24 de outubro de 2014

No Bar do Batata - 1976

A matéria abaixo foi publicada no semanário Entre Rios, do amigo Osvaldo Broza, em agosto de 2006. Broza sempre afirma que o semanário está apenas adormecido e logo, logo ele volta à ativa. Torço por isso!

Nagib Maluf, o Batata
O Bar do Batata (Nagib Maluf, já falecido) era o ponto de encontro de amigos para pôr as conversas em dia, jogar sinuca e, principalmente, tomar umas cervejinhas. 

A foto, cedida pelo Daniel Kravchychyn, mostra alguns dos seus principais frequentadores e foi tirada num dia (18-12-1976) de dolorida lembrança, pois, horas depois, o Ferrinho faleceu num acidente de automóvel. 

Na foto, falta um dos principais freqüentadores: o oficial de justiça Faustino Elias, pai do Tininho, que nesse dia marcava o ponto pelo pai. Tininho reside atualmente em Pato Branco e, por coincidência, passa esse final de semana em Campo Mourão comemorando o aniversário do mano Euzébio “Zebrão”. 

O bar se localizava na esquina da Manoel M. Camargo com a Francisco Albuquerque, em frente a atual Câmara Municipal. 


Da esq. para a direita: Julio (casado com a Maria Helena Cilião Araújo), Alcyr Costa Schen (in memorian), Daniel Kravchychyn (in memorian), “Cidão”, Oscar, Silvio “Ferrinho” Ferro (in memorian), Faustino “Tininho” Elias Filho e, agachado, José Aladic. 


Jimi Hendrix - "Pali Gap"


James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27/11/1942 – Londres, 18/09/1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. É considerado um dos melhores e maiores guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diversos gêneros musicais

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da semana









OS X-MERCENÁRIOS









Flagrada de topless por drone, mulher contra-ataca com vassoura; assista


Uma mulher que fazia topless quando tomava banho de sol em um telhado acabou sendo flagrada por um drone. Revoltada com a invasão de privacidade, a mulher pegou uma vassoura e partiu para o contra-ataque, tentando atingir a pequena aeronave não tripulada.O vídeo não informa onde ocorreu o incidente. De acordo com Adauto Pilet, leitor do blog, a análise das placas dos veículos que aparecem no vídeo indica que o caso ocorreu em Pezinok (Eslováquia). Assista:



(Page Not Found)

Brasil é o 9° país com a pior velocidade de internet banda larga


Um estudo divulgado pela empresa de tecnologia americana Akamai mostra a velocidade média da internet banda larga em 54 países no segundo quadrimestre de 2014. O Brasil, empatado com o Vietnã, obteve uma média de 2,9 Mbps, a 9ª pior.  Como destaque do estudo, aparece a Coreia do Sul com a média de 24,6 Mbps. Mais de oito vezes a média brasileira. Clique na imagem para ampliar.


23 de outubro de 2014

Handebol mourãoense terá noite de gala para comemorar 40 anos da modalidade na cidade

Do CRN1, em 22/10/2014 

Um café da manhã com a presença de alguns dos principais nomes da imprensa mourãoense foi realizada nesta terça-feira, dia 21, na Padaria Fiorella, para o lançamento oficial de um evento que será realizado em maio de 2015: a Noite de Gala do Handebol de Campo Mourão – 40 anos.

foto: Ilivaldo Duarte
Os idealizadores do evento contaram que a iniciativa buscas resgatar a história da modalidade em nossa cidade, principalmente os primeiros anos da chegada do esporte nas quadras esportivas mourãoenses, no início dos anos 1970. 

Segundo Idevalci Maia, o professor Idê, um dos organizadores, o handebol já era praticado nas escolas de Campo Mourão desde 1973, mas foi apenas em 1975 que a modalidade começou a ter a mesma atenção que o futsal tinha dos dirigentes e torcedores mourãoenses. Desde então, com a chegada do próprio Idevalci, oriundo de Terra Boa, de Nelsinho Rodrigues, de Nova Esperança, e Erivaldo “Negão” de Oliveira, de Moreira Sales, todos eles professores de educação física e atletas, o handebol passou a ser disputado como esporte de alto rendimento, colhendo ótimos resultados estaduais, nacionais e até internacionais.

arte: Elvira Schen
“Nosso objetivo é reunir dirigentes e atletas e seus familiares para uma noite de gala, que será realizada no dia 2 de maio do ano que vem no Clube 10 de Outubro, para rememorar os primeiros passos do handebol e, com isso, começar a formar um acervo com um pouco da história esportiva mourãoense”, afirmou o professor Paulo Gilmar Fuzeto, outro idealizador do encontro. 

Marcelo de Oliveira Lima, presidente da Associação de Handebol de Campo Mourão (Ahandecam), afirmou que a história da modalidade é riquíssima, com muitas competições e conquistas, e como queremos torna-lo anual, nesse primeiro encontro trataremos apenas da história da implantação do handebol de alto rendimento, em 1975, até a disputa da equipe masculina nos Jogos Abertos do Paraná de 1977, quando Campo Mourão terminou a competição em segundo lugar e até 1979 com a conquista da nossa equipe feminina do título de campeã da mesma competição, que naquele ano foi disputado em Toledo. 

Presente no evento, o Secretário do Esporte do Município de Campo Mourão, Ricardo Arty Echelmeier, valorizou a iniciativa e fez questão de ressaltar sobre a importância da modalidade para o Município. “É notável a importância que o handebol tem hoje para a nossa cidade, buscamos trabalhar todas as modalidades com toda a dedicação possível, para que tudo aconteça da melhor forma e que os talentos sejam revelados em nossa cidade. E quanto temos parceiros fortes, como a própria Ahandecam e estes abnegados que respondem pela modalidade, as ações são compartilhadas e tudo se torna cada vez melhor. E, evidentemente, um resgate histórico de tudo o que já aconteceu no passado é de fundamental importância para despertar o interesse dos mais novos pela modalidade”, disse Ricardo.

Divulgação
“Um grupo no Facebook foi criado para divulgar nosso encontro. Ali, na rede social, pretendemos reunir fotos, vídeos e depoimentos dos pioneiros do handebol mourãoense e com a participação dos amigos montar toda a programação audiovisual que será apresentada no dia do evento, afirmou Luizinho Ferreira Lima, outro integrante da organização”. 

O Programa Ricardo Borges acompanhou o encontro e fez a reportagem abaixo:

Hey Rosetta! - "Young Glass"


Hey Rosetta! é uma banda de indie rock canadense, liderada pelo cantor/compositor Tim Baker.

Eleições. Brasileiro perde o amigo, mas não a piada...

Olha aí, Dilmércio...

Criatividade, bom humor, rancor, filosofia barata, medo, memória boa, mentira... tem de tudo nas redes sociais sobre as eleições deste domingo. 

Separei algumas imagens que encontrei no Facebook para mostrar como os brasileiros são demais. Pena que alguns exagerem. Domingo, divulgado o eleito (presidenta ou presidento?) ele será o NOSSO presidente por quatro anos. Isso é democracia!!!

vai que cola!!!



Até o craque brasileiro entrou nas apelações dos simpatizantes de Dilma. Gol contra!


aqui o cara era preguiçoso e a montagem foi tosca. Esqueceram do Lula quando bolaram a zoação...






a tal da filosofia que falei lá em cima

realmente não temos memória, muito menos postura...

Não é fácil aceitar nosso ídolo apoiando quem não queremos...!!! Continuo, cada vez mais, 'fãnzaço' do Chico.

Comparações são inevitáveis. Vi uma em que um questionário apontava que o autor do livro Vidas Secas seria Geraldo Alckmin, claro se referindo à seca que enfrentam os paulistas 

O Dolabella realmente não é um bom exemplo... kkk 

Sensacional (o jornalista Ely Rodrigues gosta quando uso esse adjetivo)

Dilma já reconheceu os desvios, falta reconhecer a culpa




No caso da roubalheira na Petrobras, Dilma Rousseff mudou de fase. Evoluiu do estágio do “eu não sabia” para a etapa do reconhecimento de que os cofres da maior estatal brasileira foram arrombados. “Eu farei todo o meu possível para ressarcir o país”, disse ela. “Se houve desvio de dinheiro público, nós queremos ele de volta. Se houve, não. Houve, viu?”

Bom, muito bom, ótimo! Agora só falta Dilma reconhecer que a corrupção é igual aos esportes coletivos. É como o futebol. Ou o vôlei. O sujeito pode ser supertalentoso, mas não marca gol, não faz o ponto sozinho. Tem toda uma engrenagem por trás do lance: a agremiação, o preparador físico, o massagista, o técnico e, mais importante, o time em ação, armando toda a jogada que resultará no chute ou na cortada indefensáveis.

Na corrupção é igualzinho. O governo se autodefine como “de coalizão”, reparte até as diretorias da Petrobras com os pseudoaliados, esquece as mais elementares noções de recato, confunde a atividade pública com a privada… Enfim, arma toda a jogada. O corrupto apenas pratica a corrupção.

Assim como Lula não teve culpa no mensalão que a bancada da Papuda organizou sob suas barbas, Dilma não tem nada a ver com o óleo derramado embaixo do seu nariz. Ela era ministra e presidia o Conselho de Administração da Petrobras quando o governo levou a estatal ao balcão. Mas não teve nada a ver com isso. Empossada no Planalto, manteve o hoje delator Paulo Roberto Costa no comando de bilionários contratos por mais um ano e quatro meses. Mas não tem nada a ver com os 3% de propina, dos quais 2% pingaram na caixa registradora do PT.

Se perguntarem a Dilma quem são os responsáveis pelos roubos, ela dirá: os outros. Grande time esse: os outros. Tida como durona e centralizadora, a presidenta fala do grande flagelo da política nacional como se fosse 100% feito por outros. Os responsáveis por tudo são seres impalpáveis. Podem ser os despudorados do PT, os desclassificados do PMDB, os desavergonhados do PT, até os espertalhões do PSDB talvez… Todos, menos a dona da caneta, menos a senhora do Diário Oficial. Fica boiando na atmosfera quente e seca de Brasília uma indagação intrigante: que foi feito dos espelhos do Palácio da Alvorada?

Comer frutas e legumes todos os dias ajuda a ser mais feliz, diz estudo

Comer dez porções de frutas e legumes todos os dias ajuda a melhorar a saúde física e mental e aumenta o sentimento de felicidade, segundo estudo divulgado hoje (22) pela Universidade de Queensland, na Austrália.

O cientista Redzo Mujcic disse à estação local ABC que seu trabalho comparou as escolhas feitas por cerca de 12 mil pessoas no consumo de frutas e verduras com os níveis de satisfação, estresse, vitalidade e outros indicadores da saúde mental.

“Comer umas cinco frutas e legumes (por dia) faz a pessoa mais feliz”, comentou Mujdical ao referir-se aos pontos analisados.

Além disso, o estudo mostra que os efeitos positivos da maior quantidade de frutas e legumes na alimentação são mais fortes nas mulheres, embora se desconheçam as razões para essa influência.

Mujdic considerou que se a saúde mental está realmente ligada à ingestão e frutas e legumes, os responsáveis pelo desenvolvimento das políticas governamentais deveriam promover maior consumo desses alimentos. [Agência Brasil]

20 de outubro de 2014

Voluntários da PAIS na benção dos animais no dia festivo a São Francisco de Assis

(da esq. para a direita) Thiago Felipe, Daiane Portela Patko, Elvira Schen, Amanda Tonet e Gabrielle Oliveira, Denise Daleffe [agachada] e, mais à direita, a sobrinha dela
Neste domingo, dia 19, na Paróquia de São Francisco de Assis, ali na região do Country Clube de Campo Mourão, aconteceu a benção dos animais e adivinhem quem estava por lá com a sua turma de voluntários e alguns dos animais resgatados por eles? isso mesmo, a 'minha' Elvira e as fieis defensoras da causa animal: Amanda Tonet, Dayane Portela Patko, Thiago Felipe, Gabrielle Oliveira e a Denise Daleffe, que estava acompanhada de uma linda sobrinha que ainda não descobri como se chama corretamente.

Segundo reportagem do jornal Tribuna do Interior, Cães, gatos, papagaio, coelho e até um galo receberam a bênção no dia festivo a São Francisco de Assis. 

foto: Clodoaldo Bonete/iTribuna

“A importância da bênção é você olhar para o bichinho e saber que ele também é uma criatura de Deus. Assim como Deus nos criou, criou também todos os animais. Valorizar os animais é um ato cristão e São Francisco é o padroeiro dos animais e da natureza”, disse o padre Ricardo Arica Ferreira, representante da Paróquia São Francisco.   

Roger Waters - Brain Damage e Eclipse"


"Brain Damage" é a nona faixa do álbum de 1973 The Dark Side of the Moon da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, The Dark Side of the Moon. Na versão original é cantada por Roger Waters, porém, David Gilmour tomou essa posição de vocalista quando a banda tocou ao vivo em 1994 para o álbum Pulse. Essa música foi originalmente denominada "Lunatic" durante performances ao vivo e gravações.

A música é erroneamente chamada "The Dark Side of the Moon" juntamente com "Eclipse" porque normalmente elas são tocadas juntas no rádio, parecendo apenas uma só música. O título incorreto provem da letra: "I'll see you on the dark side of the moon", que é o nome do álbum. 

Tacalepau: Ladrão se dá mal ao tentar assaltar passageira de ônibus


Pelo que entendi o flagrante ocorreu no Chile. Vejam como o criminoso vira 'uma franga' quando se vê encurralado. No Brasil o motorista talvez fosse processado por agredir um indefeso!

5 razões para ser otimista


Recentemente, publicamos em nossa revista um artigo científico do escritor Matt Ridley que falava por que esta é uma época boa para se viver. No entanto muita gente pensa o contrário. Lemos e ouvimos por aí todo tipo de pessimismo, nostalgia e descrença no futuro. Mas por que não podemos olhar para a época em que vivemos e valorizar as coisas boas do mundo de hoje? Escolhi cinco razões para tornar você mais otimista com relação ao presente e ao futuro.

Deixe a nostalgia de lado
Há quem acredite que no passado havia mais simplicidade, tranquilidade, so­ciabilidade e espiritualidade. Essa nostalgia cor­‑de­‑rosa costuma se restringir aos ricos. A vida dos pobres era bem mais complicada.

Não pense que o crescimento populacional é uma ameaça
Embora a população mundial esteja crescendo, a taxa do aumento vem caindo há 50 anos. No mundo inteiro, a taxa de natalidade dos países é menor do que em 1960, e caiu mais ou menos pela metade nos países menos desenvolvidos. Isso está acontecendo apesar de as pessoas viverem mais e de haver redução na taxa de mortalidade infantil. De acordo com uma estimativa das Nações Unidas, a população começará a diminuir depois que chegar ao ponto máximo de 9,2 bilhões de habitantes, em 2075 – há, portanto, uma enorme probabilidade de alimentar o mundo para sempre. Afinal, já há 7 bilhões de pessoas na Terra, que estão comendo melhor a cada década.

O petróleo não está acabando
Em 1970, a reserva de petróleo no mundo era de 550 bilhões de bar­ris. Nos 20 anos que se seguiram, o mundo usou 600 bilhões. Assim, em 1990 as reservas já de­veriam ter sido superadas em 50 bi­lhões de barris. Mas chegavam a 900 bilhões, sem contar xisto e areias be­tuminosos que, juntos, contêm cerca de 20 vezes mais do que as reservas comprovadas da Arábia Saudita. Pe­tróleo, carvão e gás são finitos, mas durarão décadas, talvez séculos, e acharemos alternativas muito antes que eles se acabem.

Somos a geração mais sortuda
Esta geração vivenciou mais paz, li­berdade, lazer, educação, medicina e viagens do que todas na história. Mas adora se lamentar. Os consumi­dores não valorizam seu maravilhoso campo de opções, mas, quando vou ao supermercado, não vejo ninguém sofrendo por im­possibilidade de escolher. Ao contrário, vejo pessoas satisfeitas com suas escolhas.

Os otimistas estão certos
Durante 200 anos, os pessimistas ocuparam todas as manchetes, em­bora quase sempre os otimistas estivessem certos. Há muito interesse investido na promoção do pessimismo. Nenhuma instituição de caridade consegue dinheiro se disser que a situação está melhorando. Ne­nhum jornalista consegue um furo de reportagem sobre a redução da pro­babilidade de desastres. Os grupos de pressão e seus clientes nos meios de comunicação buscam sinais de ruína até nas estatísticas mais promisso­ras. Não se deixe intimidar: ouse ser otimista!

Sete bons motivos para você se espreguiçar todos os dias


Dor de cabeça e até lesões se mantêm longe do corpo alongado

O despertador toca e o barulho estridente atravessa o cérebro, tirando você do descanso profundo. Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia. 

1. Acorda o cérebro 
"Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente. 

2. Dá mais prazer 
Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.  

3. Afasta dores de cabeça 
O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar. 

4. Lubrifica as articulações 
Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem. 

5. Deixa o corpo de jovem 
A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade. 

6. Reduz riscos de lesões 
Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", diz o ortopedista. 

7. Alivia a fibromialgia 
Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.