21 de março de 2014

Pioneiros mourãoenses: Catarina e Osvaldo Mauro

Catarina e Osvaldo Mauro
Do álbum da Sônia Yamada Mauro no Facebook, linda foto mostra seus sogros, o casal de pioneiros mourãoenses Catarina e Osvaldo Mauro, pais da professora Eugênia, dos médicos Osvaldinho, Arnaldo, Carlos e Mauro Mauro e dos engenheiros Severino, Roberto e Sebastião. 

Seu Osvaldo, infelizmente, faleceu no ano passado. Lembro sempre dele chegando na oficina de meu pai, onde sempre levava suas máquinas agrícolas para serem reparadas, com seu jeito tranquilo, educado e sempre muito bem humorado. Apesar de tranquilão, ele era mesmo muito inquieto e já bastante doente, quase cego por causa da idade, os filhos tiveram que intervir e 'tomar' o carro dele, já que o patriarca dos Mauro gostava muito de passear pelas ruas mourãoenses.

No início dos anos 1970, Dona Catarina administrava uma quitanda da família na Capitão Índio Bandeira, bem em frente do Banco Santander, e eu ia até lá comprar uns doces fiados, na conta da minha mãe. Sebastião, meu parceiro de futebol e truco no Clube dos Trinta, era o entregador oficial da quitanda e era comum encontra-lo com a bicicleta cargueira pelas ruas empoeiradas da cidade, indo ou voltando de alguma entrega. Claro que de vez em quando ele abandonava o expediente e se juntava a nós num campinho de terra, que ficava ali ao lado, onde hoje funciona a Lojas Americanas, para uma partida de futebol. 

Sempre me lembro de minha falecida Tia Satuti contando que fez o vestido de noiva da Dona Catarina, isso quando elas moravam em Alvares Machado (SP), pertinho de Presidente Prudente. Por coincidência, anos depois se viram morando novamente na mesma cidade, no centro-oeste paranaense, aqui na terra dos pés vermelhos. Clique na imagem para ampliar.

Tom Jobim e Edu Lobo - "Vento Bravo"



Antônio "Tom" Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25/01/1927 — Nova Iorque, 08/12/1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone, e um dos criadores e uma das principais forças do movimento da bossa nova.

Eduardo de Góes Lobo, conhecido como Edu Lobo, (Rio de Janeiro, 29/08/1943) é um cantor, compositor, arranjador e instrumentista brasileiro.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana













Alberto Roberto entrevista Fafá de Belém



Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12/04/1931 — Rio de Janeiro, 23/03/2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

Fafá de Belém, nome artístico de Maria de Fátima Palha de Figueiredo (Belém, 09/08/1956), é uma cantora e atriz brasileira, que começou sua carreira musical fazendo pequenas apresentações em eventos em cidades como Bahia. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela.

Em Foz, ciclista é atropelado e salvo por colchão voador

Tinha visto no Jornal Hoje da Rede Globo e me divertido muito. A cena foi flagrada em Foz do Iguaçu e mostra um colchão voando de cima de uma camionete e caindo bem embaixo do ciclista que passava pelo local no momento. Imaginem essa cena num filme, ninguém acreditaria que possível fosse!

20 de março de 2014

Inocente, Casarin foi julgado, condenado e sentenciado

Reproduzo excelente reportagem do jornalista mourãoense Dilmércio Daleffe que conta o drama vivido pelo Irineu Casarin, meu xará e amigo. Leiam e tomem consciência da gravidade de se 'perder' um documento nesse Brasilzão e suas terríveis consequências. 


Com o nome no lixo, e a honra no esgoto

A vida de Irineu Casarin definitivamente transformou-se num caos. Sem dever nada a ninguém, teve o nome sujo perante a lei. Em sua identidade surgiram diversos crimes, a começar por assalto a mão armada, chegando até a receptação. Sim, ele foi enganado. Inocente, teve seus documentos falsificados por uma organização criminosa atuante em todo o Paraná. De pintor de carros, “virou bandido da pesada”. Isso na teoria. Na prática, continua atuando como funileiro, mas em Londres, na Inglaterra. Afugentado, com medo de ser preso por algo que jamais cometeu, perdeu a coragem de ir e vir. O temor fez com que não viesse nem mesmo ao enterro do irmão, Iderlando, morto no ano passado. Casarin perdeu o nome, teve sua honra jogada na lama. Mas e agora? 

Irineu Casarin, uma das netas e a esposa Cacilda
União da Vitória, dezembro de 2000. Um homem identificado como Irineu Casarin, portando documento de identidade número 1.486.991-3, é detido e levado à delegacia de polícia local. Era procurado por dois crimes - assalto e formação de quadrilha. Tratava-se de um nome conhecido em meio aos corredores da lei, embora, ainda tivesse um rosto não identificado. Naquele momento, uma trama começava a ser desvendada. Mal sabia a Polícia que, na verdade, não se tratava de Irineu Casarin. O homem preso era Ari Gonçalves dos Santos, membro de uma organização criminosa e responsável por falsificar a identidade de Casarin. Mantinha em seu curriculum uma extensa ficha criminal em todo o estado do Paraná. Seus crimes ocorreram em Goioerê, União da Vitória, Assis Chateaubriand, além de Guarapuava. Mas então, se Ari foi revelado, onde anda e quem é Irineu Casarin?

Irineu Casarin é um sujeito criado e crescido em Campo Mourão. De família humilde, sempre deu duro como pintor automotivo. Afinal, mulher e dois filhos não é brincadeira. Nunca foi rico e também não foi por isso que precisou roubar ou matar. Pelo contrário. Jamais cometeu qualquer espécie de crime. Como a maioria dos brasileiros, seu maior pecado foi trabalhar demais e não conseguir elevar a renda da família. Ou seja, seu “crime” foi ter nascido no Brasil. Hoje, aos 57 anos, Irineu vive longe do país, afugentado, com medo de ser preso por algo que, definitivamente, não cometeu. Irineu é tão somente uma vítima. Foi do céu ao inferno em segundos. E, agora, paga o preço sem dever nada a ninguém.

Seu drama começou em setembro de 1998, enquanto jogava uma partida de futebol no Country Clube de Campo Mourão. Após o término da pelada, retornou aos vestiários quando percebeu que sua carteira havia sido roubada. Desesperado, foi até a delegacia e prestou queixa, indicando ter perdido todos os seus documentos. Segundo ele, naquela época, o escrivão ainda emitia o boletim de ocorrência numa máquina de escrever, cujo carbono, permanecia entre duas folhas de papel. “Eu perdi minha via. Fui até a delegacia e eles informaram que também não mantinham mais documentos daquele ano”, disse Casarin.  

Semanas depois fez novos documentos. Então a vida seguiu até decidir com a esposa, Cacilda, deixar o país para tentar uma vida melhor na Inglaterra. Em setembro de 2002, mudou para Londres. Lá, passou a fazer o que sempre fez no Paraná: pintar carros. Um dia, amigos o informaram que seu nome estava na internet. Diziam que era procurado da polícia brasileira por vários crimes. Então buscou informações sobre o que estava acontecendo. Para sua tristeza, o episódio do roubo da carteira, em 98, encaixou-se no quebra-cabeças, agora, de 2002. Irineu perdeu seus documentos para uma quadrilha, que passou a utilizar seu nome nos mais variados crimes por onde atuou. Seu nome foi ao espaço, para o lixo, assim como sua paz e tranquilidade.

Com nome sujo e ainda procurado pela polícia, a vida de Irineu transformou-se num caos. Até hoje, anda como rato na escuridão, pelas beiradas. Seu drama chegou num ponto que nem mesmo no velório do irmão Iderlando, morto em agosto de 2013, em Campo Mourão, pode estar presente. Irineu foi julgado e condenado sem jamais ter podido se defender. “Como é que voltarei se posso ir preso. Nunca fiz mal pra ninguém. Se não me cuidar acabarei preso por anos até que a justiça apareça”, afirmou.

Casarin vive em Londres há 11 anos. Recentemente foi vítima de um derrame cerebral, deixando-o com algumas sequelas. Atualmente está afastado do trabalho. Mesmo assim, disse ter juntado uma certa quantia para recomeçar sua vida em Campo Mourão. “Quero voltar pro meu país e retomar a vida. Mas como voltarei se posso ir preso”? questiona. Pai, avô por seis vezes e ainda, corintiano, Irineu se apega a Deus torcendo para que o fim de toda esta história tenha um final feliz. E pelo que tudo indica, terá.

Advogado consegue reviravolta no caso
De acordo com o advogado Washington Fragoso Veras, o homem que, ao lado de uma organização criminosa, utilizava o nome de Irineu em crimes, hoje está preso e condenado na penitenciária de Piraquara, no Paraná. Após uma intensa investigação pessoal, o advogado encontrou Ari Gonçalves dos Santos. Para provar que não se tratava de Irineu, pediu provas de suas digitais e, numa audiência em Curitiba, escutou a confissão de Ari. Ali, frente a frente com juiz e promotor, o condenado confirmou ter recebido a identidade de um sujeito chamado Adilson, e, posteriormente, falsificou o documento. Acabou envolvendo o nome de Irineu em crimes como roubo, assalto a mão armada, receptação e formação de quadrilha. Sem medo, temor, ou arrependimento, despejou o nome de outra pessoa ao vento.

Para Fragoso Veras, Irineu foi julgado e condenado injustamente. “Houve um grande erro. É um absurdo. 

Uma falha do sistema prisional do Paraná. Não investigaram nem mesmo suas digitais”, observou. Segundo ele, a justiça já revogou o nome de Irineu em alguns processos. No entanto, ainda existem resquícios que unem seu nome a ações criminais ou a apenas inquéritos. “Ainda a situação não está totalmente resolvida”, disse. Mesmo assim, o advogado garante que Irineu pode retornar ao Brasil sem ser detido. “Neste momento, não existe nada mais que o leve preso”, afirma.

Quadrilha atuava em todo Paraná
Segundo informações, Ari participava de uma quadrilha com intensa movimentação no estado. Mas também atuava na região de Campo Mourão. Tanto é que o tal Adilson, citado por ele como o responsável pela entrega da identidade de Irineu, seria um mourãoense, membro da organização. Antes de ser preso, em União da Vitória, em 2000, a quadrilha realizou um roubo a uma loja naquela cidade. A ação não deu certo. Um cerco da polícia resultou em troca de tiros e um membro – José Adilson do Nascimento, conhecido como Dico da Jurema - acabou morto próximo a Guarapuava. Tal elemento pode ser o “Adilson” descrito anteriormente. Depois disso, Ari Gonçalves dos Santos – fichado como Irineu Casarin -, Ricardo Aparecido da Silva e Ramona Inciso foram presos e condenados, em 2002, a 13 anos de prisão.

Ari foi removido a penitenciária de Piraquara e, até o ano de 2006, ainda era tido como Irineu Casarin. No entanto, foi só o advogado Fragoso Veras entrar no caso para que uma reviravolta acontecesse. Numa investigação intensa, não só revelou a identidade de Ari, como o fez confessar a falsificação ideológica. A partir daí, o quadro para o verdadeiro Irineu, passou a melhorar. Hoje, a trama já está elucidada. Com isso, Irineu pode ter seu direito de ir e vir preservado. E, desta maneira, voltar a sua terra natal para retomar a continuidade de seus desejos e sonhos. Pode até entrar com uma ação de reparação contra o Estado. E nunca é demais lembrar: no Brasil, tudo pode acontecer.  

Dilmércio
Dilmércio Daleffe é jornalista diplomado na Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Atua como chefe de redação no Jornal Tribuna do Interior, em Campo Mourão, Paraná.  

Tânia Alves - "Funeral de um lavrador" (do Morte e Vida Severina)



 
Morte e Vida Severina é um livro do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, escrito entre 1954 e 1955 e publicado em 1955.
O nome do livro é uma alusão ao sofrimento enfrentado pela personagem.
O livro apresenta um poema dramático, que relata a dura trajetória de um migrante nordestino (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável no litoral.

João Cabral de Melo Neto (Recife, 9/01/1920 — Rio de Janeiro, 9/10/1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
Irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre, João Cabral foi amigo do pintor Joan Miró e do poeta Joan Brossa. Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prêmios literários. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.

Funeral de um lavrador é uma composição de Chico Buarque e João Cabral de Melo Neto.

Tânia Maria Rego Alves (12/09/1953) é uma atriz, dançarina, cantora e empresária carioca.

Fantástico mostra absurdo abandono de escolas brasileiras

Confesso que não gosto de assistir noticiários durante a noite por que já passo o dia lidando com reportagens e, infelizmente, veja muitos absurdos sendo cometidos aqui na minha cidade, no Paraná e no Brasil. Mas um domingo desses acabei assistindo o programa Fantástico, da Rede Globo, e estraguei minha noite vendo os absurdos que nossos governantes cometem contra a população mais carente, especialmente os moradores do norte e do nordeste.

Assistam e tentem não se indignar. Assistam e tentem entender como que um país com escolas nesses estados, faltando tudo, pode investir milhões em outros países. Assistam e constatem que muito ainda está por ser feito em nosso Brasil.

Antes que algum IDIOTA ÚTIL venha me cobrar por que não mostro as escolas que funcionam muito bem em terras brasileiras, respondo: "Se 99% das escolas fossem muito bem estruturadas e apenas 1% tivesse com os problemas apresentados na reportagem da melhor rede de televisão do mundo  [sim, acho a Globo a melhor de todas! Tudo que ela faz é do mais alto nível, até mesmo as porcarias como o BBB é feito com alta qualidade e um monte de imbecil assiste e comenta!], seria motivo para estragar o meu dia e me deixar com vontade de virar um super-herói e limpar a minha terra desses bandidos que nos governam e aqueles que os apoiam a troco de um carguinho qualquer.


Programa Fantástico, da Rede Globo, apresenta estado de abandono de escolas no nordeste brasileiro from Luizinho Ferreira Lima on Vimeo.

Estocolmo, a Veneza do Norte!


Apresentação, de autor desconhecido, conta um pouco da história da capital dos suecos. Aperte o player para conhecer as belezas da 'Veneza do Norte'. Vale a pena!


XXX Hot Chili Burger: hambúrguer mais apimentado do mundo já colocou cinco no hospital

Você estaria disposto a colocar sua saúde em risco por um pedaço do hambúrguer mais apimentado do mundo?



Para surpresa geral, tem gente que está. Tanto que o XXX Hot Chili Burger vende bastante, mesmo que para comê-lo seja necessário ter mais de 18 anos e assinar um acordo dizendo que está ciente dos seus perigos e não responsabiliza a lanchonete pelos resultados.

O restaurante responsável pelo XXX, o britânico Burger Off, que fica em Sussex, afirma que o hambúrguer mede colossais 9,2 milhões na Escala de Scoville, usada para medir o grau de ardência ou pungência de plantas. Só para se ter uma ideia de quão apimentado isso é, um molho tabasco jalapenho mede apenas 600 a 800. Mesmo o spray de pimenta padrão, usado geralmente por oficiais da lei, como policiais, mede “apenas” 5 milhões.

O hambúrguer é feito com um molho especial picante com base em uma pimenta-malagueta concentrada, conhecida como piri-piri (variedade de Capsicum frutescens da família das Solanaceae). 3.000 pessoas tentaram comê-lo até agora, mas apenas 59 conseguiram terminá-lo com sucesso.

O XXX pode causar tanto dano ao corpo que cinco pessoas já foram levadas para o hospital depois de dar algumas mordidas no hambúrguer infame. Um deles teve o intestino perfurado e os outros quatro tiveram choque anafilático.

É preciso ser realmente corajoso para encarar essa “refeição”. Segundo o proprietário da lanchonete, Nick Gambardella, o XXX tem sido um enorme sucesso, inesperado, com os clientes. “Por que eles o comem eu não sei. Sempre aviso que é incrivelmente apimentado e lhes dou todas as advertências de saúde. Eu acho que essas pessoas são um pouco loucas por comê-lo, mas tenho certeza que existe um certo nível de pressão social. Um monte de gente o come como um desafio”, explica.

Felizmente, o hambúrguer ainda não matou ninguém, mas não é como se o prato não pudesse ser fatal, já que as complicações vistas pelos consumidores, como choque anafilático, são reações graves que podem resultar em morte. As vítimas têm sintomas como erupção cutânea, inchaço da garganta, problemas respiratórios e pressão arterial baixa.

Apesar do risco envolvido, Gambardella disse que tem o direito de continuar a servir o XXX , enquanto seus clientes quiserem comê-lo. “Obviamente, eu sempre levo as minhas responsabilidades como um varejista de alimentos a sério, mas se os meus clientes querem um alimento superpicante, tenho o direito de dar-lhes o que eles querem”, defende-se. [OddityCentral]

18 de março de 2014

Diante do Sport Recife, o Campo Mourão estreia em casa na Liga Ouro

foto: Ilivaldo Duarte

Hoje é dia de estreia em casa do Campo Mourão Basquete. E o adversário vem de longe, de Recife. 

Depois de perder as duas primeiras partidas diante do Rio Claro, na casa do adversário, os mourãoenses esperam se recuperar nas duas partidas dessa semana, agora jogando diante de sua torcida.

Jogando contra o Lins (SP), os pernambucanos, os únicos representantes do nordeste na Liga Ouro, também perderam as duas primeiras e prometem um duelo de alto nível na quadra do JK, a casa do basquete mourãoense. 

Hora de mostrarmos a força de nossa torcida e 'empurrar' os comandados do técnico Emerson de Souza em quadra. 

Serviço:
Evento: Liga Ouro (Divisão de acesso à NBB)
Confronto: Campo Mourão Basquete e Sport Recife
local: Ginasinho JK, em Campo Mourão
Datas: 18/03 - às 20h e
19/03 também às 20h

Joe Cocker - "A Whiter Shade of Pale"



John Robert Cocker, OBE, (Sheffield, 20/05/1944) é um cantor britânico de rock influenciado pela soul music no início da carreira.

Seu primeiro grande sucesso foi a antológica canção "With a Little Help from My Friends", uma versão da música dos Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page. No mesmo ano ele apareceu no Festival de Woodstock, com um show consagrador, sobre o qual ele fala no livro Woodstock, do jornalista [Pete Fornatale] : "Tivemos uma reação emocionante quando tocamos With a Little Help from My Friends. Foi como um sentido maravilhoso de comunicação. Era o último número do show, eu lembro, mas senti que finalmente tínhamos nos comunicado com alguém".

"A Whiter Shade of Pale" é a canção de estréia da banda britânica Procol Harum, lançada em 12 de maio de 1967. O single alcançou a primeira colocação no UK Singles Chart em 8 de junho de 1967, e permaneceu por seis semanas. Sem muita promoção, atingiu a quinta posição nas paradas americanas.

Piquet vs Senna: A melhor ultrapassagem da história da Fórmula Um

Sebastião Mauro observou bem: O Felipe Massa é muito azarado! Na primeira prova da Fórmula Um do ano, neste domingo, na Austrália, o brasileiro ia largando muito bem e o piloto japonês atravessou toda a pista, nos primeiros metros da prova, para acertar em cheio no piloto da Williams.

Não basta talento, acredito que é preciso ter sorte também para se dar bem no esporte e isso, sorte, é uma coisa que falta, e muito, para o Massa.

Hoje me contento em ver os melhores momentos das provas, mas já fui de acordar cedinho para torcer pelo Fittipaldi, pelo Senna e, especialmente, pelo Piquet.

Por seu lado bad boy, sempre fui mais fã do Piquet. Gosto sempre de rever esta ultrapassagem que o Nelson fez sobre o falecido campeão brasileiro. Assista e relembrem como era emocionante as provas da Fórmula Um [a ultrapassagem ocorre logo a 1 minuto e 45 segundos]. 

Três drogas incrivelmente perigosas que você precisa ‘conhecer’


Nem é necessário dizer o quanto as drogas ilícitas são prejudiciais para a nossa saúde. Naturalmente, a exposição do corpo humano a essas substâncias não poderia resultar num quadro menos desesperador.

O Diário do Curioso apresenta três drogas que podem destruir uma pessoa facilmente e com requintes de crueldade.

Animais de estimação fazem muito bem à saúde!


Você tem um animalzinho de estimação em casa? Gato, cachorro, pássaro, tartaruga? Todos eles são uma fofura, vamos combinar. Mas, o que você pode não ter conhecimento é de que a companhia desses animais traz diversos benefícios à saúde, e isso já é comprovado cientificamente.

A Associação Americana do Coração afirma que ter um animal reduz o risco de doenças cardíacas. Testes mostraram que uma pessoa que sai para passear com seu cachorro, por exemplo, cumpre 54% dos níveis recomendados de exercícios diários, favorecendo o funcionamento do sistema cardiovascular. Especialistas recomendam que as pessoas caminhem com seus animais no mínimo de 150 minutos por semana. A atividade permite também maior disposição no seu dia a dia. Outros estudos esclarecem que acariciar um animal reduz os níveis de estresse. Isso porque, ao passar a mão no animal, nosso organismo libera oxitocina, um hormônio relacionado ao vínculo emocional. Esse processo gera uma sensação de calma e bem-estar.

Enquetes revelaram que quem convive com um animal tem mais disposição, e 82% das pessoas entrevistadas declararam que seu cão ou gato as faz sentir melhor quando estão tristes. Quando brincamos com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam, enquanto os de cortisol diminuem, segundo um estudo publicado no British Medical Journal. No caso das crianças, os resultados também são muito interessantes. Os pequenos que convivem com os animais têm menos chance de desenvolver alergias e/ou asma, já que possuem um sistema imunológico mais forte.

De acordo com outros estudos, animais podem ensinar e orientar as crianças que sofrem de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias. No  geral, a ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz.

Se você ainda não tem um animalzinho, que tal adotar um? Existem muitos abrigos, em diversas cidades, necessitando de possíveis donos para essas fofuras que nos fazem tão bem. (via: Animal Planet)

Em Campo Mourão:
Pais (Associação dos Protetores de Animais Independentes) - fone: (44) 9937 7075

17 de março de 2014

1967: inauguração da quadra de futsal do Estádio Municipal de Campo Mourão

Fornecida pelo seu Osvaldo Wronski, foto mostra a equipe do União no torneio que inaugurou a quadra de futsal do Estádio Municipal (naquela época ainda não era Estádio Roberto Brzezinski e a modalidade era tratada por futebol de salão). 

A quadra do Estádio, como ficou conhecida, tinha o piso de asfalto bruto e durante anos foi palco dos principais jogos de futebol de salão de nossa cidade.

Infelizmente, nem com a ajuda do Biju, do Namir, do Adio, do Chibiu e do Gordinho, conseguimos identificar dois integrantes da equipe. Clique na imagem para ampliar.     


em pé (da esq. para a direita): ..., Abelar Gonçalves Neto (i memorian), Romeu Marczinski (in memorian), Newton Fernandes, Wilson 'Biju' Iurk, 'Chico Gordinho'
agachados:  ..., Namir Piacentini, Joel Albuquerque, Neroir Ramos (in memorian) e Ademar Kaul (in memorian)


Saldanha Rolim e Saulo Laranjeiras - "Arueira" (com abertura de Rolando Boldrin)



Saldanha Rolim e Saulo Laranjeira
Saulo Pinto Muniz, mais conhecido por seu nome artístico Saulo Laranjeira (Pedra Azul, 11/11/1952), é um multiartista (humorista, ator, apresentador, cantor, narrador e compositor) mineiro.

Saldanha Rolim é um cantor e compositor cearense.

Rolando Boldrin (São Joaquim da Barra, 22/10/1936) é um músico, ator e apresentador de televisão brasileiro, entre outras atividades.

Arueira é uma composição de Geraldo Vandré, nome artístico de Geraldo Pedroso de Araújo Dias (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) cantor, compositor e violonista brasileiro, conhecido por ser um dos nomes mais célebres da música popular brasileira. Seu sobrenome é uma abreviatura do sobrenome do seu pai, José Vandregísilo. Autor de Pra não Dizer que não Falei das Flores, muitas vezes chamada de "Caminhando e cantando", composição que se tornou um hino de resistência do movimento civil e estudantil que fazia oposição à ditadura militar durante o governo militar, e foi censurada. 

É só o chefe sair que...


Conheça os benefícios da maca peruana e saiba como inclui-la na dieta


Sete benefícios da maca peruana
1 - Rica em ferro, ótima para prevenir anemias.
2 - Rica em cálcio, auxilia na prevenção da osteoporose.
3 - Promete aumentar apetite sexual – Estudos científicos relacionam a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E com a formação dos hormônios sexuais do organismo, melhorando problemas de falta de libido e de infertilidade.
4 - Ajuda a reduzir os sintomas desagradáveis da menopausa – A combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E auxilia a formação dos hormônios sexuais, aliviando as ondas de calor.
5 - Auxilia dietas de emagrecimento – Por ser rica em fibras, aumenta a saciedade.
6 - Previne o diabetes: por ser rica em fibras, evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
7 - Diminui cansaço – É rica em carboidratos complexos, principal nutrientes responsável pelo fornecimento de energia aos organismo, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que participam das reações relacionadas à produção de energia do organismo.


O que é a maca peruana?
É um tubérculo (raiz) encontrado em uma área restrita do Peru, com o formato parecido com o do rabanete, de cor bege amarelada. É rica em fibras, minerais (principalmente zinco, cálcio e ferro) e vitaminas A, C, D, E e as do complexo B.

Como é o seu gosto?
É bem suave, levemente adocicado, de bem fácil aceitação.

Quais são as variações encontradas no mercado?
Pode ser consumida na versão em pó ou em cápsulas.

Onde podemos encontrá-la?
Na versão em cápsulas, ela pode ser manipulada em farmácias. Já versão desidratada, em lojas de produtos naturais.

Qual é a quantidade diária recomendada?
De 1 a 2 colheres de sopa da versão desidratada, em pó. Já na versão em cápsulas, em média 500mg ao dia.

Como incluí-la na dieta?
Duas colheres de sopa:
No iogurte
Na batida
Em frutas
No lanche da manhã ou da tarde

Do Kibeloco

Aproveitando o chororô desta segunda-feira mostro uma das ótimas brincadeiras que o Kibeloco vem fazendo, ao imaginar bem humoradas manchetes dos jornais no ano de 2030.