13 de dezembro de 2013

Jauri e Mariana Albuquerque - Campo Mourão - 1986

Jauri e Mariana Hoffman Albuquerque - Campo Mourão/PR - 1986

Esse 'canalha' ai da foto, dia desses, entrou no cabeleireiro onde eu raspava a careca e ameaçou o profissional (Paulinho "Nico") que cuidava do que resta do meu cabelo: - "Se cobrar esse corte você é um aproveitador e vou denuncia-lo no sindicato".

Jauri é amigo de longa data e nunca deixa de gritar "Ô Careca!" onde quer que eu esteja. Faz isso por que sabe que mora no meu coração...

Foto, de 1986, mostra ele ao lado da filhinha Mariana com o troféu que a Arcam conquistou num campeonato de futsal da cidade. Clique nela para ampliar. 

Daft Punk (com Pharrel Williams e Nile Rodgers) - "Get Lucky"



Daft Punk é uma dupla de música eletrônica formada pelo luso-francês Guy-Manuel de Homem-Christo e pelo francês Thomas Bangalter.

Pharrell Williams (Virginia Beach, 5/04/1975) também conhecido apenas por Pharrell, é um produtor musical, cantor, rapper, compositor e estilista nascido nos Estados Unidos. Forma o duo de produção de hip hop, R&B e música pop The Neptunes com Chad Hugo e é também vocalista e baterista da banda N.E.R.D., onde performa junto de Chad Hugo e o amigo Shay Haley.

Nile Rodgers (19/09/1952) é guitarrista e produtor musical. Ele começou sua carreira como um guitarrista de estúdio em Nova York, tocando com a banda Sesame Street na adolescência, e então trabalhando numa banda da casa Apollo Theater no Harlem, acompanhando artistas como Aretha Franklin, Ben E. King, Nancy Wilson e Parliament Funkadelic. No início dos anos 70 formou, junto com Bernard Edwards a banda Chic,com vários hits como "Le Freak" e "Good Times".


Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana












Criminoso tenta aplicar golpe em advogado, mas acaba com as “calças na mão”

Um fato bem curioso (que chega até ser engraçado) que aconteceu em 2011, porém, só caiu em alguns blogs/sites agora.

É comum ouvirmos casos de trotes/golpes telefônicos feitos por presidiários, que ligam para as vítimas na tentativa de extorqui-los para conseguirem créditos para celulares e até mesmo depósitos bancários. Porém, dessa vez, ao tentar “passar a perna” em um advogado, esse presidiário acabou com as “calças na mão”.

Esse vídeo, que na verdade é um áudio, mostra uma ligação telefônica que teve origem do presídio de Cuiabá, com destino a uma empresa de advocacia de Francisco Beltrão-PR. Veja só o que aconteceu (a ligação é longa, mas vale cada minuto):



(via: Uhull)

Paródia com a TIM é vídeo mais visto do ano no Brasil

 

O YouTube divulgou nesta quarta-feira (11) a lista dos cinco vídeos brasileiros mais populares de 2013. A primeira colocação ficou com a paródia "Tô sem sinal da TIM", baseada em um sucesso da Rihanna. O vídeo foi feito pelos youtubers do Galo Frito, grupo virtual especializado justamente em criar paródias para sucessos do momento.

A segunda posição ficou para o vídeo "Na Lata", do Porta dos Fundos e, em 3º, veio o clipe "Noite de São João - festa Junina da Galinha Pintadinha". Em quarto está o Rei do Camarote, da revista Veja, e na quinta posição uma crítica do vlogger Felipe Neto ao livro 50 tons de cinza.

12 de dezembro de 2013

Os filhos da Claudia e do Beto

Um brigadeiro para quem descobrir quem são esses gameirinhos, digo menininhos. Acho que tiveram que aplicar thinner para limpá-los.


Pepeu Gomes - Pout-Pourri de Chorinhos

Vídeo de 2010 mostra o guitarrista brasileiro tocando vários chorinhos em show realizado no SESC São Paulo



Músicas do Pout-Pourri -
1: Lamento (Pixiguinha)
2: Noites cariocas (Jacob do Bandolim)
3: Além do Céu (Pepeu Gomes)

Médicos descobrem por que dominicana chora sangue



Delfina Cedeno causou sensação na República Dominicana, país onde mora, após a imprensa local noticiar que a jovem de 19 anos chora sangue. A condição, que já dura cinco anos, deixou a dominicana, moradora da pequena cidade de Verón, deprimida. Delfina chegou a tentar o suicídio.

Os médicos que cuidam da jovem acreditam ter descoberto o que faz Delfina chorar. Segundo eles, a dominicana tem o nível de adrenalina no sangue 20 vezes maior que as pessoas consideradas normais. Os ataques de ansiedade que ela sofre fazem a sua pressão arterial subir de uma maneira tal que faz o corpo "suar" sangue para manter o nível da pressão.


A condição incomum é conhecida como hematidrose. (via: Page Not Found)

Solo de bateria no IPAD

Com um iPad e o aplicativo GarageBand, um japonês, lógico, impressiona com a bateria na ponta dos dedos.



(via: Sedentário e Hiperativo)

Estudo ajuda a explicar por que as pessoas sentem cheiros de formas diferentes

Pesquisadores descobriram que cerca de 30% dos receptores olfativos presentes no organismo humano variam de uma pessoa para outra

Segundo estudo, dois indivíduos escolhidos aleatoriamente teriam cerca de 140 de 400 receptores diferentes entre si na forma de responder às moléculas de odor (Thinkstock)
(Via: Veja) Um novo estudo encontrou uma possível explicação para o motivo pelo qual as pessoas sentem cheiros de formas tão diferentes: pesquisadores descobriram que cerca de 30% dos receptores olfativos variam de uma pessoa para outra. A pesquisa foi publicada no periódico Nature Neuroscience, neste domingo.

O corpo humano possui cerca de 400 tipos diferentes de receptores olfativos, que trabalham juntos para identificar diferentes cheiros. Para os cientistas, ainda é um mistério como os padrões de atividade dos receptores são traduzidos em sinais que o cérebro registra como odores.

O problema fica ainda mais complexo levando em consideração que a sequência de aminoácidos que forma cada um dos 400 receptores pode variar, e essas diferenças, que alteram a forma como as pessoas respondem aos odores, são tão distribuídas de forma que cada indivíduo tem uma combinação única de receptores.

Cientistas conseguem restaurar olfato com terapia genética

Pesquisa – Para descobrir como essa variação afeta a percepção de odores no ser humano, pesquisadores dos Estados Unidos, liderados por Joel D. Mainland, do Monell Chemical Senses Center, clonaram 511 variantes conhecidas de receptores olfativos e testaram 73 moléculas de odor em todos eles. Esse processo levou à identificação de 28 variantes nos receptores que respondiam a pelo menos uma das moléculas.

A partir daí, usando previsões estatísticas, os pesquisadores conseguiram estimar que, entre duas pessoas quaisquer, os receptores olfativos variam em cerca de 30%. Isso significa que dois indivíduos escolhidos aleatoriamente teriam cerca de 140 dos 400 receptores diferentes entre si na forma de responder às moléculas de odor.

Para verificar como uma diferença em um único receptor afeta a percepção de odores, os autores estudaram dois voluntários que tinham um receptor chamando OR10G4 diferentes entre si. Os resultados mostraram que eles interpretavam o cheiro de fumaça também de formas diferentes.

Atualmente, Mainland está trabalhando com sua equipe em um estudo que vai analisar a forma como centenas de pessoas respondem a odores. Com isso, os pesquisadores vão poder identificar, de forma mais abrangente, como as mudanças nos receptores afetam a percepção de odor.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: The missense of smell: functional variability in the human odorant receptor repertoire

Onde foi divulgada: periódico Nature Neuroscience

Quem fez: Joel D Mainland, Andreas Keller, Yun R Li, Ting Zhou, Casey Trimmer, Lindsey L Snyder, Andrew H Moberly, Kaylin A Adipietro, Wen Ling L Liu, Hanyi Zhuang, Senmiao Zhan, Somin S Lee, Abigail Lin e Hiroaki Matsunami

Instituição: Monell Chemical Senses Center, EUA

Resultado: Pesquisadores descobriram que cerca de 30% dos receptores olfativos variam de uma pessoa para outra

11 de dezembro de 2013

Mourãoenses pelo mundo: Wite Marcelino em São José dos Pinhais

Wite Marcelino
Morando atualmente em São José dos Pinhais, ou seria Araucária?, Wite Marcelino não se desliga de nossa Campo Mourão. Por e-mail ele enviou fotos de seus momentos de lazer e conta que acessa o Baú diariamente para rever e relembrar dos amigos mourãoenses. Contou também que esteve em Campo Mourão recentemente e se encontrou com meu pai na Fiorella.


Wite foi companheiro de peladas de futebol suíço no Clube dos Trinta e participou do timaço abaixo que conquistou o título de campeão dos Jogos Interclubes de Campo Mourão (categoria Sêniors) no final dos anos 1990. 

Clube dos Trinta - categoria Sêniors
em pé (da esq. para a direita): José Tomadon (técnico), Luizinho F. Lima, Marcos "Mão Branca", Jajá Sequinel, Edvaldo Alcântara e Zuco Staniszewski
agachados: João Carlos "Tiguera" Marques, Moacir "Farofa", Marcelo Silveira, Wite Marcelino, Carlinhos Kloster e Aldevino "Messi" da Silva

David Gilmour e Richard Wright - "Echoes"



David Gilmour
David Jon Gilmour, CBE (Cambridge, 6/03/1946)1 é um guitarrista e cantor britânico, vocalista da banda inglesa Pink Floyd. Depois da saída de Roger Waters tornou-se a principal figura da banda. Foi considerado o 14º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.
Richard Wright
Richard "Rick" William Wright (Londres, 28 de Julho de 1943 — Londres, 15 de Setembro de 2008) foi um músico britânico, tecladista da banda de rock progressivo Pink Floyd. Ele morreu aos 65 anos, em 2008, de câncer.

Vídeo é parte do DVD "Remember That Night", de David Gilmour, gravado ao vivo em 2006 no Royal Albert Hall.

Do Parafernalha: Mentiras do dia-a-dia.

Fazer sexo queima metade das calorias de uma corrida

Não é de hoje que os pesquisadores buscam entender o impacto do sexo na saúde e na qualidade de vida. A literatura científica aponta que na década de 1950 casais já eram avaliados durante o ato sexual. Naquela época, pairava a dúvida se o sexo poderia precipitar um ataque cardíaco.

Felizmente, vários outros estudos mostraram que a frequência cardíaca sobe durante a relação sexual, mas em níveis toleráveis. Em um estudo de 2008, por exemplo, a frequência cardíaca dos sujeitos (de meia-idade) durante o orgasmo foi parecida a de uma série de abdominais. A conclusão foi a de que o risco de parada cardíaca relacionada ao sexo é muito pequeno, mas pode ser maior quando o ato é extraconjugal...

Mas e o sexo como condicionamento físico? Quanto? Antony Karelis, professor de ciência do exercício da Universidade de Quebec, em Montreal, quis tirar isso a limpo. Ele decidiu medir a quantidade de energia realmente gasta durante o sexo. O resultado foi que o sexo queima um pouco mais da metade da quantidade de calorias perdidas em uma corrida. O estudo foi publicado na revista PLoS One.

COMO FOI FEITO O ESTUDO

Karelis e seus colegas recrutaram 21 casais de namorados heterossexuais com idade média de 23 anos. Primeiro, eles correram em esteiras por 30 minutos, enquanto os pesquisadores monitoraram o gasto de energia para depois comparar com exigências físicas do sexo.

Em seguida, os pesquisadores deram aos voluntários uma braçadeira que monitora o esforço em termos de calorias e METs (equivalente metabólico da tarefa), uma medida fisiológica que compara uma atividade com outra. Por exemplo, uma pessoa sentada e imóvel significa uma tarefa de 1 MET.

Os casais foram para casa orientados a concluir pelo menos um ato sexual por semana durante um mês, usando as braçadeiras. Também tinham que preencher questionários sobre como se sentiram em cada "sessão", fisica e psicologicamente, especialmente em comparação com a corrida na esteira.

Os pesquisadores concluíram que o sexo funciona como "exercício moderado". É uma atividade de 6 MET para os homens e de 5,6 MET para as mulheres. Isso seria equivalente a jogar duplas de tênis ou subir uma escada.

A corrida, como já era de se esperar, foi mais árdua, uma atividade de 8,5 MET para os homens e de 8,4 MET para as mulheres _embora alguns homens tenham gasto mais energia por breves períodos durante o sexo do que enquanto corriam.

Durante o sexo, os homens queimaram quatro calorias por minuto, enquanto as mulheres só três. A relação sexual durou em média 25 minutos (mas nem adianta perguntar sobre as posições porque o estudo não revelou quais foram). Na corrida, os homens queimaram cerca de nove calorias por minuto, enquanto as mulheres cerca de sete.

Resumo da ópera: o sexo pode ser considerado um exercício significativo e, por isso, vale a pena incentivá-lo como forma de combater o sedentarismo, segundo os pesquisadores. Noventa e oito por cento dos voluntários também relataram que fazer sexo foi mais divertido do que correr (ah, vá!). Os outros 2%, suponho, devem estar com problemas em casa... (Da: Folha de São Paulo/Cláudia Colluci)

(enviada pelo Valdir Bonete)

Cão e raposa selvagem se tornam improváveis melhores amigos na Noruega

O mundo animal é mais cheio de amizades improváveis do que nós pensamos. Por exemplo, o cão Tinni e a raposa selvagem Sniffer são um par de amigos vindos de dois mundos muito diferentes.

Tinni vive com o fotógrafo Torgeir Berge nas florestas da Noruega. Um dia, enquanto eles estavam caminhando juntos, encontraram uma raposa selvagem que nomearam Sniffer.

Mesmo após milhares de anos de separação de espécies e circunstâncias sociais diferentes entre eles, Tinni e Sniffer se tornaram melhores amigos.

Agora, Berge segue os dois conforme eles brincam pela floresta. Felizmente para o resto de nós, ele leva sua câmera junto para capturar a bela amizade.

A forma como os dois interagem nos lembra que os animais selvagens, que muitos de nós tememos ou desrespeitamos, podem ser muito mais semelhantes aos animais domesticados que amamos do que imaginávamos.

A experiência mudou a mente de Berge sobre o comércio de pele de raposa na Noruega. Agora, ele quer ajudar a proibir a caça desses animais no país. Ele espera conseguir isso, em parte, através da publicação de um livro sobre as aventuras da dupla, chamado “The Fox And The Dog” (em tradução literal, “A raposa e o cachorro”), em parceria com a escritora Berit Helberg.


(via: Revoada)

10 de dezembro de 2013

Futsal de alto nível na decisão do Citadino 2013 que consagrou a Farmácia São Lucas


Farmácia São Lucas
Campeão Campeonato Citadino de Futsal 2013
Tive a felicidade de acompanhar as duas partidas que definiram o Farmácia São Lucas como campeão da edição 2013 do Citadino de Futsal. Digo felicidade por que é com esse sentimento que saí do ginásio ao ver como Campo Mourão ainda tem bons jogadores da modalidade. Com um pouquinho mais de boa vontade da comissão técnica da ACMF para preparar alguns dos jogadores que vou citar a seguir, principalmente no quesito fundamentação e preparação física, não seria preciso importar tanto para formar a equipe mourãoense que participa da Chave Ouro. Alguns deles já estiveram representando as cores da cidade e acho que poderiam muito bem continuar, pois continuam jogando em alto nível. 

Robson, Paulinho Zagoto, Esquerda, Marcinho e Flavinho, se pudessem treinar e entrar em forma, poderiam mandar muito bem nas quadras do Paraná. Alíás, para mim, o Marcinho foi o grande condutor da Farmácia São Lucas na conquista do título. Também fiquei impressionado como o Robson continua ágil e defendendo como nunca. Esses são os mais experientes, e por isso mesmo, pela experiência, poderiam ajudar o time da Fecam no próximo estadual.

Os jovens Eduardinho, Henrique, Felipe e os goleiros das duas equipes, Eraldo e Bruno, têm muito futuro pela frente. Tomara que saibam aproveitar. 

Eduardinho já é o destaque de nossa cidade e substitui o Paulinho Zagoto como o melhor jogador mourãoense da atualidade. Tenho certeza que vai brilhar muito em alguma grande equipe do Brasil. Joga como poucos! 

Rede Marc Farma/Seriart/Estrela Vermelha
vice- campeão

George Harrison - "Something"



George Harrison, MBE (Liverpool, 25/02/1943 — Los Angeles, 29/11/2001) foi um artista inglês, cuja carreira abrangeu diversas áreas. Músico, compositor, ator e produtor de cinema, Harrison atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles.3 Por vezes referido como "o Beatle quieto", Harrison, com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo; posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Harrison ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da revista Rolling Stone.

"Something" é uma canção dos Beatles composta por George Harrison e que foi lançada no álbum Abbey Road de 1969. 

São Paulo vence o primeiro turno do campeonato interno do Clube dos Trinta

São Paulo - (campeão primeiro turno - invicto)
em pé (da esq. para a direita): Luizinho, Gabriel, Clodi, Silva e José Tomadon
agachados: André, Professor Valdir, Odair, Robertinho "Delícia" e Neno e o Paulo (mais à frente) 
No domingo passado aconteceu a final do primeiro turno do campeonato interno do Clube dos Trinta. As duas equipes abaixo fizeram uma partida equilibrada, apesar da grande diferença de gols, com vitória do São Paulo sobre o Rio Grande do Sul. 7 a 3. 

Marcelo Alves

Esse rapazinho aí ao lado, Marcelo Picarelli Alves, esqueceu de levar sua camisa vermelha e teve que pedir uma emprestada. Alguém perguntou que tamanho ele usava e o tio dele, professor Valdir, mandou de bate-pronto: - LG, lazarento de gordo!!!. 


Agora, os craques do Clube aproveitam merecidas férias, conforme determina a Fifa e suas afiliadas. Falando em Fifa, na decisão tivemos o privilégio de estrear duas bolas oficiais da Copa do Mundo, a tal Brazuca. Segundo o presidente Adionir, primeiro e único, fomos os primeiros a realizar uma partida oficial com a Brazuca em todo o mundo. 

Aquele goleiro todo arrumadinho, posando com a Brazuca, é o Paulão, que além de "trabalhar" como caseiro do Clube -- entre aspas por que temos nossas dúvidas se trabalha mesmo-- manda muito bem como goleiro. Domingo ele tava todo 'pilchado', parecia um goleiro de verdade,vestido com as cores do Grêmio gaúcho, mas não deu cinco minutos de partida e quando vi ele já estava descalço dentro de campo. Só falto o cigarro na boca para completar a cena, mas que ele fumou um no intervalo, isso fumou.   

Rio Grande do Sul
em pé: Celso, Rafael "Sadam", Domingos, Marcelo Alves, Ângelo e Marcelo "Manso"
agachados: Netinho, Hyago, Rubinho "Xumasqui" e Mamuti

Canela: alimento termogênico favorece a dieta e combate o diabetes

Esta especiaria também controla o colesterol e o triglicérides

Canela é interessante para quem tem diabetes

A canela possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.

Além disso, o alimento possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ajudando a combater resfriados. 

Principais nutrientes da canela
A canela possui boas quantidades de cromo, nutriente responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e no controle glicêmico, fazendo com que o nutriente beneficie pessoas com diabetes. 

A especiaria também conta com o polifenol MHCP que pode melhorar a ação da insulina nas células, contribuindo para regularizar os níveis de glicose no sangue. Isto faz com que o nutriente seja interessante para o controle do diabetes tipo 2.  

Além disso, a canela é rica em compostos fenólicos que possuem uma atividade antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores. 

A canela também tem uma ação anti-inflamatória devido ao cariofileno, nutriente que integra sua composição. Isto faz com que o consumo da especiaria seja indicado para quem sofre com problemas inflamatórios, entre eles a obesidade. 

Benefícios da canela

Previne e controla o diabetes: Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos observou que a canela contribuiu para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura, o que ajuda na prevenção do diabetes tipo 2 e também de doenças cardiovasculares. 

A canela possui cromo. Este nutriente pode aumentar a sensibilidade à insulina, quando isso acontece há um risco maior de a pessoa desenvolver uma resistência à insulina e consequentemente o diabetes.  

O cromo também é interessante porque melhora o controle glicêmico, evitando picos de glicemia. Assim, o pâncreas precisa produzir menos insulina, o que evita que os órgãos se tornem resistentes ao hormônio sem que seja preciso mais dessa substância para absorver a mesma quantidade de açúcar, quadro que pode evoluir para diabetes tipo 2.  

A especiaria ainda conta com o polifenol MHCP que melhora a ação da insulina nas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue. Assim, a canela é uma grande aliada no controle do diabetes tipo 2. 

Os resultados positivos da canela também foram observados em mulheres com resistência à insulina associada à Síndrome do Ovário Policístico.  

Controla o colesterol: Um estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos, com 60 pessoas observou que o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total, a redução variou entre 12 e 26%, enquanto do colesterol ruim, LDL, a redução variou de 7 a 27%. 

Acredita-se que este benefício ocorra devido às ações antioxidante e anti-inflamatória da canela. Porém, especialistas afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução do colesterol. 

Controla o triglicérides: O mesmo estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos também observou a redução dos níveis de triglicérides, diminuição que variou de 23 a 30%, após 40 dias consumindo a canela. Os altos níveis de triglicérides aumentam os riscos de desenvolver diabetes e doenças coronarianas. 

Assim como no caso do colesterol, os especialistas também afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a canela de fato contribui para a redução dos níveis de triglicérides. 

Combate o resfriado: É interessante consumir a canela quando estiver resfriado. Isto porque ela possui um efeito imunomodulador que contribui para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes. Então, pode-se dizer que essa especiaria estimula o sistema imunológico. 

Contribui para o emagrecimento: A canela contribui para o emagrecimento por ser um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. 

Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crônica. 

Ação antioxidante: A canela possui compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante ou seja, neutralizam os radicais livres. Entre os benefícios que esta ação proporciona estão prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.  

Quantidade recomendada de canela
Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Como estes valores mudam muito, é interessante consultar um médico ou nutricionista sobre a melhor porção do alimento para cada pessoa. 

Como consumir a canela
Não há diferenças nutricionais entre a ingestão da canela em pó ou em pau. Esta especiaria pode ser consumida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. O alimento também fica muito bem polvilhado sobre doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia, entre outros.  

Combinando a canela
Canela + gengibre: Esta combinação é poderosa para quem está resfriado ou quer prevenir o problema. A canela estimula o sistema imunológico e o gengibre possui ação anti-inflamatória que ajuda a lidar com infecções no trato respiratório e tosse. A dupla também potencializa o gasto energético no organismo, pois assim como a canela o gengibre também é um alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo. 

Canela+ arroz doce: Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition observou que incluir três gramas de canela no arroz doce promove a redução dos níveis de insulina logo após a refeição e o aumento do GLP-1, hormônio que estimula a secreção de insulina. Esse processo ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. 

Contraindicações

O chá de canela não é interessante para as gestantes
O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez. Isto porque a especiaria pode aumentar as contrações uterinas, elevando o risco de aborto. O alimento também não é interessante para lactentes e bebês. 

Pessoas com hipertensão devem consultar o médico sobre o consumo da canela. Isto porque alguns profissionais da área da saúde defendem que a especiaria pode elevar a pressão arterial, agravando a doença. 

Contudo, um estudo realizado pela Thames Valley University, da Inglaterra, mostrou exatamente o contrário. A pesquisa feita em indivíduos com diabetes tipo 2, observou que os níveis de pressão sanguínea destas pessoas reduziram após o consumo de dois gramas de canela por dia durante doze semanas. Como ainda não existem estudos suficientes para provar este benefício, o cuidado de hipertensos com o consumo do alimento continua.  

Pessoas com problemas de fígado e rim também precisam conversar com o médico antes de consumirem a canela. Isto porque alguns estudos recentes mostraram que a canela contém um composto tóxico conhecido como cumarina. Em altas concentrações a substância pode causar danos ao fígado e ao rim. 

Riscos do consumo em excesso
Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além dos seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias. (via: Minha Vida)

A velocidade do Tomadon

José Tomadon é uma figura ímpar! Dono de uma saúde de ferro, ele agora decidiu se cuidar um pouco mais e se emprenha para largar do cigarro. Ele sempre foi muito forte e jogar futebol contra ele sempre foi muito duro. Já não está tão ágil, fato natural para quem passou dos 60. Com dez anos a menos, não tenho a metade da força dele.

No Clube dos Trinta, gozamos muito da lentidão com que ele se movimenta atualmente. Versi Sequinel conta que, para aproveitar uma promoção de cerveja com preços baixíssimo num mercado da cidade, pediram para que o Tomadon fosse com eles, já que havia um limite de doze caixas por cliente. No mercado, que parecia mais o fim do mundo, com cliente tomando caixa das mãos de outros clientes, enquanto o Adio e o Versi passaram pelo caixa uma três ou quatro vezes com a cota máxima o José passou com apenas uma latinha. Mas ele jura que estava com uma caixa e no caminho da gôndola até o local de pagamento acabaram tomando as outras onze de suas mãos. Ele até viu quando a senhora pegou as latinhas, mas não conseguiu alcança-la naquela confusão toda.

Nilmar Piacentini zoava afirmando que o cigarro não fazia mal para o Tomadon: ele leva quase uma minuto para levar a mão até a boca, quando chega lá só resta um tragadinha!!! 

Vídeo abaixo, do ótimo Meu Malvado Favorito 2, dá uma ideia da velocidade do Tomadon em nossas peladas de futebol suíço (não consegui cortar uma cena real no início do vídeo).