11 de abril de 2014

Com Celso, Hiago e Santo Antonio no Lar Paraná

Como o espaço é mesmo para mostrar os amigos, aproveito para mostrar três deles, muito queridos e parceiros de longa data. Celso, seu filho Hiago e o grande Santo Antonio (Antonio Ferreira), o homem das 'beia oropa'.

Celsão e o Hiago estão sempre conosco no Clube dos Trinta e são apaixonadíssimos por esporte, qualquer um deles. Santo Antonio também, mas tem aparecido só de vez em quando.

A foto é do ano passado, quando conquistamos o título da modalidade de futsal nos Jogos Interclubes de Campo Mourão e foi tirada nos vestiários do ginasinho do Lar Paraná. Falando nisso, está quase na hora da edição 2014 do principal evento poliesportivo de Campo Mourão, o Interclubes. Tomará que aconteça! As coisas na cidade não estão muito boas. Clique na imagem para ampliar.

Luizinho, Celso, Hiago e Santo Antonio
Jogos Interclubes 2013 - Campo Mourão/PR



Vanessa da Mata - "Segue o Som"



Vanessa Sigiane da Mata Ferreira (Alto Garças, 10 de fevereiro de 1976) é uma cantora e compositora matogrossense.

8 filmes premiados que todo empreendedor deveria assistir

Da: Exame

Veja uma seleção de filmes que podem ajudar pequenos empresários a olharem para o seu negócio com outros olhos


















Um bebê que acorda dançando Bruno Mars

Que atire a primeira a pedra aquele que não acorda com um leve mau humor. Não há coisa mais irritante do que gente que sai feliz da cama numa manhã de frio (ou calor...ou em uma manhã qualquer). A única exceção é o bebê desse vídeo. O pequeno Chris é fã de Bruno Mars. Tanto que sua mãe o acorda ao som de Runaway Baby. E ele desperta mexendo o corpinho numa dança animada. O vídeo foi publicado no youtube pelos próprios pais do garoto e já foi visto mais de 200 mil vezes. A felicidade matinal de Chris, uma graça, é a única digna de perdão! (do: Bombou na Web)

Professor filma caminhão tombando e atingindo o seu carro


Guan Zhu, professor da Texas A&M University (EUA), pode comemorar este post. Ele é a prova viva de que ele tem muita sorte. Na direção de uma minivan, o professor filmou o momento em que caminhão-betoneira tomba e vai na direção do seu veículo. A colisão foi forte, mas Guan sobreviveu, sem ferimentos graves. O motorista do caminhão também saiu ileso do acidente, segundo a emissora KTBX3. O motorista da minivan havia instalado a câmera um ano atrás. (via: Page Not Found e You Tube)

8 de abril de 2014

Drogamérica Futsal - 1975/76

[Publicada originalmente no semanário Entre Rios, em 2006]

Na verdade, esse espaço deveria ser chamado de Baú dos Amigos do Luizinho. Quase toda edição conto com a colaboração de algum amigo que fornece a foto para relembrarmos. 

Nesta semana, o colaborador foi o Pedrão Galbier (morando atualmente no Mato Grosso), que cedeu foto da equipe da Drogamérica que disputou, na recém inaugurada Cancha Tagliari, o primeiro campeonato juvenil mourãoense de futsal, isto lááááá em 1975/76.  

Na foto aparece o saudoso Osvaldo Montagnoli que, assim como seu xará e patrão na época, seu Osvaldo Wronski, sempre foi grande esportista. Clique na imagem para ampliar


Em pé (da esq. para a direita): Osvaldo Montagnoli, Nilton “Bodão” Chapinski, Roberto Santana Borges, e Aurecir “Polaco”.
Agachados: Vanderlei, Pedrão Galbier, Silvio “Zuco” Staniszewski e Marcos “Marcão” de Paula Xavier


Laura Marling - "Blackberry Stone"



Laura Beatrice Marling (Reading, 1 de fevereiro de 1990) é uma cantora e compositora inglesa de indie-folk.

Dica da minha filha Sarah.

A sabedoria do Padre Léo


Tive a felicidade de conhecer o Padre Léo pessoalmente (ver foto abaixo, de 2007, quando estivemos na Comunidade Bethânia, em São João Batista [SC]) e deixei de lado um grande preconceito que nutria, sem motivo algum, contra os religiosos. Como diz o Paulinho Mixaria, pensa numa pessoa inteligente, boa e alegre? 'murtiprica'...  

Walcir e Silvia Ferreira Lima, Padre Léo, Elvira Schen e Luizinho F. Lima - 2007

Brinquedos que marcaram a infância nos anos 1970/80








Acho que aquele alemão [Alzheimer] está se aproximando de mim. Tentei lembrar de outros brinquedos que marcaram minha infância e só consigo pensar na bola de futebol. E você, lembra dos seus brinquedos, aqueles movidos pela sua força física e que era preciso usar a 'cuca' para brincar? Quais são? 

Motorista perde o controle de um Camaro zero km e acaba dentro de piscina residencial


O motorista de um Camaro ZL1 2014 zero km virou notícia no Texas, Estados Unidos, por perder o controle do veículo, derrubar a grade de proteção de uma propriedade e, em alta velocidade, foi parar dentro de uma piscina. Felizmente, ninguém ficou ferido – o “piloto” do ZL1 saiu pela janela e não se afogou. No entanto, ele deverá receber um belo processo por danos ao proprietário da casa. Somem-se a isso os US$ 57.650 (cerca de R$130.000,00) que custa um Camaro ZL1.

7 de abril de 2014

Trapalhadas na Copa Tibagi – Parte 2: Fertimourão

Edvaldo "Futrika" Lopes
Com surpresa recebo, às 18 horas de uma terça-feira, o recado do técnico da Fertimourão, Futrika, para apanhar mais dois jogadores e seguir para Paranavaí, onde enfrentaríamos, naquela noite, a equipe da casa pela semifinal da Copa Tibagi. Apanhei os dois e seguimos para um jogo que eu achava que seria em outro dia. Chegamos e encontramos o Ginásio de Esportes vazio e ninguém para nos receber. Depois de nos informarem que o jogo seria na quinta-feira, dois dias depois, portanto, voltamos para casa, querendo “matar” o “desinformado” que nos fizera viajar inutilmente. 

Quinta-feira, a viagem da terça já era motivo de gozação, fomos para Paranavaí decididos a passar à final do único campeonato que nossa cidade nunca tinha conquistado. 

Silvio Cintra
Getulinho Ferrari e Renan Salvadori
Chegando lá noto a falta de nossos goleiros. A turma que seguiu na frente, numa Kombi, não encontrou o Silvio Cintra no local combinado em Engenheiro Beltrão, onde ele trabalhava, e seguiram, entendendo que o Futrika levaria em seguida o outro goleiro, Gerson Turazi, de Araruna. E o Gerson, por motivo de trabalho, não apareceu. Futrika então seguiu viagem com a certeza de que o Silvio já estava lá. Depois de muitas caras feias e reclamações decidiu-se que o Getulinho seria o goleiro. Antes, um outro problema: Renan Salvadori não tinha tênis para jogar, e ele calça número 44 bico largo. Achei que seria fácil resolver e fui pedir para o Pezão, atleta de Paranavaí, um tênis emprestado e ele, amigo de longa data, afirmou que era apelidado Pezão por causa da potência do chute e que calçava número 40. Nessa altura, portanto, já estávamos desfalcados de três atletas.

Benê
Gerson Turazi
Jogo equilibrado. O Benê desequilibrando como sempre e o Getulinho defendendo como nunca. Até que na metade do segundo tempo o Getulinho se desentende com o juiz e foi eliminado (acreditem, ele mandou o juiz “tomar no fióte”). Vou para o gol e na primeira bola que o Pezão chuta para gol, para confirmar o que ele disse antes do jogo, acerta em cheio no meu rosto. Fiquei tão anestesiado que dava para fazer tratamento de canal até três dias depois.

Perdemos o jogo por 4 a 3. Fiquei sem conversar com o meu querido e até hoje prezado amigo Futrika por alguns dias. Aquela foi a última edição da Copa Tibagi. O juiz do jogo, até hoje, ao lembrar do palavrão com que foi ofendido cai na gargalhada.

(publicada no Semanário "Entre Rios", em 27/08/2005)

Belchior - "Divina Comédia Humana"



Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido simplesmente como Belchior (Sobral, 26/10/1946), é um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.

Em 2009 a Rede Globo noticiou um suposto desaparecimento do cantor. Segundo a Globo, o cantor havia sido visto pela última vez em abril de 2009, ao participar de um show do cantor tropicalista baiano Tom Zé, realizado em Brasília . Turistas brasileiros afirmam terem-no encontrado no Uruguai em julho do mesmo ano. As suspeitas foram confirmadas quando Belchior foi encontrado no Uruguai, de onde concedeu entrevista para o programa Fantástico, da Rede Globo. Na entrevista, o cantor revelou não haver desaparecido e estar preparando, além de um disco de canções inéditas, o lançamento de todas as suas canções também em espanhol.

No ano de 2012 ele novamente desapareceu, juntamente com a sua mulher, de um hotel 4 estrelas na cidade de Artigas, no Uruguai. Deixou pra trás uma dívida de diárias e pertences pessoais. Ao ser identificado passeando por Porto Alegre afirmou que as noticias sobre a dívida no Uruguai não seriam verdadeiras.

Em 2005, Belchior abandonou a então mulher Ângela para passar a viver com a Edna Prometheu depois de conhecê-la no ateliê do amigo comum Aldemir Martins. Posteriormente Belchior deixou de fazer shows e abandonado inclusive bens pessoais. Atualmente vem enfrentando processos judiciais relacionados a pensões alimentícias de duas filhas e um processo trabalhista. Por causa desses processos Belchior teve contas bancárias bloqueadas e por isso está impedido de retirar o dinheiro relativo aos direitos de suas músicas. O cantor se encontra em Porto Alegre, tendo morado em hotéis, casas de fãs e mesmo em uma instituição de caridade. Sua companheira Edna afirmou à jornalista Vânia Lain, da sucursal gaúcha da Rede Record, que teria um dossiê contra a Rede Globo, mencionando inclusive uma tentativa de matar o cantor. O casal teria dito que voltaria trazendo os documentos, mas desapareceram.

O marido acertou 50% ...


10 coisas que você não sabia que seu iPhone faz


Smartphones em geral podem muito bem ser chamados de "caixinhas de surpresa" e com o iPhone não é diferente. Há várias coisas que se pode fazer com o aparelho da Apple, mas nem todos os truques estão na cara dos usuários; confira a lista de dicas a seguir para tentar tirar mais proveito do telefone:

SENHA COM LETRAS

Você não é obrigado a criar uma senha numérica para o iPhone, também pode usar as letras. Para isso, vá em Ajustes > Código e desative o campo Código Simples. Ao fazer isso, você verá surgir um teclado qwerty em que será possível criar uma senha mais forte que a numérica.

E-MAILS EM VOZ ALTA

Tudo bem que a Siri ainda não fala português, mas se você conhece o idioma pode ordenar que a assistente pessoal leia seus e-mails para você. Basta acioná-la, dizer "read my e-mail" e ela dirá o nome do remetente, a hora e data da mensagem e o assunto. Também dá para dizer "read my latest e-mail" ou perguntar "do I have e-mail from [nome da pessoa]?".

APAGANDO NA CHACOALHADA

Se você escreveu uma mensagem e se arrependeu do conteúdo, não precisa segurar o Backspace para apagá-lo, basta chacoalhar o telefone. Surgirá a mensagem Desfazer Digitação e você só tem de confirmar ou cancelar a ação.

CALENDÁRIO DETALHADO

Veja uma versão melhorada do calendário virando o iPhone na posição horizontal.

CAIXA ALTA PERMANENTE

Se tiver de digitar uma sigla ou "gritar" com alguém, não precisa ficar tocando sempre no botão "shift", é só dar dois toques nele e o texto fica em caixa alta permanentemente.

BLOQUEANDO COMPRAS EM APPS

Um recurso muito bom para quem tem crianças em casa e não deseja ser surpreendido com contas é o cancelamento de compras dentro de aplicativos. Vá em Ajustes > Geral > Restrições. Lá, desmarque a opção Compras dentro do app.

TIRANDO VÁRIAS FOTOS

Quando for capturar uma imagem, segure o botão de disparo e o iPhone tirará uma série de fotos, assim você terá mais de uma opção e poderá escolher a melhor.

CARACTERES ESCONDIDOS

Na digitação, toque no 123 e, então, segure o dedo sobre cada um dos caracteres para ver os que estão escondidos. Nos números, por exemplo, é possível digitar ª e º; nos pontos de exclamação e interrogação, dá para fazer¡¿.

FOTOGRAFE SEM USAR A TELA

É, você não precisa depender da tela sensível ao toque para capturar imagens, basta usar o botão de aumentar o volume ou o do fone de ouvido. Isso ajuda a dar mais estabilidade.

VIBRAÇÕES PERSONALIZADAS

Se você é daqueles que passa o tempo todo com o iPhone no bolso, saiba que pode escolher um padrão de vibração para cada contato. Assim, nem precisa pegar o aparelho para saber quem está ligando. Acesse um contato, toque em Editar > Vibração. (via: Olhar Digital)


Confira cinco combinações de alimentos que você deve evitar

itens com diferentes tempos de trânsito não são digeridos com eficiência

Aos 19 anos, a americana Tara Alder sofria com problemas digestivos. Foi diagnosticada com colite ulcerosa, uma inflamação no intestino, e tratada com anti-inflamatórios e corticóides que ajudaram temporariamente, mas não resolveram o problema. O médico a encaminhou para um cirurgião, que sugeriu a remoção da porção doente de seu cólon e, possivelmente, uma colostomia temporária. 

Mas o que salvou Alder das crises foi uma dieta de combinação de alimentos. E foi assim que ela se tornou uma especialista no assunto. Hoje, é instrutora da Associação Internacional de Hidroterapia do Cólon. 

Alder aconselha as pessoas sobre as formas sensatas de comer para melhorar o funcionamento do sistema digestivo. E, segundo ela, a alimentação adequada significa adotar uma combinação adequada de alimentos.

Uma maneira fácil de começar a pensar sobre o assunto é considerar o conceito de tempo de digestão de cada alimento. Alguns deles levam muito tempo para serem digeridos. Outros têm um processo bem mais rápido. Em média, frutas levam de 30 a 60 minutos para serem digeridas; legumes, cereais e feijão, de uma a duas horas; carne e peixe cozido demoram, pelo menos, de três a quatro horas; e o marisco leva de quatro a oito horas. Quando se combina alimentos com diferentes tempos de trânsito, a digestão não é tão eficiente. 

Confira as combinações apontadas por Alder como aquelas que devem ser evitadas:

1) Frutas nas refeições
A fruta passa rapidamente pelo estômago e segue para o intestino. Quando você combina frutas com alimentos que levam mais tempo para digerir, estes, como carne e grãos, acabam sofrendo fermentação, graças ao efeito do açúcar.
Coma frutas de 30 a 60 minutos antes das refeições. Quando a fruta é ingerida sozinha com o estômago vazio antes de uma refeição, ela prepara o sistema digestivo para o que está por vir. A água contida na fruta lava e hidrata o sistema digestivo, suas fibras e enzimas ativam o processo químico da digestão. Depois de uma refeição, espere pelo menos três horas antes de comer frutas, para não misturar a outros alimentos e provocar a fermentação. 

2) Proteína animal + alimentos ricos em amido
Carne e batatas, frango e massa, sanduíche de peru. Se uma proteína animal é consumida junto com alimentos ricos em amido, os diferentes sucos gástricos anulam a eficácia uns dos outros. A proteína vai apodrecer e o carboidrato vai fermentar. 
As enzimas desses diferentes alimentos, no mesmo espaço e ao mesmo tempo, resultam em gás e flatulência no sistema. Se a única opção que tiver é essa combinação, adicione vegetais e folhas verdes para minimizar os efeitos colaterais negativos.

3) Gordura + outros alimentos
Azeitonas com pão, atum com maionese, bife de carne frito em óleo vegetal. Grandes quantidades de gordura associados à proteína retardam a digestão.
Se combinada com alimentos corretamente, a gordura ajuda na produção do combustível que facilita o transporte dos alimentos para o fígado. 

4) Líquido durante as refeições
A água passa pelo estômago em cerca de 10 minutos. O suco leva de 15 a 30 minutos. Qualquer líquido no estômago dilui as enzimas que o corpo precisa para digerir proteínas, carboidratos e gorduras.
Para perder esse vício, beba mais água do que você deseja pelo menos 10 minutos antes de comer. Depois de comer, espere cerca de uma hora para ingerir qualquer tipo de líquido.

5) Duas fontes concentradas de proteína
Bacon e ovos, nuts e iogurte. A combinação de duas fontes concentradas de proteína na mesma refeição deve ser evitada. Proteínas concentradas levam muito tempo para se decompor, prejudicando a digestão e esgotando a energia do sistema. 
É por isso que a Medicina Ayurveda condena a combinação de diferentes carnes ou de carnes de peixe. (via: Bem Estar/GNT)