24 de janeiro de 2014

Seu Armando Gonçalves Neto e a filha Arlene - Campo Mourão anos 1970

Do álbum do Jayminho Bernardelli no Facebook, foto dos anos 1970 mostra o saudoso Armando Neto ao lado da filha Arlene. 

Seu Armando, ao lado dos manos Hamilton e Abelar, também já falecidos, comandava o Bar do Caiçara, que por muitos anos era a principal lanchonete da cidade e funcionava ali no calçadão da Índio Bandeira, entre a Harrison José Borges e a Rua Brasil.

A linda Arlene reside atualmente em Curitiba, onde é professora de Yoga e Tai Chi Chuan. Murillo, mano dela, era meu amigão da adolescência e, se não me engano, fomos vizinhos ali na Manoel Mendes Camargo. Clique na imagem para ampliar. 

Seu Armando (in memorian) e Arlene Neto 

Neil Young - "Southern Man"



Neil Percival Young (Toronto, 12/11/1945) é um músico e compositor de origem canadense, que fez sua carreira nos Estados Unidos. Conhecido por sua voz suave e suas letras pungentes, Young é uma lenda do rock americano, mas seu estilo musical também inclui o folk e o country rock, alternando com álbuns mais "pesados" em que algumas músicas se aproximam do hard rock, com guitarras "sujas" e longos solos improvisados com muita distorção. Seus shows são verdadeiras celebrações de rock usualmente acompanhado da banda Crazy Horse, que o acompanha desde o início da carreira. Foi considerado o 17º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana













A letra do Menino de Porteira salva qualquer cantor...

Enviado pelo Ricardo Célio Amaral, Rio Verde (GO). 


Mineiro, de Belo Horizonte, Marcus Vinicius Barbosa é cantor, compositor e instrumentista. 



Velhinho bom de manobra (pegadinha alemã)

Enviado pelo Antonio Carlos Custódio, popular "Bafo"

23 de janeiro de 2014

Gabriel e o penteado 'lambida de vaca'

Carlos Gabriel e o corte 'lambida de vaca'

Aproveito que ele está de férias, aproveitando as delícias do litoral brasileiro, e mostro o Carlos Gabriel Zanata logo após após uma delicada "operação chapinha quente". Assim como o Clermont D'Ávila, ele se arrependeu de imediato, abandonou o corte 'lambida de vaca' e voltou para o penteado encaracolado.  


RPM - "Loiras Geladas"



Revoluções por Minuto (também conhecida somente por RPM) é uma banda de rock brasileira surgida em 1983, tendo sido uma das mais populares do país nos anos de 1984 a 1987. Foi uma das bandas mais bem sucedidas da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira. Eles venderam mais de 5 milhões de discos em sua carreira.

Mussum e Tião Macalé: os mestres do 171

Dez coisas que o seu smartphone pode fazer e você não sabia

A cada novidade que surge no ramo dos smartphones, só é confirmada a capacidade desses computadores de mão de efetuarem diversas funções irrestritas ao ato de ligar. Será que você conhece todas elas? Para dar uma força e ajudá-lo a aproveitar ao máximo o potencial do seu celular, o TechTudo destacou algumas delas, acompanhe.

- Webcam
Muitos smartphones, atualmente, oferecem duas câmeras, o que possibilita que uma delas possa funcionar com webcam, que pode ser conectada a seu desktop. Para isso, basta instalar uma versão do aplicativo Mobiola no seu PC e uma versão mobile no iPhone, BlackBerry, Windows Mobile Pocket PC, Windows Mobile Smartphones ou Symbian S6.

Mobiola transforma seu smartphone em uma webcam para o PC (Foto: Divulgação)

O programa, infelizmente não tem uma versão para o Android, mas não faltam opções na loja Google Play. É possível levar a funcionalidade de webcam wireless para esse sistema operacional usando aplicativos como o DroidCam.

- Scanner
Há muito tempo escanear documentos deixou de ser uma funcionalidade exclusiva dos aparelhos de scanners, pois, atualmente, até as impressoras já trazem esse recurso. Para deixar o serviço mais completo e portátil, que tal usar o smartphone para essa função? O procedimento é simples: basta instalar alguns apps apropriados. Muitos deles, inclusive, permitem o reconhecimento de caracteres, copiar e colar textos para outros programas e ainda armazenar e organizar os documentos, além de fazer algum tipo de edição. Entre as opções disponíveis para essa funcionalidade destacam-se o TurboScan (iOS), Droid Scan Lite (Android), CamScanner (iOS, Android e Windows Phone), Handyscan (Windows Phone) e muitos outros.

CamScanner é um dos apps que pode transformar seu smartphone em um scanner (Foto: Divulgação)

- Ajudar a localizar seu carro (ou outro objeto)
Em locais onde uma grande quantidade de carros são estacionados, encontrar o seu pode ser uma tarefa difícil. Com ajuda de um aplicativo como o Park Me Right (Android) e o Find My Car (iOS), entretanto, você receberá uma ajuda a mais. Ao usar o programa para marcar onde o deixou, ele te dará as coordenadas exatas na hora do retorno. Essa funcionalidade pode ser usada também para achar uma série de outros objetos fixos.

Park Me Right mostra onde está seu carro (Foto: Divulgação)

- Hotspot Wi-Fi
O Hotspot Wi-Fi é um dos recursos mais usados em smartphones. Com um app específico, ou até mesmo a própria funcionalidade nativa do sistema operacional (que é o caso dos principais sistemas atuais), você consegue compartilhar a conexão 3G de seu celular com outros dispositivos e outras pessoas poderão ter acesso à Internet. O recurso transforma o seu smartphone em um ponto de acesso Wi-Fi com opções de segurança para o acesso.

Opções como o Acesso Pessoal do iOS faz do smartphone um hotspot Wi-Fi (Foto: Divulgação)

- Identificar objetos e até obras de arte
Fazer uma pesquisa sobre determinado assunto está cada vez mais à mão dos interessados em obter conhecimento. Com a função Google Goggles, é possível fazer uma busca apenas apontando a câmera para o objeto e capturando a sua imagem. A funcionalidade está embutida no app Google Search (iOS, Android e Windows Phone). Ela procura identificar o item apontado e, em seguida, exibe as informações encontradas na web. O recurso é muito útil e permite identificar desde objetos simples a obras de arte, o que amplia as diversas possibilidades de seu uso.

Google Goggles identifica objetos apenas capturando uma foto (Foto: Divulgação)

- Traduzir conversas em tempo real
A barreira das línguas também pode ser reduzida com o uso de um smartphone. Usando apps como o Google Translate (iOS e Android), basta ter uma conexão de de dados, falar e receber a tradução. Para completar, o aplicativo ainda oferece a pronúncia da tradução. Há outros apps com funcionalidades parecidas, mas boa parte deles utilizam internamente o serviço do Google e não são tão completos quanto o tradutor do Google.

Google Translate permite fazer tradução em tempo real (Foto: Reprodução/The Next Web)

- Ouvir rádios personalizadas e online
Ao contrário do que alguns imaginavam que aconteceria, a Internet não acabou com as rádios. Contradizendo as previsões, agora, é possível ouvir rádios de qualquer lugar do mundo, e com apps como Rdio e TuneIn, você terá suas canções favoritas na palma da mão, por meio da conexão de dados do smartphone. Há diversas ofertas de apps que permitem a escolha do gênero musical, combinar estilos e até mesmo montar uma rádio com a programação que você quer.

O TuneIn é um dos apps que leva várias rádios para o seu smartphone (Foto: Divulgação/Tuneln)
- Conversar com pessoas que assistem ao mesmo programa de TV ao vivo
Diante de um contexto de intenso compartilhamento de informações, uma conversa trivial sobre programas de TV tem se tornado um processo cada vez mais global. Apps como Sappos e Twitter colocam nas mãos dos usuários os recursos que eles precisam para acompanhar a programação de canais abertos e pagos, comunicarem-se e trocarem ideias ao vivo sobre a programação da telinha. Essa combinação de interação social com mobilidade garante que muitas pessoas possam participar do debate, independente de onde estejam.

Sappos permite "discutir" sobre o que está passando na TV (Foto: Divulgação/Sappos)

- Controlar vídeos do YouTube pela TV
Apesar de o YouTube já estar presente na maioria das SmartTVs, agora, apps como Twonky Beam (iOS, Android) permitem interagir com a interface da rede social de vídeos por meio da tecnologia DLNA, tornando bem mais completo o uso dela na TV. O aplicativo vai além da simples interação com o YouTube e pode ser muito útil para quem deseja usá-lo como “controle remoto”.

Twonky Beam é o controle remoto do YouTube para a SmarTV (Foto: Divulgação)

- Monitorar frequência cardíaca
O smartphone tem sido usado para acompanhar atividades físicas e agora serve até para monitorar a frequência cardíaca de uma pessoa. Isso é possível graças ao uso de apps como o Instant Heart Rate, que identifica seu ritmo cardíaco sem a necessidade de qualquer outro equipamento, apenas colocando o dedo na frente lente da câmera. Com isso, o programa detecta suaves mudanças na coloração da pele pelo fluxo de sangue entre cada batida do coração e, assim, consegue medir seus batimentos cardíacos.

Instant Heart Rate  mede a frequência cardíaca usando a câmera (Foto: Divulgação)

- Ensinar uma outra língua
Com a aproximação de distâncias gerada pela Internet, para aprender outra língua não é mais preciso estar em uma sala de aula. Com os smartphones, isso ficou ainda mais fácil. Basta instalar um aplicativo, praticar todos os dias e evoluir aos poucos, em qualquer lugar que você esteja. O maior expoente dessa modalidade é o Duolingo, considerado o aplicativo do ano pela Apple.

Duolingo permite aprender outra língua no smartphone (Foto: Divulgação)
O uso de smartphones com apps específicos abre espaço para uma série de possibilidades que podem facilitar ainda mais a vida dos usuários. Tudo depende da sua necessidade, do hardware e da disponibilidade de aplicativos para a plataforma de seu smartphone.

Raro diamante azul é descoberto na África do Sul


Pedra, de 29,6 quilates, pode valer milhões de dólares

Um raro diamante azul foi descoberto em uma mina na África do Sul.

A pedra, de 29,6 quilates, foi encontrada pela empresa Petra Diamonds em Cullinan, a 40 quilômetros ao nordeste de Pretória, capital executiva do país.

"O diamante é uma das pedras mais excepcionais descobertas em Cullinan durante a nossa operação", afirmou a companhia.

Em 2013, a empresa já havia descoberto um diamante azul de cerca de 25,5 quilates no local, posteriormente vendido por US$ 16,9 milhões (R$ 40 milhões).

Valor milionário
Especialistas acreditam que o diamante pode ser vendido por um preço recorde.

"A pedra é de uma azul muito vívido, com extraordinárias saturação, tonalidade e claridade, e tem o potencial para se tornar uma pedra polida de grande valor e importância", afirmou a companhia Petra, por meio de um comunicado, na terça-feira.

A mina de Cullinan já produziu centenas de pedras de altíssimo valor e é famosa por seus diamantes azuis – considerados os mais raros e cobiçados de todos os diamantes.

O local foi adquirido pela empresa Petra Diamonds em 2008. A companhia também opera em Botsuana e na Tanzânia, ambos na África.

Após lapidação, um diamante similar de 26,6 quilates descoberto pela companhia em maio de 2009 alcançou um valor pouco abaixo de US$ 10 milhões (R$ 23,6 milhões) em um leilão promovido pela Sotheby's.

Outro diamante azul de Cullinan foi leiloado por US$ 10,8 milhões (R$ 25,5 milhões) em 2012 e registrou um novo recorde de preço por quilate.

Em 1905, também na mina, foi descoberto o diamante azul Estrela da África, o segundo maior diamante lapidado do mundo.

A pedra, de 530 quilates e em forma de pera, foi dada de presente ao então rei Eduardo 7º e se tornou parte das joias da Coroa britânica. (via: BBC Brasil)

22 de janeiro de 2014

Banestado Futsal (Cancha Tagliari - anos 1970)

Publiquei essa foto no semanário 'Entre Rios', lá em 2005, como se a equipe tivesse conquistado o título de um campeonato realizado na recém inaugurada Cancha Tagliari, quebrando hegemonia da Associação Tagliari, mas fui corrigido pelo Ademar Salvadori, que afirma que o Banestado nunca conquistou um campeonato mourãoense. De qualquer forma, continua sendo um timaço.

Nessa época, início dos anos 1970, os campeonatos da cidade eram disputados pelas equipes da Teuto Brasil, Drogacid, AABB, Banestado e do Tagliari, que serviam de base para formar a seleção de Campo Mourão.  

Na foto, destaque para Louri, Luizinho Kloster e James Klank, que durante anos defenderam com muitas conquistas o futsal mourãoense.  Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Ademar Salvadori, Luiz Carlos Klank (in memorian), Juacir Piacentini, Louri da Silva, James Klank e João Résio.
agachados: Romeu da Silva (Casablanca Videolocadora), Luizinho Kloster e Fernando “Japonês”. 


Orishas e Heather Headle - "Represent (Havana Night)"



Orishas é um grupo de três cubanos [Roldán González, Youtel Romero e Joel Pando] que misturam hip hop com sons tradicionais da ilha do Caribe (rumba, son, guaguancó ...).

Heather Headley (nascida em 5/10/1974) é ​​uma trinidad-americana cantora de RB e Soul, produtora musical e atriz.

As 5 cobras mais venenosas do mundo


Estima-se que todos os anos, ocorram de um a dois milhões de acidentes envolvendo cobras e seres humanos. Destes, cerca de 50 mil resultam em mortes. Pensando neste tema, o Diário do Curioso resolveu buscar as 5 cobras mais venenosas do mundo. Confira!

 

Animais fazendo a nossa alegria

No Facebook, minha neta Ana Letícia, essa lindeza ai ao lado, maquiada de boneca de pano, compartilhou esse divertido vídeo com animais e eu o divido com vocês. Divirtam-se

Confira as 25 piores senhas da internet em 2013


A empresa SlashData publicou no último sábado sua lista com as senhas mais comuns na internet em 2013, portanto, consideradas as piores. Pela primeira vez desde que o ranking passou a ser divulgado, a palavra "password" - senha, em inglês - perdeu o lugar mais alto do pódio para a sequência "123456".

A lista foi fortemente influenciada pela invasão maciça aos servidores da Adobe, em outubro do ano passado, que expôs 38 milhões de contas ativas. Não à toa as senhas "adobe123" e "photoshop" (software pertencente à empresa) aparecem pela primeira vez no levantamento, rankeadas na 10ª e 15ª posições, respectivamente.

Segundo a SlashData, impressiona a quantidade de senhas simples como "ilove you", "1,2,3,4" e "000000", que se mantêm populares apesar dos esforços das empresas para dificultar registros que sejam facilmente identificáveis por usuários mal-intencionados.

Confira abaixo a lista com as 25 piores senhas da internet e o desempenho de cada uma em relação à pesquisa do ano passado.

1) 123456 ... Subiu 1 posição

2) password ... Caiu 1 posição

3) 12345678 ... Manteve-se igual

4) qwerty ... Subiu 1 posição

5) abc123 ... Perdeu 1 posição

6) 123456789 ... Estreante 

7) 111111 ... Subiu 2 posições

8) 1234567 ... Subiu 5 posições

9) iloveyou ... Subiu 2 posições

10) adobe123 ... Estreante 

11) 123123 ... Subiu 5 posições

12) admin ... Estreante 

13) 1234567890 ... Estreante 

14) letmein ... Caiu 7 posições

15) photoshop ... Estreante 

16) 1234 ... Estreante 

17) monkey ... Caiu 11 posições

18) shadow ... Manteve-se igual

19) sunshine ... Caiu 5 posições

20) 12345 ... Estreante 

21) password1 ... Subiu 4 posições

22) princess ... Estreante 

23) azerty ... Estreante 

24) trustno1 ... Caiu 12 posições

25) 000000 ... Estreante 

21 de janeiro de 2014

Cine Plaza Futsal - 1968

Seu Avelino e a neta Ronise/1983
Nesta edição, com foto fornecida pelo meu pai, Irineu F. Lima, e com a ajuda do Wilson “Chibiu” Gomes mostramos a equipe de futsal do Cine Plaza, montada e dirigida, em 1968, pelo seu Avelino Piacentini (sempre na memória!), que sempre foi um dos mais atuantes esportistas de nossa cidade. 

Nesta época os campeonatos mourãoenses eram disputados nas canchas de asfalto bruto do Clube 10 e do Estádio “RB”. Inclusive, após a morte de Ilton Fantin, o Reizinho, num acidente de automóvel entre Campo Mourão e Peabiru, a extinta cancha do Clube 10 foi denominada com o nome dele.  

O Cine Plaza pertencia à família Ferrari. Clique na imagem para ampliar 


Em pé (da esq. para a direita) : Ilton “Reizinho” Santin (in memorian), Irineu “Caxinha” F. Lima, Ângelo e Adilson Feitosa,
Agachados: Antonio Fabrício “Canhoto” da Neves (in memorian), José “Catarina” Américo e Ênio. 
(publicado no extinto semanário "Entre Rios", em 2006)

Tupac - "How Do You Want It"



Tupac Amaru Shakur (Nova Iorque, 16/06/1971 - Las Vegas, 13/09/1996), mais conhecido pelos seus nomes artísticos 2Pac, Makaveli ou apenas Pac, foi um rapper estadunidense. Críticos e membros da indústria fonográfica o nomeiam como o maior rapper de todos os tempos. Em 2010, ele já havia vendido pelo menos 75 milhões de cópias pelo mundo. 

Na noite de 7 de setembro de 1996, Tupac foi atingido por quatro tiros em um tiroteio, na cidade de Las Vegas. Ele faleceu seis dias depois, vítima de insuficiência respiratória e parada cardíaca, na Universidade Médica de Nevada. Após sua morte, o jornal americano The New York Times o citou como "o maior rapper de todos os tempos".

Incrível projeto para transporte coletivo sem congestionar as vias públicas

Se alguém conseguiu bolar esse vídeo, outros saberão como transformá-lo em realidade muito em breve!

O marroquino que aprendeu tudo de futebol com o Kiwel, o Brunão ou o Robertinho 'Delícia'...!!!

Ismael Hamdaoui, também conhecido como Issy “Hitman” Hamdaoui, é um marroquino que fez seu nome com dribles e jogadas incríveis no futebol de rua.

Issy “Hitman” Hamdaoui faz seus truques com a bola desde os 14 anos, quando inventou o famoso drible “Akka 3000″. Ele já trabalhou em vários comerciais para a Nike, ao lado de grandes estrelas como Messi e Sneijder. 

No vídeo abaixo podemos vê-lo aplicando sua jogada mais famoso, “Akka 3000″, em um partida de futsal entre o Barcelona e CVZ Breendonk, da Bélgica.



Para quem não sabe, Brunão (Bruno Couto), Kiwel (Antonio Kiwel, o descobridor da Pasmônia!), e Robertinho 'Delícia' (Sfiharia do Roberto) são companheiros de pelada de futebol suíço no Clube dos Trinta.

Sinais misteriosos intrigam moradores de pequena cidade catarinense

Desenhos geométricos surgem em plantações há seis anos em Ipuaçu (SC). 
Perito diz que figuras não são humanas


A pequena cidade de Ipuaçu, no Estado de Santa Catarina, localizada a 560 km de Florianópolis, virou ponto turístico e de estudo para os amantes da ufologia, o estudo de fenômenos causados por Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). E o que tem atraído os olhos dos especialistas são as recorrentes aparições de misteriosas figuras geométricas nas plantações de trigo e triticale da cidade. Para eles, Ipuaçu recebe visitantes “não terrestres” entre os meses de outubro e novembro, desde 2008, quando o primeiro agroglifo foi visto.

Os últimos sinais foram registrados no dia 2 de novembro, por volta das 8h, em um campo de trigo. A primeira imagem é de uma espiral com 13 faixas no sentido horário com 54,6 metros de diâmetro. O segundo era composto por um círculo com um hexágono com os mesmos 54,6 metros de diâmetro. Para o ufólogo Ademar Gevaerd, os sinais são mensagens que precisam ser traduzidas. “Nenhum outro local do Brasil já registrou o fenômeno. Essas figuras carregam uma mensagem ainda não decifrada”, explica.


Há 20 anos atuando como perito do Instituto de Criminalística (IC) do Paraná, Inajar Antonio Kurowski visitou Ipuaçu e escreveu um relatório sobre o caso. Curioso pelo tema desde criança, ele relatou no documento que os desenhos “geométricos, simétricos e harmônicos" não poderiam ser realizados por força humana. “A estética até pode ser reproduzida e falsificada, mas não há explicação para as alterações físicas de plantas e solos e a mudança do campo eletromagnético dentro das figuras”, defende.

O prefeito de Ipuaçu, Denilso Casal, conta que lutou contra o próprio ceticismo, em 2008, quando pisou em uma área com um símbolo. “Acho que não estamos preparados para esse contato [com seres extraterrestres]. No começo, não acreditava. Mas depois de seis anos não dá para ignorar”, diz. Para Casal, o evento ainda é uma incógnita, mas é claramente realizado por uma inteligência superior.


O político acredita que o mistério acabou rendendo bons frutos para a cidade com quase 7 mil habitantes, que virou rota turística dos amantes da ufologia. E cita que no ano passado chegou a ser alvo de um boletim de ocorrência registrado por uma moradora. “Ela achou que eu poderia ter mandado fazer o desenho para promover a cidade, mas é humanamente impossível”.

Luzes no céu
O Brasil já protagonizou outros eventos ufológicos. No dia 19 de maio de 1986, por cerca de três horas, militares da Força Aérea Brasileira (FAB) registraram mais de 20 objetos voadores não identificados nos céus de quatro Estados (Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná). O evento ficou conhecido como "A noite oficial dos Óvnis". A Aeronáutica chegou a reconhecer o ocorrido em entrevista coletiva.

FAB regulamenta como proceder em caso de OVNIs
Antes disso, em 1977, o extinto órgão Serviço Nacional de Informações (SNI) mobilizou a "Operação Prato", uma missão de caça aos óvnis, liderada pela Aeronáutica no Pará e Maranhão. Jornais locais da época citavam a ocorrência de luzes misteriosas, que geravam mortes e alucinações. (via: Último Segundo/IG)

Assista aos registros do ufólogo Ademar Gevaerd:



Outro lado, bem humorado, da notícia:

Flagrante mostra por que nunca avistamos um OVNI

20 de janeiro de 2014

Seleção de Campo Mourão Futsal - Jap's de 1976 no Belin Carolo

1976. Pela primeira vez Campo Mourão era sede de um Jogos Abertos do Paraná (Jap´s). 

Nosso futsal, que no ano anterior, em Paranavaí, tinha conquistado o seu primeiro título estadual, tentaria conquistar o bicampeonato, mas infelizmente, uma derrota para Maringá, com quem tinha decidido o título em 1975, tirou a chance da conquista).

Nesta edição, publicamos a foto daquela ótima equipe, no novíssimo Belim Carolo

Ione, Luizinho Kloster, Itamar e Carlão Tagliari, Louri, Beline e Rancho são alguns dos melhores exemplos que tive na modalidade. Com alguns deles tive o prazer de jogar, depois de aprender a gostar da modalidade torcendo por eles na recém inaugurada Cancha Tagliari.

Luizinho Kloster foi um dos melhores e mais habilidosos que vi jogar em todos os tempos! 

Destaque para os dirigentes da modalidade: Futrica, Pedrão e Osvaldo Broza, e  para o Bebê Galeano (a segunda criança, da direita para a esquerda, à frente da equipe) que anos depois foi um ótimo goleiro defendendo a AABB de Curitiba.  Ao lado dele estão os manos Marlus e Marcelo Fanklin e, se não me engano, a Lislaine Tagliari. Clique na imagem para ampliar.

em pé (da esq. para a direita): Pedro Cheiroso, Gilmar Fuzeto, Ione Sartor, Luizinho Kloster, Itamar Tagliari, Carlão Tagliari, Louri da Silva, Edvaldo “Futrica” Lopes e Osvaldo Broza.
agachados: Laércio, Alan "Baianinho", Beline Fuzeto, Ivando “Rancho” Capato, Laércio “Capacete” Brunelo (in memorian) e Mário “Japonês” Izugue.

(publicado no extinto semanário "Entre Rios", em 2005)

José Mercé - "Aire"



José Mercé (nascido José Soto Soto em 1955 - Santiago, Jerez de la Frontera, Espanha) é um cantor de música flamenca.

Fracionar a dieta pode ajudar a emagrecer e manter a massa muscular


Do: Viver Bem/Veja.com

Fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e incluir lanches intermediários (no meio da manhã e tarde) favorecerá a o emagrecimento e a manutenção do equilíbrio físico e emocional. Nosso organismo necessita de um contínuo fornecimento de energia e nutrientes, que são oferecidos exclusivamente por meio dos alimentos, por isso é fundamental realizar pequenas refeições a cada 2,5 – 3 horas.

Priorizar o fracionamento pode ajudar a eliminar os quilos extras, além de trazer outros benefícios, entenda como

1) Manutenção da massa muscular e fortalecimento do organismo – Intervalos menores entre as refeições favorecem a utilização da proteína de maneira adequada, beneficiando a manutenção da massa muscular, produção de hormônios, enzimas digestivas e imunoglobulinas, que atuam na imunidade e defesa do organismo.

2) Controle da saciedade e emagrecimento – O oferecimento de energia ao longo do dia, favorece uma melhor glicemia (açúcar no sangue), o que traz equilíbrio para o organismo, controlando a vontade de comer, evitando compulsões alimentares, contribuindo com dietas de emagrecimento.

3) Melhores escolhas alimentares – Quando o corpo está devidamente equilibrado e nutrido, as escolhas nas próximas refeições são mais saudáveis, contribuindo com o controle do peso.

4) Aumento do metabolismo – O fornecimento contínuo de energia favorece a manutenção da massa muscular, que é um tecido metabolicamente ativo. A massa muscular favorece o aumento do metabolismo, o que é benéfico para o controle do peso.

5) Prevenção do envelhecimento precoce – O jejum prolongado leva ao aumento dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce; por esse motivo é fundamental incluir frutas nos intervalos que sejam ricas em nutrientes antioxidantes (vitamina C, A e E), que ajudam a combater o stress oxidativo.

6) Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis – O combate aos radicais livres por meio do fornecimento de nutrientes é muito importante na prevenção de doenças crônicas. A pesquisadora A. K., do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) publicou em 2011 um estudo no periódico Free Radical Biology & Medicine. Concluiu que ratos sob regime de  jejum  produziam quatro vezes mais radicais livres comparado aos ratos com dieta controlada. A pesquisadora concluiu que ficar muito tempo em jejum pode resultar em alterações no metabolismo (a sensibilidade do hormônio insulina ficou comprometida) e aumentar a produção de radicais livres, condições que podem levar ao desenvolvimento de diabetes.

7) Controle do humor – Incluir frutas fontes de vitamina C (melancia, melão, goiaba, pêssego, entre outras) nos intervalos ajudam a combater a ansiedade, fadiga, indisposição e melhora o humor.

8) Memória e saúde cognitiva -  O jejum prolongado resulta em queda da glicemia (açúcar no sangue), o que pode resultar na redução do fornecimento adequado de energia cerebral (que precisa de glicose), o que  interfere negativamente no foco, atenção, concentração e memória.

9) Controle do stress – O fornecimento de energia ao longo do dia, além de evitar fome acumulada no período da noite, contribui com o manejo do stress e ajuda a equilibrar a ansiedade.

10) Saúde intestinal – O jejum prolongado pode provocar a alteração da permeabilidade intestinal, o que pode resultar no desequilíbrio na microbiota intestinal. Isso ocorre porque as células intestinais precisam de energia para a renovação celular, e na ausência de energia, essa renovação é prejudicada, bem como a permeabilidade intestinal. Isso resulta em má absorção de nutrientes.

O que consumir nos intervalos das refeições?

Algumas sugestões:

- Frutas oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs, nozes)

- Sementes (girassol, abóbora)

- Frutas secas (damasco, uva passa, ameixa, figo, etc.)

- Frutas desidratadas (maça, banana, abacaxi, etc.)

- Fruta in natura (banana, pera, maça, ameixa, nectarina, salada de frutas, etc)

- Iogurte, coalhada

- Água de coco, sucos de frutas naturais (diluídos)

- Chá com torradas integrais com queijo branco

- Chá com biscoitos sem açúcar

- Barras de cereais ou sementes

Corre que tem algo errado...


A efeito de uma boa ação

Assim como um pessoa irritada consegue irritar outros ao seu redor, uma boa ação pode causar uma reação em cadeia que pode tornar a vida bem melhor, inclusive a sua. Assista, se inspire e faça a SUA boa ação compartilhando esse post para todos.



(do: Sedentário e Hiperativo)