20 de junho de 2014

Vivas para o Lorenzo, tesouro nosso.

Lorenzo 

Esse rapazinho mais lindo do mundo é o Lorenzo, meu sobrinho neto, filho da Janaína e do Fúlvio e, claro, neto da Daisy Schen. Nessa foto ele estava com apenas cinco meses de idade, mas ano próximo dia 25 ele estará comemorando seu primeiro aniversário. Neste final de semana estaremos em Curitiba para comemorarmos juntos e matarmos a saudade.

Da última vez que nos encontramos ele me olhava enviesado, pensando quem será esse careca que fica querendo me agradar. Nós só nos 'encontrávamos' pelo computador e pessoalmente ele se assustou com minha beleza...

Janaína Schen e Fúlvio de Paula
Como sempre, em meus momentos de vô coruja, aproveito o Baú para desejar a ele toda felicidade do mundo e para dizer que logo, logo vamos brincar de autorama e/ou ferrorama. Só tive mulheres e agora vou tirar o atraso! Viva o Lorenzo!!!  Viva Nós!!!

Carlos Santana - "Aqua Marine"


Aqua Marine é a minha preferida de todo repertório do grande Carlos Santana. Ela é faixa do álbum Marathon, o décimo álbum de estúdio da banda Santana, lançado em outubro de 1976.

O vídeo mostra apresentação de Santana em Dortmund, na Alemanha, em 1980.

10 filmes que vão te fazer ficar com vontade de viajar

Na Natureza Selvagem
Cidades históricas, praias paradisíacas e grandes metrópoles sempre foram alvos para histórias de amor, suspense e perseguições em filmes de ação. Confira abaixo uma lista com alguns filmes que podem muito bem estimular sua vontade de viajar:

1. NA NATUREZA SELVAGEM | Alasca | 2007
Dirigido por Sean Penn, o filme mostra a trajetória de Christopher McCandless, um jovem que aos 22 anos decide largar tudo e inclusive doa seu dinheiro para se aventurar no Alasca, em meio a natureza, em busca dos verdadeiros valores da vida. Baseado na história real contada em livro homônimo, as imagens do longa fazem com que você queira fazer o mesmo que McCandless fez.

2. DIÁRIOS DE MOTOCICLETA | América do Sul | 2004
Também baseado em fatos reais, o filme retrata a viagem de Che Guevara e do amigo Alberto Granado juntos em uma road trip feita de moto pela Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Colômbia. Entre belas paisagens e culturas distintas, o filme mostra como Che foi, além de muitas coisas, um cara de sorte!



3. A PRAIA | Tailândia, Ilhas Phi Phi | 2000
O protagonista, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um mochileiro que encontra um mapa para uma ilha secreta quando está em Bangkok, capital da Tailândia. Junto com um casal de franceses que conheceu no hotel, ele embarca numa jornada em busca da praia de Maya Bay, cenário encantador do longa-metragem.

4. O TALENTOSO MR. RIPLEY | Europa | 2000
Com um dom pra lá de peculiar, um homem é capaz de imitar tudo em uma pessoa, desde seus gestos até sua assinatura. Ao conhecer um empresário, que o encarrega de ir para a Europa em busca de seu filho por uma boa quantia de dinheiro, o personagem percorre a Europa e acaba se envolvendo com o filho do empresário e sua namorada. A história é um suspense, mas os cenários não deixam de atrair o telespectador.



5. MANHATTAN | Nova York | 1979
Um filme clássico sobre Nova York, além de um romance dirigido e atuado por Woody Allen. Encontros em torno do Central Park, em meio às luzes da Time Square ou até mesmo à beira-mar, mostram como Nova York pode ser um verdadeiro caminho sem volta por conta de sua diversidade e beleza.

6. AVENTURAS DE VERÃO | Ao redor do mundo | 1966
Todo surfista que se preze precisa assistir a este clássico, o documentário mais influente sobre surf produzido até hoje. Com apenas 28 anos, o cineasta Bruce Brown captou imagens que traduzem a arte e a aventura do esporte sob as ondas, seguindo dois surfistas apaixonados ao redor do mundo. É um filme obrigatório para quem quer se deliciar com paisagens fantásticas.

7. HAVANA | Cuba | 1990
Em meio à uma época conturbada, marcada pelas milícias de Fidel Castro, o galã Robert Redford chega à cidade para organizar um torneio de pôquer. Durante a viagem, apaixona-se por uma cubana, que é casada. Ao se envolver na história do casal, ele tem que decidir os rumos de sua vida, seja na luta revolucionária ou no jogo. Ah, e se você já sonhou visitar essa ilha encantadora, depois desse filme será ainda mais difícil resistir à tentação.


8. A VIAGEM PARA DARJEELING | Índia | 2007
Após a morte do pai, três irmãos decidem embarcar em uma viagem por toda a Índia. Cores, cultura e um belo caos marcam o cenário do longa-metragem sobre reconciliação e redenção.


9. ENTRE DOIS AMORES | Quênia | 1985
O drama romântico recebeu 28 prêmios de cinema ao retratar a ida de uma baronesa que ao chegar à África, se apaixona não só pelo país mas por um caçador misterioso que acaba conhecendo, apesar de ser casada com um barão. As paisagens selvagens do Quênia fizeram com que o local se tornasse destino turístico imediato, assim que o filme veio às telonas.


10. SOB O SOL DA TOSCANA | Itália | 2003
Após o divórcio, a protagonista decide viajar de ônibus pela Itália e acaba comprando uma chácara na bela Toscana. Em busca de paz para finalizar seu livro, ela acaba se apaixonando novamente por um homem que muda sua vida. Claro que o turismo se beneficiou com o filme, quando pessoas passaram a buscar por casas próximas àquela mostrada no filme e explorar mais o interior do país e dessa região maravilhosa. 

Destino: Camarões, Africa

Me bateu uma curiosidade sobre o próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo. Sempre vejo eles jogando futebol e nunca fui conferir onde realmente ficava a terra do Eto. Encontrei uma matéria que conta um pouco da história do país africano. 
Diversas etnias compõem a população de Camarões
Foto: Africa Travel Association
O contraste dá o tom em Camarões. O país colonizado por franceses e por britânicos também esteve sob o domínio dos alemães e dos portugueses. A influência europeia, visível na arquitetura, na predominância do cristianismo e em outros costumes, não pôs fim às práticas tribais. Cerca de 235 grupos étnicos habitam principalmente a região norte do país de mais de 475 mil quilômetros quadrados. Os 24 dialetos africanos dividem espaço com o francês (falado por 80% da população) e o inglês (20%). Para muitos, Camarões é o retrato da África.

Talvez por isso o país esteja em plena ascensão no setor turístico. Em 2012, Camarões foi escolhido como destino por 817 mil viajantes  – 213 mil a mais que no ano anterior, cuja marca foi de 604 mil. Um aumento de 35% no número de interessados em entender as diferenças de uma terra que reúne desde o clima tropical na costa ao semiárido e quente ao norte, do deserto ao litoral.

E percorrer todo o território camaronense significa passar por planície costeira ao sul, planalto na área central, zona montanhosa a oeste e deparar-se novamente com uma planície ao norte. São paisagens deslumbrantes que arrebatam o olhar dos visitantes. O monte Fako, com 4.095 m de altitude é o pico mais alto da África Ocidental e um dos mais altos do continente.

Em Camarões também estão um vulcão ativo, parques de conservação, como o National of Waza, além da diversidade de fauna e flora.  Claro, os frutos do mar e as belezas do litoral são destaques entre as atrações turísticas do país.

Mfoundi, um dos mercados ao ar livre de Yaoundé.
Foto: Wikimedia Commons
Na segunda maior cidade de Camarões, a capital Yaoundé, o cinza dos prédios e do asfalto convive harmonicamente com o verde das árvores e dos montes Mbam Minkom, Nkolodom e Eloumden. Há ainda o amarelo, o vermelho e outros tons vibrantes e terrosos das mercadorias dispostas em grandes mercados ao ar livre. Além disso, vários prédios do governo construídos na década de 70 dão um ar especial à cidade, que já é agradável pelo clima temperado e pela arborização.

Já a vibrante capital econômica de Camarões tem cara e jeito de cidade grande. Localizada a leste do país, às margens do Golfo da Guiné, Douala se estende pelas margens do Rio Wouri, porta de entrada dos navegadores portugueses em 1472. Foi no mangue do Wouri que os grandes camarões que deram origem ao nome do país foram vistos pelos europeus pela primeira vez. E lá estão o porto e o principal aeroporto do país, assim como as indústrias mais importantes. (Fonte: Brasilafrica)

Conheça 15 plantas fáceis de cultivar e "duras de matar"

Elas resistem a quase tudo: sol intenso, sombra permanente, pouca água e até mesmo a donos inexperientes ou desatentos

A maioria das pessoas admira plantas ou um belo jardim, mas nem todas têm jeito e paciência para cultivá-las. Mas, mesmo na correria do dia a dia é possível ter em casa algumas espécies de plantas "duras de matar", que resistem a quase tudo: sol intenso, sombra permanente, pouca água e até mesmo a donos inexperientes ou desatentos. Conheça 15 variedades com essas características e que podem ser facilmente cultivadas. 

Cactos são ideais para áreas externas. Eles gostam de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Ou seja, não tenha dó de deixá-los no sol e regue a cada sete ou dez dias. 

A clúsia pode ser cultivada até à beira-mar, onde outras plantas não sobreviveriam. Suporta de sol pleno à meia sombra, mas pede regas periódicas. Apresenta flores brancas, conhecidas como "cebola da mata"

Facilmente adaptável, a iuca vai bem em locais fechados e também resiste a sol pleno. As regas devem ser espaçadas, deixando o solo seco na maior parte do tempo. Suas folhas costumam juntar muito pó e, por isso, devem ser limpas constantemente. 

O dasilírio gosta de sol intenso e de pouca rega. Mas é preciso tomar cuidado: sua haste serrilhada pode machucar. É recomendável plantar essa espécie em locais de pouca circulação. 

Embora tenha aparência delicada, a bulbine tolera uma ampla faixa climática, podendo ser cultivada a pleno sol ou em sombra parcial. As regas devem ser periódicas. 

Da família das suculentas, a babosa suporta tudo: sol pleno, meia sombra, pouca rega e variações bruscas de temperatura. Apresenta flores amarelas, brancas, vermelhas ou laranja. 

A espada-de-são-jorge  tem crescimento lento, mas é resistente. Pode ser cultivada a pleno sol ou à meia sombra. Aguenta frio e calor e não precisa de muita água. Aliás, cuidado para não deixar o vaso encharcado. 

A moreia resiste ao frio e ao calor, mas prefere ser cultivada em clima moderado. Já as regas devem ser periódicas. Apresenta floração branca, com detalhes amarelos, e forma tufos densos. Por isso, as mudas devem ser plantadas com certa distância. 

A pacová não gosta de sol direto e se contenta com boa luminosidade. É ideal para áreas internas e varandas que não recebem muito sol. Age moderadamente, deixando o solo levemente seco entre uma rega e outra. 

A pata-de-elefante adapta-se a sol pleno, meia sombra ou luz difusa e tolera bem diferentes temperaturas. As regas devem ser espaçadas e o solo precisa ser drenável, para evitar o apodrecimento das raízes. 

A crassula tem crescimento rápido e pode ser cultivada em áreas internas ou externas, adaptando-se facilmente. Prefere uma boa dose de luminosidade diária e pede pouca rega. 

Sol pleno não é com ela: a herbácea zamioculca gosta mesmo é de lugares sombreados e áreas internas. Quanto às regas, é preferível deixá-la passar sede a regar em excesso. 

A agave pode ser cultivada à meia sombra, mas se desenvolve melhor a pleno sol. As regas devem ser regulares, porém sem exageros, e é recomendada a retirada dos brotos laterais em excesso. 

Além de muito bonita e cheirosa a dama-da-noite pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra. Não exige regas constantes. Pose molhada apenas uma vez por semana. Geadas fortes ou frio intenso são seus pontos fracos. Pode ser plantada no chão ou em vasos. As podas devem ser efetuadas após a floração principal. Multiplica-se facilmente por estaquia dos ramos. 

A xanadu não aceita muito sol. Em compensação, fica bem à vontade em áreas de sombra ou meia sombra. As regas devem ser regulares: até duas vezes por semana, se estiver plantada no chão, e três vezes, se estiver em um vaso na varanda. (Fonte: Casa & Jardim

18 de junho de 2014

Separados no Nascimento: Bogdan e Herrera

O Fábio Nogaroli sugeriu e eu fui no embalo. Assistia o jogo do Brasil contra o México e pensava com quem que o técnico mexicano se parecia e pensei no Ângelo Sequinel Filho. Já o Fábio indicou o também técnico e tão capacitado quanto, o mourãoense Bogdan Júnior. Fiquei com a escolha do Nogarolli, mas aproveito para registrar o encontro do Herrera (Ângelo) com o craque argentino Maradona. 

Bogdan Hodnuk Júnior e Miguel Herrera, o técnico mexicano

Maradona e Herrera, ambos made in Paraguai

Para não dizerem que não falei sobre o jogo: Foi muito emocionante! com os mexicanos jogando como nunca o fizeram e o Brasil um pouco abaixo do que estamos acostumados a ver desde o retorno do Felipão. Mas, muito mais por mérito dos chicanos do que por demérito nosso. Mesmo assim, o goleiro deles foi disparado o melhor em campo. Ele mesmo afirmou que foi o melhor jogo da vida dele. Tenho a impressão que aquela defesa na cabeçada do Neymar ainda vai entrar para a história como uma das mais difíceis já realizadas. Eu acredito e torço!!!


   

Arctic Monkeys - "Arabella"


Arctic Monkeys é uma banda britânica de rock formada em 2002 nos subúrbios da cidade de Sheffield, na Inglaterra.

Arabella é a faixa número quatro do disco AM, o quinto da carreira do Arctic, lançado em 2013.

VÍDEO: Elevador sobe 31 andares em 15 segundos e fere passageiro

Um vídeo captado por uma câmera de segurança mostra os momentos de pânico vividos por José Vergara Acevedo no prédio de apartamentos onde mora, no Chile.

Segundo canais de notícia locais, ele se machucou quando uma pane no elevador o fez ir do primeiro ao 31º andar em 15 segundos. O elevador parou ao se chocar contra o teto do prédio. Acevedo sofreu ferimentos nas pernas e na cabeça. O prédio, novo, terminou de ser construído há oito meses.

No vídeo publicado no youtube, Acevedo pressiona os botões no painel do elevador desesperadamente, tentando parar seu avanço. Bombeiros foram chamados para socorrê-lo. Ainda não se sabe as causas da falha. [ Bombou na Web ]

A pegadinha do palhaço assassino...


Isso não se faz, é de matar do coração...

Jovem fica famoso por ensinar as pessoas a falarem obrigado

Seguindo nos trilhos da gentileza

Palavras educadas agradecem boas ações
Em 2013, o metrô de São Paulo transportou, em média, 3,7 milhões de passageiros por dia. Com o fluxo enorme de pessoas, muitas situações fogem do controle: esbarrões, atropelos, acidentes e, ultimamente, fatos mais graves, como furtos, abusos sexuais e pessoas empurradas nos trilhos, ganham destaque no noticiário.

Cansado de ver que apenas notícias ruins envolvendo o metrô apareciam na mídia, e que pequenas boas atitudes no transporte público passavam em branco, o publicitário Edgard Vidal criou a campanha “Obrigado SP”.

O projeto consistia no seguinte: Vidal resolveu imprimir 1000 cartões com as palavras “obrigado” e “parabéns”, e entregá-los a pessoas que ele veria praticando boas ações. A simples ideia do publicitário chamou tanto a atenção que pessoas de outras cidades, como Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba, entraram em contato com ele para expandir a campanha para além de São Paulo.

“Algumas pessoas dizem que a ideia é um absurdo, porque estes bons atos é o básico e ninguém merecia ser reconhecido por isso. Eu concordo e discordo ao mesmo tempo. Concordo, pois bons atos devem ser feitos por livre espontânea vontade sem esperar nada em troca e discordo porque o reconhecimento nos faz bem! Quando as pessoas dizem parabéns para você, no mínimo elas se comoveram com a sua ação e vão repensar sobre seus próprios atos”, diz Vidal.

Vidal recebeu o interesse de pessoas de outras cidades com bons olhos, e diz que não tem o poder de autorizar ou não a expansão da ideia. No momento, ele concentra as prioridades no site novo, o www.obrigadosp.com.br.

“O egoísmo não é de agora, o que acontece é que ele se destaca cada vez mais pela nossa ‘sociedade Y’, em que tudo é pra ontem. Ninguém pode esperar dois minutos pelo outro trem. Toda hora estamos atrasados para fazer alguma coisa. Esse estilo de vida faz com que esqueçamos dos outros. ‘Eu estou atrasado, trabalhei muito, preciso chegar em casa, mereço sentar’. Os outros sempre trabalharam menos, estão menos atrasados e não precisam chegar assim ‘tão’ rápido em casa, muito menos sentar. O #obrigadoSP tem isso como objetivo secundário. É você olhar para os outros, parabenizá-los, dizer obrigado (ou melhor, entregar) ficar atento às coisas boas que acontecem ao seu redor. Quem sabe assim as pessoas comecem a olhar que ‘os outros’ são iguais”, completa Vidal. [Catraca Livre]

17 de junho de 2014

Aguardando pelos ipês, ruas mourãoenses mostram belezas de outras árvores



Está chegando os dias de curtirmos as belezas das flores de ipês pela rua de Campo Mourão. Aqueles que sobraram, já que nunca vi um lugar para cortarem árvores como em nossa cidade. 

Por enquanto vamos admirando de outras árvores como essa da foto, que a 'minha Elvira' acha que é um Manacá da Serra (pesquisa na web também me apontou o mesmo nome, mas podemos estar errado). 

 A foto lá de cima, tirada com meu celular, por isso a baixa qualidade, foi registrada na esquina da Rua São Paulo com a Avenida João Bento no centro de Campo Mourão.

Ipê Roxo - foto de 2013

Moreno e Caetano Veloso - "Deusa do Amor"


Vídeo de 2012 mostra o Moreno Veloso cantando ao lado do pai, Caetano, numa apresentação em Buenos Aires. 

Deusa do Amor, de autoria de Adailton Poesia e Valter Farias, foi composta originalmente como uma música para o carnaval baiano, mas nessa versão ela foi melhorada e muito!

Pepe boçal


Que bom que o Pepe resolveu se naturalizar português.

(Do: Fábio Campana)



Está certo o mundo, somos mesmo sem educação...

“Se o mundo pensou que somos um povo sem educação 
por causa das vaias a Dilma, acertou!

Sem educação, sem saúde e finalmente sem paciência”

Autor Anônimo

(Na Coluna do José Eugênio Maciel, iTribuna)

A ilustração abaixo foi escolha minha


Onze maneiras de controlar a vontade de comer doces

As guloseimas estão entre as principais vilãs de qualquer dieta, mas algumas estratégias ajudam a diminuir o desejo por açúcar


Doces estão vinculados a uma ideia de felicidade. Eles são presença certa em comemorações e ajudam a apaziguar os ânimos em momentos estressantes — depois de um dia difícil no trabalho, é comum se considerar merecedor de uma generosa fatia de bolo de chocolate. De fato, os doces fornecem energia ao organismo e estimulam a produção de um hormônio ligado ao bem-estar, a serotonina, provocando uma sensação de prazer quase tão viciante quanto uma droga – o corpo quer sempre mais. E é por isso que as guloseimas, calóricas e muitas vezes cheias de gordura, estão entre as piores vilãs de qualquer dieta.

É possível enganar o cérebro para reduzir o apetite por doces. Segundo Cintia Cercato, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o maior aliado nessa tarefa é o exercício físico. "Estudos já mostraram que, logo após praticar uma atividade física, as pessoas tendem a ter menos vontade de comer açúcar, gordura e carboidratos", explica. Além disso, controlar fatores como o stress e a ansiedade também ajudam a diminuir a ânsia pelas guloseimas. "Algumas pessoas usam os doces como antidepressivos. Então, ter uma boa vida afetiva contribui para que a pessoa não desconte a frustração nos doces", afirma a endocrinologista Gláucia Carneiro, da SBEM. 

Confira algumas orientações para driblar o desejo por açúcar.

Diminua o consumo aos poucos
Para a maioria das pessoas, cortar doces de uma vez pode provocar uma espécie de abstinência, que levará a um posterior abuso de açúcar. Por isso, o ideal é parar gradativamente: comer doces por cinco dias na primeira semana, três na semana seguinte, até atingir a cota de um dia da semana. Para quem tem compulsão alimentar semelhante a um vício em drogas, porém, a recomendação é cortar o açúcar de uma vez. 

Beba pouco líquido durante as refeições
Tomar líquido durante a refeição faz com que a comida se mova mais rapidamente do estômago para o intestino. Como a presença de comida no estômago é o que promove a sensação de saciedade, misturar líquido com sólido pode causar fome. Comer devagar, mastigando bastante os alimentos, também contribui para que o organismo se sinta satisfeito e esqueça qualquer vontade de comer doces. 

Pratique atividade física
É comprovado: além de todos os benefícios que traz à saúde e à estética, a atividade física ainda diminui a vontade de comer doces. Estudos mostraram que, logo após se exercitar, as pessoas se sentem menos propensas a comer alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura. Isso porque a atividade física estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar no organismo — o mesmo efeito causado pelo consumo de doces. 

Evite olhar para os doces
O simples fato de ter um doce apetitoso ao alcance do olhar já é suficiente para despertar no organismo o desejo pela guloseima. Por isso, manter os doces longe do campo de visão — ou simplesmente não tê-los em casa — pode ser uma boa ideia. 

Estabeleça um horário para as refeições
Ficar muitas horas em jejum faz com que o organismo busque uma fonte rápida de energia para manter seu funcionamento – com fome, dispara a vontade de comer carboidratos e açúcares. O ideal é alimentar-se de forma fracionada, com pequenas refeições a cada três horas. 

Aposte nas fibras e nas proteínas
Alimentos ricos em fibras e proteínas ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo – logo, são aliados no combate à vontade de engolir doces. Consuma fontes proteicas como ovos, peixes e carnes magras, e fibrosas como frutas, legumes e verduras. 

Prefira comer doces logo após a refeição
Se a vontade por um doce for incontrolável, a recomendação é comer uma sobremesa na próxima refeição. O perigo de exagerar é menor: o organismo já estará saciado e ficará satisfeito com poucas colheradas de açúcar. 

Consuma carboidratos com moderação
A ingestão de alimentos ricos em carboidrato, como pães e massas, libera insulina no sangue. Esse hormônio ativa a região cerebral responsável pela sensação de fome, aumentando o apetite. 

Tome café da manhã
Pular o café da manhã pode aumentar o desejo por guloseimas. Como a refeição é a responsável por fornecer energia para o organismo começar o dia, ignorá-la pode fazer com que o organismo busque outras fontes rápidas de energia, como o doce.

Troque um doce por uma fruta
O açúcar dos doces é chamado de sacarose, e o das frutas, frutose. Enquanto a sacarose tem absorção rápida, pois é fácil de ser quebrada, a frutose demora mais para ser absorvida pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade. Por isso, sempre que possível, é melhor trocar um doce por uma fruta. 

Controle a ansiedade e o stress
Doces liberam serotonina, hormônio que causa a sensação de bem-estar. Assim, muitas vezes acabam sendo usados como antidepressivos. Controlar a ansiedade e o stress, praticando atividades que possam servir como fonte de prazer, pode ajudar a diminuir o desejo por açúcar. [Veja]

16 de junho de 2014

Feijoada com bingo no Clube 10. Diversão garantida

Há poucos dias almocei ao lado de amigos lá no Clube 10 de Outubro. Além de saborearmos deliciosa feijoada do Buffet Versalhes nos divertimos, ainda mais, com um animado bingo que sorteou TVs e Bikes. As fotos foram tiradas com meu celular, por isso carecem de uma qualidade melhor, mas deu para registrar as boas companhias no Clube.

Uma visão geral do ambiente e da careca do Henning Baer

Sergio Kffuri, como sempre!, não ficou quieto em nenhum momento

Wilson Iurk, o Biju, patrocinou os vinhos de nossa mesa

Biju, Luiz Carlos Malavazi e José Tomadon, meus colegas no almoço


Of Monsters and Men - "Mountain Sound"


Of Monsters and Men é uma banda islandesa de folk rock formada em 2010. Seus membros são: Nanna Bryndís Hilmarsdóttir (vocal e violão), Ragnar "Raggi" Þórhallsson (vocal e violão), Brynjar Leifsson (guitarra), Arnar Rósenkranz Hilmarsson (bateria) e Kristján Páll Kristjánsson (baixo).

Resgatado de maus tratos, cão agora salva vidas doando sangue

"Minha Elvira" postou em sua página no Facebook fotos do antes e depois do resgate de um cão abandonado pelo próprio dono sem água e sem comida. Segundo ela, o animalzinho foi amarrado para morrer, não tem outra explicação, pois se não tinham condições de alimentá-lo deveriam tê-lo solto para que tivesse uma chance de lutar pela vida. Mas o ser humano, alguns poucos, graças a Deus!, não tem nada no coração a não ser maldade (ia citar o caso de uma linda jovem de Ubiratã que foi esquartejada por um colega de trabalho, mas aí já é um daqueles casos absurdos em que eu só vejo uma solução: pena de morte).  

Antes do Resgate. Abandonado para morrer amarrado e sem ação

Não me envolvo muito nessa causa da Elvira por que sei que é uma luta muito dura e principalmente sofro demais vendo a crueldade dos humanos. Lembrei de um filme do Jerry Lewis, em que ele é um enfermeiro que sente todas as dores dos pacientes. Sou igual!

Antes. Desnutrido e pedindo por ajuda

Ouço cada história assombrosa, algumas delas sem solução, mas também têm casos como esse em que o resgate salvou e devolveu a alegria para um cãozinho que só tinha sofrido nas mãos do dono. 

Antes. Triste e amedrontado
Olhem só nas fotos abaixo, não dá para dizer que é o mesmo animal das fotos acima, isso passado apenas 40 dias do resgate. Pois o bichinho se recuperou tanto que nesse final de semana passado, poucos dias depois de resgatado, ele foi ao veterinário para salvar a vida de outro animal doando sangue.

Depois. Pronto para doar sangue

Mas o final feliz, aquele que é o grande objetivo das voluntárias da causa animal em Campo Mourão, ainda não aconteceu e o cão, forte, saudável e castrado, ainda aguarda um lar definitivo para viver. Por enquanto ele sobrevive num abrigo provisório que a PAIS (Protetores de Animais Independentes) mantem em nossa cidade. Escrevo sobrevive por que as condições por lá são muito, mas muito distantes das consideradas aceitáveis para uma abrigo para animais. Mas lá, pelo menos, ele recebe atenção, carinho e o básico de uma alimentação.  

Depois, majestoso como só ele

Se alguém se interessar em ter em casa um grande companheiro e um zeloso guardador de seu lar, ligue 44 9937 7075 e fale com a Amanda. Para aqueles que podem ter um animal em casa e querem colaborar com as voluntárias mourãoenses, saibam que elas precisam de ração e medicamentos, que podem inclusive ser aqueles de uso humano e com data de validade expirada. 

Lei da Palmada não proíbe palmada, dizem advogados

Por Artur Rodrigues e Pedro Ivo Tomé em Folha de São Paulo

A chamada Lei da Palmada, aprovada no último dia 4 no Senado, é subjetiva e não acrescenta nada à legislação vigente, dizem advogados ouvidos pela Folha. Deixa brecha, inclusive, para a própria palmada. A legislação proíbe "castigo físico" que cause "sofrimento físico" ou "lesão". Apesar do apelido, a palavra "palmada" não consta no texto. Nem outra semelhante.

Cinco advogados ouvidos pela Folha afirmam que a regra deixa brechas para várias interpretações.


O criminalista Carlos Kauffmann diz que, para o caso de castigo físico que cause sofrimento ou lesão, já constam lesão corporal e maus-tratos no Código Penal. "Se der a palmada sem sofrimento físico ou moral e sem lesão corporal, não há problema."

Na tramitação no Congresso, o texto proposto pelo Executivo sofreu uma mudança. A palavra "dor" foi trocada por "sofrimento físico". Com isso, diz Kauffmann, a legislação ficou ainda mais subjetiva.

Efeito simbólico

Alamiro Velludo Netto, criminalista e professor de direito penal na USP, concorda que a norma não proíbe todo tipo de tapinha. "A palmada que tem mais efeito simbólico, de correção, não foi proibida, mas sim aquela que tem o caráter de agressão."

Segundo ele, a lei gera um grande desafio para os juízes, que terão de dar contornos mais precisos ao que deve ser considerado sofrimento físico.

"Em que medida um tapa é significativo? A forma como ele é dado, o contexto, tudo isso deverá ser considerado [na Justiça]. Uma palmada pode não ser considerada sofrimento físico, e o que vai determinar isso serão as decisões [judiciais]", diz o advogado.

O que a lei deve penalizar é a situação em que o responsável pela criança, seja a mãe ou o pai, ultrapasse os limites do razoável, afirma o professor.

O criminalista Fernando Castelo Branco ressalta que agressões devem ser punidas, como prevê a lei. O medo dele é que, por ser ampla, a nova regra abra espaço para interpretações radicais.

"O pai que dá uma palmada no filho que sai correndo para atravessar a rua causou um sofrimento físico na criança?", pergunta ele, que não vê na palmada tratamento degradante.

O professor de direito penal Luiz Flávio Gomes lembra que a norma não prevê punições penais, mas encaminhamento para tratamento. "Se a lei penal que prevê pena não surtir efeito preventivo, uma lei sem prever punição vai surtir menos efeito", diz.

"A violência física, sobretudo doméstica, é cultural. As leis não mudam a realidade", acrescenta Gomes.

Denuncismo

Para a advogada Carmen Nery, especialista em administração legal, a lei interfere em assuntos familiares e pode gerar um denuncismo que sobrecarregaria o Judiciário.

"Agora, o juiz vai verificar se tal chinelada fere ou não fere a Lei da Palmada", diz.

"Você acha que um Judiciário como nosso, lotado, sem condição de julgar latrocínios e serial killers, tem de decidir se a palmada foi bem dada e o beliscão foi excessivo?"