23 de maio de 2014

Seu Schen e seus escudeiros mourãoenses no Belim Carolo, em 1976

Campo Mourão/Pr - 1976 - Ginásio Belim Carolo
(da esq. para a direita); Nelsinho "Capacete" Rodrigues, Nelson de Souza, Alcyr Costa Schen (sempre na memória), Nilson de Souza, Vicente Piazza Filho, ....., Idevalci Ferreira Maia e Maneco 
Foto de 1976 mostra meu sogro Alcyr Costa Schen, então secretário municipal de esportes de Campo Mourão, ao lado de companheiros que organizaram da primeira edição dos Jogos Abertos do Paraná realizada em nossa cidade. Isso numa época em que nossa cidade, administrada pelo correto e zeloso prefeito Renato Fernandes Silva, podia muito bem ser denominada como Cidade do Progresso.

Seu Schen, grande incentivador do esporte mourãoense e apaixonado pelo Coritiba FC, faleceu novo demais, em 2001, e não teve a oportunidade de curtir as  bisnetas Ana Letícia e Fernanda como eu e a 'minha' Elvira gostaríamos. 

Nelsinho Rodrigues e Idevalci Maia tinham acabado de chegar em nossa cidade, justamente para preparar nossas equipes de handebol, o primeiro na equipe feminina e o segundo na masculina, além claro, de colaborar na organização da principal competição poliesportiva paranaense. Competição essa que perdeu seu brilho a partir dos anos 1990, principalmente pela implantação do sistema de duas divisões nas disputas do Jogos. 

Professor Vicente Piazza Filho, que atualmente reside em Foz do Iguaçu, foi meu primeiro professor de educação física, em 1971, em meu primeiro ano no Colégio Estadual de Campo Mourão.

Apesar de lembrar dele, não consegui identificar um arbitro que aparece ao lado dos meus amigos de esportes. Clique na imagem para ampliar

Grover Washington Jr. - "Just the Two of Us"



Grover Washington, Jr. (12/12/1943 - 17/12/1999) foi um saxofonista e músico de soul e jazz estadunidense, mais conhecido por ser um dos criadores do Smooth jazz. Faleceu aos 56 anos de ataque cardíaco.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana

Breaking Bad - 1ª a 5ª Temporada














O vídeo não ficou sensual como gostaríamos, mas veja isto!

Do Sedentário e Hiperativo

A sexualidade sempre foi uma grade aliada da publicidade, não importa qual o produto, poses provocantes, voz sensual e beleza sempre venderam muito bem e sempre chamam atenção do público. Mas o que fazer quando a mensagem não tem nada a ver com sexualidade?

Tartaruga surge como 'penetra' em casamento

O casamento de Jason e Kate, nas areias de St. Croix (Ilhas Virgens, EUA), teve um "convidado" inesperado no último domingo (18/5). Uma tartaruga marinha surgiu como penetra na cerimônia realizada ao ar livre.


"Ela veio do mar, cavou um buraco, depositou os seus ovos, cobriu o buraco e voltou ao oceano", explicou no site Reddit um usuário presente à cerimônia no Caribe. (Do: Page Not Found)

22 de maio de 2014

Ney Piacentini lança livro sobre Eugênio Kusnet

"Luizinho, vamos ali me dar uma força, quero contar pro meu pai que vou largar da engenharia (ou seria , arquitetura?) para fazer psicologia", me pediu o Ney Piacentini. Fui e vi o seu Avelino avalizar a escolha do meu amigo de escola, de esportes e bagunças (ainda vou contar aqui de uma 'viagem' de carona até Umuarama apenas para darmos um olá para uma namorada dele. Isso com apenas treze anos e numa época que era preciso ir primeiro até Maringá para chegarmos na vizinha cidade).   

Nos nossos tempos de futebol de salão
(da esq. para a direita: David Cardoso, Luizinho Ferreira Lima, Tauillo Tezelli, Marcelo Silveira e Ney Piacentini
Caramuru Futsal - Cancha Tagliari - Campo Mourão - 1975
Alguns meses depois, lá vem filho da Lurdes e pede para acompanha-lo para anunciar nova mudança na vida: ia largar a faculdade em Florianópolis e tentar a vida como ator em São Paulo. Claro que o abandonei, me acovardei... Também, pudera, numa família de engenheiros civis, com uma construtora dando seus primeiros passos, o meu amigão de infância dava uma guinada na sua caminhada que eu não entendia direito, mas o pai, bondoso e compreensivo como ele só, abençoou a escolha do mano da vereadora Nelita. 

Trinta e cinco anos depois, já com uma bela carreira nos tablados brasileiros e um dos principais líderes da categoria - há anos ele é o presidente da Cooperativa Paulista de Teatro - Ney se prepara para lançar um livro sobre o ator e professor de atuação Eugênio Kusnet. 

Publico, abaixo, matéria da Folha da Cultura que fala do lançamento do livro, do Ney e de Kusnet, que confesso que só agora estou conhecendo e por causa do maluco do meu amigo que largou tudo para ser feliz fazendo aquilo que sempre sonhou.  

NEY PIACENTINI LANÇA LIVRO SOBRE EUGÊNIO KUSNET


Ao completar 35 anos de trabalhos como ator, Ney Piacentini lança o livro EUGÊNIO KUSNET: DO ATOR AO PROFESSOR, pela Hucitec Editora, no dia 09 de Junho, às 20h, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo. 

Na noite de lançamento Antunes Filho, Carminha Gôngora e o autor falarão sobre o legado de Kusnet. O livro, que tem apresentação de Antunes Filho, orelha de Paulo Betti e prefácio de João das Neves, é fruto de um mestrado na Escola de Comunicação e Artes da USP, finalizado em 2012. Eugênio Kusnet, segundo José Celso Martinez Corrêa, é um dos mais importantes atores e professores de atuação que o Brasil já teve. 

O russo, que chegou em nosso país em 1926 participou ativamente como ator entre as décadas de 1950 e 1970, dos períodos do Teatro Brasileiro de Comédia, do Teatro de Arena e do Teatro Oficina, tornando-se pedagogo teatral, além de ter escrito três livros: Iniciação á arte dramática (1968), O método das ações inconscientes (1971) e o mais conhecido: Ator e Método (1975). Entre seus trabalhos mais marcantes como intérprete teatral estão os personagens Otávio de Eles não usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarniére (montagem estreada em 1958) e Bessemnov de Os pequenos burgueses, de Máximo Gorki (que estreou no Teatro Oficina em 1963), pelo qual recebeu os principais prêmios de melhor ator da época. O texto de Piacentini traz depoimentos inéditos de Maria Della Costa, Fernanda Montenegro, Valmor Chagas, Flávio Migliaccio, Renato Borghi, Carminha Gôngora (assistente de Kusnet na elaboração de Ator e Método), assim como de Antunes Filho e José Celso Martinez Corrêa, além de outros importantes atores e diretores da cena nacional. Em sua dissertação, orientada por Maria Thais Lima Santos - Profa. Dra. da ECA/USP e diretora da Cia Balagan, Ney defende a hipótese de que foi no Brasil que Kusnet adquiriu seus conhecimentos sobre Stanislavski e não quando jovem na Rússia, como versam alguns observadores de sua trajetória. Contudo é sobre a experiência no Teatro Oficina, em que Kusnet atuou e criou um curso sobre atuação, que se encontra o núcleo da pesquisa do ator da Companhia do Latão. 

Pela ótica de Piacentini, foi durante a montagem de Os pequenos burgueses que esse discípulo de Stanislavski estabeleceu suas bases artísticas e técnicas sobre a arte de atuar, adaptando à nossa realidade os preceitos criados pelo Teatro de Arte de Moscou. Livro e peças do Latão marcam 35 anos de ofício: Depois de lançar seu livro, Ney Piacentini entra em cartaz com três obras da Companhia do Latão, a partir de 19 de junho, no TUSP: O círculo de giz caucasiano (de 19/06 a 06/07), O patrão cordial (de 03 a 27/07) e Ópera dos vivos (de 31/07 a 10/08). 

Ney Piacentini iniciou sua carreira em 1979 na Universidade Federal de Santa Catarina e em Florianópolis fundou o Grupo A de Teatro, com o qual ganhou o Prêmio Bastidores (de 1982) de Melhor Espetáculo e Melhor Ator Infanto-Juvenil, pela criação coletiva Vira e Mexe, também encenada em São Paulo em 1986. Foi ator e apresentador do Programa Revistinha da TV Cultura (Prêmio APCA de Melhor Programa Infanto-Juvenil de 1989 e 1990); participou de diversos filmes de curta e longa-metragens como Trabalhar cansa, de Marco Dutra e Juliana Rojas e O quanto vale é por quilo de Sérgio Bianchi, contudo se estabeleceu no teatro. Dos mais de 50 espetáculos em que atuou, estão Crepúsculo de uma tarde de outono (1991) de Friedrich Dürrenmattt, O legítimo inspetor perdigueiro (1992) de Tom Stoppard, O catálogo de Jean-Claude Carrière, Budro (1994) de Bosco Brasil e Um céu de estrelas (1996) de Fernando Bonassi. Em 1997, a convite de Sérgio de Carvalho, ingressa na recém fundada Companhia do Latão, em que fez todas as peças do grupo, das quais se destacam: Ensaio sobre o latão (indicado para o Prêmio Mambembe de 1997 de Melhor Ator Coadjuvante), O nome do sujeito (indicado para o Prêmio Mambembe de 1998 de Melhor Ator), O círculo de giz caucasiano ( Prêmio Villanueva de 2007 de Melhor Espetáculo Estrangeiro em Cuba) e O patrão cordial (Prémio Questão de Crítica de 2013 de Melhor Dramaturgia e Melhor Elenco). Em 2104, Piacentini ganhou o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro – Categoria Especial – pela sua contribuição ao teatro paulista.

Trecho do livro: “Ao sugerir aos atores e alunos que, antes das improvisações, pensassem em uma carta imaginária, do ponto de vista de seus personagens, para algum outro personagem, não necessariamente integrante de uma cena ou da dramaturgia dada, Kusnet observou quão potente poderia ser este exercício para as improvisações. Tendo uma carta para escrever, a adesão à concentração era mais visível, pois sem maiores discussões os alunos se dirigiam quase que espontaneamente a pequenos espaços espalhados pelo teatro, de suas próprias escolhas, e se colocavam a realizar a tarefa. Ele percebeu que, em silêncio, os atores, concentrados na proposta imaginária, aos poucos passavam de pensamentos para pequenos gestos, voltavam à escrita, depois emitiam alguns sons e palavras, demonstrando satisfação ou contrariedade. Ou seja, através do recurso “Carta”, os atores se concentravam diretamente em um objetivo, se imiscuindo em alguma faceta do mundo do personagem, ambientando-se em uma parte de seu universo, de acordo com as ideias surgidas no exercício.”

Serviço: Lançamento do livro EUGÊNIO KUSNET: DO ATOR AO PROFESSOR, de Ney Piacentini Hucitec Editora 172 páginas 
Preço de capa R$38,00 
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet Rua Teodoro Baima, 94 - Centro – São Paulo/SP. 
Horário: das 20 às 23h
Tel – 11 3256-9463  

Beth Carvalho, Maria Bethânia e Caetano Veloso - "É de manhã"



Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho (Rio de Janeiro, 5/05/1946), é uma cantora e compositora brasileira de samba. Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz.

Irmã de Caetano Veloso, a baiana Maria Bethânia Viana Teles Velloso (Santo Amaro, 18/06/1946), mais conhecida como Maria Bethânia, está entre os 10 artistas com maior número de vendagem de discos no Brasil, com cerca de mais de 26 milhões de cópias vendidas.

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro, 7/08/1942), mais conhecido como Caetano Veloso, foi eleito pela revista Rolling Stone, o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra, e pela mesma revista, o 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos.

É de Manhã é uma composição de Caetano Veloso.

De tirar o fôlego, vídeo registra ciclone nos EUA

Do Bombou na Web

O canal do Youtube Basehunters Chasers se dedica a cruzar os EUA registrando tempestades. O grupo conseguiu fazer imagens de uma supercélula, um tipo de ciclone, que passou pelo estado de Wyoming no último domingo (18). O espetáculo é belo e perigoso. O vídeo já foi visto mais de 9 milhões de vezes. Confira:

Carteirada: Quando a vítima é mais folgada que o ladrão


Cuidado com os palavrões. Permitido apenas para aqueles que já podem assistir a novela das oito ou jogo do 'curintia' em qualquer horário.



O Canal Só 1 Minuto, da dupla brasiliense Bernardo Felinto e Flávio Nardelli, já comemora dez anos de estrada. Seus vídeos no You Tube já passaram da marca de 2 milhões de visualizações.

Perder peso em qualquer idade faz bem ao coração

Da Veja

De acordo com novo estudo, benefício ocorre mesmo se indivíduo continua com excesso de peso
Uma extensa pesquisa publicada nesta quarta-feira ressaltou que perder peso oferece benefícios a longo prazo à saúde cardiovascular independentemente da idade ou sexo do indivíduo. Além disso, pela primeira vez um estudo mostrou que emagrecer surte esse efeito positivo mesmo se uma pessoa continua com excesso de peso – como por exemplo, se ela deixa se ter obesidade e passa a apresentar sobrepeso.

Os resultados também mostraram que quanto mais tempo uma pessoa vive com excesso de gordura acumulada no corpo, maior o seu risco de sofrer problemas associados à função cardiovascular, como hipertensão e diabetes tipo 2. 

O estudo, publicado na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology, se baseou nos dados de cerca de 1.200 britânicos que participaram de uma pesquisa nacional. Eles foram acompanhados desde o nascimento, em março de 1946, e durante mais de 60 anos.

Os especialistas classificaram os participantes como tendo um peso normal, sobrepeso ou obesidade em diversas fases de suas vidas: na infância e quando completaram 36, 43, 53 e 60 anos de idade. Quando os indivíduos tinham entre 60 e 64 anos, os pesquisadores estabeleceram o risco cardiovascular de cada um. Para isso, usaram medidas como a espessura da parede de suas artérias. Depois, a equipe comparou o risco cardiovascular entre pessoas que haviam perdido peso ao longo da vida com o restante.

“Nosso estudo é único porque acompanhou as pessoas durante muito tempo, o que nos permitiu observar o real efeito da perda de peso e redução da gordura corporal”, diz John Deanfield, pesquisador da Universidade College London, na Grã-Bretanha, e coordenador da pesquisa. “Nossos resultados apoiam estratégias de saúde pública e mudanças no estilo de vida que ajudam indivíduos que estão acima do peso a emagrecer em qualquer idade.”

Opções à dieta para emagrecer (clique nas imagens para ampliar)










21 de maio de 2014

Carlão, Nersão e o pagamento da discórdia

Começo dos anos 1980, Campo Mourão era bicampeão paranaense de futsal e a cidade respirava a modalidade. Eram vários campeonatos por ano - início de ano, férias, fim de ano, olimpíada comerciária, eles tinham os mais variados nomes – sempre disputados por muitas e fortes equipes. 

Casa Tapi Futsal
em pé (da esq. para a direita): José Luiz "Zé Coelho" da Silva (in memorian), Walfrido Tokarski (in memorian), Ivanor "Sodinha" Sartor, David Migeul Cardoso, José Luiz Moreira, Mauro Rubens e o Itamarzinho Tagliari
agachados: Luizinho Tagliari, Itamar Tagliari, Carlão Tagliari e Luizinho Ferreira Lima com as crianças Flavinho Tagliari Bisol, Carlinhos Tagliari e Carlos Eduardo Bernini Neto (in memorian)

Os jogadores mourãoenses que conquistaram o bicampeonato estadual (1979 e 1980) defendendo a Associação Tagliari se dividiam em equipes diferentes: Careca, Ione e o Rancho na AABB, Silvio Cintra, Raudilei Pereira, Beline e Gilmar Fuzeto na Arcam, João Miguel Baitala (sempre na memória) na Cimauto, Severo Zawadaniak defendia a Pneumar, Carlão e Itamar Tagliari, Eu e o David Cardoso jogávamos pela Casa Tapi. 

Nelson de Souza
Esse nosso time, que contava também com o Ivanor Sartor, o Sodinha, ficou invicto por um bom tempo e conquistou muitos desses campeonatos. Claro que isso acirrava a rivalidade com os amigos/adversários e até mesmo com os árbitros que sempre tinham uma tendência para ajudar nossos oponentes. Na dúvida, sempre contra nós, mas nunca ocorreu nenhum resultado que tenha sido decidido por eles, até por que tínhamos também um quadro de árbitros do mais alto nível. 

Encabeçados pelo Nelson de Souza, a equipe contava com o Nilson, o Dixinha, irmão do Nelsão, Romildo Cândido Catarino, que faleceu recentemente, Javert, Lourival Policiuk, Jorge Denker entre outros.

Romildo Cândido Catarino (in memorian) , Nelsão
e Jorge Denker
De personalidade forte, Nelsão, que depois de aposentado virou juiz das peladas do Country Clube, não fugia do pau e sempre enfrentava a ira de um ou outro jogador que ele excluía das partidas, de preferência o melhor ou o mais encrenqueiro da equipe. Mas naquela época tudo se resolvia ali mesmo no ginásio e acabávamos todos nos divertindo muito com os casos de indisciplinas, uns mais sérios, outros apenas divertidos mesmo.

Num deles, que gosto muito de relembrar, os personagens principais são o Carlão Tagliari e o Nelson de Souza. Como vínhamos ganhando campeonato atrás de campeonato, torcida e adversários se empenhavam para ver a Casa Tapi derrotada, mas isso demorou acontecer e o ginasinho JK ia ficando pequeno nos dias de nossos jogos. 

João Nereu Ferreira, Nilson e Nelson de Souza
Não sei como é hoje, mas naqueles bons tempos cada equipe pagava sua taxa de arbitragem e em jogo mediado pelo Nelsão ele exigia o pagamento antes de começar a peleja e o Carlão, espirituoso como ele só, deixava para pagar sempre no final delas e o fazia apenas para irritar o tio do Everson. 

Um dia, ele deu um ultimato ao Carlão: o próximo jogo só começa se o pagamento acontecer antecipado. Para meu espanto, o marido da Lori Pasinato concordou sem discutir. No jogo seguinte entramos em campo e a equipe de arbitragem nos cobrou antes de descermos do último degrau dos vestiários e o Carlão foi até a mesa abriu sua bolsa e colocou dois pacotes de moedas sobre a mesa dos juízes. Para se vingar da desfeita o Nelson de Souza, então, disse que a partida só começaria após conferirem se o valor estava correto. Ginásio lotadíssimo, torcida louca para ver os mourãoenses em ação e lá estavam dois ou três árbitros contando moedas dos mais baixos valores. Imagino que a taxa era equivalente a uns duzentos reais e o filho da dona Iris passou mais de uma semana amealhando moedas de um centavo só para irritar o ‘Nersão’. 

Se ele se irritou, não sei, mas a torcida não parava de vaiar pela demora no início de um simples jogo de campeonato local e eu aqueci, esfriei, aqueci de novo e acabei indo ajudar contar as moedas que pareciam não ter mais fim. 

Manu Chao - "Mr. Bobby"


Manu Chao (Paris, 21/06/1961), cujo nome completo é Jose-Manuel Thomas Arthur Chao é um músico francês.

Encontrei o irmão do Jorge. Ou será ele mesmo?



Grande amigo de meu genro Peter Fell, o Jorge Correa de Oliveira (acima) já foi muito conhecido pela grandeza de seus olhos (ele pensava que era pela beleza). Dias desses, fuçando na web, encontrei um irmão dele se divertindo ao tomar banho. Se bem que aqui em casa a turma toda diz que é ele mesmo, que não tem como confundir aqueles olhinhos. Confiram  se é ele ou não na banheira.


Mais uma do Joãozinho

Joãozinho chegou muito atrasado na escola, e a professora perguntou:

— O que aconteceu?

— Fui atacado por um crocodilo!

— Oh, meu Deus! E você se machucou?

— Machucar não, mas o trabalho de matemática ele comeu todinho…


Facebook terá botão para usuário dizer que votou durante eleições deste ano

Ferramenta foi lançada durante as eleições legislativas de 2010 dos Estados Unidos
O Facebook planeja lançar o botão "I'm a Voter" ("Sou um Eleitor") no Brasil durante as eleições federais e estaduais que acontecerão em outubro deste ano, de acordo com informações da "Reuters".

A ferramenta, que permite ao usuário compartilhar na rede social que já foi às urnas deixar o seu voto - sem revelar o candidato escolhido, é claro -, foi lançada durante as eleições legislativas de 2010 dos Estados Unidos.

Na ocasião, estudos revelaram que 340 mil pessoas que não teriam votado acabaram votando após verem a mensagem sendo compartilhada no Facebook.

Em 2012, nas eleições que reelegeram o presidente Barack Obama, mais de 9 milhões de cidadãos americanos utilizaram o recurso.

O botão também foi disponibilizado durante as eleições da Índia encerradas na última sexta-feira (16), e mais de 4 milhões de usuários indianos se declararam eleitores na rede social.

Segundo a Reuters, a ferramenta também será lançada na Colômbia, Coreia do Sul, Indonésia, Nova Zelândia, Suíça, Suécia e Escócia, e para as eleições do Parlamento Europeu, que acontecem no próximo dia 25.

O Facebook estima que, com o recurso funcionando em diferentes países, mais de 400 milhões de usuários verão a mensagem "Sou um Eleitor" em seu feed de notícias neste ano.

19 de maio de 2014

Arthur Picarelli, o futuro craque do Clube dos Trinta (quem sabe do SPFC!)

Arthur embelezando o litoral brasileiro
Esse rapazinho aí de cima comemorou seu primeiro aninho na última sexta-feira. Para vaidade dos pais, Elisângela e Marcelo, dos avós e de todos os amigos, Arthur é pura safadeza, saúde e muita beleza.

com os pais, Elisângela e Marcelo
Tenho muita esperança que ao crescer, o netinho do 'Soiza' vai pender para a inteligência do tio-avô, o professor Valdir Alves, e vai torcer para o São Paulo FC.  

Arthur com os avós Rita de Cássia e José dos Santos Alves, que tem o apelido de Souza e eu trato de Soiza

Passenger - "Let Her Go"

Mike Rosenberg
Dica do meu amigo Evandro, da Buonna Massa.

Passenger é uma banda inglesa de folk rock formada em 2003, que tem Mike Rosenberg como seu líder, vocalista e compositor.

O 'Curíntia' fez a nossa alegria nesse domingo

Claro que a derrota do 'Curintia' na estréia de seu belo estádio, com direito a primeiro gol marcado pelo adversário, o lanterna do campeonato, foi o principal assunto no final do domingo e rende gozação até nesta segunda-feira. 

Nem mal terminou o jogo e o flamenguista Fernando Gonzo, mesmo com a cabeça inchada pela derrota para o São Paulo, escreveu no Facebook: "A Corinthians não perdia em casa desde 1910". hehehe

E a gozação tomou conta das redes sociais e de lá sumiram o Marcelo Picarelli, o Carlos Gabriel Zanata, Diego dos Reis Pereira, Paulo Sérgio Martins, Rodrigo Relozi e tantos outros. Separei algumas delas.






Dores nas costas: exercícios para prevenir e para quem já tem o problema


O fortalecimento muscular irá evitar complicações na coluna, as atividades de baixo impacto são as mais orientadas

Os exercícios são aliados importantes para prevenir e para quem já sofre com as dores nas costas decorrentes de problemas na coluna ou de postura. "Tudo irá depender do exercício e de cada problema, porém, diria que de forma geral as atividades físicas são aliadas, pois proporcionam o fortalecimento de determinados grupos musculares e o alongamento de outros, o que irá melhorar a sustentação da coluna, diminuindo assim a sobrecarga em outras estruturas como os discos e ligamentos", explica o ortopedista Alexandre Podgaeti, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna.

Porém, é preciso tomar uma série de cuidados antes, durante e depois dos exercícios e escolher a atividade correta para cada situação. Conversamos com um ortopedista, um médico do esporte e uma educadora física e listamos as melhores atividades físicas e quais as precauções necessárias para quem tem dores nas costas. Confira:  

Cuidados necessários
Pessoas que tem problemas na coluna precisam consultar um médico ortopedista ou fisiatra antes de iniciar os exercícios. "Eles vão orientar qual tipo de atividade pode ser feita e com qual finalidade. Também é importante a avaliação clínica e cardiológica para prevenir complicações de uma possível doença cardíaca assintomática", explica o ortopedista Alexandre Podgaeti, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna. 
Quando for praticar o exercício é importante fazer um alongamento geral ou específico para grupos musculares que serão exigidos naquele exercício antes de iniciar a atividade e também após terminá-la. 
Durante a atividade fique atento a algumas questões. "Evite o levantamento de objetos com peso superior a 10-15% de seu peso corporal e não abaixe, mas sim agache", diz Podgaeti. 
No dia a dia procure manter o peso corporal dentro do ideal, sente-se corretamente, renove o colchão sempre que ele começar a afundar, durma de lado e de preferência com o travesseiro na altura do ombro e, por fim, procure um médico sempre que houver dor intensa ou persistente. Esses cuidados cotidianos são essenciais para não iniciar ou agravar a dor nas costas.  

Quem não pode fazer exercícios
Apesar de serem benéficos para quem tem problemas na coluna, para algumas pessoas as atividades físicas podem não ser recomendadas. "Existem pessoas que são sedentárias e começam a ter dores na coluna e neste momento decidem praticar exercícios. Não é uma boa hora para se fazer isso, mas sim de ir ao médico, ser examinado, fazer exames para o diagnóstico e aí receber as recomendações para a prática de atividades físicas", conta Podgaeti.
Há outras situações em que não se recomenda as atividades, como diminuição de força causada por compressão de algum nervo na coluna. Neste caso, pode ser que necessite inclusive de cirurgia, dependendo do caso. Pessoas em tratamento de fratura vertebral ou na presença de tumor que comprometa a estabilidade da coluna também não podem praticar atividades. É importante ressaltar que cada caso deve ser avaliado por um médico, pois eles possuem diferentes restrições. 

Treino aeróbico
É preciso tomar cuidado com a escolha dos exercícios aeróbicos. "No geral aqueles que causam maior impacto, como a corrida não são tão bons", constata o médico do esporte Roberto Ranzini. 
Desta forma, atividades que normalmente são orientadas são a caminhada, o transport e a bicicleta ergométrica. "Porém, tudo irá depender do problema que a pessoa tem. A bicicleta ergométrica, por exemplo, é ótima, mas se a pessoa tem uma complicação no cóccix, o exercício já passa a não ser recomendado", observa a educadora física Fernanda Andrade. 

Exercícios na água
Outas opções de aeróbicos de baixo impacto são os exercícios na água. "Eles são uma alternativa porque aliviam o peso do corpo sobre a coluna", afirma Ranzini. 
As melhores alternativas na água são a hidroginástica e a natação. "Vale destacar que para alguns problemas de coluna o nado de peito e o de borboleta não são orientados, o primeiro devido à maneira como a abertura de pernas é feita e o segundo por causa do movimento de subir e abaixar", conta Andrade. Caso a complicação seja na cervical, o nado crau não é indicado, pois o movimento do pescoço pode gerar inflamações. 

Exercícios na musculação
A musculação é muito boa para quem tem problemas na coluna. "Ela irá ajudar a fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar. Essas três musculaturas precisam estar fortes para que a coluna fique bem estável", explica Andrade. 
É melhor fazer os exercícios nas máquinas, pois assim irá garantir a melhor execução dos movimentos. "Procure fazer um treino com bastante equilíbrio, nada de exercitar mais um grupo muscular do que outro", conta Andrade. Também é importante tomar cuidado com o aumento de carga, ele precisa ser ainda mais gradativo do que quando a pessoa não tem problemas na coluna.  

Exercícios abdominais
Fortalecer o abdômen é essencial para quem tem problemas de coluna. "Caso o esta região esteja fraca a curvatura da coluna fica mais acentuada. Com um abdômen forte há uma barreira que deixa a coluna estável", observa Andrade.  
Contudo, há diferentes tipos de abdominais orientados para cada problema. Em algumas situações é recomendado que a amplitude do movimento seja menor, em outros casos a pessoa pode fazer apenas abdominais na região inferior. Por isso, é sempre importante ter a orientação do médico e do educador físico. 

Exercícios de equilíbrio
Os exercícios que treinam o equilíbrio são ótimos para a coluna. "Eles melhoram a propriocepção, noção de posição dos membros para o cérebro, o que irá ajudar a pessoa a se posicionar melhor", explica Ranzini. 
Além disso, o esforço para se manter equilibrado faz com que a musculatura profunda do corpo, que é responsável pela estabilidade, seja fortalecida. Assim, as articulações, tendões e ligamentos são beneficiados pois ficam próximos dessas musculaturas e as chances de problemas, especialmente na coluna, diminui. Boas alternativas de exercícios de instabilidade são os feitos com a fit ball, aquela bola grande utilizada nas academias e no pilates, e o slack line, esporte que envolve andar e se equilibrar em cima de uma fita apropriada. (via: Minha Vida)

Os 10 aplicativos mais úteis para os viajantes


Em poucos momentos da vida um smartphone ou um tablet é tão útil quanto numa viagem. Por isso a cada ano que passa surgem mais aplicativos para te ajudar a se virar em território desconhecido seja com a língua local, com a moeda ou com roteiros. Confira dos dez aplicativos mais úteis para os viajantes.

mTrip: este guia de viagens pode ser personalizado de acordo com seu gosto. O app cria roteiros focados em museus, gastronomia ou baladas e está disponível para 28 cidades do mundo. O pacote para cada cidade custa 5,99 dólares e ele está disponível para Android ou IOS.

AllSubway: contém o mapa do metrô de 137 cidades do mundo. Os mapas ainda podem ser baixados para o celular e acessados off-line, de dentro do metrô. Custa 0,99 dólares e está disponível para iPhone.

Google Translate: tem suporte para mais de 60 idiomas e pode te ajudar na hora de falar com alguém ou de entender o que estão falando. Ele ainda te dá a pronúncia correta das palavras e é gratuito para IOS e Android.

Postgram: com ele tudo que você precisa fazer para mandar um postal é tirar uma foto do seu celular e criar uma frase. A empresa que gerencia o app imprime sua foto num cartão e o envia a qualquer pessoa do mundo por apenas US$ 0,99. A instalação do app é gratuita para iPhone e Android.

Foursquare: também pode servir de guia turístico. Os usuários sempre deixam comentários sobre pontos turísticos e gastronômicos das cidades. Gratuito para IOS e Android.

XE Currency: traz cotações de moedas atualizadas regularmente e ainda há a opção de salvar as últimas para realizar conversões mesmo estando offline. Gratuito para IOS e Android.

City Walks: é o companheiro perfeito para quem gosta de conhecer cidades a pé. Oferece dicas de percursos em mais de 470 cidades do mundo. Há a opção de baixar o mapa para o telefone e acessá-lo off-line. O app é gratuito para iPhone, mas o pacote de roteiros para cada cidade custa 4,99 dólares.

Photosynth: permite tirar fotos 360° e registrar tudo ao redor. As fotos panorâmicas raramente apresentam falhas ou imagens fantasmas. Gratuito para iPhone.

FlightAware: apresenta o status e os horários previstos para decolagem e pouso de vários voos ao redor do mundo. É gratuito para iPhone e Android.

Free Wi-Fi Finder: te ajuda a encontrar redes de WiFi gratuitas pelo mundo. Em um mapa, ele mostra onde estão as conexões livres mais perto de você. Gratuito para IOS e Android. (via: aoquadrado)