18 de julho de 2014

Doutores Tabith e Traple, os primeiros diretores do Country Clube de Campo Mourão

Foto do final dos anos 1960, do álbum do Jayminho Bernardelli, mostra os médicos Germano Traple e José Luiz Tabith, ambos já falecidos, vistoriando as obras da primeira piscina do Country Clube de Campo Mourão. 

Doutor Tabith foi o primeiro presidente do Country. Eu e a 'minha' Elvira viemos ao mundo aos cuidados dele. Não lembro se ele era clínico geral ou obstetra. Vou perguntar ao Zeca Tabith, filho dele, arquiteto consagrado, meu colega de primeiros anos no Colégio Estadual de Campo Mourão, que hoje reside em São Paulo.

Doutor Germano foi o primeiro vice-presidente do Country. Naquela época, anos 1960, ele era um dos poucos médicos que tratavam de pacientes com Lepra (Hanseníase) em todo o Paraná. Wille Bathke Júnior fez uma postagem sobre a vida do pioneiro mourãoense. Vale a pena ler. Clique aqui.

Doutor Tabith morreu no final dos anos 1970, logo após se mudar de Campo Mourão. Doutor Germano faleceu mais recentemente, em Curitiba onde continuava clinicando. Clique na imagem para ampliar.

Germano Traple e José Luiz Tabith - Country Clube de Campo Mourão/PR - anos 1960

Paulinho da Viola - "Nervos de Aço"

Essa foi a primeira música que ouvi com o Paulinho da Viola, isso lá no começo dos anos 1970. Virei fã dele e da música, uma composição do gaúcho Lupicínio Rodrigues.   

Nervos de Aço
Composição: Lupicínio Rodrigues

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
Ter loucura por uma mulher
E depois encontrar esse amor, meu senhor
Nos braços de um tipo qualquer

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor
E por ele quase morrer
E depois encontrá-lo em um braço
Que nenhum pedaço do meu pode ser

Há pessoas com nervos de aço
Sem sangue nas veias e sem coração
Mas não sei se passando o que eu passo
Talvez não lhes venha qualquer reação

Eu não sei se o que trago no peito 
É ciúme, despeito, amizade ou horror
Eu só sei é que quando a vejo
Me dá um desejo de morte ou de dor



Paulo César Batista de Faria, mais conhecido como Paulinho da Viola, (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1942) é um cantor, compositor e violonista brasileiro, filho do violonista César Faria (do conjunto de choro Época de Ouro).

Casablanca Videolocadora: Lançamentos da Semana


















Ilha do Mel: um tesouro paranaense

Ausência de caixas eletrônicos e postes de luz e ruas sem asfalto dão todo charme da ilha, onde não é possível entrar carro e moto


A Ilha do Mel é um paraíso perdido no Paraná que tem 97% de seu território preservado e onde vivem cerca de 1.500 privilegiados moradores. Localizada a 130 km do Aeroporto Afonso Pena, tem acesso apenas por barco e não permite entrada de carros ou motos. As principais cidades de embarque para a ilha são Paranaguá e Pontal do Sul. 

Não há postes de luz, caixas eletrônicos ou asfalto na Ilha do Mel. O ritmo é outro, os ponteiros do relógio passam devagar. Mas prepare-se para andar bastante, seja a pé ou de bicicleta. Todas as trilhas levam a locais incríveis e merecem ser encaradas. A Ilha é dividida em duas partes, Encantadas, mais roots, natural, e Nova Brasília, mais "sofisticada". 

Encantadas
A vista do Farol das Conchas, em Nova Brasília, é inesquecível: encare a subida e assista ao pôr-do-sol lá. Já o percurso entre Encantadas e Nova Brasília é mais longo, com 6 km que somente podem ser percorridos a pé. É uma trilha de intensidade moderada e, dependendo da maré, será necessário escalar pedras na travessia. Aproveite este passeio para conhecer a Gruta de Encantadas, cuja lenda conta que ali morou uma sereia que encantava os homens. 

Farol das Conchas
Outra trilha bem conhecida é a que leva da Praia do Farol à Ponta Oeste. O caminho, de 8km, pode ser feito bicicleta, passando pela areia firme da praia ou por uma trilha interna, mais abrigada por árvores. 

Por ser um local ainda bastante preservado, são praias e trilhas dividindo espaço com as mais diversas espécies. Golfinhos fazem graça a poucos metros da areia, lagartos se escondem pela mata e pássaros são encontrados nas mais diversas cores. Não é por acaso que o acesso à ilha é tão restrito. Para a maioria dos brasileiros, a Ilha do Mel parece uma realidade distante. Porém a natureza que salta aos olhos e a promessa de dias calmos fazem valer cada quilômetro percorrido. 

Mesmo permanecendo praticamente intacta e tendo a própria natureza como principal ponto turístico, a Ilha do Mel tem boa infraestrutura para receber os visitantes, com restaurantes tanto para quem gosta de badalação quanto para quem prefere um jantar mais sofisticado. Para se hospedar, as dicas são as pousadas com atendimento familiar e café-da-manhã personalizado, algumas oferecem até aulas de yoga e spa. Os moradores da Ilha do Mel são simpáticos e receptivos, pegue dicas locais com eles. De resto, relaxe e se deixe levar pelos melhores caminhos deste lugar. [ Bonde ]

Vejam só o que maluco criou em vídeo...


Tempo de sobra e muito talento resultou num vídeo divertido e muito interessante. Assista

16 de julho de 2014

Semeire Vecchi e Ana Letícia, encontro de artistas mourãoenses

Ana Letícia sendo abraçada pela Semeire Vecchi - Campo Mourão/PR - julho de 2014 (ao fundo, bem à esquerda, a Rafaela Casali Ramos, uma das professoras do atelier) 

Corujas, eu e Elvira fomos visitar a exposição de artes dos alunos do atelier da amiga Semeire Vecchi, para prestigiar a artista mourãoense e, principalmente, para curtir a tela de autoria da Ana Letícia Lima Conrado, nossa neta e uma das alunas da filha do ex-prefeito Augustinho Vecchi. 

Elvira ao lado da obra da Ana Letícia
A exposição acontece na Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello até o próximo dia 25 e mostra o talentos de vários alunos do atelier. Claro que gostamos demais da arte de nossa neta e a Elvira saiu de lá elogiando tudo, especialmente uma tela da Maria Helena Loydi, a Manena. 

Eric Clapton - "I Shot The Sheriff"

Eric Patrick Clapton CBE (Ripley, 30 de março de 1945) é um guitarrista, cantor e compositor britânico. Apelidado de Slowhand, foi considerado o segundo melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone.

Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve suas raízes ligadas ao blues. Clapton foi considerado inovador pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira, atingindo sucesso tanto de crítica quanto de público e tendo várias canções listadas entre as mais populares de todos os tempos, tais como "Layla", "Wonderful Tonight" e a regravação de "I Shot the Sheriff", de Bob Marley.

O Crossroads Guitar Festival é um evento benefícente realizado pela primeira vez em 2004 e novamente em 2007, 2010 e 2013. O objetivo principal é arrecadar fundos para o Centro Crossroads, fundado por Clapton para a recuperação de viciados em droga. 


'Taca Le Pau Marco Veio'. Conheça os primos catarinenses que são um sucesso na web


Reportagem da Rede Bela Aliança de Televisão, de Rio do Sul, em Santa Catarina, apresentou os primos Leandro e Marcos, personagens do vídeo que virou febre nas redes sociais com o primeiro narrando a descida do primo, num carrinho de madeira, na casa da vó Salvelina, em Taió, também em Santa Catarina. 


Sabedoria do Joãozinho

Joãozinho pergunta ao pai:

— É verdade que os pais sempre sabem mais que os filhos?

— É verdade — responde o pai.

— Então, me diga, quem foi que inventou o avião?

— Foi Santos Dumont, meu filho!

— Nesse caso, então porque que não foi o pai dele?

Sopa de batata doce para emagrecer sem sentir fome

Receita também aumenta a imunidade e afasta gripes; aprenda


A batata doce é uma importante aliada para perder peso e garantir um corpo mais saudável. Usá-la no preparo de uma receita de sopa para emagrecer é opção que garante a redução de medidas sem sofrimento e, o melhor: sem passar fome. Isso porque o ingrediente potente aumenta a sensação de saciedade, o que ainda ajuda a evitar deslizes na dieta.

Diferente da batata inglesa (a mais comum), a batata doce não engorda. Apesar de também ser fonte de carboidrato, ela contém o tipo certo desse nutriente para ter mais disposição e saúde sem conquistar gordurinhas pelo corpo.

Batata doce emagrece
Batata doce é uma fonte de bons carboidratos
para o corpo e ajuda a emagrecer
(Crédito: Thinkstock)
Perda de peso é apenas um dos muitos benefícios da batata doce. O tubérculo possui minerais importantes, como manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio, além de ser uma excelente fonte de vitamina A, contribuindo para a saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico. Também auxilia o bom funcionamento do intestino, pois é rica em fibra alimentar insolúvel.

“A batata doce tem um baixo índice glicêmico, ou seja, a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo, aumentando a sensação de saciedade, além de ser fonte de vitamina A, vitamina C, fósforo e potássio, o que garante mais energia para o metabolismo”, explica a nutricionista Jennifer Partika, credenciada do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR).

Justamente por essas características a batata doce é uma excelente opção para quem pratica exercícios físicos e procura emagrecer. Exemplo disso são as muitas famosas marombeiras que apostam em uma dieta à base de frango com batata doce.

Receita de sopa de batata doce
Segundo Jennifer, é possível preparar uma sopa cremosa com o ingrediente para acelerar a queima de gordura corporal. As medidas dadas pela profissional rendem 3 porções, com 235 calorias cada.

Ingredientes
1 colher de sopa de azeite extravirgem
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
3 tomates sem pele e sem sementes picados
2 abobrinhas picadas
1 batata-doce média picada
2 xícaras de espinafre picado
Salsinha picada a gosto
1 litro de água
Sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e o tomate. Em seguida, adicione a abobrinha, a batata doce e o espinafre e cozinhe por cinco minutos. Feito isso, adicione a água, o sal e cozinhe até os ingredientes ficarem macios. Espere amornar e bata no liquidificador. O prato pode ser decorado com a salsinha. [ Bolsa de Mulher ]

15 de julho de 2014

Eu e minhas mulheres no niver da Elvira

Ontem comemoramos em família o aniversário da 'minha' Elvira e o fizemos da melhor maneira possível, todos reunidos, comida boa e visitas agradáveis, as lindas e queridas Paula e Vivi Vilwock.

A foto, de autoria da Paula Vanalli, mostra eu e a aniversariante ao lado das filhas Sarah, Larissa e Marina e das netas Ana Letícia e Fernanda. Paulinha podia ter caprichado um pouco mais para que meu cabelo aparecesse um pouco mais. Fiquei parecendo muito careca. Hehehe.  

Luizinho Ferreira Lima, Elvira Schen, Ana Letícia e Fernanda e, mais atrás, Marina, Larissa e Sarah
Campo Mourão/PR - julho/2014

Ben Harper - "Amen Omen"


Benjamin Chase "Ben" Harper (Claremont, Califórnia, 28/10/1969) é um músico norte-americano.


Amen Omen é parte da trilha sonora do ótimo filme francês Até a Eternidade

Separados no Nascimento: Nego Tonet e Tiago Silva

Carlitinho "Nego" Tonet e o zagueiro Tiago Silva

Quem se arrisca? Experiência desafia a ficar 99 dias sem Facebook

Um desafio proposto por uma agência de publicidade pede que as pessoas fiquem longe do Facebook por 99 dias para, em troca, 'ganhar' 28 horas de sua vida (com base no tempo médio de navegação dos usuários na rede social). O experimento é uma tentativa de boicotar o estudo do Facebook que manipula as postagens no feed de notícias para observar alterações de humor de seus usuários.

O experimento 99 Days of Freedom desafia o usuário a ficar 99 dias longe do Facebook (Foto: Reprodução/ 99 Days of Freedom)

Chamado de “99 Days of Freedom” ("99 Dias de Liberdade", em português), o projeto também pretende descobrir como ficar sem o Facebook afeta a vida de quem optou por "trocar" a Internet pela realidade. Sendo assim, os participantes receberão um questionário depois de determinados períodos para contar como tem sido sua experiência longe da rede social.  

De acordo com a agência Just, "a previsão é que a proposta vá render um monte de experiências pessoais positivas e, em 99 dias a partir de agora, vamos saber se essa teoria tem fundamento”.

Para participar, basta trocar a foto do perfil para avisar aos seus amigos que você está participando do desafio e que vai ficar "longe" deles, ao menos na rede social, por quase cem dias. Depois, basta preencher seu nome e e-mail (incluir o e-mail é opcional) e clicar em “Create Countdown” no site 99daysoffreedom.com.

Participar do desafio de ficar longe do Facebook por quase 4 meses é simples (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Logo após a inscrição, pressione “Share on Facebook” para começar a contagem regressiva.

Iniciando o desafio de ficar 99 dias sem acessar o Facebook (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Até o momento, o movimento não tem um número extenso de participante: cerca de 3.700 pessoas aderiram ao desafio.

Via Techtudo 

Na paixão da guerra,um herói de caráter, por Elio Gaspari

Ao final de um mês de paixões, tristezas, alegrias e cavalheirismo, aqui vai uma história na qual estes ingredientes se misturaram no pior dos cenários, o da guerra.

Franz Stigler e Charlie Brown


Em março de 1946, um ano depois da derrota da Alemanha, Franz Stigler estava em busca de trabalho quando foi reconhecido pela boa qualidade de sua botas. Eram as dos pilotos da Luftwaffe, aqueles que, segundo a propaganda do governo, salvariam a Alemanha da derrota.

Dos 28 mil pilotos do Reich, haviam sobrado só 1.200, mas ele foi reconhecido e insultado pelos compatriotas. Este pedaço da vida mostrou-lhe que as botas da glória haviam se transformado em marca de opróbrio. Franz não era um homem qualquer, mas, em 1946, ninguém haveria de se lembrar dele.

Salvo Charlie Brown. Três anos antes, Franz pilotava um caça Bf-109, protegendo o Norte da Alemanha, quando alcançou um B-17 de uma esquadrilha que bombardeara a região de Bremen. O avião americano estava em pandarecos. Ele podia ver tripulantes feridos e rombos na fuselagem. Tirou o dedo do gatilho e emparelhou seu caça com o bombardeiro.

Aquele avião não podia estar voando. Charlie Brown, o piloto do B-17, esperava apenas pelos últimos tiros. Viu o piloto alemão movendo a cabeça num incompreensível sinal afirmativo e achou que estivesse sonhando. Franz escoltou o B-17 durante dez minutos. Quando ele se aproximou da costa da Inglaterra, balançou as asas e voltou para a base alemã: “Não se atira em paraquedista. O avião estava fora de combate. Eu não carregaria isso na consciência”.

Charlie contou aos seus superiores o que lhe acontecera, mas mandaram-no ficar calado, pois propagaria um episódio capaz de comover os colegas com a ideia de que havia alemães civilizados.

Franz sobreviveu à guerra, mudou-se para o Canadá e só contou sua história em 1985. Não sabia o que acontecera ao B-17. De 12 mil bombardeiros, cinco mil haviam sido destruídos em combate. Na outra ponta, Charlie Brown, que vivia na Flórida, sonhava encontrar aquele alemão.

Escreveu uma carta para uma revista, descrevendo o estado de seu avião, com o cuidado de omitir um importante detalhe. Em 1990, os dois se encontraram. Franz tinha 75 anos e Charlie, 68. O alemão lembrou-lhe que o B-47 estava com o estabilizador destruído. Era o detalhe omitido.

Pouco depois, todos os sobreviventes do B-17 se reuniram, levando suas famílias. Eram 25 homens e crianças que deviam a vida a um homem que não apertou o gatilho.

Franz morreu em março de 2008. Charlie, em novembro. 

Serviço: Essa história está contada no livro “A Higher call”, de Adam Makos. Custa US$ 9,99, na rede, e vai virar filme.

Elio Gaspari é jornalista.