30 de janeiro de 2015

Nos Trinta, trio de campeões perde de doze a zero, pagam duas beers cada e saíram de fininho

(da esq. para a direita, partindo da minha careca) Marcelo "Filézinho, Leandro, Jair, João Berbel e Cremauri (de vermelho) Clube dos Trinta - Campo Mourão/PR 2015

Anotem bem as carinhas desses três marcados na foto acima. Dois deles, Jair Ferreira e Marcelo Picarelli Alves, foram campeões recentemente num torneio intercontinental de Truco realizado em Roncador, mais precisamente na fazenda do João Carlos Fiorese. O terceiro, Cremauri Misael Rodrigues, vive afirmando que foi campeão do SESC três vezes [más línguas dizem que é de outra entidade que ele é campeão]. Pois bem, se reuniram os imbatíveis e perderam de doze a zero para um trio formado por esse blogueiro, o João Berbel e o Leandro "Caranga". Por lá as regras são claras: perdeu a partida, cada um paga uma cerveja. Se for a zero, pagam duas cada um. Chequei em casa com o embornal cheio... KKK

Bruno Couto, o Brunão, 'desafeto declarado' do Cremauri e do Marcelo, esse último conhecido por aquelas bandas como Filézinho, mas também podia ser Freguêzinho, não perdeu a chance, gravou e narrou os instantes finais da histórica derrota. Atentem para o Cremauri, de vermelho, saindo de fininho para não ser filmado.

Andreas Vollenweider - "Sena Stanjéna"

Andreas Vollenweider (nascido em 04 de outubro de 1953) é um harpista suíço que toca uma harpa eletroacústica projetada pelo próprio músico.

Sena Stanjéna é faixa do álbum Caverna Mágica, de 1983. 

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana













Vikings - 2ª Temporada



Aluna é indiciada por vídeo de topless em biblioteca de universidade


Kendra Sunderland, de 19 anos, foi indiciada por atentado ao pudor após gravar um vídeo em que aparece de topless em biblioteca da Oregon State University (OSU), nos EUA.

As imagens foram gravadas em outubro, quando Kendra ainda era aluna da instituição, mas só esta semana explodiram na internet. O vídeo de 17 minutos, em que a jovem é vista se masturbando, foi publicado em um site pornô.

De acordo com a OSU, a jovem não se matriculou neste semestre.

Se condenada, Kendra pode pegar até um ano de prisão e pagar multa de o equivalente a R$ 16,3 mil.


Google Cardboard é usado pela primeira vez por uma empresa brasileira

Um pedaço de papelão dobrável, duas lentes, um microchip, um ímã, um elástico e duas fitas de velcro. Nisso consiste o Google Cardboard, um visor simples que transforma um smartphone em um óculos básico para realidade virtual. Essa tecnologia foi desenvolvida com o propósito de explorar todas as possibilidades ao capacitar desenvolvedores do mundo todo para criar experiências em 3D e de realidade virtual.

Nesta terça-feira, 27, a varejista de moda Renner se tornou a primeira empresa brasileira a criar uma experiência com o Google Cardboard. Graças a uma parceria entre Google, Renner e a agência 3yz, os convidados do Preview Outono-Inverno Renner 2015, evento de lançamento de coleção da rede, foram transportados para o universo dos criadores da Renner, em um ambiente 3D inédito que conjuga música, imagens, estampas e cores, o que possibilitou que o público tivesse uma visão sensorial das criações da equipe de estilo da marca.

Para que essa parceria se tornasse realidade, o Google colocou à disposição da Renner e da agência 3yz o The Zoo, um time do Google especializado em ajudar o mercado a explorar da forma mais criativa e inovadora o potencial das plataformas do Google.


A realidade virtual é uma tecnologia emergente e estamos somente nos primeiros estágios, ainda tentando descobrir o que tudo isso quer dizer. Com o Google Cardboard, é possível experimentar a realidade virtual de uma maneira simples, divertida e econômica. Com este projeto, queremos mostrar como os limites entre offline e online estão cada vez mais borrados e assim, como o virtual se torna uma parte intrínseca da nossa realidade.[ Blog do Google ]

29 de janeiro de 2015

Marcão Alcântara, Hamiltinho Tavella Borges e o Unidos pela Fome - 1978

Do álbum do Marcão Alcântara, foto de 1978 mostra ele ao lado da 'sua' Marlene Fiorese, da mana Inês e do saudoso Hamiltinho Tavella Borges.

Unidos pela Fome era o nome da Escola de Samba que ajudou a animar e fazer a fama de muitos carnavais do Clube 10 de Outubro, sempre tendo à frente a família do seu Lazinho e da dona Tereza Alcântara de Lima.

Amigos andam se movimentando para a volta dos bailes de carnaval no Clube 10. Começam desde já para tornar realidade em 2016. Torço demais para que isso ocorra e que os participantes deixem de lado a burra e inexplicável rivalidade que matou as festas de momo no principal clube da cidade.

O arquiteto Hamiltinho, amigo querido, faleceu nos início dos anos 1990 em acidente de trânsito na saída para Maringá, aqui em Campo Mourão. Ele era filho dos pioneiros mourãoenses, também já falecidos, Harrison José Borges e Julia Tavella Borges, a dona Julia do Cartório como a chamávamos.

Marlene Fiorese, Marcos Alcântara de Lima, Inês Alcântara de Lima e Hamilton Tavella Borges (sempre na memória) - Clube 10 de Outubro - Campo Mourão/PR
Ali embaixo, em outra postagem, conto uma histórinha do Marcão e seu Kichute.

Ellie Goulding - "Hanging On"

Elena Jane Goulding (30/12/1986, Hereford, Inglaterra), mais conhecida pelo seu nome artístico Ellie Goulding é uma cantora e compositora inglesa. Ellie chegou a fama depois de alcançar o topo do "BBC Sound of 2010" e ganhar o Critics Choice Award no BRIT Awards 2010.

Hanging On faz parte da trilha sonora do filme Divergente

Faça como o Zico. Use Kichute!!! Marcão Alcântara usou (e muito!)

Quase dá para dizer que quem não teve um Kichute não teve infância.

O famoso calçado marcou a infância de milhões de crianças que sonhavam em ser um astro do futebol.

Mistura de tênis com chuteira, virou mania nacional entre a criançada depois da conquista do Brasil na Copa do Mundo de 1970.

Feito com lona preta e solado com cravos de borracha, com um grande cadarço, era comum entrelaçá-lo na canela antes de amarrá-lo. O cadarço também era usado dando voltas no solado.
Assista o vídeo com o craque do Flamengo. Zico jogava demais e era ídolo de dez entre dez torcedores, mesmo para quem não era flamenguista como eu.


Marcão Alcântara usou kichute

Era chegar no Colégio Estadual, olhar para a quadra de basquete e pelas marcas das travas de borracha no piso já sabíamos se o Marcão Alcântara tinha passado por lá. 

Início dos anos 1970, tivemos a felicidade de ter professores de educação física que nos faziam praticar todo tipo de esporte. Quando nos interessamos pelo basquete, vivíamos jogando na única quadra da modalidade na cidade, a do Colégio Estadual de Campo Mourão, que era puro asfalto. Junto veio o interesse pelos acessórios, especialmente pelo Tênis All Star que só era encontrado numa loja na capital paulista.

Aproveitando que sua mãe iria para São Paulo, Marcão encomendou um par do raríssimo tênis que era importado dos 'States'. Sem muito entender do esporte, dona Tereza, infelizmente já falecida, atendeu o pedido do filho e trouxe um belo par de Kichute, que era 'pau para quase toda obra' menos para o basquete.

Agradecido e sem querer desapontar a atenção da matriarca dos Alcântara de Lima, e também obrigado pelas necessidades financeiras, Marcão usava o tênis até para dormir, na esperança que ele acabasse logo e ganhasse um novo, quem sabe mais apropriado para o basquete. Só não contava que o danado durava demais. Aquelas travas pareciam intermináveis.

Marcelo Silveira diz que até hoje tem marcas do kichute do Marcão no pátio do Colégio Estadual. Marcos Alcântara de Lima é cirurgião Buco-Maxilo-Facial em Campo Mourão. 

Série de carros inspirados na cultura pop

A cultura pop é um grande celeiro de ideias e inspirações para criações dos mais diversos tipos como roupas, comidas, carros e etc. Carros clássicos fazem parte da história do cinema devido a sua importância para o contexto do filme.Confira alguns carros transformados, todos inspirados em diversos personagens da cultura nerd.
Alien Queen Hatchback
Ford Explorer customizada Jurassic Park
Toyopet Pokemon
VW Fusca Batmobile
Kombi Tartarugas Ninja
ECTO 1 Mini Cooper
Star Trek TNG Shuttle Craft
Darth Vader Corvette
“The Homer”

Veja a reação de pessoas ao assistem pornô em realidade virtual pela primeira vez

Demorou, mas a industria pornográfica já começou a utilizar os óculos de realidade virtual em suas produções. E para testar os filmes, o Canal Complex gravou a reação de homens e mulheres assistindo estes filmes.
Elas utilizaram o óculos de realidade virtual Samsung Gear VR para entrar na experiência. Veja a reação:



28 de janeiro de 2015

Handebol feminino do Colégio Estadual de Campo Mourão - campeã dos JEUP'S 1979

1979 foi o ano em que nosso handebol feminino sagrou-se campeão paranaense pela primeira vez.

Nesta coluna, recordamos a equipe do Colégio Estadual de Campo Mourão que conquistou o primeiro lugar nos Jogos Estudantis da União Paranaense dos Estudantes (JEUP´S), em Campo Mourão, e que serviu de base para a seleção mourãoense que naquele mesmo ano conquistou os Jogos Abertos do Paraná, em Toledo.

Queremos reunir todas elas no Jantar de Gala que realizaremos no próximo dia 2 de maio, aqui em Campo Mourão, para comemorar os quarenta anos da modalidade em nossa cidade. Clique nela para ampliar. 

COLÉGIO ESTADUAL DE CAMPO MOURÃO - JEUP´S 1979
Em pé (da esq. para a direita): Mariley “Nonô” Zanini, Lenamar Fiorese, Márcia Tomadon, Jecilene Kloster, Solange Casali e Aida Sartor.
Agachadas: Silvia Cavalcante, Polina, Fátima e Rosijane Ferreira Lima. 

Publicado originalmente no semanário Entre Rios, em abril de 2005

Gilberto Gil - "Lamento Sertanejo"

Gilberto Passos Gil Moreira, mundialmente conhecido como Gilberto Gil, (Salvador, 26/06/1942) é um político, cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor, ambientalista, empresário e intelectual brasileiro, também conhecido por sua inovação musical e por ser ganhador de prêmios Grammys, Grammy Latino, galardeado pelo governo francês, com a Ordem Nacional do Mérito (1997), e pela UNESCO como "artista pela paz", em 1999. Gil foi embaixador da ONU para agricultura e alimentação e ex-Ministro da Cultura do Brasil (2003–2008). Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana e reggae, por exemplo.

Vaquinha mexicana dança como poucos


Está mais do que explicado de onde vem o Milk Shake!


cow dance 2 por shiperativo

Artista checo de 17 anos cria Ilustrações interativas usando objetos cotidianos


Kristián Mensa, um artista de 17 anos de idade da República Checa, desenha desde criança, sempre procurando olhar para as coisas de uma perspectiva diferente. Ao longo dos anos, o garoto percebeu que mesmo os objetos mais comuns que usamos diariamente em nossas vidas podem ser de alguma forma únicos. “Usando minhas habilidades de desenho e ilustração, estou sempre tentando fazer algo novo com essas coisas mundanas. Tente olhar ao redor em seu caminho para a escola ou trabalho e você ficará surpreso com a quantidade de coisas que nos cerca que pode representar algo completamente diferente”, sugere Kristián. 

Visite a página do artista no Instagram.

Confira abaixo algumas das obras mais incríveis do artista checo:








[ Revoada ]

Por que temos lábios?



Observando a natureza, é fácil surgir a pergunta: para que servem os lábios? Os pássaros vivem muito bem sem eles, os lábios das tartarugas são rígidos como bicos e, mesmo com os lábios existindo na maioria dos mamíferos, o homem é o único a tê-los permanentemente voltados para fora.

Os cientistas dizem que os lábios são tão importantes que até compensam o fato de, às vezes, serem mordidos enquanto mastigamos.

Usar os lábios para sugar é uma das primeiras habilidades que temos ao nascer. Essa aptidão fundamental para nossa sobrevivência é conhecida como "reflexo primitivo". Todos nós nascemos sabendo sugar e não precisamos aprender. E isso vale para quase todos os mamíferos.

E é esse reflexo que, combinado com outra resposta primitiva, o reflexo de busca, permite aos recém-nascidos mamar.

Comer, falar, amar

Bebês têm naturalmente o reflexo de sugar algo que toque seus lábios


O reflexo de busca funciona ao se girar a cabeça do bebê para estar de frente para qualquer coisa que toque sua boca ou sua bochecha. Assim que ele agarra algo com seus lábios, seu reflexo de sucção é ativado. Apesar de a língua fazer boa parte do trabalho na mamada, os lábios são essenciais para manter um lacre que permite ao bebê engolir o leite.

Isso significa que mamar, seja no peito ou na mamadeira, não é um comportamento passivo do bebê. É quase como uma conversa, com cada lado fazendo sua parte em uma dança cuidadosamente coreografada pela evolução. E os lábios estão no centro dessa dança.

Os lábios também são importantes no ato de comer e na fala. Em linguística, os lábios representam um dos muitos pontos de articulação – partes da boca e da garganta que ajudam a bloquear o ar que vem dos pulmões e formar os fonemas.

O beijo aparece em 90% das culturas mundiais


A fala é um aspecto crucial da vida humana, mas talvez não tão divertida quanto o beijo. O beijo não é universal, mas aparece em 90% das culturas.

Suas raízes estão na biologia, talvez uma combinação de impulsos natos com um comportamento adquirido. Sabemos que outras espécies também se beijam. Os chimpanzés fazem isso para se reconciliar após uma briga e os bonobos usam a língua.

Em uma edição da publicação Scientific American Mind de 2008, o escritor Chip Walter argumentou, citando o zoólogo britânico Desmond Morris, que o beijo pode ter se originado do costume primata de mastigar alimentos e passá-los para a boca dos filhotes. O encontro dos lábios pode então ter se tornado uma maneira de aliviar a ansiedade.

Alguns estudos de condicionamento sugerem que, após estimular os lábios com comidas, o simples ato de tocá-los já provoca sentimentos de prazer. Acrescente aí a grande presença de terminações nervosas dos lábios, e você terá a receita do êxtase.

A ciência do beijo
Chimpanzés se beijam para se reconciliar após uma briga

Os lábios são tecidos especialmente sensíveis. A parte do cérebro responsável por detectar o toque é chamada de córtex somatossensorial e fica no topo do cérebro, em uma área chamada de giro pós-central.

Todas as sensações de tato são enviadas para serem processadas aqui, e cada parte do corpo tem sua própria subdivisão dentro do giro pós-central. Seu tamanho reflete a densidade de receptores.

A parte que recebe sensações do peito e da barriga é relativamente pequena, enquanto as que processam as sensações das mãos e dos lábios são enormes.

Segundo o pesquisador Gordon Gallup, nas culturas em que não existe o beijo, "parceiros sexuais podem assoprar os rostos um do outro, ou ainda lamber, sugar ou esfregar o rosto do outro antes do ato sexual".

Já o chamado "beijo de esquimó" não se limita a esfregar os narizes, mas sim trocar odores. É possível que o ato de beijar tenha surgido como uma maneira prazerosa de sentir e filtrar possíveis parceiros.

Gallup estudou o comportamento de um grupo que deveria saber bastante sobre o beijo: estudantes universitários americanos. Ele e seus colegas descobriram que uma das principais maneiras de as mulheres determinarem se um parceiro era ou não um bom beijador usava pistas químicas, como o gosto e o cheiro. Elas também disseram que provavelmente não fariam sexo com um homem sem antes beijá-lo.

Outra pesquisa de Gallup perguntou a voluntários se já tinham perdido o interesse em alguém que consideravam atraente após o primeiro beijo. Entre os homens, 59% disseram que sim e 66% das mulheres concordaram.

Mesmo tendo se concentrado em estudantes americanos, os estudos de Gallup, quando comparados com dados multiculturais e com evidências de pesquisas com animais, mostram que o contato íntimo propiciado pelo beijo pode nos ajudar a julgar a possível adequação de um parceiro.

É por isso que vale a pena ter lábios - mesmo que de vez em quando eles rachem com o vento ou acabem mordidos sem querer. [ BBC FUTURE ]

27 de janeiro de 2015

Coamo Futsal - Copa Tibagi 1982

Do álbum do Raudilei Pereira, foto do início dos anos 1980 mostra equipe da Coamo que disputou um dos principais campeonatos de futsal daquela época: A Copa Tibagi. 

Infelizmente esse foi o único título que futsal de Campo Mourão nunca conquistou. 'Batemos na trave' várias vezes, inclusive com esse timaço abaixo. 

Gilmar e Beline Fuzeto, Silvio Cintra, Raudilei Pereira e eu fizemos parte da equipe da Associação Tagliari que conquistou o bicampeonato da Taça Paraná de Futsal (atual Chave Ouro) nesse mesmo ano. 

Destaco a presença do londrinense Tãozinho, um dos melhores jogadores que vi jogar. Ele era chato pra dedéu, mas jogava como poucos. Cresci admirando ele ao lado de Nicola, Riba, Jadir, Tuca, Fuzil e outros defendendo as cores londrinenses. Vibrei muitas vezes assistindo confrontos entre a Associação Tagliari e o Monções, Cacique, AABB, Transbussadori e outras equipes de Londrina. Depois tive a felicidade de jogar com alguns deles. 


Coamo - Copa Tibagi - 1980
em pé (da esq. para a direita): Domingos Basso, Tãozinho, Silvio Cintra, Beline Fuzeto, Gilmar Fuzeto, Raudilei Pereira, Luizinho F. Lima e Nelson Pedroso Aires
agachados: Anísio Alves (in memorian), Amarildo Fuzeto, Cidão Vieira dos Anjos, Zé Luiz e Luiz Augusto "Gordo" Machado


Mr. Probz - "Do It All Again"

Dennis Princewell Stehr, nascido em 15 de maio de 1984, mais conhecido por seu nome artístico Mr. Probz, é um cantor, compositor, rapper, produtor e ator holandês.

Daminha de honra e pajem se casam 20 anos após entrarem juntos na igreja


Você pode até não acreditar em destino, mas a história dessa casal norte-americano vai fazer você repensar seus conceitos. O amor de Briggs Fussy e Brittney Husbyn até parece um roteiro de cinema, mas não é. Apesar da alta dose de romantismo, os fatos são reais.

Tudo começou no estado do Minnesota, em 1995, quando o casal tinha apenas 3 anos. Briggs foi convidado por sua tia para ser o pagem em seu casamento. Escolhido o menino, a noiva ainda precisava de um dama de honra. Procura daqui, procura dali, e finalmente uma amiga de trabalho concordou que sua filha, Brittney, entrasse na igreja com Briggs.

Quando os pequenos entraram na igreja, os familiares já perceberam que eles tinham sido feitos um para o outro: Brit fazia a linha mais desinibida, o tipo de daminha que sai acenando para a igreja toda; Fussy era mais sério e só queria levar as alianças em segurança até o altar.

Vinte anos depois, o casal fez questão de reproduzir exatamente a cena vivida quando eram crianças
Doze anos depois, em 2007, o casal se encontrou na escola. Apesar do interesse comum e de alguns encontros, o namoro não engrenou de primeira, e ainda levou mais dois anos para que assumissem o relacionamento.

"Brittney e eu nos reencontramos na escola, quando ela se sentou na minha frente na aula de Educação Governamental", contou Brigs em entrevista ao jornal da rede ABC. É claro que depois de tanto tempo, e devido à idade que tinham na época do casamento, os dois não se reconheceram. Mas, depois de algum tempo juntos, eles descobriram através de fotos que haviam sido dama e pagem no mesmo casamento.

Finalmente, depois de 20 anos, Brigs e Brittney fecharam sua história de amor com chave de ouro: eles voltaram a entrar de mãos dadas na igreja no último dia 10 de janeiro, desta vez como noivo e noiva. [ BONDE ]

Separados no Nascimento: Juninho Sartorato e Julio César, ex-goleiro do 'Curíntia'

Sugerida pelo Fabio Nogaroli.


Ensino à Distância: Confira 6 cursos gratuitos da USP na internet

Aulas são ministradas por professores da universidade, como Clóvis de Barros Filho; ao final do curso, alunos recebem certificado


Estudar na Universidade de São Paulo (USP) é o desejo de muitos estudantes e profissionais. Quando o concorrido processo seletivo da Fuvest ou a distância impedem as aulas presenciais, os interessados podem optar pelos cursos on-line oferecidos pela instituição. Atualmente são 27 opções de curso, todos veiculados no site Veduca.

As aulas podem ser acessadas a qualquer momento e o tempo de duração varia de acordo com o curso escolhido. Entre os programas oferecidos, 19 são gratuitos, mas apenas seis oferecem certificado de conclusão ao participante. O certificado é fornecido após a realização de uma prova final, que pode ser presencial ou on-line, dependendo do curso.

De acordo com um levantamento feito pelo Veduca, as aulas da modalidade MOOC (sigla para Massive Open Online Course) mais procuradas são 'probabilidade e estatística', 'ciência política' e 'física básica'.

Além da USP, o portal também disponibiliza cursos gratuitos ministrados por professores das melhores instituições de ensino do mundo, como as universidades americanas Harvard, Stanford, Yale e Berkeley, e as brasileiras Unicamp, Unesp e UnB. Confira na lista a seguir os seis cursos gratuitos da USP que oferecem certificado aos participantes.

Seis cursos gratuitos oferecidos pela USP na internet:

Probabilidade e Estatística
O curso foi o primeiro da USP a ser oferecido na modalidade on-line e é também e o programa mais procurado do portal Veduca. As aulas são ministradas pelos professores Melvin Cymbalista e André Leme Fleury. São 19 aulas que contemplam os conhecimentos básicos do tema. As lições são subdivididas em dez partes. Ao final de cada etapa o participante deve responder a um quiz para testar os conhecimentos adquiridos. A duração total do curso é de 60 horas.

Ao final do curso, o participante deverá realizar uma prova presencial. A data e o local de realização da prova pode ser agendada pelo participante de acordo com sua disponibilidade. Clique aqui para acessar o curso.

Ciência Política
As aulas deste curso são ministradas pelo professor Clóvis de Barros Filho. As nove aulas abrangem temas relacionados a filosofia, economia, geopolítica, administração, entre outros. Além de assistir aos vídeos, o participante pode consultar indicações de leitura disponibilizados pelo professor. A duração total do programa é de 60 horas.

Ao final do curso, o participante deverá realizar uma prova presencial. A data e o local de realização da prova pode ser agendada pelo participante de acordo com sua disponibilidade. Clique aqui para acessar o curso.

Física Básica
A estrutura do curso compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, sua evolução no tempo e seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente. São 25 aulas, todas ministradas pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato.

Ao final de cada módulo, o participante precisa responder a quizzes on-line. Para receber o certificado é necessário fazer uma prova final, também pela internet. O documento, contudo, só é fornecido para aqueles que acertarem mais de 75% da prova. Clique aqui para acessar o curso.

Fundamentos de Administração
O curso é ministrado pelo professor Hélio Janny Teixeira, da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP) e tem 17 aulas. Ao longo do programa, o participante vai analisar diferentes teorias e práticas que embasam o processo administrativo. As lições contemplam ainda a história do pensamento administrativo e as principais características de uma gestão no contexto contemporâneo. A duração total do curso é de 60 horas.

Ao final de cada módulo, o participante precisa responder a quizzes on-line. Para receber o certificado é necessário fazer uma prova final, também pela internet. O documento, contudo, só é fornecido para aqueles que acertarem mais de 75% da prova. Clique aqui para acessar o curso.

Eletromagnetismo
O eletromagnetismo é a parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria. As aulas explicam a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo e trazem exemplos baseados em situações cotidianas. São 20 aulas ministradas pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato. A duração total do curso é de 60 horas.

Ao final do curso, o participante deverá realizar uma prova presencial. A data e o local de realização da prova pode ser agendada pelo participante de acordo com sua disponibilidade. Clique aqui para acessar o curso.

Ética
O curso discute as definições do termo 'ética' segundo análises feitas por grandes pensadores, como Kant e Nietzsche. Ao longo das aulas, o participante também receberá textos de apoio que serão usados para a resolução de quizzes e também para a prova final. São 13 aulas ministradas pelo professor Clóvis de Barros Filho, que totalizam 60 horas de curso.

Ao final do curso, o participante deverá realizar uma prova presencial. A data e o local de realização da prova pode ser agendada pelo participante de acordo com sua disponibilidade. Clique aqui para acessar o curso. [ VEJA ]