpe utiliza uma conta que se assemelha a um perfil oficial da rede para roubar dados de seus membros, como informações de cartão de crédito. A mensagem é enviada pela conta Facebook Recovery e possui instruções má intencionadas. Confira. 

Golpe usa conta Facebook Recovery para enganar usuários (Foto: Pond5)
A informação foi divulgada por Jovi Umawing, pesquisadora e analista de inteligência do Malwarebytes. Segundo Umawing, ao clicar no link da mensagem as vítimas são redirecionadas para uma página de pagamento, que solicita informações de cartão de crédito e endereço de cobrança. O golpe chama a atenção do usuário, pois avisa que, caso o informe seja ignorado, a conta da rede social será desativada permanentemente.

Ainda de acordo com o Malwarebytes, é provável que a URL maliciosa seja compartilhada com frequência calculada para não chamar muita atenção. Dessa forma, menos empresas serão capazes de bloquear o golpe e ele atingirá mais pessoas. Veja a mensagem na foto abaixo.

Novo golpe usa conta 'oficial' do Facebook para roubar dados (Foto: Reprodução/Malwarebytes)
A grande maioria dos cliques vem dos Estados Unidos e de países asiáticos, como Malásia e Indonésia. O Brasil ainda não aparece na lista dos países infectados, mas é importante tomar cuidado. 

Vale lembrar que, se você receber essa mensagem, não deve seguir as informações indicadas no link. Denuncie a publicação e repasse para os seus contatos as informações sobre o golpe, para que menos pessoas tenham seus dados roubados.

Vínculo entre homem e cachorro pode ter mais de 27 mil anos

Antes datada em 16 000 anos, a relação entre o ser humano e o cão é mais antiga do que se imaginava.

Cachorro da raça Husky Siberiano é parente do lobo Taimir.(Thinkstock/VEJA)
De acordo com a análise genômica do osso de um lobo, a relação entre seres humanos e cães pode ter começado entre 27 000 a 40 000 anos atrás. O genoma, de 35 000 anos, revela que esse lobo da Península de Taimir, na Sibéria, é o ancestral comum mais recente entre lobos modernos e cães.

Pontus Skoglund, principal autor do estudo e geneticista do Departamento de Genética da Escola de Medicina de Harvard, declarou que essa espécie específica "sobreviveu milhares de anos em convívio com neandertais na Europa e também quando os humanos modernos começaram a povoar o continente europeu e a Ásia."

Os cientistas descobriram que as raças dos cães atuais descendem de mais de um único evento de domesticação. Os lobos siberianos da pesquisa contribuíram para a ascendência de cães de altas latitudes, como o husky siberiano e o malamute do Alasca. [ Veja ]

25 de maio de 2015

Lucas, um jovem mourãoense de muito talento para as artes

Morador no Jardim Modelo e aluno do Colégio Ivone Castanharo, Lucas dos Santos Lopes, 15 anos, tem um talento absurdo para o desenho. Quem me apresentou seu trabalhos foi minha filha Larissa, que dá aulas de artesanato, através da Secretaria da Ação Social de Campo Mourão. Ela vivia me falando das habilidades do menino e da necessidade do mesmo passar por um aperfeiçoamento em alguma escola de belas artes. 

Lucas, atualmente, se reveza entre a escola e a Ação Social e também pensa como a Larissa e sabe que precisa melhorar ainda mais sua 'arte'.

Veja abaixo alguns dos desenhos do mourãoense:


















My Morning Jacket - "Hopefully"


My Morning Jacket é uma banda americana de rock, formada em 1998, destacável pela mistura eclética de country rock, indie rock, funk e psychedelic rock, pelo seu som cheio de reverberações e pelas suas energéticas e entusiasmantes performances ao vivo. 

O nome da banda vem de um casaco abandonado no lixo no qual Jim James viu inscritas as letra “MMJ".