9 de abril de 2015

Isso se chama respeito. Isso se chama gratidão.

Wayne Gretzky
Em 1999, Wayne Gretzky, o maior jogador de hóquei de todos os tempos, disse adeus ao gelo após ter conseguido o incrível recorde de 894 gols. É comum, nos Estados Unidos, os times aposentarem as camisas com o número dos jogadores que as imortalizaram. Só que com Gretzky a coisa foi mais radical: sua camiseta, a de número 99, foi aposentada em todos os times da liga – e não apenas no seu. De hoje até a consumação dos tempos ninguém poderá jogar hóquei nos Estados Unidos ou no Canadá com uma camisa de número 99. Isso se chama respeito.

Barry Bonds
Em San Francisco, Barry Bonds, ainda em atividade aos 41 anos, continua firme como um dos maiores ídolos do beisebol. Seu time, o Giants, chegou a construir um estádio novo, com a área de rebatida mais curta do que a do anterior, só para que ele continuasse fazendo home runs e pudesse quebrar o recorde histórico, estabelecido por Hank Aaron nos anos 70. Faltam 47 rebatidas – e Bonds perdeu praticamente toda a temporada de 2005 se recuperando de uma lesão. Mas ninguém permitirá que ele, mesmo velhinho, pare de jogar antes de superar a marca de 755 rebatidas. Isso se chama gratidão. 

O tratamento dispensado às legendas do esporte diz mais sobre o estágio de desenvolvimento de um país do que qualquer indicador do Banco Mundial.

Marcos Caetano
O texto acima foi escrito pelo jornalista  Marcos Caetano em 2005, na época ele estava na ESPN Brasil, não sei se ainda está por lá. Escreveu para pedir respeito ao centroavante Romário, que, aos 40 anos, se empenhava para marcar seu milésimo gol (ele alcançou a marca em maio de 2007). As duas histórias com ídolos americanos retratam muito bem como se deve tratar um ídolo. No Brasil, o sãopaulino torce para o jogador corintiano ser preso com travestis, o flamenguista deseja que o ídolo do fluminense seja preso como integrante de uma milícia, e assim por diante. Não adianta a história construída pelo atleta. Não joga no meu time, dane-se! 

Lembro de presenciar um diálogo entre dois amigos, um corintiano e outro palmeirense, isso lá em 2003, comentando a venda do então jovem, e já craque, Kaká ao Milan. Depois de desancarem com o sãopaulino, ambos concordaram numa coisa: ele nem joga isso tudo!!! Em 2007, Kaká foi eleito o melhor do mundo pela Fifa. Isso é falta de cultura esportiva e de respeito pelos seus. Ou seria despeito e falta de educação mesmo?

O Rappa - "Homem Amarelo"


Homem Amarelo
O Rappa

O Homem Amarelo do Samba do Morro
Do Hip Hop do Santa Marta
Agarraram um louro na descida da ladeira
Malandro da baixada em terra estrangeira

A salsa cubana do negro oriental
Já é ouvida na central
Que pega o buzum, que fala outra língua
Reencontra subúrbios e esquinas

É o comando em mesa de vidro
Que não enumera o bandido
Eu e minha tribo
Brincando nos terreiros
Eu e minha tribo
Nos terreiros do mundo
Só misturando pra ver no que vai dar
Só misturando pra ver no que vai dar
Só misturando pra ver no que vai dar
Oooh Oh Oh Oh ...
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Yellow man
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Sempre? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Sempre? FODA-SE
Cor da pele? FODA-SE
Sempre? FODA-SE

Morador de rua é resgatado pela mãe em São Paulo depois de contar sua história e volta ao Paraná

Bruno, 24, vivia em São Paulo, vigiando carros e consumindo drogas. Foi localizado pela família após aparecer na página SP Invisível e voltou para sua cidade natal no Paraná.

Esse é o Bruno, paranaense de 24 anos que vivia nas ruas de São Paulo. Ele disse que foi abandonado pela mãe “ainda moleque”, ganhava dinheiro vigiando carros e gastava praticamente tudo em drogas.
Na época, apesar de estar em dificuldades, Bruno disse que acredita na importância de ser honesto e que chegou a devolver R$ 250 para um senhor.

Outro dia, um senhor deixou cair 250 reais no chão na farmácia, eu avisei pra ele ao invés de pegar pra mim, recebi 50 mais a amizade e a gratidão do cara. Então, mano, o que interessa é ser honesto e fazer o seu trampo, que as coisas dão certo.

Ele contou a sua história na página SP Invisível em agosto de 2014. A mãe de Bruno tomou conhecimento da história e foi até São Paulo para resgatar o filho das ruas e levá-lo de volta para Paranavaí (PR), sua cidade natal.

Wagna Silva, mãe de Bruno, contou ao BuzzFeed Brasil que ele foi para São Paulo depois de brigar com a avó, com quem morava.

Wagna Silva
“Eu tive ele muito nova. Fui morar com meus pais depois que me separei do pai do Bruno e ele foi morar com avó. Mas nunca abandonei meu filho”, disse Wagna.

Ela viajou até São Paulo e resgatou o filho, que já estava há cerca de 7 meses nas ruas. “Quando eu o encontrei, ele quis voltar comigo na mesma hora. Ele quase não acreditou que eu estava lá para buscá-lo. Arrumei uma clínica [de reabilitação] para ele”, conta.

Nesta semana a história foi postada novamente pela página para informar que Bruno voltou a morar com a família. O jovem fez alguns comentários agradecendo a todos e diz não ter vergonha do que passou.
Reprodução / Via Facebook
“Só assim eu vi o tanto de pessoas que gostam de mim.” Mais de 24 mil pessoas curtiram a publicação com a história de Bruno.

Bruno agora trabalha como entregador em uma lanchonete da cidade.

Reprodução / Via Facebook

Recebeu apoio de admiradores e fez um monte de novos amigos.


O perfil de Bruno no Facebook tem vários pedidos de amizade e mensagens de apoio.

…E parece estar BEM melhor.

A SP invisível é uma página do Facebook que reúne histórias de moradores de São Paulo.
Via: BuzzFeed

Como ficaria a Terra se todo gelo polar derretesse?


O poliglota. Por Osvaldo Broza

No livro que lancei em 2004 – Caminhos de Casa – contei a história da Panela (transformada em associação a partir de 1994, porque se tornou pessoa jurídica), iniciada no final da década de sessenta, quando também foi construído o primeiro campo de futebol suíço da região, na sede campestre do DER, às margens da Usina Mourão. De acordo com Biju (Wilson Iurk) e Artur Kunioshi, participavam das peladas, além deles, Roberto Braga, Roberto Galeano, Almerindo Gering, Basílio Ockrim, Aramis Meyer Costa, Alcyr Costa Schen, Álvaro Gomes, Marcos Fanckin, Luiz Carlos Klank, Osvaldo Wronski, Getulio Ferrari, Paulo Fortes, João Teodoro de Oliveira Sobrinho, Tadeu Nunes, Nascimento, Aldo Kaul, Afum, Alceu Pacheco, Serafim Portes Rocha, José Luiz Tabith, Ilton Santin, Osvaldo Silva, Sergio Rebeis, Pedro Antum, Haroldo Gonçalves Neto, Nonô Ribas, Ivo Fortes, entre outros.

Dado ao sucesso da iniciativa, o Country Clube também resolveu construir seu campo de futebol suíço, onde a turma da usina passou a jogar suas peladas e a ser chamada de Panela. Além desses nomes – e alguns outros que não foram lembrados – um cidadão recém-chegado de Curitiba também gostava de se enturmar com os paneleiros: Lourival Vieira, conhecido como Catarina (não aquele ponta esquerda famoso). Ele comprava madeiras e as enviava para Brasília. Morou em Campo Mourão por uns quatro anos. Metido a boleiro e muito falador, “ele incomodava um pouco”, diz o Artur, e de vez em quando, tinha discussão. 

Certo dia, no começo dos anos setenta, ele se estranhou com o João Teodoro, no Country Clube. Numa disputa de bola, o João não gostou e reclamou de uma jogada desleal (?) do Catarina. O jogo continuou normalmente, mas os dois continuaram discutindo, porque o João também não era de falar pouco. De repente, o Catarina caiu na besteira de xingar o João, com um nome pouco convencional:

- Sabe o quê, João, você é um poliglota - disse.

Pra quê. O João virou uma fera e partiu pra cima do Catarina, que saiu correndo, enquanto o pessoal tentava segurar o João, que tentava se livrar dos companheiros e ao mesmo tempo gritava: - Poliglota é você...é a tua mãe...venha aqui se for homem...

Terminado o jogo, o quê que uma costela assada e uma cerveja bem gelada não fazem: os dois fizeram as pazes. E, dizem, nunca mais brigaram. Tempos depois, o Catarina voltou para Curitiba, onde trabalhou por uns tempos para o senador Álvaro Dias e hoje está aposentado. O João Teodoro continuou em Campo Mourão, no ramo de agropecuária. Foi vereador por duas vezes (77 a 82 e 93 a 96) e provedor da Santa Casa por mais de seis anos. E continua na Panela. É bom zagueiro, bom cozinheiro e bom companheiro. Mas,..poliglota, nuuncaa!

OSVALDO BROZA
Nasceu em Inácio Martins (PR), filho de José Broza e Maria da Conceição Broza. Mora em Campo Mourão desde 1963. Casado com Maria Luzia Gomes Broza (Malu), pai do Ciro, Thiago, Renan e Alessandro e avô do Leonardo e do Lucas.

Foi funcionário público municipal, contador, representante comercial, publicitário e empresário de diversos ramos.

Foi presidente da UMES (União Mourãoense dos Estudantes Secundários), do Conselho Estadual da UPES (União Paranaense de Estudantes) e do Rotary Campo Mourão Gralha Azul.

É autor dos livros: Caminhos de Casa, editado em 2004 e Campo Mourão em Crônica, editado em 2007 e faz parte das obras: Amigo da Poesia - Vivência - editado em 2000 e 2º Compêndio da Academia Mourãoense de Letras (na qual ocupa a Cadeira n.º 21) - editado em 2006.

endereço eletrônico: osvaldobroza@hotmail.com

8 de abril de 2015

Lorenzo, o pimentinha do tio Luizinho

Saudade bateu e eu mostro meu lindo sobrinho neto Lorenzo para diminuir um pouco a distância e expor minha 'corujice'. 

Neto da minha cunhada Daisy, o 'pimentinha' reside com os pais Janaína e Fúlvio em Curitiba.  


Maroon 5 - "Sugar"


No clipe "Sugar", Adam Levine e companhia "invadem" casamentos por toda a cidade de Los Angeles em um fim de semana no início de dezembro.

De acordo com o que um representante disse ao site do programa Entertainment Tonight, "só os noivos sabiam, em cada caso. Se eles falaram para as noivas durante o casamento, não temos certeza, mas eles queriam tanto quanto nós que fosse uma surpresa. Eles tinham palcos prontos para as bandas que já tinham contratado. Tudo que nós fizemos foram algumas mudanças de continuidade para sincronizar todos os casamentos da melhor maneira possível no clipe", explicou.

Curiosamente, o diretor do clipe é David Dobkin, o mesmo que assinou Penetras Bons de Bico, longa em que os personagens de Owen Wilson e Vince Vaughn têm o hábito de entrar de "bicão" em festas de casamento para conhecer mulheres. Dobkin é um amigo de longa data de Levine.

"Sugar" é o terceiro single do quinto disco do Maroon 5, V (2014). Os anteriores foram "Maps" e "Animals".

Humor nas redes sociais




Sobrevivente do holocausto encontra soldado que o libertou há 70 anos

Gillespie foi soldado dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial e ajudou a resgatar mais de 35 mil prisioneiros do campo de concentração de Dachau


Nas areias de Hungtington Beach, na Califórnia (EUA), Joshua Kaufman beijou a mão de Daniel Gillespie, desceu a seus pés e disse: “Eu queria te dizer isso por 70 anos. Eu te amo. Eu te amo tanto…”. 


Gillespie, hoje com 87 anos, serviu como soldado do exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial e participou da operação que resgatou mais de 35 mil prisioneiros do campo de concentração de Dachau, na Alemanha, em 29 de abril de 1945. Entre eles, Kaufman.

O emocionante encontro foi organizado pelo diretor Emanuel Rotstein e fará parte do documentário “Liberators of Dachau” (Libertadores de Dachau, em português), que será mostrado no canal History Channel em maio deste ano. Kaufman foi detido no campo de concentração como um trabalhador escravo em uma fábrica de munição. Durante o regime nazista, ele perdeu sua mãe e três irmãs no campo de Auschwitz. A ação dos norte-americanos o salvou da tortura e, sobretudo, da morte. “Eu vi a bandeira branca voando na torre de observação e percebi que a tortura tinha chegado ao fim. Quando os norte-americanos escancararam as portas, meu coração pulou. Eu saí do inferno para a luz. Por isso e, por ele, eu sou eternamente grato“, disse o sobrevivente ao History Channel.


Joshua Kaufman antes de ser prisioneiro e hoje, aos 87 anos
Para Gillespie, libertar os prisioneiros em Dachau foi uma experiência intensa. “Foi o choque mais profundo da minha vida. Essa libertação transformou minha vida para sempre“, disse o ex-soldado. Para um californiano que sempre teve tudo em abundância, entender como os nazistas deixavam seus prisioneiros passando fome e à mercê da morte não foi tarefa fácil. “Uma e outra vez essas questões ficavam na minha cabeça. E, ao mesmo tempo, eu ficava incrivelmente enraivecido“, completou.

Daniel Gillespie quando era soldado e hoje, aos 87 anos
Passada a guerra, Kaufman foi morar nos Estados Unidos, onde se casou, teve quatro filhas e até hoje trabalha como encanador. Gillespie deixou o exército e se tornou um vendedor de sucesso, casou e teve oito filhos. Embora morem há uma hora de distância um do outro, os dois nunca poderiam imaginar se reencontrar depois de tanto tempo.

(Fotos: © History Channel) Sugestão de meu mano Dula. Do Aleteia

Maior caverna do mundo tem selva e rio próprios


Da BBC Brasil

A caverna Hang Son Doong é considerada a maior do mundo.

De acordo com diversos registros, a caverna localizada na região central do Vietnã, no sudeste asiático, tem uma extensão de 4,5 quilômetros e uma altura de 150 metros.

O fotógrafo Ryan Deboodt e sua equipe passaram oito dias no local e, com a ajuda de um drone, filmaram em três áreas da caverna.

"Queríamos que as pessoas pudessem experimentar como é estar em um lugar tão único, que ainda permanece intocado pelo homem", disse Deboodt.

"Espero que possam apreciar a beleza e a fragilidade da natureza inexplorada para que ela seja conservada para as futuras gerações."

6 de abril de 2015

Campo Mourão tem Iphome...

A propaganda é de graça, mas não posso deixar de registrar a criatividade do mourãoense que instalou uma lanchonete na entrada do Lar Paraná, o maior bairro de nossa cidade, e a batizou de IPHOME. 

Passo por ali pelo menos três vezes por semana e não tinha notado. 'Minha' Elvira é quem observou e eu fui lá e registrei.  


Ed Sheeran - "I See Fire"


Edward Christopher Sheeran "Ed Sheeran" (Hebden Bridge, Inglaterra, 17/02/1991) é um cantor e compositor britânico.

"I See Fire" é música tema do filme O Hobbit, a desolação de Smaug.

Dica da minha filha Sarah. 

Gato ataca o próprio dono para proteger bebê


O senhor não estava batendo de verdade no bebezinho, pois era só pra registrar o momento mesmo, mas o gato não pensou duas vezes e foi defender o bebê. Que instinto protetor do bichano. [ Sedentário e Hiperativo ]

Veja como tornar a internet um ambiente mais seguro para as crianças


O que você faz para proteger os seus filhos? Logo abaixo do vídeo desta matéria, o Olhar Digital disponibilizou um link com um eBook completo com dicas para a proteção de crianças na internet.



AVG - Guia de Segurança Online

Peixe faz mesmo tão bem assim para a saúde?

Presença de ômega-3 fez peixes serem considerados alimentos saudáveis
Na Sexta-Feira Santa muitas pessoas trocam carne vermelha e frango por peixes - alimento que tem uma excelente reputação como fonte de nutrientes altamente benéficos para a saúde.

Mas os peixes realmente fazem tão bem assim? Se sim, qual é o melhor peixe do ponto de vista nutricional?

A resposta não é tão simples.

Ômega 3

Nos últimos anos, a boa reputação do peixe esteve associada à presença de ômega 3, ácidos graxos essenciais que o corpo não produz a partir de outras substâncias - são "poli-insaturadas" -, encontrados em abundância em certos peixes.

Mercado de óleo de peixe cresceu nos últimos anos
Durante muito tempo a ciência apoiou e incentivou o consumo de peixe. Estudos sugeriam que o consumo era bom para o coração, o desenvolvimento do cérebro e o crescimento.

O ômega 3 começou a ser adicionado a certos alimentos, como leite, sucos e cereais, e uma indústria de suplementos de óleo de peixe floresceu.

Mas, mais recentemente, pesquisas ligaram o ômega 3 a um risco maior de desenvolver certos tipos de câncer (como o de próstata) e descartaram que o consumo de suplementos de óleo de peixe reduz o risco de doenças cardíacas.

Também descobriu-se que o excesso de ômega 3 pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

Especialistas recomendam ingestão de peixes gordurosos uma vez por semana
"Foram atribuídos ao ômega 3 diversos benefícios sobre os quais não se têm certeza", disse à BBC Eduardo Baladía, editor da revista Nutrição Humana e Dietética e promotor do Centro de Análise de Evidência Científica da Fundação Espanhola de Dietética e Nutrição (FEDN).

"Na verdade, temos dúvidas sobre o ômega 3. É muito problemático dizer que consumi-lo faz bem para a saúde."

O quadro completo

Um ponto sobre o qual os especialistas concordam é que o valor nutritivo do peixe não começa e não termina no ômega 3.

"Se você pudesse dizer, com certeza, que os benefícios de comer peixe se originam inteiramente na gordura poli-insaturada, então ingerir pílulas de óleo de peixe seria uma alternativa a comer o próprio peixe. Mas é mais provável que uma pessoa precise da totalidade das gorduras dos pescados, suas vitaminas e minerais ", escreveu Howard Levine, chefe editorial da publicação de Saúde da Universidade de Harvard, em um artigo em 2013.

Poluição no mar leva substâncias tóxicas a alguns tipos de peixe
"Às vezes nos fixamos demais em supernutrientes e superalimentos", diz Eduardo Baladía.

"A ingestão de peixe substitui o consumo de carne, que têm gorduras menos saudáveis. Isso podemos considerar verdade absoluta. E, só por isso, já é interessante comer peixe", completa.

Então, qual peixe?

Em revistas e jornais, inúmeros artigos recomendam a opção por peixes com mais gordura, porque eles são ricos em ômega 3.

A Clínica Mayo, em Rochester, nos Estados Unidos, por exemplo, diz que "peixes gordurosos, como salmão, truta, arenque e atum, contêm mais ômega 3, e, assim, proporcionam benefício maior."
Baladía, por sua vez, acha que há espaço para peixe com baixo teor de gordura - e, portanto, calorias.
"Especialmente em uma sociedade em que o consumo de energia é alto, em que as gorduras saturadas e o colesterol são elevados, uma refeição sem isso, feita apenas de proteínas, é atraente", diz ele.

Semana Santa o ano todo?

Mas o conselho é não transformar a dieta da Sexta-Feira Santa em rotina o ano todo.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda comer apenas uma porção de peixe gorduroso por semana - por causa de sustâncias tóxicas, como o mercúrio, presentes nestas espécies devido à contaminação das águas - e quantas vezes quiser de peixes pouco gordurosos.

Mas todos concordam que frutas e verduras ainda são a chave de uma alimentação saudável. [ BBC Brasil ]