28 de abril de 2015

A fabrica de craques do handebol mourãoense

Lenamar Fiorese, Sônia Prates, Marilei Nonô Zanini e Márcia Tomadon
Marcelo Silveira e
Luis Carlos Prates
Pode ser apenas coincidência, mas foi com o início da pratica do handebol que nossa Campo Mourão recebeu maiores investimentos em obras esportivas. Logo de início, quando a modalidade ainda engatinhava, foram construídos os dois primeiros ginásios de esportes da cidade: o JK, atual casa do basquete mourãoense, que por sinal está muito lindo, acanhado (em tamanho), mas muito bem cuidado, e o grandioso Belim Carolo, que para mim é o mais belo ginásio de todos, arquitetonicamente falando. 

Jair Grasso
Além disso, atletas foram surgindo e dividindo espaço com os nossos ídolos do futsal, modalidade essa que continua sendo a preferida do torcedor daqui (pena que a administração pública nos últimos dez anos não tenham essa consciência). 

Claro que nossos primeiros ídolos do handebol vieram de fora. Estou falando é claro de Idê Maia, Nelsinho Rodrigues e Erivalto Oliveira, o Negão, que aqui chegaram, se instalaram, fixaram residência, e por alguns anos colaboraram para o surgimento dos mais genuínos atletas de handebol mourãoense. Nelsinho e Negão daqui seguiram para a vizinha Goioerê, onde realizaram o mesmo trabalho e tornaram os goioerenses ainda mais fortes. A rivalidade entre as nossas cidades sempre foi grande, quase sempre com respeito mútuo. 

Lenamar Fiorese e Sivana Casali
Sempre tenho medo de apontar esse ou aquele destaque por medo de esquecer de alguém, mas dessa vez vou arriscar e relacionar aqueles que admirei como atletas do handebol de Campo Mourão, claro que sem um ordem de preferência: Lenamar Fiorese, Márcia Tomadon, Sônia Eufrásio Prates, Marilei 'Nono' Zanini, Silvana Casali no feminino. Entre os homens destaco o Marcelo Silveira, João Silvio Persegona, Jair Grasso, Betinho Nogaroli, Ricardo Kosuzi, Neucir José da Silva (in memorian), Luis Carlos Eufrásio Prates e Jonas Rodrigues

Betinho Nogaroli
Tive o prazer de participar de várias competições ao lado deles, ora como atleta, ora como colegas de delegação. Aos 18 anos optei pelo futsal e virei torcedor dos meus amigos do handebol. No futsal ocorreu o contrário: torcia pelos meus ídolos Ione, Carlão, Itamar, Lori, Rancho, Beline e acabei jogando ao lados deles. 

João Barbosa Filho
Neste sábado, dia 2, espero reencontrar a maioria deles durante a Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão, que será realizada no Clube 10 de Outubro com o objetivo de homenagear os atletas que participaram dos Jogos Abertos do Paraná até 1977 no masculino e até 79 no feminino, ano em que nossas meninas conquistaram o primeiro título de campeão estadual do modalidade para nossa cidade.

Os organizadores do evento optaram por homenagear nesta primeira festa apenas esses 4 primeiros anos para que novos eventos sejam realizados no futuro, rendendo homenagens aos atletas e dirigentes que deram continuidade na rica e vitoriosa história do handebol mourãoense. 

Venham, não é preciso ter jogado para participar da Noite de Gala do Handebol, basta querer rever velhos amigos, ouvir histórias ainda mais velhas e se divertir muito com as recordações que, com certeza, surgirão. 

Ultraje a Rigor - "Inútil"


Ultraje a Rigor é uma banda brasileira de rock, criada no início da década de 1980 em São Paulo. Idealizada por Roger Moreira (voz e guitarra base), obteve sucesso em 1983 no Brasil, devido as canções "Inútil" e "Mim Quer Tocar". Em 1985 a banda ficou nacionalmente conhecida pelo álbum Nós Vamos Invadir sua Praia que trouxe o primeiro disco de ouro e platina para o rock nacional. O mesmo álbum, mais tarde, acabou sendo consagrado como o "melhor álbum de rock nacional" pela Revista MTV, em dezembro de 2008.

Heróis da vida real


Vídeo para recuperar um pouco da fé na humanidade

Lista das 5 praias mais lindas do mundo tem Chile e Peru na liderança

Para aproveitar a viagem ao exterior e desfrutar de toda a beleza regional, a agência de viagens Vivaterra decidiu listar as dez praias mais belas do mundo. A lista serve como guia aos viajantes que querem curtir o período para relaxar e contemplar imagens paradisíacas. Confira: 

1. Cifuncho, no Chile 
Situada numa área desértica do norte do Chile. A praia tem areias brancas e águas limpas que formam um visual impressionante. Com pouca infraestrutura os visitantes levam água e comida para passar o dia na praia. 

2. Mancora, no Peru. 
A cidade é conhecida por suas belas praias banhadas pelas águas do Pacífico, ideal para a prática do surfe e com frequentes visitas de baleias e golfinhos. 

3. Guachadito ,na Colômbia. 
Situada na região de Chocó, a praia de Guachadito tem águas cristalinas numa paisagem intocada e protegida da civilização. Recomendada para aqueles que desejam fugir da rotina e do estresse, a única regra da região é relaxar. A praia Guachadito é uma das mais belas do litoral pacífico colombiano. 

4. Arquipélago Los Roques, Venezuela 
Possui 42 ilhotas e 300 bancos de areia cercados de águas cristalinas e recifes de corais, que encantam os turistas. 

"A água quente e calma permite aos visitantes verem o fundo do mar. Por lá você encontra 98% das espécies coralinas existentes no mundo, além de peixes e outros animais marinhos como estrelas do mar, tartarugas e até tubarões", destaca a sócia –fundadora da Vivaterra, Mirta Granovsky. 

5. Tortuga Bay, no Equador 
É frequentada por tartarugas, iguanas marinhas, caranguejos vermelhos e diferentes pássaros. Com águas cristalinas e areias brancas em meio a uma natureza protegida, a praia fica a 45 minutos de caminhada. 

[ Bonde ]

Só eu ou

Vocês também estão achando que no nosso país O CRIME RECOMPENSA?


27 de abril de 2015

Primeira edição da Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão neste sábado (2)


Neste final de semana, no sábado, acontece em Campo Mourão a Noite de Gala do Handebol Campo Mourão - 40 Anos. Evento que pretende resgatar os primeiros anos da implantação do alto rendimento na modalidade em nossa cidade, as participações nas primeiras competições estaduais e a conquista do primeiro título, que veio pelas mãos das meninas abaixo, nos Jogos Abertos do Paraná, em Toledo no ano de 1979. 

Campo Mourão Handebol - Campeã Jap´s 1979 em Toledo
(da esq. para a direita) : Luizinho F. Lima, Paulo Gilmar Fuzeto, Rosângela, Sônia Prates, Lenamar Fiorese, Márcia Tomadon, Silvana Casali e José Rosa (in memorian)

agachadas: Aida Sartor, Nair Mayume Tanaka, Kayoko Tanaka, Silvia Cavalcante, Jeicylene Machado Pereira e Ana Prates 

A festa, que é aberta a toda comunidade e será realizada no Clube 10 de Outubro, já conta com participação confirmada de vários desses pioneiros. Entre eles, os professores Vicente Piazza Filho, Nelson Rodrigues, o Nelsinho, e o Erivalto Oliveira, o Negão. Além da presença dos mestres Antonio Ribeiro dos Santos e José Marin Mechia, ambos especialmente convidados do professor Idevalci Ferreira Maia, o professor Idê que aqui chegou há exatos 40 anos e muito colaborou na belíssima e vitoriosa história do handebol mourãoense.

Objetivo é homenagear as equipes masculinas até o ano de 1997 e as femininas até 79, ano da conquista do primeiro título estadual por uma seleção mourãoense. Deixando espaço, claro, para realização de novas Noites de Galas e muitas outras homenagens. 

Convites para a festa, que será encerrada com delicioso jantar servido pelo Buffet Versalhes, estão à venda pelos fones 9995 8338 (Lorenilda Gomes), 9978 1186 (Idê), 9995 8338 (Marcelo Lima), 9969 8551 (Jair Grasso), 9969 2009 (Gilmar Fuzeto), 9918 8587 (Ilivaldo) e 9923 2275 (Luizinho Ferreira Lima).


Metronomy - "The Look"


Metronomy é uma banda britânica de música eletrônica formada em 1999. A banda é atualmente formada por Joseph Mount (voz, teclado e guitarra), Oscar Cash (backing vocal, teclado e saxofone), Gbenga Adelekan (baixo e backing vocal), Michael Lovett (backing vocal, teclado e Violão) e Anna Prior (bateria e backing vocal).

The Look foi incluída na trilha sonora do filme Amantes Passageiros, de Pedro Almodóvar.

Vídeo: Lula e o PT no Faroeste Caboclo


Recebi pelo "uatizapi' e compartilho aqui no Baú o vídeo abaixo que conta em poucos minutos detalhes da vida sindical e política do ex-presidente Lula e do seu PT. 

Utilizando a música Faroeste Cabloco, do Legião Urbana, letras bem bolada e ilustrações geniais, o vídeo é uma verdadeira aula sobre os recentes acontecimentos políticos brasileiros. Não identifiquei os autores.


Esse cara contou como é estar num acidente de avião


Em fevereiro, um avião caiu no meio de Taiwan. Esse acidente bizarro me fez questionar como seria presenciar um evento do tipo. Por isso resolvi conversar com Robert Young Pelton, o aventureiro lendário que sobreviveu a um acidente parecido. Esta é a história dele, e estes são seus conselhos de sobrevivência.

Pelton é o autor de uma série de guias de viagem intitulada Os Lugares Mais Perigosos do Mundo, e escreveu um dos guias de sobrevivência mais úteis do mercado, o Come Back Alive. Se você leva a sobrevivência a sério, é bom iniciar a leitura. Ele também fabrica facas muito legais.

Robert Young Pelton: Quando um avião cai, há dois impactos. O primeiro não é tão sério porque o avião ainda está em movimento e não atingiu nada diretamente. Você é catapultado, a gravidade desaparece e tudo dentro do avião começa a flutuar. É uma cena bizarra que te faz pensar, “Estou em um filme de ficção científica e nada vai acontecer!”. E aí vem o segundo impacto, quando o avião se choca contra o solo e todas as coisas que antes estavam flutuando se aceleram e viram pequenos projéteis. Quando o segundo impacto acontece, você percebe que está dentro de uma latinha de cerveja voadora; existem só uns pedacinhos de alumínio te protegendo do que está lá fora.

Giz: Fale mais sobre a queda.

RYP: Eu fiz uma coisa bem idiota. Eu queria conhecer uma tribo isolada no meio de Bornéu e ninguém queria me levar até lá. Então eu fui de aeroporto em aeroporto na Indonésia até encontrar esse avião de uma empresa de petróleo chamada Petronas. Era um Casa 212 com uma rampa na parte superior.

Eu perguntei, “Quanto vocês querem pelo avião?” E eles ficaram tipo, “Hmm, $12.000 dólares?”. Caro pra caralho, mas eu queria muito fazer essa viagem. Então eu usei meu cartão da American Express pra fazer um depósito, acho que de seis mil, e o avião veio com dois pilotos.

Nós decolamos e entramos de cara numa tempestade tropical que começou a sacudir o avião de um lado para o outro. Os pilotos começaram a falar, “Nós precisamos pousar, nós usamos combustível demais e não podemos voltar.”

Um dos pilotos estava me contando a história da vez em que ele voou até a Somália pra fazer uma entrega de combate, em que você dá um mergulho em alta velocidade, dá meia-volta no último segundo, joga a carga, pisa fundo no freio, joga para fora tudo que está na parte de trás do avião e continua a voar.

Nós saímos da tempestade e chegamos nesse pequeno buraco no centro; dava para ver o céu. Quando isso aconteceu, o piloto apontou para algo e começou a discutir com seu co-piloto. Eu olhei para baixo e vi uma espécie de descampado na selva. Não era uma pista de pouso. O piloto disse “Foda-se”, e mergulhou com tudo.

Eu fiquei tipo “Fudeu!”, e literalmente escalei até os fundos do avião e prendi o cinto de segurança com toda a força possível. A gente começou a cair, cair, cair e ele percebeu que estava pousando numa clareira do tamanho de um campo de futebol, ao lado de uma montanha. Uma péssima pista de pouso. O avião caiu no chão com muita força. Acho que ele até tentou levantar voo, mas o avião estava indo rápido demais.

Nós caímos numa floresta de bambu com árvores de sete centímetros de largura. As árvores destruíram o avião e arrancaram as rodas — tip, brrrrrrraaaaaappppp — e aí nós atingimos alguma coisa e paramos. A gente estava meio tonto e o piloto começou a gritar, “Baterias! Baterias! Não se mexam!”

Eu olhei pra fora da janela e vi um cara com uma mão atrofiada e um chapéu de palha em formato de cone segurando um bule e uma peixeira. Ele começou a coletar o combustível que vazava do avião. O combustível começou a vazar pelas asas e ele lá, guardando tudo no bule. Ele nem checou se nós estávamos vivos.

Eu tentei abrir a porta, mas ela estava travada, e mais pessoas apareceram. Elas estavam segurando pequenos potes e copos para guardar o combustível. Nenhuma delas falou com a gente.

Nós abrimos a porta e saímos no meio desse pequeno amontoado de pessoas que coletavam o combustível, e nenhuma delas sequer olhou pra a gente. O piloto vira para mim e diz, “É melhor você sumir daqui, quando o chefe da vila chegar você vai ter que desembolsar uma grana.”

Nós passamos os minutos seguintes tirando nossas coisas do avião. Eis que, 30 ou 40 minutos depois, aparece o chefe da vila tentando nos multar por pouso ilegal. Ele estava basicamente tentando nos extorquir.

O piloto começou a surtar. Ele estava preso no meio de Bornéu só com sua camisa branca engomadinha e seu co-piloto. E eu estava tipo, “Foda-se, vou cair fora. E se eles tentarem cobrar todo o valor do avião no meu cartão da American Express?!” Então nós alugamos uma canoa e fugimos.

E essa é a minha história de acidente de avião, mas a maioria das pessoas que morrem nesses acidentes tem histórias bem diferentes.

Giz: Qual seria seu conselho para sobreviver a um acidente desses?

RYP: Primeiramente, a maioria das pessoas sobrevivem à acidentes de avião. A porcentagem é tipo 95%, segundo alguns estudos.

Alguns tipos de voos tendem a ser mais perigosos que outros. Depende da geografia, do avião e da rota. Existem alguns horários com mais turbulência. Conhecer a probabilidade do seu avião cair também ajuda muito.

Alguns tipos de avião caem com mais frequência; voos internacionais são mais seguros do que andar pela rua. Essa é a primeira dica, e a segunda é: sentar do lado da saída. Eu já estive em alguns aviões que fizeram pousos de emergência; nenhum deles caiu, era sempre um incêndio no trem de pouso ou algo do tipo, e o pânico lá dentro… imagine 300 pessoas gritando, chorando e rastejando sobre as outras e tentando tirar suas bagagens do compartimento enquanto juram que vão morrer.

É bom sentar do lado da saída, dá para sair logo. E com o risco do fogo, da fumaça ou da água, sentar do lado da saída e sair antes de todo mundo faz muito sentido.

Se você voar em companhias aéreas baratas, seu avião vai cair. Se você voar de Nova Iorque para Dubai pela Air Emirates, seu avião não vai cair. [ Gizmodo Brasil ]

8 truques surpreendentes para emagrecer sem pensar

Especialista da Universidade de Cornell Brian Wansink dá dicas para perder peso sem muito esforço


Emagrecer de maneira fácil e sem precisar mergulhar em dietas super restritivas seria o sonho de qualquer um. E, segundo Brian Wansink, diretor do Laboratório de Alimentos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, perder peso 'sem pensar' é algo possível.

Para isso, seriam necessárias apenas algumas mudanças nos hábitos diários que nos ajudariam a comer menos. As recomendações são baseadas nos estudos de Wansink e sua equipe, publicadas no livro "Slim by Design".

O especialista acredita que nossas vidas são muito ocupadas e que temos pouca força de vontade para conseguir perder peso por um esforço consciente e contínuo.

A melhor solução, portanto, é incorporar uma série de mudanças que nos façam comer menos sem esforço. A BBC apresenta aqui alguns truques para conseguir isso.

1- Sirva seu prato direto no fogão, longe da mesa.
Este pequeno truque te ajudará a comer cerca de 19% a menos de comida por dia – a mudança é maior nos homens.

O motivo, segundo o pesquisador, é que se a comida fica na mesa, é provável que alguma das pessoas que está comendo repita o prato – em geral, a que terminar primeiro.

2- Guarde os cereais no armário e coloque os mais saudáveis à frente
Uma pessoa que mantém os cereais à vista pesa, em média, cerca de 9,5kg a mais do que as que não fazem isso.

"O engraçado é que, no caso de bolachas ou doces, a diferença não chega a ser tão grande", explica Wansink.

Isso ocorre porque muitas vezes as pessoas sabem que estes produtos não são muito saudáveis e tendem a limitar o seu consumo. No entanto, cereais geralmente são percebidos como um produto saudável e, portanto, não haveria motivos para escondê-los.

3- Coloque as frutas e verduras na parte mais visível da geladeira
Esse hábito te ajudará a comer três vezes mais esse tipo de alimento. A ideia é deixar as coisas mais calóricas nas partes mais baixas da geladeira, que são menos visíveis, para ter menos vontade.

4- Se for beber vinho, melhor tinto e em taça pequena
As pessoas costumam se concentrar mais na altura do que na largura na hora de medir a quantidade dos líquidos. Em média, serve-se 12% a menos de vinho em uma taça de vinho branco, que é a menor, do que em uma de vinho tinto.

Além disso, tendemos a beber menos vinho tinto do que branco. O motivo é que a cor da bebida faz com que ela seja mais visível e, por isso, na hora de servir, somos mais conscientes para medir a quantidade.

"Bebemos cerca de 10% a menos em média no caso do vinho tinto", destaca o especialista.

5- Nos restaurantes, procure se sentar perto da porta
As pessoas que se sentam mais longe da porta comem menos salada e têm uma probabilidade 73% maior de pedirem sobremesa.

Caso escolham uma mesa ainda mais para trás, as pessoas podem estar mais próximas da cozinha, onde verão os pratos do restaurante passando com frequência e poderão se sentir 'tentadas' a pedi-los.

Wansink acredita também que quem senta perto da porta vê outras pessoas fora do restaurante e isso faz com que se sintam mais conscientes de sua aparência para pedir algo mais saudável.

6- Caminhe por todo o corredor do supermercado
Quando vamos a supermercados, temos uma probabilidade 11% maior de comprar a primeira verdura que vemos em comparação com a terceira.

Por isso, Wansink recomenda que percorramos todo o corredor do supermercado para, assim, ampliarmos a variedade da nossa dieta.

7- Divida o carrinho de compras em duas partes, com as frutas e as verduras na frente e o resto atrás
Isso faz com que você pense mais no que está colocando no carrinho e te levará a comprar 23% mais verduras.

Cerca de 61% de tudo o que compramos está mais ou menos a altura dos olhos.

8- No escritório, guarde os doces em um pote opaco e tampado
Desta maneira, você fará com que elas estejam menos acessíveis. As pessoas que deixam os doces em cima da mesa do escritório tendem a pesar cerca de 6,8kg a mais do que o resto.