27 de fevereiro de 2015

O sucesso do handebol de Campo Mourão nos Jeup´s de 1979

Publico fotos da equipes do Colégio Estadual Professor  de Campo Mourão que se sagrou campeão e do Colégio Afirmativo (atual Integrado) que conquistou o terceiro lugar nos Jogos Estudantis da Upes (União Paranaense dos Estudantes), realizado aqui em nossa cidade em 1979.

A partida semifinal foi uma das mais emociantes que já joguei. O timaço do Estadual nos venceu nas cobranças de sete metros, após empate no tempo normal e na prorrogação. 

Bons tempos aqueles em que se montava duas ou mais equipes de handebol em nossa cidade apenas com atletas mourãoenses. Fruto de trabalho sério nas categorias de base e muito intercâmbio com outras equipes. 

Colégio Afirmativo - 3º colocado nos Jogos Estudantis da Upes (Jeup´s)
Em Pé: Walmir F. Lima, Francismar, Cézão Bronzel, Luiz F. Lima, João Silvio Persegona e Walcir “Dula” F. Lima
Agachados: Toni, Neucir da Silva (in memorian), Waldemor Vigilato Júnior, Edgar “Gato”, Adilson Persegona e Marcos Ferrari.

Colégio Estadual de Campo Mourão - Campeão dos Jeup´s 1979
Em Pé: Betinho Nogarolli, Getulinho Ferrari, Luis Carlos Prates, Hudre e João Barbosa
Agachados: Edson Afonso, Ubirajara 'Birão', Ubiraci, Jefferson, Guilherme Maillard e Ricardo “Bruca” Costa.
Publicada originalmente no semanário Entre Rios, em abril de 2005.

Tim Maia - "Você"


Tim Maia, nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia (Rio de Janeiro, 28/09/1942 — Niterói, 15/03/1998), foi um cantor, compositor, produtor, maestro, instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil.

A revista norte-americana Rolling Stone classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos, e também como o 9º maior artista da música brasileira.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da semana















Descobertos dois tipos curiosos de aranha-pavão

Sparklemuffin - Foto: Divulgação/Jürgen Otto
Um estudo publicado por Madeline Girard, aluna de graduação da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), e Jürgen Otto, entomologista de Queensland (Austrália), na revista "Science" trouxe a descoberta de dois tipos de aranha-pavão. 

As novas espécies foram batizadas de "Skeletorus" e "Sparklemuffin".

Skeletorus - Foto: Divulgação/Jürgen Otto
A primeira aranha-pavão foi descoberta no século XIX, mas até recentemente o aracnídeo era bem pouco estudado. As espécies são conhecidas pelas cores brilhantes e por complexos rituais dançantes de acasalamento. Essas aranhas são bem pequenas, medindo entre 3 e 7 milímetros.

"Apesar do grande número de espécies descobertas nos últimos anos, não posso deixar de sentir que podemos ter apenas arranhado a superfície deste emocionante grupo de aranhas. A natureza parece ter sempre uma surpresa no estoque", disse Otto. Via Page Not Found

Um mistério brilhante em Ceres

A espaçonave Dawn, da Nasa, está prestes a chegar ao planeta anão Ceres, maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. E um misterioso ponto brilhante detectado pela sonda, ainda sem explicação concreta do que possa ser, intriga os cientistas.

Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície. (Crédito: Nasa)
Na verdade, não um. À distância, parecia um só. Mas, conforme a sonda se aproximou mais do astro e obteve novas fotos, ficou claro que são de fato pelo menos dois focos brilhantes, ambos no interior de uma mesma cratera.

“O ponto mais brilhante continua a ser muito pequeno para detalharmos com nossa câmera, mas, apesar de seu tamanho, ele brilha mais que qualquer outra coisa em Ceres. Isso é realmente inesperado e ainda um mistério para nós”, disse Andreas Nathues, pesquisador-chefe da câmera de enquadramento da sonda e cientista do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha. O que será?

De início, imaginava-se que pudessem ser crateras recentes, com gelo exposto em seu interior. Agora, outra hipótese começa a emergir — vulcanismo. Mas não como o da Terra, com magma derretido, mas criovulcanismo, que envolve vulcões que expelem água!

Ceres, por outros dois ângulos, a 46 mil km de distância, fotografado em 19 de fevereiro (Crédito: Nasa)
Sabemos que Ceres tem grandes quantidades de gelo no subsolo, e o Observatório Espacial Herschel chegou a detectar plumas de vapor d’água emanando do pequeno planeta anão, com cerca de 950 km de diâmetro. Se bobear, o astro pode até ter condições para a existência de vida, se houver fontes de calor capazes de manter a água em estado líquido no subsolo — o que o criovulcanismo, se for confirmado, parece sugerir.

Contudo, ainda é cedo para fazer quaisquer afirmações. Logo saberemos do que se trata, conforme a sonda chegar ainda mais perto — ela está no momento a cerca de 39 mil km de seu destino, o que equivale a apenas um décimo da distância que separa a Terra da Lua.

O empolgante mistério é uma boa medida do quanto estamos entrando em território inexplorado com esta missão. A expectativa é grande para a inserção orbital da Dawn em órbita de Ceres, o que vai acontecer no próximo dia 6. Dica da minha linda filha Sarah

25 de fevereiro de 2015

O Tio da Raspadinha


Do álbum da Fátima Albuquerque, foto mostra um personagem mourãoense que me acompanhou por anos em minhas passagens pelas escolas primárias e secundárias: O 'Tio' da raspadinha

Envergonhado, reconheço que não lembro do nome dele - ou será que nunca soube - só o chamava por tio ou Seu Zé, sempre de maneira respeitosa, exatamente como ele tratava a todos os alunos do Marechal Rondon e do Colégio Estadual de Campo Mourão, minhas duas primeiras escolas.

Atencioso, todas as manhãs lá estava o 'Tio' servindo sua deliciosa raspadinha, que surgia de um enorme bloco de gelo e era coberta com deliciosos xaropes doces. Eu pedia para misturar tudo, groselha, uva e o que tivesse. Até fiado ele nos atendia. 


Durante anos fiquei com a impressão que ele se multiplicava ou tinha um gêmeo. Saia do Estadual, comprava uma raspadinha, vinha namorando pelo caminho e já o encontrava no Rondon. Ninja ele...  

Prometo pesquisar para contar mais sobre ele. Alguém me disse que conhece parentes dele, preciso apenas me lembrar quem... Maldita memória e falta de organização minha! 

Não é legal como personagens marcam nossas vidas para sempre? Pena não termos a sabedoria de nos aproximar deles quando temos tempo.  

Johnny Cash e June Carter - "Long Legged Guitar Pickin' Man"

John R. Cash, mais conhecido como Johnny Cash, (Kingsland, 26/02/1932 — Nashville, 12/09/2003) foi um cantor e compositor norte-americano de música country, conhecido por seus fãs como "O Homem de Preto"

Valerie June Carter Cash ou June Carter (Maces Spring, 23/06/1929 — Nashville, 15/05/2003) foi uma cantora, compositora, atriz e comediante estadunidense. Ela viveu durante 35 anos com Johnny Cash.

June faleceu de complicações decorrentes de uma cirurgia do coração, aos 73 anos de idade.

Menos de quatro meses depois Johnny Cash morreu devido ao diabetes, aos 71 anos de idade. Ele foi enterrado ao lado de sua esposa no Hendersonville Memory Gardens, perto de sua terra natal, Hendersonville, Tennessee.

Veja mais abaixo, postagem sobre a mais bela carta de amor escrita por Johnny para June.

Belíssimo Flash Mob apresentado pela Orquestra Juvenil Metropolitana de Hong Kong


Assistam o vídeo que mostra flash mob realizado recentemente no Pacific Place Mall de Hong Kong pela Orquestra Juvenil Metropolitana de Hong Kong.

A canção é sobre Hong Kong e tem o título Dong Fang Zhu Zhi (Pérola do Oriente). Ele ficou popular através do cantor sino-americano Fei Xiang (Kris Phillips).



Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada.

Carta de amor de Johnny Cash para esposa é eleita a mais bonita de todos os tempos

"Percebo quão sortudo eu sou de compartilhar a minha vida com a melhor mulher que eu já conheci", diz ele na carta.

Johnny e June, uma das histórias de amor mais famosas no mundo da música. (Foto: Reprodução)
Por causa das comemorações de Valentine’s Day (dia dos namorados estrangeiro celebrado em 14 de fevereiro), uma empresa de seguros de vida chamada Beagle Street propôs uma votação com aproximadamente mil pessoas para tentar descobrir qual foi a carta de amor mais bonita de todos os tempos. O resultado foi um pequeno cartão escrito por Johnny Cash, em 1994, à esposa June Carter.

A cantora celebrava 65 anos naquele ano e o músico simplesmente abriu seu coração e se declarou de verdade ao seu grande amor, chamando-a de princesa e dizendo como ela era a mulher mais maravilhosa que ele conhecia.

Confira a carta:

Feliz Aniversário Princesa,

Nós envelhecemos e ficamos acostumados um com o outro. Nós pensamos da mesma forma. Lemos a mente um do outro. Nós sabemos o que o outro quer sem pedir. Às vezes nós irritamos um pouco um ao outro. Talvez até pegue o outro como culpado.

Mas de vez em quando, como hoje, eu medito sobre isso tudo e percebo o quão sortudo eu sou de compartilhar a minha vida com a melhor mulher que eu já conheci. Você ainda me fascina e me inspira. Você me influencia para ser melhor. Você é o objeto do meu desejo, a razão nº1 na Terra para a minha existência. Eu te amo muito.

Feliz Aniversário Princesa.

John



Via Divando

Gosto da correção com educação

Tem uma frase atribuída a Confúcio que diz "Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros"

Sibelle Menin.
Foto Revista Metrópole
Pois bem, ontem postei aqui meu entendimento sobre a recusa da presidente dilma (continua em minúsculo, mesmo entendendo o que realmente significou o ato do governo brasileiro) em receber o diplomata indonésio e que isso avalizava a sentença de morte do paranaense preso por tráfico de drogas na Indonésia. 

Nos comentários da postagem, a amiga e colunista social da iTribuna, Sibelle Menin, explicou o que realmente significa a não entrega das credenciais ao representante daquele país. Aprendi mais uma e gosto disso, de que me corrijam e mostre o que é o correto. Isso é educar e não apenas corrigir!



Para quem não sabe, sigo o lema do Raul Seixas: 'prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo'.

Mas que a situação do nosso conterrâneo piorou, isso piorou!!!

24 de fevereiro de 2015

Niver da minha Marina. Viva meu nenezinho!!!

Ladeada pelas manas Sarah e Larissa no baile de formatura da faculdade no último sábado.
Pela barriga sendo segurada pela Larissa deu para perceber que o Luiz Guilherme vem aí.
E vocês imaginando que a 'corujice' fosse terminar logo 
Já falei, fevereiro é mês de festa em nossa família e hoje comemoramos o aniversário de minha filha mais nova, Marina. Por isso lá vai mais uma sessão papai/vovô coruja.

Posto fotos para relembrar alguns momentos de nossa doce e feliz convivência. Que dure para sempre!

Grávidos da Marina (olha a minha barriga!) curtindo o Carnaval de 1986 no Clube 10

Na formatura do primário com a mamãe Elvira Schen

Marina com o marido Peter Fell, a sobrinha Fernanda e Eu, no Cafezinho em 2010

Em 2014, Eu, Ana Letícia e Fernanda na casa da titia Marina 

Parabéns filha linda e maravilhosa!!!

Dave Matthews Band - "Crash Into Me"


Dave Matthews Band (DMB) é uma banda norte-americana formada em Charlottesville, Virgínia em 1991, pelo cantor, compositor e guitarrista Dave Matthews.

Crash Into Me foi eleita como uma das melhores músicas para se ouvir namorando.

Dez coisas para falar na hora de abastecer o carro


Chernobyl: De zona proibida a paraíso da vida selvagem


Palco do maior desastre nuclear na história, Chernobyl, na Ucrânia, se tornou um inesperado refúgio para a vida selvagem.

Recentemente, o cientista Sergei Gashchak captou imagens da zona de exclusão situada entre a Ucrânia e a Belarus, que foi fechada para habitantes após o desastre. Gashchak clicou animais que ressurgiram na região, como linces, lobos, alces e águias.

Mais de 300 mil moradores foram evacuados pouco após a explosão de um reator em Chernobyl, em 1986.

À época do desastre, poucos animais viviam no local. Mas após a saída de humanos da zona da catástrofe, mamíferos de grande porte voltaram e lá se estabeleceram. Via BBC Brasil

A falta de diplomacia de dilma e o paranaense condenado a morte na Indonésia

Só eu que fiquei com a impressão que a presidente dilma (minúsculo propositalmente) avalizou a sentença de morte do paranaense preso na Indonésia por tráfico de drogas? Será que ela pensou que o governo indonésio aceitaria numa boa a recusa dela em receber o embaixador daquele país e entregar-lhe as credenciais de diplomata?

Num momento em que tenta sensibilizar os asiáticos a cancelarem a sentença - pior: dias depois de outro brasileiro ser morto pelo mesmo crime - não seria mais sensato e inteligente sentar e conversar e, quem sabe, com isso mudar o pensamento do presidente da Indonésia, que 'joga duro', muito duro, contra o tráfico de drogas?

Sou a favor de penas duras para os traficantes de droga, mas de morte é demais! 

Diplomata é o responsável por representar o seu país em qualquer discussão que envolva outras nações ou organismos internacionais. É ele quem busca solucionar os conflitos envolvendo os interesses, negocia acordos que tragam benefícios ao seu país e promove a sua cultura no exterior. Ele é o condutor da política externa, em qualquer tema discutido: comércio exterior, proteção de direitos humanos, discussões sobre meio ambiente e tecnologia fazem parte do dia a dia de um diplomata.

Saiba mais

23 de fevereiro de 2015

No Country Clube, anos 1980

Do álbum de meu mano Wander, foto dos anos 1980 mostra cerimônia de abertura de um campeonato interno no Country Clube de Campo Mourão, com destaque para a equipe que contava com meu pai como 'atleta'.

Além do seu Irineu, destaco as presenças dos amigos queridos Moacir Gozer, Jadir Ribeiro, Sidney Likes, Edmilson Zarpelon e José Tadeu Nunes, os dois últimos infelizmente já falecidos. 

O odontólogo Edmilson era um brincalhão de primeira, divertidíssimo como poucos. Pela 'pinta' dele na foto percebe-se que ele entrou em campo apenas por gozação, só pode!

O produtor rural Tadeu Nunes, pai do deputado estadual Márcio Nunes, faleceu um 1986, lá mesmo no Country Clube, durante um pelada de futebol com amigos de Guarapuava (no mesmo dia, ele tinha se sentido mal assistindo a partida que eliminou o Brasil da Copa de 1986, quando os brasileiros foram eliminados pelos franceses na disputa de pênaltis). Tadeu e meu pai eram grandes amigos! 

Tenho a impressão que entre o Vargas e o Moacir quem aparece é o César Caldas.

Por anos o Country realizou disputados campeonatos internos de futebol suíço com a participação de vinte, trinta equipes. Bons tempos!


1- Irineu Ferreira Lima, 2- Jadir Ribeiro, 3- Edmilson Zarpelon (in memorian), 4- Sidney Likes, 5- Moacir Gozer, 6- Vargas e 7- José Tadeu Nunes (in memorian)
Country Clube de Campo Mourão - anos 1980 

The Weeknd - "Earned It"


Abel Tesfaye (nascido em 16 de fevereiro, 1990), conhecido pelo seu nome artístico The Weeknd, é um cantor e compositor de R&B canadense.

Earned It é faixa da trilha sonora do filme Cinquenta Tons de Cinza.

Carta de despedida de Oliver Sacks contém trechos para repensarmos a própria vida


Oliver Sacks, escritor, neurologista e professor do curso de medicina da Universidade de Nova York, publicou uma carta aberta no jornal americano The New York Times, nesta quinta-feira (19), anunciando seus últimos meses de vida.

Ele, aos 81 anos, contou que há nove anos foi diagnosticado com um tumor raro no olho, um melanoma ocular que, atualmente, está em fase de metástase. Ele diz que se sentia bem e com saúde, até descobrir a disseminação do tumor por todo o corpo.

Sacks é autor grandes obras de divulgação científica, entre elas Enxaqueca, O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu e Tempo de Despertar, que chegou a inspirar o filme homônimo estrelado por Robert De Niro e Robin Williams, indicado a três estatuetas no Oscar. A carta publicada pelo NYT está disponível, em inglês, aqui.

Em um dos trechos da carta de despedida, Sacks diz que, agora, quer viver o tempo que lhe resta de forma rica, intensa e mais produtiva possível. Para você se inspirar a fazer o mesmo no seu dia a dia, selecionamos 7 trechos emocionantes do texto do neurologista que, ao falar da doença e da morte, esconde ensinamentos sobre a própria vida:

1. Viva um dia de cada vez

“Agora, cabe a mim escolher como viver os anos que me restam. Tenho que viver da maneira mais rica, intensa e produtiva possível”

2. Enxergue as situações por outro ângulo

“Nos últimos dias, pude ver minha vida de outro ângulo, como uma paisagem, e com um forte senso de conexão entre as partes. Isso não significa que me entreguei. Pelo contrário, me sinto intensamente vivo, e eu quero e espero, no tempo que me resta, aprofundar minhas amizades, me despedir das pessoas que amo, escrever mais, viajar se eu tiver forças, e alcançar novos conhecimentos. Mas também haverá tempo para um pouco de diversão (e até algumas tolices)”

3. Sofrimento pode ser um combustível

“Há nove anos fui diagnosticado com um tumor raro no olho, um melanoma ocular. A radiação e a cirurgia que removeu o tumor me deixaram cego daquele olho, porém, em casos raros ele se torna uma metástase. Eu estou entre os 2% desafortunados”

4. Ter consciência e não negar a morte

“Eu me sinto feliz por ter usufruído mais nove anos de boa saúde e produtividade desde o diagnóstico original, mas agora estou face a face com a morte. O câncer ocupa um terço do meu fígado, e mesmo que ele avance devagar, este tipo da doença não pode ser parada”

5. Não gaste tempo com o que não importa

“Tenho um novo senso de perspectiva. Não há tempo para o que é trivial. Tenho que focar em mim, no meu trabalho e nos meus amigos”

6. Sempre há um lado bom – mesmo que você não acredite

“Isto não é indiferença, mas desapego — ainda me importo com o Oriente Médio, com o aquecimento global, com a igualdade, mas estas coisas não são mais para mim, elas pertencem ao futuro. E eu fico feliz de ver jovens talentosos — como o que diagnosticou minha metástase. Sinto que o futuro está em boas mãos”

7. Aproveite o que a vida tem a oferecer – e se aventure!

“Não posso fingir que não tenho medo. Mas meu sentimento predominante é a gratidão. Eu amei e fui amado; doei-me e muito me foi dado; eu li, viajei, pensei e escrevi. Eu me relacionei com o mundo, o relacionamento especial entre escritores e leitores. Acima de tudo, eu fui um ser humano ciente, um animal pensante, neste belo planeta, e só isso já foi um enorme privilégio e aventura” Via Fábio Campana

A beleza da mulher iraniana


Diversas restrições pesam contra as mulheres no Irã– as leis do país as obrigam a usar a hijab em público, determinam que o depoimento de uma mulher tem menor peso jurídico que o de um homem e, no caso de separação do casal, impedem que elas detenham a guarda dos filhos. Mesmo assim, as mulheres iranianas continuam ciosas de sua liberdade. Elas são maioria no ensino superior, lutam para praticar esportes, podem dirigir (algo proibido em alguns países do golfo pérsico) e são extremamente vaidosas. Ao longo dos anos, encontraram formas criativas de usar o véu, geralmente deixando mechas de cabelo expostas.

Antes da revolução islâmica, em 1979, as iranianas gozavam de mais liberdade que as mulheres nos outros países da região. Isso se refletia na sua forma de vestir e se maquiar. É o que mostra um vídeo publicado no canal Cut video. Em pouco mais de 1 minuto, uma modelo incorpora as diferentes formas de vestir das mulheres iranianas nos últimos cem anos. Dos penteados elaborados dos anos 1960 e 1970, passando pelo véu pesado e negro nos anos 1980, até os modelos de véu leves e coloridos usados pelas jovens hoje em dia. Descobri o vídeo graças à página My Stealthy Freedom (Minha liberdade furtiva, em tradução livre). A página divulga fotos de mulheres iranianas sem o véu em público – uma forma de protesto, já que a prática é punida no Irã.