20 de fevereiro de 2015

O "espetáculo da mediocridade" no primeiro governo Dilma

Tem idiota pela praça que acha uma inflação de 7% a.a. algo tolerável, mas eles se esquecem que nesse ritmo, o nível de preços na economia dobra a cada dez anos

No Brasil Post, Por Alexandre Andrada 
Professor da UnB e Doutor em Economia pela USP.


Desde 2001 o Banco Central do Brasil realiza uma pesquisa com algumas dezenas de empresas do setor financeiro com o objetivo de acompanhar as expectativas dos agentes econômicos sobre algumas das principais variáveis da economia. Usualmente toda as segunda-feiras o BC disponibiliza uma versão enxuta dessa pesquisa, sob o título de Focus - Relatório de Mercado.

O último relatório Focus, divulgado na quarta-feira de cinzas, é um triste retrato do futuro próximo da economia brasileira, que lembra muito nosso passado.

Espera-se agora uma inflação medida pelo IPCA de 7,27% para este ano. Valor acima da antiga meta de 4,5% jogada no lixo pela desastrosa gestão de Alexandre Tombini à frente do BACEN, e acima da meta implícita de 6,5% adotada a partir do início do primeiro governo Dilma. Tem idiota pela praça que acha uma inflação de 7% a.a. algo tolerável, mas eles se esquecem que nesse ritmo, o nível de preços na economia dobra a cada dez anos. Notem que o Real foi introduzido em 1994 e já não circulam mais moedas de um centavo, nem notas de um real. Esse é apenas um exemplo pitoresco de como a inflação ainda é elevada no Brasil.

O mercado projeta novas elevações na taxa Selic, que deve fechar o ano em 12,75% a.a. E pensar que a taxa chegou a um mínimo de 7,25% em março de 2013. A valer a propaganda da campanha, Dilma tirou comida do prato de muita criancinha por aí.

Já a variação do PIB esperada para esse ano é de -0,42%. O que significa uma queda no produto e na renda per capita do Brasil. E isso é o pior de tudo.

O crescimento econômico tem sido um problema do Brasil desde os anos 1980. Se entre 1930 e 1980 nós fomos um dos países que mais cresceram em todo o mundo, de lá pra cá estamos não só estacionados, como empobrecendo em termos relativos.


A tabela abaixo mostra a variação média do PIB real em alguns períodos selecionados da história brasileira. Entre 1945 e 1964 o PIB brasileiro cresceu a uma taxa média de 6,9% a.a. Entre 1965 e 1980 essa taxa foi de 8,11% a.a. Já entre 1981 e 1994 essa taxa caiu drasticamente, para 1,91% a.a. Na era PT, entre 2003 e 2013, essa taxa se eleva para 3,52%.



O gráfico abaixo mostra a evolução do PIB per capita brasileiro em termos de dólares americanos. Durante os anos 1970, época do milagre econômico e do II PND, a variável crescia a uma taxa vigorosa. Isso pára em 1980, com o segundo choque do petróleo, o choque de juros americanos, e a crise mexicana, a economia brasileira entra em colapso. Os anos 1980 foram terríveis, mostra disso é que Sarney foi presidente. E em 1989 elegemos Collor. Tragédia pouca é bobagem.

A chamada "década perdida" na verdade vai de 1980 até 1994, pois é apenas neste último ano que nossa renda per capita ultrapassa o patamar registrado em 1980. Ou seja, o Brasil ficou quase 14 anos estacionado, vendo a banda passar. Para se ter uma idéia do tamanho da catástrofe, até meados dos anos 1980 a renda per capita do Brasil era maior que a da Coréia do Sul. Sim, você leu bem, da Coréia do SUL! A Coréia era tão pobre, que mandava gente pro Brasil em busca de uma vida melhor. Basta uma caminhada pelo bairro do Bom Retiro em São Paulo para ver vestígios desses tempos. Hoje, o coreano que vem para o Brasil ou é castigo ou é doido. Eles ficaram ricos sob qualquer definição do termo. E nós continuamos no "subdesenvolvimento", no "terceiro-mundismo".

O gráfico abaixo mostra a renda per capita de Japão, Coreia do Sul, Brasil e China como porcentagem da renda per capita dos Estados Unidos. Note como o processo de convergência da economia brasileira retrocede a partir dos anos 1980.


Durante o governo FHC o desempenho da economia brasileira foi medíocre. Saindo de um PIB per capita de US$ 8,42 mil, para US$ 8,81 mil. Sim, a inflação despencou, mas a carga tributária, as taxas de juros, o endividamento externo, entre outras coisas, só fez crescer. Para baixar a bola dos tucanos, lembre-se que se Dilma fantasia um superávit primário, durante o primeiro governo FHC o governo trabalhava com déficits sem medo de ser feliz. E viveu na irresponsabilidade até janeiro de 1999.



Durante o governo petista o PIB per capita retomou uma trajetória de forte alta, algo não visto desde os anos 1970. Por isso estávamos todos esperançosos, como não lembrar da capa da The Economist com o Cristo Redentor decolando portentoso? E não só isso, caíram os juros, a inflação, a pobreza, a miséria, a desigualdade, o endividamento externo, etc. Embalado pelo crescimento da China e surfando no aumento do preços da commodities, a economia brasileira melhorou significativamente.

Foi por essa época que Lula evocou o "espetáculo do crescimento". Mas enquanto no período Lula o PIB do Brasil cresceu em média 4,06% ao ano, no primeiro mandato de Dilma, a se confirmar a retração de -0,15% do PIB, a média despenca para 1,53%, menor que a registada durante a década perdida. É certo que estamos longe de viver novamente o inferno dos anos 1980, mas esse dado mostra parte do desastre ocorrido durante o primeiro mandato de Dilma. Desastre que irá nos perseguir por mais alguns anos


Por isso não creio que o segundo mandato será muito melhor em termos de crescimento. Então, melhor se conformar com nossa condição de país de terceiro mundo, subdesenvolvido, ou qualquer que seja o nome da vez.

Bolas foras do handebol mourãoense

Sebastião Mauro, Walcir Ferreira Lima e Marcelo Silveira - 1983
Esta semana recebi e-mail do professor Idê querendo ajuda para contar a história do handebol de nossa cidade e, por isso, nesta edição, rememoro algumas passagens pelo esporte, que hoje é o mais praticado nas escolas brasileiras.

Faço parte dos primeiros praticantes da modalidade em nossa cidade, juntamente com os irmãos Arnaud e Marcelo Silveira, Sebastião Mauro, Jair Grasso, João Silvio Persegona, Marcão Alcântara, Ricardo Grabowski, Fernando Duglosz, Marquinhos Pelizzer, João Barbosa, David Miguel Cardoso...

Muitas foram as nossas conquistas, tanto no masculino como no feminino. Mas, não sei por que, o que me vem mais na memória, nesse momento, foram “bolas foras” que proporcionamos justamente na época em que nosso handebol era um dos mais fortes do Paraná.

Equipe que representou a cidade na primeira vez que Campo Mourão sediou um Jogos Abertos, em 1976. Recheada de atletas importados, terminou com a medalha de prata. 
Em 1976, na primeira vez que Campo Mourão sediava um Jogos Abertos (Jap´s), nossos dirigentes optaram por importar atletas de fora em detrimento de muitos atletas locais (prática comum até hoje, infelizmente) e conquistaram a medalha de prata.

Equipe mourãoense que ficou em segundo lugar nos Jogos Abertos do Paraná de 1977, em Arapongas
No ano seguinte, em Arapongas, contando apenas com atletas radicados em nossa cidade conquistamos a mesma posição do ano anterior. A bola fora aqui foi proporcionada principalmente por nós atletas que, no jogo final, contra uma equipe de basqueteiros, isso mesmo basqueteiros de Cornélio Procópio, perdemos um sem número de pênaltis (no handebol, sete metros) e acabamos derrotados por apenas um gol. Isso sem falar  de um passeio debaixo de chuva, na manhã da decisão, por um clube de campo, que nos obrigou a cair da cama bem cedinho depois de uma semifinal barra pesada na noite anterior.

O maringaense Zé Luiz depois defendeu as cores mourãoenses.
Na foto, ele ao lado do meu mano Walmir
Em 1978, nos Jap´s em Maringá, éramos disparados os melhores, e depois de passar por vários adversários, na semifinal enfrentaríamos a equipe da casa, no jogo mais esperado do evento. Tudo bem, tudo bom, se alguém não se queixasse de dor muscular e, então, resolveram que nós, com idade média de 18 anos, deveríamos tomar alguma coisa para tirar as dores. Numa farmácia, sem nenhuma orientação médica, aplicaram um relaxante muscular que tirou todo nosso reflexo e fez com que perdêssemos de maneira ridícula um jogo que não era garantido que ganharíamos - Maringá sempre foi muito forte nessa modalidade -, mas que poderia ser muito mais disputado, isso poderia. Lembro sempre do Zé Luiz, o Zé Cuié, ala direita maringaense, passando por mim e eu só reagindo quando ele já voltava comemorando o gol. Acabamos decidindo e ganhando o terceiro lugar e os maringaenses levaram o caneco. 


Publicada originalmente no semanário Entre Rios, em novembro de 2005. 

Bruno Pernadas - "Ahhhhh"


Bruno Pernadas (Lisboa, 1982) foi criado ouvindo música americana e britânica. Esta é a razão pela qual este jovem guitarrista e tecladista português escreve em inglês.

"Sinto-me como um alien", diz, ao ser questionado sobre como vê seu trabalho dentro da nova cena musical portuguesa. Pernadas estudou na Escola do Hot-Club de Portugal e Escola Superior de Música de Lisboa, foi diretor de teatro, é guitarrista no Real Combo Lisbonense, e mais recentemente gravou seu primeiro disco solo How can we be joyful in a world full of knowledge? (Pataca Discos, 2014).

O disco combina diversos gêneros, como folk, jazz, pop, afrobeat, rock psicodélico e música eletrônica, entre outros. Por isso, Pernadas diz se sentir estrangeiro na cena musical de sua própria cidade. Porém, não vê seu trabalho como melhor que o de ninguém - apenas diferente.

Na diversa produção musical de Lisboa, a grande orquestra do cantor de fato soa única e o aproxima do rock alternativo do norte da Europa, como nas faixas Premiere e Pink Ponies Don't Fly on Jupiter.

"Eu não cresci ouvindo música portuguesa. Cresci ouvindo música europeia e americana. É uma coisa inata", explica.

Casablanca Videolocadora: os lançamentos da semana















Homem surpreende namorada ao fazer proposta de casamento durante selfie


A reação dela é fantástica. Impossível não ficar feliz pelos dois!



Cinco truques para deixar seu computador mais veloz

Procedimentos simples como deletar programas mais pesados e adotar versões online podem ajudar a melhorar a performance do computador
"Mas acabamos de comprar o computador!", você reclama. Na verdade, você o comprou há seis anos, quando fez aquela viagem e decidiu aproveitar o valor do câmbio. Mas por que é que agora os programas demoram tanto para abrir?

Se você não é especialista em TI, mas não quer trocar de computador como troca de roupa, a BBC Brasil compilou alguns truques para ajudá-lo a manter seu Mac ou PC – são passos simples e que podem ser usados por todos, independentemente do quanto você sabe sobre computadores.

1. Faça uma desfragmentação no disco rígido
Talvez você nem saiba o que isso significa, mas pode se surpreender com a importância do procedimento na manutenção do computador.
A desfragmentação acelera a forma como seu computador lê e navega pelos documentos, "limpando" e reorganizando os dados armazenados nele.
Até os discos rígidos modernos ficam mais lentos com o passar do tempo, por causa da forma como os arquivos são guardados. À medida que arquivos são criados e deletados, eles são fragmentados e guardados em diferentes partes do disco, em vez de ficarem todos juntos. Isso faz com que o acesso aos arquivos fique menos eficiente.
Ao organizar os blocos de informação espalhados no disco rígido, você não apenas aumenta o espaço disponível na memória, mas agiliza o acesso aos dados.
A desfragmentação é especialmente necessária em PCs, que possuem um programa especial para fazê-la. Outra opção é o programa gratuito Smart Defrag 3 (para Windows 8.1).
Em Macs, a Apple afirma que a desfragmentação dificilmente precisará ser feita, porque o sistema otimiza a organização dos arquivos automaticamente. Mas se o seu Mac estiver lento, é possível usar o programa Utilitário de Disco (Disk Utility) para consertá-lo.
Se quiser tentar a desfragmentação mesmo assim, o programa iDefrag (para Apple OS X) também é gratuito.

2. Apague arquivos desnecessários
Hoje em dia é muito fácil encher um disco rígido de menos de 200 GB. E quanto mais cheio ele fica, mais difícil fica para completar qualquer ação.
Você provavelmente tem muitos arquivos antigos que nunca usa, ocupando espaço valioso em seu computador.
Você certamente tem arquivos antigos que não usa mais ocupando espaço valioso na sua máquina
Há muitos programas no mercado tanto para PCs quanto para Macs. Para usar no Windows, SpaceSniffer e WinDirStat, ambos gratuitos, ajudam a identificar os arquivos que ocupam mais espaço em seu disco rígido.
Se você usa o Mac, há um jeito ainda mais fácil de encontrar esses arquivos, usando o próprio Finder (programa padrão de gerenciamento de arquivos do OS X). Ele possibilita ver tudo o que está no Mac de maneira prática, incluindo aplicativos e programas, discos rígidos, arquivos, pastas e drives de DVD.
Você pode organizar seus arquivos e pastas por aí, buscar material em qualquer lugar em seu Mac ou deletar tudo o que não quer mais.

3. Evite executar programas automaticamente
Esta é uma das maneiras mais rápidas de deixar seu computador mais veloz – especialmente quando você liga a máquina.
Você pode ver quais programas estão sendo executados no computador em tempo real e fechá-los, se quiser.
Tanto o OS X, com o Monitor de Atividade, quanto o Windows, com o Gerenciador de Tarefas, permitem fazer isso.
Se você usa um Mac, procure em Preferências do Sistema, selecione "Usuários e Grupos" e clique nos processos que quer parar.
Se você tem um PC, você pode usar o software gratuito Autoruns, que controla todos os programas executados automaticamente.

4. Elimine vírus e 'malware'
Alguns insistem que é possível ficar sem um programa antivírus, afirmando que eles usam muita memória e poder de processamento, especialmente em PCs mais antigos.
Mas para quem não é especialista, é melhor se prevenir e instalar o programa.
É importante escolher o antivírus de acordo com as especificações do seu computador. Alguns dos programas que usam menos memória e processamento são o Microsoft Security Essentials, o Panda Cloud e o Avira. Para PCs, a lista é bem longa.
Apesar do mito popular de que Macs não são vulneráveis a vírus, suspeite se seu computador estiver mais lento do que o normal. Use uma ferramenta gratuita como o Avast ou o Sophos.

5. Use aplicativos web
Para que instalar o Office se você pode usar programas online gratuitos como Google Docs, o Adobe Buzzword ou com os conjunto de programas Zoho e Peepel?
Aplicativos web, abertos em um navegador, conseguem desempenhar quase todas as funções necessárias para criar ou compartilhar arquivos.
Eles também têm duas vantagens: são mais leves (por isso exigem menos poder de processamento para serem executados) e não enchem o disco rígido.
Se você tentar estes cinco passos e, mesmo assim, seu computador não executar as tarefas mais rápido, talvez seja a hora de chamar um técnico – ou de investir em uma nova máquina!

19 de fevereiro de 2015

Leonel Sonsin e Luís Gonzaga, anos 1990

Show essa foto que mostra dois pioneiros mourãoenses: Leonel Sonsin e Luís Gonzaga Oliveira. Deve ser da época de quando os filhos Greice e Gonzaguinha eram casados.

Leonel Sonsin e Luís Gonzaga Oliveira - Campo Mourão/PR 
Seu Leonel, falecido em 1993, chegou em Campo Mourão em 1954, onde instalou e gerenciou a Lojas Pernambucanas (ele também foi o responsável pela instalação das Pernambucanas em Peabiru, Engenheiro Beltrão, Araruna e Goioerê). Foi proprietário de uma das primeiras lojas na recém inaugurada rodoviária de Campo Mourão, em 1968, onde atualmente é a Biblioteca Municipal, na Praça Getúlio Vargas. Casado com dona Videte Teixeira, tiveram cinco filhos. 

Seu Luís, pai de um monte de 'luizes' -- seis, na verdade -- e três filhas, trabalhou por anos na extinta Comasa (Comercial de Máquinas Salvadori), onde foi colega de meu falecido tio Sebastião. Ele também foi diretor da Cohapar em Campo Mourão. 

Lembro sempre dele por dois motivos principais: 

> No meu primeiro dia de trabalho, como vendedor na Casa Tapi, aliás o meu primeiro emprego, isso lá em 1974, 75, ele chega na hora do almoço, quando só eu estou na loja, e compra um bola para presentear alguém e pede para caprichar no pacote. Primeiro dia, primeiro emprego, primeiro pacote, não preciso dizer que acabou foi ele mesmo embrulhando a redonda. Rindo do que? Alguém aí já tentou embrulhar uma bola?

>> Visionário como só ele, tentou implantar a cultura da mamona na região. Estava prevendo a chegada dos combustíveis do futuro. Atualmente, os benefícios do óleo de mamona incluem tratamentos que vão da prisão de ventre, passando pelo combate à queda de cabelos e contra a acne. O óleo de rícino é extraído da mamona. 

Seu Luís faleceu em 1998. 

Rush - "YYZ"


Rush é uma banda canadense de rock formada em agosto de 1968 na cidade de Toronto, Ontário. A banda é composta pelo baixista, tecladista e vocalista principal Geddy Lee, pelo guitarrista e backing vocal Alex Lifeson e pelo baterista, percussionista e letrista Neil Peart.

A banda foi adicionada ao Canadian Music Hall of Fame em 1994. Segundo a RIAA, o Rush é o terceiro colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro ou platina por uma banda de rock, atrás apenas de The Beatles e The Rolling Stones.

Em dezembro de 2012 foi anunciado que a banda seria induzida ao Rock and Roll Hall of Fame.

Gifs mostram como funcionam algumas coisas

Imagens animadas (gifs) mostram como funcionam um coração, o zíper, uma granada e muitas outras coisas. 

Aqui está como as formigas andam

Como a chita usa sua calda para manter o equilíbrio enquanto muda de direção para perseguir sua presa

Como as molas são feitas

Como o coração funciona

como são apontados os lápis nas fábricas

Como um cachorro bebe água

Como um zíper funciona

Como um alambrado é produzido

Como uma joaninha libera suas asas para voar

Como uma pistola é disparada

Como funciona uma máquina de costura

Dieta rica em fibras é suficiente para emagrecer, diz estudo

De acordo com uma pesquisa, consumir 30 gramas de fibras por dia emagrece tanto quanto seguir uma dieta cheia de regras

Trocar o pão branco pelo integral é uma maneira de aumentar a ingestão de fibras (Thinkstock)
Está difícil seguir uma dieta? Uma pesquisa publicada na segunda-feira no periódico Annals of Internal Medicine concluiu que, para emagrecer, consumir 30 gramas de fibras por dia é tão eficiente quanto fazer um regime cheio de regras.

Os estudiosos chegaram a essa conclusão depois de comparar 240 adultos que seguiram duas dietas: uma que consistia em comer pelo menos 30 gramas de fibras por dia — presentes em alimentos integrais e frutas, por exemplo — e o regime recomendado pela Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês). A dieta da AHA prioriza o consumo de frutas, vegetais, carboidratos integrais, peixe e proteína magras, e limita a ingestão de açúcar, sal, álcool e gorduras saturadas e trans.

Resultado — Depois de um ano de pesquisa, os participantes de ambos os grupos perderam peso e melhoraram a pressão arterial e a resistência à insulina. Aqueles que seguiram a dieta da AHA perderam apenas 1,5 quilo mais do que os que comeram os 30 gramas de fibras. 

De acordo com os pesquisadores, a dieta da AHA é eficiente, mas, por ter muitas regras, difícil de ser mantida. Por isso, pessoas que querem perder peso mas têm dificuldade para seguir regimes rigorosos podem optar por programas alimentares mais simples. [ VEJA ]

Vídeo: Disco misterioso no Mar Báltico desliga aparelhos eletrônicos


Um estranho objeto em forma de disco, que repousa no fundo do Mar Báltico, está intrigando os cientistas. Cada vez que um aparelho eletrônico é aproximado do local, ele para de funcionar repentinamente.

O objeto foi descoberto no verão de 2011. Pesquisadores da Ocean Explorer, a equipe de pesquisa que estuda vários eventos marinhos, garante que o instrumental eletrônico de repente desliga sempre que o navio passa pela área onde o objeto enigmático repousa.

Desde que a descoberta foi publicada on-line, investigadores de todo o mundo ficaram fascinados pelo mistério que este objeto representa, levando a teorias sem fim sobre a origem da chamada 'anomalia do Báltico".

Segundo o pesquisador Stefan Hogerborn, o disco seria um objeto voador não-identificado (Ovni). Ele assegura que sob o mar é possível observar uma trilha clara de 300 metros "como resultado da queda de um disco voador."

Outras teorias sugerem, contudo, que o objeto corresponde a uma base de submarinos, semelhante àquelas construídas pelo Reino Unido e Alemanha durante a II Guerra Mundial.

Uma terceira hipótese especula que o disco de 18 metros de diâmetro poderia corresponder a uma civilização pré-histórica.

Finalmente, a teoria mais plausível simplesmente garante que o objeto é apenas uma rocha no fundo do mar. Mas isso não explica o misterioso desligamento dos aparelhos eletrônicos quando colocados na proximidade do disco.

Veja o vídeo com imagens da anomalia:



16 de fevereiro de 2015

Muitas festas em nossa família em fevereiro: da matriarca até a mais novinha de todos

Dona Sallime, à esquerda, ao lado da Dona Lurdes Miranda, reunidas para comemorar o niver da bisneta Chantal (foto Iasmin Daher)

Fevereiro é de muitas comemorações em nossa família. Aniversário da minha mãe, Sallime (dia 14), da mais nova integrante da família, Chantal (dia 11), neta do meu mano Walmir, da cunhada Silvia Marina (15), esposa do Wander, do meu bebezinho, Marina (24) e da neta mais nova, Fernanda Lima Chornobai (dia 3).

Chantal (foto Iasmin Daher)

Festinhas para a sobrinha neta (2 anos) e para minha mãe (85 aninhos) já fizemos, estamos no aguardo das festas da Silvia Marina e da Marina Fell, minha filha caçula. Parabéns!!!

Silvia Marina Franzoi Lima com os filhos Wandinho, Anna Silvia, Alexandre e a nora Marília Maciel

Los Hermanos - "Todo carnaval tem seu fim"

Todo Carnaval tem seu fim é faixa do álbum Bloco do eu sozinho, lançado em 2001 pelos Los Hermanos.


Depois de alguns anos de 'recesso', o Los Hermanos tem se apresentado juntos novamente. Eles anunciaram três shows para outubro, no Rio de Janeiro, para comemorar os 450 anos da Cidade Maravilhosa.

Nos Trinta, os tons não são de cinza


Pura, tem boa aceitação. Se tiver limão e açúcar melhor ainda. Sempre Tem!!!

BMW, Mercedes, Ferrari... Vídeo mostra as viaturas policiais de Dubai


A Polícia de Dubai, nos Emirados Árabes, publicou um vídeo para expor as viaturas da polícia local. O título do vídeo define bem a realidade local: Super e luxuosas viaturas para uma cidade luxuosíssima. Assista:

Truques incríveis que todo homem deveria conhecer

Apesar dos cotidiano dos homens serem muito parecidos com os das mulheres, existem algumas diferenças. Não que as mulheres não precisem ou não furem uma parede, mas geralmente essa atividade é muito mais comum de ser feita por um homem... e pensando na vida de todos aqueles que se sacrificam arduamente para manter tudo em ordem, preparamos essa matéria que pode simplesmente salvar a sua vida e facilitar muito as tarefas de casa!

1 - Quando usar a furadeira, evite sujeiras!
2 - Torne-se um aliado da chapinha
3 - Você nunca mais vai martelar seu dedo!
4 - Como arrombar uma porta (sem passar vergonha) em casos de emergência
5 - Dobre a manga do jeito certo
6 - A extensão se solta e te deixa na mão?

7 - Para não chorar com a cebola, masque um chiclete...
8 - Limpe o vidro da lanterna do seu carro com pasta de dentes
9 - Urine no lugar certo pra evitar respingos indesejáveis
10 - Acabou a força e não tem vela? Um giz de cera pode permanecer aceso por cerca de 30 minutos
11 - Você nunca mais vai deixar de usar gravata por não saber fazer o nó...