12 de setembro de 2014

Gilmar Fuzeto e a última pescaria com seu Isidoro

Gilmar postou esta foto de 1997 que mostra a última pescaria que fez com o pai, seu Isidoro. 

Logo em seguida, o patriarca dos Fuzeto seria vencido por um câncer e deixava todos nós órfãos, com saudades do seu bom humor e da forma carinhosa como tratava familiares e amigos.

Sempre me divertia muito com ele e nunca o vi de mau humor. Sempre que dava, ele acompanhava os filhos nas competições esportivas e é daí que tenho as melhores lembranças do sogro do Itamar Tagliari. Clique na imagem para ampliar.  

Seu Isidoro Fuzeto e o filho Gilmar - 1997

U2 - "Every Breaking Wave"


U2 é uma banda de rock irlandesa formada no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclado e backing vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão).

O grupo lançou 12 álbuns de estúdio e está na lista dos artistas com maior venda de álbuns do mundo, tendo vendido mais de 150 milhões de discos mundialmente. Ganharam 22 Prêmios Grammy, mais do que qualquer outra banda. Em 2005 o grupo foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. A Rolling Stone classificou o U2 na posição de número 22 na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", classificando-o a "Maior Banda do Mundo".

Every Breaking Wave é faixa do 13º álbum do U2, Songs of Innocence, lançado neste setembro.

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana









GRANDES GAROTOS




CAÇADA AO ASSASSINO



Turista filma o exato momento de erupção em vulcão na Papua Nova Guiné


No último 29 de agosto, o turista Phil McNamara flagrou o exato momento de uma erupção do vulcão Tavurvur, na Papua Nova Guiné.

Dá para perceber o guia orientando os turistas para o choque e alguém, provavelmente o McNamara, segurando um palavrão. Pela diferença de tempo entre a imagem e o som da explosão, calcula-se que a filmagem foi realizada a quatro quilômetros do vulcão. 

Vídeo: Polícia dá uma lição em moça que posava de bandida nas redes sociais

Sou daqueles que torcem para que apareça uma autoridade policial no exato momento em que veja alguém fazendo algo ilegal. Ontem mesmo vi um motorista ser flagrado por uma policial cometendo uma absurda infração de trânsito que deixava em perigo vários outros motoristas e pedestres. Não parei para ver o desfecho, mas é bom ver um espertinho com cara de 'cadela engatada', como dizem lá no Clube dos Trinta. Incrível como pensamos, nós brasileiros, que a lei é apenas para os outros! 


A menina do vídeo abaixo postava nas redes sociais palavras contra a polícia paulista e posava de 'bandida' ao lado de um pé de maconha e até mesmo fumando um baseado com a filhinha no colo (fotos). A banca caiu quando os policiais a encontraram, colocaram no camburão e a fizeram sentir como é pesado o fardo de alguém detido em flagrante.


Claro que vai aparecer um monte de gente dizendo que os policiais abusaram da autoridade, expuseram a coitadinha e coisa e tal. Para aqueles que ficarem com dó: "Pega procê"



Bezerra da Silva, sambista pernambucano, considerado o rei da malandragem, dizia sempre que "Se malandro soubesse o quanto é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem"

10 de setembro de 2014

Iasmin e Chantal

Bela foto mostra minha sobrinha Iasmin com a filhinha Chantal. Se eu fico babando, imaginem meu mano Walmir e a esposa Sandra.

Iasmin e Chantal - Campo Mourão/Pr - 2014

Namaste - "Jam"


Namaste é uma banda polonesa de música Chillout.

Carros exclusivos para enfrentar ruas de Campo Mourão

Claro que é só uma brincadeira, mas para enfrentar os buracos das vias publicas mourãoenses só um 'artomóver' destes...


Voto nulo ou em branco anula eleição?


De dois em dois anos, quando o processo eleitoral - se aproxima sempre surge a notícia de que se mais de 50% da população apta a votar "se unir" e "protestar" nas urnas votando nulo ou em branco, aquela eleição será anulada.

Mentira, boato, fofoca. Explico.

Registre-se, primeiramente, que a urna eletrônica fornece 3 botões além dos números dos candidatos: "BRANCO, CORRIGE E CONFIRMA". Ou seja, ou o eleitor que decide abdicar de seu voto, escolherá a opção BRANCO ou escolherá um número aleatório - não vinculado a nenhum candidato - que será considerado como nulo.

Nesta linha, desde 1997 o Tribunal Superior Eleitoral pacificou o entendimento que não há mais diferença entre os votos em BRANCO/NULO. Ambos não influenciarão no resultado das eleições, nem no seu quociente eleitoral (nos casos das eleições proporcionais).

Descomplicando: Você, eleitor, que vota NULO ou EM BRANCO, não obterá nenhum efeito diferente da DESCONSIDERAÇÃO de seu voto. Ou seja, os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, apenas, para fins de estatística. Neste caso, apenas os que votarem validamente decidirão as eleições.

Assim, caso queira DESCONSIDERAR sua participação no processo eleitoral, você está no caminho certo. Em caso negativo, escolha o candidato que melhor lhe represente.

Vamos juntos?


Patrícia e a massa


Não tenho dúvidas de que a menina do macaco acredita mesmo não ser racista no convívio com as outras pessoas no dia a dia. Apenas foi na onda de protestos. Tanto, que seus amigos, parentes e conhecidos se surpreenderam com aquela reação da moça no estádio. Poucos são os racistas que elaboram esse sentimento a ponto de racionalizá-lo e adotar até métodos de conduta nos seus relacionamentos do cotidiano. Isso é coisa para os Goebels de botequim, que, depois de umas e outras, passam a discursar contra negros, judeus, mulheres, gays e outros bichos. O racismo e demais discriminações, em geral, latejam subjacentes no fundo do inconsciente humano e só afloram quando tocados pela paixão repentina.

Mais da metade da fala pública da moça foi uma apaixonada declaração de amor ao seu clube de coração – o Grêmio. O resto dividiu-se entre a negação de sua condição de racista e os pedidos de desculpas ao goleiro Aranha, alvo dos xingamentos. Portanto, a paixão clubística, ferida em seus brios pela derrota iminente, foi o gatilho que detonou a reação racista, no caso. Poderia ter sido, por exemplo, judeu sujo, se Aranha se chamasse Goldberg, ou veado, se o goleirão santista tivesse outras preferências sexuais, e assim por diante.

Mas, jamais seria a Patrícia, a cidadã, que o faria na rua, cara a cara com seu imaginário desafeto. Nem tanto por medo do revide físico. Mas, porque, nessas circunstâncias, quem estaria ali seria a Patrícia, a pessoa, o indivíduo, o singular. Quando, porém, o indivíduo vira massa, sai de baixo! Ele deixa de ser touro para ser manada, que, a qualquer momento pode desembestar sem olhar em sobre quem pisa.

Anos atrás, num papo legal com o Belluzzo, ex-presidente do Palmeiras, economista renomado, acadêmico de peso, refinado intelectual, homem de tantas leituras e saberes, ele me revelava seu espanto com a seguinte cena: Belluzzo e alguns de seus pares, professores universitários, filósofos, escritores, a mais fina estirpe da intelectualidade paulista, todos palestrinos de pai pra filho, foram assistir a um jogo de seu time. Num dado momento, Belluzzo olhou para si e os companheiros e o que viu? Uma horda de lunáticos, descabelados, olhos rútilos, xingando o juiz, os bandeirinhas, os jogadores, o técnico, claro, Marx e Keynes, Celso Furtado e Roberto Campos, loucos pra sair na porrada com o primeiro adversário que cruzasse seu caminho. Não, não, meu amigo, não estou aqui, com essa conversinha toda, tentando eximir a Patrícia de seu vil comportamento no campo do Grêmio. Nada disso. Todo cidadão, inclusive a moça, deve responder por seus crimes perante a lei, com as devidas atenuantes e agravantes que os magistrados julgarem cabíveis em cada caso.

O que estou querendo dizer é que nem mesmo a educação formal neste país basta para construir um autêntico cidadão, capaz de controlar seus instintos e de se manter íntegro como tal mesmo quando se transforma em massa. Essa massa que hoje lincha publicamente a Patrícia, via redes sociais e nas ruas, e, que, desgraçadamente, em outras circunstâncias estaria repetindo o mesmo ato abjeto, ou similar. Massa é massa, algo informe, desprovida de racionalidade, passional e sempre conduzida ao inferno pelo estalo do chicote de uma palavra de ordem qualquer. Povo é outra história. Mas, essa sutil diferença é coisa que foi pro beleléu há muito tempo.

8 de setembro de 2014

Zé, o danado do filho da Dona Lurdinha Marmontel, nos enche de orgulho

Reproduzo matéria veiculada no site CRN1 para demonstrar meu orgulho pelas conquistas do amigo Zé Marmontel. Leiam e veja se tenho ou não razão de me orgulhar do mourãoense. 



Filho de família pioneira de Campo Mourão, o professor José Nogueira Marmontel Neto, que leciona na unidade local do Colégio Sesi, foi recentemente aprovado para atuar como tradutor de vídeo de aulas de matemática da consagrada Khan Academy, dos Estados Unidos. A instituição norte-americana foi a precursora das aulas via internet e tem o próprio Bill Gates – um dos fundadores da maior e mais conhecida empresa de software do mundo - como investidor.

Marmontel foi comunicado da aprovação há poucos dias e deverá participar, primeiramente, de uma capacitação para uso de mesa digitalizadora utilizada no trabalho de tradução dos vídeos educacionais. A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo mudar a educação para melhor, fornecendo educação de alta qualidade para todos, em qualquer lugar. A instituição tem milhões de alunos no mundo inteiro que aprendem no seu ritmo próprio a cada dia.

Google

Mas a aprovação como tradutor da renomada academia dos EUA não foi a única boa notícia recebida nos últimos dias pelo professor mourãoense. José Nogueira Marmontel Neto também foi convidado para um curso de aperfeiçoamento no escritório do Google, em São Paulo, com a finalidade de melhorar índices de audiências e inscrições no canal de vídeo de aulas que possui. O curso está marcado para o próximo dia 18 e o canal do professor José Nogueira estará, em breve, veiculando aulas produzidas no estúdio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O docente ressalta que a aprovação com tradutor da Khan Academy e o convite do Google “certamente irão alavancar o projeto de vídeo aulas do qual estou participando, com apoio do próprio Sesi”, explica.

The Burned - "Listen" (ao vivo na The Big Lounge)


The Burned é uma banda de rock americana (Los Angeles), formada por Kurt Baumann, Johnny Jymo, Chase Dabney, Jinji Thompson e Katharine Gray.

The Big Lounge é uma rádio FM de Portland, EUA.

Suco rosa melhora desempenho físico e dá mais energia durante exercícios

Conheça os benefícios da bebida que leva beterraba e laranja


Combinação de beterraba crua com a laranja, o suco rosa tem feito sucesso entre os praticantes de atividades físicas ao redor do mundo, principalmente porque pesquisas indicaram que a bebida melhora o desempenho físico. Porém, o suco promove uma série de outros benefícios para a saúde, como proteger o cérebro e diminuir a pressão arterial. Saiba quais são eles, como consumir e quais alimentos combinam com o suco rosa. 

Melhora o desempenho físico
A beterraba, principal ingrediente do suco rosa, possui um componente que estimula a produção de óxido nítrico no organismo. Uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physioly em agosto de 2013 concluiu que esta substância presente no vegetal ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo. Desta maneira, o consumo da beterraba antes dos treinos melhorou o desempenho físico dos oito participantes da pesquisa em até 16%. Durante exercícios severos, o estudo também observou que a absorção de oxigênio continuou menor e que os voluntários demoraram mais tempo para alcançar a exaustão. 

Fornece energia
A beterraba é rica em açúcar e carboidratos, por este motivo também pode ser interessante ingerir o suco rosa antes de se exercitar. Estes nutrientes proporcionam a energia necessária para a atividade física e o carboidrato ainda preserva a massa muscular. "O vegetal ainda é fonte de vitaminas do grupo B que são cofatores importantes para transformar o açúcar em energia dentro das células", conta o nutrólogo Roberto Navarro. 

Porém, alguns profissionais da saúde não recomendam a beterraba como boa fonte de energia. "O carboidrato da beterraba não é o mais adequado para a suplementação nutricional. Este açúcar não manterá ou melhorará a performance", ressalta o nutricionista do esporte Israel Adolfo. 

A ação benéfica dos carboidratos no músculo é indireta. Como eles são a primeira fonte de energia que o nosso corpo busca, quando o nutriente não está presente, o organismo utiliza a proteína. Assim, ela não consegue contribuir para a formação de músculos. A laranja presente no suco rosa também possui boas quantidades de açúcar.  

Ação antioxidante
A mistura entre a beterraba e o suco de laranja é uma ótima ideia para os treinos. Isto porque durante a prática de exercícios, ocorre maior circulação de oxigênio no organismo e quando ele chega até a célula parte se oxida, ou seja não pode ser aproveitado. "A vitamina C presente no suco de laranja é um antioxidante. Alguns estudos mostram que os atletas quando não ingerem a vitamina C tendem a ter carência do nutriente porque o utilizam muito para combater a oxidação excessiva", explica Navarro. 

A vitamina C presente na laranja também melhora a imunidade e previne doenças cardiovasculares, doenças dos olhos, envelhecimento da pele, fortalece os vasos sanguíneos e regula os níveis de colesterol.

Diminui a pressão arterial
O óxido nítrico, cuja produção é estimulada por um nutriente da beterraba, possui ação vasodilatadora, o que contribui para a diminuição da pressão arterial. Um estudo publicado em 2013 na American Heart Association comprovou que a maior quantidade de óxido nítrico está ligada a diminuição da pressão. "Porém, ainda não existem pesquisas relacionando a beterraba com o problema", ressalta Navarro. 

Protege o cérebro
Um estudo feito em 2010 com 140 pessoas pela Wake Forest University, nos Estados Unidos, constatou que a beterraba é um ótimo método para proteger os indivíduos do desenvolvimento da demência. O vegetal é rico em flavonoides, especialmente as antocianinas, que são poderosos antioxidantes. "Todos os antioxidantes promovem proteção para o cérebro, pois este órgão sofre muita oxidação", conta Navarro. 

As antocianinas também protegem o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos. Os flavonoides ainda possuem uma ação anti-inflamatória. 

Outro nutriente presente na beterraba também pode ser interessante para o cérebro. "O nitrato contido neste legume se transforma em nitrito no organismo. Este nitrito parece ajudar na circulação sanguínea, melhorando a oxigenação cerebral e com isso proporcionando uma melhora da função cerebral", explica a nutricionista do esporte Maria Luisa Bellotto. 

Como consumir
O suco pode ser elaborado com meia beterraba e o suco de uma laranja, mas isto irá depender do quanto a pessoa irá se exercitar e do seu peso e tamanho. É interessante que a beterraba esteja crua, assim seus nutrientes são conservados. 

Consuma o suco cerca de meia hora ou quinze minutos antes do treino. "A proposta da bebida é para quem irá praticar atividades físicas. Afinal, ele irá fornecer energia que precisará ser queimada. Não faz sentido tomar o suco e ir dormir, por exemplo", diz Navarro. É interessante que o preparo do suco ocorra no momento do consumo. "Assim as pessoas conseguem evitar as perdas de nutrientes", conta Adolfo. 

Como a beterraba possui grandes quantidade de açúcar e carboidratos, pessoas com diabetes devem tomar cuidado ao consumir o suco rosa. É interessante consultar o médico sobre a bebida e ingeri-la somente antes do treino.  

Como combinar
O suco rosa é uma ótima fonte de carboidratos e açúcares. Porém, também é interessante consumir alimentos ricos em proteínas antes de se exercitar. Isto porque este último nutriente repara as micro lesões que ocorrem como quando se prática atividade física. "É interessante comer também um queijo branco ou iogurte antes do exercício, que são fontes de proteínas", orienta Navarro. [ Minha Vida ]

Criado por brasileiros, skate elétrico se transforma em mochila e pode recarregar dispositivos

Brasileiros desenvolveram o Movpak, um skate elétrico que se transforma em mochila, carrega bagagem, pode virar mala com rodas e é capaz de reabastecer a bateria de dispositivos como celular e tablet. O projeto de financiamento coletivo da tecnologia "vestível" já alcançou sucesso internacional.
O produto é uma alternativa de transporte não apenas ecologicamente correta, como também prática. Em pouco mais de um dia da estreia no Kickstarter, a novidade já havia conseguido arrecadar 37% do total necessário.

Movpak pode ser o novo transporte limpo? (Foto: Divulgação/Movpak)
Como surgiu a iniciativa?
O baiano Ivo Machado, co-fundador da startup que leva o nome do invento, conta que a primeira ideia para criar o skate veio de uma reflexão do presidente da empresa, Hugo Dourado. Ele observou que muitas pessoas utilizam a bicicleta apenas para chegar a uma estação de metrô. Lá, elas estacionam a bike e, depois, ainda fazem baldeação. Dourado, então, se perguntou como essas pessoas faziam para ir da segunda condução até o trabalho.

"Foi assim que nasceu a ideia de um produto portátill, diferente de uma bicicleta dobrável ou patinete, que pudesse ser levado a qualquer lugar sem representar um incômodo para quem o carregasse”, explicou Machado.

O skate elétrico seria mais portátil do que uma bicicleta ou um patinete (Foto: Divulgação/Movpak)
Capacidade
Junto com Hugo Dourado, o engenheiro Felipe Junquilho (responsável pela parte tecnológica) e Ivo Machado (responsável pelo marketing) decidiram inventar uma mochila com skate elétrico capaz de atingir velocidade de 24 km/h. É um alternativa limpa, segundo Machado: “O Movpak tem bateria com autonomia para percorrer até 14,5 km e zero emissão de carbono ou ruídos. Creio que ele facilita o acesso ao transporte público e diminui o uso dos carros nos pequenos trajetos. Um produto com preço popular e custo de recarga de R$ 0,06 por 100 km rodados”.

Para os criadores do Movpak, o skate é uma tecnologia "vestível" (Foto: Divulgação)
Funcionamento do Movpak
O Movpak é similar a um skate convencional. Ele fica guardado verticalmente dentro de uma mochila que pesa 7,7 kg ao todo. Para se locomover com o veículo compacto, o usuário utiliza um controle remoto para definir a aceleração e não precisa se equilibrar no transporte e nem pegar impulso.

“Uma confusão que todos fazem é achar que é preciso ser skatista para andar. No entanto, o Movpak não escorrega, e a mochila que fica na parte de trás dá um suporte a mais para a batata da perna", garantiu Ivo Machado. "Você pode acelerar pelo controle e também pode frear sem precisar colocar um dos pés no chão”.

Conectividade
A mochila apresenta entrada USB para que o usuário possa conectar seu smartphone ou tablet com um adaptador e recarregar a bateria deles. Já a bateria do skate é recarregada por meio de tomada. A energia dos gadgets é restabelecida em cerca de duas horas. Com a bateria do Movpak completa, é possível até dar uma carga no celular enquanto o usuário se locomove de skate.

Carregador para smartphone e tablets da Movpak (Foto: Divulgação)
O que pode não atrair o consumidor é o preço do produto: US$ 999 (R$ 2,2 mil, em conversão direta). No Kickstarter, a iniciativa precisa atingir US$ 100 mil de investimento, o equivalente a cerca de R$ 67 mil. O crowdfunding começou no dia 2 de setembro e vai até 10 de outubro. Os interessados poderão ajudar o projeto com valores entre US$ 1 e US$ 8.890. Há seis variedades de cores de mochila disponíveis: vermelha, verde, laranja, amarela, azul e preta.

Opções de cores da mochila do Movpak (Foto: Divulgação)
Se a startup alcançar a meta pretendida, a empresa finalizará o projeto de design em outubro, encomendando as peças de montagem. O protótipo final está previsto para ser testado em novembro deste ano. Entre dezembro e janeiro de 2015, começa a produção piloto. Já a demanda solicitada pelo Kickstarter deve ser produzida entre fevereiro e março do ano que vem. As entregas serão realizadas em abril se os desenvolvedores conseguirem o dinheiro necessário. Confira um vídeo de divulgação do Movpak:



Veterinária alerta para prevenção do câncer em cães e gatos


A cada semana, o Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Marsico Filho (Huvet), da Universidade Federal Fluminense (UFF), faz até 30 cirurgias em cães e gatos, sendo que em 50% delas, os animais têm algum tipo de câncer. Um dos mais comuns é o de mama, segundo a professora Maria de Lourdes Gonçalves Ferreira. Para a especialista, uma das formas de reduzir o risco de câncer de mama nos bichos é a castração.

De acordo com a professora, estudos internacionais indicam que se o procedimento em cadelas for feito antes do primeiro cio, a probabilidade de desenvolvimento de tumor de mama é 0,05%. O percentual sobe para 8% se for após o primeiro cio e para 26% antes do terceiro. "Não se anula porque tem outros fatores para desenvolver o câncer em qualquer espécie, mas em veterinária ele tem um componente hormonal importante. Então, quanto menos tempo a fêmea ficar sob a ação hormonal, menor a probabilidade de desenvolver o câncer de mama", explicou.

Segundo a médica veterinária, não é possível dimensionar a quantidade de animais com a doença no Brasil, porque muitos nunca passaram por um atendimento clínico. Mesmo sem números precisos, a professora avalia que a ocorrência é bastante frequente, principalmente, em cadelas com mais de 8 anos de idade.

O setor de Cirurgia e Oncologia do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFF atende cadelas e gatas com a doença, e também as que sofrem de outros cânceres. O hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Avenida Almirante Ary Parreiras, 507, no bairro de Santa Rosa, Niterói.

Para orientar sobre os cuidados que devem ser tomados e a forma de prevenção da doença, o Huvet promove hoje (6) uma campanha de prevenção no Campo de São Bento, em Icaraí, Niterói.

Maria de Lourdes informou que os donos dos animais vão receber informações sobre os tipos de exames que devem ser feitos, como funciona a quimioterapia e quais sintomas precisam ser observados para o diagnóstico. "O objetivo da campanha é informação. Não vai ser feito atendimento de animal. Não vai ter consulta até porque isso é proibido pelo Conselho de Medicina Veterinária", explicou.

A campanha é uma ação do hospital, com a Pró-Reitoria de Extensão, dentro do projeto de atendimento clínico, cirúrgico e oncológico em veterinária. A ideia da equipe é tornar a iniciativa anual. [ Agência Brasil ]