1 de novembro de 2013

Família Tagliari se reuniu para quadrangular no Centro da Juventude Itachir Tagliari

Família Tagliari - Quadrangular de Futsal
Centro da Juventude Itachir Tagliari - Campo Mourão/PR - 2013

No último sábado, dia 26 de outubro, para comemorar seu primeiro ano de atividade, o Centro da Juventude de Campo Mourão realizou um quadrangular de futsal que contou com a participação de uma equipe formada com descendentes do seu Itachir Tagliari. o pioneiro mourãoense que dá nome ao local e um dos principais incentivadores da modalidade em nossa cidade. Clique nas imagens para ampliar.

Itamar e Carlão Tagliari, sentados nas primeiras cadeiras, mataram a saudade do futsal

Equipe da diretoria e comissão técnica da ACMF

Equipe que representou a imprensa



Casuarina e Frejat - "Já fui uma brasa"




Bela parceria do Casuarina com o roqueiro Frejat, parte do DVD 'MTV apresenta Casuarina'.

"Já fui uma brasa" é uma composição de Adoniran Barbosa (leia abaixo sobre o significado da letra).

Adoniran Barbosa
Enquanto os roqueiros do Brasil usavam gírias para cativar o público (caranga, pão, broto, coroa, pinta, etc), Adoniran usou uma metáfora para explicar sua situação: “Eu também um dia fui uma brasa/E acendi muita lenha no fogão”. E segue o drama: “E hoje o que é que eu sou?/Quem sabe de mim é o meu violão”. É impossível não fazer ligação com uma das frases mais marcantes de Roberto Carlos, e que simbolizava bem o estilo da Jovem Guarda: “é uma brasa, mora?”. Uma brasa é algo (provavelmente alguém) quente, muito bom. Assim como Adoniran um dia havia sido.

Casablanca Videolocadora: lançamentos da semana













Final desejado

Marcão era um antigo funcionário de uma cervejaria no interior de São Paulo.

Ele era feliz no trabalho, embora seu sonho fosse ser degustador de cerveja, bebida que tanto adorava.

Certa vez, trabalhando no turno da noite, ele caiu dentro de um tonel de cerveja.
Pela manhã, o vigia deu a triste notícia:

- É com profundo sofrimento que informo que o Marcão se desequilibrou, caiu no tonel de cerveja e infelizmente morreu afogado.

Um grande amigo de Marcão com a voz muito triste pergunta:

- Meu Deus!!! Será que ele sofreu?

O vigia então responde:

- Acredito que não, porque, segundo as imagens da câmera de segurança, ele chegou a sair três vezes do tonel para mijar.

Os homens só amadurecem de verdade aos 54 anos, diz estudo

Comentava sobre a notícia abaixo com o Nilmar Piacentini e o Versi Sequinel e mostrava alívio pela boa nova: ainda tenho um ano para amadurecer! 

O Versi acabou fazendo um comentário que me colocou no devido lugar: "Pena que bichou antes de amadurecer"

Do: O Globo

Homens vivem inseguranças 
juvenis até a meia-idade
Foto: Stock Photo
EUA - A vida começa aos 54 anos para homens. O número bastante preciso foi apontado por uma pesquisa como a idade em que eles finalmente crescem e começam a aproveitar a vida como “adultos de verdade”. O estudo com 1000 homens descobriu que esta era a idade em que eles se sentiam “resolvidos e seguros”, segundo o jornal “Telegraph”.

Ele sugere que os homens levam mais tempo do que as gerações passadas para atingir este estágio, principalmente devido às pressões financeiras e à paternidade adiada. Hoje, dois terços dos bebês nascem de pais com mais de 30 anos, com a média de 32 anos para o primeiro filho nos EUA.

A pesquisa sugere que os homens de 54 anos de idade, como Simon Cowell, Hugh Laurie e Kevin Spacey estão apenas no início de sua vida bem resolvida. Realizado pelo Centro Crown Clinic, em Manchester, o estudo mostra que aos 40, os homens ainda não deixaram para trás suas inseguranças juvenis.

A pesquisa revelou inseguranças que não deixam o homem amadurecer mais jovem, incluindo imperfeições físicas, problemas com dinheiro e solidão. Eles citaram medos como o de não conseguir adquirir a primeira casa, perder o cabelo e estar desempregado. O processo de envelhecimento também apareceu com força, além de ter que lidar cabelos grisalhos, queixo duplo e mamas.

- Estamos vivendo muito mais e, com os custos de vida aumentando e a paternidade sendo adiada, homens inevitavelmente levam mais tempo para se sentirem resolvidos - comentou Asim Shahmalak, da Crown Clinic.

30 de outubro de 2013

A redação premiada da Lara Macowski Fabri

Lara com a mãe Marcela e o mano Pedro
Lara, esse tesouro aí ao lado com o mano Pedro e mamãe Marcela Macowski, é filha de meu primo Maurício de Lima Fabri e na semana passada deixou toda a família orgulhosa ao ser premiada no Programa Agrinho com a redação abaixo. 

Mauricio e Lara na frente
e a Marcela e o Pedro atrás,
partindo para a premiação em Curitiba
A tia-avó Leila afirmou no Facebook que a Lara puxou a ela, mas estou com intenção de contestar. Se eu e ela ficamos orgulhosos de quase explodir, imagine os pais e os avós.

Sou daqueles que escreve e tem vontade de deixar os pontos e sinais lá embaixo para que o leitor os coloque corretamente no texto. Isso com mais de meio século de idade e orgulhoso ter tido os melhores professores possíveis. Isso sem falar das tias professoras na família. Benção Tia Nega, Tia Luiza!!! 

Por isso, me emocionei muito com a redação da minha priminha de apenas sete anos e prometo no primeiro encontro dar umas mordidas nela. hehe.

É apenas o rascunho, que o Maurício publicou no Facebook, mas dá para ver a criatividade e a sensibilidade da aluna do Colégio Vicentino Santa Cruz. Clique para ampliar.

(atendendo solicitação dos organizadores do evento, retirei a imagem da redação premiada. Não entendi, mas atendi!)


Raul Seixas - "Ouro de Tolo"



Ouro de Tolo é considerada uma das 20 melhores músicas brasileiras de todos os tempos pela revista Rolling Stones. Leia abaixo:

Acaso o destino tivesse barrado Raul Seixas, bastaria, porém, apenas uma de suas canções para assegurar-lhe eternidade: “Ouro de Tolo”. É a música-chave do álbum Krig-Há, Bandolo!, 1973. Em uma semana, o compacto conseguiu gigantesca popularidade. Naqueles tempos de milagre econômico, a letra autobiográfica de Raulzito soou como sonoro tabefe desferido na cara da classe média. A canção também embalou audaciosa tacada de marketing, bolada por Paulo Coelho, para transmitir aos lares brasileiros preceitos da Sociedade Alternativa. No dia 7 de junho de 1973, no centro do Rio de Janeiro, Raul Seixas convocou a imprensa e entoou “Ouro de Tolo” em rede nacional. A cena foi exibida no Jornal Nacional e Raul ganhou o Brasil. - Cristiano Bastos

Pilatus, o trem que faz a trilha mais íngreme do mundo


A ferrovia mais íngreme do mundo está localizado em Lucerna, na Suíça. A locomotiva que sobe por ali tem o nome de Pilatus. Ela se move em áreas com inclinação máxima de 48%, para atingir o Monte Pilato de mais de 2.100 metros. Os viajantes que sofrem de vertigem devem se abster da viagem.


O trem trabalha com um sistema de cremalheira, que difere do tradicional porque seu mecanismo é adaptado para chegar a lugares inacessíveis, aqueles que não tem como se alcançar por meios tradicionais de transporte. Ele tem um terceiro trilho [tipo um zíper no meio], que se permite navegar com segurança em encostas íngremes.



Fanfarra toca Michael Jackson e imita passo Moonwalk

Nos Estados Unidos, fanfarra não se limita a tocar os sucessos de Michael Jackson, mas também imita, com todos seus integrantes, o famoso passo Moonwalk. Assista, vale a pena!

Humor nas redes sociais









(enviadas pelo Lincoln Rodrigues - Balneário Camboriu/SC)

29 de outubro de 2013

Panceri, o novo cidadão mourãoense


Gostei muito de saber que o seu Sérgio Panceri foi 'premiado' com o título de Cidadão Honorário de Campo Mourão. Faz tempo que não jogo umas partidas de Tranca com ele, mas tenho ótimas recordações das tardes de sábado e domingo em que jogávamos um baralhinho lá no Clube 10. Não o conhecia pessoalmente, mas sempre ouvia falar dele, afinal o homem era até pouco tempo vice-presidente da Coamo, sogro do meu amigo David e, claro, pai da Inês e avó do Régis. Quando o conheci, virei fã. Principalmente por que ele se mostrou uma pessoa simples, preocupado demais com a família, amante dos esportes, principalmente do futebol, e paciente com as bobagens/bagunças dos amigos de carteado. 


Doutor Luiz Alfredo da Cunha Bernardo, que teve a iniciativa de homenageá-lo, foi muito feliz na escolha e prestou honras a quem faz por merecê-la. Clique nas imagens para amplia-las

Inês, doce filha do seu Sérgio, ao lado dos filhos James, Regys e João Vitor

SERGIO LUIZ PANCERI
Nascido em Caxias do Sul (RS), no dia 30 de abril de 1934, Sérgio Luiz Panceri veio para Campo Mourão após se formar como Contador em Lajes/Santa Catarina. Na Mecânica/Ferragem Casali trabalhou por 20 anos. Em julho de 1971 tornou-se cooperado da Coamo e desde 1975 é membro do Conselho de Administração da empresa. Panceri casou-se em 5 de maio de 1961 com Dornélia Lurdes Huber e o casal tem três filhas - Izabel Cristina, Inêz Vergínia e Ivete Marina – e 10 netos. 

Via Facebook, Alessandro Bozza me comunicou que, na verdade, sua mãe, Tânia Regina Cordova Branco Bozza, é a filha primogênita do Panceri. Ou seja, seu Sérgio ganhou de mim e tem quatro filhas.

Chico Buarque - "Construção"


A revista Rolling Stones considera Construção a melhor música brasileira de todos os tempos. Leia abaixo:

O Brasil do começo dos anos 70 era uma terra de paradoxos. O governo do General Emilio Garrastazu Médici tinha em seu bojo o chamado “Milagre Brasileiro”, que prometia crescimento econômico recorde e baixa inflação. O país era campeão mundial de futebol e o slogan “Ame-o ou Deixe-o” era colado nos vidros dos carros. O que poderia estar errado? O preço para essa suposta estabilidade e ufanismo era alto. A censura tolhia a liberdade artística e a atmosfera repressora levava cidadãos insuspeitos para a cadeia. Depois de um breve período exilado na Itália, Chico Buarque retornou ao Brasil mostrando que não compactuava com a situação. Estava pronto para o confronto e explicitou isso em 1971, no LP Construção. E foi a música que deu título ao disco que mexeu com a cabeça das pessoas. “Construção”, quarta faixa do lado A do vinil original, é um épico, com duração de seis minutos e meio. Trata-se de uma crônica sobre a vida e a morte de um trabalhador. Um dos setores que mais se expandiam com o propalado crescimento econômico era o da construção civil. Operários eram peças de reposição, ganhando pouco e estendendo sua jornada de trabalho com infindáveis horas extras para garantir a compra dos bens materiais que eram anunciados na TV. Acidentes de trabalho eram acontecimentos corriqueiros. Ao colocar isso em canção, Chico criticou indiretamente o sistema, afinal a situação do operariado era consequência das ações do governo. O personagem anônimo de “Construção” sai de casa, beija a mulher e os filhos e vai para o trabalho. Lá, se anima e ergue uma parede “como se fosse máquina”. Faz uma pausa, come qualquer coisa e bebe uma cachaça. Cai do andaime e se estatela no meio da rua, “como um pacote, atrapalhando o tráfego”. Chico situa tudo em formato não discursivo, até mesmo impessoal. As estrofes são repetidas três vezes, com algumas palavras-chave sendo trocadas de posição. Mas são essas mudanças que tornam ambígua a compreensão da música. Na primeira vez, o cantor apresenta a história de uma forma lógica, quase jornalística. Na segunda repetição, a mesma história é contada, mas agora é levado em conta o estado psicológico do protagonista, que já estava se transformando num autômato. Na parte final, que não aparece na íntegra, o peão anônimo já se encontra demente e alucinado, não é dono de suas ações. O trabalhador teria morrido como consequência da falta de condições de trabalho ou teria se suicidado, desesperado diante de suas escassas perspectivas de vida? “Construção” não seria tão arrebatadora sem o arranjo sinfônico e imponente concebido por Rogério Duprat. O maestro usou a orquestra como um componente sinistro, complementando a cadência do samba de Chico. Os instrumentos aparecem a princípio emulando os caóticos ruídos da metrópole, suas buzinas e prédios em construção. No final, quando “Construção” se funde ao refrão de “Deus Lhe Pague”, a canção mais parece uma ópera demente no estilo de Gilbert & Sullivan. “Construção” passou incólume pela censura, mas a partir daí Chico ficou visado. Dois anos depois, o compositor declarou que “Construção” não tinha nada a ver com o operariado, que a letra não refletia uma experiência formal, e sim emocional. “Construção” ainda é referência para entender um período espinhoso da sociedade brasileira. Essa é a marca de um verdadeiro artista. - Paulo Cavalcanti

Com dores faciais, mulher descobre dente implantado em seu nariz

Uma mulher italiana de 57 anos diagnosticada com sinusite descobriu que as dores faciais que sentia estavam ligadas a um dente dentro de seu nariz. A vítima reclamava constantemente das dores, e teve que ser submetida a uma cirurgia dentária.

Um dente implantado em uma das cavidades ósseas do nariz foi o responsável por todo o problema. Segundo informações, ela havia ido ao consultório de um cirurgião dentista há dois anos, a fim de implantar um dente.

Os médicos, porém, não encontraram o implante em sua arcada dentária, e resolveram procurar mais a fundo. Ainda sem saberem o motivo, descobriram-no com parafuso no nariz, próximo ao olho esquerdo. Uma cirurgia oral foi feita, e a paciente passa bem. (via: eBizarro)

Das antigas

Padre, das antigas, chega ao colégio de meninos e meninas.

No primeiro dia de aula fala para a classe:
- Meninos para o lado direito, meninas para o lado esquerdo.

É questionado por um aluno.
- Mas seu padre, nós não somos da mesma massa?

E o padre:
-Tem toda razão meu filho, então: Massa com ovos para a direita e massa sem ovos para a esquerda.

Comercial tailandês que emocionou o mundo: doar é a melhor comunicação

[Enviado pelo Luiz César Alves, o professor Luizinho]

Um comercial produzido na Tailândia, publicado no YouTube na última quinta-feira (11), está comovendo internautas do mundo inteiro. O vídeo conta a história do dono de um restaurante que sempre ajudou ao próximo e acredita no real sentido da generosidade. 

Quando o personagem principal do comercial fica doente, um desfecho inesperado mostra como pequenos gestos no dia a dia podem mudar vidas. A propaganda é da operadora de telefonia True Move e tem como slogan a frase: “Generosidade é a melhor forma de comunicação”.

Em uma semana o vídeo original (com legendas em inglês) já alcançou superou a marca de sete milhões de acessos. Confira:

28 de outubro de 2013

Handebol mourãoense é campeão dos Jojup's 2013

O Handebol e o futsal são, disparados, as duas modalidades preferidas dos mourãoenses. Depois da bela campanha da ACMF (Lojas LM/Casali/Fecam) na Chave Ouro do Futsal. Agora foi a vez dos vez dos garotos do handebol nos encher de orgulho ao conquistarem o título de campeão dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s), que foi realizado em Umuarama na semana passada.

Considero o Jojup´s a principal competição do estado. Antes era os Jogos Abertos (Jap´s), mas depois que a Paraná Esporte criou a tal das duas divisões, os Jap´s perderam o interesse e é apenas disputado para cumprir o calendário esportivo. 

Por isso, dou mais valor ainda para a conquista do técnico Jair Grasso e seus pupilos. Clique na imagem para ver foto de autoria de Diego Reis, que mostra  nossos craques já com o troféu de campeão.

Handebol Campo Mourão - Campeão Jogos da Juventude do Paraná - 2013

Casuarina - Canto de Ossanha



Criado em setembro de 2001, o Casuarina é um dos principais grupos da nova cena carioca de samba e choro. Composto por Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo (percussão e voz), João Cavalcanti (percussão e voz), João Fernando (bandolim e voz) e Rafael Freire (cavaquinho e voz), o grupo faz parte de uma geração que, carente dos gêneros mais tradicionais e representativos da música popular brasileira, começou a ouvir, pesquisar e consumir os sambas que um dia construíram a identidade musical brasileira, mas que há muito tempo estavam desprestigiados.

Canto de Ossanha é uma composição de Baden Powell e Vinicius de Moraes, considerada uma das mais belas músicas de todos os tempos.

Alberto Roberto entrevista Zezé de Camargo e Luciano


O personagem Alberto Roberto era um ator com seu ego mais do que exacerbado, se considerava um símbolo sexual e nos divertia com a participação de entrevistados famosos.



Chico Total é um programa de humor comandado pelo humorista Chico Anysio, produzido e exibido pela Rede Globo de 10 de março a 4 de dezembro de 1981. Era exibido uma vez por mês, dentro da faixa de programação de nome Sexta Super.

O programa voltou ao ar no ano entre 6 de abril a 14 de dezembro de 1996, seguindo o formato comum dos programas de Chico Anysio, com esquetes humorísticos, agora com redação final de seu filho Bruno Mazzeo. Era exibido nas noites de sábado, tendo saído do ar ainda naquele ano, devido não só à baixa audiência mas também por um acidente doméstico em que Chico fraturou a mandíbula, impossibilitando-o de atuar por um período - Chico Anysio só voltaria ao ar em 1999, com O Belo e as Feras.

O programa está sendo reapresentado pelo canal fechado Viva.

Como evitar que crianças tenham acesso a conteúdo adulto na Internet


Donas de celulares e tablets, as crianças estão cada vez mais conectadas e a nova realidade dos pequenos internautas exige dos pais uma série de cuidados quando o assunto é conteúdo adulto na Internet. Uma das dúvidas é sobre como evitar que crianças tenham acesso a links com vídeos, fotos e outros artigos com apelo sexual, violento e até ilegal.

Nesse caso, a supervisão por parte dos pais pode ajudar a preservar as crianças. Ativar o “modo de segurança” em navegadores, computadores e celulares, contribui bastante na hora de evitar o encontro dos  com banners comerciais e páginas de web indesejadas.

Saiba como evitar que crianças tenham acesso a conteúdo adulto na Internet
(Foto: Pond5)
Algumas dicas dos próprios fabricantes de software e empresas de Internet como Google, Microsoft e Apple podem fazer a diferença na hora de proteger o que os pequenos acessam:

1) Navegadores e busca
Todos os browsers oferecem em suas configurações ferramentas para segurança. No Google Chrome, a página de Preferências oferece o Safe Search (Busca Segura), que elimina das pesquisas todos os conteúdos impróprios. Para isso, basta clicar em “Filtrar Resultados Explícitos.” Ao clicar “Bloquear o Safe Search”, alterações só ocorrem mediante sua senha.

Para indicar que o SafeSearch está bloqueado no navegador, o Google adiciona bolas coloridas à parte superior de todas as páginas de pesquisa. Se as bolas coloridas não estiverem lá, o SafeSearch não está mais bloqueado e resultados adultos podem aparecer.

Como bloquear resultado de buscas com conteúdo adulto com o Safe Search 
(Foto: Reprodução/Google)
O Safari, no Mac OS X, oferece uma mensagem de aviso quando o navegador vai para uma página “suspeita”. Quem deseja ter esta configuração de segurança precisa ir ao "Menu Preferências – Segurança" e selecionar a opção “Avise antes de entrar em um site Suspeito”. No Mac OS, também é possível criar uma nova conta de usuário com bloqueios de acesso.

O Mozilla Firefox criou uma página chamada "Controle dos Pais" que é específica para segurança das crianças. Lá existem opções diversas para limitar o conteúdo de acordo com o critério dos pais. Isso incluir páginas adultas, com imagens violentas e artigos não adequados.

O Internet Explorer, da Microsoft, também possui uma página dedicada ao conteúdo. Basta logar uma conta Microsoft e alterar perfis em "Configurações - Filtragem de Sites". Selecione “Ativar Filtragem de Sites” e, no "Aviso de Conteúdo Adulto", escolha as opções de aviso para proibir o acesso dos pequenos a sites adultos. É possível também criar listas de proibições.

Filtro de resultados com conteúdo adulto no Bing, da Microsoft 
(Foto: Reprodução/Microsoft)
No Bing, buscador padrão no Windows, basta clicar no ícone de engrenagem (configurações e adicionar o filtro "restrito" para proibir textos, imagens e vídeos adultos nos seus resultados.

2) Youtube
Com a dinâmica das publicações de vídeos e o aumento do números de usuários, é praticamente impossível o Youtube verificar rapidamente um vídeo inadequado. De fato, as denúncias recebidas por usuários ajudam, mas não resolvem o problema. Embora a Política de Publicação do Youtube diga que pornografia não é permitida, a dica para o evitar este tipo de conteúdo é selecionar e ativar o botão de segurança, localizado no rodapé do próprio site.

Filtro de segurança do Youtube pode ser ativado na última linha do site de vídeos 
(Foto: Reprodução/Google)
Segundo o próprio Youtube, do Google, o sistema precisa de interação dos usuários para funcionar de forma eficaz: “O Modo de segurança oculta vídeos que contenham conteúdo impróprio denunciados por usuários e outros sinais. Nenhum filtro é 100% preciso, mas este impede a visualização dos conteúdos mais impróprios”, afirma a rede de vídeos online.

3) Dispositivos Móveis; celulares e tablets
A mobilidade também é um grande desafio para os pais, já que o acesso a rede fica mais fácil e, muitas vezes, ilimitado. A maioria dos dispositivos possui uma ativação do Safe Search em buscadores como o Google, por exemplo. Para isso, basta clicar em “Filtrar Resultados Explícitos”. No site mobi e aplicativo do Youtube, também é possível ativar modo Segurança. 

4) Cuidado com Dados Pessoais

Esse é um dos grande perigos da Internet e deve ser levado a sério pelos pais. Muitas vezes as crianças compartilham, por ingenuidade, dados importantes com amigos e às vezes até com desconhecidos. Cuidar das informações pessoais publicadas por elas é fundamental.

A orientação de "Não falar com estranhos" também serve para a Internet
(Foto: Reprodução/Connect Safely)
Por tal motivo, é imprescindível orientar e conversar frequentemente com as crianças sobre os limites na Internet. Algumas dicas podem ser preciosas para garantir uma boa navegação.

Não compartilhar informações pessoais: É comum crianças e adolescentes compartilharem dados como endereços e até escola onde estudam. No entanto, o risco dessa prática é que alguma informação possa ser usada de forma maliciosa por um terceiro.

Cuidado com fotos e vídeos na Internet: A facilidade de compartilhamento de fotos e vídeos trouxe um grande risco no uso de mensagens e chat online. É sempre bom orientar sobre que tipo de conteúdo está sendo compartilhado com outras pessoas na rede.

Não interagir com desconhecidos: Oriente bem sobre aceitar amizades de desconhecidos. É importante também limitar o tempo e adequar os horários que coincidam com a supervisão dos pais. Assim, a antiga dica de “Não fale com estranhos”, continua servindo na rede.

A melhor ferramenta é acompanhar de perto
A Internet é uma porta aberta para o mundo, e isso impacta no modo com o qual as crianças usam a rede. É sempre bom ficar atento sobre quais sites eles costumam acessar, visitar o histórico dos navegadores, e ver qual conteúdo eles consomem e o que pode estar acessível.

O Google, por exemplo, possui ações eficientes na comunicação com os pais sobre como agir diante desses cuidados. A página “É Bom Saber” é dedicada exclusivamente à proteção online e oferece uma orientação completa sobre a navegação segura de todas as idades.

Embora muitas ferramentas estejam disponíveis, a melhor forma de evitar que uma criança tenha acesso a um conteúdo considerado impróprio, violento, sexual e abusivo é acompanhar de perto a navegação deles e falar abertamente sobre os riscos possíveis na Internet. Nesse assunto, toda orientação e cuidado é pouco para que os “pequenos” fiquem seguros e online.

Suco de beterraba diminui pressão arterial em 7%, diz estudo

Nitrato, substância contida na beterrada, 
é responsável pelo benefício
Foto: Getty Images
Beber suco de beterraba todos os dias pode ajudar as pessoas que sofrem de pressão alta, segundo pesquisadores. Eles descobriram que um copo diário da bebida pode diminuir a pressão em 7%. As informações são do Daily Mail.

Isso acontece por conta dos níveis naturalmente elevados de nitrato no alimento, substância também encontrada em repolho, aipo e outros vegetais de folhas verdes, como espinafre.

O estudo envolveu oito mulheres e sete homens com pressão entre 140 e 159 mm Hg, que não tomavam medicamentos para o problema. Os participantes ingeriram 250 ml de suco de beterraba ou de água contendo uma pequena quantidade de nitrato, e tiveram a pressão monitorada por 24 horas, segundo aponta um relatório do jornal Hypertension da American Heart Association.

Para o estudo, o suco de beterraba continha 0,2 g e nitrato, nível correspondente a uma bacia de alface ou duas beterrabas. “Ficamos surpresos porque foi necessária uma baixa quantidade de nitrato para um efeito tão grande“, disse Amrita Ahluwalia, líder do estudo e professor de farmacologia vascular na Escola de Medicina de Londres.

Comer alimentos ricos em nitrato desencadeia uma série de reações químicas no sangue, o que pode aumentar o oxigênio no organismo. “Nossa esperança é que a ingestão maior de legumes com alto teor de nitrato pode ser uma mudança simples no estilo de vida que melhora a saúde cardiovascular”, comemorou Amrita.

Pesquisas anteriores também mostraram que a beterraba aumenta a resistência e pode impulsionar o fornecimento de sangue para áreas vitais do cérebro.

Suco de beterraba

INGREDIENTES
1 beterraba pequena
1 limão galego
4 colheres de açúcar
1 e 1/2 copos de água

MODO DE PREPARO
Descasque a beterraba e corte grosseiramente, reserve
Descasque o limão corte e retire todas as sementes
Bata tudo no liquidificador e coe bem, se quiser pode acrescentar cenoura