7 de fevereiro de 2014

Ainda dá tempo de fazer, de cuidar!

Durante a última campanha política municipal a postagem abaixo, em destaque, foi considerada como propaganda política ilegal e a Justiça Eleitoral mandou que fosse retirada. Não entendi o porque, mas respeitei e a retirei do Blog. 

Não entendi, porque esse é um blog criado para mostrar meus amigos, minhas andanças pela vida esportiva mourãoense, as coisas boas de nossa cidade e como penso. Que estrago faria minha opinião dada num Blog que tem pouco mais de mil acessos por dia? E ele é meu, ninguém mais é responsável por ele...

Enfim, vou mostrar a postagem agora, num momento em que ninguém concorre a nada, mas que vejo minha cidade, onde nasci, cresci e desejo viver para sempre ser exposta, mais uma vez, e como isso ocorreu nos últimos nove anos!, nas páginas policiais dos principais órgãos de imprensa do Paraná. Para quem ainda não sabe, a Polícia descobriu um esquema de coleta ilegal de parte dos salários de servidores mourãoenses comissionados [aqueles que são contratados para cargos de confiança], esquema esse montado, segundo o GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO (GAECO), por membros do alto escalão da administração Regina Dubay. Algo muito parecido com o chamado ESQUEMA GAFANHOTO, que funcionava na Assembleia Legislativa do Paraná e que alguns deputados foram flagrados retendo salários de funcionários daquela Casa de Leis. Alguns deputados, inclusive o ex-prefeito Nelson Tureck, que administrou nossa cidade de 2006 a 2012, registravam pessoas que nem sabiam que faziam parte da folha de pagamento da Assembleia e ficavam com a grana deles, conforme consta no processo criminal que investiga o fato. O processo ainda está em andamento.

Mostro a postagem abaixo para lembrar dos bons tempos em que nossa cidade era destaque por ter o melhor prefeito do Brasil, segundo uma revista de circulação nacional, por ter um dos melhores sistemas de trânsito, pela chegada do CEFET (atual UTFPR, uma iniciativa do ex-prefeito Rubens Bueno, atual deputado federal, mas que foi viabilizada graças a uma parceria em que a prefeitura bancou alguns servidores nos primeiros anos que solidificaram a instituição de ensino na cidade), que tínhamos um time de futebol profissional vencedor e muitas outras coisas boas, mas que ainda tinha muito para ser feito e que foi abandonado nos anos seguintes.

Ia apontar as coisas erradas que vejo pela cidade atualmente, mas não é esse o meu objetivo. Sou daqueles que acredito que ainda dá tempo de fazer, de cuidar, como é o slogan da atual prefeita. Mas é preciso mudar e muito!!!
        
Agora sim, enfim! leiam a postagem que publiquei em meados de 2012 (não salvei e nem lembro da foto daquela matéria e acabei escolhendo uma mais recente que 'filei' no Facebook em que o 'cumpadi' aparece ao lado dos manos e da doce mãe, Dona Alcídea):

Tarjânio, Mariza, Dona Alcídea, Augusto, Janey e Tauillo

Tauillo está na luta para voltar a ser prefeito de Campo Mourão e desejo muito que isso aconteça. Durante o mandato dele (1997 - 2005) foram 'plantadas as principais sementes' para que nossa Campo Mourão fosse uma boa cidade para se viver. Se governada com planejamento, honestidade e organização a cidade estaria excelente e não apenas boa. Tauillo tem uma vantagem sobre todos, ele cuida da coisa pública como se fosse dele, respeita as leis, conhece um por um dos moradores da cidade - sabe o nome de quase todos- e quer para esses e para nós todos que aqui seja o melhor lugar do mundo. Lembro dos bons tempos em que tínhamos time de futebol profissional, nosso futsal disputava para ser o primeiro. Atualmente temos apenas o atletismo e o basquete masculino nos representando em alto nível. Isso, por que conseguiram se beneficiar de todas as vantagens que a Lei de Incentivo ao Esporte lhes oferece (Lei, aliás, que foi implantada no governo Tauillo Tezelli) e 'aprenderam a andar' sem precisar da administração municipal. Não vou entrar em detalhes sobre educação, saúde, habitação, etc. por que não foi para isso que postei a foto. Só aproveitei para mostrar minha admiração pelo compadre e decepção com nossos atuais administradores.

Não, Tauillo não é perfeito e nem o salvador da pátria -- tem defeitos, e muitos!, como todos nós--, mas é a pessoa certa para reconduzir e reorganizar nossa cidade, que está a deriva, rumando sabe-se lá para onde. 

Zeca Baleiro - "Calma Aí, Coração"



José Ribamar Coelho Santos (São Luís, 11/04/1966), mais conhecido como Zeca Baleiro, é um cantor, compositor, cronista, e músico brasileiro de MPB. Zeca já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz e Claudia Leitte. Em 2011, lançou um livro de crônicas intitulado Bala na agulha. Atualmente, além da carreira de músico, é colunista mensal da revista Isto É.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana e mais locados de janeiro/2014















OS MAIS LOCADOS DE JANEIRO/2014

1) Elysium ... ficção 
 2) Z: Guerra Mundial ... ação/terror 
 3) Círculo de Fogo ... ficção 
 4) Meu Malvado Favorito 2 ... animação 
 5) Percy Jackson e o Mar dos Monstros ... aventura 
 6) Wolverine Imortal ... Ação/aventura 
 7) O Cavaleiro Solitário ... faroeste/ação 
 8) Ataque à Casa Branca ... ação 
 9) Truque de Mestre ... ação 
 10) Red 2: Aposentados e ainda mais perigosos ... ação/comédia


Fotógrafo registra onda gigante com 'rosto'


O fotógrafo Simon Emmett registrou no início desta semana, no balneário de Lyme Regis (Inglaterra), um onda gigante com um detalhe curioso: a forma de um "rosto de perfil". 

Emmett publicou a imagem, que se tornou viral, na sua conta no Facebook:


Refúgio animal em Arkansas é o lar de 60 bichos diferentes que convivem em harmonia


O Rocky Ridge Refuge, um refúgio para animais em Arkansas, nos EUA, é o lar de um grande grupo de bichos que parecem se dar extraordinariamente bem.


O refúgio foi criado por Janice Wolf há 20 anos, para ajudar tanto animais selvagens quanto domésticos que necessitassem de cuidados médicos ou uma nova casa. Até 60 criaturas diferentes vivem ali ao mesmo tempo, embora alguns sejam residentes de longa duração, como Cheesecake, a capivara, Crouton, a tartaruga africana, Barcode, a zebra, Butterbean, o cão bull terrier e Bazinga, o cavalo miniatura.


Mesmo com todos esses animais, o mais surpreendente sobre o refúgio é provavelmente o fato de que ele é o esforço heroico de uma só mulher. Janice cuida de todo o lugar com ajuda principalmente de doações, embora a popularidade recente do refúgio no Facebook lhe permitiu começar a vender calendários também.

Veja algumas belas imagens de animais de diversas espécies que convivem alegremente no Rocky Ridge: [Revoada] 















6 de fevereiro de 2014

Gafanhotos em Campo Mourão?

Impressão minha ou desde ontem que nossa cidade está com um 'cheiro' de gafanhoto no ar...!!!????


George Benson - "Give Me The Night"



George Benson (Pittsburgh, 22/03/1943) é um guitarrista norte-americano de Smooth jazz. É considerado um dos maiores guitarristas de toda história.

Vídeo: emocionante reação de criança que vê chuva pela primeira vez

Veja só a reação da Kayden, uma menina de 15 meses que vê chuva pela primeira vez. Emocionante a reação, parece que ela gostou muito!

Curitibanos na praia - parte 1

Conheça a casa mais isolada do mundo


Já pensou em morar em um lugar totalmente isolado do resto mundo? Sem tecnologias, transporte e até vizinhos? A casa de Bjork é assim. Localizada na pequena ilha de Elliðaey, ao sul da Islândia, a casa é na verdade um alojamento construído por caçadores especializados em caçar papagaios-do-mar, uma atividade comum na Islândia. 

Segundo informações do site Hypeness a ilha abrigava antigamente uma comunidade de cinco famílias que viviam da pesca e caça. Com o tempo, o grupo foi embora e a Associação de Caça de Elliðaey resolveu construir o alojamento. Ele foi inaugurado na década de 1950 e é usado até hoje. Alguém arrisca uma visita? 


(fonte: Bonde)

5 de fevereiro de 2014

Bernardinho e os mourãoenses no CFZ - 1997

Foto de 1997 mostra 'mourãoenses' ao lado do técnico Bernardinho durante a inauguração do Centro de Futebol Zico (CFZ) em Campo Mourão.

O Centro de Futebol foi um iniciativa de empresários da cidade, em parceria com o craque carioca, para instalar uma escola para a formação de atletas, principalmente os asiáticos. Mas a crise que assolou a Ásia logo a seguir dificultou a vinda dos estrangeiros, que seriam os responsáveis pela manutenção do CFZ, e fez com que o projeto não se viabilizasse. Alguns coreanos estiveram por aqui, se integraram facilmente à cidade, mas não foi o suficiente.

Nesse dia, da inauguração, choveu demais e mesmo assim centenas de pessoas foram até o Centro de Futebol Zico, na saída para Cascavel onde atualmente funciona uma Faculdade., para ver os craques do futebol Zico, Adílio, Andrade, Reinaldo, todos do Flamengo, e, claro, o já multicampeão técnico do vôlei brasileiro Bernardinho. 

Na foto estão as fisioterapeutas Shirley Saavedra, Afifi Saab Piacentini, o radialista Gerson Maciel e o massagista uruguaio, radicado há anos em Campo Mourão, Nestor "Gringo". Clique na imagem para ampliar.

Afifi Saab Piacentini, Shirley Saavedra, Bernardinho, Gerson Maciel e Nestor "Gringo"
Inauguração Centro de Futebol Zico
Campo Mourão/PR - 1997

  

Paul McCartney - "Michelle"

Humor e filosofia nas redes sociais






Outono na Patagônia

Clique no player para ver belas imagens e descobrir que a Patagônia não é apenas gelo. Encontrei a apresentação na internet, mas não descobri o nome do autor.




A Patagônia argentina é uma região geográfica da Argentina formada pelas províncias de Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo.
Planalto localizado no sul do país predominantemente frio e úmido. Paisagem composta por florestas,geleiras e lagos.
O significado para Patagônia é Pé Grande, devido aos nativos que foram confundidos com gigantes.
A região vem se destacando no contexto mundial pelos ricos vinhos ali produzidos, em especial aqueles produzidos com a variedade Malbec.

No Twitter, Roger, do Ultraje a Rigor, responde a deputado do PT



Crítico de Joaquim Barbosa, André Vargas é investigado no STF por caixa 2
Agência Estado

Crítico do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelas condenações de seus colegas de partido no esquema do mensalão, o deputado André Vargas (PT-PR) é alvo de inquérito por suposto crime de caixa dois que pode lhe render, se condenado, até cinco anos de prisão, além de multa.

Vice-presidente da Câmara, Vargas aproveitou a presença do ministro Joaquim Barbosa em solenidade de reabertura dos trabalhos na Casa Legislativa para protestar em favor dos colegas José Genoino (condenado a 6 anos e 11 meses) e José Dirceu (condenado a 10 anos e 10 meses), repetindo o gesto do braço levantado com o punho cerrado que os dois fizeram ao se entregar em novembro.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou, ainda, imagens de uma troca de mensagens entre Vargas e um interlocutor na qual ele expressa desejo de dar uma "cotovelada" no ministro, acomodado ao seu lado durante a cerimônia.

O processo que envolve Vargas foi aberto no STF no final do ano passado para investigar denúncia de que ele teria omitido da sua prestação de contas à Justiça Eleitoral a contratação de cabos eleitorais. "O inquérito é para apurar o artigo 350 do Código Eleitoral, o popular caixa dois", confirmou o advogado de Vargas, Michel Saliba Oliveira. O artigo diz que é proibido "omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais."

Vargas não admite a contratação dos cabos eleitorais. A defesa sustenta que o trabalho foi voluntário, o que não implicaria em remuneração. "Não há contrato de trabalho", afirma seu advogado. A denúncia envolve cerca de 20 pessoas.

Em fevereiro deste ano, o STF autorizou a Polícia Federal a prosseguir nas investigações da denúncia. A assessoria do ministro Teori Zavascki, relator do processo, disse que não comenta o caso, embora não esteja sob sigilo.

4 de fevereiro de 2014

Carlos Humberto "Betão" Ferraz - 1960 * 2014

Maria Helena Pontes Soares, Carlos Humberto "Betão" Ferraz (para sempre na memória!), Maria Helena de Lana e Luizinho Ferreira Lima - Campo Mourão/PR - 1976
Carlos Humberto Ferraz, o Betão, velho e bom amigo desde os primeiros anos de Colégio Estadual, lá em 1971, nesse sábado à noite, dia 1º, foi ao banheiro e morreu subitamente, provavelmente por um infarto.

Não por ser meu amigo, mas ele era gente boa demais e curtiu a vida como poucos, mesmo assim acho que ele 'se foi' cedo demais. Fotos mostram ele em 1976 e recentemente. Descanse em paz!.




Bread - "Make It With You"



Bread foi uma banda norte-americana de rock, formada em 1968, em Los Angeles, na Califórnia, tendo sido bastante popular no início da década de 1970.
 
O Bread foi formado em 1968, a partir do encontro entre David Gates e Jimmy Griffin. Acrescidos da presença de Robb Royer, o grupo começou a tocar nos bares de Los Angeles e contratado pela gravadora Warner/Elektra - inicialmente apenas para ser uma banda de estúdio. O baterista Mike Botts se juntou a eles em seguida.

O primeiro single da banda, "Make It with You", alcançou o primeiro lugar da parada norte-americana da Billboard, em 1970. O sucesso inesperado com o álbum "Bread", de 1969, fez com que a banda começasse a realizar apresentações ao vivo pelos Estados Unidos.

O soft-rock de fácil assimilação conquistou as paradas norte-americanas, com destaque para "If", "Everything I Own", "Baby I'm-A Want You", "Guitar Man, "Diary" e "Aubrey". Ao mesmo tempo, criou-se um choque de egos entre seus componentes Gates e Griffin. A banda iria acabar em 1973.

Três anos mais tarde, reencontraram-se para lançar um último trabalho, "Lost Without Your Love", também bem recebido pela crítica e público.

Nova campanha para embelezar a cidade. Ouça!

Alguém se equivocou e enviou essa mensagem para mim... como me preocupo muito com nossa Campo Mourão, passo ela adiante e peço atenção especial do Tuta Casali, Paco Spilka, Marcelo Silveira, Getulinho Ferrari, Carlos Gabriel, Versi Sequinel, Brunão Couto, Marcelo 'Filézinho', Odair "Izamar", Antonio Kiwel e muitos outros mourãoenses...

Clique no player e ouça importante campanha da prefeitura para embelezar a cidade.

Atividade física em excesso causa acúmulo de radicais livres

Ao longo dos anos isto pode levar a perda da força natural e resistência
 


Radicais livres: mais uma salada de letras que assombra aqueles que se preocupam com a boa saúde e tem na atividade física regular um meio de obtê-la.

Radicais livres são frações de moléculas, fragmentos, que resultam de todo o processo da produção de energia pelo tecido muscular. Eles são extremamente instáveis e sua ativação causa lesão do tecido muscular.

Embora o metabolismo exigido na produção de energia para atividade física termine na formação desses radicais, além de outras moléculas, somente o excesso de exercícios, atividade física intensa e prolongada, faz com que o seu acúmulo seja prejudicial à saúde. Excluindo carências nutricionais e doenças, basta que a atividade física seja de intensidade moderada em seu volume semanal para prevenir o problema.

A atividade física intensa consiste em um consumo máximo de oxigênio e é algo extenuante. Envolve realizar um treino por um período maior do que aquele com o qual estava habituada. Outras características são fazer um treino mais extenuante do que o normal e realiza-lo mais de três vezes por semana.

No entanto, se por qualquer razão você for obrigado a se submeter a um treinamento intenso, esteja preparado para os efeitos nocivos como consequências do acúmulo desses radicais que vão desde dor devido ao processo inflamatório que se estabelece até grandes destruições de tecido muscular.

Entre os fatores que desencadeiam a lesão muscular pelo efeito nocivo dos radicais livres, o estresse mecânico vinculado ao excesso, é um dos mais relevantes, principalmente se resultado de exercícios musculares excêntricos. Tratam-se daqueles que vão além da capacidade do músculo de produzir energia e assim ele realiza um movimento contrário a sua ação. Um exemplo disso é o cotovelo que se abre para fora quando a pessoa carrega muito peso.

Como consequência, há fadiga e perda de força que é maior do que a produzida pelos trabalhos concêntricos, movimento a favor da contração do músculo, embora estes em excesso possam trazer efeito semelhante.

É fácil perceber que a persistência da alta intensidade dos exercícios de maneira continuada e prolongada leva a danos ao tecido muscular. Estes danos podem ser permanentes e se agravam com a perda natural da força e resistência ocorrida com o passar dos anos.

Outro ponto principal a ser esclarecido é a ação do oxigênio, ou da falta dele. A atividade física intensa e prolongada impede o adequado aporte de oxigênio, mais uma causa de estresse na produção de energia pelo músculo. Este fenômeno leva a uma menor produção de antioxidantes como as vitaminas A, E, C e de elementos como o zinco e magnésio, essenciais no bloqueio da indesejada ação dos radicais livres.

Como prevenir o problema
Ficou com má impressão lendo este artigo? Então vamos desfazê-la: pratique atividade física moderada e regular que seus radicais livres serão naturalmente combatidos pela produção adequada de antioxidantes e você continuará usufruindo tudo o que de bom o exercício traz para o nosso organismo. Além disso, mantenha uma dieta balanceada com grande variedade de alimentos.  (do: Minha Vida)

Nene... lave bem o pistolim... (coisas que a serra fala! agora no litoral)

Getulinho Ferrari me enviou e eu logo lembrei dos Fiorese e da dona Terezinha Riva, sogra dele. E não é que foi ela que compartilhou com o genro. 
Assistam e divirtam-se com os jeito todo particular de falar dos gaúchos, principalmente aqueles que desceram a serra e conquistaram esse 'Brasilzão'.