10 de outubro de 2014

No Palácio Iguaçu, o encontro dos craques Tino e Romário

De dezembro do ano passado, foto mostra encontro dos craques Tino e Romário no Palácio Iguaçu, em Curitiba. 

O mourãoense Tino, que também atende como Silvestre Dimas Staniszewski, é engenheiro agrônomo e atual presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Tino não foi jogador de futebol por que não quis. Vi poucos jogarem como ele. Se tivesse jogado com ele, Romário, com certeza, teria chegado aos mil gols muito antes. 

Romário todos conhecem e já sabem que considero como o melhor centroavante que vi jogar em todos os tempos. Depois de surpreender como um deputado federal atuante e muito zeloso com a 'coisa pública', o Baixinho foi eleito senador pelo Rio de Janeiro. Recebeu 63,43% dos votos dos fluminenses. Clique na imagem para ampliar.

Tino Staniszewski e Romário - Curitiba/2013



Seal - "It's a Man's Man's Man's World"

Seal Henry Olusegun Olumide Adeola Samuel (Londres, 19/02/1963) é um músico, cantor e compositor britânico, entre seus maiores sucessos está a canção Kiss from a Rose, trilha sonora do filme Batman Forever, pela qual recebeu três prêmios Grammy em 1995. No total, o cantor já ganhou três prêmios Brit Awards, na categoria de melhor cantor masculino, quatro prêmios Grammy e um MTV Video Music Award.

It's a Man's Man's Man's World é uma canção do cantor, dançarino, compositor e produtor musical norte-americano James Brown, gravada para seu vigésimo álbum de mesmo título. Composta por Brown e Betty Jean Newsome, a canção alcançou a 1ª colocação na Billboard Top R&B Singles e 8ª na Billboard Hot 100. Tornou-se umas das canções mais apresentadas nos shows ao vivo de Brown.

Casablanca Videolocadora: Os dez mais locados de setembro/2014

OS FILMES MAIS LOCADOS - SETEMBRO /2014























Paulinho Mixaria e o tal sagu

Paulo Roberto Alves da Silva (Taquari, 5 de outubro de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Paulinho Mixaria é um humorista brasileiro de muito sucesso no sul do Brasil. Atualmente vive na cidade de Gramado. Paulinho Mixaria lançou 7 cd's independentes. Ficou conhecido nacionalmente após o lançamento do 4º intitulado de "A Fetocópia da Maleza" (2002).

É conhecido por fazer um humor limpo, sem nunca ter pronunciado um palavrão no palco.

7 lições que a internet nos ensinou sobre a festa da democracia

No domingo passado, a internet – como de costume  - amanheceu cheia de valiosas lições para auxiliar o eleitor que ia às urnas. Munidos de todo o espírito cívico que circula nessa rede, reunimos aqui algumas dicas para ajudar esse povo que segura forninhos, escorrega em santinho, mas nunca perde o bom humor.

1 - Que eleitor consciente se veste a caráter... 

2 - E prepara um farnelzinho, porque a rapadura é doce mas não é mole

3 - Que a gente precisa ter espírito questionador 

4 - E que, quem procura, acha

5 - Que you better work, bitch

6 - Por que pau que nasce torto, nunca se endireita


7 - E que o brasileiro é um povo de luta, que samba até sobre santinho em praça pública

9 de outubro de 2014

As crianças invadiram o Facebook novamente

Assim como no ano passado as crianças invadiram os perfis dos usuários do Facebook na semana do Dia das Crianças. Separei alguns amigos para mostrar aqui (espero não repetir nenhum de 2013).

Elvira Schen

Vanessa Ferrari

Regys Panceri

Marco A. Tonon (qual dos dois: Antônio ou Aurélio? eu nunca soube diferencia-los)
[Nos comentários, Marco Antônio confessou que até ele tem dificuldades na hora de identificá-los em fotos antigas. Mas nessa, é ele!!! ]

Márcia Valéria Tolomeu 

Gilberto Maillard

Gerson Maciel
Cícero Jayme Bernardelli

Elvis Presley - "In The Ghetto"

Elvis Aaron Presley (East Tupelo, 8 de janeiro de 1935 — Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e ator norte-americano, mundialmente denominado como o Rei do Rock. É também conhecido como Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Elvis também foi um dos pioneiros e principal idealizador do movimento conhecido como rock and roll. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.

Trinta e sete anos após sua morte, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos, com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.

A morte de Elvis no dia de 16 de agosto de 1977, causada por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo, provocando comoção como poucas vezes fora vista em nossa cultura.  

Com o Saraiva era assim: pergunta idiota, tolerância zero


"Pergunta idiota é tolerância zero!", bordão do saudoso Francisco Milani que contracenava com Stella Freitas nos primórdios do humorístico Zorra Total.

O que muda na sua vida quando você adota um animal de estimação

Saiba o que muda automaticamente (e o que você precisa mudar) quando adota um animal.
Adotar um animal é uma responsabilidade. E bota responsabilidade nisso! Várias coisas mudam (tanto em você quanto na sua casa) quando você adota um bichinho de estimação, seja gato ou cachorro. É preciso se adaptar para evitar stress e também maus tratos pro animal. Algumas recomendações básicas vão servir pra ajudar você, que já tem um bichinho em casa, a se organizar melhor; ou pra te mostrar como vai ser sua nova rotina caso decida adotar um.

Espaço
Um novo morador precisa de novas acomodações. Verifique se a sua casa ou apartamento comporta um bichinho. Cachorros precisam de ainda mais espaço do que gatos. Os felinos com o tempo vão “criando” seus próprios espaços na casa, mas mesmo assim uma caminha e um cantinho com água e ração é o mínimo para a boa convivência. É o que ele precisa pra se ambientar.

Brinquedos
Para evitar que seus móveis virem um palheiro, brinquedos e outras distrações são fundamentais. Eles vão manter seu bichinho ocupado, ao invés de caçar quinas de móveis ou outras coisas importantes. Você também vai ter que gastar um pouco do seu tempo brincando com o seu bichinho. Troca de afeto é ótimo para o animal e também para você. Brinque com ele e o acaricie bastante no tempo em que passarem juntos em casa.

Ração e água
Sabe aquele clássico “esqueci de almoçar” quando você passa o dia atarefado no trabalho? Pois é, gato e cachorro não esquecem de almoçar. Então não esqueça nunca de trocar a água e a ração deles antes de sair de casa. Deixar os bichinhos passando fome é sacanagem. Programe as vezes em que você fará a “manutenção” pro seu companheiro e torne isso parte da sua rotina.

Companheirismo
Um bichinho de estimação é seu companheiro. Seja o companheiro dele também. Como eu falei lá em cima, não o distraia só por amor aos seus móveis, faça isso por afeto também. Ele sente isso e com certeza vai retribuir.

Você começa a conversar igual um debiloide
É inevitável.

Amigo pode nos abandonar por causa do Botafogo

Ele saiu daqui dizendo que só voltaria após ver uma vitória do seu time, o Botafogo. Alguns amigos já estão dizendo que perdemos um amigo, que a aposentadoria dele azedou com esse negócio de torcer para o ex-Fogão. Outros, escreveram pedindo que ele esqueça esse negócio de torcedor, que futebol é bobagem, o importante é ter saúde... 

Para comprovar a torcida levada a sério, Laércio Zarske postou foto dele no Maracanã na noite desta quarta-feira, quando o alvinegro carioca perdeu para o Palmeiras -- Palmeiras, perdeu para o Palmeiras!!!???-- por um a zero. Pela animação, a foto registra momentos antes do início do jogo, claro! 

Laércio Zarske no Maracanã. Outubro/2014
Confesso que só sabia de dois outros torcedores do Botafogo, o seu Osvaldo Wronski e o Amarildo Fuzeto. Se bem que esses dois tem motivos para a preferência: Seu Osvaldo viveu os anos de glória do Fogão de Mané Garrincha e o mano mais novo dos Fuzeto virou a casaca e trocou de time para acompanhar o filho mais velho na torcida pelo time carioca.  

8 de outubro de 2014

Os verdadeiros desfiles de 10 de outubro

Dia 10, depois de amanhã, Campo Mourão comemora seus 67 anos e como sempre terá desfile cívico. Uns dois ou três anos atrás postei a matéria abaixo mostrando amigos desfilando e contando alguns detalhes de quando desfilar era coisa séria, que valia nota inclusive. Quem desfilava ganhava um pontinho a mais em todas as matérias.   

Todos os anos, nessa época me bate uma saudade dos tempos de escola, do Marechal Rondon, do Colégio Estadual... tempos em que ensaiávamos para os desfiles de 7 de Setembro e 10 de Outubro, independência do Brasil e aniversário de nossa cidade, respectivamente.

Elvira Maria Schen - 1976 (representando o Estado de Minas Gerais)

O triste é que vamos crescendo (de tamanho!), vamos ficando bobo e achando que é besteira desfilar. E agora, aos cincoentinha, não vejo a hora de relembrar aqueles momentos e mostrar com orgulho para filhas e netas (casa da 'mulherada') as fotos daqueles tempos.

1- Luizinho Ferreira Lima, 2- Ney Luiz Piacentini, 3- Jorge Yoshiaki Shimizu e 4- Ricardo "Graia" Grabowski (1971 - nosso primeiro ano no Colégio Estadual)

Quando falei que ensaiávamos era ensaiar mesmo. Paravam as aulas e saíamos marchando, tentando bater o pé esquerdo no chão ao mesmo tempo que o surdo batia lá na fanfarra.

Luizinho Ferreira Lima - 1976 (representando o Ceará) - Aqui os amigos do Colégio Estadual que não desfilaram, iam ao meu lado, por toda a avenida, perguntando para todos ouvirem: "Qual dos dois é o burro? ou exclamando: Ô burro, tô falando com o de trás... (um dia vou contar o que esse jumentinho, o da direita, aprontou na avenida)
Hoje, em pouco mais de 90 minutos passam pela avenida, quase que correndo, mais de vinte instituições. Lá, no começo dos anos setenta, desfilar valia nota e usar o uniforme completo era obrigação. E uma escola queria sempre fazer mais bonito que a outra e desfilar com mais integrantes já era o ínicio da vantagem.


1- Jane Teresina dos Santos, 2- Ana Maria Almeida, 3- Sônia Lucia dos Santos, 4- Dirce Bortoti, 5- Maria Inês de Lima, 6- Dulcineia Bernardelli e 7- Leila Dolci (in memorian) - Reunidas na Praça da Matriz após o desfile - 1972
Tocar na fanfarra, sob o comando do saudoso Negrevalte Pedroso, o Gordo da Cantina, foi um sonho que não realizei. Nunca aprendi a tocar nada, nenhum instrumento musical, mas desfilei bastante.

1- João Luiz Conrado, 2- Odair Elias dos Santos e  3- Faustino "Tininho" Elias dos Santos (fanfarra do Marechal Rondon - 1965/66)
Maristela Ferrari

Getulinho Ferrari
1- Nelson Bizoto, 2- ... (irmão da Nerilma), 3- Nelson "Castelinho" Rodrigues e 4 - Professor Pedro de Biaggio
1- Luiz Pepineli, 2- Negrevalte Pedroso (in memorian), 3- Sebastião Barbosa Nery e 4- Rubens Luiz Sartori (in memorian)

Carmen Monarcha - "La Habanera"

Carmen Monarcha (Belém, Pará, 27 de agosto de 1979) é uma cantora lírica brasileira.

Nascida em uma família de artistas, seu pai é escritor e sua mãe cantora, ainda muito jovem aprendeu a tocar violoncelo e piano, tendo voltado seus estudos objetivando tornar-se violoncelista de concerto. No entanto buscou aperfeiçoar sua voz e receber lições de canto, tornando-se cantora lírica.

Desde 2003, atua como solista na Orquestra de André Rieu.

Acidente com Ferrari em rally dobra turno do anjo da guarda de assistentes


Se naquele brinquedo que mostrei ontem eu já sairia com a cueca suja, imaginem nesse rally. Se bem que eu nunca ficaria ali naquela posição para assistir a prova. É pedir pro anjo do guarda dobrar o turno.

Conheça Garfi o gato mais enfezado do mundo


Se Tardar Sauce (mais conhecido como Grumpy Cat) é mal-humorado, então Garfi o gato persa é algo mais próximo de "te odeio" ou "estou pensando em como assassiná-lo." Imagine acordar com aquele olhar de pedra em duas horas com ele sentado em seu peito. Assustador, hein?


Embora possa parecer um vilão cheio de planos mirabolantes, Garfi é realmente um dos gatos mais doces que existem. Basta olhar como ele permite ser colocado em qualquer cenário que os donos preparam para as fotografias.

Ele é um grande modelo, e sua semelhança com Garfield é realmente impressionante. Só espero que não tenha uma versão do Oddie para sofrer nas patas dessa bola de pelos enfezada. [ Marte é Para os Fracos ]





Feirante que já doou R$ 850 mil diz viver com R$ 7 por dia

Chen Shu-chu é uma feirante de 63 anos e que, silenciosamente, já doou mais de R$ 850 mil para sua cidade, Taitung, em Taiwan.

Não importa o quanto ela ganhe. Ela diz precisar de apenas R$ 7 por dia para viver. O resto, conta, é todo doado.

Pobreza sempre esteve na vida dela. A mãe morreu durante complicações em um parto, o que obrigou-a a abandonar a escola para ajudar a família.

O irmão dela também morreu, alguns anos depois, porque a família não tinha dinheiro para remédios.

As tragédias serviram de inspiração. Muitas crianças cresceram com ajuda das doações em dinheiro e em alimentos que ela faz.

Apesar de problemas nas costas e nos joelhos, Chen Shu-chu diz não ter planos de se aposentar.

"Espero poder fazer isso para sempre", diz ela, que trabalha 18 horas por dia, seis dias por semana.

"Todos podem fazer isso (doações), não só eu", sugere. "Afinal, você não levará seu dinheiro quando deixar esse mundo".

7 de outubro de 2014

Formatura do Colégio Estadual de C. Mourão no Cine Plaza - 1967

Como publiquei novamente a música tema do Cine Plaza (ver postagem logo abaixo), mostro novamente uma postagem de 2011, que mostra mourãoenses participando de cerimônia de formatura do Colégio Estadual de Campo Mourão. 

Logo abaixo da foto, uma reportagem de 2012, de autoria do jornalista Carlos Ohara, que conta um pouco da história do que foi por anos um dos mais tradicionais pontos de encontro dos mourãoenses.   

Do álbum do Jayminho Bernardelli, foto de 1967 mostra alunas do Colégio Estadual de Campo Mourão perfilando com professores para as cerimônias de formatura.

Com toda a pompa, as formaturas eram sempre realizadas nas instalações do Cine Plaza (atual Igreja Universal), que possuia capacidade de lotação para 1200 pessoas sentadas.

Na primeira fila aparece o doutor Milton Luiz Pereira, ex prefeito de Campo Mourão e atual Ministro do STJ, com a jovem Ody Salvadori, filha do falecido pioneiro Rosalino Salvadori e esposa do ortopedista Wille Sandy.

Logo atrás, a Maria Edinar Castelli, esposa do dentista Romualdo Ribas, que atualmente reside em Balneário Camboriu (SC) -- lembro deles foliando nos bailes de carnaval do Clube 10 de Outubro--. Ao lado dela, o querido e inteligentíssimo professor Hains Ravache, com quem tive o prazer de estudar, lá mesmo, no Estadual. Clique na imagem para ampliar.


1- Doutor Milton Luiz Pereira, 2- Ody Salvadori , 3- Maria Edinar Castelli e 4- Professor Hains Ravache
Em Campo Mourão, Cine Plaza sobrevive a incêndio, mas não à decadência

Ícone cultural da região durante três décadas, o Cine Plaza de Campo Mourão renasceu das cinzas, dois anos após sua inauguração, mas não resistiu à decadência que atingiu os cinemas de rua em todo o país no inicio dos anos 90, quando o prédio foi adquirido por uma igreja evangélica.

Inaugurado em 1964, o Plaza tinha capacidade para 1,6 mil espectadores sentados, mas chegou a abrigar mais de 2 mil pessoas em uma única sessão no ano de sua inauguração, durante a exibição do filme Ben-Hur, um drama épico bíblico dirigido por William Wyler em 1959. O prédio ocupava uma área de 2 mil metros quadrados na avenida Brasil, no centro da cidade, e era construído em alvenaria.

Fogo

Em 1966, durante uma sessão de gala na noite de um domingo, chamas iniciadas no teto do cinema, revestido com feltro para melhorar a acústica, se alastraram e se transformaram em um grande incêndio. Um locutor de uma rádio que funcionava no andar de cima sentiu o cheiro da fumaça e correu para avisar o proprietário, Getúlio Ferrari. Em poucos minutos, a sala foi esvaziada, evitando uma grande tragédia. O cinema estava lotado.

Apesar da rapidez na identificação do foco, nada mais foi possível fazer. O fogo destruiu completamente o Plaza, restando apenas os pilares carbonizados. O incêndio causou comoção geral em Campo Mourão. Mas Getúlio não se abalou e decidiu reconstruir o cinema. Amigos, parentes e até seus sócios tentaram demovê-lo da ideia. Não teve jeito. O dinheiro empregado na reconstrução do Plaza, segundo Arno, daria para comprar 500 alqueires de terra na época.

Reaberto em 1968, um ano e meio após o incêndio, o Plaza continuou a ser referência da efervescência da cidade, que antes das emancipações de seus distritos, ostentava uma população de 130 mil habitantes, quase o dobro do número de habitantes atual de 87,1 mil.

Em 1989, sem competitividade frente às grandes distribuidoras, Getúlio arrendou o Plaza para a Distribuidora Arco Iris, que administra uma rede de cinemas espalhada pelo interior dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 1993, o Plaza voltou novamente ao comando dos Ferrari. Durante um ano, Arno Ferrari, filho de Getúlio, tentou estabelecer uma parceria com a prefeitura para levar alunos ao cine. "Queria apenas que a prefeitura colaborasse para a manutenção, mas a ideia não deu certo", diz o comerciante.

Em 1994, uma igreja evangélica alugou o espaço e o adquiriu por R$ 400 mil em 1998, encerrando os tempos áureos do Plaza na cidade. Durante a venda do imóvel, Arno diz que retirou parte do revestimento em madeira dos pilares para demonstrar a solidez estrutural do prédio. No local, apareceram as marcas do fogo que carbonizou o local.

Percy Faith - "A Summer Place" (música marcante do Cine Plaza)


Atendendo pedido do meu amigo Cremauri Misael Rodrigues, pai do Isaac, posto mais uma vez a música que marcava o início dos filmes no Cine Plaza, o grande cinema de Campo Mourão. Era começar a música e acender as luzes em cima das portas de saída e lá íamos nós sentar, de preferência perto de alguma menina bonita para, quem sabe, sentar ao lado. Se encostasse um cotovelo no outro, então! 

Vista parcial do Cine Plaza, que tinha capacidade para 1600 espectadores sentados
Quem frequentou o Cine Plaza, em Campo Mourão, deve se lembrar da música "A summer place", de Max Steiner, executada à exaustão antes do início da exibição dos filmes. Outras canções, geralmente orquestradas, faziam parte do repertório das salas de cinema pelo Brasil, mas essa realmente foi a mais marcante. Foi tema do filme "A Summer place" (Amores Clandestinos), clássico de 1959. Este vídeo, com o tema original de Percy Faith, traz cenas do filme com o casal de atores Sandra Dee e Troy Donahue.

Jovem desmaia três vezes num brinquedo de parque de diversões


O rapaz, coitado, não aguentou a emoção proporcionada pelo brinquedo e desmaiou várias vezes. Se alguém conseguisse me pegar e amarrar no brinquedo, que se chama “Slingshot”, e parece um estilingue humano, eu não só desmaiaria, como seria precisa interditar o local e lavar bem lavado o brinquedo. Só de olhar já dá um ruim...!!!



(via: Sedentário e Hiperativo)