20 de dezembro de 2013

Feliz Natal!




Roger Waters e Sinéad O'Connor - "Mother"



Sinéad O'Connor
Sinéad Marie Bernadette O'Connor (Dublin, 08/12/1966) é uma cantora irlandesa.

Roger Waters
George Roger Waters (Surrey, 06/09/1943) é um músico, cantor e compositor inglês, um dos fundadores do Pink Floyd, na qual atuou como baixista e co-vocalista. Após a saída de Syd Barrett do grupo, em 1968, Waters se tornou o letrista da banda, o principal compositor e o líder conceitual do grupo. Subsequentemente, a banda conquistaria sucesso internacional nos anos 70 com os álbuns conceituais The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall. Alegando diferenças criativas com o grupo, Waters deixou o Pink Floyd em 1985, iniciando uma batalha legal com os membros restantes pelo direito futuro de usar o nome e o material do grupo. A disputa encerrou-se em 1987, e levaram quase dezoito anos para que ele tocasse novamente com o Pink Floyd. Estima-se que, até o ano de 2010, o grupo tenha vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo, incluindo 75 milhões vendidos apenas nos Estados Unidos.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana













10 pessoas que acreditavam que podiam voar

As pessoas que acreditavam que um humano poderia voar, mas a força da gravidade provou que não. Confira:



(Do: Lista 10

Chuck Norris mostra a Van Danne como se faz

Mais uma paródia do famoso comercial com o Van Damme, nesse a Delov Digital usa o imortal Chuck Norris para desejar um feliz natal de forma épica.



(Dica da minha filha Sarah. Do Sedentário e Hiperativo)

19 de dezembro de 2013

Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense (AERM) - 1971

Com a colaboração do José Tomadon, relembramos da equipe da Associação Recreativa e Esportiva Mourãoense (AERM), de 1971.

Na foto, dois dos melhores jogadores de futebol que nossa cidade já teve: os cunhados James Klank e Joel Albuquerque.

Joel encerrou a carreira prematuramente devido a uma grave contusão, quando jogava nos juvenis do Coritiba e estava prestes a assinar com Santos de Pelé e Cia., nos anos sessenta.

James, além do futebol foi craque também no futsal, tendo participado da conquista dos Jogos Abertos do Paraná, em 1973, em Paranavaí, o primeiro título estadual de Campo Mourão na modalidade.

Joel reside em Campo Mourão e James em Toledo. Clique na imagem para ampliar.

Em pé (da esquerda para a direita): Francisco “Gordinho” José, Davanço, Neroir Ramos (in memorian), Luiz Carlos Klank (in memorian), Jorge Kiwel e Juacir Piacentini.
Agachados: José "Catarina" Américo, James Klank, Joel Albuquerque, Quarta-Feira, Ênio e José Tomadon.

Gilberto Gil - "Drão"

Paulinho Mixaria: encontro com Jão Mixaria

Canecas para pessoas com gosto 'refinado'

A "minha" Elvira tem uma coleção de canecas, mas tenho a impressão que ela não ia gostar de nenhuma dessas!

Do Page Not Found: A empresa Big Mouth Toys está oferecendo na web canecas diferentes para pessoas com gosto "refinado". Os produtos com design inusitado custam, em média, R$ 32. Veja algumas das canecas mais bizarras oferecidas:

Uma das canecas campeãs, em forma de vaso sanitário...

Caneca-pistola


Lata de lixo

Com guimbas de cigarro no fundo

Férias: confira os cuidados necessários para viajar de carro com segurança


Segundo levantamento divulgado recentemente, mais de 1200 veículos quebram diariamente nos 6,3 mil quilômetros de estradas de São Paulo. Assim, é essencial realizar uma revisão nos itens de segurança e componentes do veículo. Bateria, freios, óleo e pneus são os principais itens que devem ser verificados.

Confira algumas dicas de segurança no trânsito para motoristas, carros, caminhões e motocicletas:

+ Fique atento - 76% dos motoristas se distraem com outras atividades enquanto dirigem. Em apenas dois segundos de distração, as chances aumentam em 100%;

+ Lugar de mala é no porta-mala – Todos os objetos soltos dentro de um carro são arremessados pela inércia, multiplicando o  seu peso e ferindo seriamente o ocupante do veículo. Uma mala com 25kg, a uma velocidade de 80km/h se transforma em 1.500 kg;

+ Bagageiro Cheio = Direção Preventiva – Com carro cheio, a aceleração, frenagem e aderência são reduzidas. A distância da parada pode ser aumentada em mais de 10%;

+ Encha o bagageiro e redobre a atenção – Bagagens no teto alteram o centro de gravidade do veículo e isso faz com que o carro balance mais em curvas e mergulhe mais em frenagens;

+ Muita calma nesta hora – Se o pneu estourar, não pise no freio. Mantenha o carro em linha reta e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador;

+ Animal seguro vai longe – Numa batida a 50km/h, um cão de 22,5kg, por exemplo, é atirado contra o motorista um peso de 684kg. Confira a melhor maneira de transportar seu animal aqui;

+ Na chuva, esguiche – Quando começar a chover, primeiro limpe o para-brisa com o esguicho e depois ligue os limpadores;

+ Onde há fumaça pode haver fogo – Se houver fumaça saindo do capô tome cuidado, a entrada de ar pode elevar a chama e causar ferimentos;

+ Quebrou na curva – Sinalize o local com galhos de pequenos arbustos, assim o motorista que estiver vindo atrás pode reduzir a velocidade e evitar algum acidente ou colisão. (via: Carsale)

17 de dezembro de 2013

Meu primeiro jogos em Curitiba: 1975, Jogos Estudantis do Paraná

Professor Josué
Depois de terminarmos entre os três primeiros no regional, disputado em Paranavaí, classificamo-nos, representando o Colégio Estadual de Campo Mourão para a fase final, em Curitiba, dos Jogos Estudantis Paranaense em três modalidades (handebol, basquete e xadrez masculino).

Ainda não havia uma Secretaria Especial para o esporte como há hoje (a Paraná Esporte) e chegamos em Curitiba sem saber onde ficaríamos, contra quem jogaríamos e nem mesmo como seria a forma de disputa (nem os organizadores sabiam!).

Marcelo Silveira e Ney Piacentini
Mal chegamos e alguns colegas já queriam voltar, só porque descobriram que era obrigatório para todos serem vacinados contra meningite.  

Ficamos alojados numa escola ao lado do Passeio Público, onde não havia chuveiro, nem quente e nem frio, e tomávamos banho numa mangueira adaptada às torneiras das pias (1975 foi o ano mais frio dos últimos cincoenta anos no Paraná - uma semana após os jogos, nevou na capital paranaense, só pra dimensionar o frio que passamos por lá).

Marquinhos Pelizer
Os organizadores resolveram fazer jogos eliminatórios por causa do grande número de participantes. No sorteio do handebol, nosso professor Josué pôs a mão na cumbuca e sorteou nosso adversário: Curitiba! Simplesmente a base da seleção brasileira da modalidade e que haviam chegado a poucos dias de uma turnê pela Europa. Os poucos que ainda não estavam bravos com o professor - ele perdera o dinheiro de alguns atletas logo ao chegar-, agora sim, tinham motivo para ficar, mesmo sendo uma questão de sorte e/ou azar. Havíamos nos classificado num regional muito difícil, enfrentando Maringá, Nova Esperança, Paranavaí e Goioerê e isso nos encheu de esperança para uma boa classificação.

Apesar de nossa dedicação o jogo foi um “vareio” só, 23 a 7. Para eles, claro! Dedicamo-nos tanto ao jogo, que o Marquinhos Pelizer teve uma câimbra que virou a barriga da perna para frente. Sério! Nunca mais vi uma câimbra daquelas. 

Luizinho Ferreira Lima
Como naquela época podia jogar duas modalidades, ainda me restava o basquete, onde sempre fui aquele reserva que nunca entra. Perdemos para Guarapuava e até uma cesta contra fizemos (Marcos Pacheco, hoje dentista em Curitiba, subiu na nossa defesa, ganhou o rebote, se viu livre sem marcação e meteu dois pontos, isso mesmo, dois pontos contra). 

Só nos restava voltar para casa e enfrentar a gozação dos que não foram e as possíveis penalidades que a diretoria do Colégio nos aplicaria por causa de indisciplina de uns poucos durante nossa estada na Capital e na viagem de volta, em ônibus de linha. Ninguém foi penalizado! 

E, até hoje, resta a saudável lembrança dos jogos e da convivência com ótimos amigos, com os quais disputei muitos outros jogos, sempre representando nossa cidade e até mesmo nosso Estado.

(Publicada no semanário Entre Rios, em setembro de 2005. Fotos mostram personagens que participaram daqueles jogos)

Deep Purple - Hush


Deep Purple é uma banda britânica de rock formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968. Juntamente com as bandas Black Sabbath e Led Zeppelin, o Deep Purple é considerado um dos pioneiros do heavy metal e do hard rock moderno. Entraram para o Livro Guiness dos Recordes "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo". Eles venderam mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.

A banda passou por diversas mudanças de formação. Sua segunda formação, a mais bem-sucedida comercialmente, contou com Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria).

A marca da banda sempre foi a mistura de guitarra e teclado, com riffs simples e fortes e solos vigorosos. Sua canção mais conhecida é "Smoke on the Water", gravada em dezembro de 1971.

Mãe de leite


(Do: Largado em Guarapari)

Conheça as mais belas e coloridas cidades mundo

Em alguns destinos não são exatamente as belezas naturais que atraem os turistas, mas sim a arquitetura alegra e colorida; confira

Nem só de concreto e tons de cinza são feitas as grandes cidades. Cada uma tem seus próprios atrativos, seja um monumento, um edifício, estar localizada em um ambiente natural ou sua oferta cultural e de lazer. Em alguns casos, o principal charme de um destino é o seu colorido, que confere à cidade uma paisagem única e incomparável, capaz de fascinar qualquer visitante. Dê um giro pela fotos abaixo e confira como são algumas dessas cidades, elas mostram não só uma grande variedade de cores, mas principalmente, que seus moradores possuem habilidade, imaginação e muita criatividade. 


Amorgos Island, Grécia

Bergen, Noruega

Berlim, Alemanha

Cinque Terre, Itália

Gamla Stan, Suécia

Nuuk, Groelândia

Nápoles, Itália

Paradise Island, Bahamas

Puerto Vallarta, México

San Francisco, EUA

St. Johns, Canadá

Vila Provence de Meton, França

Willemstad, Curaçao

Wroclaw, Polônia
(via: Bonde)

A chuva atrapalha o sinal da TV por satélite? Saiba como resolver

As chuvas de verão, mais intensas do que em outras épocas do ano, costumam trazer transtornos para os assinantes de TV via satélite. Afinal, não são raras as reclamações de interferências, congelamento de imagens e até mesmo interrupção total do serviço. O TechTudo preparou este artigo para resolver o problema. 

TV via satélite costumam sofrer com interferência durante fortes chuvas (Foto: Pond5)

Chuva forte derruba o sinal?
Sim. Uma tempestade é capaz de interromper o serviço da sua TV, pois a transmissão via satélite utiliza frequências na mesma faixa das dos fornos micro-ondas, e que são absorvidas pela água. Sendo assim, quando chove pesado, a informação transmitida pelo satélite acaba absorvida pela água, enfraquecendo o sinal.

 As emissoras amplificam o sinal enviado para os satélites, através de uma operação chamada de uplink (parecido com o upload de um arquivo). Existem várias estações que realizam essa operação espalhadas em diversos lugares e, quando ocorre chuva forte, elas operam com maior potência para compensar a perda de sinal.
O satélite recebe o sinal e, por meio de um decodificador, faz a transmissão em uma taxa de frequências diferente para nossas casas. Essa operação recebe o nome de downlink (uma analogia é realizar o download de um arquivo), e é aqui que ocorre a maior perda de sinal.

Interferências no sinal podem ser amenizadas, mas não evitadas (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)
Existe alguma solução?
O que o usuário comum pode fazer para amenizar esse problema é adquirir um produto em forma de spray, chamado Dome Magic, que evita que a água se acumule na antena, diminuindo essa absorção em até certo grau. Outra opção, um pouco mais extrema, seria comprar uma antena maior, aumentando a captação de frequências e evitando perda de sinais. No entanto, durante uma tempestade, nem mesmo essas medidas conseguirão impedir interferências na sua TV, graças à intensa quantidade de chuva absorvendo as frequências transmitidas.

No caso de chuvas mais leves, em que mesmo assim o sinal falha, o ideal é fazer um ajuste da posição da antena em alguns graus para os lados ou verticalmente. Essa ação pode ser feita a partir das configurações acessíveis no controle remoto da TV, mas só deve ser realizada com conhecimento e suporte da empresa prestadora do serviço. Para garantir que tudo correrá bem, ligue para sua operadora de tv por assinatura.

16 de dezembro de 2013

Só de Sacanagem

Final de ano, época de bons atos, mas acabo sempre me lembrando deste texto da jornalista e poetisa brasileira Elisa Lucinda e acabo entrando numa deprê. Mensalão, habeas corpus preventivo, dinheiro na cueca, prefeito querendo usar dinheiro sem planejamento, nomeando pessoas em troca de apoio, trabalhando sem planejamento (em Campo Mourão, creiam, só foram descobrir que o Natal caí em dezembro quando o mês começou e já era tarde para preparar a cidade para as festas!)...

Bem, como diz o texto, só de sacanagem vou continuar acreditando nas boas intenções e repelindo as más. Vamos fazer um outro final, um final melhor e justo. 2014 será melhor!

Texto: Elisa Lucinda

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
- Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.
E eu vou dizer:
- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão:
Elisa Lucinda
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal.
E eu direi:
- Não admito! Minha esperança é imortal!
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.

Elisa Lucinda dos Campos Gomes (Cariacica [ES], 02/02/1958) é uma poetisa, jornalista, cantora e atriz brasileira. 


Leila Pinheiro - "Ainda é Cedo"



Leila Toscano Pinheiro (Belém do Pará, 16/10/1960) é uma cantora, compositora e pianista brasileira.

"Ainda É Cedo" é um composição de Dado Villa-Lobos, Renato Russo, Marcelo Bonfá e Ico Ouro-Preto, é a quarta canção do álbum "Legião Urbana", de 1985, da banda Legião Urbana.

Do Olhar Digital: Cuidado com os golpes de fim de ano

A ansiedade de comprar logo e aproveitar ofertas neste final de ano deixa as pessoas mais vulneráveis e menos atentas a ameaças; por isso, é bom tomar cuidado, afinal, são 10 mil novas ameaças circulando pela internet todos os dias.

Vídeo do Olhar Digital apresenta dicas de como se proteger e fazer compras online com segurança nesta época de muitas compras. Acesse e não seja mais uma vítima da indústria do crime... fique ligado!

Operação barriga desinchada: duas saladas fáceis de fazer que desintoxicam

Separe um tempo para fazer duas saladas especiais. Os ingredientes delas desintoxicam, desincham, facilitam a digestão, ajudam no funcionamento do intestino e espantam a gordura. Insira no seu cardápio

Salada mediterrânea
Além de fresca, a salada mediterrânea é desintoxicante

 Ingredientes
· 1 pepino, descascado e picado em cubinhos de 1 cm
· 1 pimentão vermelho em cubinhos de 1 cm
· 3 talos de salsão em cubinhos de 1 cm
· 4 tomates cereja
· 2 colheres (sobremesa) de cebola vermelha picada
· 2 colheres (sobremesa) de salsinha fresca picada
· 1 colher (sobremesa) de suco de limão espremido na hora
· 6 azeitonas pretas, sem caroço e picadas em quatro
· 60 g de queijo feta
· 2 colheres (sobremesa) de azeite de oliva

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes numa vasilha grande não metálica e sirva.

Rendimento
4 porções

Calorias por porção
124 kcal

Salada Fresca
A dupla cenoura e beterraba são impatíveis no detox

Ingredientes
· ½ beterraba cozida e fatiada
· ½ pepino pequeno fatiado
· 1 cenoura pequena ralada
· 2 ramos de agrião
· ¼ de abacate fatiado
· Flocos de alho desidratado (opcional)

Preparo
Misture todos os ingredientes numa vasilha e coloque o molho por cima. Se quiser, acrescente flocos de alho desidratado.

Molho
· 2 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
· 1 ramo de manjericão fresco
· 1 colher (chá) de azeite extra-virgem
· Gotas de limão
· Gotas de molho shoyo

Preparo
Misture todos os ingredientes.

Rendimento
1 porção

Calorias por porção
160 kcal

(via: mdemulher)

Cadela amamenta dois filhotes de tatu recém-nascidos no Paraná

Mãe de filhotes foi atropelada por um trator em uma plantação de cana.


Uma cena curiosa está chamando a atenção de moradores de Guaporema, no noroeste do Paraná. Na cidade com pouco mais de dois mil habitantes, uma cadela está amamentando dois filhotes de tatu há um mês.  De acordo com a dona da cachorra, a cena é ainda mais inusitada, pois a cadela está tendo leite mesmo sem nunca ter engravidado.

Os dois tatus foram levados para a casa de Ortência Regina Alves depois que a mãe dos filhotes foi atropelada por um trator em uma lavoura de cana-de-açúcar. O marido de Ortência trabalhava na hora do acidente e decidiu levar os animais para casa para eles não passarem fome. Os visitantes despertaram o interesse da cadela da família, chamada de Faísca, que não quis mais ficar longe dos tatus. “A reação dela foi instintiva. A Faísca viu o meu marido dando leite para os filhotinhos e, de repente, deitou no chão como se quisesse amamentá-los”, lembra a dona de casa. “Foi então que o meu marido colocou os filhotinhos perto dela, e começaram a sugar o leite direto das tetas dela”, conta.

Por conta da diferença de espécies, a família decidiu devolver os filhotes de tatu para o local onde foram encontrados. Mas, tiveram que voltar atrás da decisão por causa da Faísca. “Um dia depois de termos levado os filhotes, a cachorra ficou muito doente. Levei ela em um veterinário, comprei remédio, troquei de ração e nada de ela melhorar. Somente depois que buscamos os tatuzinhos e deixamos eles na cama dela é que ela melhorou”, diz. Ainda segundo Ortência, o veterinário que atendeu a cachorra ficou impressionado porque, mesmo sem ter dado cria, a cadela tinha leite.

Pseudogravidez
Conforme o veterinário Maicon Puertas Sorrilha da Silva, Faísca desenvolveu uma pseudogravidez, ou seja, uma gravidez falsa no período que ela estava fértil. “Há uns 70 dias a cadela entrou no cio e com a presença dos filhotes teve uma falsa gestação, desenvolvendo todos os sintomas normais de gravidez, até produzir leite”, explica. “Nessas situações, isso é bem comum de acontecer”, acrescenta o veterinário.

Os tatuzinhos chamados de Pancho e Panda são bem parecidos com a mãe adotiva, conforme Ortência. “Eles estão parecendo uns cachorrinhos agora. Pelo menos estão tendo as mesmas atitudes. Quando eu ou o meu marido chegamos em casa, eles vem correndo cheirar, lamber os nossos pés”, diverte-se. “E claro que todas as ações são vigiadas de perto pela mãe que não deixa ninguém chegar perto deles”.

A família sabe que não poderá manter por muito tempo os animais silvestres em casa, mas acredita que nenhum órgão ambiental vai tirá-los da casa sabendo que eles são bem tratados. “Se eles acharem que há um lugar melhor, onde eles não vão passar fome, a gente não vai ter o que fazer. Mas, se não fosse a gente os filhotinhos teriam morrido de fome”, finaliza.

Assista o vídeo do G1 Paraná, clicando aqui